Requião é contra venda de ações do Banco do Brasil para estrangeiros
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) cobrou nesta terça-feira (22) uma posição dos candidatos à Presidência da República e dos partidos sobre a venda de ações do Banco do Brasil para estrangeiros. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso permitiu à época a compra de 5% das ações. O ex-presidente Lula subiu o patamar para 20%. E agora a presidente Dilma Rousseff ampliou para 30%.
“Não é ingresso de capital. É liberdade para que estrangeiros comprem na Bolsa ações de acionistas brasileiros. E a do Banco do Brasil não está nos melhores momentos. Embora o Banco do Brasil seja o grande banco que opera na América do Sul e um dos bancos que operam com maior lucro no mundo”, ressaltou o senador.
Requião lembrou que os dividendos pagos pelo valor das ações pelo Banco do Brasil somaram 9,8%. No Bank of America 0,25% e no Banco Itau, 3,4%. “Então, que sentido tem permitir que estrangeiros comprem ações do Banco do Brasil? Não tem nenhum. Porque sequer é aumento do capital. É simplesmente a possibilidade de abrir as ações do Banco do Brasil para especulação por estrangeiros”.
“Por que a Dilma fez isso? Por que o Banco Central autorizou? Por que o Banco do Brasil pediu? É alguma coisa para favorecer os interesses privados no mercado e não o interesse de brasileiros no mercado. Acho isso rigorosamente um absurdo”, disse o senador, anunciando que vai propor decreto para anular a autorização de compra por estrangeiros de ações do Banco do Brasil.
Leia também:
Dr. Rosinha: Serviçais dos EUA por trás de ataques à Petrobras
Comentários
tori
Ultimamente está cada vez mais difícil, em algumas áreas, perceber a diferença entre Dilma e a desgraça cantada pelos séculos vindouros,conhecida como FHC.
FHC passou a vida toda genuflexo, rosto rente ao torrão natal que ele tanto abomina, calsas arriadas e lágrimas de felicidade, diante da águia americana. Dilma, aos poucos, entorpecida,hipnotizada, estocolmizada, embevecida com as vozes dos puxa-sacos, vai tirando, cedendo, concedendo, emprestando, partilhando, abandonando, vendendo e até doando a soberania e o patrimônio de TODOS os brasileiros.
Será que é só por estar rodeada de correligionários incompetentes e aliados golpistas?
Anja
O consumidor pagará a conta. Não será já por isso o aumento na taxa de juros? Já não é uma combinação?
Anja
É o último banco de fomento do Brasil. O BNDS não se pode chamar assim.
Então teremos de comprar produtos e pagar juros que interessem aos estranhos estrangeiros – vendo ser demitidos os concursados que não atingirem as metas como está acontecendo – e ainda nos chamam de xenofóbicos. Haja cara-de-pau. O governo do PT tem deixado mesmo a desejar. Será que devemos confundir com o Partido PT nesse caso ou não? Alguém pode responder?
Anja
Por isso não faço acordo com Dona Dilma no segundo turno.
Mardones
Aquelas intermináveis reuniões em Nova Iorque servem para isso: permitir que estrangeiros ganhem muito dinheiro por aqui sem retorno à população.
Um dos poucos espaços para crítica ao PT é o Vi o Mundo. Os demais ‘sujos’ ‘preferem’ evitar críticas mais contundentes para evitar dar munição à oposição, que já tem o monopólio do PIG para defender seus interesses.
Pedro
Eis um dos pouquíssimos políticos lúcidos de nosso país.
Claudius
Vou lhe responder, Senador.
A Banca internacional decidiu que não quer mais governo petista no Brasil.
Este “mimo”, sangue e suor de milhares de brasileiros, vai para o, quem sabe, aval da Banca para reeleição, assim como o foi com a do nosso último presidente.
FrancoAtirador
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2014/04/530946.shtml
Mário SF Alves
Ainda que o voraz inimigo do Norte e seus lacaios travestidos de brasileiros torçam a cara, tem de questionar, sim.
Tem de defender o interesse nacional, sim.
Tem de defender o interesse do povo brasileiro, sim.
Tem de botar a boca no trombone, sim.
Só não vale (epa! Vale?) abrir a guarda no joguinho sujo e totalitário de voltar no tempo para na base do custe o que custar desgastar o atual governo da República em nome de suposta perda de dinheiro em negociação da Petrobras ocorrida lá em 2006, durante o governo do ex-presidente Lula.
