29/3 -Audiência pública: Ditadura e Homossexualidade no Brasil
Edição especial do “Sábado Resistente”, realizada em parceria com o Museu da Diversidade Sexual, receberá audiência pública organizada em conjunto pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” e pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) para tratar da repressão sofrida pela militância LGBT nos anos de chumbo.
O objetivo da audiência pública é contribuir para uma análise interdisciplinar das relações entre a ditadura brasileira (1964 – 1985) e a homossexualidade. Em especial, pretende-se discutir de que maneiras a ditadura dificultou tanto os modos de vida de gays, lésbicas, travestis e transexuais, quanto a afirmação do movimento LGBT no Brasil durante os anos 1960, 1970 e 1980.
Além de apresentar informações sobre a repressão e violência dirigidas pela ditadura a esses grupos sociais específicos, a audiência também abordará as ações de resistência empreendidas por esses segmentos sociais que, apesar de terem sido alvo de políticas de repressão e de controle social, acabaram se constituindo como atores fundamentais da redemocratização brasileira.
Nesta audiência, pretende-se evidenciar as violações de direitos específicas desses grupos discriminados por conta de orientações, identidades ou práticas sexuais diferentes do que era considerado “normal” segundo os valores morais conservadores que inspiravam a doutrina de segurança nacional. Dessa maneira, será possível conferir visibilidade e o devido reconhecimento para as experiências de vida dos homossexuais e para a atuação do movimento LGBT durante essa época histórica.
Audiência Pública: Ditadura e Homossexualidade no Brasil
Data: 29 de março de 2014
Horário: 14h00 até 17h30
Local: Memorial da Resistência
Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz
Auditório Vitae – 5 º andar
Programação completa: http://www.comissaodaverdade.org.br/audiencia_integra.php?id=24
Leia também:
Apoie o VIOMUNDO
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário