O vereador que quer demitir a assessora que não acredita em deus

Tempo de leitura: 4 min

sugerido pelo Thales Vinicius Bouchaton, no Facebook, sobre espisódio em Antônio Prado, no interior do Rio Grande do Sul

Reprodução parcial do blog do Thales

O vereador Alex Dotti, do PMDB, o mesmo partido do Alceu Moreira (melhor amigo do Heinze), em uma atitude impensável para um membro de um partido com “democrático” no nome, pediu a cabeça da Assessora de Imprensa, Renata Helena Ghiggi, por ela se manifestar em seu Facebook pessoal sobre o seu ateísmo.

Disse o Vereador em seu discurso:

“(…) me chamou a atenção a falta de fé da nossa Assessora de Imprensa, que faz questão de colocar nas redes sociais e falar aos quatros ventos, que Deus não existe. Não tenho nada contra ela, ela pensa o que ela quiser, só que pra mim ela é a voz da Câmara de Vereadores e acho que isso, numa cidade onde todos nós fomos eleitos com mais de 98% dos votos, a maioria tem uma religião e acredita em Deus, eu acredito que não pega bem e acho que é muito errado pronunciar-se contra Deus.

Soube que foi tirado, no ano passado, o nosso crucifixo daqui por intervenção dela e não me meti, só que agora eu recebi muitas críticas sobre isso aí. Não sou contra religião nenhuma, quem não quiser acreditar, não acredita, mas eu acho que a Câmara de Vereadores é uma Câmara de Vereadores de fé, o povo de Antônio Prado é um povo de fé e o PT sempre se beneficiou com os padres, com a Igreja Católica.

Até na nossa cidade o nosso vigário fez campanha aberta para o PT, então não acredito que possa existir agora alguém contratado pelo PT que seja contra Deus, que não acredite em Deus e divulgue isso para todo mundo. Acredito que está errado. Até no começo de todas as sessões o nosso presidente invoca a presença de Deus e no fim da sessão invoca a presença de Deus.

Aí nós temos que pegar e a nossa voz aqui de dentro ‘não existe deus’. Nós vamos invocar a presença de quem aqui, Viali? Eu quero que isso fique na Mesa Diretora e que a Mesa Diretora pense no que está acontecendo.

Eu peço a exoneração da Assessora de Imprensa e a troca urgente, por que a Câmara de Vereadores e a cidade de Antônio Prado é uma cidade de fé. É isso que eu penso e eu acredito que quem não acredita em Deus, pode não acreditar, mas não deve divulgar, representando uma entidade como a Câmara de Vereadores.”

Esquece o vereador (ou não sabe), que a Câmara de Antônio Prado ou de qualquer município brasileiro não pode ser “de fé”, pois o Estado é Laico. As pessoas podem ser.

O que me deixa indignado é que se o vereador pedisse a cabeça dela por ser mulher, afrodescendente ou homossexual, por exemplo, a repercussão seria enorme, mas como se trata de ateísmo, não há interesse na grande mídia para divulgar o fato, sendo que o crime é o mesmo, previsto na lei 7.716/89.

Aqui vale ressaltar o trabalho e dedicação da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos – ATEA, maior entidade brasileira em defesa dos ateus, agnósticos e, principalmente, da laicidade do Estado.

[…]

Diante dessa manifestação do Vereador Alex Dotti, a entidade ingressou com uma representação no Ministério Público do Rio Grande do Sul para apurar o fato:

Apoie o VIOMUNDO

Por meio de denúncia feita através do site/Facebook da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos – ATEA, por um de nossos associados/simpatizantes, verificou-se, no nosso entendimento, a prática do crime de discriminação religiosa pelo Vereador do município de Antônio Prado – RS, Sr. ALEX DOTTI pois, na Tribuna da Câmara de Vereadores, pediu a EXONERAÇÃO da Assessora de Imprensa daquela casa, a Sra. Renata Helena Ghiggi, por “não acreditar em Deus”.

