03/09/2010
DEBATE ABERTO
A Serra o que é de Serra: nada
Flávio Aguiar, na Carta Maior
Na mídia européia aumentou o número de referências a que Dilma Roussef pode ganhar no primeiro turno. De Portugal à Alemanha, do Reino Unido à França, comenta-se a possibilidade.
Às vezes isso desagrada. Para comentaristas conservadores, Dilma é uma “estatista” convicta, mais do que Lula. Isso é uma dor de cabeça. O governo Lula tirou o Brasil da crise financeira rapidamente e com pouco dano porque está fazendo o contrário do que os economistas e governos conservadores – sejam social-democratas ou democrata-cristãos – estão pregando e fazendo.
Para montar o fundo de reserva para proteger o euro – e antes, ainda, para impedir que a bancarrota da Grécia arrastasse consigo os bancos alemães e franceses credores, o que faria a Europa inteira virar um Titanic e bater no iceberg de suas insolvências nacionais – tiveram de recorrer ao FMI. Mais: às receitas do FMI. A Europa virou uma gigantesca Argentina do século passado.
E passaram a foice nos direitos de trabalhadores, pensionistas, aposentados, usuários de programas sociais, etc., com danos que serão sentidos nas próximas gerações. Por exemplo: a Itália acabou com um programa chamado “professores de rua”, que colocava educadores nas ruas, no sul do país, para convencer jovens a sair da tentação da máfia e do narcotráfico e voltar para a escola. O dano vai ser enorme.
A Alemanha cortou a renda que o governo dava às mães solteiras. O dano também vai ser enorme.
E ainda caíram de martelo em cima dos salários, partcularmente do setor público. O dano também vai ser enorme.
Mas saudando números, economistas e comentaristas conservadores deliram porque a Alemanha “dá mostras de recuperação e puxa a economia européia para cima”. Claro, graças a exportações bilionárias para a China. O poder aquisitivo interno está evaporado. Aposta-se em que as exportações farão cair o nível de desemprego. Quosque tandem? Até quando? Aí cai-se na reza para que a China continue crescendo, e apostando também no seu mercado interno.
Apoie o VIOMUNDO
Mas acontece que no meio do caminho tem o Brasil, tem o Brasil no meio do caminho. Adotando uma saída do tipo da Malásia, que no século passado, quando da crise da dívida externa no Sudeste Asiático fez tudo o contrário do que o FMI queria, e saiu-se bem, ao contrário da Indonésia, da Tailândia, até da Coréia do Sul, o Brasil “investiu em investimentos”, continuou melhorando salários, subsidiou a linha branca, etc., vocês aí devem conhecer as soluções melhor do que eu, aqui de longe, apesar da internet. O que fazer com o Brasil? Essa é uma pergunta alarmante no cenário internacional para as ortodoxias econômicas.
A esperança era José Serra. Uma virada que reintegrasse o Brasil na ortodoxia mais roxa que pano de quaresma e meia de cardeal. Não está dando certo. Por quê?
Porque Serra nada tem a oferecer. Os comentários da mídia a que aludi acima são expressivos. Porque aí vem a emenda, que para o arraial serrista é pior do que o soneto. A mesma mídia que cautelosamente aponta a possibilidade da vitória de Dilma, assinala que só um fato novo poderia virar o quadro, nem que flosse para jogar tudo para o segundo turno. Mas diz – como no caso da Economist – esse fato novo só pode ser algo como uma denúncia que vire a mesa. Ou seja, de Serra, na verdade, nada se espera. Como dizia o Barão de Itararé: ali donde nada se espera, é que não sai nada mesmo. O Guardian chegou a dizer que o programa de TV de Dilma arrasa com o de Serra.
Serra perdeu a voz, a vez, está mal no santinho, na paróquia, etc. Só não perdeu o grito. Dilma disse muito bem que eleição se ganha no voto, não em pesquisa. Mas há quem queira ganhar no grito, já que não tem outro recurso. E com ajuda da gritalhada da mídia conservadora brasileira, claro.
