MPL: Seccionar as linhas de ônibus faz a catraca girar

Tempo de leitura: 3 min

Maria Aguilera, Marina Capusso e Douglas Belome:

Quem se beneficia?

sugerido por Antônio David, na Folha

A luta por transporte público não começou nem terminou em junho.

O Movimento Passe Livre luta pela tarifa zero pois entende que a exigência de pagamento pelo uso de ônibus, trens e metrôs nega o direito à cidade, limita a circulação das pessoas, impede o acesso a escolas, hospitais e espaços de lazer.

Neste ano, em São Paulo, somou-se à tarifa zero a luta pela revogação dos cortes de linhas de ônibus feitos pela prefeitura.

Em 2006, ocupamos a Secretaria de Transportes pelo mesmo motivo. Mudam as gestões, repetem-se os erros.

Segundo a SPTrans (São Paulo Transporte), o objetivo é cortar 405 linhas. O que a prefeitura chama de racionalização, as pessoas sentem como descaso.

Em vez de a medida diminuir o tempo das viagens, como divulgado, vemos ele aumentar.

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Essas ações não foram discutidas com a população. Convidar ao diálogo quando consumadas soa como demagogia.

A SPTrans ignora que quem usa o transporte há anos sabe mais sobre ele que qualquer técnico e opta por medidas autoritárias, que não atendem aos interesses das pessoas.

As manifestações comprovam: a insatisfação não é causada pela mudança brusca de hábitos cultivados durante anos, mas sim pelo transtorno de ter que trocar de ônibus várias vezes e enfrentar novas filas, ônibus mais lotados e longas esperas.

A violência é diária.

Mas se o corte de linhas não beneficia a população, há quem se beneficie dele. Quem afirma que quanto mais longas as linhas, maior o lucro dos empresários omite como funciona o sistema de transporte e a remuneração das empresas.

De acordo com os contratos atuais e com a licitação cancelada, as empresas são remuneradas por passageiros transportados. Quanto mais a catraca gira, maior o lucro. Quer forma mais eficiente de girar a catraca que seccionar as linhas?

As empresas só têm a perder com longas linhas, que ligam as periferias ao centro da cidade — modelo que tem se mostrado mais adequado às necessidades das pessoas.

Se o ganho é por passageiro, os empresários não estão preocupados com o trajeto, mas com a quantidade de passagens que receberão.

O Bilhete Único Mensal ao valor de R$ 140 (R$ 230 integrado ao metrô) é uma política eleitoreira da prefeitura que não altera estruturalmente o sistema de transportes e não foi aderido nem sequer por 4% dos usuários do bilhete comum.

O bilhete mensal custará ao menos R$ 400 milhões por ano, cerca de 33% do atual subsídio pago às empresas. Valor esse que poderia ser utilizado para reduzir bem mais do que R$ 0,20 na tarifa de todos.

Cortam-se linhas, criam-se novos bilhetes, e as empresas continuam recebendo o valor total da passagem!

Se a intenção é promover acesso ao transporte, não é melhor reduzir a tarifa? Se a intenção é reduzir custos, não é mais racional a remuneração das empresas se basear no custo do sistema?

A prefeitura nem sequer sabe exatamente qual é esse custo, como demonstrou a SPTrans em fórum do Ministério Público. Esse desconhecimento só favorece interesses privados.

Não vamos nos calar perante uma cidade que se organiza de acordo com os interesses de poucos. Agora é o povo que vai mandar no transporte. Agora é o povo que vai mandar na cidade!

MARIA AGUILERA, 19, estudante de letras

MARINA CAPUSSO, 30, cientista social

DOUGLAS BELOME, 29, bancário, são militantes do Movimento Passe Livre

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Comentários

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Palmeira

Há cidades onde se verificou que o resultado de catraca não era apresentado à prefeitura. Mas o acerto era feito por contrato.
Assim o déficit de linhas longas era apresentado para receber mais subsidio.E não compensado com linhas curtas e boas.
Admiro-me que não exista um controle da população, ainda, sobre esses acertos. Uma passagem para o mesmo trajeto em Santo André é relativamente o dobro de uma mesma distância em outra cidade.Porque há dinheiro disponível.

Glaucio

E a EMTU que deveria cuidar do transporte intermunicipal. Moro em Taboão da Serra,a 2 pontos de onibus do Terminal Campo Limpo. Sou obrigado a utilizar os onibus de São Paulo porque se precisar ir no Itaim Bibi tenho que pagar R$ 3,85 prá ir de caminhão encarroçado da Emtu.Prá ir a Cotia em Empresas do mesmo consorcio Intervias Emtu vou gastar mais de R$ 8. Se for até o Terminal Campo Limpo vou até Máua,Santo André do outro lado da Cidade com R$ 3 de onibus com piso baixo e motor traseiro.Gostaria de lembrar que várias empresas de Transporte intermunicipal e municipal fecharam,inclusive das 15 que o Maluf colocou no lugar da CMTC só uma ,a Transkuba sobreviveu.No corredor da Av. Francisco Morato onde as linhas da Emtu não foram seccionadas como defende o MPL na parte da manhã fica uma fila enorme de onibus com poucos passageiros,contribuindo com a ¨pouca¨ poluição que temos em São Paulo.Também gostaria de lembrar que da Zona Sul Santo Amaro com mais de 2 milhões de habitantes não tem nem projeto de linhas de Metrô para o Centro de SP. A linha 5 que hoje indo só ate Santo amaro tem horários que não é possível o Embarque quando sABE LÁ QUANDO vai jogar os passageiros que quiserem ir ao Centro na linha 1 que já tá no limite. Se não fossem os corredores e os terminais não sei como seria o acesso ao Centro

Renato

Olha que o MPL provocou, ódio da esquerda e da direita.
Eu queria entender um Caso de sucesso de catraca livre e não vão me Dizer de Cuba e Venezuela, pois nesses países não posso abrir uma empresa e na Letonia, pois o tamanho desse é menor que o Estado de SP.

    José X.

    Como assim, não pode abrir empresa na Venezuela ?
    Cuidado, ler Reinaldo Azevedo derrete o cérebro.

José X.

Já ficou bastante claro o alvo do MPL: a prefeitura do Haddad.

Nada de trensalão, nada de metrô, nada de CPTM.

Alckmin manda um abraço.

FabioT

crise de abstinencia, sinto falta dos meus 15 minutinhos de fama, quero economizar a mesada do papai

Lucas G.

o PT e os petistas hoje estão mais preocupados com pesquisa eleitoral do que escutar vozes como estas: http://vimeo.com/82001383 ; depois não entendem porque é que o povo sai às ruas, ficam chamando os outros de coxinhas (são os sujos xingando os outros de mal lavados!).

marcosomag

Os responsáveis pelo texto do MPL são 3 bestas quadradas que não entendem bulhufas de transporte!

O corte de linhas sobrepostas (que fazem o mesmo trajeto) racionaliza o sistema e proporciona melhoria na fluidez do tráfego.

Seccionar as linhas para transferir os passageiros para veículos de grande capacidade como trem, metrô ou ônibus articulados aumenta a rapidez nos trajetos, diminui filas e melhora o conforto dos passageiros.

Em todas as grandes metrópoles do mundo é assim. Mas, os “jênios” do MPL querem filas intermináveis de “cabritos” (apelido de ônibus pequeno em São Paulo) nas grandes avenidas!

Outras “propostas” deste MPL são o fim da construção de terminais de transferência e a duplicação de avenidas, como a M’ Boi Mirim, na Zona Sul. “Propostas” malucas pois os terminais de transferência são inseparáveis da racionalização do sistema e a duplicação de avenidas iria incentivar o uso do carro. No caso da M’ Boi Mirim, o absurdo da “proposta” é ainda maior pois esta avenida não pode ser duplicada pois está em área de proteção ambiental (mananciais de água da Grande São Paulo).

O que o MPL e seus amigos do Black Bloc querem é tumultuar a cidade para criar um clima de caos artificial.

Bem de acordo com as cartilhas da OTPOR que norteiam tais “movimentos”.

Sua gritaria deve ser ignorada pelo Prefeito Haddad, que está no caminho certo no setor de transportes.

