Altamiro Borges: O Globo e o ato contra o golpismo midiático

Tempo de leitura: 2 min

por Altamiro Borges

O ato “contra o golpismo midiático e em defesa da democracia”, que ocorrerá nesta quinta-feira, dia 23, às 19 horas, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, parece que incomodou o poderoso monopólio da família Marinho. O site do jornal O Globo deu manchete: “Após ataques de Lula, MST e centrais sindicais se juntam contra a imprensa”. Já o jornal impresso publicou a matéria “centrais fazem ato contra a imprensa”. Como se nota, o império global sentiu o tranco!

Diante desta reação amedrontada, é preciso prestar alguns esclarecimentos. Em primeiro lugar, o ato do dia 23 não está sendo convocado pelas centrais sindicais, MST ou partidos. Ele é organizado pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, entidade fundada em 14 de maio último, que reúne em seu conselho consultivo 54 jornalistas, blogueiros, acadêmicos, veículos progressistas e movimentos sociais ligados à luta pela democratização da comunicação. A entidade é ampla e plural, e tem todo o direito de questionar as baixarias da mídia golpista.

As mentiras sobre o protesto

As manchetes e a “reporcagem” do jornal O Globo tentam confundir os leitores. Insinuam que o protesto é “chapa-branca” e serve aos intentos do presidente Lula, que “acusa a imprensa de agir como partido político”. A matéria sequer menciona o Centro de Estudos Barão de Itararé e tenta transmitir a idéia de que o ato é articulado pelo PT, “siglas aliadas”, MST e centrais. A repórter Leila Suwwan, autora do texto editorializado, cometeu grave erro, que fere a ética jornalística.

Em segundo lugar, é preciso explicitar os verdadeiros objetivos do protesto. Ele não é “contra a imprensa”, como afirma O Globo, jornal conhecido por suas técnicas grosseiras de manipulação. É contra o “golpismo midiático”, contra a onda denuncista que desrespeita a Constituição – que fixa a “presunção da inocência” – e insiste na “presunção da culpa” que destrói reputações e não segue os padrões mínimos do rigor jornalístico – até quem saiu da cadeia é usado como “fonte”.

Falso defensor da liberdade de imprensa

O Globo insiste em se travestir como defensor da “liberdade de imprensa”. Mas este império não tem moral para falar em democracia. Ele clamou pelo golpe de 1964, construiu o seu monopólio com as benesses da ditadura e tem a sua história manchada pelo piores episódios da história do país – como quando escondeu a campanha das Diretas-Já, fabricou a candidatura do “caçador de marajás”, defendeu o modelo destrutivo do neoliberalismo ou criminaliza os movimentos sociais.

Quem defende a verdadeira liberdade de expressão, contrapondo-se à ditadura midiática, estará presente ao ato desta quinta-feira. Seu objetivo é dar um basta ao golpismo da mídia, defender a soberania do voto popular e a democracia. Ele não é contra a imprensa, mas contra as distorções grosseiras dos donos da mídia. Não proporá qualquer tipo de censura, mas servirá para denunciar as manipulações dos impérios midiáticos, inclusive dos que são concessionárias públicas.

* Altamiro Borges é jornalista, blogueiro e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Glecio_Tavares

http://eptv.globo.com/campinas/noticias/NOT,0,0,3
Que noticia louca. Parece filme. A mafia ataca.

Glecio_Tavares

http://www.youtube.com/GlecioTavares#p/u/0/cz4w2u

Comecei pelo fim, foi voce que pediu Azenha. A fala da Luiza Erundina.

will

É preciso dar nome aos bois ! é isso que eles querem !

fazer como fez a Dilma com a Bolha de São Paulo.

Chegar em rede nacional e falar: É a Globo!; É a Veja!; é a Editora Abril!; É a Miriam Leitão, É aquele otário Augusto Nunes…

francisco.latorre

liberdade de expressão. esse o mote.

..

Cláudio S. Lima

Quanto a essa questão da liberdade de imprensa, acho engraçado, pois, como coloquei ontem na minha fala, a maior censura e o maior cerceio das liberdades de imprensa e expressão é o MONOPÓLIO da comunicação.
Um outro dado que deve ser considerado é que não acho sério um veículo de comunicação que tem como um dos principais jornalistas a bradar pela liberdade de imprensa o SR. ALEXANDRE GARCIA, que foi porta voz do governo militar. Ora, faça-me um favor… Como alguem que fez parte de um regime de exceção, como porta voz pode ter a cara de pau de querer ser um baluarte da luta pela liberdade de imprensa? Isso só pode ser uma farça.

Cláudio s. Lima

Caros Azenha e blogueiros, estive ontem no debate no CCBB / RJ e quero parabenizar aos organizadores, debatedores e o público presente ao evento. Para me identificar, eu fui o que fez a colocação e a pergunta no que tange a evitar que os grande veículos de comunicação de massa acabem por dominar o universo blogueiro e para isso seria importante que dentro do processo de inclusão digital fortalecessemos as rádios e tvs comunitárias com o uso da internet, pois esse meio não sofre as imposiçoes legais dos primeiros.

marcelo batista

O movimento tem que dar um geito de mostrar essa posição para a sociedade. Todos os meios associados precisam na sexta feira mostrar ao Brasil que esse ato não é do pt e sim de parte da imprensa e que reflete o desejo da maioria da população.

Baixada Carioca

Boa Miro.

Seria muito interessante se pudéssemos bancar a viagem dos dirigentes do Barão de Itararé para visitar as capitais dos Estados Brasileiros para a promoção de eventos como este de Sampa. Imagine uma onda no Brasil inteiro por um jornalismo de qualidade e pela Banda Larga federal? Esse PIG ia piar fininho, não?

    Marcio H Silva

    Se fizerem no RJ que é pertinho de Sampa, to dentro!!!!!!!!

Roberto

Essas "personalidades" tem o direito de manifestar suas idéias, mesmo que retrogradas, mas estão cegas pelo seu partidarismo – que fingem negar-, pretendendo impedir a manifestação livre do POVO, – pela primeira vez na história- dos que não tem voz na imprensa conservadora. O POVO entendeu que os maiores jornais e as maiores TVs não escrevem e falam a verdade, o que está bom para o POVO está ruim para essa imprensa dominante; alguma coisa não bate. Defendem os avanços de um governo anterior que não deixava investigar a corrupção, que sabotava as empresas públicas, que liquidava a preço de banana o patrimônio do Povo, que não fez escolas, não construiu rodovias, não gerou energia. Não dá para acreditar nessas -personalidades- elas estão contra o Brasil, elas estão contra o POVO, elas estão a favor apenas das personalidades, seus iguais.

Francisco Andrade

Isso esta me lembrando aquela marcha pela família e democracia, que foi organizada pela imprensa golpista antes do golpe de 64, …. igualzinho !

Só que hoje, a cabeça da população mudou, … e do exército também !

    ValmontRS

    gloebbels e você… nada a ver…

costa

Acabei de CANCELAR minha CONTA DE EMAIL DA GLOBO.COM, com o meu dinheiro essa porcaria (PIG) de jornal, não vai fazer mais esse jornalismo porco(PIG)…abraços e vamos incentivar outros a fazerem o mesmo….

    ValmontRS

    Nem um click para as organizações Gloebbels!
    Não dê ibope para golpistas.
    Boicote total ao PIG!

thomas hutchinson

A liberdade de expressão, só vale quando o PIG fala. Se alguém abre a boca contra eles, aí está agindo contra a liberdade de expressão.

Fábio Venâncio

Quem mais se beneficiou da ditadura militar ,quer posar de defensor da liberdade de imprensa.
Lembrei daquele filme do Jim Carrey ,O mentiroso.

Gerson Carneiro

Abusaram durante anos e passaram do limite. Agora despertou uma reação na sociedade que não vão conseguir segurar. Quem mandou cutucar o povo?

Marcio H Silva

Hoje assisti ao Jornal das 10 no globonews e após assiti ao entre aspas. Deu nojo de ver os caras atacando o Lula no discurso que ele fez no norte do país. Eles estão mordidos com este encontro, que foi bastante comentado no jornal. No entre aspas o assunto era o mesmo e convidaram dois comentaristas. O do instituto transparencia estava desconfortável nas suas declarações mas atacou o presidente, já o professor da PUC-SP atacou bastante o pres. Lula, dois manés. Assiti com expectativa do cara detonar a jornalista, mas me frustei. Voltei pros BLOGS Sujos.

SérgioFerraz

E quem é as Organizações Globo para falar em democracia ?
Seu passado (e seu presente) a condenam.

