Os escândalos políticos midiáticos
Por Venício A. de Lima em 14/9/2010, no Observatório da Imprensa
Tão logo as pesquisas revelaram que uma das candidatas à presidência da República havia atingido índices de intenção de voto difíceis de serem revertidos, e que os resultados indicavam a possibilidade de decisão ainda no primeiro turno, a grande mídia e seus “formadores de opinião” reagiram prontamente. Insistiram eles que fatos novos poderiam ocorrer e que ainda era muito cedo para cantar vitória.
Um exemplo: sob o título “Festa na véspera”, a principal colunista de economia do jornal O Globo escreveu em sua coluna “Panorama Econômico” do dia 31 de agosto:
“Então é isso? Uma eleição cuja campanha começou antes da hora acabou antes que os votos sejam depositados na urna? (…) Fala-se do futuro como inexorável. O quadro está amplamente favorável a Dilma Rousseff, mas é preciso ter respeito pelo processo eleitoral. Se pesquisa fosse voto, era bem mais simples e barato escolher o governante.”
Simultaneamente, a poucas semanas do primeiro turno das eleições, os jornalões, a principal revista semanal e a principal rede de televisão abriram fartos espaços para a divulgação de “escândalos” com a óbvia intenção de atingir a reputação pública da candidata favorita.
O primeiro, diz respeito a vazamento de informações sigilosas da Receita Federal ocorridos em setembro de 2009 [antes, portanto, da escolha oficial dos candidatos e do início da campanha eleitoral]. O “escândalo” foi imediatamente comparado com o caso Watergate, que levou à renúncia o presidente dos EUA Richard Nixon, em 1974, e também à prisão de integrantes do PT em hotel de São Paulo, em 2006. A narrativa midiática logo passou a referir-se a ele como “Aloprados II” e/ou “Receitagate”.
O segundo, que surge tão logo o primeiro parece não ter atingido os objetivos esperados, faz um incrível malabarismo ao tentar incriminar a candidata favorita através de ações de lobby e tráfico de influência atribuídos ao filho de sua ex-auxiliar. Um exemplo: a manchete de primeira página da Folha de S.Paulo de domingo (12/9): “Filho do braço direito de Dilma atua como lobista”.
O que estaria acontecendo na grande mídia brasileira?
Controle e dinâmica
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Em abril de 2006, no correr da “crise do mensalão”, escrevi neste Observatório [ver “Escândalos midiáticos no tempo e no espaço”] sobre o conceito de “escândalo político midiático” (EPM) desenvolvido pelo professor da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, John B. Thompson, em seu aclamado O escândalo político – Poder e visibilidade na era da mídia (Vozes, 1ª edição, 2002).
O momento é oportuno para retomar os ensinamentos de Thompson.
Os EPM surgem historicamente no contexto do chamado jornalismo investigativo, combinado com o crescimento da mídia de massa e a disseminação das tecnologias de informação e comunicação. E, sobretudo, no quadro das profundas transformações que ocorreram na natureza do processo político, ainda dependente, em grande parte, da mídia tradicional. Envolve indivíduos ou ações situados dentro de um campo ligado à aquisição e ao exercício do poder político através do uso, dentre outros, do poder simbólico. Fundamentalmente, o exercício do poder político depende do uso do poder simbólico para cultivar e sustentar a crença na legitimidade.
O poder simbólico, por sua vez, refere-se à capacidade de intervir no curso dos acontecimentos, de influenciar as ações e crenças de outros e também de criar acontecimentos, através da produção e transmissão de formas simbólicas. Para exercer esse poder, é necessário a utilização de vários tipos de recursos, mas, basicamente, usar a grande mídia, que produz e transmite capital simbólico – vale dizer, controla a visibilidade pública. A reputação, por exemplo, é um aspecto do capital simbólico, atributo de um indivíduo ou de uma instituição. O que está em jogo, portanto, num EPM é o capital simbólico do político, sobretudo sua reputação.
Como a grande mídia se tornou a principal arena em que as relações do campo político são criadas, sustentadas e, ocasionalmente, destruídas, a apresentação e repercussão dos EPM não são características secundárias ou acidentais. Ao contrário, são partes constitutivas dos próprios EPM.
Escândalo político midiático, portanto, é o evento que implica a revelação, através da mídia, de atividades previamente ocultadas e moralmente desonrosas, desencadeando uma seqüência de ocorrências posteriores. O controle e a dinâmica de todo o processo deslocam-se dos atores inicialmente envolvidos para os jornalistas e para a mídia.
Jogo de poder
Na verdade, a grande mídia ainda detém um enorme poder de legitimar a esfera propriamente política através do tipo de visibilidade pública que a ela oferece. Os atores da esfera política dependem de visibilidade na esfera midiática para se elegerem e/ou se manterem no poder. Através desse poder, próprio da esfera midiática, a grande mídia tenta submeter e controlar o processo político, em particular os processos eleitorais. É aí que surgem os EPM.
Não seria exatamente a tentativa de controlar a esfera propriamente política o último recurso que a grande mídia – declaradamente oposicionista pela voz da presidente da ANJ – estaria a exercer na construção de EPM a poucas semanas das eleições?
Será que o Brasil de 2010 é o mesmo de 2006, quando tentativa semelhante levou as eleições presidenciais para o segundo turno?
O que está realmente em jogo é o poder da mídia tradicional – e, por óbvio, dos grupos dominantes do setor – em tempos de profundas transformações nas comunicações. Em tempos de internet.
Quem viver verá.
Comentários
ValmontRS
A "imparcialidade" do PIG ficou ótima nesta comédia.
[youtube BmfGt9Rg8ws&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=BmfGt9Rg8ws&feature=player_embedded youtube]
Cesar
Azenha, me diz uma coisa: – se tudo mundo diz e sabe da imparcialidade da grande mídia em sua cobertura eleitoral, o porquê de o Ministério Público Federal não toma as devidas providências necessárias para a elucidação e ajuste para não desqualificar o processo democrático das eleições ????????
Paulo Rick
O vale tudo já começou, Serra com o salário mínimo de 600 reais, a mídia PIG inventando escândalos, do tipo o primo de terceiro grau da Erenice vendeu um carro usado para a diretora do Correios em 2001! Veremos coisas ainda piores! Nada pior para a mídia que a irrelevância e a perda da credibilidade!
Cesar
CPI do PIG já … o que mais precisa acontecer….
Onde está o Ministério Público Federal Eleitoral, o enganjamento na campanha política de serra é grosseiro e não disfarçam nem um pouquinho, exemplo: ontem à noite nos telejornais: notícias de Dilma, cara feia se defendendo, notícias de serra, cara sorridente fazendo propostas …. ????? o que isso quer dizar: imparcialidade.
ISSO É UM ABUSO, É CRIME, A QUEM PODEMOS RECORRER ????
GeorgeLuckas
se preparem porque a grande mídia não vai morrer fácil…
o medo será estimulado em tempos de mudança como este…
sua única alternativa é tentar se adaptar, como o JB…
já o discurso a ser mudado…
Paralelo XIV
Comentário de um leitor do O Globo:
"Serra disse que vai asfaltar a Transamazônica.
Coitados dos amazonenses, verão pela primeira vez uma praça de PEDÁGIO."
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
ValmontRS
Serra tirou o Windows do papel! #factsbyserra
Carlos Ribeiro
Sensacional!!!!!
monge scéptico
Não confio muito nos estudos de estrangeiros, que muitas vezes tem como referência os "modos"
políticos de paises onde eles são afeitos em getal, através da cultura etc.
Ele não leva em conta, que o poder dos "fazedores" de "opinião" decaiu deais ou anulou-se nos
últimos tempos no BRASIL. Basta ler as opiniões dos internautas aqui na rede. Há consenso entre
os navegantes? Claro que há. E isso é que é bonito e nos enche de orguho, de saber que o brasi-
leiro hoje, a maioria, sabe por exemplo, que o bodejar do serra, tem a intenção rasteira, de mudar
o seu, o meu voto, com a intenção mais rasteira ainda de conduzir o BRASIL de volta aos braços ex-
-ploradores, dos decaidos americanos/uk, assassinos que extorquem do mundo, recursos para seus
loucos e próprios projetos de hegemonia, que muitos de nós, de personalidade sã não aceita de
modo algum, como sendo a panacéia que vai nos ajudar. Tem ocorrido o contrário: endividamento,
atrelamento militar inclusive contra nós próprios, com idéias malucas de conspiração interna contra
o que não se sabe. Só os paranóicis e tarados o sabem. Temos princípios e culturas próprias elati-
-nas. Nosso desenvolvimento cultural e técnico deveria ir por ai; ao extremo nacionalismo. etc
AVANTE DILMA!!
Helcid
(continuando)…A partir da última década do século passado, as empresas de comunicação resolveram assumir para si esta relação, isolando o jornalista e o órgão público. A promiscuidade continua, agora os empresário tratam direto com os políticos, e só apoiam a quem se presta ao jogo. Este esquema que já tinha sido usado por Assis Chateubriand desta vez veio para valer. Assim a notícia e a informação são veiculadas a estes interesses e as distorções são estas que estamos assistindo. Aos poucos, o jornalismo cidadão, sem a tutela do jornalista vai se afirmando nas redes. Em vez de ler um jornal, o leitor busca na rede em diversos sites e blogues aquilo que lhe interessa.
