Mídia quer fazer de Dilma uma rainha da Inglaterra

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Estou escrevendo este texto para os novos leitores do blog, que são muitos.

Se vocês não perceberam ainda, temos argumentado faz tempo que alguns grupos de mídia brasileiros estão engajados até a medula na campanha eleitoral de José Serra, do consórcio PSDB/DEM.

Eles não declaram voto em seus editoriais — como faz a CartaCapital e é comum nos Estados Unidos e na Europa.

Ao contrário, eles editorializam o noticiário.

Escolhem manchetes, ângulos e pautas que favorecem a candidatura de José Serra ou que prejudicam — ou pelo menos pretendem prejudicar — a candidatura de Dilma Rousseff. Propagam crises federais — a do saneamento básico, por exemplo — sem tratar das crises estaduais (no caso de São Paulo, o trânsito, os rios poluídos, as enchentes, o metrô lotado, a falta de trens de subúrbio, as deficiências na saúde e na educação).

Os recursos humanos e materiais destes grandes grupos de mídia —Organizações Globo, Folha de S. Paulo, Editora Abril e O Estado de S. Paulo — são concentrados na pauta que interessa a um candidato, em detrimento dos demais.

No sábado a revista Veja publicou uma denúncia contra o governo, o PT e a candidata Dilma Rousseff que foi direto para a propaganda eleitoral de José Serra na TV.

Uma reportagem que tinha como espinha dorsal um contrato não reconhecido — e, portanto, desmentido — pela empresa que teria pago propina. Está aqui.

Na segunda-feira, os três principais jornais do Brasil trouxeram o assunto nas manchetes acima da dobra, aquelas que ficam o dia todo expostas nas bancas de jornal de todo o Brasil.

Apoie o VIOMUNDO

Filho de ex-braço direito de Dilma trabalhou no governo, disse O Globo.

Irmã de ministra deu aval a contrato sem licitação com governo, disse o Estado de S. Paulo.

Dilma se distancia de Erenice e chama Serra de caluniador, disse a Folha.

A isso os jornalistas chamam “dar pernas a um assunto”. Independentemente de algo de ilegal ter sido feito ou não, o efeito de manchetes múltiplas é o de suscitar dúvidas nos eleitores em um período pré-eleitoral. As manchetes também servem para aparecer na propaganda eleitoral do candidato José Serra. A gente fica sem saber quem alimenta quem.

Foi a campanha de José Serra que distribuiu dossiês de seus investigadores aos jornais? Quem faz a coordenação entre a campanha de José Serra, se essa coordenação de fato existe, e os quatro grupos de mídia acima citados? Por que a “coincidência” das denúncias contra Dilma acontecerem na véspera da eleição? Não há denúncia alguma a ser feita contra José Serra, ou será que nesse caso esses grupos de mídia estão omitindo informações para não influenciar o eleitorado?

Em minha modesta opinião, a essa altura já não se trata apenas de:

1. Forçar um segundo turno; 2. Salvar candidatos da coligação PSDB/DEM nos estados; 3. Tirar antecipadamente a legitimidade de um governo eleito.

Eu diria que o consórcio midiático acima citado trabalha, ao mesmo tempo, para pautar Dilma Rousseff e formar o ministério.

As pautas econômicas dos grandes jornais estão repletas de balões de ensaio sobre medidas econômicas conservadoras que seriam tomadas pela candidata que ainda nem se elegeu!

Tenho comigo que o objetivo da mídia, agora, é fazer uma espécie de primeiro-ministro, “eleito” por ela, para colocar no coração do governo de Dilma Rousseff.

Ela ficaria com o papel de rainha da Inglaterra.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Gilson Cabral

Gostei desse texto, esse nosso mundinho, realmente anda muinto imundinho, precisa ser higienizado, pelo amor de jesus cristo , votem na sra,Dilma esse candidato opositor ,ninguém mais aguenta esse sujeito é nojento , ele e a sua corja…

Jair de Souza

Já mencionei em comentários anteriores que a máfia midiática joga pesado para levar a eleição para o 2º turno. Não que esperem vencer, pois sabem que José Serra jamais conseguiria vencer. No entanto, a máfia midiática quer mostrar à futura presidenta que eles ainda têm muita força e que terão de ser levados em conta, que Dilma terá que garantir a permanência de seus interesses (os da máfia midiática). Por tudo isso (e muito mais), é muito importante uma vitória de Dilma já no primeiro turno. Não é pouca coisa que está em jogo. Uma derrota acachapante da máfia midiática será uma grande vitória para o povo.

Daniel

Se for o Palocci, ele já está lá.

Claudio W.

Usando um velho provérbio: já que não pode vencê-los, junte-se a eles. "Pautar Dilma e formar o ministério", é para ter influênciar e até mesmo ter benefícios no governo certo? Acho que se for essa a intenção não funcionará. Dilma não me parece ter o perfil de rainha da Inglaterra (e nem Lula desempenhou apenas este papel). E segundo porque não vejo perspectiva alguma de o futuro governo Dilma ceder algo a esse grupo que, durante essa campanha deixou claro que não representa os brasileiros em nada.