AlvaroTadeu

Stálin era um troglodita político. A seu mando, Trotsky foi assassinado no México, centenas ou até milhares de veteranos da Revolução de Outubro foram assassinados ou degredados para a Sibéria. Mas todos esses desmandos não justificam o apoio que a Ucrânia deu à invasão nazista, a muito custo e a muito sangue contida, e depois, nazistas derrotados, julgados em Nurenberg e punidos. Assim agem os coxinhas do passe livre, só revelados na Administração Haddad, pois essa garota de letras, de 19, devia lamber pirulitos quando Serra foi eleito prefeito e usou a prefeitura como plataforma eleitoral para cargos mais altos. Também não concordo com a história de manter as viagens longas. Vocês não têm cálculos tarifários, não entendem matemática e não podem dizer que o bilhete único mensal é eleitoreiro. Foi uma promessa de campanha e prometeram para novembro deste ano, embora a imprensa, sem saber como funciona e criticando por criticar, disse que ia demorar muito. Peguei um ônibus para um lugar distante da Zona Sul e fiquei pasmo com as voltas que ele dava, verdadeiro cata mendigos. Os coxinhas do passe livre não sabem quem manda na cidade e como essas linhas foram construídas. Linha auxiliar tucana, juram por todos os juros que “odeiam” a política. O movimento dos coxinhas, por si só já é um movimento político. Demagógico, porque esperou o administração Haddad para estourar, como se os oito anos Serra/Kassab tivessem sido a última das maravilhas.

É necessário sim cortar centenas de linhas de ônibus. É necessário sim racionalizar o transporte público, o tempo que as pessoas perdem trocando de veículo, ganham na maior velocidade média e chegando mais rápido ao seu destino. Graças à campanha de desinformação dos coxinhas, muita gente ainda não comprou o bilhete único mensal porque não entendeu direito como funciona. Acompanhei diversas entrevistas de passageiros e eles desconheciam completamente o funcionamento do bilhete único mensal. Mas todos eles sabem de cór as regras de programas de prêmios como o nauseabundo Big Brother Brasil. Haddad em um ano fez mais pela cidade do que nos dezesseis de Maluf/Pitta e Serra/Kassab.

Afonso

“Lucas G.
você provavelmente estava muito ocupado falando bem do Lula por aí enquanto o MPL de São Paulo lutava contra os aumentos da tarifa impulsados pelo Serra e pelo Kassab”.

Pois é! Lucas G. confessa que não era ele , nem a molecadinha do MPL, que andavam por aí “falando bem do Lula”! Claro, isso a gente já sabia. Agora,a segunda parte é um mistério: eles “lutavam” no tempo do Çerra e do Kassab? E a tarifa baixou em quanto? caraca…!!! Quer dizer…não baixava…eles íam para o bar da esquina e tomavam umas cervejas….kkkk …pô que movimento legal! Quando tiver outra cervejada anuncia aqui no blog de Vs. que eu vou! KKKK Molecadinha bobinha!… Por isso que eu digo; POLÍTICA? É coisa prá adulto! PRA GENTE GRANDE!

    Lucas G.

    uma grande porcentagem dos comentadores deste site são reflexos perfeitos do modus operandi do PT: exigem que os movimentos sociais estejam mais preocupados com os problemas do partido do que com a causa que os originou. Dirigentes do PT indo presos? Dá-lhe MST para protestar! Já para falar de reforma agrária…. calma, calma gente, política é para gente grande, nada de demandas imediatistas. O PT gosta mesmo é de fazer o jogo da direita, esvaziando ao máximo todas as bandeiras da esquerda, deixando apenas o esqueleto. É por isso que odeiam tanto o MPL, eles trazem uma demanda que ultrapassa a forma partidária, então os seus asseclas vêm aos blogs progressistas para ficar falando de Alckim, Kassab e Serra e Haddad, tentando trazer a questão para a esfera da disputa pelo voto e ignoram os problemas da população (afinal, dirigente petista merece o cumprimento da lei. Detento normal, incluindo os black blocks, tem mesmo é que sofrer os abusos ilegais do sistema).

Julio Silveira

Se tem uma coisa que gosto no Blog do Azenha é que ele não aceita patrulhamento é realmente democrático. Tem gente que não entende que democrata é aquele que não oprime, que não é dono da verdade,

    Cibele

    Julio, é por isso que eu gosto do Viomundo. Só tem um probleminha: o movimento em questão é muito suspeito. E eu prefiro meu voto, minha visão e minha escolha para prefeito, da qual não me arrependo de forma alguma. Pelo contrário, assim como no caso de Lula, criticam Haddad por seus acertos e por suas virtudes. Ele quer equilíbrio, tirar dos mais ricos, e esses caras ficam contradizendo isso. Na prática, vemos os resultados para as pessoas mais humildes. Há que saber o que é São Paulo… Saudações cordiais.

