Hélio Sassen Paz , aqui, nos comentários
Azenha, Conceição e demais amigos do Viomundo. Estava batendo um longo papo com um amigo muito querido que mora em Miami, mas é de esquerda. Surgiu a seguinte notícia (que é do tipo que faz a base do PT comemorar sem saber que se trata de uma caixa de Pandora): Canais pagos superam Globo e batem recorde de audiência.
Bem… Diria que há aí seis pontos que não podem JAMAIS passar desapercebidos. Ignorá-los é o primeiro passo para a derrota – senão eleitoral a curto prazo, certamente simbólica e discursiva logo mais adiante, com consequências irreversíveis para o futuro eleitoral e também no tocante à credibilidade do partido.
Ei-los:
— Primeiro, porque a Net é da GloboCabo;
— Segundo, porque quase 1/4 dos canais oferecidos são da própria Globo;
— Terceiro, porque não existe Al Jazeera nem Telesur na grade;
— Quarto, porque o padrão tecnoestético (imagem em full HD, áudio digital Dolby 5.1, iluminação, rebatimento da luz, design arquitetônico de cenários e bancadas, motion design (design de vinhetas de abertura e de legendas ao longo da programação) e também a falta de divulgação publicitária massiva da existência da TV Brasil tornam-a pífia ao invés de revolucionária e esclarecedora. Portanto, não funciona como motor de mudança da opinião pública;
— Quinto, porque a Globo pode copiar a fórmula gringa de seriados em episódios de menor duração e retoma a liderança em pouco tempo;
Apoie o VIOMUNDO
— Sexto, porque o hábito da maioria dos internautas é replicar nas mídias sociais e nos portais de conteúdo o mesmo tipo de crença e de consumo que realizam nas mídias analógicas. Então, eles vão baixar a novela, o Jô, o JN, etc. em outros horários. Eles apenas se desvincularam da grade de programação fixa.
Desculpa se desapontei alguém. Porém, em tempos de uma guerra suja e sem fim, enxergar o copo meio vazio parece ser sempre melhor conselheiro do que enxergar o copo meio cheio.
PS do Viomundo: Hélio Sassen Paz é jornalista e professor na Unisinos
Leia também:
Leia também
Ricardo Oriá e a conquista do 20 de novembro: Nossos passos vêm de longe!
Dia da Consciência Negra
Marcos de Oliveira: O complô dos rentistas contra a economia brasileira
Novo aumento injustificado da Selic
Comentários
Flávio
Ley de médios!!!! Propriedade cruzada!!!! Monopólio!!! Regulamentação externa da mídia como na Noruega!!! Assim podemos ter uma TV e mídia isenta.
José X.
A propósito, parabéns pela foto dos zumbis que ilustra este artigo. :)
É exatamente isso que a Globo faz, transforma seus espectadores em zumbis. Ou pelo menos, em coxinhas. :)
Urbano
Como dizia o personagem: a ignorança é que astravanca o progressio. Há quem vote no demo, quanto mais assistir a groubostonoma e caterva.
Marcio
O mais grave da comunicação de massa através das emissoras abertas ou fechadas é o viés cultural que elas oferecem ao povo que as assiste. Chegam a protagonizar padrões de comportamento que só servem para deixar a sociedade ainda mais carente de reflexão e crítica, mais pobre. Como exemplos, assistam os resumos (se tiverem paciência) das mais recentes novelas e seriados da Globo. Os enredos são conjuntos de crueldades e baixezas que são reparadas ou remediadas somente nos últimos capítulos. Entretenimento, anestesia ou ditames de comportamento?
Alan
As emissoras TVs aberta ou paga como temos hoje, já estão obsoletas e moribundas, pois as smart-tvs estão cada vez mais baratas, o acesso à internet cada vez mais popular, o Youtube coalhado de filmes. Tenho uma smart-tv, não vejo tv aberta, cancelei a tv a cabo, economizo grana e estou muito satisfeito…
Heitor
Por essas razões que eu não tenho tv por assinatura.
Orgulho de ser “bobo” e não ser um Net. Orgulho de andar sempre atrás e não “na frente sempre”, como diria a Sky.
