Cemig aumenta energia em 14,7% e empurra para o governo federal

Tempo de leitura: 5 min

O vídeo do Sindifisco de Minas destroça a propaganda enganosa. Mas só sai no You Tube

TERÇA-FEIRA, 15 DE ABRIL DE 2014, 17:09 HS

O apagão moral da CEMIG: propaganda mentirosa é fundo do poço para a estatal

Do site do deputado Rogério Correia

Uma propaganda produzida pela Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) causou indignação entre mineiros e mineiras esta semana ao veicular informações mentirosas para justificar mais um aumento na tarifa energética do estado. Na tentativa de se eximir da responsabilidade do aumento e ao mesmo tempo desmoralizar o Governo Federal, a companhia elétrica atribuiu à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a alta de 14% na conta de energia. Uma mentira que coloca mais uma mancha na história da empresa estatal e reafirma a ligação escusa entre a CEMIG e o PSDB mineiro.

Na peça publicitária, veiculada na TV aberta durante o último final de semana, o ator Jonas Bloch, prestando um papel irresponsável, afirma que “A tarifa da CEMIG não é decidida pela CEMIG. Quem define é um órgão do governo federal, a ANEEL [Agência Nacional de Energia Elétrica], que fica lá em Brasília. E o governo federal, por meio da ANEEL, acaba de determinar um reajuste da nossa conta de energia elétrica da ordem de 14%”.

A campanha publicitária da estatal presta um grande desserviço ao enganar o povo mineiro quanto à responsabilidade sobre os aumentos intermináveis da conta de luz. A verdade é que a ANEEL é responsável apenas por analisar e julgar a procedência dos pedidos de reajustes realizados pelas companhias elétricas, como explica Romeu Rufino, diretor geral da ANEEL: “O processo se dá por um pedido da concessionária, no caso da Cemig, algo em torno de 29,7%. A ANEEL entendeu que esse reajuste seria da ordem de 14%. Essa é a realidade dos fatos” . Rufino ainda explicou que a empresa — no caso a CEMIG — tem total liberdade para reajustar o valor com um aumento menor do que o autorizado.

Mesmo com a barração do aumento de 29% pela ANEEL, é importante ressaltar que atualmente, o Estado de Minas Gerais já possui a tarifa elétrica mais cara do Brasil e o reajuste de 14% autorizado pela ANEEL não é compulsório. Ou seja, se a CEMIG anda mesmo tão preocupada com o bolso do mineiro quanto tenta transparecer em sua propaganda falaciosa, que não aplique reajuste nenhum! Minas Gerais agradece!

PT pede a suspensão da campanha publicitária e TRE nega

Apoie o VIOMUNDO

O Partido dos Trabalhadores de Minas Gerais protocolou no Tribunal Regional Eleitoral um pedido de suspensão da propaganda da CEMIG. A justificativa seria o caráter mentiroso e eleitoreiro da peça publicitária, vinda de uma estatal claramente associada ao reduto tucano em Minas Gerais.

O diretório estadual do PT publicou uma nota em seu site oficial criticando a ação de marketing eleitoral da CEMIG e justificando a ação no TRE. “O PSDB mineiro parece não ter limites nas reiteradas tentativas de enganar a população com falsas propagandas. Como se não bastasse querer se apropriar dos programas federais implantados em Minas, agora os tucanos tentam transferir para o governo federal a culpa pelo aumento na conta de luz”, afirmou Odair Cunha, presidente do PT-MG.

Mesmo com bons argumentos e com a clara intenção do PSDB de enganar o povo mineiro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o pedido do PT.

Quando Jonas fala de aumento na TV, num dos anúncios da CEMIG, ao fundo aparece em cor destacada o endereço da Aneel 

*****

12/04/2014
NOTA OFICIAL DO PT-MG

O PSDB mineiro parece não ter limites nas reiteradas tentativas de enganar a população com falsas propagandas. Como se não bastasse querer se apropriar dos programas federais implantados em Minas, agora os tucanos tentam transferir para o governo federal a culpa pelo aumento na conta de luz.

