Com exceção de Serra, candidatos prometem continuar conferências
Dilma, Marina e Plínio pretendem manter conferências como forma de participação direta da população na vida política do país
Suzana Vier, na Rede Brasil Atual
Publicado em 27/08/2010, 09:42
São Paulo – Após as críticas de José Serra, candidato do PSDB à Presidência da República, ao modelo de conferências, adotado pelo governo federal como mecanismo de participação direta da população, Dilma, Marina e Plínio afirmaram à Rede Brasil Atual que vão dar continuidade às conferências realizadas em diversas áreas.
Em discurso no 8º Congresso Brasileiro de Jornais, no Rio, Serra chamou as conferências realizadas durante o governo de Lula de “conferencismo”. O candidato também atribuiu às conferências de comunicação, de direitos humanos e de cultura, a tentativa de cercear a liberdade de imprensa. “[…] as três se voltaram para um controle da nossa imprensa, um cerceamento da liberdade de expressão e da liberdade de informação. De que maneira? Através do controle – suposto – da sociedade civil”, criticou.
A candidata Marina Silva (PV) defende que é preciso aprofundar a participação democrática e o envolvimento da sociedade como pilares de sustentação do governo. “[Vamos] fazer do processo de participação uma oportunidade de desenvolvimento da consciência política e dos valores democráticos”, descreve a senadora.
Marina aponta que a legitimidade de um governo depende da “participação direta e sistemática da sociedade nas decisões de caráter público”.
Dilma Roussef (PT) disse que pretende manter a participação da sociedade e dos movimentos organizados em conselhos e conferências, caso seja eleita. “Elas são espaços de democracia importantes e necessários para a construção de diretrizes e políticas públicas.”
A petista admite que nem sempre é possível transformar decisões de conferências em realidades imediatas, mas é fundamental a um governo democrático saber o que a sociedade pensa. “O diálogo sempre traz respostas positivas, mesmo onde haja discordâncias”, sintetiza.
Apoie o VIOMUNDO
O candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, relata que seu partido tem participado de todas as conferências e defende a implementação das resoluções. O presidenciável propõe a criação de fóruns para complementar a política de conferências. “No caso de ocupar a chefia do Executivo, o PSOL não apenas daria continuidade a essa política como investiria na construção de fóruns que possibilitassem a deliberação com maior participação popular”, defende Plínio.
Nem o candidato José Serra, nem sua coordenadoria de campanha responderam às solicitações da Rede Brasil Atual para confirmar as posições contrárias à participação popular em um eventual governo seu.
Resposta federal
Ainda na semana passada, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, respondeu às críticas de José Serra às conferências e classificou as opiniões do tucano de “concepção elitista de democracia, na qual a população não tem o direito de ser ouvida nas decisões de governo” (acesse a matéria completa no quadro acima).
A Secretaria-Geral da Presidência calcula que 5 milhões de pessoas participaram de processos referentes a 73 conferências realizadas nos últimos oito anos.
Comentários
a barbosa
o tucano ta agonizando veja so ele falar mal do presidente Lula saba porque? pura inveja porque ele não tem capacidade para governar oBrasil isso sim.
HÉLIO TATTU
Ledo engano seu, caro "márcio". Leio em torno de 70% dos comentários que aqui são postados. Creio ser uma forma de saber qul opinião das pssopas em relação ao tema posto em discussão. Ainda mais que, nesse blog, são postadas opiniões divergentes às do autor do texto, mesmo que este seja o próprio Azenha. Democracia é assim meu "quirido", os espaços de discussão são usados por todos que se interessam em saber das diversas opiniões. É assim quem moldamos uma democracia sólida. Respeitando as opinoões uns dos outros _claro que respeito a sua – com isso aprimorando as nossas.
Abraços fraternais!!
juarez
Para o zé,qto menos informar melhor para cabrestear,certamente essa idéia tambem esta em seu programa de governo.
Jairo_Beraldo
"Serra diz que PT criou uma 'república sindicalista'. Em encontro com militares no Rio de Janeiro, candidato tucano afirmou ser contra a retomada da discussão da 'Lei da Anistia'Falando a militares da reserva e reformados, em palestra no Clube da Aeronáutica, no Rio de Janeiro, o candidato tucano José Serra comparou o governo Lula ao de João Goulart, deposto no golpe de 1964, referindo-se a “uma república sindicalista”." (IG-Último Segundo)
"Quer por à prova o caráter de um homem?Dê-lhe poder!" – Abraham Lincoln
"Desesperado e crispado de ódio pela eleição que lhe escapa entre os dedos, apela para o discurso de extrema-direita. É o mesmo linguajar dos golpistas de 64 – que agora transborda da boca de um ex-lider estudantil, cassado pela ditadura." Isso é Serra…"uma vivandeira, a bolir com os granadeiros." – Rodrigo Vianna
marcio
Ninguém lên mais que 40% deste comentários, é perda de tempo postar aqui. Vcs n percebem q não há tempo pra todo mundo? Seus comentarios só sao lidos por vocês próprios e por quem postou alguma coisa acima.
Ed.
Vejam que curioso!
Para Serra cumprir o que prometeu (e não cumpriu), de terminar o mandato de prefeito de SP…
… terá que se candidatar à prefeito de SP…
Ed.