Só não vale esquecer que essa mesma Petrobras foi salva da falência induzida, portanto, criminosa, e da privatização a preço de banana pelo governo desse mesmo ex-presidente Lula.
Só não vale desconstruir a história e criminosamente fingir desconhecer que o Pré-sal foi descoberto no segundo mandato do ex-presidente Lula.
Só não vale engrossar o cordão dos vende-pátria que, desde antes de 64, tudo faz para rifar o Brasil e entregar o destino do povo à sanha desvairada de lucro das megacorporações estrangeiras.
Julio Silveira
Quem deveria sair candidato é o Requião hoje um dos raros nomes com potencial para abalar as estruturas da candidata petista. Mas tem uma fraqueza que poderia fragilizar sua candidatura, e essa fraqueza tem nome PMDB, seu próprio partido, grupamento de homens mais comprometidos com eles mesmos e com a retirada de lascas do poder que com o país e seus cidadãos.
A Dilma mesmo sendo a melhor opção entre os candidatos já postos, e ainda que seja uma pessoa correta, é uma candidata fraca no tange a percepção do que seja melhor para atender ao interesse nacional e dos cidadãos desse país. A Dilma estudou na cartilha dos neoliberais e o que a diferencia deles e a afasta é causado apenas pela rejeição que eles demonstram a todos com a origem como a dela, mesmo que recebam grandes favores, e isso gera um bloqueio. Mas acredito que o que ela gostaria mesmo é de ser aceita como igual por quem produziu esse país desse jeito.
Sr. Indignado
Bank of BraZil
Banco do BraZil
Brazilian Bank (ahahahahahhhaaah hahahah)
First Bank of Brazil
BankBrax
Como ficaria melhor?
Anja
Isso mesmo indignado. E os Correios também já foram.
Tudo o que interessa é o lucro das privadas.
Roberval
Parabens Requião ,
Como sempre defensor dos interesses nacionais e do povo brasileiro .O BB é o maior banco do país e nao precisa de estrangeiros para ter lucro .Vá em frente Requiao , o Brasil precisa de politicos como você.
Isabela
Mas que coisa, como esse partido consegue me decepcionar! Agora mais essa…!? Requião é um grande homem, defensor do país, mas tenho a impressão que ele fala sozinho no Senado, será que ninguém ouve?
Fabio Passos
Requião acertou em cheio.
Sempre intransigente na defesa dos interesses nacionais.
O governo cede novamente aos interesses das oligarquias financeiras… e oferece mais um naco de nossa soberania aos abutres.
J Souza
O PT pode privatizar à vontade, porque é um partido “trabalhista”, “de esquerda” e blá-blá-blá…
luiz reis
Filho, não tem absolutamente nada a ver com privatização. A oferta de ações é prevista para empresas com capital aberto, que é o caso do BB. A questão que o Requiao coloca é outra. Ah, perdi meu tempo, tucano não entende nada mesmo. ..
J Souza
A seu “pedido”, vou reformular:
O PT pode DESNACIONALIZAR à vontade, porque é um partido “trabalhista”, “de esquerda” e blá-blá-blá…
Marcelo
Hehe Luiz Reis, sei que VOCÊ não entende muito mas vou ser didático aqui para você até para você baixar sua bola e sua arrogância quando perceber que não entende um pio do que está falando.
A oferta de ações é para captação no mercado interno, NACIONAL, o BB sempre teve uma porcentagem aberta para os gringos, não tenho certeza mas creio que sempre foi de cinco a dez porcento.
Ano passado o governo aumento este limite para trinta e depois trinta e cinco porcento de gringos com ações do BB.
Se foi bom ou ruim para o BB é outro mérito, mas que você não faz ideia do que está falando não está.
Jayme V. Soares
Parabéns Roberto Requião! As sua posições políticas são sempre lúcidas e dotadas de sentimento nacionalista, dignas de um representante do povo brasileiro! Esta medida do governo Dilma é antipatriótica, antinacionalista e deve ser levada em conta quando da escolha, nas próximas eleições, de um Presidente da República que defenda os interesses nacionais.
wmb
Parabéns ao Requião!!
lulipe
Esse PT…..
Deixe seu comentário