sugerido pelo LeoV, em comentário
1 – Como é do conhecimento de todos, o advogado que caluniou Marcelo Freixo – tentando ligá-lo aos rapazes que jogaram o rojão que matou o cinegrafista da Band – foi advogado de Natalino Guimarães, ex-deputado estadual no Rio de Janeiro e miliciano cuja prisão foi fruto da CPI das Milícias, comanda por Freixo.
Hoje (13/02), o advogado novamente partiu para o ataque afirmando que partidos políticos pagam 150 reais para pessoas participarem de manifestações. Uma clara insinuação para comprometer partidos como o PSOL e, por consequência, o próprio Marcelo Freixo. A atuação desse advogado até o momento é muito suspeita.
2 – No sábado se apresentou na polícia Fábio Raposo, suspeito de ter repassado o rojão para a pessoa que o explodiu durante o protesto. Em depoimento ele afirmou que quem acendeu o explosivo foi Caio Souza. Ou seja, no linguajar popular, caguetou para aliviar a sua barra.
3 – Estranhamente o Jonas Tadeu, advogado do Fábio, assumiu também a defesa do Caio. Isso é algo completamente absurdo. É absurdo porque não existe na história do direito um sujeito dedurado contratar o mesmo defensor do sujeito que o dedurou. E isso ocorre não por razões pessoais, mas sim porque as teses de defesa são conflitantes.
Um acusado, para reduzir a sua pena ou até para ser absolvido, vai tentar comprovar que a responsabilidade pelo ato criminoso é do outro. Por isso é absurdo que ambos sejam defendidos pelo mesmo profissional, pois, sendo a tarefa do advogado a de usar todos os meios para defender os interesses de seus clientes, isso se torna impossível se o interesse de um conflita com o interesse do outro.
4 – Hoje, durante entrevista para a Globo News, o Jonas Tadeu diz que o Caio estava planejando ir para o exterior e que ele o demoveu dessa ideia. Isso é outro ABSURDO. Um dos motivos que embasam as prisões preventivas é justamente o receio de que o acusado fuja. A função de um advogado que esteja realmente interessado em defender o seu cliente é tentar soltá-lo o mais rápido possível. Ao afirmar que o Caio pretendia fugir ele liquida com a possibilidade de um eventual habeas corpus ser concedido.
5 – O cúmulo do absurdos foi a forma como o Caio foi preso, o que mais uma vez joga suspeitas sobre o verdadeiro interesse do advogado. Os dois delegados afirmaram na coletiva de imprensa, e o próprio Jonas confirmou na Globo News, que foi ele quem avisou à polícia o local em que o Caio estava foragido.
Apoie o VIOMUNDO
Palavras do delegado Fernando Veloso, “a intervenção do advogado, fazendo contato direto com o Caio, com o apoio da namorada dele, possibilitou que a equipe que era conduzida pelo Dr. Maurício chegasse ao local do paradeiro dele antes das equipes de busca”. O Dr. Maurício é o outro delegado que investiga o caso.
Perceberam o escândalo? É comum que um advogado oriente seu cliente, o qual possui mandado de prisão expedido contra si, a se entregar. Mas isso JAMAIS se faz dizendo para a polícia o endereço no qual ele está escondido. Isso se faz indo com ele, de tarde, até uma delegacia. Vocês devem ter visto o vídeo da prisão do Caio. Foi humilhante. Ocorreu de madrugada, enquanto ele dormia em uma pousada. Além do advogado, estava presente no momento da prisão, a polícia e uma repórter da Globo.
Vejam o que disse o delegado Maurício Luciano na coletiva hoje, “o Caio, quando nós encontramos ele, estava extremamente acuado, assustado, com muita fome, disse que estava a dois dias sem se alimentar, também não dormiu, estava em um cômodo muito pequeno, em uma pensão no município de Feira de Santana (…)”.
Não precisa ter conhecimento jurídico para saber que se a função do advogado é zelar pelo interesse do seu cliente, ele deveria primeiro ter ido ao encontro do Caio antes da polícia. Deveria ter levado alimentos para ele, depois ter conversado e o orientado o que dizer e o que não dizer e enfim acompanhá-lo até a delegacia. Jamais ter ajudado a investigação e muito menos não fazer nada para impedir que a repórter tentasse entrevistá-lo no momento da prisão. Sequer houve pedido para que ele não fosse algemado. Todo advogado criminalista sério requer a polícia que não algeme o seu constituinte. Com um “defensor” desses ninguém precisa de inimigos!