Suzy/Rio de Janeiro

Será que essa porra louca já teve senso de ridículo algum dia? Quanto ao baseado, com certeza.

Bonifa

Precisamos de um Manifesto muito mais avassalador, promovido por quem defende o voto soberano do povo nas urnas e o cumprimento da Legislação Eleitoral. Se o Presidente tem de governar 24 horas, não será Seu Zé Ninguém quem se arvorará a exigir isso, de forma enviezada, planejando abertamente um golpe de Estado. Não somos mais crianças embaladas por intelectuais agressivos à Democracia.

Alexandre Salazar

Roosevelt jogou a fiscalização contra impérios midiáticos e de qualquer natureza, lá na pátria dos PIGueiros. Fiscaliza a contabilidade desses porcos que aí sim é que vão ver escândalos de fazer corar estátuas do mármore mais branco que existir.

Fernando

Parabéns pela iniciativa!

Paulo Monarco

Ferreira Gullar??? O que este atual defensor dos donos da mídia estava fazendo num ato desses? Incoerência é pouco. Merece maior esclarecimento, afinal ex-comunista arrependido é igual ou pior que ex-fumante. E olhe que, seja esse "comunismo" ou fascismo, não importa, são lados opostos que se atraem. Diferentes na vestimenta, iguais no cego radicalismo.

Guilherme Milani, SP

Esse ato é aberto ao público anti-PiG? Se sim, como participar? Basta chegar chegando???

    Conceição Lemes

    Sim, Guilherme. abs

ROGERIO

Agora não dá mais.
A mídia golpista sentiu o golpe e vai reagir com todas as forças que puder.
As denúncias de parcialidade que Lula e Dilma lançaram contra o PIG, deixaram os barões da mídia desarvorados.
Agora, eles estão querendo se fazer de vítimas e estão dizendo em suas matérias que vamos promover hoje à noite, no Rio, um “ato contra a imprensa”, por que seríamos contra a liberdade de expressão.
É preciso dar nome ao nosso ato, senão os mestres da manipulação irão dizer que nosso protesto é chapa-branca e dirigido CONTRA TODA A IMPRENSA, o que seria um absurdo.
É preciso dizer claramente que nosso ato não é contra a imprensa toda, mas sim contra os três jornais que APOIARAM O GOLPE MILITAR DE 1964, que são o Globo, a Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo. E mais a Veja, revista do grupo racista Naspers, defensor do regime do“apartheid”.
Chega de imprecisão!
Chega de dar a volta do lado! Chega de falar por metáforas!
É preciso denunciar quem são os golpistas e sua história de atentados à democracia, manipulação e subserviência ao governo dos Estados Unidos da America.
É preciso dizer os nomes não apenas dos jornais e revistas, mas dos seus donos e de como eles fizeram fortunas servindo, sem licitação, à maquina de propaganda do regime de exceção!
É preciso dizer que nosso ato será, entre outras coisas, para a responsabilização criminal e política dos senhores Roberto Marinho, Otávio Frias e Julio Mesquita e dos seus familiares e empregados que os ajudaram a impor um regime de exceção, que fechou jornais, prendeu, torturou e matou sem julgamento, milhares de brasileiros e brasileiras.
Nosso ato deveria ter nome e esse nome deveria ser “1964, nunca mais! Um ato Contra a Rede Globo, os jornais Folha de São Paulo, o Estado de São Paulo e a revista Veja, por pregarem, novamente, como em 1964, o Golpe de Estado e o fim da democracia.

Rabuja

Parabéns pela iniciativa. O Globo e outros veículos da imprensa confundem liberdade de expressão com liberdade de excreção.

Fabio Martins

Com relação ao corporativismo oposicionista: canais de televisão, revistas ou jornais no Brasil, há discrepâncias que dispensam doutas análises. Desde sua posse, verdadeiros petardos visuais, escritos e ditos são lançados contra o que eles rejeitam. Quando algum grupo, assim arroga-se foros de infalibilidade , dele somente pode se esperar sentenciar que l'enfer, le diable, são os outros. E não importa que les autres sejam a maioria. Balzac também deve estar perplexo. Seus personagens de La Comédie Humaine, nem de longe são êmulos da ortodoxia oposicionista no Brasil.