Helcid
Quem está acabando com o jornalismo são as próprias empresas de comunicação. Hoje o foco do seu negócio é sua influência usada comercialmente, tanto para angariar publicidade ou conseguir empréstimos facilitados de bancos públicos e privados. Antigamente, a maioria dos jornalistas era chapa-branca, tinham além do emprego no jornal outro em órgão público, era um acerto de duas mãos, pagava-se pouco pelo profissional e a repartição tinha um canal dentro das redações… (continua)
Helcid
… esse é o "esgoto" da Editora Abril:
"Veja conseguiu criar o jornalismo do grampo sem áudio (STF), o vídeo sem imagem (caso Lina), o dossiê sem documento (caso campanha Dilma) e, agora, o contrato sem assinatura."
ValmontRS
Agora, o Jornal da Record noticia que os advogados de Verônica Serra constituirão "um ESQUEMA PARALELO DE INVESTIGAÇÃO"(!), aparentemente substituindo a "polícia tucana" que foi solenemente barrada no baile.
Private investigations by Serra!
Será que eles quebrarão os sigilos telefônico, bancário e fiscal dos investigados?
Que nada! Eles não precisam disso. Há muito nossas vidas privadas não são mais segredo para eles!
Jairo_Beraldo
Mas como diz PHA…esses tucanos se acham!!! Tudo podem, tudo fazem. Mas terão que prestar contas ao final da eleição.
ValmontRS
Blog do Branquinho:
JUSTIÇA TIRA POLÍCIA TUCANA DA INVESTIGAÇÃO DE CRIME FEDERAL
Crimes contra a Receita Federal, como o recente caso de violações de sigilos, são do âmbito federal, e cabe à Polícia Federal investigar e levar ao Ministério Público o resultado apurado. Isso qualquer zelador de cadeia sabe, mas a Polícia Civil de São Paulo fez de conta que não sabia, e começou a interrogar pessoas e pedir quebra de sigilos telefônicos, como se fosse de sua alçada. Ingenuidade? Nada disso! Homens sob ordens do governador tucano de São Paulo entraram no jogo tentando arranjar provas incriminadoras de eventuais petistas e continuar investindo na cassação da candidatura de Dilma para ganhar a eleição no tapetão.
Numa decisão coerente, o juiz de Santo André disse que a Polícia Civil era "absolutamente incompetente" para investigar o caso, para desgosto de alguns golpistas que achavam perfeitamente natural o Palácio dos Bandeirantes meter a colher num caso que não lhe pertencia para criar mais factóides. O juiz mandou que o inquérito irregularmente aberto pela Polícia Civil fosse encaminhado ao Ministério público, e negou autorização para que os tucanos xeretassem o sigilo telefônico de pessoas envolvidas no caso.
Maria
É, a mídia! Que disperdício de espaço e tempo. Com tanto assunto importante, os probleminhas pessoais de Serra já passaram do ponto. Onde ficam os interesses públicos e o espaço público representados pelos meios de comunicação? A Internet agora é o nosso espaço público e é bem mais consistente do que o PIG. Porque essa história de sigilo da família Adams (perdão, Serra) e do pessoal do PSDB segundo os próprios interessados, está mais para novelão ou crime passional que tenta vender ou aumentar o ibope. Enquanto isso, na Baixada fluminense, mais baixaria da família Serra. Atenção maior será necessária no dia 03 de outubro.
paulo chacon
O pr imeiro ato de governo da Dilma deve ser: tirar o oxigênio (grana) do PIG ( TV globo, Veja, Folha, Estadão, O Globoetc…)
Cortar todas as publicidades do Governo Federal nestes lixos midiáticos. Eles vão morrer à mingua.
LuizCarlosDias
Muito rapidamente o controle de toda midia será do PT, não vou morrer antes de perceber essa troca, VIVA Dilma.
Antonio
O que está em jogo é o poder e a grana que a direita ganha quando é situação. Está em jogo também a própria direita, que no pós-Lula não tem discurso nem projeto confessáveis, o que a fez ruir. Além de tudo isso, a direita engessou-se num casulo negro de sua própria teia de corrupção que a emaranhou por todo o País. O PIG é o seu meio "legítimo" de expressão. Um é retroalimentado pelo outro, mas o PIG não tem opinião própria, só é um igual conservador. E apesar de seu poder junto à direita, é um comensal dessa direita, com direito a trânsito, presentes, paparicações e bom pagamento pelos serviços prestados. De fato o PIG é pau mandado.
José Eduardo
Belo artigo. É realmente o que está ocorrendo, e, queira Deus, que a internet, supere a mídia tradicional.
Jairo_Beraldo
Ainda tem dúvidas sobre isso?
Helcid
… o que se tem de perguntar agora é: por quem os suinos dobram?
se se derem ao trabalho de fazer continha, irão descobrir que a porcentagem possível deles (suinos) atingirem e, pior (pra eles, suinos do pig) influenciarem a ponto de orientar o voto, é, nesta altura do campeonato, tão pequena, mas tão pequena que, ainda que consigam algo, já será tarde.
com a arapuca que armaram na véspera do primeiro turno em 2006, onde o cenário era diferente de hoje, só conseguiram adiar o que já estava dado. ou seja, é vôo de galinha.
a avalanche de pseudo-escândalos que estão armando não atinge, no brasil, o eleitorado que efetivamente decide uma eleição.
essa turma (suinos do pig) está fazendo jornal pra eles mesmo lerem. triste.
Helcid
Trocando em miúdos: Um bando de pilantras, criando factóides diversos apenas para que a percepção de que são influentes permaneça…
Mentem, conspiram e distorcem a verdade (na realidade, tentam criar uma realidade paralela) para que sua verdade prevaleça.
São dignos de pena…
Jairo_Beraldo
Até o indivíduo normal sabe que é uma pena, daquelas bem penosas, ler as colunas deste bando de pilantras no PIG. Estes escribas só submetem ao escrutínio por dever do ofício. E como não critica-los sabendo das bobagens que eles falarão ou escreverão?
Helcid
A mídia nativa ainda não seu deu conta das mudanças ocorridas na sociedade. A nova classe média, tem gosto diferenciado é emergente e não se importa com os rótulos. Tem cultura própria e não a cultura apurada, não leu os filosófos consagrados, mas também prá que, se o princípe dos sociologos brasileiros mandou que eles esquecessem o que ele havia dito e escrito, agora não reclama.
A mídia anda perdida, pois ela sabe que com a internet e as comunidades sociais que dentro dela surgiu, há muita besteira porem muita discussão e ela não consegue encobrir os fatos com suas versões. Não se deu conta ainda, que a verdade pode ser uma só, porem tem muitas faces e muitas nuances, porque não muitas versões.
Antonio
O PIG é prostituta de luxo, reservada ao grupo dominante. O grupo dominante sempre decide como vai ser: de lado, de frente, em pé, atrás, etc..
As esposas desse grupo sabem e aplaudem o PIG. Ele realça e realimenta o poder e a ideologia de seus maridos.
Assim sendo, a prostituta pode circular livremente entre o grupo. Ela é um comensal esperado, bem alimentado, muito bem pago, presenteado e festejado nas festas do grupo, desde que não haja nenhum deslise.
Jairo_Beraldo
Uma prostituta tem mais catiguria e postura.
Marcelo de Matos
Eliane Cantanhêde tenta passar a doutrina do medo, comentando hoje na Folha a declaração de Dirceu de que o PT terá mais poder com Dilma que com Lula. Por que terá mais poder? A própria Eliane responde sem se dar conta: “A julgar pelas pesquisas, o PT vem numericamente forte por aí. Vai fazer uma bancada grande e experiente no Senado e tende a ultrapassar o PMDB como maior bancada na Câmara”. Mas, estranhamente, para Eliane não é esse o motivo da força do PT: “é o PT do José Dirceu que Dilma esconde”. Segundo a jornalista, o PT já “aparelhou o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Petrobras, e o BNDES”. O país não será governado por um partido político constituído segundo as normas da CF e da lei, mas, por uma eminência parda chamada José Dirceu. É uma doutrina terrorista – Regina Duarte fez escola.
Antonio
Essa sujeita bebe cândida? Ela é louca ou cheira mato queimado?
Ronaldo Caetano
Essa sujeita não bebe cândida, não; pelo contrário… a razão do artigo é bem outra. O marido dela é sócio da empresa que cuida do marketing da campanha do Serra (a ética Folha não avisa seus leitores disso…). Com a lavada que vem por aí, o cara não só ficará desempregado mas com a reputação de incompetente.
Ou seja, a receita da Família Cantanhede vai cair. O desespero da Eliane "Zero a Zero" Cantanhede é muito menos nobre do que seus artigos sugerem…
Antonio
Ah, são profundos pilantras. Emaranharam-se na teia da demotucanalha.
Elias Andre
olha estou casado de ouvir os jornalistas da globo sbt band e outras falar mal do lula do Brasile do povo tanto é que mu jornal é a internet não confio nem nunca confiei em quem criou ocaçador de marajá, aqui, no Paranainfelismee quem esta narente é o beto Relincha que fica mas nunca fica tenho medo do esta peça passa fazer o governo caso ganhe minha ultima lembrança de um governo Dem e PSDB não é nada oa tentativas de privatizar tudo,acooord paranaenses
Jairo_Beraldo
Fazia tempo que não assistia ao JG. Ontem me deu curiosidade, e vi um trecho…perdi o sono…aquele Waack, é pior que o personagem de sexta-feira 13. Vade retro coisa ruim!
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