Conceição Lemes rejeita rótulo de ‘youtuber bozominion’ e rebate leitor
Tempo de leitura: 6 minPor Conceição Lemes
Em 5 de dezembro de 2020, postamos a reportagem Senador publica vídeo da Federação Nacional dos Petroleiros como se fosse o autor.
O senador é Rogério Carvalho (SE), líder do PT no Senado.
A Federação Nacional dos Petroleiros é a FNP.
Esta repórter é a autora da matéria.
Os detalhes do caso podem ser lidos aqui.
Nos comentários, o senhor Titan de Lima postou o comentário abaixo:
Diante das graves acusações, achamos mais adequado responder em novo post em vez de fazê-lo nos comentários, como é o habitual no Viomundo.
Vamos por partes.
Apoie o VIOMUNDO
1. De saída, me impinge o rótulo de agir “tipo youtuber bozominion”, mas usa linguagem e estilo típicos de um bolsonarista.
2. Aliás, tornou-se prática comum em certos segmentos da esquerda acusar de bolsominion quem os critica.
3. A função da verdade verdadeira é aparecer, demore o tempo que for.
4. Não me refiro à minha opinião pessoal ou à sua. Mas à verdade factual.
5.Na minha reportagem, me ative aos fatos, entrevistei as pessoas mencionadas. Não usei juízos de valor, ao contrário de Titan de Lima, que o faz do começo ao final da sua mensagem.
6. Dar crédito é essencial. É questão de honestidade intelectual. Infelizmente, cada vez mais em desuso.
7. O correto seria dar o crédito à Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) logo no início do vídeo.
8. Ao não fazer isso de cara, faz parecer, sim, que o senador é o autor.
9. O senador (ao telefone, comigo) e seu assessor de comunicação (em mensagens por whatsapp) insistem em dizer que o crédito à FNP teria sido dado ao final do vídeo.
10. Acontece que aquele crédito (veja imagem abaixo) no derradeiro instante do filme de 1 minuto e 28 segundos não é do vídeo, mas da petição online. Isso, inclusive, está no vídeo original.
11. Já o nome do senador aparece o tempo inteiro na tarja inferior que a assessoria dele criou para o vídeo.
12. Não se trata de mera opinião pessoal.
O petroleiro João Antônio Moraes, que me enviou o vídeo do senador, diz que deveria ter sido dado o crédito.
Moraes já foi coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e, atualmente, é diretor do Sindipetro Unificado SP.
13. Titan de Lima fala que parti “para constrangimento” para fazer minha “verdade valer!”
Essa é a sua visão, a sua opinião.
Eu não busquei constrangimento de qualquer parte, apenas me ative ao fato de que, no vídeo do senador, não havia o crédito da FNP.
Agora, se esse fato em si é constrangedor para o senador, a culpa não é minha.
14. Por sinal, o título do vídeo mudou.
Na versão original, da FNP, era Assalto ao Brasil.
Já na do senador passou a ser Futuro ameaçado, com os acréscimos URGENTE! Petroleiros denunciam o roubo do milênio na Petrobras!
No pé, logo na abertura, aparece escrito senador Rogério Carvalho (PT-SE).
De modo que, quem assiste ao vídeo, é levado a achar que o senador é o autor.
15. Viomundo não tem medo de caras feias e de esbravejamentos. Tanto que publicamos o comentário de Titan de Lima com acusações a esta repórter.
16.O Viomundo também não tem compromisso com o erro. Se tivéssemos nos equivocado, seríamos os primeiros a reconhecer.
Afinal, reza velho ditado popular, “errar é humano, mas perserverar no erro é burrice”.
17. Por que o senador não se retratou nem pediu desculpas prontamente à FNP, por exemplo? Era o mínimo que deveria ter feito, e, a partir daí, dar o crédito corretamente, por exemplo. Por que não o fez também?
Para aqueles que não sabem, há duas federações de petroleiros.
A FNP, ligada ao Conlutas e ao PSOL.
Já a FUP tem proximidade política com o PT e é filiada à CUT.
“A FUP sempre atuou com autonomia em relação ao PT”, diz João Antônio de Moraes.
“Fizemos greve e acampamos durante 30 dias em frente ao Congresso Nacional contra o leilão do campo de Libra [pré-sal], promovido pelo governo Dilma”, relembra o ex-coordenador-geral da FUP .
18. Em vez da retratação e do pedido de desculpas, o senhor Titan de Lima, o senador e o assessor de comunicação dele insistem – repito – em não admitir o equívoco.
Preferem bater na tecla do crédito no final do vídeo – que, reitero, é para a petição online e não para o vídeo.
19. Aliás, se eu fosse bolsominion mesmo ou petista de carteirinha de um dos 136 municípios brasileiros em que PT e PSL se coligaram nas eleições de 2020, eu poderia ficar ofendida.
O PSL, afinal, é o partido pelo qual Jair Bolsonaro se elegeu presidente em 2018.
Essa radiografia foi feita pelo Congresso Em Foco, que trouxe outro dado curioso.
Na Câmara, o PSL — que tem a segunda maior bancada da Casa – votou com o governo em 93% dos casos.
O PT– com a maior bancada da Câmara – se alinhou ao governo em apenas 20% dos casos.
O deputado federal Odair Cunha, do PT mineiro, foi o único a passar de 25% de governismo.
Já no Senado, a situação é diferente.
Segundo o Congresso em Foco, os dois senadores do PSL — Major Olímpio e Soraya Thronicke — têm, respectivamente, 88% e 92% de alinhamento com o governo.
Já os seis senadores do PT, também de acordo com o Congresso Em Foco, se alinham entre 71% e 74% às causas governistas.
