Da Redação
Aumentar os investimentos vai contra o coração do rentismo, que quer o dinheiro para garantir os juros. Seja como for, é preciso cobrar a conta acima dos tucanos que governam São Paulo desde Mário Covas. Cobrar, inclusive, pedindo de volta o dinheiro desviado no propinoduto tucano.
Justiça abre inquérito contra Matarazzo no caso Alstom
Por Fausto Macedo e Fernando Gallo, do Estadão
A Justiça Federal em São Paulo autorizou a abertura de um inquérito policial específico para investigar o vereador Andrea Matarazzo (PSDB) por suposto envolvimento com o esquema de pagamento de propinas pela Alstom no setor de energia do governo paulista no final dos anos 1990. Matarazzo foi secretário de Energia em 1998. Nos quatro anos anteriores, foi presidente da Companhia Energética de São Paulo (Cesp).
A decisão do juiz Marcelo Costenaro Cavali atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que disse não haver, por enquanto, elementos para denunciá-los junto com os outros 12 denunciados em janeiro, mas que a existência de indícios contra Matarazzo e a falta de todos os documentos enviados por autoridades suíças que investigam o caso ensejavam a abertura de um inquérito policial específico.
Matarazzo foi secretário de Energia em 1998, ano em que se autorizou o décimo aditivo do contrato Gisel, no âmbito do qual a Alstom é acusada pelo MPF de ter pagado R$ 23,3 milhões a dois ex-diretores da extinta Empresa Paulista de Transmissão de Energia (EPTE), José Sidnei Colombo Martini e Celso Sebastião Cerchiari. Martini e Cerchiari estavam subordinados hierarquicamente ao tucano.
“No que diz respeito especificamente a Angelo Andrea Matarazzo, pessoas submetidas à sua esfera de comando hierárquico foram tidas como beneficiárias de propinas. Além disso, há ao menos indício de que o próprio partido político ao qual é filiado e a própria Secretaria de Energia dirigida por ele – conquanto em curto espaço de tempo – tenham sido beneficiários de valores indevidos”, escreveu Cavali em sua decisão.
O juiz rejeitou argumentação da defesa de que o fato a ser apurado é indeterminado, e de que Matarazzo se vê “ilegitimamente submetido a alto grau de constrangimento”, em época de proximidade das eleições.
Apoie o VIOMUNDO
“Um dos ônus do exercício de funções públicas é justamente a sujeição à permanente vigilância da sociedade, em geral, e, eventualmente, de investigações criminais pelos órgãos de persecução penal”, escreveu Cavali.
“Quanto ao abalo sofrido pelo investigado em plena época eleitoral, tenho para mim que eleitores bem informados sabem diferenciar a colossal diferença entre estar submetido a uma investigação, e não chegar sequer a ser denunciado, e ser condenado criminalmente. Se os eleitores, em geral, não são bem informados, esse é um grave problema social brasileiro e uma constatação acessória que, evidentemente, não tem, por si só, peso suficiente para impedir a continuidade das investigações”
Por decisão do juiz, também serão investigados nesse mesmo inquérito Eduardo José Bernini, ex-presidente da Eletropaulo, e os executivos franceses da Alstom Michel Louis Charles Mignot, Yves Jaques Marie Barbier de La Serra e Patrick Paul Ernest Morancy.
Denúncia
No mesmo dia em que decidiu instaurar um inquérito para apurar a atuação de Matarazzo no episódio, o juiz Cavali aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público Federal e decidiu abrir processo contra 11 acusados de envolvimento no esquema de pagamento de propinas da Alstom a agentes públicos de estatais de energia do governo paulista.
Dirigentes da Alstom e lobistas são acusados pela Promotoria de pagar R$ 23,3 milhões de propina, em valores atualizados, para conseguir aditivar um contrato (Gisel) para fornecimento de equipamentos para três subestações de energias do Estado.
Dentre os réus estão: os lobistas Sabino Indelicato, Cláudio Luiz Petrechen Mendes e Jorge Fagali Neto; e os donos de consultoria Jean Pierre Courtadon, Romeu Pinto Junior, José Geraldo Villas Boas.
Leia também:
Líder do PT: Propinoduto é mais amplo que o que sai na mídia
Comentários
Luiz (o outro)
Azenha, na matéria de ontem sobre esse caso, eu estava assistindo o Jornal da Record no boteco de um amigo (como faço quase todos os dias) e quase morri de rir quando vc apareceu com o livro “Operação banqueiro”… matéria muito pertinente e bem humorada… Parabéns!