Tal conduta criminosa é prevista no art. 3 da Lei 7.716/89 ou art. 20, com agravante do §2 da mesma lei. Vejamos:

Art. 3º Impedir ou obstar o acesso de alguém, devidamente habilitado, a qualquer cargo da Administração Direta ou Indireta, bem como das concessionárias de serviços públicos. Parágrafo único. Incorre na mesma pena quem, por motivo de discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional, obstar a promoção funcional. (Incluído pela Lei nº 12.288, de 2010) Pena: reclusão de dois a cinco anos. (…)

Art. 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97) Pena: reclusão de um a três anos e multa.(Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97) § 2º Se qualquer dos crimes previstos no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza: (Redação dada pela Lei nº 9.459, de 15/05/97) Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.(Incluído pela Lei nº 9.459, de 15/05/97).

Em que pese exista a imunidade do parlamentar no exercício das funções, entendemos que a prática dos crimes de racismo/discriminação previstos na Lei 7.716/89 não estão protegidos pela imunidade, pois não há qualquer conexão com a prática desses crimes com o nobre exercício da atividade parlamentar.

Leia também:

Seumas Milne: Pela primeira vez desde 1945, neonazistas no poder

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Marcelo Sant’Anna

Seja feliz com sua crença e não impeça que eu continue na minha, pelo amor de Deus!

DEF 2099

Houve erros de ambas as partes, da assessora por não consultar os membros da câmara (uma prepotência bem típica dos ateus) e do vereador por pedir a exoneração por uma atitude tão pífia (uma prepotência bem típica dos políticos) o crucifixo tem por objetivo simbolizar, o amor entre os seres humanos, a justiça, humildade…, por esses motivos também ele não deveria estar em um lugar onde só rola roubalheira, maracutaia, cinismo…Mas pergunto porque essa srª não combate os símbolos maçons que estão espalhados por vários lugares na câmara, e na cidade, talvez a atitude não seja de um ateu, mas de um anti-cristão.

Mas fica apenas a minha duvida em relação aos ateus e suas atitudes, pois eles atacam símbolos cristão com tanta voracidade e porque não fazem o mesmo com símbolos do islamismo que tem um pedófilo tarado e assassino como base, a estela de Davi (que nunca foi usada por ele) dos judeus gananciosos, dos símbolos do obeso e sedentário Buda, ou do sistema discriminatório de castas do hinduísmo ou também dos satanistas que tem um corno chifrudo com pinto pequeno como deidade entre outras….NÃO é só o cristianismo que é atacado.
Para mim ser ateu é querer viver uma vida sem obrigações morais, baseada no criacionismo (vou crescer, viver e morrer então que se f. o próximo) desta forma acreditam que como somos animais, vamos viver e agir como.

    Ana

    E por acaso você vê esses outros símbolos pendurados nas paredes das repartições publicas?!

Giovanni

Que tal a ATEA contratar evangélicos?
Quem puder contrariar o seguinte raciocínio, que o faça:

“Há dois tipos de ateus: os que não acreditam que Deus existe e os que acreditam piamente que Deus não existe. Os primeiros relutam em crer naquilo de que não têm experiência. Os segundos não admitem que possa existir algo acima da sua experiência. A diferença é a mesma que há entre o ceticismo e a presunção de onissapiência”.

    André

    Então, pela sua lógica, se a associação “Criola”, que atua em defesa dos direitos da mulher negra não contratar nenhum homem branco, está autorizado que uma câmara de vereadores demita uma mulher negra?

    Mário SF Alves

    “…onissapiência…” Ê, Giovanini, essa cantou pra sair, hein?
    ______________
    De onde saiu isso? É alguma tentativa de contraponto à velha onisciência?

José Souza

Será que a câmara de vereadores daquela cidade não tem nenhum assunto, importante para sua população, para ser discutido e votado?

Marat

O tal vereador, provavelmente é mais um moneyteísta!

    Luiz (o outro)

    Essa foi ótima!!!

Silvio I

Quando u homem se liberte das religiões e de Deus se terá a paz no mundo

    Giovanni

    A URSS foi um clássico exemplo da tua ignorância.

    Mário SF Alves

    É… definitivamente, o mundo se resume mesmo à ex-URSS.
    _________________________
    Não, Giovanini, com respeito, além da Igreja Ortodoxa Russa, a extinta URSS não teve paz você sabe bem porque. Aliás, tá bem complicada a questão da paz por lá. E tá ruim na Venezuela também. E por falar nisso, aboliram a religião na Venezuela?
    _________________________________________________
    Marx dizia que a religião é o ópio do povo. Todo mundo sabe disso. No entanto, quando perguntaram a ele se acreditava ou não em Deus, sua resposta foi categórica: minha cátedra é a economia política, questões dessa natureza é melhor que a dirijam ao Papa.”

    Moral da estória? Até Marx era político.
    _________________________________________________________
    Independentemente disso, houve um cara, de nome Engels, que dizia o seguinte: o espírito é o mais excelso produto da matéria. Isso você encontra no Dialética da Natureza. Parece gozação. Pois então, quem, em sã consciência, ousaria contestar o Engels? Quem, ainda que com o conhecimento que se dispõe hoje, poderia definir com precisão o que é a matéria? Bóson de Higgs, matéria escura do universo, e por aí se vai, ad infinitum.

Silvio I

Este e um Estado Laico de Direito. O governo seja Municipal, Estadual, o Federal, mais os três Poder não poderia ter o crucifixo como o tem. O Governo governa para todos e dentro de esse todo, existem judeus, maometanos, budistas, ateus, e agnósticos, etc., etc.Em nenhum lugar público, poderia ter símbolos religiosos.Com este conceito os Judeus por exemplo, queriam também em as Câmaras a Estrela de David, e teriam também o direito já que os Cristianos tem ali seu símbolo religioso.

    DEF 2099

    o engraçado um símbolo cristão no estado laico não pode, mas símbolos da maçonaria que representam um paganismo antigo, espalhados nas assembleias legislativas, câmaras de vereadores, praças, entradas de diversas cidades, na bandeira do RS, isto pode? mesmo que aleguem que não é uma religião tem cunho religioso a adoração ou GADU, BAPHOMET, AMOM-RÁ, OLHO-DE-HORUS; resumindo esoterismo e paganismo pede religiosidade e espiritualidade não…….parece hipocrisia.

Alex Santos

Lendo os comentários aqui neste espaço,observo que falta ainda muita maturidade para compreendermos as diferenças e aceitá-las sem sermos transigentes com as convicções que temos. Digo isso me referindo a ambos os lados da questão, pois a verdade é que se os ateus fossem maioria aconteceria a mesma coisa. Isso não desculpa a intolerância desses que se dizem cristãos e agem dessa forma. Acredito em Deus e na Bíblia mas não aceito essa discriminação contra ateus ou quem quer que seja. O Deus que é revelado na Bíblia nos ensina a sermos tolerantes e a amar as pessoas. É claro que sempre desejamos que compartilhar com outros a nossa visão de mundo e religiosidade, mas isso deve ser feito com profundo respeito pelas crenças alheias e sempre respeitando o direito que a outra pessoa tem de querer acreditar no que ela quer ou de continuar com sua visão de mundo. Não é porque alguém tem convicções diferentes da minha que se torna meu inimigo. Se houvesse essa maturidade e entendimento entre os envolvidos no assunto em questão dificilmente haveria essa celeuma toda.

Marcio Ramos Terrorista

Meu Deus!!!

sergio

sobre a retirada do crucifixo, desde q o pais se tornou laico ñ se pode fazer propaganda de religião em repartição pública! quem se diz religioso deve observar q a biblia diz q devemos obedecer a lei do nosso país! acho esse vereador um babaca! ele deve aprender q ele é pago c/ dinheiro público! + ñ p/ ficar observando quem tem fé ou ausência dela!!

    DEF 2099

    A BIBLIA NÃO DIZ NADA DISSO, QUALQUER UM COM BASE CRISTÃ SABE QUE OS ENSINAMENTOS DE CRISTO NOS ORIENTA A SEGUIR E OBEDECER AS ORDENS DO PAI CELESTIAL, POR ISSO OS “VERDADEIROS” CRISTÃOS SE ABSTEM DA POLITICA, UMA VEZ QUE A POLITICA REGE O MUNDO E “O MUNDO JAZ NO MALIGNO” (1ºJoão 5-19).

    Conceição Lemes

    DEF, letras minúsculas, por favor. abs

Véio Zuza

A pergunta que não quer calar: a assessora de imprensa exerce cargo de confiança ou é de carreira? desconfio que seja cargo de confiança (CC). Bom, aí ela não pode mesmo mandar contra que a nomeou, mesmo que seja uma reacionário ou carola. Se perde a confiança, perde o cargo e estamos conversados…

    DEF 2099

    concordo, e provavelmente o vereador só tá fazendo esse “banzé” todo por ela não ser cc do seu partido, e fica bem claro que os “cc´s” tem que acabar, pois na maioria das vezes são os cargos, na maioria das vezes além de desnecessários, são preenchidos com pessoas despreparadas que estão ali apenas por terem um “padrinho forte”, onde não são cobradas nem por eficiência tão pouco por produtividade e em muitos casos parte do salário é destinado para o partido (caixa 2), usam a maquina publica em beneficio próprio.

Marcio Wilk

Antonio Prado é uma cidade parada no tempo, com um povo atrasado e alienado pelo catolicismo vindo da Itália á 2 séculos, me admira a coragem dessa moça no meio desses carolas, papa-hóstia, hipócritas de uma figa!

    Augusto Garcia

    Não concordo com teu comentário, eu moro em Antônio Prado e não vejo as coisas assim, o que o vereador fez foi horrível, porem eu creio que não haverá punição para ele. Mas definir toda a população por causa de um intolerante é absurdo. Por ser uma cidade pequena, há nela um forte pensamento conservador, mas mesmo assim há muita gente com pensamentos e atitudes vanguardistas. Além disso, é uma cidade hospitaleira e com um fervor cultural que não é normal para uma cidade do porte dela. Tu não pode definir Antônio Prado por uma ação de um vereador, que por acaso, é bem o perfil dos vereadores brasileiro.

    Mário SF Alves

    E quem lhe garante que esse “vendedor” é intolerante? Ele quer é voto. Gostou da mamata e na ânsia do “eu quero é me reeleger” partiu para o custe o que custar. Claro, se tivesse dinheiro à rodo de bobeira na Cidade, ele recorreria a outros meios, digamos, menos heterodoxos. Afinal, mesmo em Antônio Prado, uma campanha eleitoral deve custar algum dinheiro, não?

    Giovanni

    Hipócritas pq? Que papo é esse de hipócritas? Agora ter fé é hipocrisia?

renato

Mas isto não dá a ele o direito de ter tirado da parede o Crucifixo.
Não dá a ela o direito de representar o vereador, pela sua fala, ela
não representa o Vereador.
E uma pessoa que não acredita em DEUS, não tem nada que ficar tentando
provar que ele não existe…ela é de uma IGNORÂNCIA sem par.
Ela não consegue com certeza, nem verbalizar algo sobre a existência do
VÁCUO..
Quando não conseguem aparecer por seus meritos, começar a tomar partido de
coisas polemicas. Ora vão se catar…
Ela pode fazer tudo o que quiser, mas o CRUCIFIXO deve ser recolocado!!!
Direito igual para todos….
Ela que pregue ao lado um quadro do NADA ( que existe na cabeça dela)!!!
É comprovado que grande parte da população norte americana acredita no DEMONIO, logo acreditam em Deus.Mas não é o caso da moça…
Não precisa mandar embora,só ela obedecer o mínimo das regras de boa convivencia. Basta se comportar como alguem que não acredita em nada, boca fechada. Não preciso que ela me represente perante o MUNDO.

    Marcio Wilk

    Você tem alguma prova que Deus existe?

    renato

    Tenho, mas depende de você acreditar!

    Carol B A

    Se o diabo é tão ruim por que ele castiga as pessoas ruins também? Tem alguma coisa errada ai…

    Prof Pasquale

    Crucifio representa o cristianismo e mais nenhuma religião! Então, para não ofender os outros, melhor não por nada!