6 – A afirmação de que o Caio recebia 150 reais para participar de manifestações é um desastre para a defesa. Pode ser bom para a luta política contra o Freixo, contra as manifestações, etc. Mas para o acusado, e é dever do defensor defender o acusado, essa informação é catastrófica. Gera uma qualificadora caso ele venha a ser condenado. Homicídio já dá uma pena alta. Homicídio por motivo fútil (receber 150 reais) dá uma pena ainda maior.
7 – O advogado mora no Rio de Janeiro. O Caio estava foragido em Feira de Santana, na Bahia. O Caio é extremamente pobre. Questionado pela apresentadora da Globo News, o Jonas disse que estava advogando de graça e que estava bancando do seu bolso a passagem de ida e volta para a Bahia. Muitos advogados já defenderam pessoas sem lhes cobrar nada.
Mas mesmo aqueles que são simpáticos a causas políticas e que têm relação com os militantes dos movimentos sociais, no mínimo iriam pedir para serem ressarcidos por seus gastos com passagens aéreas, por exemplo. Por que ele, que já deixou claro que não apoia as manifestações de rua, faria todo esse sacrifício para atuar no caso? Ele justificou que o Fábio Raposo é amigo dos estagiários do seu escritório. Mas e o Caio? De onde ele tem relação para que se sinta obrigado a atuar de forma tão abnegada?
PS do Viomundo: Vamos tentar submeter as questões ao próprio advogado.
Leia também:
Rolling Stone: Como a latinha de cerveja que você compra enriquece os megabancos
Comentários
Leo V
Circula isso aqui, não sei a veracidade:
“A OAB/RJ instaurou procedimento para apurar a conduta do advogado Jonas Tadeu. O procedimento corre em sigilo, assim como todos os que se destinam a apurar infrações ético-disciplinares.” (Via Marcos Sousa)”
Fernando
Engraçado. Um manifestante mata um jornalista com um rojão e provoca toda esta indignação. Aqui mesmo nas manifestações em BH dois jovens foram mortos pela violência da polícia (que resolveu montar um cerco em cima de um viaduto estreito- quanta competência né? Só podia ser a polícia do Aécio mesmo) e ninguém fala nada. Ninguém foi responsabilizado, e os generais das PM do Aécio aparecem na TV como se fossem pacíficos pais de família lutando pela defesa dos cidadãos…
Só que esta polícia matou 2 pessoas, seja por responsabilidade direta ou negligência. E qual coronel da PM vai ser julgado por isso??
Fernando
Por que a polícia (e a globo) pararam seus veículos tão distantes do hotel? Tão difícil encontrar vaga de madrugada no interior da Bahia? Era mesmo preciso fazer o rapaz caminhar dois quarteirões até o camburão com a repórter da globo o constrangendo?
jd
Desde o primeiro momento tive a impressão de que querem jogar essa história de pagamento dos meliantes, digo “militantes”, não apenas em Freixo, mas nos partidos políticos. É a tônica “Barboseana”, criminalizar a política.
Luís Carlos
de fato, a figura desse advogado é, no mínimo, intrigante deixa muitas perguntas no ar. Mas ele não é a única com faces a serem descobertas. Outras também. Caio estava fugindo, mas sendo trabalhador pobre, com que dinheiro?
Sininho ainda é figura a ser melhor esclarecida, especialmente após divulgação de postagens do facebook dela.
Os pagamentos divulgados até o momento, como a lista que circula pelas redes, ainda não prova nada, pois parecem alimentos apenas. Porém, ainda não foi esclarecido denúncia de Caio que diz que pessoas recebiam dinheiro para ir às manifestações e que outros organizavam e repassavam pedras, paus, etc.
Como já manifestei antes, não sei se Freixo está ou não envolvido (prefiro crer que não) mas o PSOL, através de dirigentes nacionais do partido fez louvações e rasgou elogios aos Black Blocs.
Apesar da cobertura sempre viciada e nada, absolutamente nada honesta, transparente e crível da mídia corporativa, isso não significa que não deva ser feita apuração, e que tem muitos pontos nebulosos ainda a serem esclarecidos, sobre os dois jovens presos, advogado, Black Blocs e Anonymous e relação do PSOL com esses grupos, além de outros possíveis envolvidos, de dentro do país e de fora do Brasil.
clovis
Apesar de suspeitar deste advogado, quanta besteira num só texto.
Só haverá conflito entre os réus se o Caio pretender dizer que não foi ele a pessoa que acionou o rojão.
O que foi cometido mediante paga foi a baderna em “protestos”. O homicídio não me parece que havia sido encomendado, apenas quem o contratou poderia responder junto, eis que a possibilidade de um evento trágico era, no mínimo, previsível.