    Julio Silveira

    Não acho nada suspeito, acredito que as pessoas que formam esses movimentos tenham reinvindicações legitimas. ninguém reúne tantas pessoas para reivindicar algo sem que haja motivo para isso, ninguém inventa um motivo para sair de casa para badernar por pura inconsequência, as vezes as coisas podem sair do controle mas a motivação para o ato existe, eu não fecho meus olhos apenas por que o governo tem minha simpatia, minha primeira responsabilidade está com minha cidadania. E a proposito tenho visto outros movimentos populares se movimentando criticamente contra o Haddad, a quem diga-se de passagem acreditei que seria a melhor opção para São Paulo, como o movimento dos sem tento, inclusive fazendo acampamento em frente a prefeitura. Minha cara não dou apoio automático a politico por que vejo eles como servidores, empregados públicos que se propuseram a atender aos anseios da cidadania, e os que se dizem progressitas tem que percorrer esse caminho de forma diferente dos convencionais, que atuam de cima para baixo, sem qualquer conversa com a comunidade que sofrerá as consequências de seus atos. Acostumamo-nos a vê-los decidindo nossas vidas em consulta entre meia dúzia de “especialistas” via de regra que se beneficiam particularmente, enquanto a cidadania em geral tem que se virar, coisa que essas pessoas acreditam que seja o expertise do brasileiro, dar jeitinho. Desculpe mas não seja situação se comportando como toda situação conservadora que sempre tivemos.

    Cibele

    Normal, então. Se você não acha o comportamento deles suspeito, no mínimo, não dá para argumentar. E não sou situação acrítica. Como vocês se parecem com o PSDB, meu Deus! Desqualificando o interlocutor, só que de forma mais elegante. Tá manjado. Quem está em SP sabe o absurdo que está acontecendo. Não abrace essa postura arrogante de oposição inteligentíssima, é tão chato… O Haddad não merece o que fizeram, e isso é reconhecer um governo, é estar junto, simples assim.

Afonso

Pô…um texto que começa assim:”O Movimento Passe Livre luta pela tarifa zero…..”, não sei como tem gente que vai ler até o fim.
Depois de toda a palhaçada que esses moleques fizeram…vem com esse papo furado?
Por que não assumem que estiveram satisfeitos durante anos, enquanto Çerra e os amigos deles meteram a mão na prefeitura de São Paulo?
Entra o Haddad, PT, e eles botam o bloco na rua. Hummmm! Das duas uma: ou são idiotas que não entendem nada de política ou seguem a política dos papais, todos classe média alta, com certeza, e até prova em contrário. Assuma molecada! Talvez Vs. consigam impedir a reeleição da Dilma! E, aí?…os pobres que se explodam, não é mesmo?
Ah! Não esqueçam de participar da campanha da WiseUp (#changebrazil) para que ninguém venha ver a Copa no Brasil e a Dilma fique no prejú!

Cibele

Por que o Viomundo ainda dá tanto espaço pra esse movimento? Tá na cara, pôxa! Depois reclamam que o prefeito não dá entrevista pra vocês. Deve ser por essas e outras. Este é um tema em que discordo profundamente dos editores deste site, mantendo a admiração e o respeito, entretanto. O que acontece no governo do estado era pra ser destaque PERMANENTE e ALVO PERMANENTE de qualquer movimento estudantil sério. No entanto, o que vemos? Uma ideia fixa: VAMOS FERRAR O PREFEITO DO PT! Não dá para ficar ao lado de quem só procura os erros, o autoritarismo, o roubo, sei lá, nos governos populares. Quem, direta ou indiretamente, colabora para reforçar a ideia de que o PSDB é santinho, ou menos corrupto do que o PT. Não dá.

    Afonso

    Pois é Cibele..
    Não entendo porque o Viomundo leva a sério essa molecada! Acho que meu comentário nem vão publicar.