    Wagner Moloch

    “Basta se comportar como alguem que não acredita em nada, boca fechada.”
    Quanto deus no coração :)

    Marcelo

    Acho correto tirar sim o crucifixo, pois o Brasil e um estado laico neutro em religiao, caso contrario entao vamos colocar simbolos representando a umbanda, espiritismo, judeus, muculmanos …

    Silvio I

    Apresente as provas! Si elas são verdadeiras prometo ter fé de acreditar!

    Terezinha

    Concordo, cada qual crê ou não crê no que quiser, mas não precisa ficar alardeando aos 4 ventos suas crenças, assim como não deve querer impor suas diferenças de nenhuma espécie aos outros. Se cada qual cuidasse de si mesmo sem querer determinar sua forma de pensar, viveríamos em paz. Se o crucifixo já fazia parte do ambiente, que continue ali! Se eu tivesse convicção de ser ateia, não me importaria a convicção dos outros. Mas se meu convencimento fosse apenas superficial, talvez a presença de um crucifixo fosse perturbadora…

    Mário SF Alves

    Prezado renato,
    Tenho uma proposta. Que tal fecharmos a questão assim:
    Deus pode até não existir, mas quem ousaria negar a hipótese de Sua existência?
    __________________________
    Bobagem minha. Por favor, esqueça.
    ____________________________________
    No fundo, no fundo, meu caro, somos todos muitíssimo arrogantes. É sério. Quem somos nós pra ao menos ousar definir o que seja ou quem seja Deus? Ora, se não podemos definir, como é que iríamos acreditar ou desacreditar? Não vejo chance.
    Posso te dizer o seguinte: se um humano, por mais iluminado que fosse, conseguisse definir o que chamamos de Deus, a esse humano, automaticamente, ocorreria uma ou outra consequência: ou seria imediatamente integrado como parte do próprio Deus ou seria destruído. Ao que me consta, nenhum humano chegou a tanto.
    É inegável que muitos prepotentes e mesmo mercenários vivem a definir proclamar os poderes de Deus. Uns dizem que Ele é onipotente; outros que é onipresente; e há aqueles que dizem que Deus é tudo isso, além de ser onisciente.
    O que de fato sei é que “se a aparência fosse a essência ninguém precisaria de Ciência”. Ou seja: parece-nos que o Sol gira ao redor da Terra, então, isso por si só seria a essência, e pronto, já bastaria. Ninguém precisaria ou seria capaz de ir além disso. Inexistiria a dúvida, e portanto, inexistiria a Ciência. Que Ciência poderia existir se não houvesse a curiosidade que instiga a busca do conhecimento?
    __________________________________________________
    Talvez seja mesmo sempre tempo de refletir sobre Deus. Talvez seja mesmo sempre tempo de admitir nossa vã filosofia sobre o Desconhecido que convencionamos chamar de Deus.

    Daniel

    O governo em todos os seus níveis de atuação é laico. Governa para todos não importando se você é ateu, cristão, mulçumano, judeu, budista, evangélico ou etc. E por esta razão que as repartições públicas não podem ter símbolos dessa ou daquela religião em suas paredes, seria um desrespeito para as demais sugerindo-se que essa ou aquela religião têm mais diretos do que as demais.

    (E cá entre nós, religião em geral é uma arma de destruição em massa que bota no chinelo as armas nucleares. Se duvida, dê uma olhada nos livros de história e veja quanto sangue foi derramado em nome da religião.)

Vanderlei

Segundo um amigo, fã do FELICIANO, nós somos um estado “LAICO CRISTÃO.

Fernando

Eu era ateu até conhecer o Lula.

    Mário SF Alves

    Exorbitou, hein, Fernando?

edir

Triste é que este vereador que se diz täo crente em Deus e ter sua fé, com certeza pratica suas falcatruas abusando do “direito” que o cargo lhe concede. Ele com certeza deve pensar assim : meus erros Deus me pedoará sempre que eu pedir perdäo.
Com certeza é do tipo que a família está em primeiro lugar, mas bota um grande olhar nos decotes de uma mulher bonita quando se expöe parte do seios à vistas, näo resiste a um belo par de pernas. Fazer sexo fora do casamento é apenas uma questäo de machismo, näo é traicäo, ter filho fora do casamento é uma fraqueza da carne e por aí vai. Esses tipos eu conheco bem.