Contra os prováveis futuros ataques do PIG: http://www.conversaafiada.com.br/pig/2010/09/12/l

SérgioFerraz

O PIGS – Partido da Imprensa Golpista e Safada (Organizações Globo, Folha de S. Paulo, Editora Abril e O Estado de S. Paulo) além de golpistas são covardes e não assumem que apoiam o Zé Caluanidor.

Júlio

O que ocorre simultaneamente a esses escândalos forçadores de segundo turno, é uma tentativa clara de influir nas eleições legislativas, tão importantes ou mais do que as presidenciais. Todos os dias ouvimos a grande mídia martelando como mantras nos nossos ouvidos: "mensalão do PT" ,"aloprados do PT", "quebra de sigilo por petistas". e agora esse "escândalo" novo do lobby do irmão do papagaio do primo da cunhada da sogra da secretária da amiga da Dilma… do PT. O importante não são os fatos, mas sim ligar o PT a eles. Esses senhores barões da mídia são bons alunos de Goebbels. O objetivo não mais é impedir a vitoria de Dilma, mas sim de deixá-la eleger-se com uma bancada baixíssima, constituindo um governo extremamente frágil, e ai então estarão construídas as bases de uma tentativa de golpe a la Honduras. A mensagem da mídia e partidos golpistas é simples: nos vemos no terceiro turno.

Jose Roberto-SP

FICHA LIMPA
Pessoal, quem quiser assinar e pedir aos seus contatos para assinarem a PETIÇÃO entrem no site
htpp://secure.avaaz.org/po/ficha_limpa_supremo/?fp

Walter Cesar

A liderança politica de Dilma no PT é pequena sim. Mais almentará pelo seu poder de presidenta. Não "Rainha da Inglaterra" e sim algo tipo "Presidenta Poderosa" com o pré-sal bombando.

GeorgeLuckas

influência governamental para garantir os seus interesses…bem, me parece o que a grande mídia sempre quis, e o que conseguiu algumas vezes…vale lembrar que após o suicídio de Vargas, populares invadiram a sede do jornal de Carlos Lacerda

Lucas Cardoso

"Filho de ex-braço direito de Dilma trabalhou no governo"

Parem as prensas! Irmão do primo do pai do genro da neta do tataravô de conhecido de Dilma roubou doces de criancinhas!

Torquemada

Entre o que a mídia QUER fazer e o que ela PODE fazer vai uma distância enorme.
A Dilma só se transformará em Rainha da Inglaterra se o Lula puxar o tapete dela ainda no primeiro ano de governo, coisa difícil de se imaginar., convenhamos.
Agora, que a mídia nessas alturas do campeonato já deve ter desistido de eleger o candidato ruim de bola no qual depositaram suas esperanças, é bem provável que sim, de modo que a pressão de agora é mais no sentido de criarem dificuldades para venderem ou negociarem “facilidades”.
Mas, tudo bem. Se eu estivesse no lugar dos golpistas eu também não daria trégua, até porque, se eu não fizesse nada ela não só se elegeria com 60% dos votos (se não passar disso), fazendo a maioria folgada no Senado, coisa que o Lula não teve um dia sequer em seus 8 anos de governo.
Que pressionem, então, pois até aqui o empenho da mídia mais parece um Esforço de Sísifo, ou seja, da figura mítica que nos quintos dos infernos teria sido condenada a empurrar uma pedra gigantesca (uma legião de Serras) ladeira acima, e que toda vez que ia chegando no topo a maldita pedra despencava ladeira abaixo, forçando o pobre energúmeno a começar tudo de novo.
Por enquanto é assim que a mídia está, salvo algum arrebatamento ou crise de alopramento inesperado.

Alberto

Azenha, com a permissa máxima vênia: a essa altura do campeonato, tentar domar uma mulher como a Dilma, com o sofrimento que passou e a sua história de vida, é o mesmo que tentar laçar um furação com uma cordinha de iôiô. Nem rainha nem fantoche. Aguardem. Estou pagando prá ver….

Josnei Di Carlo

Hélio Costa e Nelson Jobim deram uma trabalheira.

Querem mais?

Talvez Ali Kamel no lugar de Hélio Costa e José Serra no lugar de Nelson Jobim.

Melhor parar de imaginar, tremi ao imaginá-los como ministros, pois notei que o governo Lula poderia ter arrumado ministros mais terríveis do que Hélio Costa e Nelson Jobim.

@joaojjjjjr

Mr. Azenha, sou um dos novos leitores do seu sitio. Entendo que conheça os meandros do pensamento massificador do PIG e saiba que eles não medirão esforços para detonar o governo da inexpressiva Dilma. Mas o golpe que destila nessas linhas parece-me algo exagerado, pois, no Congresso, principalmente no Senado, configura-se uma composição favorável à futura Presidenta. Ao contrário do que o Lula encontrou nos dois mandatos. Lula soube reverter antipatias e construir uma base eficiente, Dilma, em princípio, e lógico, confirmando-se as pesquisas de opinião, não enfrentará tal resistência. Acredito que ela terá maiores índices de sucesso que o próprio Lula na sua condução de governo, pois, mostrou-se conhecedora da máquina pública e hábil ao lidar com orçamento público, enfim, uma técnica, Lula diz que ela é um "Animal político". Ele é muito intuitivo e por isso acredito no sucesso da nova presidenta a despeito de qualquer tantiva manipuladora dos grandes conglomerados de comunicação do Brasil.

João C.

Eu acredito que a Dilma tratará o PIG a pão e água; eu usaria uma redução homeopática das verbas publicitárias e desviaria esse dinheiro para o rádio e a internet. Vou ficar muito bravo se ela colocar no seu governno Palocci, Meireles e Dirceu.

Leonardo

"Na Bahia, Zé Dirceu diz que Dilma "não se representa" sozinha"

Sem perceber a presença da imprensa durante palestra no Comitê dos Petroleiros da Bahia na capital baiana, o deputado cassado e ex-chefe da Casa Civil José Dirceu fez comentários pouco elogiosos na noite da última segunda-feira(13), a candidata do seu partido a presidente, Dilma Rousseff (PT): disse que ela, "não se representa" sozinha.
Ele disse acreditar que a vitória de Dilma está "carimbada" e fez um longo histórico sobre as dificuldades políticas dos governos de Lula durante sua palestra para cerca de cem militantes sindicais petistas. Antes da fala, em entrevista, explicou como está participando da campanha petista: "Eu não estou afastado, estou fazendo meu papel. Percorro o país como dirigente do PT, não sou da membro da coordenação da campanha (de Dilma). Eu apoio, trabalhei nos palanques estaduais, aqui na Bahia mesmo", exemplificou.
Já na palestra, Dirceu avaliou que Dilma tem uma liderança limitada, diferente de figuras como o ex-senador baiano Antonio Carlos Magalhães (1927-2007). "A Dilma não é uma liderança que tenha uma grande expressão popular, eleitoral, uma raiz histórica no País como o Lula teve, como o Brizola, o Arraes, e como a própria direita também teve aqui mesmo (na Bahia), uma liderança que foi o próprio ACM que, independente do fisiologismo, era uma liderança popular", falou. Mas isso, para ele, valoriza a vitória no dia 3 de outubro indicada nas pesquisas. "A eleição da Dilma é mais importante do que a eleição do Lula, porque é a eleição do projeto político, do nosso acúmulo de 30 anos, porque a Dilma não se representa", explicou.
http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

    Mônica Rangel

    A opinião dele faz alguma diferença? Para quem?

    Leonardo

    O que voce acha desse trecho?

    "Eu não estou afastado, estou fazendo meu papel. Percorro o país como dirigente do PT, não sou da membro da coordenação da campanha (de Dilma). Eu apoio, trabalhei nos palanques estaduais, aqui na Bahia mesmo", exemplificou."

    Mônica Rangel

    Pois é Leonardo. Mas acho que na atual conjuntura,a opinião dele não é relevante! Mais atrapalha, do que ajuda.Era melhor que se abstivesse.

    Leonardo

    Eu tenho medo do José Dirceu. Não é possível que esse homem ainda volte a qualquer governo, nao é possível.

    Walter Cesar

    Ok! Quanto a pequena liderança politica de Dilma no PT, dita por Dirceu, é verdade. Mas há algo a sêr feito em algum tempo, chama-se um trabalho de mkt bem feito. Não só necessário na tal liderança no PT como um projeto político de sua imagem no Brasil. O papo "rainha da Inglaterra" pela mídia pode virar "presidenta poderosa" etc…

    Wildner Arcanjo

    Não há nada de errado com as afirmações que ele fez. Uma análise rasteira indica duas coisas, que até eu consegui identificar (e olha que não sou lá muito esperto):

    1- Ele deixa claro que não é da coordenação de campanha;
    2- Que Dilma não é uma política tradicional, que ela representa uma nova forma de se fazer política no Brasil, a política que representa um projeto político referendado pela população e não um projeto político "gestado" nas camadas mais abastardas de nossa sociedade, ou nas representações políticas de determinados grupos, que se perpetuam até hoje, na nossa política. Talvez seja esse ponto que tenha sido entendido por grande parte da população, ou estou enganado?

lucia

Azenha, boa análise. A pretensão do PIG e da velha elite é a manutenção de seus feudos e privilégios. Espero que a Dilma não ceda perante estas forças malignas,. Abrir espaço para êles no futuro governo é levar o cavalo de Tróia para a cidadela.
Espero que esta sua previsão ( um ministro do PIG) não se realize pois seria uma grande derrota para todos nós que queremos eleger um novo modelo de Estado e construir um país melhor
.Lei das midias já! Daremos resposta ao PIG e à mediocrelite brasileira, no dia 03/10, com nossa arma , o voto.

Helcid

… e eles querem a todo custo, empurrar goela abaixo o seu candidato que age mais como uma marionete acionada pela Globo, Folha, Estadão e Veja !!

Até agora proposta para o País, nadica de nada !!

Luiz Claudio

Quem sabe a mídia não quer que a Dilma convoque o Serra para primeiro-ministro? Mas, para quem vai de serra abaixo, nem ele nem outro sósia qualquer!

pedro – bahia

Ternho minhas dúvidas se a Dilma aceitaria o cargo de Rainha. Vejo nela uma autêntica a assumir com competência os destinos do país. Claro que javerá consultas, opiniões. Jamais será mandada.