Klaus

Azenha, Azenha, hoje tentam calar a Globo, um dia vão tentar te calar. Pequena censura é como pequena gravidez.

    dukrai

    véi, a tv é uma concessão pública, ela não pode ter um caráter desinformativo e manipulador que o histórico da gLobo demonstra, tipo Proconsult, edição de debates prejudicial a um candidato e notícias bombas que modificam o resultado eleitoral, como o escândalo dos "aloprados" de 2002, que foi julgado em definitivo pelo STJ como factóide sem comprovação.
    a ley dos medios na Argentina e o desmonte do império golpista midiático na Venezuela são passos no sentido da democratização da mídia, demonizada pela zelite e que se prepara pra manter os seus privilégios com os "manifestos" anti-Lula como este publicado aqui.

    Exilado

    "Hoje tentam calar o Globo…". É, ainda estamos no tentar, mas chegará hora, seu moço, que esse jornal terminará na maior vergonha de uma empresa: FALIDO!" Mas Klaus, porque será que tentam calar o Globo? É uma pergunta interessante, não acha. Não espero resposta, espero é ação: o que você faz para sustentar esses excrementos jornalísticos: é assinante de todos eles? Ninguém consegue calar um jornal que tem assinantes fiéis…. o problema é que os assinantes fiés já estão se sentindo desconfortáveis. Isso, sim, que é calar! O que nós fazemos é só jogar uma pá de cal…..

    ValmontRS

    Igualar o jornalista Luiz Carlos Azenha ao império gloebbels chega a ser ofensivo.
    Quem luta contra a matrix global jamais pode ser igualado a ela.

Andre Martins

Agora a noite o Merval disse na Globo News que os Blogs são financiados pelo governo, obviamente no intuito de jogar a opinião pública contra o ato programado para o dia 23. Merece resposta.

    Baixada Carioca

    Merece não. Eles estão dando satisfações para um seleto público de 4% que odeia o presidente Lula. Essa ladainha não alcança o povão.

Henrique

Que história é esta de legislação contra a blogosfera. Está em: http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Deta
É o PL 7131/2010 do Dep. Gerson Peres – PP/PA

    Bonifa

    Gerson Peres, de populista a golpista. Quem diria? Será que ele não pode se reeleger?

    Aristharco

    O Peres é do mesmo Estado do Ophir? Coincidência não?

Claudio Ribeiro

Santayana: "Se a imprensa tivesse força para dar o golpe, teria força para fazer o Serra subir nas pesquisas".
http://palavras-diversas.blogspot.com/2010/09/san

A guerra tá acontecendo diariamente nas manchetes de jornais e editoriais…E eles estão se desmoralizando com os resultados das pesquisas…

Maria Dirce

Parabéns a essa iniciativa, devemos sim reforçar nosso repúdio a mídia golpista e tendenciosa.

ja-bh

Mesmo de longe (BH) estarei com vocês nesse ato. Um abraço e parabéns ao Altamiro e a todos os blogueiros sujos pela iniciativa!

anarquista

Constituição da República, art. 5º, XVI: “Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”. Eis outra cláusula pétrea constitucional, que não é maior nem menor do que a liberdade de imprensa, e que garante a liberdade de reunião pacífica para exercer a liberdade de expressão coletiva do Barão de Itararé. Portanto, que no dia 23, todos os cidadãos presentes neste ato cívico, botem a boca no trombone. E, já que o PIG vai boicotar, que o vídeo seja disponibilizado em todos os “blogues sujos” da anárquica rede mundial de computadores. “Bem unidos façamos, esta luta final, uma mídia sem amos, a Internetional”. Forte abraço a todos e bom sucesso ao ansiado e ultrademocrático evento. Salam Ayek

Marcia Lima

Acho que estão se borrando de medo, pois hoje o casal 45 no Jornal lamaçal, não tocaram no assunto do momento (tráfico de influência) e nem atacou a Dilma, só falaram mal do governo muito brandamente… Até o Zé abandonado Serra pegou leve no horário político… Sei lá, tô até um pouco preocupada, ou é desespero pois verão a força das entidades sérias deste pais e do povo brasileiro, ou estão preparando mais alguma reporcagem pra tentar dar andamento no golpe! Gostaria muito de participar deste momento histórico, mas ficarei aqui torcendo por todos. Mostrem pra essa raça, a força do povo brasileiro!!!

    Aristharco

    Os caras estão "medrando" , do jeito que as coisas vão, o povão sairá às ruas e vai pegar pra capar… seja quem for… os blogueiros estão de prontidão para o toque das trombetas… pena de tucano demo…lido pra todo lado.