Nos últimos dias, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) patrocinou uma massiva campanha publicitária com o objetivo de se isentar do reajuste de 14,76% nas contas pagas pelos mineiros. A verdade, que novamente não está ao lado da propaganda tucana, é que a Cemig solicitou um aumento de quase 30% na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), discordando dos argumentos apresentados pela estatal para reajustar as tarifas, concedeu um reajuste de 14,7%, metade do que solicitou a companhia. Vale ressaltar que a Aneel só autoriza aumentos nas tarifas após a solicitação das distribuidoras, no caso a Cemig.

O pedido de quase 30% de aumento na conta paga pelos mineiros foi feito na semana em que a companhia anunciou um lucro de R$ 3,1 bilhões, em 2013. Se fosse aceito pelo órgão regulador, sozinha, a correção na conta de luz poderia representar uma elevação de 0,8 ponto percentual na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na Grande BH.

O que surpreende, além da incompatibilidade entre o lucro de R$ 3,1 bilhões e os exorbitantes pedidos de aumentos nas tarifas, é um dos argumentos utilizados pela empresa para rever a definição da Base de Remuneração da Cemig Distribuição, com o conseqüente impacto no valor da conta de luz. Dizendo ter investido acima do previsto na implantação do programa Luz Para Todos, a Cemig vai, a partir de abril, repassar para os mineiros parte dos valores gastos neste importante programa social do governo federal.

A falta de planejamento, de sensibilidade social e de compromisso com o controle dos índices inflacionários revelam a distância existente entre a prática e a propaganda do governo de Minas. Enquanto o governo federal faz sacrifícios para resolver os problemas, inclusive na questão da energia, baixando tarifas e implantando projetos como o Luz Para Todos, o estado de Minas, através da Cemig, erra cálculos, não realiza um bom planejamento e transfere para a população o ônus pela má gestão do PSDB.

Odair Cunha
Presidente Estadual do PT-MG

Na propaganda mais recente, destaque para o verbo gigante associado ao governo federal

DECISÃO

Aneel rebate anúncio: “Cemig pode dar desconto”

Tribunal Regional Eleitoral nega liminar ao PT, que alegava propaganda eleitoral antecipada

PUBLICADO EM 16/04/14 – 03h00, no diário mineiro O Tempo

Brasília. O diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, convocou uma entrevista coletiva nesta terça para explicar como é feito o processo de reajuste das tarifas de energia elétrica.

A explicação detalhada ocorre imediatamente após a divulgação de um anúncio publicitário, por parte da Cemig – estatal de energia de Minas Gerais, governada desde 2003 por uma aliança comandada pelo PSDB – na qual aponta o governo federal como responsável pelo aumento da tarifa de luz local. O reajuste autorizado pela Aneel foi de 14%. Na propaganda, o ator Jonas Bloch diz: “A tarifa da Cemig não é decidida pela Cemig”. Quem define, afirma, “é um órgão do governo federal, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que fica lá em Brasília”.

A distribuidora é responsável por encaminhar um pleito de aumento para a agência reguladora. No caso da empresa mineira, o pedido feito pela empresa era ainda maior do que o autorizado. “O processo se dá por um pedido da concessionária, no caso da Cemig, algo em torno de 29,7%. A Aneel entendeu que esse reajuste seria da ordem de 14%. Essa é a realidade dos fatos”, disse. Ainda segundo Rufino, a empresa tem liberdade para aplicar um aumento menor que o autorizado.

Em nota, a Cemig diz que em nenhum momento a campanha “afronta ou desrespeita o governo federal” e nega qualquer motivação política ou eleitoral.

Propaganda. O Tribunal Regional Eleitoral Paulo Cezar Dias negou, nesta terça, o pedido de liminar feito pelo PT por suposta propaganda eleitoral antecipada negativa em relação ao governo federal, veiculada na publicidade da Cemig.

Segundo o desembargador Paulo Cezar Dias, “os fatos, da forma como foram expostos, não permitem sequer em tese, concluir pela ocorrência da citada irregularidade”.

Vídeo montado por El Cid compara o que diz a Cemig  com a verdade factual (dica de Lamarca 73 nos comentários


PS do Viomundo: Quem são os grandes acionistas privados da Cemig? Hein? Financiam campanhas eleitorais?

Leia também:

Fim dos tempos: A corporação que comanda o planeta

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Apolônio

O aumento da tarifa de energia foi pedido pela CEMIG a ANEL. É ela que tem o poder de decidir. A ANEL é uma agência reguladora, ela tem independência, seu diretor uma vez empossado não pode ser demitido, só sai quando findar o mandato. Esta agência é que decide os aumentos de energia elétrica. A CEMIG pediu a ANEL 29%, mas só levou 14%. Sabemos que a energia de Minas é a mais cara do país, pois incide o ICMS, que é de 30%. É só pegar uma conta de luz e verificar o percentual, que vai redundar no preço final. Os impostos federais na conta de luz é menos de 4%. Não é só isso, peguem a conta do telefone fixo, celular, televisão fechada, que todos verificarão quanto pagamos de ICMS.

ANDRE

http://www.rodrigovianna.com.br/geral/entenda-o-aumento-da-energia-eletrica-tucanos-cobram-e-aneel-cede.html
Serviços públicos
Entenda o aumento da energia elétrica: tucanos cobram e ANEEL cede

publicada terça-feira, 08/04/2014 às 10:51 e atualizada terça-feira, 08/04/2014 às 10:51

Da Comunicação do MAB

Anualmente as 64 distribuidoras de energia elétricas espalhadas pelo Brasil solicitam à Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o reajuste tarifário anual, ou seja, quanto podem aumentar as contas de luz da população. Após esse pedido, a ANEEL avalia os dados fornecidos por essas empresas e decide quanto de fato será esse reajuste.

As distribuidoras CEMAT (MT), CEMIG (MG), CPFL-PAUISTA (SP) e ENERSUL (MS) solicitam um aumento que pode chegar até 30 %.

O anúncio do reajuste destas quatro empresas distribuidoras será feito na próxima terça-feira (8).

Os lucros vão para os acionistas privados que não reinvestem esse dinheiro na infra-estrutura das redes de distribuição, o que gera uma energia elétrica de baixa qualidade.

Desde que se iniciaram as privatizações do setor elétrico durante o governo FHC as empresas privadas optam pela terceirização de seus funcionários a fim de baratear os custos de produção.

Há com isso a precarização do trabalho e um alto índice de mortes no setor. O quadro de funcionários diminuiu, o consumo aumentou e as tarifas dispararam.

Todas estas empresas que solicitam esse aumento à ANEEL possuem mais da metade do seu quadro de funcionários terceirizados, na qual a CPFL- PAULISTA atinge a porcentagem de 65% de seus funcionários terceirizados.

“O Movimentos dos Atingidos por Barragens considera a tentativa de aumento abusiva e rejeita qualquer aumento autorizado pela ANEEL.”, aponta o coordenador nacional do MAB Leonardo Maggi.

Essas quatro empresas atendem 20 % dos 62 milhões de consumidores residenciais.

São 13, 5 milhões de consumidores que poderão ver suas contas de luz aumentarem até 30 % ainda esse ano.

MAIS AUMENTOS PARA 2015

Além deste reajuste tarifário, o governo federal já anunciou um aumento previsto para após as eleições nas contas de luz. Entenda o GOLPE que deixará as contas de luz ainda mais caras em 2015:

Heitor

Maravilha, é tudo que sempre cobramos, as respostas rápidas contra as mentiras da oposição e da imprensa comprada. Parabéns ANEEL!!!

Julio Silveira

É sobre isso que falei no outro post, aquele relacionado ao apagão da água de São Paulo, ou como um participante se referiu, o Alkagão. Na verdade já é passada da hora dos simpatizantes, apoiadores do principal partido do governo, o PT, mostrar, em todas as instancias possíveis, esse jogo covarde, baixo, que acabam passando para muitos como verdade. São com esses mal informados, por que são ludibriados de forma estelionatária, que essa turma de mal feitores da elite contam para sufragar lhes garantindo postos privilegiados enquanto incompetentes reais, esses golpistas. Golpistas na exata extensão e interpretação da palavra.

eduardo azevedo

O PSDB mente e tem total apoio da imprensa golpista. Mas a ANEEL e todas as demais agencias foram instrumentos criados pelo governo FHC para defender prioritariamente os interesses das empresas privatizadas, hoje em sua maioria empresas de controladores estrangeiros. O modelo de empresas privadas em atividades tão essenciais a população e ao desenvolvimento como agua, energia, gas, telefonia, transportes e petróleo sempre foi e sempre será para privilegiar seus acionistas. As agencias estão aí pra garantir isso. Estatização já.