Sagarana

É claro que ela vai ser rainha da Inglaterra, Lula vai ser o primeiro ministro. Quem viver verá, a única certeza é que sábado tem Veja fresquinha nas bancas.

    Leider_Lincoln

    Certamente, com mais outro show de reportagem, desta vez demonstrando a participação dos Rousév na célula búlgara da Al Qaeda. E mais uma vez, não adiantará nadinha.

    Claudio

    só uma pequena correção: reporCagem.

    kadul

    Chora, animalzinho, chora!

    Wildner Arcanjo

    Quem lê a InVeja e ainda mais, no sábado? O povo Brasileiro? ou o polvo brazileiro (que não cabe no porta-malas de um Fiat Uno)? Sinceramente… Acho que o povo, o povão (Brasileiro) tem coisa melhor para fazer: churrasco (na laje ou não), cinema, shopping, praia…

monge scéptico

A DILMA deverá se cercar de ministros absolutamente confiáveis e verbalmente comprometidos,
com a causa de reconstrução do país, moral, política e socialmente. Acredito que ela escolherá
pelo critério técnico(já declarado) e moral. Devem ser ministros que reportem asações de seus
ministérios, diariamente e com a celeridade que nosso país requer de todos os serviços.
A DILMA não se prestará a ser vaca de presépio; por governará a frente e com o seu povo. Nosso
apoio de navegantes, vai ser fundamental, porque os navegantes de todo o país, podem ajudar
e muito, a defender nosso país e governo.

vinicius

Lula escanteou alguns ministros plantados pela oposição, Magabeira Unger e Nélsom Jobim, são dois exemplos conhecidos. Dizem que o Meireles tb é dessa lista. Devem existir outro. Quem acredita que a Dilma vai engolir essa situação, pode tirar o cavalinho da chuva.
Azenha tem razão na argumentação, mas penso que há uma outra possibilidade. Manter viva a possibilidade de existir oposição com capacidade de fazer oposição.
Ou será que o raciocínio do Azenha está fundamentado no vice da Dilma. Pode ser, mas prefiro aceditar que a Dilma vai jogar duro. Eu torço para isso. Fala mansa e um porrete na mão. Sem perder a ternura é claro…

    Augusto

    Não há dúvida. Meirelles foi deputado pelo PSDB, isto é, ele foi ("é") tucano (infiltrado). Lula ocupou o centro, justamente o espaço que seria do PSDB, daí a razão de os tucanos estarem completamente perdidos. Eu aposto que Meirelles vai ser o ministro da Fazenda. Não tem jeito. Nem Dilma vai conseguir se opor a isso, se é que ela se oporia. O governo corre mesmo o risco de cair na mão dos banqueiros, isto é, a parte que importa de um governo, que é a economia e a chave do cofre.

Antonio

PIG escrito ninguém lê. Só os espertos que fazem as matérias.
PIG televisionado o pessoal até vê para se distrair, mas não acredita nos Simpsons da Notícia.
PIG irradiado nem se fala. Entra por um lado e sai pelo outro.

Sagarana

O contrato é falso? Sei… E os 120 mil reais que estão na conta do Israel Guerra, são falsos também?

    Cezarley

    Como você sabe disso. Por acaso quebrou o sigilo bancário do garoto? Trabalhas no comitê quebrador de sigilos e fabricantes de dossiês do Serra? Sei não, tô achando tu esquisito!

    Leider_Lincoln

    Boa pergunta. Como um simples e covarde trol sabe disso? É da redação da Veja, trolzinho?

    Sagarana

    Não cometo crimes meu caro. O filhote já admitiu e a mamãe também. Disseram que foi pagamento por prestação de "consultoria". É mais um rebento craque desse governo que aí está.

    Danilo

    Mas e se tiver 120 mil na conta dele isso prova o quê ? Ridículo.

Uiran

tipo assim, um Nelson Jobim II?

Fabiano

A Dilma é o Lula com um porrete na mão, o PIG não vai comanda-la facilmente.

Paulo Henrique

Na eleição de 2006, quando vc ainda estava na globo, lá no portal G1 fiz uma crítica no seu blog sobre a parcialidade dos meios de comunicação (episódio do dinheiro na cueca), contrários descaradamente ao Lula. Na oportunidade vc me respondeu de uma forma "política", sem querer entrar no mérito, pois senti um certo desconforto e receio da sua parte em expor sua opinião em virtude de trabalhar na globo… Mas conseguir captar na entrelinhas que vc tb discordava de tal postura.
Agora estamos em 2010 e a mesma coisa acontece, mas fico feliz que vc explicita de forma clara o tipo de golpe que está ocorrendo.. a impressão que fica é que vc jogou fora as algemas da globo….e sem medo de ser feliz e de forma justa aponta esta vergonha dos meios de comunicação. Fiz a busca no google pelo seu nome e encontrei o seu portal…., confesso que estou feliz e curioso do porquê de tamanha coragem de mudança de postura……parabéns mesmo.
Infelizmente é uma vergonha o que acontece…e o pior é que muitos jornalistas afirmam que são imparciais e que o governo é autoritário.

