Marcos Coimbra: Um “novo Collor” é impossível em 2014

Tempo de leitura: 3 min

Se Campos tem Marina, Dilma tem Lula

Carta Capital n˚ 783

O Panorama Visto de Janeiro

Este mês sempre apontou o favorito no ano das presidenciais. Na perspectiva atual, Dilma Rousseff já ganhou.

Por Marcos Coimbra, na CartaCapital, sugerido por Julio Cesar Macedo Amorim

Desde o fim da ditadura, em todas as eleições que fizemos, as pesquisas disponíveis em janeiro conseguiram antecipar o que as urnas mostraram.

Em três, os favoritos no início do ano eleitoral terminaram vencendo. Em janeiro de 1998, Fernando Henrique Cardoso liderava e nenhum adversário apresentava fôlego para derrotá-lo. Lula chegou a quase empatar nas pesquisas de junho, mas a vantagem do tucano prevaleceu.

Nas duas oportunidades em que Lula teve sucesso, a mesma coisa: em janeiro de 2002, obtinha índices parecidos à votação que recebeu no primeiro turno. José Serra, Anthony Garotinho e Ciro Gomes, cada uma de sua vez, cresceram mas nenhum se firmou. Quatro anos mais tarde, algo semelhante. De janeiro de 2006 para a frente, o petista nunca perdeu a dianteira.

Em 1989, 1994 e 2010 o líder de janeiro não venceu. Mas, adequadamente interpretadas, as pesquisas identificaram o que acabou acontecendo.

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A eleição mais difícil de prever foi a primeira. Ninguém apostava na vitória de Fernando Collor.

Era, no entanto, uma hipóteses admissível. O desejo de renovação do eleitorado, sua disposição para o risco, a rejeição ao Governo Sarney, tudo se conjugava para torná-la possível. Feitas em maio de 1988 e janeiro de 1989, pesquisas Vox Populi indicavam que quase 40% do eleitorado queria votar em “um candidato novo, desvinculado dos partidos tradicionais”. Collor surgiu como oferta para aquela procura.

Em 1994, o fraco desempenho de Fernando Henrique nas pesquisas de janeiro só enganava quem desconhecia a formidável armação em curso. Nada menos que um plano anti-inflacionário havia sido sincronizado com o calendário eleitoral, de forma a turbinar a candidatura do ministro da Fazenda que por ele era responsável.

(E ainda há quem, na oposição hoje, se diga “indignado”quando, por exemplo, o governo Dilma Rousseff anuncia, para 2014, metas mais ambiciosas para programas como o Minha Casa, Minha Vida, achando que é “intervenção” do governo na eleição. Quem viu o tamanho da “intervenção” que foi o Plano Real só pode achar cômica a acusação.)

Quanto a 2010, a vantagem que Serra apressentava em janeiro tinha a consistência de uma quimera, na qual talvez apenas seus amigos na “grande imprensa” acreditavam. Qualquer um medianamente versado na análise de pesquisas percebia que Dilma seria eleita.

Assim, em todas nossas eleições modernas, seja quando apontaram o nome do vencedor, seja quando deixaram claro os sentimentos com que o eleitorado estava indo para as urnas, as pesquisas feitas a distância em que estamos da eleição foram capazes de mostrar o que terminou por ocorrer.

Há alguma razão para imaginar que, em 2014, será diferente?

Considerando o cenário provável (em que enfrentaria Aécio Neves, pelo PSDB, e Eduardo Campos, pelo PSB) Dilma tem, nas pesquisas recentes, mais vantagem que Fernando Henrique em 1998 e Lula em 2002 e 2006, em momento semelhante. Seus 42% superam os 35% do tucano e os 30 e poucos pontos porcentuais de Lula em janeiro daqueles anos (dados do Datafolha e do Ibope).

Ou seja, se repetirmos, este ano, o padrão daquelas eleições (das quais duas de reeleição), ela deve ser considerada favorita absoluta.

Poderíamos, ao contrário, ter algo análogo às eleições de 1989, 1994 e 2010?

Nada indica que exista hoje um sentimento parecido àquele da primeira. O eleitor brasileiro típico não aceita aventurar-se na procura de mudanças vagas e calcula que tem muito a perder se acreditar na conversa de candidatos que mal sabem quem são. Um “novo Collor” é, a bem dizer, impossível.

Existe, nas oposições, alguém que possa ser um “novo Fernando Henrique”? Têm elas instrumentos para voltar a fabricar um personagem como aquele de 1994? Fora do governo, é certo que não.

Caberia pensar em uma “nova Dilma”, um nome de desempenho modesto nas pesquisas atuais, mas apoiado por uma liderança do calibre de Lula, capaz de superar qualquer adversário?

Não. O que Aécio enfrenta são problemas com seus correligionários. Eduardo Campos conta, no máximo, com o endosso de Marina Silva, que, comparada a Lula, é uma força miúda.

Sempre é possível que o inesperado aconteça. Mas o provável é que as pesquisas de agora sejam confirmadas em outubro, como nas eleições anteriores.

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Comentários

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wendel

Bem, concordo com o autor quando diz – ” Um “novo Collor” é, a bem dizer, impossível.”
Contudo, não devemos subestimar a capacidade dos banqueiros/financistas, transnacionais e oligopólios, que muitas vezes ganhando muito, semmpre esperam dobrar seus lucros!
Esperemos os resultados da Rodada de Doha, pois os interesses comerciais e principalmente a solução sobre os subsídios, irão definir muitos dos envolvidos! Esperemos que nossa Presidente saiba contornar as pressões, e defender, como tem feito, os interesses de nosso País!

anac

Dilma, presidente e Lula, vice. Mais potente que mil bombas atômicas.

anac

Como fhc disse é uma aventura a candidatura Joaquim, o justiceiro Batman. Perigosa como foi a de Collor, o caçador de marajás, que entretanto teve o fim que o criador quis: impeachment.

Eduardo

Vamos aguardar as estratégias da coligação ” PIG:Marinhos/Frias/veja e Estadão com o PIG internacional Liderado pelo FTimes e o pobre reforço dos nanicos Jornal Estado de Minas, Band etc.Será dificil criar com sucesso um novo mentirão. Penso que eles andam um pouco derrotados!

    James

    Não esqueça as coligações barbarina-barbosa e gilmar mendes-dantas.

Mardones

Mais ainda. Este ano pode contar com o julgamento do mensalão do PSDB. E considerando o que o PIG fez do mentirão, vai ser difícil colar na Dilma o rótulo de mensaleira.
Em outras palavras, quem vota na Dilma dificilmente mudará sua intenção. As ruas não trouxe um movimento sólido que pudesse ser guiado pelo PIG, como os caras pintadas. No máximo, derramou sobre o país toda a complexidade que habita as redes sociais. E o PIG não dirige.

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