Christian Fernandes

Sugestão ao PT-MG: guardar bem guardadinha essa propaganda para utilizá-la quando a propaganda eleitoral gratuita começar.

Só para ver quais os argumentos de Anastasia e Aecim…

FrancoAtirador

.
.
REDE DE PARTICIPAÇÕES E ACIONISTAS DA CEMIG

(http://www.proprietariosdobrasil.org.br/index.php/pt-br/ranking?f=mostra_rede&id_empresa=35&aba=grafico)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    THE CORPORATION

    AG Participações

    A AG Participações é a empresa que concentra a gestão dos investimentos e negócios do Grupo Andrade Gutierrez, em que o foco principal é a atuação como investidor e a gestão do portfólio de investimentos.

    A partir do desenvolvimento de oportunidades,
    a AG Participações se volta para a gestão do empreendimento,
    atuando em sua administração,
    principalmente por meio dos Conselhos de Administração
    e dos Comitês que os apóiam…

    Controla, atualmente,
    a AG Concessões*,
    a AG Telecom**,
    a Logimed*** – que atua no segmento de serviços de saúde –

    e gere a participação do Grupo Andrade Gutierrez
    no capital da Madeira Energia S.A.
    [(http://migre.me/iPhtN), (http://migre.me/iPh8s),
    (http://migre.me/iPh9C) e (http://migre.me/iPhm6)].

    (http://www.agsa.com.br/TextoImagem.aspx?CD_Menu=312)

    *AG Concessões

    A AG Concessões adquiriu, em junho de 2010,

    32,96% das ações ordinárias da Cemig,

    que correspondem a 14,41% do capital total.

    A Companhia é uma das maiores empresas do setor energético do Brasil…

    Participa ativamente do movimento de consolidação
    que ocorre no setor elétrico.

    A Cemig atua nas áreas de geração, transmissão
    e distribuição de energia elétrica.

    Tem suas ações listadas nas bolsas de valores
    de São Paulo, Nova York e Madri.

    Entre 2006 e 2009,
    a AG Concessões deteve participação acionária na Light
    (25% do bloco de controle, ou 13,03% do capital da Companhia),
    empresa que atende a capital do Rio de Janeiro
    e dezenas de municípios fluminenses.

    Ao longo desse período, a Light passou por um profundo processo de transformação, com expressivos ganhos operacionais e de geração de valor.

    (http://www.agsa.com.br/concessoes.aspx?CD_Menu=87)

    **AG Telecom

    Desde a década de 90, o Grupo Andrade Gutierrez
    desenvolve oportunidades de negócios na área de Telecomunicações.
    Antecipando-se à abertura do mercado, criou a AG Telecom, em 1993.

    Desde então, cresceu continuamente no setor e, hoje,
    integra a sociedade das empresas Oi
    e Contax (http://www.contax.com.br/sobre/onde.asp?menu=1)
    líderes em seus setores de atuação, com 19,33% e 22,8%
    de participação acionária, respectivamente.

    Em 2008, a AG Telecom esteve à frente do maior negócio
    concretizado no setor: a fusão entre as empresas Oi e Brasil Telecom.

    O primeiro grande passo ocorreu em 1998, quando a Companhia
    liderou o consórcio vencedor do leilão de privatização da Telebrás
    e conquistou a operação da Telemar (atual Oi),
    a maior companhia de telecomunicações do Brasil.

    Outro grande momento ocorreu com a entrada na Contax,
    a maior empresa de call center do Brasil
    (http://www.contax.com.br/sobre/nossos.asp?menu=1).