Lucio

A Folha(quer)poder publica a defesa da mídia pelo Sr. Sérgio Guerra. Parece piada o presidente do partidor maior beneficiado pela mídia defendendo a "liberdade de imprensa" e criticando o "ato contra a mídia". Tem horas que me dá um cansaço com tanta palhaçada.Estou em contagem regressiva para o final dessa patifaria.Nunca vi uma reunião com tanta gente cara de pau como ando observando.Essa eleição ficará para a história.Não consigo acreditar que com a vitória de Dilma isso seja esquecido.

Julio Silveira

Hoje em dia está muito facil ficarmos conhecendo o Imo de diversos personagens que transitam por aí atribuindo-se jornalistas .
Alguns querem se passar por gente igual a gente, mas são diferentes, são, como eles mesmos costumam se definir, vinho de outra pipa, os "cheirosos".
Antigamente conseguiam pela dissimulação angariar respeito. Ainda não conseguiamos perceber o arduo trabalho de marketing e o amparo que recebiam para alcançar esta distinção.
Já não ha mais marketings tão eficientes, essas figuras estão cada vez mais sendo pegas no atentado ao pudor. Mais e mais pessoas estão conseguindo retirar o veu dos próprios olhos e com isso só conseguem enxergar a nudez sem charme, decadente, tal qual o decrépito que a maquiagem não consegue mais ajeitar.

francisco

vamos começar imediatamente,um dia sem o globo, foia, estadão e outros PIGs, depois dois dias, tres dias, uma semana, duas semanas, um mês, dois meses, um ano, dois anos, até eles sumirem de vez. Amem. que assim seja se Deus quiser e Ele há de querer.

Uélintom

O Estadão está raivoso. A Opinião oficial do jornal de hojé é que o Presidente Lula faz "encenações palanqueiras", e que a elite que ele odeia é aquela que sabe ler (e é odiada por isso). Estão radicalizando a provocação feita pela Folha de São Paulo, e que tirou o Presidente do sério (com toda a razão).

Me parece que estão querendo provocar o Presidente, para levar a uma situação em que, nas edições da véspera da eleição, saiam com capas pretas, com tarjas ou qualquer coisa do tipo, afirmando que o Brasil está sob um golpe de Estado dado por Dilma, PT e pelo próprio Presidente Lula.

A tendência parece ser a de provocar reações fortes para estampá-las nas capas no dia seguinte. Será que eles têm noção do que podem conseguir com isso?

trombeta

Gente, o direito à informação está consagrado na Constituição Federal, todo cidadão brasileiro tem direito a ser informado de maneira transparente e imparcial dos fatos que ocorrem no país e no mundo pelos veículos de comunicação.

O que o PIG faz é promover seus interesses político-empresariais acima do direito do cidadão à informação, daí a manipulação, deturpação e omissão. Não tenho dúvidas de que os barões da mídia vão tentar se vitimizar com o legítimo ato convocado, vociferar a ameaça a seu manto protetor (a liberdade de imprensa) mas o povo não liga mais, as pessoas percebem o imenso fosso que existe entre os interesses de meia dúzia de famílias proprietárias e os milhões de brasileiros que são tratados como marionetes e imbecis pelo jornalismo tendencioso que pratica a mídia oligárquica.

Manifesto meu apoio irrestrito ao ato lançado, chegou a hora de enfrentar o baronato midiático e seus jagunços.

Remido sauim

Brincaram com o povo brasileiro e agora estão se borrando de medo.

    Baixada Carioca

    É que achavam que o povo se comportaria como carneirinhos. Já não somos mais manipulados. Adorei a internet!

Bury

Pra quê autocrítica, depois de tanta patifaria, né, Organizações Globo? Né, Folha, Veja, Estado? Seria como entregar que fizeram mesmo jornalismo porco, parcial e nas coxas. Melhor continuar com a covardia dos dedinhos em riste, jogando a responsabilidade para outros. Não é à toa que são profissionais de nível tão baixo.

E é sempre bom saber quem são os responsáveis pelas barbaridades: aqui, foi a tal Leila Suwwan. Guardarei esse nome.

