SBPC repudia pesquisa do CFM sobre vacina contra covid em crianças: ‘Não se decide se a Terra é redonda ou plana por enquetes’
Tempo de leitura: 2 minDa Redação
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é a décima entidade a se manifestar oficialmente contra a pesquisa de opinião do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a vacinação de crianças contra a covid- 19.
Em nota (na íntegra, ao final) divulgada nessa segunda-feira, 15/01, a SBPC repudia negacionismo favorecido pelo CFM
Destacamos estes dois trechos:
“Lembramos que ciência não é matéria de opinião. Protocolos de prevenção e de tratamento de doenças são desenvolvidos a partir de pesquisas, do laboratório aos seres humanos”.
”Não se decide se a Terra é redonda ou plana, se Marte é um planeta ou um holograma, por meio de enquetes de opinião, como essa ora realizada pelo CFM. Questões científicas são tratadas por cientistas, mediante procedimentos rigorosos e mundialmente consagrados”.
Já tinham se posicionado contra a pesquisa de opinião do CFM:
ABMMD — Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia
Abrasco — Associação Brasileira de Saúde Coletiva
Cebes — Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
Apoie o VIOMUNDO
Frente pela Vida
RNMM — Rede Nacional de Médicas e Médicos e Populares
SBB — Sociedade Brasileira de Bioética
SBim — Sociedade Brasileira de Imunizações
SBI — Sociedade Brasileira de Infectologia
SPD –Sociedade Brasileira de Pediatria
Abaixo, a íntegra da nota da SBPC
SBPC REPUDIA NEGACIONISMO FAVORECIDO PELO CFM
A SBPC, maior sociedade científica da América Latina, vem a público condenar a enquete de opinião movida pelo Conselho Federal de Medicina, que indaga aos médicos sua opinião sobre a vacinação de crianças contra a covid-19.
Lembramos que ciência não é matéria de opinião. Protocolos de prevenção e de tratamento de doenças são desenvolvidos a partir de pesquisas, do laboratório aos seres humanos. A pesquisa básica estuda os mecanismos de ação de novos fármacos, propõe estratégias preventivas e terapêuticas, que são amplamente testadas antes de serem aprovadas ou rejeitadas.
Assim, embora a medicina seja exercida frequentemente como profissão liberal, suas bases são científicas. Foram os extraordinários avanços da ciência no último século, assim como as políticas públicas adotadas por governos esclarecidos, que permitiram eliminar a varíola e a paralisia infantil graças à vacina, bem como reduzir fortemente a mortalidade infantil e praticamente dobrar a expectativa de vida dos seres humanos.
Não se decide se a Terra é redonda ou plana, se Marte é um planeta ou um holograma, por meio de enquetes de opinião, como essa ora realizada pelo CFM. Questões científicas são tratadas por cientistas, mediante procedimentos rigorosos e mundialmente consagrados.
A Diretoria da SBPC
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário