Blog do Planalto: Folha “esqueceu” de ouvir o outro lado

Tempo de leitura: 4 min

Terça-feira, 23 de março de 2010 às 12:39

O outro lado que a Folha preferiu não ouvir sobre obras inauguradas

O jornal Folha de São Paulo publicou em sua edição de domingo (21/3), com direito a manchete de capa, ampla reportagem sobre obras inauguradas pelo presidente Lula que não estariam em pleno funcionamento. O material, no entanto, foi produzido sem que as partes interessadas – no caso, os ministérios responsáveis pelas referidas obras – fossem ouvidas.

É impressionante a implicância de alguns com o PAC, desde que foi lançado. Primeiro diziam que o PAC era uma obra de ficção. Quando foram apresentados os projetos, disseram que o governo não conseguia tirar as obras do papel. Quando foram removidos os obstáculos, apontaram a baixa execução orçamentária. Quando os recursos foram liberados e os empregos na construção civil cresceram de forma impressionante, questionaram atrasos no cronograma. Quando as fases concluídas das obras são entregues para beneficiar a população com creches e escolas, casas e apartamentos, barragens e estações de tratamento de água, estradas e ferrovias, estações de metrô e centros esportivos, reclamam que ainda está faltando alguma coisa para terminar. E quando terminar outras estarão começando, porque o PAC é o motor do crescimento deste país e não pode parar.

O Blog do Planalto reúne neste post as respostas dos ministérios da Integração Nacional, Ciência e Tecnologia, Educação e Cidades, além da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, enviadas ao jornal nesta segunda-feira (22/3), explicando a real situação das obras citadas na reportagem.

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

A propósito de matéria publicada pelo jornal FOLHA DE SÃO PAULO na edição deste domingo, dia 19, LULA INAUGURA OBRAS QUE VOLTAM A SER CANTEIROS, o Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima esclarece o seguinte:

O senhor Presidente da República, a convite do Ministério da Integração Nacional, foi inaugurar e Setúbal, Minas Gerais, uma obra absolutamente concluída. O governo do estado de Minas Gerais ainda não pode emitir a documentação de operacionalização porque aguarda que o nível das águas do reservatório alcance a cota de operação.

Até os críticos mais ácidos admitem que o presidente Lula tem feito muito por este País, mas ainda não conseguiu fazer chover.

Geddel Vieira Lima, Ministro da Integração Nacional

Para ler a nota técnica sobre a situação de execução da Barragem Setúbal (MG), clique aqui. A nota técnica sobre a Barragem Ribeirão João Leite (GO) pode ser lida aqui, aqui e aqui.

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DAS CIDADES

Brasília, 22 de março de 2010.

À seção Painel do Leitor:

Em relação à matéria Após inaugurações, obras de Lula voltam a ser canteiros (Brasil, 21/3), o ministério das Cidades informa que cada uma das intervenções de urbanização nos complexos do Alemão, de Manguinhos e do Cantagalo, assim como nas comunidades da Rocinha e Juliano Moreira compreende diferentes obras, com cronogramas diferenciados. À medida que são concluídas e podem trazer benefícios imediatos à população, essas obras são entregues aos beneficiários.

Para ler a resposta na íntegra, clique aqui.

RESPOSTAS DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Sobre a CEITEC

Em resposta à matéria publicada na Folha de São Paulo, edição de ontem (21/03/2010): “Governo diz receber dado impreciso de obras”, a Assessoria de Comunicação do CEITEC S.A esclarece que, por ocasião de sua inauguração pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 05 de fevereiro deste ano a unidade fabril da CEITEC S.A. estava totalmente concluída e equipada. Construída de acordo os padrões internacionais, a fábrica da CEITEC já iniciou a produção de chips,  se habilita  para receber, em breve, todas as certificações obtidas pelas grande empresas mundiais nesse setor.

Para ler a íntegra desta resposta, clique aqui.

Sobre o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE)

Em resposta à matéria publicada na Folha de São Paulo, edição de ontem (21/03/2010): “Governo diz receber dado impreciso de obras”, a Assessoria de Comunicação do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) esclarece que, ao ser inaugurado pelo presidente Luiz Inácio da Silva, em 22 de janeiro de 2010, o prédio do Laboratório Nacional estava concluído e equipado.