Julio Silveira
A licença poética que faço com isso tudo e por enxergar a cidadania, que reivindica civilização, tomando porrada. Muitas vezes pelas mãos de outros que comungam de mesmos ideais, que sofrem as mesmas vicissitudes, mas que por dever profissional são obrigados a ignorar os fatos, como esses, para atender a estrutura que os mantem. Infelizmente para a estrutura os meios que poderiam evitar tal aberração ficam nas mãos dos que produzem sua incongruência. E esses não terão nenhum interesse em mudar essa situação.
Killimanjaro
http://noticias.r7.com/sao-paulo/metro-da-linha-3-vermelha-faz-trajeto-de-portas-abertas-26022014
Dr. Zé Ruela
Se o governador de São Paulo fosse do PT ou de outro partido tomava cacete todo dia do Datena, e a BAND todo dia fazia uma matéria com duras criticas.
FrancoAtirador
.
.
No dia em que a maioria da população ‘sufocada’ de São Paulo
souber que a CPTM é de responsabilidade do Governador do Estado
e não do Prefeito Municipal, pode ser que mude alguma coisa.
Se essa informação depender da Mídia Empresarial FamiGliar Fascista
a culpa continuará sendo do Haddad, da Dilma, do PT, dos ‘mensaleiros’…
.
.
FrancoAtirador
.
.
Desenhando:
Irineu
Azenha tenho acompanhado suas reportagens , são bem informativas, sem distorções e manipulação.
Precisamos de jornalistas assim.
Parabéns!
E parabéns ao jornalismo da Record também.
Ai tem ótimos profissionais.
Abraços
Marat
O MPL diz que é passe livre, mas parece que o rabo é preso…
Urbano
Eu já percebia a escaterina de sepultura aberta e ainda com despojos verdes do inquilino…
Marat
Azenha, parabéns! Matéria bem feita é aquela que mostra a VERDADE. Tomo muita condução e sei o sufoco que é SP. Pena que uma parcela grande dos que passam por esse inferno não são atuantes politicamente!
Luiz Carlos Azenha
Obrigado pelo incentivo. abs
Karlo Brigante
E o PT hein? Não move uma palha!!!
Chego a ficar desanimado!Esses “jornalista” todos os dias é pau no Governo, nos programas sociais, nos politicos Petistas ou ligados ao PT. Se não fosse a figura do Lula, Já teria desistido de tudo.
Os Politicos do PT parecem mulher de malandro!!! E a gente aqui, nos “Blogs Sujos” Pagando um pau desgraçado defendendo esse Governo, enquanto os Petistas dormen, Hibernam… descansando em berço esplendido. É desanimador.
ricardo silveira
Cadê a meninada do passe livre? Parece que já voltaram das férias, ou não são eles que estão nas ruas fazendo quebra-quebra com o pretexto de ser contra a Copa? Êta! esquerda reacionária.
killimanjaro
pra que falar mal do passe livre?
se a gestão da CPTM está há 20 anos nas mãos dos mesmos Tucanos
pra que confundir o que é nítido de se ver
Marat
Também sinto que o MPL é estranhamente omisso no que se refere ao transporte ESTADUAL!
José Renato
Tem que cobrar o governo federal também, investimento em metrô é feito pela união!!!
killimanjaro
Vai o Golpista, o governo estadual esta gastando milhões na estação frei caneca, mackenzie e etc… enquanto mulheres gravidas perdem nenes, pessoas quebram pernas e chegam até a morrer caindo na linha nas linhas da CPTM e linha vermelha do metro(são 30 anos de linha vermelha do metro e a única mudança foi colocar ar condicionado em alguns trens e televisores para publicidade, modernização que custou 1 bilhão de reais aos cofres publicos e a população da zona leste de sao paulo continua morrendo no metro)
Metro pega fogo! na decada de noventa não tinha celular com camera, os metros pegavam fogo e ninguem ficava sabendo, as pessoas caiam na linha e falavam que era suicidio… Metro e Cptm assassina.
Sentimentos a mulher que morreu no incendio no metro republica em 2003, sentimentos a todas as vitimas que cairam na linha por falta de espaço e descazo do metro. Sentimentos a todas as vítimas assassinadas por Políciais Ferroviarios que andam armados nas linhas metropolitanas de períferia.
http://www.youtube.com/watch?v=OKim_CH8D0Y
RZO – O trem (1997)
Francisco
Recomendo uma leitura básica da Constituição do país onde você mora desde o dia em que nasceu…
Dr. Zé Ruela
Mas é folgado o senhor!!!!Só no ano passado o GF disponibilizou mais de 2 bilhões de reais ao governo paulista.Tem que colocar é a PF e o Ministério Público Federal – não o de São Paulo – para fiscalizar a aplicação desses recursos.
Fernando
Tem que cobrar do eleitorado, que de quatro em quatro anos elege com folga um governador tucano.
francisco niterói
fernando
E que vai continuar a eleger.
Talvez eu esteja errado, mas a minha visao, aqui de longe, é que o alckmin sera reeleito.
Tenho essa impressao atraves de contatos com paulistas.
Um dia desses, aqui no rio, falando sobre seca, perguntei a um paulista sobre a questao dos reservatorios de agua pra consumo. Ele sequer me respondeu sobre o assunto dizendo somente que havera apagao na copa. Perguntei novamente e ele insistiu. Entao o questionei sobr o fato de que eu, aqui em niteroi, posso consumir energia de itaipu, mas nao posso consumir agua de la por ser inviavel transporta-la. O mesmo em relacao a um paulista que, para consumir agua, tera que contar com os recursos dos reservatorios que o alckmin nao cuidou.
Mas nao adiantou: o cara quer apagao e alckmin.
Romanelli
Ok ok, criticas ao metro à parte..
Ôh da redação ? Penso que você foi injusto com o “rentismo”
Não escuto o “rentismo” ser contra aumento de INVESTIMENTO, mas sim contra o aumento do custeio da máquina (salário de político), dos desperdícios, dos desvios, da falta de METAS e seriedade em se tocar os projetos (por ex: desde 1985 que NINGUÉM termina a Ferrovia Norte Sul, e a transposição já virou LENDA urbana), contra o dinheiro dado a amigos escolhidos e/ou a ONGs, ou mesmo das renuncias foscais promovidas a causas não tão nobres (por ex. em favor da industria automobilística, e muito pouco pró imóveis, remédios e alimentos)
Ademais, o “RENTISMO” se contentaria com juros de 6% aa como forma de remunerar a poupança de milhões de famílias (estas que insistem em NÃO mamar nem depender dos favores do Estado que, em troca, pegaria o dinheiro barato pra poder tocar obras sérias, como em hospitais por exemplo), claro que se contentaria desde que a inflação INTERNA ficasse em 0-1% aa, e não nos mesmos 6% da caderneta, compreende ?
Aliás, coisa feita e FEIA que muitos deveriam criticar e não o fazem, é o tal REPRESAMENTO do cambio promovido por LULA II e mantido por Dilma I, deste que, não só deu sem cerimônia os juros internos a “investidores” estrangeiro, como também através da ANCORA CAMBIAL (além de enforcar a industria nacional e facilitar a vida da China) também deu um adicional ao rendimento dos gringos de mais de 90%, pela inflação do período versus um cambio que hoje vale R$ 2,40, MENOS até do que o cambio do FIM do primeiro ano de gestão do imperador Luiz Inácio (R$ 2,89 em dez/2003, ou seja, menos 17%).
Povo 1
Romanelli, vc é banqueiro?
Não diga!
eu tinha percebido, se vc não é banqueiro e fala essa língua tem algo errado….mesmo….
augusto
“POUCO dinheiro nas maos de muitos é investimento” (Lula da Silva)
e o rentismo é CONTRA ele sim senhor.
“Maquina publica”, numero de servidores reduziu-se, nao aumentou.
-A tua tucanagem prefere outro caminho: terceiriza e quarteiriza em escala, vez que assim PAGA AINDA MAIS EM DESPESAS, porem aos patroes bem relacionados destas empresas 3zadas.
A alternativa… do investimento em Plataformas vindas de Singapura tava bom pra voce, romancelli?
I isençoes, subsicios pode, DEPENDE DE PRA QUEM?
Pois vai ser pra quem nós queremos.
DILMA vai gastar muito sim, onde vai dar retorno amanha sim, quer VOCE e o rentiburrismo queiram ou nao.
Ponha na tua cabeça tonta que quem opera a maquina e escolhe os tradeoffs pragmaticos sao os vencedores.
Os derrotados bufam, com inalienavel direito. e faze-lo
E DESISTA de criticar a administraçao nisso: todos os anos ela criou alternativas
augusto
“POUCO dinheiro nas maos de muitos é investimento” (Lula da Silva)
e o rentismo é CONTRA ele sim senhor.
“Maquina publica”, numero de servidores reduziu-se, nao aumentou.
-A tua tucanagem prefere outro caminho: terceiriza e quarteiriza em escala, vez que assim PAGA AINDA MAIS EM DESPESAS, porem aos patroes bem relacionados destas empresas 3zadas.
A alternativa… do investimento em Plataformas vindas de Singapura tava bom pra voce, romancelli?
I isençoes, subsicios pode, DEPENDE DE PRA QUEM?