Acontece que, no caso das quebras de sigilo, o tribunal eleitoral não aceitou a denúncia contra Dilma, por falta de provas. Mais cedo ou mais tarde, isso vai prevalecer sobre a gritaria, as conjeturas, as hipóteses, as contra-hipóteses, as teses abstrusas, esse mar de lama em que se tenta sufocar a eleição brasileira e o debate das propostas. Porque um lado – o de Serra – não tem propostas que possa apresentar, só as que não pode apresentar, que envolvem a demolição dos direitos conquistados e exercidos pelo povo brasileiro nos últimos anos.
Querem nos transformar numa nova Grécia.
Esconjuro. A Serra o que é de Serra: nada.
Flávio Aguiar é correspondente internacional da Carta Maior em Berlim
Comentários
Ed.
Diisseram por aí que a viagem de FHC, assim como a "quebra dos sigilos", é uma prevenção ao livro de Amaury (sem nunca esquecer as excelentes avaliações de Aloysio Byiondi à época da privataria).
Ele fica por lá, espera pra ver no que dá e se for o caso, não volta…
Talvez tembém vá morar em Veneza, como outro que escafedeu-se sem pagar as dívidas…
Baixada Carioca
Como o milionário guru indiano sai dessa? Serra já não tinha nada pra oferecer de alternativa para o povo brasileiro, aí vem um indiano e tira todo o conteúdo do sitio do careca. Bem, o guru disse que não tinha nada lá e ele só mandou tirar aquele monte de trololó que não convencia ninguém.
É. O guru tá certo. Se antes não tinha nada na página da internet, porque criticar o nada que existe por lá agora?
monge scéptico
O homem bomba da direita sem rumo ou proposta(pelo menos), Atira com uma rotativa, mas só
acerta o pé. O que virá? Não sabemos, mas não tememos.
Tá no blog do AMORIM que fhc acha o sete setembro é uma palhaçada. Para dizer o mínimo,
DEVERIA SER PRESO POR INSANIDADE, o saliéri botocudo.
Altevir Depetris
O triste fim do polichato careca!
Geraldus
arruma outro argumento,papagaio de pirata.
Morais
Graças a Deus que a nossa Dilma já é vista como a candidata eleita pelo mundo afora, pois nós não aguentamos mais uma vez o Psdb afundando o nosso país.
Vamos de Dilma e pronto.
Urbano
Esse pessoal do tucanato é simplista e vagaroso. Há mais de mês que deixei no ar a pergunta de qual seria a data que eles mudariam o nome do partido, a exemplo do que o demo fez a vida toda pra enganar a torcida. Pois não é que só agora que me respondem… Arre! Vai ser logo após as eleições, com o zé contra-rampa, o mitômano, perdendo ou perdendo, até porque a vitória dele só no sonho dos babacas.
M_Lucia
É realmente vergonhoso que o homem "mais preparado" da oposição brasileira seja esse nada.
Um nada que dá muito trabalho, pra nada.
Eliseu Abrantes
Eu sei a que ele tem intalado na garganta, é algo que o fhc ou o serra deve esta com ele todo dolorido.
Salomon
Nada de novo sob o sol.
Sobrou apenas o argumento do(a) Giovani.
Esses alienados raivosos da extrema direira são patéticos.
Seguindo esse "raciocínio lógico neoliberal", o que seria do nosso país se a Coroa Portuguesa não tivesse vindo para o Brasil?
Graças a Napoleão, que expulsou os portugueses, temos, por exemplo, o Banco do Brasil.
E foi o Banco do Brasil que nos tirou da crise mundial.
Logo, é a Pedro II que devemos reverência pela marolinha.
E graças ao FHC temos um metalurgico sem um dedo na presidência.
Grande FHC.
Louvado seja.
Introibo ad altare dei.
Realista
Primeiro, o plano real foi feito pelo FMI, (o plano real é igual ao plano cavalo da argentina, ao plano que foi aplicado no México, Rússia, coréia do sul, etc.). O plano real foi implantado pelo governo Itamar franco. FHC, como sabemos era diplomata nos EUA, não tendo curso de economia e sim de sociologia, e foi chamado para assumir a fazenda para depois ser candidato a presidência, só isso, a sua contribuição com o plano que nem dele ou de Itamar era, foi zero.