Mônica Rangel

Se não conseguiram manipular o Lula, que dirá a Dilma. Logo no começo do seu governo, espero que ela calçada nos mais de 60 milhões de votos que espero que tenha, se imponha ao PIG, e a qualquer um que ainda tenha dúvida de que "ela não é um poste"!

Francisca

Até Marina tá ajudando o Serra, fica malhando essas notícias dessa imprensa golpista e pedindo um 2 turno, com isso ajuda o Serra que é o segundo colocado. perdeu a chance de ir ao seguntdo turno porque tem ódio no coração ficou com raiva porque não tinha competência frente ao Ministério do qual participou durante seis anos e Dilma deve ter chamado na grande. Depois mais uma magoa pelo Lula ter preferido a Dilma. Se filiou a um partido do qual discorda da maioria das suas bandeiras só pra atrapalhar a candidatura da Dilma, ajudandando, assim, o Serra. Ë lamentável!

Marcos

Dilma é uma guerreira. Quanto ao PIG, Lei dos Medyos nele.

assalariado.

O cavalo de tróia,ora denominado PIG(Partido da Imprensa Golpista),tem em seu interior,vários soldados,que atuam em varios fronts,conforme os desejos e necessidades de exploração burguesa sobre a sociedade.A "democracia" burguesa tem, como braço politico,dentro deste cavalo,um quase infalivel tatica de manipulação,dos interesses das elites do capital,que,em nome de seus lucros criam e descriam herois -(salvadores da patria)-,matam vivos e ressuscitam os mortos,fazem alianças politicas -(eles,as elites e seus capachos, tem preferencias pela sua classe,é obvio)-, com deus e o diabo,tudo isso,claro,de preferencia,regado a muitos lucros,surrupiados do suor dos assalariados e da expropriação do erario publico.Esta rede esgoto de comunicação,como braço politico ideologico do capital,age e coage,tudo dentro da ordem,ordem capitalista,é claro,tudo de acordo com a liberdade de imprensa burguesa,e que o Estado de direita lhe provem.Este é o papel da midia,fazer guerra de guerrilha,fazer terrorismo,mesmo que a terrorista seja a propria.

Joaquim

A Dilma jamais será uma Rainha da Inglaterra. Mesmo que faça um governo pífio, o que não acredito, pois já demonstrou por onde passou sua capacidade de liderança e realização, mas será sob sua tutela. Acho que haverá enfrentamento para com a mídia, e fatalmente precisaremos de uma legislação que regulamente questões fundamentais do direito de expressão, tais como: direito de resposta, responsabilidade civil etc. Por exemplo, de nada adianta uma idenização de R$ 100.000,00 (cem mil reais) contra a Globo ou Abril. A indenização deve ser de tal monta de desestimule a prática de atos de calúnia e difamação. Essa história do enriquecimento sem causa que o Judiciário usa para condenar em valores irrisórios não pode continuar, senão as condenações não terão nenhum efeito. Outro coisa, o rito processual para estas ações deve ser mais celere, com prioridade sobre outras, como é hoje o Mandado de Segurança ou as Ações cautelares.

Abs.

Edemar Motta

Espero que haja alguerm trabalhando na redação de uma Lei de Meios de Comunicação, a enviar para o Congresso no dia mesmo da posse, junto com outra que, primeiro, reduza a um mínimo as verbas publicitárias em todos os níveis de governo e a seguir as pulverize ao máximo conforme as regiões que devam atingir.

Emília

Dilma, a mulher que sobreviveu à tortura, vai deixar mandarem nela, caso seja eleita.

Fazem- me rir.

Augusto

E, lamentavelmente, o consórcio vai conseguindo o que querem. Ao que tudo indica, o Ministério da Fazenda vai ficar com o Henrique Meirelles. Como todos sabem, Meirelles foi presidente do Bank of Boston e portanto está comprometido até a medúla com os financistas do mundo inteiro. Assim, para fechar a porteira de uma vez, faltaria apenas controlar a Casa Civil e o Ministério do Planejamento. O Ministério do Plnejamento vai ficar com um petista, mas provavelmente um petista atucanado. Ainda assim, é bom lembrar que o Planejamento sem a Casa Civil não tem a menor importância. Todos os gastos públicos são monitorados pela Casa Civil. Por exemplo, nenhum reajuste dos salários dos servidores sai se não houver o aval da Casa Civil. Nenhum aumento no bolsa-família, salário mínimo, saúde, educação, previdência, enfim, nada ocorre se não houver autorização expressa da Casa Civil. Então, controlando a Fazenda e a Casa Civil, o que mais precisaria? Espero que Dilma resista à pressão e não reintegre Palocci. Mas sinceramente estou cético.

