por Conceição Lemes
Em tempos de internet banda larga, muitos querem tudo na base do pá-pum: objetivo, rápido e competente. Isso inclui a sexualidade. Tanto que sexo virou sinônimo de penetração; competência sexual é penetrar e ser penetrado. Se não houver, o restante do contato não vale nada. O “negócio” é ir logo para os “finalmentes”. Mero encontro de genitais. Uma pena.
“O prazer não é só genital, tem de integrar tudo”, argumenta a ginecologista e obstetra Fátima Duarte, com base no atendimento de mulheres de todos os níveis sociais e faixas etárias, em 30 anos de profissão. “A grande jogada para ter e dar prazer é distribuir carícias à vontade – sem pressa.
Isso mesmo. Sem a menooooooooooooooooooooooooor… pressa. Imagine-se num restaurante divino comemorando uma data especial. Você prefere que o chefe de cozinha prepare o seu prato em dois minutos, tirando-o do freezer, ou que demore para fazer algo especial? No sexo, é parecido. Você quer um prato feito rapidinho ou se dispõe a caprichar nos temperos, e depois saborear o manjar dos deuses? Pois as carícias são os temperos.
Por isso, aqui vai uma dica do livro Saúde — A hora é agora, capítulo Relacionamento — O corpo inteiro para amar : invista mais nas preliminares.
Em geral, não utilizamos nem 30% do potencial erótico do nosso corpo. E os receptores de sensações estão nele inteiro. Basta você e seu (sua) parceiro(a) se tocarem bastante para os seus pontos preferidos aflorarem. Por falar nisso, você sabe quais são os seus?
“Quanto mais tempo o casal se dedica às preliminares, maiores tendem a ser a carga erótica e o prazer”, abre o jogo a psiquiatra e especialista em medicinasexual Carmita Abdo, professora livre-docente e coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) da Faculdade de Medicina da USP. “A mulher fica mais lubrificada e a penetração mais fácil, o que ajuda, ainda, a atingir o orgasmo. Para o homem saudável, cria condições para boas ereções.”
INFORME O QUE E COMO GOSTA — SEM ACANHAMENTO
Aproveitando a brecha, algumas e alguns desabafam:
Apoie o VIOMUNDO
– Ah… Mas meu parceiro não sabe do que eu gosto…
– Adoro meu marido, só que de uns tempos para cá não sinto desejo.
– Quando estou de TPM, meu tesão vai pra cucuia.
– Minha ex-namorada ia às nuvens; a atual, eu tento, tento, e ela não tem orgasmo. Será que se o meu pênis fosse maior…?
– Há um tempo saí com uma menina só porque ela me deu mole. Falhei! Desde então, perco o controle direto. Quando me dou conta, já gozei; minha companheira fica uma fera, diz que não ligo para o prazer dela. Juro que me importo.
Calma. Praticamente tudo em sexualidade tem explicação e – o melhor – solução. Na maioria das vezes, é questão de informação. Frequentemente, a mulher espera que o homem nasça sabendo fazer sexo, para que ela não precise comunicar o que gosta. O homem, por seu lado, habitualmente acha que as carícias que uma mulher adora a outra também vai amar, certo?
Ambos errados. Nem o homem é o “professor” nem a mulher a “aluna”. Cada pessoa é uma pessoa. Para descobrir onde “mora” o prazer do(a) parceiro(a), o casal tem de fazer tentativas. A mulher não deve se envergonhar de comunicar o que lhe agrada, assim como o homem também não.
No Brasil, 3,4% dos brasileiros nunca se masturbaram, contra 34% das brasileiras. Portanto, se você ainda desconhece todas as suas áreas erógenas, sempre é tempo de elas serem exploradas. Prazer é questão de foco, duração e intensidade.
A mulher tem de aprender a identificar suas áreas prediletas de carícias e o homem a detectar novas. Seria o clitóris ou a vagina? O abdome, o pescoço ou os seios? Os lábios ou a sola do pé? Por acaso a cabeça ou o corpo do pênis? A região do umbigo ou a da nuca? Os lábios ou as costas? É tudo junto? Ou junto com o quê? Pegue a mão do(a) parceiro(a) e o(a) oriente. Você é que tem de lhe dizer: Está ótimo aí, continue!; Aqui, não!