Pois vai ser pra quem nós queremos.
DILMA vai gastar muito sim, onde vai dar retorno amanha sim, quer VOCE e o rentiburrismo queiram ou nao.
Ponha na tua cabeça tonta que quem opera a maquina e escolhe os tradeoffs pragmaticos sao os vencedores.
Os derrotados bufam, com inalienavel direito. de faze-lo
E DESISTA de criticar a administraçao nisso: todos os anos ela criou alternativas
abolicionista
Recomendo a leitura do seguinte artigo, de Paul Krugman, no qual estão contidos alguns argumentos sobre o porquê de combater-se o capital rentista:
http://www.cartacapital.com.br/revista/785/a-eutanasia-do-rentista-7590.html
Romanelli
ai ai, banqueiro ??!!
INVESTIMENTO gente, pode ser visto como aquele que vem na forma de EDUCAÇÃO e saúde (hospitais), e não só pra salário e benefício de PELEGO
..investimento na INFRA, pelo estado ou em parcerias que detenham MELHOR tecnologia e gestão ..infra pra nos diminuir os custos, acelerar a oferta e apressar o desenvolvimento
INVESTIMENTO em ferrovias, estradas, em esgoto e saneamento
Em tempo, sou a favor que o Estado aja como regulador e, se necessário, como em monopólios nos transportes urbanos, inclusive como empresário ..DESDE QUE, desde que a ele sejam imputados controles e métodos de avaliação/punição, caso algum desvio ou ineficiência sejam apurados.
E desculpe, JUROS real pra formação e atração de POUPANÇA é necessário ..quer pras famílias formiguinhas se preparem pra quando o inverno chegar (embora a maioria dos esquerdopatas prefiram agir como CIGARRAS e gafanhotos), quer pra atrair poupança interna e externa do setor privado pro Estado também poder antecipar gastos.
Mais, hoje acho que a SELIC, como posto, é um PLACEBO de péssimos resultados para com o combate a nossa inflação (estrutural e indexada)
e pra quem não leu ainda, sou dos que mais condena o governo de THC por ter DESINVESTIDO a CVRD, fato este que privou o Estado de, não só receber e auferir de poupudos dividendos, como também de se manter como um importante agente regulador de mercado ..enfim
..enfim, noutra hora a gente fala mais…
abolicionista
Um operador de Hedge Founds norte-americano ganhou 4 bilhões no ano passado. Com esse dinheiro não foi construída nem uma casinha de cachorro, ninguém ganhou emprego, nada disso. O capital rentista não quer nada com o trabalho, ele é, por definição, avesso a essa relação. Ele apenas recorre ao capital produtivo quando precisa de liquidez. Sejamos claro, ele faz a rapa nos tesouros públicos, nas aposentadorias, nas poupanças, nos empregos.
Robson
OLÁ OLAVO DE CARVALHO!!
Cibele
O mais louco é que o povo encara sorrindo, conformado, fleumático. Por um lado, consegue levar melhor a vida justamente por isso, em compensação, seu próprio comportamento leva à perpetuação do problema. Só falta elegerem o santo do pau oco de novo. Só falta isso. A revolta que sinto só de ver as cenas… Imagine se eu aceitaria isso, se fosse usuária de metrô e trem, já teria organizado um movimento ou algo do tipo. Parabéns à equipe pela reportagem.
Weslei
Parei a faculdade por causa disso! Como trabalhava no período noturno, e estudava de manhã e meu serviço era pesado, saia muito cansado do mesmo, mas, ainda tinha que enfrentar a condução cheia e demorada por mais de 2 horas, chegava na faculdade exausto, não conseguia me concentrar e dormia direto nas aulas, e esse tempo de percurso não dava nem para estudar já era impossível sentar em algum banco.
Estudar e trabalhar em São Paulo, nestas condições é difícil.
Lukas
Só em São Paulo…
Silas
“lukas” ei eu moro em São Paulo, pego trem em São Paulo.
Bode do Lula
E tem outro lugar que seja do interessa máximo do petismo ganhar?
Povo 1
Ah……………faz favor moleque…..
Qual a cidade com essa população? Qual o estado com esse faturamento em impostos?
Qual a cidade com esse desconforto geográfico e clima?
Qual a cidade com essa população de explorados?
Marcelo
Provavelmente não, esse esquemão da alstom passou aqui por Minas Também e irrigou o propinoduto de Furnas, conhecido como lista de a Furnas.
abolicionista
Que burrice. Tem um artigo imenso sobre o Rio de Janeiro que foi postado aqui no site há pouquíssimo tempo, com críticas severas.
Cara, como você é burro, não…
Deixe seu comentário