Antonio

O que o PIG Pink e o Serra Cérebro vão fazer amanhã?
Dominar o mundo?
Vão fazer uma concentração com o slogan: Quércia volte, não abandone o bando?
Vão se mudar para a República das Bananas?
Vão armar mais uma arapuca midiática para pegar a Dilma e o Lula?
Vão chorar de raiva sob os lençóis pois nada abaixa as intenções de voto na Dilma?
Vão consultar o FHC?
Vão denunciar na ONU a ditadura Lulista?
Vão pedir para o Índio fazer uma pajelança?
Vão enforcar o indiano?

Dê o seu palpita, faça sua sugestão

    Marcos C. Campos

    Vao inventar arapucas ateh dia 3 uma por semana, entao serao tres.

Luiz F

Rainha da Inglaterra? Eles podem esperar sentados … por oito anos.

Gigi

Os tubarões dos meios de comunicação estão possessos eheheheheh. Parabéns pelo texto "ao ponto", viu Azenha?

Regina

Os meios de comunicação trabalham diariamente plantando notícias e manchetes inverídicas para abalar o atual governo, que para eles, por sair da classe operária é um absurdo existir. Afinal, com a ida de Lula para o Governo diminuiram os espaços de circulação e de gozo da elite conservadora deste país. Durante 8 anos o Itamaraty, por exemplo, não realizou nenhuma das famosas festas que costumava realizar, até então, para esse "interessante público". Por outro lado, recebeu muitos pobres, desde garis até moradores de rua. (Já pensou o rosto de alguns com essa situação! Fico imaginando).
Lula foi o maior presidente que esse país já teve, um dos melhores presidentes do mundo e Dilma será uma excelente presidente, pela sua capacidade, integridade e inteligência. E sobretudo, porque trabalhará para diminuir ainda mais as diferenças sociais e econômicas existentes neste país. O que mais assusta neste momento as elites é o aumento da classe média e a possibilidade de se aproximar à ascensão econômica o conhecimento que poderá vir nesses próximos anos. Infelizmente, uma parte dos brasileiros não se conforma em ver pessoas antes simples agora com poder aquisitivo e frquentando shoppings, aeroportos, lojas, ruas, …… (que horror para alguns!)
Para mim, esse pessoal é anacrônico. A sincronia é pensar e lutar por um pais justo, onde brancos, negros, amarelos, homens e mulhers de todas as cores e classe sociais vivam melhor, construam um país melhor e inclusivo, ocupem espaços no legislativo, executivo, judiciário.

Reginaldo

Olha, se o cálculo é esse, o de transformar a Dilma numa Rainha da Inglaterra, desconfio que vao ter que achar outra pessoa pro papel. Dilma nunca teve esse tipo de inclinação.
Acho que deviamos pensar nos motivos pelos quais a midia tomou do psdb e do demo (para nao dizer de Serra) o papel de centro-avante. Os grandes jornais e grandes redes de tv-radio estao percebendo que perdem paulatinamente o monopolio de producao da noticia e, pior ainda, de producao da pauta, o tal de agenda setting. O episodio da Veja parece meio revelador nesse sentido (mas houve outros, nestas duas ultimas campanhas). Neste caso, em pouco mais de 4 horas a "reportagem" estava fragilizada pela revelacao de seus pontos falsos. Posso estar enganado, mas uma parte da midia (incluindo os telejornais) ficaram intimidados a nao cumprir o tradicional papel de 'repercutir' a noticia e fazê-la virar tema obrigatório e verdade incontestável. Se estou certo nessa análise, os blogueiros, os movimentos populares, sindicatos, radios livres, todos os que 'formam opinioao' de fato precisam explorar essa revelação. E o novo governo tambem, para impedir que a midia (hoje verdadeiro partido conservador, partido do status quo) recupere seu antigo espaço

    Jorge Nunes

    Mídia criou um mundo de fantasia em torno de Serra. Quando ele esteve aqui no Rio para participar do debate do Jornal O Globo. O público em geral sentou atrás dos lugares reservados ao apoiadores do Serra, ou seja a primeira fila só eleitores de Serra (- Isso foi reservado!). Ao chegar Serra foi extremamente mal educado. Não respondeu as perguntas do público e falou o que quis. Parecia que os jornalistas ali eram seus empregados.

    Neste ponto eu vi a fraqueza da oposição ao vivo.

    Aqui neste blog e outros eu já havia entendido isso. Mas assistir ao vivo me deu medo. A realidade não para eles não existe. Eles é que criam o que é real.

    Não entendi como alguém que deseja ser presidente de um país como o Brasil ter um pé tão longe do chão. Buscar um país imaginário para governar. Serra é mais distante do Brasil que qualquer um dos candidatos.

    A fraqueza da oposição é que a mídia tirou a capacidade da direita política brasileira de ver a realidade de entender a sociedade brasileira.

    – "Atur Virgilho" estaria sofrendo o que sofre nas eleições do Amazonas se a mídia fosse honesta?
    – Serra seria candidato a presidente se a mídia fosse imparcial?
    – Haveria crise na Casa Civil se houvesse jornalismo?

Jorge Nunes

Azenha, se a Dilma vencer com toda esta campanha difamatória da mídia. Essas posições da mídia não seriam irrelevantes?

A vitória da Dilma simboliza uma vitória sobre estes grupos midiaticos. Acho que isso fará ela ter mais legitimidade e independência, acho que mais até que Lula teve.

