Chamem o Woody Allen: Lula teria usado propina para construir prédio que já existia
Tempo de leitura: 3 minDa Redação
Existe uma antiga piada de Woody Allen, dos anos 70/80, quando o FBI tentava de todas as formas acabar com a máfia italiana em Nova York. Rudolph Giuliani, posteriormente prefeito da cidade, era promotor. Valia literalmente qualquer coisa.
Allen apresentou a transcrição de uma conversa telefônica, em que os interlocutores não conseguiam entender direito o que o outro dizia, por causa da péssima qualidade da ligação. Um estava em Nova York, o outro em Nova Jersey. A tentativa de conversa vai longe sem que eles consigam completar uma frase. Ao final dela, o humorista conclui: com base nestas provas, eles foram condenados pelo transporte ilegal de um golfinho através de fronteira interestadual.
Lembramo-nos da piada ao ler a denúncia, baseada em anotações de um suspeito, de que o Instituto Lula teria sido construído através de doações ilegais da Odebrecht.
“Lula deve ser investigado ‘por possível envolvimento’ em crimes“, diz PF, grita a Folha, no que foi manchete do portal do diário conservador durante algumas horas. Enquanto escrevíamos, o texto já havia sido compartilhado 8 mil vezes.
Vazar um relatório que fala em “possível envolvimento” é, em si, um crime, ainda que atenda aos interesses do momento: destruir a imagem de Lula para derrotar Fernando Haddad em São Paulo e livrar Fernando Henrique do Cardoso do escândalo em que ele é denunciado por uma delatora que apresentou provas materiais.
Mas, qual é exatamente a denúncia?
A PF interpreta a sigla IL, que apareceu ao lado de uma anotação numérica — num papel apreendido com administradora de empresas que seria ligada à Odebrecht — como sendo Instituto Lula, R$ 12,4 milhões.
Vejam bem: IL pode ser qualquer coisa. Lembram-se de quando a PF interpretou “vaca” como sendo o tesoureiro Vaccari para depois descobrir que se tratava de uma vaca de verdade, comprada em um leilão?
Apoie o VIOMUNDO
Pois é.
O fato é que o Instituto Lula não construiu uma sede. Ponto.
Portanto, mesmo que a Odebrecht tivesse pensado em doar R$ 12,4 milhões para construir o Instituto Lula, o fato é que ele não foi construído.
Denunciar o Lula com base em um simples IL? Pois foi ao ponto em que chegamos.
A nota do Instituto Lula a respeito:
Desde que foi criado, em 2011, o Instituto Lula funciona em um sobrado adquirido em 1991 pelo antigo Instituto de Pesquisas do Trabalhador. No mesmo endereço funcionou, por mais de 15 anos, o Instituto Cidadania. Originalmente, era uma imóvel residencial, semelhante a tantos outros no bairro Ipiranga, zona sul de São Paulo.
Portanto, não há sentido em fazer ilações sobre velho imóvel.
Ao longo desses 20 anos, o endereço e o compromisso do Instituto Lula com a democracia e a inclusão social permanecem os mesmos.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre agiu dentro da lei e a favor do Brasil antes, durante e depois de exercer a presidência da República.
PS do Viomundo: A PF pode até vir a descobrir que Lula recebeu o dinheiro da Odebrechet e não usou. No passado, isso requeria provas: o dinheiro saiu daqui, passou por ali e chegou lá. Porém, denunciar Lula em manchetes de jornal com base numa ilação feita a partir de uma anotação de terceiro seria piada do Woody Allen, não fosse gravíssimo ato político do vazador em conluio com a mídia.
Leia também:
Comentários
Sebastião
Meus caros, da mesma forma que se acreditava no seu início, de que a Operação Lava-Jato seria imparcial, justa e focada a cabar com a corrupção no Brasil, investigando e apurando todos os casos conhecidos, pendentes e os da atualidade, independente de quem fosse os envolvidos, pelo que se vê atualmente, parece que nós, brasileiros, fomos enganados.