    Cibele

    Afonso, o bom deste espaço é que publica sempre o contraditório, disso não podemos reclamar. Agora, essa história de MPL… No mínimo, já deu o que tinha que dar. Quem, em sã consciência, acha que pode enfrentar o sistema, que só porque o Haddad não foi radicalmente contra os capitalistas e tal, tem que ser mantido sob ataque permanente? Saco cheio, viu, com o perdão da expressão. Ninguém mais é tão tonto assim, podiam mudar de tática. Abraços.

Julio Silveira

As vezes paro a observar as opiniões de alguns participantes e vejo com decepção muita babaquice que vem duma militância inconsequente. Fazem contraponto contra qualquer argumento, mesmo os mais pertinentes, que sejam críticos aos seus parceiros de grei politica. Isso é eloquente tanto na oposição como na situação, a cidadania comum que exploda. Acho terrível isso, que acomete a cidadania que se quer politicamente esclarecida, mas que agem como bestas a defender atos visivelmente contrários aos interesses da maioria da cidadania e principalmente dos mais frágeis na escala social . Essa turma age tudo igualzinho a esses bandos de torcida organizada, esquecem quem está a sua volta, esquecem tudo, para defender seus irmãos de torcida o resto que se exploda. Dessa cidadania não dá para esperar nada, seguirão para o precipício se seu mestre mandar.

Alê M.

Não pela critica ao PT, ao Haddad ou ao sistema de transporte paulista… mas a impressão que tenho desde o primeiro minuto é que esse MPL é acéfalo. Um mal que só piora o que dizem querer melhorar.

Pode até ser que o corte de 400etantas linhas de ônibus seja de fato um problema. Pode ser. Mas o discurso é tão fraco que acaba por afastar essa possibilidade. A critica é tão rasa que, pós leitura, só fica a impressão de que se trata de otimização sim.

Aliás… seria incoerente o contrário. Por safadeza, como sugere o movimento, seria incoerente. Todas as ações da Prefeitura são no sentido contrário. É a bandeira do Haddad. “Eleitoreira” se preferem o clichê levantado pelo MPL. Mas a bandeira.

MPL é um movimento infantil e desprovido de inteligência. Suas ações pioram o mundo.

Isso sem falar no quanto é suspeito essa tara em relação a ônibus qdo “só se fala” de metrô.

    Lucas G.

    Alê M. pelo jeito não pega muito ônibus em São Paulo, tendo em vista que sua maior preocupação é por escandalos de corrupção entre partidos que parecem não ligar muito para o caos da vida cotidiana das grandes cidades. Haddad ainda tem 3 anos para mostrar que veio fazer algo diferente, tem seus acertos e seus erros, o objetivo do MPL não é ficar sendo pautado por disputas eleitorais (mensalão para cá, mensalão para lá), mas para debater o transporte público na cidade e as opções que são tomadas pelo governo, seja ele tucano ou petista. (para não vir falar de blablabla anti-petista, basta se informar sobre as atividades do MPL antes do mantato do Haddad, vai descobrir que existe mundo fora da midia tradicional e da blogosfera “progressista”).

    José X.

    “mas para debater o transporte público na CIDADE e as opções que são tomadas pelo governo”

    Agora tá explicado: só o transporte público MUNICIPAL interessa ao MPL…por isso não se manifestam contra aumentos de metrô e trem, nem contra o PROPINODUTO, porque trem e metrô são ESTADUAIS…agora, que o transporte público ESTADUAL seja administrado pelo PSDB é uma mera coincidência.

    “basta se informar sobre as atividades do MPL antes do mantato do Haddad”

    Segundo o Google, o MPL chegou a fazer protestos contra Kassab, mas nunca contra Serra ou Alckmin…só mais uma coincidência, claro.

    Scan

    Lucas, Lucas…
    Nem dá pra disfarçar?
    É tão difícil?
    Ao invés de “mensalão pra cá, mensalão pra lá”, não seria mais adequado um “trensalão pra cá, trensalão pra lá”?
    Estamos falando de transportes, Lucas, e o suposto “mensalão” nada tem a ver com isso, meu filho.
    Disfarce um pouco, não dê tanta bandeira, senão a gente fica até chateado com tanta sem-vergonhice de sua parte…
    Eu sei que o problema é de DNA, mas, caramba, faça um esforcinho.
    Ou a alternativa será continuar falando besteiras e apanhando.
    Sabemos que é difícil pra você, mas, por favor, reconsidere. Demonstre um mínimo de decência e honestidade.