Vinicius Garcia
No que depender de minha pessoa, Globo, NET, ou similares estão perdidos. Me informo pelo internet e só ligo a TV para games, creio que esta é uma tendência, pois alguns levantamentos refletem que apesar do aumento populacional, a TV tanto aberta como a de transmissão paga, perde audiência, algumas empresas já fazem publicidade em jogos, a internet se torna um principal meio de publicidade. Isso não vai acabar com a TV, como a TV não acabou com o cinema.
Jose C. Filho
Estou desiludido com a Sky. O jornalismo de band news é repetido 24 horas por dia e como a globo news, são máquinas de moer petistas impiedosamente, além de enaltecer tucanos e esconder suas incontáveis sujeiras. Os canais de filmes repetem por dias a fio os mesmos filmes, sempre propagando o falso heroísmo dos imperialistas. Da diversidade de canais disponíveis poucos são aproveitáveis. Assisto os jronais da TV Brasil, alguns documentários e futebol. Assistia muito a TV Justiça, mas a presença no plenário do Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, me causa enjôo. Enfim,do jeito que está, não vale a pena o investimento. Ficar plugado na internet é melhor meio de obter informação e entretenimento.
J Fernando
Baixar novelas é uma realidade de internautas do sexo feminino há tempos.
Agora, baixar Jô, e acreditar ainda que alguém vai baixar Jornal Nacional para assistir depois, aí, é demais.
Pois é
E há jornalista imbecil, um que gosta de tolete de merda ilustrando suas idiotices, que acha que a Globo tá ficando mais pobre
Julio Siveira
Enquanto o dólar for moeda forte mundial, enquanto os states forem a referência econômica e cultural e a Globo sua principal propagandista aliada no país, ela e sua gente nunca serão fracos, por que nunca serão abandonados na estrada. Eles prestam grandes serviços a cultura ‘ocidental’ yanke.
MARIA MERCEDES MENEZES DE QUEIROZ NOBRE
Julio, não sei o que você quer dizer com referência cultural. No meu entender, referência econômica, tudo bem, mas cultural, eu tenho as minhas dúvidas. Mas se for, estou bebendo em outras fontes, há muito tempo. E não me arrependo. Sorry
Julio Silveira
Maria, você é uma privilegiada por ter possibilidade de buscar essas outra fontes, mas no contexto nacional poucos tem essa possibilidade. Mas falemos sérios você não vê mesmo influência cultural yanke indiretamente sendo introduzida por esses grupos de “cidadania mundial”? Você não enxerga que temos sido macaquinhos de imitação até na adoção modos e até de palavras inglesas inseridas em nossa língua? Adotamos desde desde os modismos até as formas musicais de protesto deles, só para não dizer que não falei de flores.
Julio Silveira
Essa grande droga que estamos consumindo é justamente por acreditar que a programação que recebemos, tanto na TV aberta, quanto na paga, tem base cultural nacional. Existe pouca percepção de que ela é praticamente toda representativa da sociedade americana. E quem disse que o povo escolheu por essa preferência? esse alinhamento cultural?
Baseado em que, temos que engolir essa afiliação? inclusive tecnológica, vinda principalmente da America do Norte? Inclusive nos tornando inconscientemente contrários a cultura de outros países aos quais pouco conhecemos, mas já tendo opinião contrária formada. Importamos da America do norte quase tudo, e isso tem produzido nosso enfraquecimento cultural, que só faz aumentar nossa dependência a eles. Com isso temos aberrações são vista com naturalidade. Sofremos ingerências de forma consentida, nos subordinamos colocando-nos como menores em estatura ante eles. O que é a cultura daninha, sofremos ingerência direta e até indireta, e ainda acreditamos poder ser um Estado Soberano. Mas perdemos a noção de que qualquer nação, qualquer estado, que se quer soberano, deve começar prezando sua identidade cultural e ele fazer suas escolhas de exemplos, dentre as diversas culturas, de forma democrática, pela cidadania, não permitir que seja delegada essa responsabilidade a meia duzia de grupos familiares corporativos com interesses que podem e demonstram ser completamente diversos do interesse do publico nacional.