As dependências do Laboratório Nacional foram apresentadas à imprensa, inclusive com demonstrações de pesquisadores, durante coletiva realizada na véspera da inauguração (21/01) da qual a própria Folha de São Paulo participou, por meio do seu correspondente em Campinas.

Para ler a íntegra desta resposta, clique aqui.

RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Em fevereiro deste ano foram inaugurados dois prédios do Campus Mucuri, em Teófilo da Otoni (MG), que integra a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Os prédios do Campus de Teófilo Otoni ficaram prontos em agosto de 2009, ainda sem a totalidade das obras de infraestrurura prontas. Em janeiro de 2010 as obras foram terminadas e a inauguração foi feita em fevereiro de 2010.

Para ler a íntegra da resposta, clique aqui.

RESPOSTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE DO RIO DE JANEIRO

Apoie o VIOMUNDO

Com relação à matéria intitulada “Após inaugurações, obras de Dilma voltam a ser canteiros” (21,03/2010), a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro esclarece que os três serviços do Complexo de Atendimento à Saúde da Rocinha – Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Clínica da Família e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) –, cuja gestão está sob sua responsabilidade, estão em funcionamento desde o dia de inauguração da unidade, em 8 de março. Dessa forma, não corresponde à verdade a informação constante da referida matéria, de que apenas a UPA está em operação.

Assessoria de comunicação
Secretaria Municipal de Saúde do RJ

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Alexandre Salazar

Precisamos fazer a nossa parte e fazer com que matérias como esta e a da invasão do terreno público pela Globo circulem.
Repassemos aos amigos para que eles sintam nojo da imprensa fecal, que se diz isenta e imparcial.

wagner

" Jornalistas de vida fácil "; " Jornalismo de resultados ". Como a nossa língua portuguesa é rica prá descrever certos safados.

jbmartins

O pasquim ta perto de fechar, esperem a credibilidade ta baixa, com a internet, KKKKKKK vão fechar.

Marcelo de Matos

A Folha diz hoje que o Tesouro Nacional se opõe à reativação da Telebrás. Mas, quem é esse Tesouro? Tem personalidade jurídica de direito público ou é uma simples secretaria de governo? Está subordinado ao Ministério da Fazenda ou tem autonomia? É a primeira vez que vejo o Tesouro se opor a uma iniciativa do governo. Existem certas entidades abstratas às quais a gente até já se acostumou. Sempre ouço dizer: o Mercado amanheceu nervoso; medidas do governo não conseguem acalmar o Mercado, etc. Essa do Tesouro para mim é novidade. Alguém aí me explica isso melhor?

Tweets that mention Blog do Planalto: Folha “esqueceu” de ouvir o outro lado | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Thiago Nezzi, Sandro Silva, FBITT, Pedro Thiago, Paulo Gtz and others. Paulo Gtz said: http://tinyurl.com/yabzhq8 – Blog do Planalto: Folha “esqueceu” de ouvir o outro lado […]

josecarloslima

Não nos iludamos. O povo precisa ficar sabendo da imprensa que tem, e olhe lá que coisas piores estão por vir.Lembro-me que Brizola sofreu uma campanha idêntica por parte da Globo, sendo que o mesmo foi derrotado.A velha mídia, os jornais e as TVS, por sinal estas concessionárias de serviço publico são obrigados a respeitar a Lei.O MPF precisa entrar em campo, sob pena de sofrermos um retrocesso e a nossa democracia ir pro beleléu.Pois é o que ocorrerá se continuar esta imprensa que não respeita a Lei e não aceita qualquer mudança no sentido da alteração deste quadro de mentiras e justiças.E olhe lá que a campanha nem começou,,,mentiras e trapaças estão sendo preparadas no forno para virem a público tão logo Serra se declare candidato,,,,estas aves de rapina tipo FHC que querem voltar a todo custo, pois está em jogo as reservas do pré-sal que eles querem doar aos amigos assim como doaram a Vale. Somente para ficar neste exemplo. http://www.josecarloslima.blogspot.com

Marat

Azenha e amigos, quando a UOL noticia algo que possa manchar o PSDB/PFL, SEMPRE há o espaço "outro lado". Quando é de algum partido que eles não apóiam, não há o "outro lado". É pelo fato de só pensar "de um lado" que eu abomino o grupo Folha!