    Em 2008, situada em um novo patamar de mercado,
    ampliou sua participação no capital da Telemar Participações
    e da CTX Participações
    [!!!(http://migre.me/iPgTm) e (http://migre.me/iPgV2)!!!]
    (holdings que controlam Oi e Contax, respectivamente).

    Esse movimento aconteceu alinhado à compra da Brasil Telecom pela Oi,
    que ganhou capacidade e competitividade ao incorporar as operações
    da adquirida, o que a elevou à condição de “supertele” brasileira.

    No ano seguinte, aconteceu a integração das operações
    da Brasil Telecom pela Oi, criando uma empresa unificada,
    a única do País capaz de oferecer um pacote completo de serviços – telefonia fixa, móvel e transmissão de dados.

    (http://www.agsa.com.br/Telecomunicacoes.aspx?CD_Menu=102)

    ***LOGIMED

    Desde sua fundação, em 2008, a LOGIMED, braço de serviços de saúde do Grupo Andrade Gutierrez, possui espírito inovador.

    É a única empresa do mercado que oferece uma gestão completa de suprimentos médico-hospitalares, desde a compra, passando pela armazenagem até a distribuição interna/externa nas unidades hospitalares.

    Tem como linha mestra a redução de perdas em todas as etapas da cadeia logística, bem como na evolução da eficiência de aquisição de materiais e medicamentos.

    Seu principal cliente é a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, no atendimento a 20 unidades, entre hospitais, policlínicas e centro de diagnósticos.

    Além disso, a empresa leva a médicos e enfermeiros, de forma padronizada, indicadores de controle de materiais, por meio de modernos softwares.

    A LOGIMED conta com um Centro de Operações em São Paulo, onde realiza todo o controle de estoque, insumos, pedidos, cobranças e agendamentos que partem do Centro de Distribuição com destino aos hospitais.

    (http://www.agsa.com.br/TextoImagem.aspx?CD_Menu=109)

    (http://www.agsa.com.br/AreasDeAtuacao.aspx?CD_Menu=68)

    FrancoAtirador

    .
    .
    Mais Detalhes:

    CEMIG/AGC Energia S.A./FIA Dinâmica Energia

    (http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas-listadas/ResumoEmpresaPrincipal.aspx?codigoCvm=2453&idioma=pt-br)
    (http://www.econoinfo.com.br/governanca/estrutura-acionaria?ce=CMIG)
    (http://www.agsa.com.br/arquivos/ra/energia.html)
    (http://econoinfo.com.br/governanca/estrutura-acionaria?ce=DNEN)
    (http://www.securities.com/Public/company-profile/BR/Dinamica_Energia_SA_pt_2192011.html)
    (http://www.econoinfo.com.br/comunicados/CEMIG/Acordo-de-Acionistas/1723970365447?p=1)
    (http://cemig.infoinvest.com.br/ptb/10597/AtaAGE_23052013_H_final_por.pdf)
    .
    .
    Leia também:

    10/01/2014
    Fusões & Aquisições

    Cade aprova saída da Portugal Telecom da Contax

    O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou
    sem restrições a saída da Portugal Telecom (PT)
    do capital social da Contax Participações,
    empresa de call center da Oi.

    A decisão está em despacho publicado nesta quarta-feira, 8,
    no Diário Oficial da União (DOU).

    Pela operação, serão reorganizadas as participações
    no controle da Contax detidas pelos grupos
    Andrade Gutierrez (AG Telecom)
    e Jereissati, por meio da LF Tel.

    (http://fusoesaquisicoes.blogspot.com.br/2014/01/cade-aprova-saida-da-portugal-telecom.html)
    (http://migre.me/iPitx)
    (http://ri.contax.com.br/contax/web/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=39435)
    (http://www.econoinfo.com.br/governanca/estrutura-acionaria?ce=CTAX)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    E para escurecer mais o pedaço

    ainda tem um BLACKROCK FUND:

    (http://migre.me/iPjJD)
    (http://migre.me/iPjDG)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    OS DONOS DO MUNDO

    (http://www.blackrock.com/corporate/en-br/about-us/leadership)
    (http://www.blackrock.com/corporate/en-br/investor-relations/company-overview-and-governance/board-of-directors)

    08 outubro de 2013 04:00 Eastern Daylight Time
    Business Wire

    BlackRock Anuncia Nomeação de Cheryl D. Mills
    ao Conselho de Administração

    A BlackRock, Inc. (NYSE: BLK) anunciou hoje que Cheryl D. Mills,

    ex-Conselheira e Chefe de Gabinete da Secretária de Estado,
    Hillary Clinton,

    foi eleita para o Conselho de Administração da Companhia.