20. Sabia que, além de defender Rogério Carvalho com unhas e dentes, o senhor tem um outro ponto em comum com o assessor de comunicação dele?
Ao se referir ao parlamentar, ambos têm o hábito de usar o termo “Senador”, com letra maiúscula.
21. Inicialmente, descobrimos que o IP do computador que Titan de Lima usou para nos enviar a mensagem é de Brasília.
Aprofundando mais as pesquisas, chegamos ao seu nome completo: IRACILDE Titan de Lima e SILVA, como aparece no Currículo Lattes.
22. De 1999 a 2018, ele fez parte da assessoria parlamentar do PT na Câmara dos Deputados.
23. Nessa condição, em 2000, Titan de Lima e Alexandra Reschke fizeram um parecer técnico contra a transposição do rio São Francisco, que cinco anos depois criou saia justa para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
24. Em 2000, vale relembrar, o presidente Fernando Henrique Cardoso lançou o projeto de transposição do São Francisco, desenvolvido por seu ministro da Integração Nacional, o senador potiguar Fernando Bezerra.
Desde o início, a proposta dividiu o Nordeste entre os estados “com água” (BA, PE, SE, AL) e os “sem água” (RN, CE, PB, PI).
25. Ainda em 2000, o PFL assassinou o projeto, tirando-lhe as verbas através de manobras orçamentárias do senador Paulo Souto e do deputado federal José Carlos Aleluia, ambos da Bahia e aliados do também senador Antônio Carlos de Magalhães, que era contra a transposição.
26. Em 2003, Lula ainda não tinha muito o que dizer sobre o projeto.
Em 1º de maio, ao enviar ao Congresso as propostas de reformas, prometeu a transposição do São Francisco para diminuir a resistência dos governadores e da bancada do Nordeste à reforma tributária:
…A tal da Transposição das águas do São Francisco, que me recusei a debater por tanto tempo, e que dependendo do Estado que você fala, é vaiado ou aplaudido, eu não sei se do São Francisco ou de onde, mas vai haver transposição das águas para o semi-árido
27. Em 2005, a transposição ressurgiu com tudo. Fernando Bezerra, senador pelo Rio Grande do Norte, voltou a ser ministro da Integração Nacional, e o projeto tornou-se prioridade máxima do governo Lula.
28. A decisão provocou muitas reações.
E o parecer de Titan de Lima, que, em 2000, não teve muita repercussão, em 2005 tornou-se a “bala de prata” contra a transposição no governo Lula.
O governador de Sergipe, João Alves Filho, maior opositor da transposição, utilizou-o para obter uma liminar suspendendo o projeto.
29. Afinal, quem estaria faltando com a verdade?
Seguramente, a nossa matéria não é enganosa. Reafirmamos o seu conteúdo na íntegra.
30. Lembre-se de que os fatos verdadeiros sempre aparecem, não importa quanto tempo se passar.
Parecer de Titan de Lima sobre transposição do São Francisco by Conceição Lemes on Scribd
Comentários
Anesio
Sra. Jornalista: Vá fazer reportagens sobre os grandes LADRÕES do CENTRÃO. Perde muito tempo com uma bobagem de um senador do PT… Por que tanto ódio do PT?Para apoiar descaradamente o PSOL, seu partido? A Sra. é divisionista da esquerda e contribui para a Direita extrema do Bozo. Parabéns!
Fernando Nunes dos Santos
arqueologia completa quebrou o titan em pedacinhos de bozo!!!
Morvan
Bom dia. O sr. Titan se mostrou um pigmeu, ou “pigdeles”, pois, em vez de tratar dos eventuais equívocos da matéria, fez ataques vis “ad hominem” a uma da smais atuantes e íntegras jornalistas (com J!) deste país. Que desagradável, sr. Titan.
Fernanda Giannasi
Não posso deixar de me manifestar sobre a crítica feroz de Titan de Lima à matéria de Conceição Lemes, uma das jornalistas mais atuantes, dignas e respeitadas deste país. Que não concorde com o teor da matéria, é um direito que lhe assiste, como assessor parlamentar da bancada do PT que foi e que, creio, continua sendo, mas atribuir à editora de Viomundo, a pecha de “BOZOMINION”, além de uma covardia é um insulto inaceitável e demonstra, além de tudo, ignorância absoluta sobre a trajetória de vida, profissional e política de Conceição Lemes.
Conheci Titan de Lima, quando todos éramos autênticos opositores dos (des)governantes que se sucedem no Palácio do Planalto há décadas (ou eterna e será inexoravelmente na História política deste país miserável?) . Militamos nas mesmas trincheiras ambientalistas até que, surpreendentemente, ele (Titan) impediu, numa manobra execrável, que um dos mais importantes relatórios sobre a tragédia socioambiental do amianto – o DOSSIÊ AMIANTO BRASIL – disponível em https://drive.google.com/file/d/1kWdOyxJvWfvzgAR9XyvS4BombHxfHkH-/view – fosse aprovado na CMADS (Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) da Câmara dos Deputados federais. Ele agiu, como o fez agora virulentamente contra Conceição Lemes, como um “cão de guarda” feroz para proteger o governo petista, que estava aliado aos interesses da indústria assassina que explora o amianto no Brasil. De lá para cá, meu respeito e admiração pelos posicionamentos firmes e trabalhos, até então, prestados à causa ambientalista, de Titan de Lima, desapareceram e agora, isto fica mais cristalizado com esta grosseria e acusações infundadas contra Conceição Lemes. Deplorável é só o que posso dizer e lamentar.
Gerson Carneiro
Jornalismo destemido sem rabo preso.
Parabéns áquela que considero a melhor jornalista desse país: Conceição Lemes.
👏👏👏
Deixe seu comentário