uberVU – social comments

Social comments and analytics for this post…

This post was mentioned on Twitter by ari_silveira: Blog do Planalto: Folha “esqueceu” de ouvir o outro lado – http://tinyurl.com/yabzhq8 (via @viomundo)…

Jorge

Collor, eleito com o apoio da mídia (desastre).
FHC 1, eleito com o apoio da mídia (desastre).
FHC 2, eleito com o apoio da mídia (Catástrofe).
Lula, desde que virou político, sofre ataques da mídia 24 horas por dia, ofensas e todo tipo de agressões e mesmo assim se tornou o melhor presidente que o país já teve.
Na próxima eleição cabe ao povo decidir o caminho a seguir.

Alcino

Estão apenas mentindo. Estão apenas criando. Não só na Folha, mas em todos os signatários do Concenso do Millenium, as condições de edição manipulada para publicação baixaram ao nivel de exigência de apenas parecer verdade. Fazendo parecer verdade…- Publica!

Regis

Os ratos da imprensa chegaram muito rápido e em grande número ao convés da Nau Tucana, isso significa que já tem muita água no porão. Esse barco vai naufragar e não tem quem evite.

Luís C. P. Prudente

A Pulhas de São Paulo não fez isto de propósito…como diz ela, ele fez premeditando mesmo.

É um jornalixo que vem perdendo rapidamente a sua credibilidade. Ela e o resto de lixo que formam as organizações Pulhas de São Paulo-DataFalha-UOLixo.

Glecio_Tavares

Por isso defendo a Cadeia Nacional.
Toda a semana o presidente deveria falar em cadeia nacional de TV e Radio, mostrando as reporcagens e desconstruindo essa midia porca.
Também defendo outra Cadeia Nacional.
Para jornalistas e donos da mídia, que agridem a verdade todos os dias. CADEIA NELES.
Viva a guerrilha da informação.

    Marcus Maurício

    Na minha opinião deveríamos ter nossos próprios meios de comunicação para disputar o espaço com o PIG, por acho que os blogs e os sites de esquerda são incipientes, me parece que a gente fala para nós mesmos. Claro que já um grande avanço, mas que fazer para melhorar?
    Claro não acho que temos de disputar os leitores direitista do estadão, mas outros talvez outros.

    Saudações

Alexandre Porto

A Folha repetiu a má fé hoje em relação à Norte-Sul, como se fosse crime inaugurar trechos de uma ferrovia de 1.500km. FHC inaugurou o trecho de 150km que fez, Sarney inaugurou o trecho de 95km que construiu. Só Lula tem que esperar a os trilhos chegarem ao porto de Santos.

A usina de Tucuruí teve 6 inaugurações de turbinas, por 3 presidentes diferentes. A rodovia Belém Brasilia tb foi inaugurada por trechos por JK, Jânio e Jango. Sempre foi assim, mas com Lula tem que ser sempre diferente.

Rildo Ferreira

É duro conviver com um porcalismo desse. Recentemente fiquei com a impressão que o Jornal Hoje, da Rede Globo, tentou fazer do Wagner Love um bandido ao dizer que o cara que tava lá armado com poderosa arma estivesse fazendo escolta para o jogador do flamengo. Ora, os caras estão lá todos os dias e com os mesmos armamentos. Qualquer pessoa pública que entrar lá, os caras encostam, tiram fotos pra mostrar para os amigos etc.

Hoje fiquei decepcionado com o desfecho do caso. Atendendo à Rede Globo, WL disse que não vai mais visitar a favela com a mesma frequencia de antes porque "tem um nome a zelar". A Globo agora diz onde as pessoas públicas devem ir ou não. Isso é ou não é ruim? É o porcalismo de hoje e tem gente que defende diploma pra fazer uma merd@ dessas…

    Carlos

    A FENAJ pretende que o diploma de jornalista seja exig~enciaconstiotucional, mas silencia ante a manipulação da mídia, ou seja: a FENAJ é cúmplice da bandalheira.
    Wagner Love a Adriano não devem submeter-se às pressões da mídia, que envolvem também interesses relacionados á seleção.
    Aos dois, deixo uma sugestão: marquem visitas aos locais que costumam frequentar, onde têm amigos, e convidem a imprensa para acompanhá-los, inclusive jornalistas estrangeiros.

fábio josé de mello

Há quem acredite nos jornalões e revistinhas. Paciência. rererê.

