Em editorial, Folha critica o “banditismo”: ditador Médici faz governo “sério, responsável, respeitável e com indiscutível apoio popular”

Tempo de leitura: 2 min

Captura de Tela 2016-09-02 às 13.43.10

Banditismo

Publicado em 22 de setembro de 1971, no auge da ditadura militar que prendeu, torturou e desapareceu com pessoas, na Folha de S. Paulo

por OCTAVIO FRIAS DE OLIVEIRA

A sanha assassina do terrorismo voltou-se contra nós.

Dois carros deste jornal, quando procediam ontem à rotineira entrega de nossas edições, foram assaltados, incendiados e parcialmente destruidos por um bando de criminosos, que afirmaram estar assim agindo em “represalia” a noticias e comentarios estampados em nossas paginas.

Que noticias e que comentarios? Os relativos ao desbaratamento das organizações terroristas, e especialmente à morte recente de um de seus mais notorios cabeças, o ex-capitão Lamarca.

Nada temos a acrescentar ou a tirar ao que publicamos.

Não distinguimos o terrorismo do banditismo. Não há causa que justifique assaltos, assassinios e sequestros, muitos deles praticados com requintes de crueldade.

Quanto aos terroristas, não podemos deixar de caracterizá-los como marginais. O pior tipo de marginais: os que se marginalizam por vontade propria. Os que procuram disfarçar sua marginalidade sob o rotulo de idealismo politico. Os que não hesitaram, pelo exemplo e pelo aliciamento, em lançar na perdição muitos jovens, iludidos, estes sim, na sua ingenuidade ou no seu idealismo.

Apoie o jornalismo independente

Desmoralizadas e desarticuladas, as organizações subversivas encontram-se nos estertores da agonia.

Da opinião publica, o terror só recebe repudio. É tão visceralmente contrario às nossas tradições, à nossa formação e à nossa indole, que suas ações são energicamente repelidas pelos brasileiros e por todos quantos vivem neste país.

As ameaças e os ataques do terrorismo não alterarão a nossa linha de conduta.

Como o pior cego é o que não quer ver, o pior do terrorismo é não compreender que no Brasil não há lugar para ele. Nunca houve.

E de maneira especial não há hoje, quando um governo serio, responsavel, respeitavel e com indiscutivel apoio popular, está levando o Brasil pelos seguros caminhos do desenvolvimento com justiça social — realidade que nenhum brasileiro lucido pode negar, e que o mundo todo reconhece e proclama.

O Brasil de nossos dias é um país que deseja e precisa permanecer em paz, para que possa continuar a progredir. Um país onde o odio não viceja, nem há condições para que a violência crie raizes.

Um país, enfim, de onde a subversão — que se alimenta do odio e cultiva a violencia — está sendo definitivamente erradicada, com o decidido apoio do povo e da Imprensa, que reflete os sentimentos deste. Essa mesma Imprensa que os remanescentes do terror querem golpear.

Porque, na verdade, procurando atingir-nos, a subversão visa atingir não apenas este jornal, mas toda a Imprensa deste país, que a desmascara e denuncia seus crimes.

PS do Viomundo: É o mesmo diário conservador que hoje publicou editorial denominado “Fascistas à solta”.

Leia também:

Conselho Curador da EBC reage à notícia de extinção

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Bacellar

A Folha tem que decidir se é “moderninha” ou fascista. As duas coisas ao mesmo tempo fica difícil…

FrancoAtirador

.
.
Sobre Tenebrosas Inversões Históricas:

Para os Donos das Empresas de Mídia

Trabalhadores e Estudantes são Fascistas

e os Nazistas, no Poder, são Democratas.
.
.

Luiz Carlos P. Oliveira

FRIAS: VÃO SE FERRAR. ESSE JORNALECO JÁ ESTÁ MORIBUNDO.

FrancoAtirador

.
.
Assassinos de Esperanças

https://pbs.twimg.com/media/CrRqkhQXYAoZ9zW.jpg
https://twitter.com/erikakokay/status/771358979243073536
.
.

José Fernandes

A pior mídia do mundo . jornalismo de esgoto,de latrina,de submundo.

FrancoAtirador

.
.
PROTESTO #ForaTemer GOLPÍSTA

AVENIDA PAULISTA

DOMINGO, 04/09/2016

15 HORAS

http://imgur.com/a/IdCWx

https://www.facebook.com/povosemmedonacional/

http://jornalggn.com.br/noticia/protesto-contra-temer-na-paulista-e-mantido-no-domingo-com-novo-horario
.
.

FrancoAtirador

.
.
“Para os Meus Netos, Eu Quero Um Brasil
Democrático e Cheio de Oportunidades.
E eles terão. E não é por conta da Dra. Janaína.”

DILMA VANA ROUSSEFF, A Única
Presidente da República do BraSil
Eleita Pelo Voto Popular Direto

Em Entrevista Coletiva Concedida
a Jornalistas Estrangeiros, hoje (02/9)
.
https://twitter.com/dilmabr
.
.

roberto

Os bandidos e terroristas para eles, são os brasileiros,usurpados e roubados pelos ladrões,ora com farda,ora sem farda como agora.
Já os ditadores ladrões e sanguinários como o Médici ,na época e o Temer agora, são gente fina,honestos e patriotas.
Essa Folha não tem jeito mesmo ,e certamente,vai ter muito carros atacados de novo,pois não se emenda e continua sendo a favor do que é ruim para o Brasil.

FrancoAtirador

.
.
Time Magazine (U.S.A.):

“Dilma Rousseff’s Impeachment
Is the Start of Brazil’s Crisis – Not the End”
.
Revista Time (Estados Unidos da América):

“Impeachment de Dilma Rousseff
é o Começo da Crise do Brasil – Não o Fim”
.
https://t.co/7yeBKnAIoq
https://twitter.com/LunaMartine_/status/771762732580372481
.
.

Nelson

A Folha é possuidora de um condão divino. Portanto, não te enganes com o que estiveres enxergando. Se ela fez algo que te parece ruim, é somente aparência. Por definição, a Folha só faz coisas boas, só tem bons propósitos. Em analogia ao Criador, a Folha “faz sempre o certo por linhas tortas”.

Fabio Silva

E o mais assustador é que no editorial de hoje, a Folha pede que os instrumentos de repressão sejam apoiados por agências de vigilância e espionagem. A Folha está exigindo a volta do DOPS!

FrancoAtirador

.
.
O Tavinho Frias pediu Auxílio ao Reinaldo Azevedo

pra escrever o Editorial da Folha de hoje (02/9/2016).
.
.

Luiz

Quando o povo vai acordar e vai começar a protestar contra essas empresas de comunicação financiadoras desse golpe ridículo??? Essa “imprensa” não tem compromisso com o estado de direito e com a democracia.

Matheus

SURREAL esse editorial. Só faltou dizer que o ditador Médici era bonito e os guerrilheiros eram feios. Esse é o DNA da mídia brasileira: uma espécie de partido político de fato, que utiliza estruturas empresariais de comunicação para fazer propaganda ideológica sistemática e descarada, que é ridicularizada por qualquer pessoa que tenha um mínimo de inteligência crítica.

    leonardo

    um povo que diz”agora a maré começou a virar”. só por que o Brasil venceu o equador em quito pelas eliminatórias(que não garantiu grande coisa.pois está em quinto lugar),merece apanhar dessa imprensa e nem apanhando aprende. são tão moleques quanto esses da imprensa. pense num povo midiotizado e trouxa.

Deixe seu comentário

Leia também