Me parece que este advogado está sendo muito esperto, está tentando vender os clientes dele como coitadinhos, que eram explorados por políticos inescrupulosos. Jamais pensaram que alguém poderia morrer. Apesar de ser estranho, o fato é: juri é leigo, não está adstrito a elementos jurídicos dos fatos, e, até mesmo pela pressão midiática sobre o caso, talvez a melhor defesa seja dizer que eram meros títeres nas mãos de peixes graúdos, que a acusação não está processando (discurso comum)…
raul soares
Eu desconfiei desde o inicio e agora, somndo a estes aproveito
para fazer mais uma observacao.
Sera que este advogado nao esta a servico do verdadeiro organizador destes
atos violentos e quer encobri-los.
Leo V
Não há organizador de “atos violentos”
Se atenha a um fato: na manifestação anterior a essa que teve duas mortes, a composição da manifestação era exatamente a mesma, era pela redução das passagens igualmente, e se dirigiu igualmente à Central do Brasil.
Não houve nenhum conflito, como vc pode constatar pela própria matéria do Estadão aqui: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,centenas-pulam-catracas-no-rio-em-ato-contra-aumento-das-passagens,1124082,0.htm
A diferença entre as duas manifestações foi só uma: na anterior a polícia não reprimiu os manifestantes. Na que teve duas mortes a polícia reprimiu os manifestantes quando foram fazer o ‘catracaço’ Aqui repórter de agência internacional relata o que viu: http://www.conectas.org/pt/acoes/midia/noticia/12929-deutsche-welle-protesto-no-rio-volta-a-por-em-questao-preparo-da-policia
Diante de uma repressão brutal, espera-se o que da juventude? Que baixe a cabeça? Quando foi soltado o rojão já não havia manifestação, que havia sido dispersada pela brutalidade policiais. Mas claro, algumas pessoas tentaram resistir e revidar a polícia. Talvez simplesmente manter um pouco de dignidade.
maria sousa
Parabéns pelo texto. Desde o início, pensei sobre esta contradição. Inclusive, quando li sobre a prisão de Caio, li e reli para entender, afinal, quem era o advogado. Como um para os DOIS? A ação dele é de advogado do diabo. Caio estava no lugar e na hora errada. Qualquer um, Fábio entregaria o artefato. Estou acompanhando este caso e cada vez concordo na regulação da mídia, pois as questões só ERRADAS e DESUMANAS, quando interessam para a mídia, quando não são, passam por cima dos direitos das pessoas. A prisão foi lastimável….a pressa do delegado em concluir o inquérito para atender a mídia. E o pior, foi tudo descoberto pelos vídeos das televisões, o lugar onde Caio estava foi dito pelo Advogado do PRÓPRIO CAIO. Cadê a inteligência da polícia? Cadê a OAB?….Cadê a familia de CAIO? Sei que são pessoas humildes. Li a entrevista da mãe de CAIO, ela informou que o filho pensou em se entregar, mas não apareceu nenhum ADVOGADO para defende-lo e o que causa estranheza é o perfil do ADVOGADO que surge. A mídia representa o quarto poder deste país e para minha tristeza, o mais FORTE. Vou aguardar o desfecho do depoimento do CAIO, feito de madrugada, sem a presença do ADVOGADO…outro fato estranho.
lukas
Tinha que entrevistar a Sininho. Ela é o personagem central desta história. Os outros orbitam em volta dela.
Lucas Gomes
liga a tua TV na globo, acho que lá você vai ver a versão que você está buscando.
abolicionista
Ela foi treinada pelos comunistas no Afeganistão, com dinheiro de Cuba e do movimento Gay russo. Tenho provas cabais, ocultas e impublicáveis. Mas isso é fachada, na verdade ela é uma agente da Coreia do Norte tentando organizar um golpe comunista no Brasil (e do Brasil para o mundo!!!), foi financiada pelos rebeldes sírios, em conluio com as Farc e os movimentos negros norte americanos. É o perigo vermelho, caro cidadão de bem. Pegue sua nove milímetros, vamos patrulhar as ruas e encher de azeitona o primeiro funkeiro que cruzar na nossa frente!!
Luís Carlos
Lástima não ser verdade, mas como resposta foi divertida.
Luiza Carioca
A verdade é que a Sininho entrou em contato e falou do Marcelo Freixo. O resto é o resto. Não me importa quem é esse advogado e quem ele ja´defendeu. O freixo está envolvido, sim.
Leo V
Envolvido com o que?
Eu apoio as manifestações, se eu ligar pra Sininho, que conhece o Fabio, que passou o rojão pro Caio, eu estarei envolvido no que exatamente?
FrancoAtirador
.