Bárbara de Pindorama
Por isso há um exército de jornalistas, alguns formados com dinheiro público, xingadores de Hugo Chaves, já morto. É a militancia paga.
Julio Silveira
Você entendeu, parabéns.
Coutinho
Parabéns, Júlio, pelo seu lúcido comentário. Há muito tempo penso assim. Quem viu o comportamento da Globo e dos demais grandes veículos de comunicação durante o golpe de 1964, não pode esperar coisa boa vinda desse grupo. A nossa elite possui a síndrome do vira-latas, parafraseando Nelson Rodrigues; seus componentes adoram ser súditos dos Estados Unidos e da Europa. Aliás, sempre foi assim. Não me canso sugerir a leitura do livro “A Ilusão Americana”, de Eduardo Prado, escrito no final do século 19 (1894), com apresentação de Ruy Barbosa,publicado pela Editora do Senado em 2010.
lidia virni
Na grade básica da Net, é reprise diária de filmes, filmes superviolentos ou deprimentes, enfim, melhor ler um bom livro ou ir ao cinema, cuja limitação são os preços abusivos, ao teatro (preços mais abusivos ainda) ou a um concerto.
R Godinho
A Globo já não tinha vendido a parte dela na Net?
TV, tal como é agora, é algo fadado a ter fim em alguns anos, duas ou três décadas no máximo. Quanto mais crescem o volume de dados e velocidade de transmissão, mais se aproxima o momento em que o mercado audiovisual será dominado pelas distribuidoras de internet. Elas podem financiar produtores independentes das grandes emissoras e estúdios de cinema, organizar o mercado de patrocínio / merchandising em favor desses produtores, ajudar a proliferação de portais de audiovisual que nunca terão poder financeiro suficiente para enfrentá-las e quando acharem que chega de brincar de capitalismo competitivo, começar a comprar ou destruir os independentes.
MacCain
Também pensava que a NET é da Claro do empresário mexicano Carlos slim, a Globo vendeu faz tempo.Que eu saiba a Globo é associada da Sky do Rupert Murdoch.
José X.
Tanto faz se é tv paga ou não, o modelo tv onde o espectador é passivo vai perder a primazia como fonte de entretenimento.
Youtube, Netflix, Apple tv, Amazon tv, Roku, Hulu, Chromecast, etc, ou a infinidade de caixinhas e sticks vindos da China tornam o espectador *dono* de suas escolhas, assistir o que quiser na hora que quiser, pausar, voltar atrás, avançar, etc, sem ter que ficar escravo da emissora.
Isso sem contar os torrents…
Isso sem contar o pior inimigo da tv: Facebook…Pessoal entra no Facebook e entra em transe…
Eu só estou esperando para ver quando é que vai estourar a bomba: transmissão ao vivo de futebol pela internet…
A rigor, o único produto “bom” que a Globo tem são as novelas.
Quanto à TV Brasil, acho até bom que não se invista muito nela…vejam o que os tucanos fizeram com TV Cultura em SP, transformaram-na em um apêndice do PSDB…investir na TV Brasil agora é prepará-la para ser tomada de assalto por um futuro governo anti-povo e anti-Brasil (alô alô PSDB, é com você).
Hudson Lacerda
Várias dessas “alternativas” à Globo são tão más quanto ela. Facebook é um grandes inimigos da humanidade, que bisbilhota e vigia seus “alvos” – “compartilhando-os” com o governo dos EUA. “Target” (alvo) é o termo usado tecnicamente pelo FB para se referir aos seus usados, ou seja, quem tem conta lá – e talvez também a quem não tem conta lá, mas teve seus dados pessoais chupados para lá.
Junte-se à Diaspora* : diasporafoundation.org
José X.
Nas atuais circunstâncias, e no Brasil, Facebook é melhor que Globo.
Agora, de modo geral, o problema da privacidade é algo muito complexo para ter uma resposta simples.
Rodrigues
E mesmo que estes canais pagos não fossem da Globo, não vejo qualquer vantagem, à médio prazo, em uma audiência massiva de enlatados norte-anericanos ou de programas de auditório travestidos de mesa redonda.
Deixe seu comentário