É um desagregador…
Conferências, grupos, povo?
É só olhar o "comando" de campanha de Zé para perceber que ele não gosta de escutar nem falar com ninguém.
Nem a curriola participa muito. Até no governo FHC era um incômodo e acabou saindo do Planejamento para a Saúde…
O melhor que fez foi "planejar" a venda da lucrativa Vale e o apagão de 8 meses…
Marat
Serra devreá aceitar a humilhação de ser um simples secretário de Alckmin, se o tucano vencer as eleições para o governo de SP. Caso contrário, voltará para seu verdadeiro lar: a Folha de São Paulo, onde escreverá colunas para a banda conservadora-decadente de SP…
Ed.
Pôxa, pensei que fosse dar aulas de PORCOntagem na Unicamp…
Gerson Carneiro
Eu acho mesmo que ele será contratado para compor a trupe do Casseta & Planeta, ou será o analista político do JN, reversando com o Jabobo.
O_Brasileiro
O Serra não quer ouvir o povo e depois ainda quer acertar quando governa…
E depois vai dizer que não entende porque está perdendo em SP, estado que governou…
carlos bandeira
Serra é o único também que não veste o boné do MST: http://www.mst.org.br/candidatos-que-vestem-o-bon… . Ele não gosta de povo.
Mc_SimplesAssim
É mais do que evidente que um candidato que se apresenta como explícito membro da direita raivosa se posicione contrário a qualquer manifestação democrática.
Dificil é definir aqueles que ficam em cima do muro, dizendo que são de "centro", seja lá o que isso signifique.
Fabio_Passos
jose serra governaria seguindo a agenda definida pela "elite" e divulgada pela mídia-burguesa: privataria / privilégio aos ricos / desmonte do Estado / perseguição dos movimentos sociais.
O Plinio tem a posição mais avançada para o Brasil. Além de defender a implementação das resoluções definidas nas conferências, quer radicalizar a democracia e aumentar a participação popular nos debates e decisões do Estado.
Olha só que belíssima ousadia:
"Ato lança plebiscito pela limitação da propriedade da terra na USP" http://www.plinio50.com.br/noticias/317-ato-lanca…
"
A candidatura de Plínio Arruda Sampaio apoia a inciativa e tem no tema da reforma agrária um dos eixos de sua campanha por entender que a distribuição de terras é essencial para a redução da abissal desigualdade social que existe no Brasil.
"
Poder para o povo pobre!
BloGDoRiLDo
Essa foi mais uma demonstração de como "O Grande Mentiroso" odeia o povo, quer distância do povo. Organização civil só serve para "tumultuar" na visão míope do candidato do PSDemB. Claro que ele precisa dizer que vai acabar com isso. Ele representa o que há de mais retrógrado; representa o PIG, e estes não aceitam aquilo que LULA vem fazendo no país, muito menos a participação popular definindo prioridades para um governo. Então ele faz um discurso pra essa gente que odeia o povo.
Gerson Carneiro
Sinceramente, sem medo de ser processado ou sei lá o quê: como eleitor vislumbro total má-fé do candidato José Serra. É evidente a contradição havida entre a sua prática e o seu discurso. E fico feliz por ser um entre os milhões a perceber.
O Serra é o opositor perfeito para Dilma nessa eleição. Isto porque Dilma não derrotará apenas um candidato, mas sim todo um conglomerado de partidos e idéias, ou seja, a massa cheirosa.
Ed.
Temos até que reconhecer a ajuda que o "preparado" tem dado à candidata, com suas falas e ações estapafúrdias.
E a desnudar a massinha cheirosinha que não fica pertinho dos focinhozinhos dos porquinhos…
Hehe
Jeremias Berdinazzi
Serra é #fail. A ganância pelo poder é tão grande que ele conseguiu brigar com todo o PSDB e não tem apoio.
Se Serra se torna presidente, o país inteiro vai ser pedagiado.
Para presidente? A nação via internet!
Fora Deputados, fora Senado! Legislação, decisão de gastos e demais decisões todas na real democracia: via internet decidida pela maioria real!
Jairo_Beraldo
Serra (Zé me tomaram) é igual. Todo mundo dizendo para ele calar a boca e ele coloca as mãos nas imensas orelhas e ignora a todos. "Não estou ouvindo. Me nego a ouvir".
Gerson Carneiro
Cumpadi berardo, senti tu falta aqui, ômi de Deus.
O que aconteceu? Tu comeu oface cum agro-tóchico?
Jairo_Beraldo
Cumpadi, tava dando uma vorta aqui pra vê se ainda tem chance de nóis dirrubá o tucano. Tem e muita…questão de tempo.
Gerson Carneiro
O tucano já tá morto cumpadi. O máximo que podemos fazer é participar do enterro. Vai ser numa rede, em vala comum.
Jairo_Beraldo
falo o tucano daqui…marconi perigo…
Davi Vieira
Sou de Goiás também. Vc tem alguma indicação de blog progressista que discuta as eleições goianas?
Urbano
O maior desejo mesmo do zé contra-rampa, o mitômano, é acabar com a nação.
ratusnatus
Ou melhor, porque governar se tem gente muito mais preparada ao norte. Gente que fala até inglês e não fala qualquer outra língua,… que maravilha. Vamos terceirizar o governo. :)
Deixe seu comentário