.
Você é o que você gosta…
Adv Jonas Tadeu Nunes
Favoritos
Música
Lulu Santos
Cantora Aline Barros
Livros
O Controle da Administração Pública
Jurisprudências Stf Stj Tst
Atletas
Athirson Mazzoli de Oliveira
Athirson Mazzoli (Flamengo)
Outro
Carmen Fontenelle OAB RJ 2012, Alberto Zacharias Toron, Penal e Processo Penal Constitucional – Thiago Minagé, Claudia Barthel, Canal do Otário, Cruz Advocacia, Fabretti & Milhorato Advogados, Bini Advogados, Adv. Linda Ostjen Couto, Paula Bellotti, ReinaldoSaback E NilsonValois Advogados, João Tancredo Advogado, Cristiane Dupret, Enio Verri, Conselho Federal da OAB, Felipe Novaes, Sergio Zveiter, Estagiário disse, Damásio Itajaí, Luiza Eluf II, Ministério Público de Contas de Pernambuco, Claudio Lamachia, Lodovico Advogados, MR7 Comunicações & Associados, Sij Serv Inf Judiciarias, Central Prática, Livraria Fortlivros, Clóvis de Barros Filho, Eu posso,eu Acredito, Secretaria De Segurança Pública, Departamento de Polícia Federal – MJ, Paulo Melo, Cebramar – Centro Brasileiro De Mediação E Arbitragem, André Mansur, Marco Aurélio Mello, Christiane Monnerat, Ensino Pedagógico, Liberdade para Eduardo Fauzi, Domingos Brazão, Nilo Batista, Reinaldo Azevedo, Ana Paula Padrão, Geraldo Alckmin, Lidiane Ramos Leal, PSB Nacional 40, Luiza Erundina, Eduardo Campos, Advogadas Maquiadas, LanEscola e LanEmpresa, Gloria Pires, Radar On-line – Lauro Jardim, Central do Concurseiro, Direitos Humanos, BandNews Fluminense, Oab Sbc, Senador Paulo Paim, Joaquim Barbosa, OABPrev-RJ, Rachel Sheherazade, Mota Advogados, Juan Vazquez, Esmafe RS, Cidinha Campos, Fale com a Delegada, Fernando De Pinho Barreira, Ronaldo Cramer, Guilherme de Souza Nucci, Love Case Brasil, Núcleo De Perícias, Esa Advocacia, Jurisprevid Conteúdo Previdenciário, Jovem Advogado Oabrs, Isso é Brasil, Dilma Bolada, Guia Adv, Gejur – Gestão Jurídica Empresarial, Laura P. Branco, Laura P. Branco, Centro Acadêmico de Direito, A Latere Correspondência Jurídica, Almeida Advogados, Processo Penal, Uti Dos Concurseiros, Busuu, Portal Meionorte, Ancelmo Gois – O Globo, Juíza Lia Pantoja, Amicus Do Direito Flavia Gallucci, Rede Esgoto de televisão, VALID Certificadora Digital, Thaiza Vitória, Rodrigo Da Cunha, Mpc Contabil Mpc Contabil, AMMA Magistrados, Rodrigues de Sá, OAB Santos, Preconceito Racial Não É Mal-Entendido, Montiel E Scott Advogados, Abejur Ensino Jurídico, Fernando Loschiavo Nery, O Globo, Portanova E Advogados Associados, Editora Bonijuris.
(https://www.facebook.com/advjonastadeu.nunes)
.
.
FrancoAtirador
.
.
Publicado: 13/02/14 – 11h14 Atualizado: 13/02/14 – 12h05
O GLOBO
Ana Cláudia Costa
Advogado há 30 anos, Jonas é formado pela PUC de São Paulo, com especializações pela Universidade Candido Mendes. Atua na área imobiliária, civil, de família e criminal. Morador do Recreio há 23 anos, é casado e tem uma filha de 22 anos. Nas redes sociais, ele já demonstrou ser fã da apresentadora do SBT Rachel Sheherazade.
Com relação ao ex-deputado estadual Natalino Guimarães, condenado por participação numa milícia na Zona Oeste, o advogado diz ter atuado na defesa do parlamentar durante o processo de cassação do seu mandato na Alerj. [!!!]
Jonas admite ter sido condenado num processo por dano moral movido contra ele por um juiz, em 2000.
(http://oglobo.globo.com/rio/advogado-diz-que-abandonara-defesa-caso-haja-conflito-entre-indiciados-por-morte-de-cinegrafista-11591503)
.
.