Julio Silveira

Eles estão cada vez mais enlouquecidos. Tudo que o povo já sabia, mas que era sempre mascarado (principalmente por que o politicos parceiros via de regra ganhavam a eleição e cobriam com panos quentes), está cada vez mais escancarado. Com isso a capacidade de influirem nas decisões do estado, usando o povo, se valendo de suas artimanhas, tomando como refem bandeiras como a liberdade de imprensa para tripudiarem a legislação e pautar o ordenamento juridico em seu proveito. Tudo isso está sob a luz. e quando existe luz os seres da travas correm para seus buracos gritando imprecações.

J_Amaro

Uma imprensa livre e democrática é o ideal. Infelizmente, nessa campanha eleitoral assistimos a alguns profissionais da imprensa agirem como meliantes. Jornalistas – se é que podem ser chamados assim – têm feito a nobre profissão parecer uma facção do crime organizado. Sem ética ou outros atributos das pessoas de bem, escamoteiam o noticário em favor de certos candidatos, dos próprios interesses e das finanças de seus patrões. Durante 24 horas, com a habilidade de marginais, fazem a maior campanha paralela que um candidato a presidente da Camorra já teve. O povão está vacinado; não liga para os barões da imprensa e seus asseclas. A matilha ladra, e Dilma vai de vento em popa. O outro candidato vai pra cucuia.

Well Costa

Falso defensor da liberdade de imprensa (texto de Altamiro Borges)

O Globo insiste em se travestir como defensor da “liberdade de imprensa”. Mas este império não tem moral para falar em democracia. Ele clamou pelo golpe de 1964, construiu o seu monopólio com as benesses da ditadura e tem a sua história manchada pelo piores episódios da história do país – como quando escondeu a campanha das Diretas-Já, fabricou a candidatura do “caçador de marajás”, defendeu o modelo destrutivo do neoliberalismo ou criminaliza os movimentos sociais.

Quem defende a verdadeira liberdade de expressão, contrapondo-se à ditadura midiática, estará presente ao ato desta quinta-feira. Seu objetivo é dar um basta ao golpismo da mídia, defender a soberania do voto popular e a democracia. Ele não é contra a imprensa, mas contra as distorções grosseiras dos donos da mídia. Não proporá qualquer tipo de censura, mas servirá para denunciar as manipulações dos impérios midiáticos, inclusive dos que são concessionárias públicas.

Eu e Altamiro temos algo em comum (meu texto em sobre outro assunto, Kotscho: Qual é a fronteira entre o JN e a propaganda de José Serra?)

Emissora podre, se faz na desgraça alheia, meretriz descarada, falsa moralista, luta pelo lirbedade de imprensa mas pra usar para o seu bel prazer, cancer que corroi nossa sociedade, formadora de opinião unica exclusivamente para uso proprio, gosta de por coleira em seus funcionarios, mas jamais gosta de ser contrariada ou questionada, tem uma historia de vida obscura, nebulosa e sombria, faz escravo aqueles que lhe deve, e inimigo mortal aqueles que lhe contraria, uma a conseção publica para fins egoista e maleficos, insinua, acusa, ludibria, pensa que é rica, mas é cega pobre e nua, cega, por que só enxerga seu lado prepotente, arrogante e mesquinho, pobre por que só consegue algo por meio de ameaças, conseções por meio de falcatroas, apoio por interesse do toma lá da cá, "vide ditadura", e nua por que não a mais como esconder suas vergonhas, seus podres, esta vindo a tona a cada dia que ela se pronuncia atraves de seus reporteres, ventrilocos, nos ultimos anos suas ações é comparada a alguem que esta a se afogar, se passar uma folha de uma arvore ela se agarra, ela quer se salvar nao quer saber como, ou por onde…Viva o Brasil , Viva a Rede!!!

    Bonifa

    O Globo, como "Defensor da Liberdade", não resiste sequer a uma queixa comum no Ministério Público.

Marat

O PIG não perde a mania de mentir, sofismar, tergiversar e apoiar o candidato da extrema-direita – tsc tsc tsc tsc tsc
O ato, creio, não é contra a Imprensa, mas sim contra a impren$$$a que prolifera em nossas redações, tal qual ratos!

Joana Belarmino

Parabéns. E nós, de fora de São Paulo, deveríamos criar um tópico para o twitter, do tipo: #eu também estou indignada com o partido da mídia golpista. ou algo do genrero, que tal?