Luiz Augusto Barroso

Está quase pronto, aqui no Rio o novo hospital do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia. Fica no antigo prédio do Jornal do Brasil, na descida/subida da Ponte Rio-Niterói. Quando ele estiver pronto será mais uma das muitas coisas que se vê, daquela região, que Lula fez ( e que se vê quanto FHC desfez ). Dali se vê os estaleiros a todo vapor, o porto cheio de navios, … e também se vê a Leopoldina, fechada, e o gasômetro, privatizado, fechado. Sem dúvida ainda há muito pra ser feito. Mas por mais que tentem "desconstruir" o PAC, nem de longe podem oferecer algo melhor. Não temos memória fraca.

Edson

Esqueceram nada, por opcao, simplesmente nao ouviram.

Ednei

É sempre a mesma coisa, criam-se manchetes, não importa o conteúdo nem a veracidade, o importante é que se possa utilizar quando começarem as propagandas políticas. Fica até bonito, aquele monte de manchetes sendo sobrepostas uma a uma e um narrador com uma voz grave lendo-as com uma emoção sem igual. É só para isso que serve estas “matérias jornalísticas”.

    Carlos

    Já fizeram isso em 2002 e 2006, e o resultado a gente sabe: deram com os burros n´água… A expectativa é de que o povo tenha mantido o senso crítico, a capacidade de " filtrar", que perceba o que está em jogo.

dvorak

Acreditar nas explicações do Governo é como acreditar em coelinho da páscoa e saci-pererê.Se ainda tem gente para isso, paciência…

ehehehehehhe

    Carlos

    Livre-se da hiena que te domina, Dvorak.

    Arthos

    Tem, tem muita gente, e saiba, a quantidade se alastra como você não imagina… há mobilização por toda parte dando conta às pessoas que são os vendilhões da pátria…

    Leider_Lincoln

    Então devemos acreditar é na mídia, dvorak? Ou em você? A primeira se finge de neutra e você se esconde entre risadas servem apenas para ressoar o muito pouco que suas frases ocas tem a dizer.

bRASILEIRO aTENTO

Assim com fez a Petrobrás (desmontando o golpismo do PIG), deveria se criar vários blogs, cada um abordando uma questão espec[ifica. Por exemplo:
BLOG DO PAC
BLOG DA BANDA LARGA
BLOG DA POLÍTICA EXTERNA
BLOG DO PNDH
ETC
ETC

Iza

Cada dia fica mais difícil para o PIG.
É pancada!
É porrada!
Uma atrás da outra.
Hoje mais ainda.
Aqui no Vi o mundo e no Nassif.

Como esse PIG é muito incompetente.

@beneramos

Eu só no entendo porque não se exige direito de resposta ao PIG. Não adianta publicar no blog do Planalto. O povo que leu as manchetes nas bancas de revista do jornaleco não vai ler a resposta do blog do planalto. Tem que entrar com medidas judiciais contra o PIG e exigir a publicação da resposta, apesar do judiciário, com raras exceções, também estar vendido ao PIG. Porque será que o governo não toma medidas mais drásticas contra eles?

    Carlos

    Governo pode até solicitar direito de resposta, mas dificilmente conseguirá; assim, resta recorrer à Justiça, o que demorará algum tempo.
    Que próximo Congresso elabore lei mais rigorosa, estabelecendo rito sumário para o exercício de tal direito. E que também imponha multas pesadíssimas em casos de reincidências.

Ricardo Medeiros

Ah pessoal, querer que a Folha ouça o outro lato também já é demais ! Procurar jornalismo de qualidade nete jornalão é procurar uma agulha num palheiro !

Marcos C. Campos

Liberdade de expressão que a grande imprensa quer é isto: DETURPAR , ESCONDER realizações dos setores a esquerda: PT, PSB e etc …

ESTE PESSOAL É MUITO PODRE …

O Brasileiro

O que fica evidente é a incompetência ou a má-fé das Organizações Serra de Imprensa!

Go Oliveria

Já está mais do que consolidado que a Folha de SP não faz jornalismo; a Folha improvisa panfletos.

Gerson

Ai eles vão dizer:

"Cadê a foto , Cadê o Audio…heim heim ??"