    Marcos C. Campos

    Ai que estah … o que ela farah com esta independencia ?
    Quem serah o Pres. do Banco Central ? este e o Ministro da Fazendo sao os cargos chaves …

    Jorge Nunes

    Como eu falei a escolha destes cargos ficaram longe a capacidade de chantagem da mídia. Ou seja terá mais liberdade fora do alcance dos interesses dos donos da mídia. Provavelmente será um governo mais voltado para o setor produtivo. Devido até a aproximação com a grande indústria.

    Outro ponto importante é a popularização da internet banda larga. Pois, Dilma deve bastante a livre circulação de informação da internet.

    Acho que o reflexo disso já está chegando, aqui na minha rua a internet de 10 megas está sendo oferecida ao preço de R$ 69,00. (E Moro no Rio de Janeiro num bairro da zona norte).

Baixada Carioca

Neste caso eu estou de acordo com Paulo Henrique Amorim. Dilma vai precisar avançar numa Lei de Regulamentação dos Meios de Comunicação. Sem isso, vai sofrer os diabos por essa imprensa podre que o próprio governo financia através de anúncios institucionais.

    Helcid

    Baixada, eis o valor que a Dilma tem q financiar o PIG:

    R$ 0.000.000.000,00 de reais !!

    e com troco, viu ?

Augusto

O consórcio não desiste. Eles querem governar de um jeito ou de outro. Mas isso é coisa que eu já havia dito há muito tempo aqui mesmo em outros posts. O Estadão, por exemplo, já publicou diversas matérias afirmando que Dilma fará um ajuste fiscal no próximo governo. Ajuste fiscal ou "facão" (para os pobres) é uma medida adminitrativa que o Estadão prega desde que foi fundado. Sem dúvida alguma, há mais do que a disputa eleitoral. Para mim, Palocci está por trás dessas denúncias. Ele é um demo travestido de pestista. Todo mundo sabe disso, até o Lula. O cara é um puxa-saco dos banqueiros e certamente está tendo apoio desse setor para ocupar a Casa Civil. Notem que o PSDB não critica o retorno de Palocci; só critica o retorno de Zé Dirceu. O Palocci tem apoio do mercado.

    Helcid

    Paulo Nogueira Batista Júnior, para Ministro da Fazenda !!

Wildner Arcanjo

Acho que isso vai depender muito do distanciamento, em votos, entre ela e o Serra. Se for algo da ordem do que se está projetando em pesquisas, embora eleição se defina na urna, o governo eleito vai ter aval para "chutar o balde" da imprensa e eu acho que é disso que eles estão com medo e por isso que estão desesperados. Dilma não é Lula e o Governo dela, tanto na esfera Federal, como nas Estaduais, pode sair fortalecido. Já é sabido que partidos de Direita, como o DEM e o PSDB vão perder representatividade, algo que é natural devido à forma como conduziram a política, nos últimos anos. No final das contas, para a imprensa acho que não vai sobrar nem a estratégia de entregar os anéis para salvar os dedos, eles (tantos anéis como dedos) já estão sujos demais e ninguém mais os querem. De outra forma, se a vitória da Dilma, não for tão expressiva e, caso ela não consiga uma base forte de apoio (exclua-se desta base o PMDB que é um partido fisiologista), talvez seja uma forma de a imprensa ainda ter influência política sobre o governo eleito. É esse o jogo político que eu vejo no Brasil, nos últimos anos. Talvez seja por esse o motivo de tanto engajamento do Lula nas campanhas de seus apoiadores, ele sabe que não dá para mudar o jogo político no Brasil, sem antes colocar a oposição e também a Imprensa nos seus devidos lugares: opor-se responsavelmente, informar e, às vezes, opinar.

francisco.latorre

por falar nisso..
http://midiacrucis.wordpress.com/2010/09/14/a-his

..

sergio

Sem chance, Dilma não tem o perfil de tutelada.

Regina

Concordo com você Azenha, que vão tentar colocar um primeiro ministro. Mas, pelo que tenho visto vão se decepcionar, pois Dilma não parece ter esse perfil de rainha da Inglaterra. E com o apoio político de Lula e da população realizará uma boa administração.

ValmontRS

Para mim, tem razão quem disse que os barões da velha mídia pretendem dar uma demonstração de força, diante da iminente derrota do seu representante. O maior derrotado nesta eleição será, sem dúvida, o PIG, que jogou fora a sua máscara e partiu, com fúria nunca antes vista, para a arena política. Agora, o Barão está nu (ou quase). Resolveu descer ao campo de batalha e está num momento crítico (daí o risco de eventuais tentativas de ruptura, virada de mesa e apelação para o tapetão), afinal, trata-se de preservar os "negócios feudais" que se encontram ameaçados.

Este é o front mais interessante de todos, porque é o culminar de um longo processo de evolução política: o combate à ditadura do PIG e a democratização das comunicações. Sem vencê-lo, a democracia brasileira não avança.

Eu acredito que a sociedade brasileira está suficientemente amadurecida e contará, neste próximo ano, com todas as circunstâncias favoráveis para que se realize, FINALMENTE, a regulação das comunicações.