LuisCPPrudente

A golpista Organizações Globo pratica atentado à liberdade de informação dos cidadãos, deturpa fatos e tem que pagar por seus abusos e arbítrios contra a liberdade de imprensa.

"Ley de Midias" nas Organizações Globo.

Irani

O ato público tá incomodando o PIG, Azenha, só tá saindo notinha. Isso não pode ficar apenas em SP.

    CESAR TUBINO

    É pura verdade aqui em Porto Alegre/RS, poderiamos organizar o mesmo ato…chega de RBS..

Machado

Azenha, porque não se organiza esse ato para outras capitais do país?

José Carlos

Estarei no ato. Concordo com o Marcos: há que se precaver dos provocadores profissionais.

easonnascimento

Nós que estamos distante de São paulo, devemos apoiar o movimento com outras formas de engrossar o cordão dos protestos contra a mídia. Uma campanha que aumente os cancelamentos das assinaturas de Veja, Folha, Estadão e Globo deve ser iniciada imediatamente. Nos estados devemos procurar os partidos políticos e as representações das Centrais Sindicais para fazer algo do gênero. vamos à luta. Abaixo o PIG. Viva a democracia. Viva Lula. Viva Dilma. Viva o Brasil.
http://easonfn.wordpress.com

Fabiano

Pra ver como a imprensa chapa marrom mente. Estão mentindo a respeito do ato que vai protestar contra suas mentiras. Não é confirmativo da premissa da manifestação??

KNeto

Quando afinal se discutirá a criação do Conselho Federal de Jornalistas?

Odonir Oliveira

Quanto me orgulho da imprensa brasileira com os nervos expostos em feridas purulentas!
Quanto orgulho tenho disso tudo!
"VEJA, nunca indispensável"."Folha, não para ler !"
"ESTADÃO – ÃO é apenas um sufixo, não uma qualificação".
"ÉPOCA, nem em priscas épocas valia alguma coisa"

Valentin

Altamiro

Todo apoio do Centro de Estudos Barão de Itararé.
O PIG, globo à frente, tem pavor daquilo que voces estão fazendo nos blogs: O CONTRA-PONTO DAS MENTIRAS OU DISTORÇÕES que eles produzem. Sucesso total no evento.

oswaldo j. baldo

Vou engrosar o coro.

Carlos Alberto

Tenho um tio, já de idade, homem esclarecido, que mantém assinatura de veja há anos, por pura inércia.
E venho há tempos constatando que a leitura da dita cuja funciona como uma espécie de lavagem cerebral e muitas
"vítimas" nem chegam nem a ser dar conta disso. Para meu espanto, meu tio, que sempre se posicionara mais à
esquerda, começou a abraçar as teses reacionárias e terroristas difundidas por essa imprensa marrom.

O_Brasileiro

Já vi o Brizola lutar contra a mídia golpista sozinho muitas vezes!
E Brizola, o único candidato a presidente em quem votei além do Lula, não será por mim esquecido pela coragem que teve de enfretar sozinho as Organizações Globo numa época em que elas mandavam no país!
Agora, mais de 20 anos depois, a sociedade se organiza para protestar contra a insuportável manipulação da mídia.
O Altamiro foi perfeito quando enumerou as consequências desastrosas da manipulação da opinião pública pela mídia golpista, principalmente quando citou o neoliberalismo, que só beneficia os muito ricos! (Não adianta ser só um pouco rico para ser beneficiado pelo neoliberalismo!)
Que "morra" de vez a manipulação golpista das notícias!
Que notícia seja o que a notícia deve ser: a verdade dos fatos, vista por todos os ângulos!

    Baixada Carioca

    Pois é. Brizola não teve sucesso porque estava sozinho. Não podemos deixar o Barão de Itararé sem o apoio da massa. Em breve acontecerá um movimento no RJ e este exemplo deveria se espalhar para as demais capitais.

waldir ferreira

Sobrou pro Andre Puccinelli,

tai os videos no Youtube

http://www.youtube.com/user/uploaders100

Daci Vieira

Eles vão enlouquecer de vez!! o Barão de itararé ainda é um bebê, acabou de nascer e já está fazendo todo esse barulho!!
Não vão continuar falando o que bem quer e ficar por isso mesmo… Dilma Neles!!
Eu não deixo de participar de um encontro desses por nada nessa vida, sendo em São Paulo sempre vou participar!
Não sou filiada a partido politico ou a movimentos sociais, faço minha parte como cidadã que sou.