Bruno

Os petistas parecem viver numa “guerra fria” que polariza-os na disputa contra o PSDB. O problema do transporte em SP não é um problema oriundo da gestão Hadaad, mas a mudança hoje é responsabilidade do seu governo também. Portanto, a luta pelo passe livre é justa e deve ser encampada pelos movimentos socias e a esquerda.

    Afonso

    KKKKK “Movimentos sociais à esquerda”? kkk…na Av. Paulista, à esquerda?…Ah! entendi…pessoalzinho dos jardins!

Ângela

Me corrijam a ignorância se for o caso, mas não tenho notícia de que este movimento trate com a mesma contundência os reponsáveis pelos trens e metrô… Mal se vê no site deles alusões a CPTM e Metrô. Não vejo lógica nisso, para dizer o mínimo, afinal o trabalhador não se locomove só de ônibus. Como disse, estou aberta a correções…

Scan

“Seccionar” investimentos no Metrô e transferi-los pra os próprios bolsos não escandaliza esses coxinhas?
Os três “militantes” do “movimento” aí de cima poderiam dizer uma ou duas palavrinhas sobre o trensalão do partido deles, pelo menos pra disfarçar um pouco.
Que nada! Esperar honestidade intelectual da extrema direita todos sabemos inútil.
Tão novinhos, tão descarados…

    Lucas G.

    ingenuidade é a sua!
    1) pegue o mapa da cidade;
    2) veja a malha do sistema de metrô;
    3) calcule a totalidade dos moradores da cidade que DEPENDEM do metro para se transportar e dos que DEPENDEM do ônibus para se transportar.

    pronto! está aí bem na sua frente a honestidade intelectual que lhe estava faltando.

    assalariado.

    Lucas G. diz para Scan: “está aí bem na sua frente a honestidade intelectual que lhe estava faltando.”

    Luca G., o seu mundo sem catracas pelo jeito não conhece as catracas da CPTM e as do METRO de SP. É, pelo jeito o MPL não é só “apartidário”, como também é reacionário e seletivo nas catracas da vida.

    Me engana que eu gosto!

    Scan

    Um primor de “raciocínio”!
    Quer dizer então que o desvio de bilhões de Reais pelo PSDB em nada impactou o transporte em São Paulo, né?
    Claro! Se mais pessoas andam de ônibus do que de metrô deve ser por que gostam, não é verdade?
    Se a malha do metrô, por conta dos assaltos do seu partido aos cofres públicos, é insignificante, a culpa deve ser do PT e do Haddad, que forçam o povo a utilizar ônibus.
    Pau neles, portanto.
    Lucas, eles continuam novinhos e descarados; você, de uma indigência intelectual marcante.
    Se ainda estiver de pé, cuidado pra não cair de quatro…

    Cibele

    Vixe, Scan, essa doeu no coitadinho…

Alemao

Cadê o sindicato dos cobradores de ônibus pra por um fim nessa baderna?

José X.

Esse MPL é uma piada. Existe alguém que ainda o leve a sério ? Por coincidência, mas por pura coincidência (não é mesmo ?) só agem exclusivamente contra Haddad. A corrupção bilionária do metrô e cptm, nem uma palavra, nadica de nada…

    Francisco Antonio da Silva

    Isso sem falar na sonegação milionaria de impostos feita pela Globo calote no pagamento de imposto de renda de 2,5 bilhões feita pela Globo a Receita Federal.

    Lucas G.

    você provavelmente estava muito ocupado falando bem do Lula por aí enquanto o MPL de São Paulo lutava contra os aumentos da tarifa impulsados pelo Serra e pelo Kassab.

    José X.

    E continuo ocupado, já que não estou vendo o MPL se manifestar contra os descalabros da administração estadual do PSDB no metrô e na CPTM…

    Aliás, se teve protesto contra o Serra eu não me lembro, deve ter sido muito discreto, e o Google não ajuda: achei protestos do MPL conta o Kassab, mas não contra o Serra.

    Agora, o Alckmin pelo jeito é queridinho do MPL…

    Scan

    “Lutava”? “SSerra e Kassab”?
    Ahahahahahahahahaha!
    Perdão leitores…

    Luís

    Ué, tem que leva a dilma e o pt a sério.

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