    Ms. Mills, que deixou o Departamento de Estado dos EUA

    em fevereiro de 2013, passará a integrar o Conselho

    em 20 de novembro como Diretora independente.

    Em 30 de junho de 2013, os Ativos Sob Gestão

    [‘AUM’ na sigla em inglês = Assets Under Management]

    da BlackRock somaram 3,857 TRILHÕES DE DÓLARES

    (http://migre.me/iPl47)
    (http://www.businesswire.com/news/home/20131008006614/en/BlackRock-Announces-Appointment-Cheryl-D.-Mills-Board#.U1BUKKjvrXs)
    (http://investorcp.com/english/onde-a-blackrock-enxerga-oportunidades-no-brasil)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ladrões Estrangeiros estão assaltando o Povo Brasileiro,
    num Conluio entre Corporações Empresariais de Mídia,
    Especuladores Financeiros Transnacionais*,
    Petrolíferas do Hemisfério Norte
    e a International Community
    [leia-se: Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Espanha e Israel,
    sob a liderança dos United States of America].
    .
    .
    09/04/2014 09:55
    InfoMoney

    Quem realmente ganhou com a disparada
    de 35% da Petrobras nos últimos dias?

    Presidente da consultoria Risk Office,
    que monitora mais de R$ 380 bilhões em ativos,
    afirma que quase nenhum fundo
    estava posicionado em Petrobras
    quando o ‘rali’ teve início.

    MAS ENTÃO QUEM PUXOU ESSE MOVIMENTO
    ALTISTA DA ESTATAL NA BOVESPA?

    O Executivo responde:

    “OS ESTRANGEIROS”.

    SÃO PAULO – Baseada mais em notícias [leia-se: boatos] do que em fundamentos,
    a Petrobras (PETR3; PETR4) disparou mais de 35% nos últimos 14 pregões.

    Segundo Alberto Jacobsen, presidente da consultoria de avaliação de risco Risk Office, que trabalha com mais de R$ 380 bilhões em ativos, quase nenhum fundo estava posicionado em Petrobras.

    E nessa questão Jacobsen é a pessoa certa para dar um parecer com precisão:

    atualmente a Risk Office possui uma carteira formada por 340 clientes, sendo 161 fundos de pensão, e tem 5.000 carteiras sob consultoria.
    Em conversa exclusiva para o InfoMoney, ele afirmou que poucos fundos conseguiram ganhar com essa disparada da Petrobras, com a grande maioria não tendo mais o papel na carteira.

    Mas então quem puxou esse movimento altista da estatal na Bovespa?

    O executivo responde: os estrangeiros. [!!!]

    Foram eles quem conseguiram se mexer mais rápido, afirma Jacobsen.

    De 18 de março até a última terça-feira (8),

    os bancos estrangeiros foram os principais intermediadores das compras de ações da estatal.

    No caso das ordinárias (PETR3), as corretoras do Credit Suisse, Itaú e UBS lideraram as compras,

    enquanto das preferenciais (PETR4) a lista contou com BTG Pactual, Goldman Sachs e Merrill Lynch, de acordo com dados levantados do software Profit Chart.

    Esse fluxo maior de estrangeiros pode ser observado
    também olhando para o movimento das duas classes de ações da Petrobras:
    enquanto as ordinárias subiram 36,52% no ‘rali’,
    as preferenciais avançaram 27,21%.

    Isso porque os gringos costumam dar preferência às ordinárias,
    principalmente porque nos EUA o ADR (American Depositary Receipt)
    do papel ON da Petrobras tem muito mais liquidez que o PN.

