Comissão de Direitos Humanos alerta para a escalada violência da PM em atos contra o golpe
Tempo de leitura: 2 min
Presidente da CDHM alerta para escalada da violência policial contra manifestações
Da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados
Nos últimos dias, as ruas de diversas cidades do Brasil foram ocupadas por manifestações contra a tomada ilegítima de poder no governo federal.
Os atos se posicionavam contra a usurpação da soberania popular expressa através do voto e em defesa do mandato da Presidenta Dilma Rousseff.
As manifestações levaram milhares de pessoas às ruas em capitais como São Paulo, Florianópolis, Vitória, Porto Alegre e Brasília.
Entretanto, houve dura repressão por parte da Polícia Militar nessas cidades. Os relatos atestam desde o uso excessivo de bombas de gás lacrimogênio e spray de pimenta até violência física e prisões arbitrárias.
Entre os casos mais graves, está o de Deborah Fabri, jovem que perdeu a visão do olho esquerdo após ser atingida por estilhaços de bombas lançadas pelos policiais em São Paulo.
A repressão violenta de manifestações políticas, além de configurar uma violação de direitos humanos, é característica de regimes antidemocráticos.
O direito à liberdade de expressão é garantia fundamental de todos os cidadãos e cidadãs. Não podemos permitir que as instituições brasileiras adotem posturas inconstitucionais como represália aos opositores do governo.
Apoie o VIOMUNDO
Desta forma, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados solicita às Comissões congêneres das Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais que se mantenham em alerta para acompanhar o desenrolar dos fatos, mediar conflitos com vistas ao justo exercício dos direitos de expressão e manifestação, prestar assistência a eventuais vítimas e tomar as providências cabíveis junto aos órgãos do Ministério Público e do Poder Judiciário para apuração de eventuais abusos.
Como articuladora do Fórum Social e Parlamentar Direitos Humanos pela Democracia, a CDHM centralizará informações e coordenará ações para denunciar violações e defender os direitos humanos neste período difícil de nossa história.
Informo que já solicitamos informações a órgãos de segurança de estados envolvidos nos casos mais visíveis de violência policial.
DEPUTADO PADRE JOÃO
PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Brasília, 2 de setembro de 2016
Leia também:
Comentários
Dilma Coelho
GOVERNO DE SP AUTORIZA PROTESTO NO DOMINGO APÓS AS 16:30H
1 – PROTEJA SUA VISÃO DAS BALAS DE BORRACHA
2 – COMO FAZER UMA MÁSCARA CONTRA GÁS LACRIMOGÊNIO.
Veja no Blog DCM.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/governo-de-sp-autoriza-protesto-no-domingo/
Torres
É só isso? Não serão presos os responsáveis? E as indenizações para o resto da vida da pessoa prejudicada? Os responsáveis que paguem, não nós, o estado. Se pagam pensão vitalícia à dna.Maête Proença que nada fez ou tem para merecer, então a pessoa lezada por governantes e instituições corruptas mais do que ninguém tem o direito. Pensão e indenização a ser paga por estes canalhas, rateada entre todos os policiais aí presentes e secretários e governante; proporcionalmente aos rendimentos de cada um.
FrancoAtirador
.
.
‘Aos Meninos do MBL,
dizendo Olavo tem razão’
Deputado Pastor Feliciano
17/04/2016
http://consultor-juridico.jusbrasil.com.br/noticias/377624470/pgr-pede-investigacao-sobre-queixa-de-abuso-sexual-de-feliciano
.
.
FrancoAtirador
.
.
Nazi-Fascistas São Sociopatas Sádicos.
Vitimizar-se é Dar Prazer aos Monstros.
Agüenta o Tranco, e Segue em Frente!
Coragem&Luta! Até A Vitória! Sempre!
.
.
FrancoAtirador
.
.
#VivaGandhi #DesobediênciaCivil #ResistênciaPacífica
Não adianta atirar Pedra em Loja.
Tem é que Ocupar a Cidade Inteira.
#OcupaRio
#OcupaBH
#OcupaBSB
#OcupaPoA
#OcupaFloripa
#OcupaCuritiba
#OcupaSãoPaulo
.
.
Torres
Quem atira pedras é a policia, fiesp, psdb, dem, pmdb, bancos etc. Neste exato momento a glob… está sempre ao lado do fato e berra: baderneiros e Black block estão destruindo a cidade. Aliás a light bondes aplicava esse recurso em si própria e recebia indenização. Esses vândalos são agentes públicos, gente oficialissima que quer a população revoltada e contra os legítimos manifestantes. Assim enfraquecem a revolta que deve ser de todos, pois todos serão prejudicados, hoje ou amanhã.
Deixe seu comentário