Julio Silveira

Esse cara é um inquisidor que renasceu com seu velho espirito de porco.

Luís Carlos

Para o vereador é obrigado manter silêncio aqueles que não acreditam nesse Deus intolerante que ele professa.

FrancoAtirador

.
.
A intimidação, que o vereador fascista impôs

à funcionária pública da Câmara Municipal,

pode ser decodificada nos seguintes termos:

-É melhor tu acreditar em algum tipo de divindade.
Se não, serás amaldiçoada e escorraçada daqui.

É a ditadura do Pensamento Único Midiático – PUM.

E como fede…
.
.

    Marcos Rocha

    Pode acreditar em Odin?

    Zeus?

    Satanás (é uma divindade…)?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Vale tudo.

    Pode acreditar no diabo a quatro:

    Bezerro de Ouro, Touro de Wall Street,

    Fáscio, Suástica, até no Bule Gigante.

    Só não pode ser ateu. Aí, não pode.



    (http://evjeffersoncampanelli.blogspot.com.br/2011/04/malasia-prende-58-seguidores-da-seita.html)
    .
    .

    Mário SF Alves

    “.
    .
    Vale tudo.

    Pode acreditar no diabo a quatro:

    Bezerro de Ouro, Touro de Wall Street,

    Fáscio, Suástica, até no Bule Gigante.

    Só não pode ser ateu. Aí, não pode.”
    ________________________________
    Franco você é foda, cara.
    ___________________________________________
    Ah, em tempo, criei coragem e li aquela p*@%a daquele discurso do Adolf. Explica um mundo de coisas por aí. E claro, ainda que recheado de incongruências; de mentiras, falácias de toda ordem e gênero, mas ainda assim, mais proveitoso do que muito nhem-nhem-nhém desses fascistinhas precariamente assumidos que inundam certas revistinhas solenemente publicadas nesta terrinha de não tão distante passado totalitário. E olha que nem sequer faltou o de sempre, o bode expiatório, os judeus e os comunistas. É… a eterna fórmula da eterna covardia.

Edson Paz

Que carinha mais à-toa!

pinheiro

surpreendeu-me a fala do vereador, quando o mesmo, durante seu libelo acusatorio (jhaja democracia…) , atribui à Assessora de Imprensa, a voz da Câmara de Vereadores. Sei nao. Pensei que a voz da camara de vereadores, fossem os proprios vereadores. Antonio Prado, definitivamente esta mal representado.

Marat

O deus desses caras é um dos patronos da Casa Grande!

Patricio

Gostei do deus em minúsculas. Também não acredito em deus nenhum.

Urbano

O que já vi de fascistas assassinos e truculentos, tanto nacionais quanto estrangeiros, ajoelhados ante o sacerdote para receber a hóstia, e ainda se benzer e sair todo contrito para as fotos… Ademais, o sacrifício que o iluminado espírito quer lhe impingir, em nada vai adiantar. Certamente, ela conseguirá descobrir por si mesma a verdade.

Luís Carlos

Também não creio em Deus. Ateus são permanentemente perseguidos por sua escolha e posição. Crentes demonstram grande intolerância ao ateísmo. O autoritarismo do vereador é absurdo, pois quer impedir a assessora de imprensa de manifestar sua convicção, impondo-lhe o castigo do silêncio por não acreditar. Vereador cristão do PMDB de Antônio Prado é nada democrático.
A administração municipal é petista e tem sido atacada por todos os lados. Agora o ataque autoritário a ateus impondo o silêncio.

    Daniel

    O Ateísmo é perseguido porquê quem não acredita em deuses não pode portanto ser manipulado pelos “portadores da voz divina na Terra”, simples assim. Quem controla as massas por meio da religião portanto não pode permitir a existência de descrentes.

Deixe seu comentário

Leia também