AÇÃO PENAL PÚBLICA (ORIGINÁRIA) 2008.068.00004
(Ref.: Denúncia nº 2008.065.00001)
– Relatora: Exma. Sra. Des. Maria Henriqueta Lobo
– Autor: Ministério Público
– Réu 1: Natalino José Guimarães – Advs.: Dr. Jonas Tadeu Nunes (OAB/RJ 49.987) e Dra. Geisa Brito Teixeira (OAB/RJ 96.461)
– Réu 2: Jerônimo Guimarães Filho – Adv.: Dr. Esio Lopes Neves (OAB/RJ 27.232)
– Réu 3: Luciano Guinâncio Guimarães – Adv.: Dr. Marcelo dos Santos Cavalieri Vallois (OAB/RJ 107.772)
– Réu 4: Edson Lima Calles Junior – Adv.: Defensoria Pública
– Réu 5: André Luiz da Silva Malvar – Advs.: Dr. Lydio da Hora Santos (OAB/RJ 33.191), Dr. Wellington Corrêa da Costa Júnior (OAB/RJ 93.311), Dr. Marco Aurélio Torres Santos (OAB/RJ 132.210)
– Réu 6: Ricardo Teixeira Cruz – Adv.: Dr. Francisco Santana do Nascimento (OAB/RJ 94.366), Dra. Sabrina Vasconcelos (OAB/RJ 148.898), Dr. Alexandre Santana (OAB/RJ 144.375)
– Réu 7: Leandro Paixão Viegas – Adv.: Defensoria Pública
– Réu 8: Gladson dos Santos Gonçalves – Adv.: Dr. Leonardo Gonçalves da Luz (OAB/RJ 122.854)
– Réu 9: Julio César Oliveira dos Santos – Advs.: Dr. Luis Cesário de Miranda Marques (OAB/RJ 52.494), Dra. Sonia Rosângela Menezes de Azevedo Marques (OAB/RJ 83.602), Dra. Viviane de Oliveira Gonçalves (OAB/RJ 125.163), Dr. Fábio Leonardo Freitas do Amaral (OAB/RJ 105775)
– Réu 10: Fábio Pereira de Oliveira – Adv.: Dr. Marcelo dos Santos Cavalieri Vallois (OAB/RJ 107.772),
Réu 11: Alcemir Silva – Adv.: Defensoria Pública
(http://www.imprensaoficial.rj.gov.br/portal/modules/conteudoonline/view_pdf.php?ie=NTgz&ip=MTQ=&s=YjU3NGQzMjNiMDM1OThhNjU3YzBhYTc3NDE0NzY0NWI=)
(http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/view_pdf.php?ie=NDky&ip=MjM=&s=MmNmMGM0NTYyMWFkYzMyZTY4MGM1ZWUyYzNlNzE1MDc=)
(http://tj-rj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/2598241/acao-penal-apn-4-rj-200806800004/inteiro-teor-14918752)
.
.
HABEAS CORPUS Nº 112.860 – RJ (2008/0173113-8)
AÇÃO PENAL PÚBLICA (ORIGINÁRIA) 2008.068.00004
(Ref.: Denúncia nº 2008.065.00001)
EMENTA
HABEAS CORPUS. QUADRILHA ARMADA. INDEFERIMENTO DE PEDIDO DE SUBSTITUIÇAO DE TESTEMUNHA. NULIDADE. INEXISTÊNCIA. DECISAO FUNDAMENTADA. ORDEM DENEGADA.
A denúncia foi oferecida aos 22 de dezembro de 2007, relatando que “a partir do ano de 2005, nos bairros de Campo Grande, Guaratiba, Paciência, Cosmos, Santa Cruz, todos situados na Zona Oeste do Rio de Janeiro, os denunciados, agindo em cooperação e comunidade de propósitos, associaram-se de forma estável e permanente, com a finalidade de cometer crimes, organizando-se em quadrilha armada, por eles intitulada Liga da Justiça” (fls. 15/22).
(http://stj.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/21606472/habeas-corpus-hc-112860-rj-2008-0173113-8-stj/inteiro-teor-21606473)
.
.
lukas
A pergunta que não quer calar: do que gostará Franco Atirador?
Luís Carlos
Muita participação social. Bolinhos de chuva?
FrancoAtirador
.
.
Procurando parceiro pra casar, reinaldete?
Liga pra Liliane Ayalde, na Embaixada dos USA.
Agora, vai tomar banho, e não esquece
de te esfregar bem com sabão Chauffeur.
Ah, e não pega muito sol pra não bronzear.
.
.
FrancoAtirador
.
.
Prefiro Nega Maluca, Luís Carlos.
.
.
Luís Carlos
Boa opção e igualmente calórica.
Deixe seu comentário