Agora, não é fazer um carinho rápido e pronto. É preciso um tempo para o estímulo sair das terminações nervosas existentes nas áreas externas do corpo, chegar ao cérebro, informar que algo prazeroso está sendo feito e voltar sob a forma de sensação agradável. Além disso, você tem de informar sobre a intensidade dos toques naquele instante. São os movimentos lentos ou rápidos? Mais superficiais ou profundos? Em circular ou ziguezague?
“Se você silenciar, acabará entrando e saindo da relação sem a menor excitação, provavelmente não sentirá prazer, e o sexo se tornará desagradável”, comenta Carmita. Se o(a) parceiro(a) for realmente legal, ficará feliz em tomar conhecimento das suas preferências para lhe satisfazer. Portanto, nada de acanhamentos. Informe-o(a) das suas predileções, pois ninguém tem bola de cristal. Só assim o prazer de ambos poderá ser explorado ao máximo.
Nota do Viomundo: Saúde — A hora é agora, publicado pelaManole, tem como autores a repórter Conceição Lemes, o médico Mílton de Arruda Martins, professor titular de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, e o médico Mario Ferreira Junior, responsável pelo Centro de Promoção de Saúde do Hospital das Clínicas de São Paulo. Setenta profissionais de saúde, entre médicos, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, foram entrevistados para os 11 capítulos do livro.
Comentários
Jamil Murad: O risco dos “depósitos humanos” | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Sexo: distribua carícias à vontade […]
Atividade física: Dores e doooooooooooooooores | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Sexo, distribua carícias à vontade […]
Peterson
A teoria ja aprendi…
agora vou pra prática rsrsrs
Marie
ahhhhhh, mais que que isso. Excelente, Conceição! Adorei… Homens! Mulheres! sintam o prazer de dar prazeres! Não viajem muito só em palavras, sintam de fato o que seus parceiros querem na hora "H"… Tenham fogo, tenham vontades de mudanças até na hora do sexo, experimentem, vivam essas experiências… não se reprimam!!
Gilson Cabral
Isso mesmo doutora, muito contato, sinta o calor, o olhar, tente ler a mente do seu companheiro , tome um banho especial, barbeie, use cremes, um ambiente limpo, cheiroso, calmo, faça uma refeição leve, vá ao banheiro antes do sexo, tem que ser super limpinho . higienico, entre duas pessoas que se amam de verdade , não tem nada proíbido, tudo é permitido, sonhe, imagine, o sexo , o prazer, está na mente também, é lógico, que aqueles dois corpos estão ali fervilhando, mas, o amor , o sexo que perdura, que convida sempre, para a próxima vez , lógico entre aqueles dois parceiros, ali, fiéis, que se amam , que se entregam, se respeitam, se estudam , escolhem um dia especial, conforme a fase do relacionamento,, pode ser todo dia, várias vezes no mesmo dia, depende da idade, e da disposição do casal e é lógico, do amor, do se cuidar de sí para o parceiro, parceira, com muito respeito, imaginação, tesão, libído, clímax, excitação, um jorro , uma explosão, unidos, no mesmo objetivo, uma troca constante e equilibrada, no trans, durante, o ato, é uma maravilha, rostos rubros , suados, aquela vibração do calor, dos corpos quentes, que se amam, é o amor de verdade, pode ser papai e mãmae, ou aquelas outras, posições exóticas, não importa, o ideal é que o homem faça o desejo da mulher, deixa ela à vontade, por cima, com os mamilos, na sua boca, ela viaja, ele imagina, o seu pênis, dentro daquele canal quente , úmido, de amor, e de preferência, para os férteis, que usem codons, métodos contraceptivos , sejam responsá veis, inteligente,s, planejem suas vidas, trabalho, estudo, praser. , beije muuuuuito, abrace, ame intensamente, o tempo passa , respeite, o a sua parceira, aquele dia especial, tudo rola bem, tiau, bom amor.
“Sexo: distribua carícias à vontade” do site Vi o Mundo. «
[…] Por Conceição Lemes […]
Luciana
Conceição parabéns. Amei a matéria por trazer informações importantes para um ótimo relacionamento e para o amor em toda sua plenitude.O amor é lindo.
Conceição Lemes
Rick_90, IP 189.46.40.91. O senhor errou de endereço. Converse com a tua mãe a respeito.