Antes tarde do que nunca!

francisco.latorre

sem chance.

vão quebrar a cara. de novo.

não tem nem graça.

miseráveis. fracassados. condenados pela história.

triste fim.

..

Julio

Com tudo isso que a midia faz a favor do zé e contra a DILMA ele tem 41% de rejeição, imagine se tivessemos uma mídia imparcial qual seria a situação do zé caluniador ? Já teria sido linchado em suas caminhadas .

Geraldo Zimbra

Numa analise fria, a Dilma é uma mulher de pulso e não se deixaria pautar por esta turminha de jeito nenhum

Adeus Zé Serra… Adeus PSDB …. Adeus DEM… E que confirme no dia 03/10 o nascimento do sol da liberdade neste nosso pais…

Saudações

ruypenalva

Não é isso não Azenha, eles tão de olho na botique dela. Quando convém ela é uma tutelada, quando não convém uma autoritária viborina. A mídia, atualmente, quase cônscia de que não elegerá o seu preferido, trabalha para fazer o maior estrago possível. Essa política de terra arrasada é secundada pela proposta de Serra, veja o SM de 600 reais, logo o SM que o PIB tanto critica por ter tido tantos aumentos reais. O PIG já está de olho em 2014. Agora, independentemente do PIG, essa do filho da Erenice tá fazendo lobby é demais, merece uma porrada da Dilma.

william porto

Pode haver essa intenção, meu caro Azenha, mas vão quebrar a cara porque Dilma jamais aceitaria reinar mas não governar. Pela sua história, sua personalidade, sua coragem, ekla vai é peitar esse PIG. Agora, é prteciso que na reta foinal da casmpanha haja muita mobilização para gasrantir a vitória. A mídia fascista vai tentar o golpe até o fim. Cabe aos patriotas e demcratas combater essa cambada de golpistas.

Angela Reis

Danilo : Só substituir por Estado de São paulo

Leider_Lincoln

Não sei não, mas a absoluta firmeza com que a Erenice Guerra foi defendida me leva a crer que a estratégia midiática fracassará miseravelmente. Não se esqueçam que Lula é Lula e Dilma é Dilma. O tipo paz e amor que fez foi o Lula e já inclusive o abandonou. Em minha opinião, a Dilma chamará a mídia para dançar. E será ela quem escolherá o ritmo.

    Baixada Carioca

    Meu Deus!!! Cê tava em dúvida do fracasso do PIG? Essa da Veja morreu no nascedouro Leider.

Orlando Bernardes

Quem " dá bola" para o PIG? Ninguém! O povo brasileiro já sabe muito bem quem é quem e quais são os interesses desta mídia oligárquica e golpista. Só um completo imbecil alienado não vê que 99,99 % da mídia neste país exerce a função de partido do Serra. A própria presidente da Associação Nacional dos Jornais já declarou isto no convescote do Instituto Milenium ( fina flor do fáscio ). O povo brasileiro não é mais manipulado como antes. Esta mídia, representante dos piores interesses da direita brasileira e internacional está desesperada. Já erraram até a mão, pois torna-se óbvio à quem representam vendo as calúnias diárias em toda a mídia e a coordenação clara entre eles e o Coiso. Mas não adianta não, o povo brasileiro vai levar sua candidata à vitória esmagadora, no próximo dia 03 de outrubro. E não venham com tentativa de golpe no tapetão ou urnas eletrônicas pois estamos preparados para tudo, para defender a democracia e a vontade popular. Não ousem!

Marcos C. Carvalho

Seria o Palocci o primeiro ministro?
Acho que a Dilma não cairia nessa.
Seria um retrocesso para o Brasil. E a morte política de Dilma.
Ao contrário, tenho fé de que a Dilma vai avançar mais que o governo Lula.
E vai inclusive colocar a mídia no seu devido lugar.

    Sagarana

    Será que ela transforma o Brasil em uma Venezuela? Ou será que ela vai "avançar" mais, rumo a Cuba…

    Leider_Lincoln

    Não sei, ela que vai ganhar, que decida não é? É o bom da democracia: chorar é direito dos perdedores…

    Marcos C. Campos

    Nosso futuro nao serah parecido com nada que existe hoje nem na America Latina nem nos paises "desenvolvidos capitalistas".

    Nosso futuro serah exemplo de superacao dos sistemas politicos anteriores.

    Jah comecou com presidente Lula e darah novos passos com a Presidenta Dilma.

    Confianca total no povo brasileiro que busca o equilibrio … entre o ser e o ter. Acima dos "esquemas" politicos e religiosos …

Danilo

Folha de S Paulo foi citada duas vezes seguidas: "TV Globo, Folha de S. Paulo, Editora Abril e Folha de S. Paulo"

    Leider_Lincoln

    Uma por conta da ficha falsa e outra por causa da matéria que a humilhou mundialmente e deu origem ao famoso Dilmafactsbyfolha… Não te parece justo?

    Suzy/Rio de Janeiro

    Queridos, continuem respondendo, gentilmente, ao Sagarana enquanto há tempo. Ele lê a Veja! Falta pouco pra ele relinchar.

Deixe seu comentário

Leia também