Como não há dúvidas, e só pesquisarmos na Internet, veremos de forma surpreendente, que o fortalecimento e estruturação dos órgãos públicos que investigam a Lava-Jato, bem como o suporte legal e normativo e também, a vontade política para assegurar, de forma independente, essa investigação, foram méritos desses governos trabalhistas de Lula e Dilma.
No entanto, se não bastasse tudo isso, de que a Lava-Jato seria para purificar o Brasil desse mal e melhorá-lo, em todos os sentidos. Alguém já parou para checar, à luz das matérias da imprensa, citando os delatores que afirmam que os pagamentos de propinas na Petrobrás, começaram por volta de 1998, no governo FHC? Que pessoas atuais envolvidas (delatores, empresas, partidos políticos aliados ao governo atual, doleiros, etc,), a maioria deles já atuavam naquela época, 1997 a 2002? Alguém viu alguma autoridade dos governos FHC ou da Petrobrás daquela época, ser chamada para depôr ou prestar esclarecimentos, o que seria normal? Não né! Por aí vai e, não é preciso sermos policial para voncluirmos que algo estar errado.
A conclusão que se chega analisando-se, esse momento que passa nosso país, onde as denúncias contra outras pessoas que não são do PT e/ou governo petista, não vingam, a exemplo do passado, nos deixa a sensação de que, a justiça constitucional e o estado de direito nos nossos dias, quer nos fazer recordar aos anos negros da ditadura cívico/militar.
Mais fica no ar uma interrogação: será que o dragão por está ferido e acossado (aqueles que se beneficiaram da impunidade no passado, como autoridades, mídias conservadoras, políticos, etc), não estariam se vendo nos bancos de réus, já que a lei hoje em vigor, pune corruptos e corruptores, diferente do passado?
Não será por isso que o dragão ferido, tenha mobilizado todas as forças que dispõe, independente dos prejuízos econômicos, sociais, políticos, da imagem do Brasil no mundo, etc, que resolveu usar a Lava-Jato, não, para acabar como deveria, a corrupção e a sonegação no Brasil e, atacar e destruir os feitos dos governos trabalhistas, o PT e seus líderes?
Quantos anos o Brasil precisará para recuperar os prejuízos que o país e seu povo trabalhador experimenta?
Mais juízo meu povo, mais amor pelo Brasil e menos vaidades, mais compromisso, respeito e justiça imparcial para todos.
Obs: eu não sou alinhado ideologicamente a nenhum partido e tampouco tivemos a intensão de atingir a reputação de ninguém mas, apenas, de repetirmos as verdades transmitidas pelas mídias e imprensa na Internet.
Annibal Botto
O curioso é que: 1) A PF NUNCA SUSPEITOU do helicóptero com 450 Kg de PASTA BASE de COCAÍNA…2) A PF até hoje NÃO CONSEGUIU, sequer suspeitar, QUEM É ou QUEM SÃO OS DONOS DO JATINHO que matou em acidente o candidato Eduardo Campos…
Vargas
“vazar um relatório que fala em “possível envolvimento” é, em si, um crime, ainda que atenda aos interesses do momento: destruir a imagem de Lula para derrotar Fernando Haddad em São Paulo e livrar Fernando Henrique do Cardoso do escândalo em que ele é denunciado por uma delatora que apresentou provas materiais.”
… e desviar da zelotes, to triplex dos Marinho, da fazenda do FHC e por aí vai.
o PIG tem todos os botões para fazer engenharia social com o povo.
O que estão fazendo é crime.
Euler
Pois é. Quando eu falo que se trata de uma máfia, de formação de quadrilha, muita gente acha que eu exagero. Mas, que nome dar a um grupo de pessoas que se reúne para cometer crime? O crime? Tentar derrubar um governo legítimo, eleito pelo povo, com base em nada; tentar destruir a imagem de um ex-presidente, cujas políticas sociais garantiram quatro mandatos legítimos ao PT; tentar detonar a maior empresa do Brasil e suas associadas, causando desemprego e gerando mais crise. Tudo isso feito por um grupo de procuradores federais, um juiz de primeiro grau, alguns delegados federais, associados, todos, a uma mídia golpista e mafiosa. Todos eles a serviço do golpe, da direita brasileira e internacional, do tucanato doador de patrimônio para grupos de rapina, da Casa Grande, enfim.