Segundo, a lei de responsabilidade fiscal, também não tem nada haver com a genialidade de FHC ou do PSDB, simplesmente foi uma imposição do FMI para o empréstimo de 30 bilhões de dólares ao governo, pois com esta lei iria garantir que o governo do Brasil iria conseguir pagar o empréstimo ao fundo (FMI).
E terceiro, se o PSDB não tivesse feito um governo tão desastroso, muito provavelmente hoje teríamos dois governos de serra e Aécio estaria se elegendo presidente no primeiro turno. Ou estou errado.
César
Taí uma imagem bem nítida que nem a esquerda consegue enchergar. Toda a América Latina foi obrigada a usar uma fórmula para diminuir a inflação como forma de confisco. Isto debelou um monstro e criou outro, uma vez que a famosa âncora cambial sustentava essa engenharia econômica. Daí o esvasiamento das reservas e a falta de recursos na hora das crises (México, Rússia e Tigres asiáticos) que arrastaram o Brasil pro buraco.
Vantuil Barbosa
Giovane, você pensa que nem seu partido PSDB e suas lideranças acharam que o Lula, iria fracassar; Pois é seu invenjoso e solitário, única coisa que vem de governos anteriores, é o nome da moeda "Real", se liga
Antonio Carlos
O que seria do Brasil se o FMI nao tivesse imposto a lei de responsabilidade fiscal e as metas de inflacao quando FHC quebrou o país pela terceira vez, via populismo cambial para garantir a reeleicao. Roubam o Real do Itamar, os genericos e o combate a AIDS e agora querem roubar as imposicoes do FMI como suas. Esse PSDB nao toma jeito, né jenio.
Fred Oliva
Serra está conseguindo inviabilizar o golpe midiático…
O cara é tão ruim, mas tão ruim que não sobe nas pesquisas mesmo com um Horário Eleitoral só dele, que foi o que aconteceu esta última semana quando a mídia, especialmente o JN, não só deu a ele espaço indevido (caracterizo o que aconteceu como crime eleitoral) como tentou induzir, à forceps, o eleitorado contra Dilma.
E nem assim…
Marcia Lima
O Brasil já acordou há muito tempo, desde que pararam de eleger tucanos para Presidente da republica! São Paulo é que precisa acordar. ACORDA SÃO PAULO! ainda há tempo pra reverter essa situação
Baixada Carioca
É o que nos falta Marcia. Seria, no mínimo, a morte anunciada do PIG.
Geraldus
aguarde o lançamento do livro do Amauri,giovane viuva dos demotucanos
Gerson Carneiro
Uma pequena amostra de como a imprensa internacional se refere a nós e ao Zé.
[youtube d-e0AtUNJE0&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=d-e0AtUNJE0&feature=related youtube]
Glecio_Tavares
Azenha, a folha quer trazer de novo o caso dos sanguessugas a tona, mas não menciona o Serra em nenhuma hipotese, fala sobre 7 ambulancias e tenta colocar a igreja universal no rolo. Estrategia contra a record? Acho que a audiencia esta migrando de canal, e ja começa a incomodar a venus platinada, do mesmo jeito que Mercadante ja incomoda Al ckmin que concentra propaganda na TV sobre supostas faltas que o proprio Merca ja disse que são mentirosas. As pesquisas internas devem mostrar um crescimento que ainda não disponibilizaram para o publico. http://www1.folha.uol.com.br/poder/794211-denunci…
Glecio_Tavares
A record colou mesmo, no domingo foi assim: (Do blog os amigos do presidente Lula) http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010…
terça-feira, 7 de setembro de 2010
Record praticamente empata com Globo, no domingo
No último domingo, a TV Record ameaçou o tempo todo a liderança da Globo, alcançando índices de audiência muito próximos.
