Altamiro Borges: Mídia é cúmplice da exploração do McDonald’s contra seus funcionários
Tempo de leitura: 2 minA mídia e a greve mundial no McDonald’s
por Altamiro Borges, em seu blog
Está agendada para 15 de abril uma “greve mundial” contra a rede estadunidense de fast-food McDonald’s. A previsão é de que o movimento tenha a adesão de 200 cidades de 35 países. O motivo é a brutal exploração exercida pela multinacional, que paga míseros salários e adota inúmeras práticas lesivas aos direitos trabalhistas. Os trabalhadores brasileiros participarão da jornada.
Em meados de março, o sindicato da categoria (Sinthoresp) protocolou uma ação no Tribunal de Justiça do Trabalho de São Paulo exigindo o fim do acúmulo de funções e o pagamento do adicional por insalubridade. Houve protesto dos funcionários na Avenida Paulista e a população foi informada sobre a adesão à “greve mundial”. A mídia privada, porém, não deu maior destaque ao movimento. A multinacional é uma das maiores anunciantes do país, o que explica a cumplicidade da imprensa privada e venal!
A mobilização contra os abusos do McDonald’s tem crescido no mundo inteiro. Ela teve início nos EUA em 2012, quando os funcionários desta e de outras redes de fast-food se reuniram em Nova York para exigir aumento salarial e melhores condições de trabalho. Desde então, outras cidades de várias partes do mundo aderiram aos protestos. O movimento conquistou o apoio de vários sindicatos, de estudantes e até de pastores de igrejas de Nova York, Chicago e Detroit.
Arrogante e truculenta, a direção da multinacional tenta minimizar o impacto das mobilizações. “Esses eventos não são ‘greves’, mas manifestações organizadas para atrair a atenção da mídia”, afirma Heidi Barker, porta-voz do McDonald’s nos EUA. A realidade, porém, é bem diferente, conforme aponta Kwanza Brooks, funcionária da empresa na Carolina do Norte. “Quando nós começamos, poucas pessoas queriam participar. Elas estavam assustadas, com medo de perder o emprego. Mas o movimento está realmente crescendo, e pessoas que não sabiam que nós existíamos, agora sabem”.
Os efeitos da mobilização já se fazem sentir em vários terrenos. Em fevereiro, a multinacional confessou uma queda de 4% nas vendas em suas lojas nos EUA e de 1,7% em sua operação global, segundo reportagem do jornal “The New York Times”. Nas últimas semanas, o comando da “campanha global pelos direitos dos funcionários do McDonald’s” também comemorou outras vitórias parciais. Pela primeira vez na história ocorreu uma audiência do Comitê Nacional de Relações de Trabalho dos EUA em que a empresa foi acusada formalmente por práticas lesivas aos direitos dos trabalhadores e pela repressão à ação sindical. Antes, o órgão responsabiliza apenas os franqueadores da rede.
Já na terça-feira (31), a Comissão Europeia Antitruste solicitou, em Luxemburgo, informações sobre o acordo fiscal feito com o McDonald’s em decorrência das denúncias de sindicatos de trabalhadores de evasão da ordem de 1 bilhão de euros entre 2009 e 2013. E no Japão, os investidores de fundos de pensão detentores de ações do McDonald’s pediram a troca dos integrantes do conselho da empresa motivados pelas quedas nos resultados da companhia desde uma crise envolvendo o uso de matéria-prima estragada. Todos estes fatos, porém, não geram reportagens e denúncias na mídia “imparcial”. A grana da publicidade justifica a postura mafiosa!
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Comentários
Marat
Um de nossos grandes dramas é a idiotização de nossa população. Vejamos:
Muitos pais “terceirizam” a educação de seus filhos: Babás, escolas particulares, professores particulares, cursos de idiomas, esportes, balé etc. Eles mesmos não têm muito tempo para trocar umas boas ideias. Trabalham, e em seus momentos de folga leem jornais do PIG, ouvem as rádios do PIG, leem as revistas do PIG, ou, no máximo, leem livros de autoajuda… Os filhos, por seu turno, além de serem bombardeados com as ideias direitas do PIG, somente falam os assuntos que a direita pauta, e, seu círculo de convívio é formado em grande parte pelos inúteis aristocratas, que detêm os meios de produção e comunicação. Esses jovens só leem os grandes clássicos na época de vestibular, e muitos somente o fazem por obrigação, sendo que grande parte deles nem entende a essência do que está escrito.
O principal problema, a meu ver, já que grande parte da sociedade é idiotizada e alienada, e busca conhecimento na TV, ou em bobagens veiculadas na Internet, seria a democratização dos meios de comunicação. Deveria haver jornais, TVs e emissoras de rádio que se abrissem para teóricos de esquerda, para que as pessoas pensassem um pouco mais e descobrissem que muitos possuem boas ideias e desejam um mundo melhor. Mas como fazer se temos um Congresso predominantemente conservador e venal? E também, como fazer se temos um judiciário repleto de corruptos, venais e conservadores?
Lukas
Como sempre, o articulista está pouco se lixando para os trabalhadores. O negócio é atacar os inimigos.
Marcio
Essas redes de fast-food deveriam ser fechadas…não se vende nada saudável nesses lugares. É questão de saúde pública. A batata do McDonald’s não estraga, nem que você a deixe por meses e meses, ou seja, nenhum outro ser vivo come aquilo. Somente os humanóides…precisamos vencer essa cegueira…
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