Devemos perder a inocência e a ingenuidade e parar de tratar essa gente como eles tentam se fazer parecer. O que eles são de fato: moralistas sem moral, golpistas, canalhas, serviçais dos piores interesses. Se o governo Dilma e o PT querem continuar acreditando que o Brasil é uma república e vivemos em plena democracia, com essas instituições e seus agentes quase todos a serviço dos piores interesses, nada podemos fazer.
Da nossa parte, dos de baixo, é hora de chamar o povão simples para começar a refletir sobre a necessidade de resistir. Já que estão nos cercando, destruindo nossos interesses e conquistas e nos jogando ladeira abaixo, é hora de nos unirmos e de mostrar que não aceitaremos eternamente esse papel secundário, de manipulados, que eles nos reservaram. Eles querem briga? Não vamos decepcioná-los!
Apolônio
Quero na oportunidade fazer alguns comentários:
Acho que os blogueiros progressistas deveriam editar urgentemente um jornal escrito de variedades, mas de viés progressistas, o objetivo é fazer a interlocução com o povão.
Nós internautas, deveríamos fazer nossa parte quando possível, ir conversando com as pessoas sobre de fato o que está acontecendo em nosso país. Nós temos dados e argumentos, então, vamos tentar, não custa. Temos que ter ciência que o estado democrático de direito e o respeito as regras do jogo democrático, tem que ser visto como algo caro para todos nós. Sem essa visão, sem essa luta, certamente, virá o retrocesso.
Bacellar
Consta que no celular do Odebrecht haviam menções de pagamentos milionários ao “FHC” sigla que a PF desvendou ser “Filho do Hipócrita Cachaceiro”, por isso intimaram o filho do Lula a depor…
Urbano
Closeau nada…
crazy horse
O Brasil não é para amadores.
Paulo
Cadê o nome dos delegados que assinaram esse relatório? A Polícia Federal tem obrigação de revelar quem foi o “gênio”. Nós, cidadãos brasileiros (ia acrescentar pagadores de impostos, mas não vem ao caso kkk) temos o direito de saber quem foram os servidores públicos que obraram essa pérola.
marco guerra
psiu ! kd o CARF
HSBC E A MUSSAKI FONSECA sumiram ?
Antonio Teixeira
Cadê o Zé Cardoso, manda ou não na PF. Se a PF age de maneira criminal o Zé tem que tomar providência ou pede demissão. Tá esperando o que? Metaforicamente uma “bomba explodir” no colo da Dilma ou do Lula aí já é tarde.
alex
Eu sempre vi a Lava Jato como uma operação orquestrada para sabotar o Brasil, montar um “circo dos horrores” para recuperar pouco menos do que 1/2 % (meio por cento) do valor desviado é no mínimo suspeito…… Detonaram a sétima economia mundial causando um prejuízo “trilionário” para recuperar apenas 3 bilhões, mostra claramente que a intenção do Juiz é mesmo destruir a economia brasileira dando argumentos aos tucanos para derrubar o governo democraticamente eleito.
A ingenuidade do empresariado brasileiro é que me surpreende, estão quebrando o Brasil e eles batem palmas.
Estão aniquilando as grandes empreiteiras estão criando um vácuo jurídico para que empreiteiras internacionais entrem no mercado brasileiro, as nacionais não mais vão ter condições de competir e certamente serão subempreitadas por multinacionais, o lucro das estrangeiras poderá ser enviado ao país de origem lá fazer a distribuição do financiamento (ao PSDB) em retribuição por ter quebrado o empresariado brasileiro e aberto a porteira. A cereja do bolo certamente é a Petrobras.