Marco Poletto

Não falem mal da Folha, ela está de Rabo Preso Com os Demotucanos!!
a Veja só Olha e a Isto É, Já Foi! O Estadão é a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

Matheus Nahkur

Se todo o mau jornalismo da Folha estivesse limitado a não ouvir o outro lado, a imprensa brasileira seria 'maior'.

val

Deixei de ser assinante da folha há algum tempo. No inicio deste ano, a folha mandou no meu endereço, durante um mes seu jornal, graciosamente. Fui contatato logo no inicio deste periodo por uma voz feminina – televendas – oferecendo-me a assinatura. Educadamente agradeci e disse a ela que não voltaria a ser assinante do jornal pelo fato dele ter se transformado num "panfleto" dos partidos de oposição ao governo federal.
Não dá para ler, não dá para se informar atraves de um veiculo com linha editorial que a FSP adotou.
Lamentável.

Almerindo

Internet via WIMAX pelo Brasil afora neles!!!!! Aí veremos de verdade o choro e o ranger de dentes…

Esses PSEUDO-jornais irão ENCALHAR DE VEZ nas bancas!!!

Marcelo de Matos

A Folha merece aplausos por sua manchete de hoje sobre o atraso das obras do metrô paulista. Serra prometeu e não cumpriu. Mas o jornal silenciou sobre o aumento dado pelo homólogo de Serra, Aécio Neves, a 900 mil servidores públicos. Esse aumento que vai de 10 a 15%, enquanto Serra se nega a negociar com os professores em greve, não deveria ser tachado de "eleitoreiro". Não é assim que a Folha classifica os aumentos dados pelo PT?

Orlando Bernardes

Uma simples pergunta!

Mentem, distorcem, caluniam, e fica tudo por isto mesmo? Assim é muito fácil fazer oposição canalha sem responder pelos atos praticados. É esta a " liberdade de imprensa " que eles querem. Quando é que vão ser responsabilizados pelos seus atos canalhas?

Leider_Lincoln

Que povo exigente: daqui há pouco vão querer que a Veja não minta nem trabalhe para organizações criminosas…
Homenagem ao Dvorak:

hehehehehehehe

Fred Oliva

Já comentamos aqui inúmeras vezes…

Os membros do PIG estão, neste momento, trabalhando ativamente no programa que vai ser apresentado pelo PSDB/DEM no seu horário eleitoral gratuito.

O que vamos ver lá?

Serra, seu misterioso vice e alguns senadores, os de sempre, mostrando as manchetes da Folha, do Estadão e da Veja como provas irrefutáveis do fracasso administrativo e da enorme corrupção do governo Lula.

Quem está preocupado em informar ou esclarecer? O PIG?

Conta outra…

    Paulo Santos

    Enquanto mostra, por outro lado, as manchetes com os fantásticos e imprescindíveis projetos executados pelo super-hiper-mega-competente Serra.

    Fred Oliva

    É verdade…

    E o vagabundo-notívago diz que está sem tempo para inaugurar obras.

    Simples, não? É só começar a trabalhar às 8 horas da manhã, como qualquer trabalhador normal, e o tempo aparecerá, com certeza…

    Governador, o dia é para trabalhar e a noite é para dormir… e não para conspirar.

francisco.latorre

afinal…

chega de outro-ladismo…

rei azedo pontifica. tá dominado.

inqualificável essa ex-imprensa.

bacana mesmo é o blog do planalto. o outro lado. o lado do brasil.

Rogerio Braga

Esses esclarecimentos foram enviados à FSP, como poderiam ser enviados ao O Globo, Veja, Isto É… Triste e lamentável que através de mentiras tentem ganhar uma eleição, mas não conseguirão, pois Blogs e sites não permitem que as mentiras se propaguem da forma que o PIG gostaria, pois logo são desmentidas. Obrigado INTERNET, o que seria desse país sem a rede? Imaginem os jornais divulgando todo dia essas matérias oposicionistas e mentirosas e não tivessemos como saber a verdade, já que direito de resposta nunca sai na capa?

Daniel Campos

A Folha está seguindo o conselho do Esgoto (reinaldo azevedo), dito no convescote do instituto Millenium. Parar de fingir ouvir o outro lado.

Quero ver a hora que os "amigos" da Folha forem expulsos da política e a mesma tiver que viver de fato de vender jornal.

Deixe seu comentário

Leia também