    Segundo dados da Bloomberg, de 4 de abril,
    os fundos que possuíam as maiores participações em Petrobras eram:

    BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social),
    Previ (Fundo de Pensão do Banco do Brasil),

    BlackRock, Norges e Vanguard Bank. [!!!]*
    .
    .
    *BLACKROCK, NORGES BANK e VANGUARD BANK:

    O TRIDENTE DO ‘CAPETAL’ ESPECULATIVO MUNDIAL.

    SUÍÇA
    Estão entre os maiores acionistas da Nestlé, a maior fabricante de alimentos do mundo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Nestl%C3%A9)

    FRANÇA
    Estão entre os maiores acionistas da L’Oreal, a maior fabricante de cosméticos do mundo. (http://pt.wikipedia.org/wiki/L'Or%C3%A9al)

    (http://washpost.bloomberg.com/Story?docId=1376-N0W09W6K50YW01-0K65CAARCC5O9UPO9B7HMT8M1O)

    PORTUGAL
    (http://www.jornaldenegocios.pt/search.aspx?q=Norges%20Bank%20e%20BlackRock)

    ESPANHA
    (http://www.elconfidencial.com/mercados/2013-10-26/blackrock-norges-bank-y-vanguard-los-autenticos-mister-marshall-de-la-bolsa_46422)
    .
    .
    Leia também:

    A Batalha da Mídia é para Entregar o Pré-Sal

    (http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/fernando-siqueira-batalha-da-midia-e-para-entregar-o-pre-sal.html)
    .
    .

Maurici Aazevedo

Procurem saber quem o pai da criança, e o tio também, e descobrirão que a criança hoje senador é de origem golpista.

Jose C. Filho

Pobre povo de Minas; ainda está sob o jugo da ditadura. Os políticos que administram esse grande estado enganam e sugam a população acobertados pela justiça, e ainda querem jogar a culpa no governo federal. O pior é que o adestrado filhote da ditadura está em campanha sonhando ser o próximo presidente da república. Oh, grande Deus, nos livre de tal desgraça.

Zilda

Estão tão acostumados a ver o PT e o governo apanharem calados que tomaram gosto pela coisa. Quem cala consente, diz o dito popular.

Eduardo Guimarães

O Desembargado se goza de perfeitas condições mentais é um cara de pau.Será que todos os consumidores de energia de Minas Gerais são burros e somente ele é inteligente? Ou será que todos os os consumidores são somente honestos? Não se trata de a propaganda ser eleitoreira ou não! Não me interessa se favorece o PSDB ! O que interessa é que prejudica a mim eleitor que sou consumidor. No mínimo é propaganda enganosa! Se a Cemig pode deixar de reajustar, porém reajusta dizendo que é a ANEEL lá de Brasilia, eu vou votar no Aécio porque quem aumenta minha conta de luz é a Dilma lá de Brasilia, entendeu Desembargador? Se não entendeu vou desenhar para voçê!

Eduardo Guimarães

O Desembargador Paulo Cezar Dias se goza de perfeitas condições mentais é um cara de pau.Será que todos os consumidores de energia de Minas Gerais são burros e somente ele é inteligente? Ou será que todos os os consumidores são somente honestos? Não se trata de a propaganda ser eleitoreira ou não! Não me interessa se favorece o PSDB ! O que interessa é que prejudica a mim eleitor que sou consumidor. No mínimo é propaganda enganosa! Se a Cemig pode deixar de reajustar, porém reajusta dizendo que é a ANEL lá de Brasilia, eu vou votar no Aécio porque quem aumenta minha conta de luz é a Dilma lá de Brasilia, entendeu Paulo Cezar Dias? Se não entendeu vou desenhar para voçê!

Urbano

Uma lástima que Minas não só produza minérios e pessoas valiosas, mas também essa escória da pior espécie. Foram elementos dessa escória que partiram de lá em 1964, enfurnado num tanque de guerra, a fim de desgraçar o Brasil e seu povo. E outros iguais ainda hoje continuam a insistir nessa mesma desgraceira…

Lamarca73

Fora de Pauta:

agora sim pra ficar claro: ANEEL X CEMIG…

https://www.youtube.com/watch?v=RA4JZI0F7NU

Ulisses

A mentira virou instituição no PSDB. E novamente o poder juridico vem proteger a mentira dos tucanos. Até quando o povo brasileiro vai aguentar esta justiça? Será necessário começarmos a fazer justiça contra estes justiceiro tucanos?