Pedro Pereira
Se eles querem vencer assim, com calúnias, difamações a mentiras: “aos vencedores as batatas”, mas vão pegar uma batata bem quente!
FrancoAtirador
.
.
IL…AÇÃO!
.
.
Mauricio Gomes
É tudo uma palhaçada, estou assistindo ao vivo o “julgamento” no CNMP sobre a questão do depoimento do Lula e é uma vergonha o que está ocorrendo. Um promotor FDP vai na Veja, anuncia que irá denunciar o Lula, mesmo sem ser o promotor natural do caso, e os conselheiros chancelam essa patifaria. Não dá mais para suportar tanta injustiça, parcialidade e perseguição. Tinham que invadir esse Fórum da Barra Funda e jogar uma lona em cima, pois aquilo é um circo cheio de palhaços. Quando esses promotores safados irão convocar algum tucano envolvido no Trensalão, no roubo das merendas, no Rouboanel, etc? É ridículo e revoltante o que está ocorrendo no Brasil, os safados ainda ficam bajulando o promotor da veja. Acho que só uma revolta popular e uma queda da bastilha serão a solução no Brasil, não vejo outra saída (infelizmente).
Samuel Souza
Eu também acho. Não dá mais para esperar NADA do PT e seus aliados e muito menos do arrrg ministrinho republicano ou deste congresso acuado e com….do ! Infelizmente você está com toda razão, mas para empreender uma revolta popular precisaríamos de um (ou mais) líderes e Lula está sendo enfraquecido pela direita.
Dante
Ontem conversando com o guarda num condomínio onde construo , o rapaz também começou com o lenga lenga contra a Dilma. Faz parte do grupo social (de grande esacala) que mais se beneficiou com o PT e o que mais vai perder quando a direita recuperar totalmente o poder. Mesmo assim quer de volta PSDB E companhia. Paciência quem mandou o PT querer dizer que ela era da classe média. Ele acredita e se se comporta como alguém da classe média.
Mário Franco
Escândalo do dia: FHC teria isentado a Globo e o restante da mídia do pagamento da CPMF
Portaria assinada por FHC teria isentado Globo de CPMF
O Jornal de todos Brasis
ter, 23/02/2016 – 08:09
Do blog Desenvolvimentistas
Reproduzido no Blog do Nassif : http://jornalggn.com.br/noticia/portaria-assinada-por-fhc-teria-isentado-globo-de-cpmf
Acabou o mistério. Mas existirá coragem para denunciar?
Portaria MF no 04 – 1994 assinada por FHC teria isentado da CPMF à TV Globo e aliados em troca de silencio sobre o “caso Miriam Dutra”.
Caiu como uma bomba sobre a mídia e os partidos conservadores o ressurgimento de Mirian Dutra, quinze anos depois, denunciando as pressões e vantagens que ela e alguns parentes recebem de empresas e políticos do PSDB, ligados ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para deixar o Brasil por ter engravidado de uma relação de seis anos com o mesmo.
Para a FOLHA DE SÃO PAULO, de Otávio Frias, tradicional admirador do ex-presidente da república, não é possível dar atenção ao caso sem adentrar o terreno da “fofoca”, próprio das revistas femininas.
Além disso, para a FOLHA, o “timing” é muito suspeito: “porque, só tantos anos depois, Miriam teve coragem de contar tudo isso?”, uma pergunta que não isenta ninguém de crime continuado, mas que serve de desculpa para quem ainda acredita na isenção ética e na honestidade editorial do cada vez menos confiável diário paulistano.
Protetoras do sociólogo-presidente, as “famiglias” que em todo os estados do Brasil controlam rádios, jornais e TV preferem ignorar o caso e manter o foco no famoso barquinho de lata da dona Marisa e no “tríplex” de 82 metros quadrados, que Lula não comprou.
Mas as coisas não são bem assim como parecem.