Gerson Carneiro
Conceição, conta aí pra nóis esse "babado" hahahahaha…
Rodrigo
Hahaha!! Também fiquei cuioso. Isto não se faz Conceição….
Rodrigo
Corrigindo: curioso
Gerson Carneiro
[youtube BUGEPsUotD0&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=BUGEPsUotD0&feature=related youtube]
Gerson Carneiro
A delícia desse blog é isso: falar sobre tudo. Por o assunto na mesa. Com muito respeito e sem frescura. Nos colocando como se estivéssemos entre amigos em um boteco, falando sobre a vida. Eu amo isso aqui. Amo. E não quero perder a chance de estar aqui. Conceiçãozona, um beijo minha querida. Amo vocês.
@stelles_13
Excelente Conceição, referência! Belíssima matéria, a blogosfera tem q ser antenada com o q tem de melhor em todas as editorias, não apenas na política. Explorar o prazer da parceira é uma verdadeira arte, fazer ela ir além do que jamais imaginou, uma realização.
Bernardo F Costa
"Frequentemente, a mulher espera que o homem nasça sabendo fazer sexo, para que ela não precise comunicar o que gosta."
Isso realmente é um fato. :/
joão bravo
Hoje eu já não dou mais no couro,mas sexo pra mim nunca foi tabú, na minha juventude eu era uma Daiane na cama,com seus twist carpado.
Já peguei vários tipos de mulheres,a tipo cadáver,a fogosa etc…
Certa vez peguei uma em um motel,que só gritava e cravava as unhas em minhas costas e eu gemendo de dor,tentando me livrar foi horrivel.
Mas o pior é uma mulher cosquenta,peguei uma e logo cai de boca,ela fechou as pernas rindo, e me quebrou os óculos.
Agora,dava carinho e fazia caricias mas também era exigente,várias vezes protestei:
-Vamos lá minha filha,mete a boca nisto aí que não vai te morder…
Acho que as preliminares é tudo,ou melhor,para mim eram, porque estou casado a 28 anos e você tem de ser muito tarado para comer a mesma mulher por 28 anos.
Mas não tô morto,não é isso,hoje só cuido pra não queimar a lingua e vamos que vamos.Como dizemos aqui no sul,estou na idade que o prazer virou trabalho, e o trabalho virou prazer.
Hans Bintje
João Bravo disse:
"Certa vez peguei uma em um motel, que só gritava e cravava as unhas em minhas costas e eu gemendo de dor, tentando me livrar foi horrivel."
Que é isso, tchê! Quando a gente completa dezoito anos e uns quebrados, essas "chinas" povoam os sonhos dos "viventes"…
Mas cada coisa a seu tempo. Ainda bem que nós, "índios chucros", nos acalmamos. A vizinhança, a "indiada", agradece!
Geraldo
O povo faz sexo buscando o orgasmo, mas TEM ALGO MAIS BROCHANTE QUE EJACULAR??
Por isso, acho q o foco do sexo neste post eu deslocaria um pouquinho, ou deixaria mais claro.
Foi indicado para investir nas preliminares (concordo, faz diferença), mas as dicas sobre a exploração e comunicação expostas não estão nas preliminares, considero já o próprio sexo, o durante.
Afinal sexo não significa penetração.
Matéria muito boa.
Roberto Locatelli
Perfeito, Geraldo.
Tem até uma frase do anarquista Gilberto Freire: "O orgasmo é um estraga-prazeres". Essa frase vale para o homem e, em certa medida, também para a mulher.
Gerson Carneiro
Isssss… que delícia de texto. Adorei mesmo.
Chegou em um momento preliminar: antecedente ao final do ano.
Sempre viajamos, só nós dois, para lugares distantes aonde não tem internet. Aí é só fechar a cortina e nada de ver o mundo. Huuuummm… aí é só love :)
Penetração muitas vezes se torna um detalhe…. bom mesmo é ficar só no chamego. Quem ainda não descubriu isso, não sabe o que é bom.
@yakolev
Issoaê Conceição;
pois nesse tema o bom mesmo como já cantava o grande Martinho da Vila "É (fazer) devagar, é devagar, é devagar, é devagar, devagarinho"
Deixe seu comentário