Ninguém vai parar o Barão, até quinta meu povo!!

Gerson Carneiro

Em 1989, Cazuza dizia:

"As pessoas vão ver que estão sendo roubadas
Vai haver uma revolução
Ao contrário da de 64
Vamos pra rua
Vamos pra rua
Vamos pra rua
Vamos pra rua
Pra rua, pra rua

Vamos acabar com a burguesia
Vamos dinamitar a burguesia
Vamos pôr a burguesia na cadeia
Numa fazenda de trabalhos forçados"

    Heitor Rodrigues

    "A burguesia fede,
    A burguesia quer ficar rica.
    Enquanto houver burguesia,
    Não vai haver poesia."

    Cazuza

Maurício Gil

Azenha,

Não sei se o Altamiro encaminhou o comentário ou outro esclarecimento ao Globo, mas seria deveras interessante deixar bem claro a todos que o Governo Federal nada tem a ver com o ato.

Jairo_Beraldo

Não há que se prestar esclarecimento algum ao PIG…aliás, eles que tem esclarecer tamanha violencia contra os movimentos sociais, contra a liberdade de expressão e imprensa e principalmente contra as instuições constituidas, em especial, a Instituição Presidencia da República.

ruypenalva

Apoio totalmente esse ato, que deveria ser seguido de outro contra a parcialidade do TSE. Soninha anda mei trôpega, é a ressaca da derrota, tá precisando de muitos ppesses na buchaca.

Julio_De_Bem

Bueno, hoje obtive uma vitória contra o PIG-organizado. Consegui convencer meu pai a cancelar a assinatura que ele tinha da veja a 15 anos.

    Gerson Carneiro

    Julião meu rei,
    O próximo passo é convencê-lo a assinar a Carta Capital.
    Mas antes, introduza-o no Viomundo.

    Julio_De_Bem

    Já Tentei, mas ele não sabe nem ler e-mail direito eheh.

    A Carta Capital já esta na minha casa e na nosa empresa. Sempre tem algum protesto dos direitistas eheh, mas se Carta Capital continuar com um jornalismo transparente, acho que acaba conquistando essa fatia.

    a Lesma Lerda

    Julio..nao existe isso de cancelar assinatura dessas porqueras..vc vai ter de continuar pagando a fatura que rqueira quer não;;
    isso é como entra pra mafia..vc so sai morto..

    Julio_De_Bem

    Lesma, foi um parto pra conseguir o cancelamento. Em determinado momento, estava no viva voz, pois ele queria mostrar a insistência do atendente – que estava fazendo seu trabalho- e o cara queria dar tudo de graça pro meu pai. Não sei quantos anos de isenção etc etc…Se não fosse ele gritar com o atendente pra cancelar pq precisava trabalhar, não haveria cacelamento.

    Archibaldo S. Braga

    grande julio!!! vAMOS COMEÇAR UMA CAMPANHA: FAÇA UM BEM PRÁ DEMOCRACIA TIREM SEU PAI OU PARENTE DA LAMA,,, FAÇA-O CANCELAR UMA ASSINATURA DO PIG!!! A. S. Braga

    Baixada Carioca

    Boa Júlio. Hoje você viveu o seu dia de Messias, o libertador!

Marcos

Azenha, desejo sucesso ao ato, mas juízo com os provocadores profissionais.

    carmen silvia

    Marcos acho que nesse ato vai ter muito macaco velho que já sofreu todos os tipos de provocação são pessoas que detectam provocadores profissionais pelo cheiro e a milhas de distância,mas nunca é demais pedir atenção aos participantes e desejar sucesso e boa sorte como diz o PHA.

    Suzy/Rio de Janeiro

    Pô, é necessário muito cuidado, mesmo. Estou temerosa que baderneiros infiltrados provoquem confusões e violência. Já basta o terrorismo que o PIG anda fazendo, distorcendo as intenções dessa magnífica iniciativa. Como eu gostaria de ver esse mar de gente altiva, inteligente, pacífica, dando lição de democracia… Como não vou, ficarei torcendo para que tudo aconteça na santa paz.

duducoutinho

http://antidemocratico.wordpress.com/2010/09/21/h
Sonsinha perdeu o senso do ridiculo?

    Mariana Andrade

    Baseado de má qualidade dá nisso!!!

Deixe seu comentário

Leia também