Essa semana se verá que este caso está muito longe de ser um simples “caso pessoal”. E que não envolve apenas salários do tipo “cala-a-boca” que vem sendo pagos a Mirian Dutra por empresa concessionária de serviço público, a BRASIF, para que ficasse quieta em seu canto e nunca dissesse nada.
Isso seria ninharia perto dos bilhões que podem ter sido subtraídos do Tesouro Nacional, se provado restar o nexo causal entre a edição da Portaria de numero 04 de 1994 firmada pelo então ministro da fazenda, Fernando Henrique Cardoso, que, pasmem os senhores leitores, teria simplesmente isentado a mídia de pagar qualquer valor a título de CPMF em troca da retirada do noticiário de qualquer menção ao filho ilegítimo do ex-presidente.
Se ficarem comprovados os crimes de chantagem a funcionário público, de advocacia administrativa, de prevaricação, de associação criminosa para subtrair recursos públicos, natural será a condenação à devolução dos tributos sonegados. E esta, por si só, levaria à ruina os empresários mais importantes deste setor. Mais do que isso, é possível imaginar a revolta de todos os contribuintes brasileiros quando ficassem sabendo que o único setor empresarial que não pagava CPMF era, exatamente, a mídia impressa, falada, televisada e da internet, comandada pela TV Globo.
E ainda que, logo a TV Globo, emissora “campeã do combate à corrupção”, teria sido a empregadora da repórter com a qual o presidente Fernando Henrique teve não apenas um “caso”, mas um filho, fatos mantidos fora do conhecimento da população por meio de uma benesse de vários bilhões de reais, tudo para não prejudicar a eleição e a reeleição do moço.
Não é difícil imaginar também a que ponto cairia a audiência e, com ela, a receita financeira desses grupos de mídia. Bem como para que nível iria cair a credibilidade e o respeito público da policia federal, do ministério publico e da justiça federal se, tal como fazem as famílias donas da imprensa, continuassem fingindo que não aconteceu nada. Ou que “já passou tempo demais”.
Resta saber se haverá senador, deputado, partido político, cidadão, grupo de cidadãos, entidade ou empresa que teria a coragem de protocolar uma denuncia nesse sentido junto ao MPF e acompanhar seu trâmite.
E ainda se este ministério público, sabendo que os principais suspeitos do caso são um senador da republica, um ministro e um presidente filiados ao PSDB e os donos dos principais grupos da imprensa, teria mesmo a coragem de investigar esse possível caso de ato administrativo emitido com a finalidade de favorecer a terceiros em troca de favor à autoridade que o assinou.
No site do ministério da fazenda, nesse fim de semana, estranhamente, apenas estão disponíveis as portarias após o ano 2001. “Coisas da tecnologia” dirão alguns. Mas a semana promete. Logo vamos ver se no Brasil a polícia, o ministério publico e a justiça funcionam. Mesmo quando os suspeitos são do PSDB.
Ou isso só acontece, quando o suspeito for a Dilma, o Lula ou alguém do PPPP, o partido dos pretos, pobres e petistas.
Antonio Paulo
Só mesmo um inocente para imaginar que FHC será punido,ou alguma autoridade vai investigar. Se até casos recentes de gatunagem do PSDB fingem -se de mortos.
CaRLos
Azenha, só não vê quem não quer ou tem preguiça. Qualquer pessoa de bom senso verifica que há uma caça ao ex-presidente. Lula é um perseguido político. É só verificar as centenas de artigos de jornalistas renomados , denunciando os fatos. Somente o PT, o próprio Lula e o governo não veem isso. Lembro-me daquela cubana que veio aqui. Ela sai pelo mundo falando. E porque Lula não faz o mesmo? Dentro do país, ele não conseguirá nada, a não ser mais ódio contra ele. Essa conversa fiada de ficar respondendo à imprensa não serve para nada. Ela distorce as palavras ou não dá a mínima bola. Lula jamais resolverá o problema dele no Brasil. O mundo precisa saber e tomará partido dele. Pé na estrada.
Deixe seu comentário