15/06/2016
Nota dos Advogados
Lula pede que Teori informe MPF sobre abusos de Moro
Os advogados do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram hoje (15/06/2016) embargos de declaração ao ministro Teori Zavascki, para que o Ministério Público Federal seja notificado das condutas do juiz Sergio Moro que podem, em tese, configurar crime de abuso de autoridade e o crime previsto no artigo 10 da Lei 9269/96. O pedido tem base no artigo 40, do Código de Processo Penal e a notificação ali prevista é obrigatória de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
A defesa de Lula também insiste que Teori dê acesso ao conteúdo dos inquéritos remetidos de volta ao juiz de Curitiba, conforme havia sido solicitado desde março. O acesso aos autos é essencial para o exercício do direito de defesa, até mesmo para a elaboração dos recursos cabíveis no âmbito do STF.
O acesso aos procedimentos também permitirá identificar outros atos de usurpação da competência do STF cometidos pelo Juiz Sérgio Moro. Há outras ligações telefônicas interceptadas que envolvem autoridades com prerrogativa de foro no STF e até mesmo a juntada de laudo elaborado a partir de investigação sobre o momento migratório de tais autoridades.
Os embargos também mostram que o Procurador Geral da República pediu ao STF para incluir o ex-Presidente em investigações perante aquela Corte sobre os mesmos fatos ou fatos correlatos àqueles que são objeto dos procedimentos originados em Curitiba.
Conforme apontado pela defesa, há necessidade de “sistematização” dos procedimentos para que não haja violação ao princípio do “ne bis in idem”, que impede a existência de múltiplos procedimentos investigatórios sobre os mesmos fatos.
A decisão alvo dos embargos foi proferida na última segunda-feira (12/06). Por meio dela, o ministro Teori invalidou decisões do juiz Sérgio Moro proferidas nos dias 16/3 e 17/03, que autorizaram o levantamento do sigilo das interceptações telefônicas e buscaram convalidar gravação sem autorização judicial de conversa entre Lula e a presidente Dilma Rousseff.
Apoie o VIOMUNDO
Teori determinou também abertura de investigação por vazamento ilegal de informações e documentos que constam em procedimentos que tramitam em segredo de justiça, tal como requerido pelos advogados de Lula.
O ex-Presidente Lula reafirma não ser proprietário do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP) ou de apartamento no Guarujá (SP).
Todos os seus bens estão devidamente declarados e são compatíveis com as suas atividades. Apesar de todos os excessos e arbitrariedades já ocorridos, nada foi provado contra Lula.
Os documentos estão disponíveis em www.abemdaverdade.com.br
Cristiano Zanin Martins e Roberto Teixeira
Leia também:
Wanderley Guilherme: Desarranjo produzido pelo PMDB e PSDB não tem saída constitucional limpa
Comentários
FrancoAtirador
.
.
‘Todas As Instituições Estão Funcionando Normalmente’…
Sim, Sem Dúvida, nas Mãos de Organizações Criminosas…
http://linkis.com/clickpolitica.com.br/sTUE2
https://twitter.com/anabellbar/status/743253762815463424
.
.
Bonobo de Oliveira, Severino
Um bando de quadrilheiros bancando pose de que estariam combatendo a “…corrupção…”! Esse vocábulo já tão desgastado pelo uso na boca de bandidos, foi agora ao fundo da decadência quando as gangues compostas pela otoridades do Estado se associaram com as quadrilhas das redes criminosas de televisão. O paroxismo da degradação institucional.
FrancoAtirador
.
.
MINISTRO DO SUPREMO REAFIRMA DE FORMA CONTUNDENTE:
JUIZ SERGIO MORO AGIU COMPLETAMENTE FORA DA LEGALIDADE
http://imgur.com/SULurAO
https://t.co/7zW95H0DDZ
https://pbs.twimg.com/media/ClAMsQEWsAAVRmX.jpg
https://twitter.com/luisnassif/status/742832804178759681
.
.
CADÊ O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ)?
Supremo Tribunal Federal (STF) Reafirmou que Juiz Moro é Incompetente
para Autorizar Qualquer Investigação Contra a Presidente da República,
e decidiu pela Anulação das Gravações que foram Ilegalmente Divulgadas.
.
Ministro do Teori Zavascki, Relator da Lava-Jato no STF,
considerou Ilegais as Interceptações Telefônicas Divulgadas
pelo Juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba,
.
O Ministro-Relator fundamentou a Decisão afirmando
que o Juiz de 1º Grau Usurpou a Competência do STF
ao autorizar a Divulgação das Gravações das Conversas,
porque os Áudios relativos à Presidente da República
deveriam ser remetidos, de imediato, à Suprema Corte,
em vez de haverem sido Publicados, como fez Moro.
.
http://www.scoopnest.com/pt/user/emirsader/743003423604367360
.
.
Vitor Sorenzi
Se fossemos um pais serio (De Gaulle), Moro seria afastado e investigado. Como não somos, ele prende o Lula e o país pega fogo. Isso tudo porque a direita não conseguir produzir alguém decente para fazer politica de verdade.
José Bento
A direita não produz ninguém decente para fazer política porque eles não fazem política. A direita só entende de golpe.
Deixe seu comentário