Pontos no Ibope:
De 20h45 às 23h15
Domingo Espetacular: 15 (com Paulo Henrique Amorim)
Fantástico: 17
Silvio Santos: 11
Pânico na TV: 8 pontos
Na sequência:
Globo: 13
Record: 12 (com o filme Tropa de Elite)
De tarde:
Globo: 15 (Futebol e Domingão do Faustão)
Record: 13 (Programa do Gugu)
SBT: 10
Band: 5
Glecio_Tavares
Serra se comporta como se fosse a salvação do Brasil, e seus eleitores também sentem que estão a beira do abismo, definitivamente a Regina Duarte tem seguidores. O pior cego é aquele que não quer ver. Serra seria o precipio no ano passado se estivesse no poder. Lula provou que sabe muito mais sobre o Brasil que qualquer economista. Aos seguidores do precipicio resta ainda um video: http://www.youtube.com/user/jorbacdc#p/a/u/0/Ig9p… O famoso video da Marolinha ou como serra teria afundado o Brasil na crise.
Baixada Carioca
Eu me pergunto se ele acredita no que ele diz.
Glecio_Tavares
Pelos depoimentos dele no horario politico, sim. Olhos vidrados, nem respira direito. Ele pensa que é uma espécie de Dom Quixote, a loucura chegou e tomou conta.
paulo chacon
Giovane, nem o fhc(minúsculo mesmo ) acredita no zé esgoto. Se mandou para a Europa . Foi passear para não ver o passeio que seu pupilo vai tomar da Dilma.
Marcia Lima
O Brasil já acordou há muito tempo, está mais acordado do que nunca!! Mas ainda há pessoas que dormem no barulho do outros, ou seja dos tucanos. Vamos lançar a campanha "ACORDA SÃO PAULO" enquanto ainda há tempo, vamos virar o jogo!!!!
juarez
Para quem fala muito em educaçao,veja que programa de jenio,as escolas paulistas atraves do FDE,criaram oprojeto chamado sala de leitura,chamado por alguns de sala da Fatura,foram gastos com a Veja,Isto É,Época,Folha,Estadão,e mais alguns jornalecos da região do Aluízio,aquele que é candidato ao senado,a simples bagatela de 10 milhões de reais ,o Jornal Emocional na voz incomparavel do casal 45,irá contar,narrar o feito desse jênio que tanto faz pela educação de São Paulo
Baixada Carioca
Não fala assim do carequinha que ele fica p*#!. Ele é professor e pode pravar isso. Veja esse vídeo:[youtube UiRNvK95438 http://www.youtube.com/watch?v=UiRNvK95438 youtube]
Antonio
Serra e seu partido são um embuste. Eles são vinagre que tentam vender como vinho. Vão para o lixo junto com outro embuste mal escrito, mal falado e mal televisionado, o PIG e seus Bonners Simpsons.
giovane
O que seria do governo Lula sem o plano real, lei de responsabilidade fiscal e tantas outras medidas implantadas no governo anterior e que teve o voto raivoso e contrario do PT ??? Será que o – Fome Zero, Primeiro Emprego, PAC- que nunca tiveram um começo com meio e fim, além de ter seus recursos canalizados para os ralos e "bolsos" da corrupção são exemplos de eficiência????!!!! Acorda Brasil
Elton
Giovane…….pára com esse discurso de papagaio do PSDB………inventa outra melhor!!!
Jairo_Beraldo
Deixa ele desbafar, elton…deve estar com muita coisa entalada na garganta!
Maria José Rêgo
Com certeza não teria privatizado a Vale e hoje estaria tão bem bem ou melhor que Petrobras.
Jairo_Beraldo
E nem outras estatais, como as teles,por exemplo..e não teria nascido na sarjeta das privatizações o "brilhante" Daniel Dantas.
Gerson Carneiro
Giovane,
Curta teu passado aí que estamos curtindo nosso presente e nosso futuro.
Boa sorte.
rodrigo
É verdade, quebrar o Brasil 3 vezes, vender mais de 100 empresas públicas (E nada do Dinheiro) a preço de Banana, gerar 700 mil empregos em 8 anos, fazer tudo o que manda o FMI e os Estates foi maravilhoso… pra quem??
O_Brasileiro
Quem é esse??? O "indiano do Serra"???
Paulo Nolasco
Os PSDB/DEMOS estão me convencendo que após o ex-FHC o Brasil não precisava mais de presidentes, o ex-sociologo, foi tão competente que o país anda sozinho. Estamos gastando dinheiro com eleição, difícil esta convencer 95% dos brasileiros.
Deixe seu comentário