Alexandre

Quem conhece minimamente o modelo regulatorio setorial entende que grande parte do reajuste é oriundo da variaçao da parcela A, composta por custo de energia, encargos e transmissão. A CEMIG e ANEEL nao sao culpadas pela hidrologia complicada nesse ano. Se há algo que deve ser feito, é reforçar a solidez e independência da regulação, que deve ser livre de interferência política e medidas populistas. Estou certo que até a Pres. Dilma reconhece o estrago feito pela MP579!! Acorda Brasil!!!!

    Ulisses

    Acorda seu Alexandre. Leia o texto. Ou leia a reposta que dei ao seu Marcelo. Ou são a mesma pessoa. Tudo analfabeto funcional?

Lamarca73

Mentira tem perna curta, CEMIG !!

https://www.youtube.com/watch?v=o_vFcNo-shk&feature=youtu.be

Marcelo

Perai, perai, perai. Faz tempo que o governo disse que a tarifa vai aumentar.

Para cobrir o custo de termoelétricas.

E não é só da Cemig não.

Tem tempo que o governo mexe no tesouro direto pra tentar maquiar este aumento até a eleição.

Vamo para por aqui com esse papo de empresários malvados…. é ingenuidade ou má intenção.

    Ulisses

    Seu Marcelo! Tu é analfabeto ou se faz de analfabeto? O questionamento, se tu não sabe interpretar texto, é que pela mentirosa propaganda da CEMIG, ela foi obrigada pelo governo federal a elevar a tarifa em quase 16%. Se tu leu o texto, deve ter observado que foi a CEMIG que pediu elevação da tarifa, não em 16%, mas 30%. E só levou 16%, Mas se quizer, pode dar 0% de aumento! Suas tarifas não foram reduzidas ano passado, por que a CEMIG foi contra a redução das tarifas, alias, todas a centrais governadas pelo PSDB, SP e PR também. Quer dizer, tem gordura de sobra para ser queimada. Alem de cobrar os maiores impostos entre todas as operadoras. Entendeu agora ou que que eu desenhe? Tamanha mentira só mostra que o PSDB só mente descaradamente e o Aécio não tem conhecimento democrático nenhum para governar o Brasil. É um ditador que não admite opiniões contrarias e trata a oposição com polícia, isto é, prende e arrebenta, como fez com o dono do NOVOJORNAL de MG que está preso sem provas, assim como José Dirceu. A volta do PSDB significara a nova ditadura neoliberal no Brasil. A ditadura do judiciário amasiado com o PIG e PSDB. Isto é uma verdadeira “menaje a trois” escandalosa e pornográfica!

    Marcelo

    Cara o Burro aqui no caso é você. A alta foi pedida para cobrir despesa de termoelétricas e correções exatamente porque o governo segurou e abaixou o ano passado na caneta pra se promover com medidas populistas.

    O governo federal colhe o que plantou. Esta alta é de total responsabilidade do governo sim, porque ele modificou na mão pesada as regras do jogo.

    Complicado discutir conceitos econômicos básicos de intervenções com quem tem como unica solução para tudo aumentar os impostos dos empresários.

    Ulisses

    Então burro! A CEMIG pediu ou não pediu aumento? Então por que divulga uma propaganda enganosa dizendo que foi forçada a dar aumento? É isto burro! Quer que desenhe? Há, de qualquer forma ia ter elevação da energia, já que pelo tempo seco, as termas iam mesmo ser ligadas. Aí, seria a conta de luz de antes com agora. Nos iamos pagar quanto de luz se não houvesse redução?

    Marcelo

    cara realmente não da para lhe explicar que o aumento só veio agora e nessa altura porque foi canetado ano passado pelo governo.

    é difícil.

    você é idiota demais pra entender o básico.

    Continue votando na Dilma senão vai perder seu bolsa família.

Deixe seu comentário

Leia também