4 de Setembro de 2010 – 15h12
O marketing da guerra: agressividade que tira votos
por Weden, no blog do Nassif, via Vermelho
Um movimento de intenção de votos foi constatado tanto pelo Datafolha quanto pela diária do Vox Populi, com pesquisas realizadas na semana do “escândalo” da Receita. Curiosamente, há um indício que passou despercebido até pelos blog-jornalistas mais críticos.
As pesquisas mostram que a diferença aumentou “levemente” entre Dilma e Serra. Pode ser apenas uma variação “dentro da margem de erro”. Mas podem ser também os primeiros indícios de que o eleitor que restou a Serra não está aprovando esta história de radicalização do discurso.
Mais uma vez o grande problema de Serra é ouvir quem não deveria. Serra precisava estancar a queda. Como quase conseguiu. Além disso precisava roubar uns 8 pontos de Dilma, o que tornaria bem provável o segundo turno.
A missão não era fácil, mas parece que para Serra nada é tão ruim que não possa piorar.
Não foram poucos os jornalistas e correligionários que pediram a Serra que elevasse o tom. Segundo eles, isso sim seria fazer oposição.
Num dos mais infelizes artigos já produzidos na grande imprensa, o editorialista do GLobo Luis Garcia,por exemplo, implorava que Serra desse “um ou dois murrinhos” na mesa. Em palavras menos delicadas, isto significou um apelo para que Serra “partisse pra porrada”.
Como designou Fernando Rodrigues, Serra acabou aceitando a sugestão da “ala maçaranduba” do PSDB (e da imprensa).
Apoie o VIOMUNDO
Isso geralmente não dá certo. Lula assustou eleitores durante três eleições com uma retórica mais dura. Quando amenizou o discurso, a aceitação foi mais natural – lógico, que só isso não explica sucessos e insucessos, mas é fator a ser levado em conta.
A pedido dos mesmos partidários da porrada, Alckimin já em desespero foi a um debate em 2006 como um “delegado de porta de cadeia”, segundo a expressão de Lula. A imprensa amiga comemorou o novo “ethos” daquele que humoristas apelidaram de Picolé de Chuchu.
O resultado foi catastrófico: Lula aumentou ainda mais a vantagem poucos dias antes das eleições.
Eleitor não gosta de quem bate, e nem gosta de quem se faz de vítima. Justamente o duplo equívoco de Serra nesta semana que termina.
Olhando os números, percebe-se por exemplo que o nível de rejeição aumentou no Datafolha.
Descendo a porrada, o que Serra pode conseguir mesmo é descer abaixo dos 25%. O que não seria ruim para sua carreira.
Seria humilhante.
Comentários
Ed.
Já que o PIG tem informações sigilosas e privilegiadas, meu papagaio pergunta?
Como um "vazamento" (que não vazou nenhum dado), feito pelo partido "inimigo" é entregue à um jornal "inimigo"?
Se o governo ou campanha governista quisesse dispor dos dados da sócia da sócia de Daniel Dantas, precisaria armar uma operação c/ procuração falsa e alguém c/ 5 CPF's ou bastaria, p.ex. colocá-la numa "fiscalização de malha fina"?
Por que não fazem um levantamento das centenas de pessoas com "sigilo quebrado" e ficam só nas 3 ou 4 do PSDB?
Por que só escandalizam delitos pró-Serra? (será mesmo?!)
Ed.
No caso chiriquiano, dá votos sim!
..de pêsames, no dia 4/out…
Ed.
O preparado não sabe sequer a diferença entre competição, luta e briga…
ruypenalva
Em luta dá, mas em eleição não
Franco Atirador
.
Agressividade pode até não dar votos.
MAS CALÚNIA E DIFAMAÇÃO DÁ,
PORQUE GERALMENTE
A MENTIRA É MAIS CONVINCENTE QUE A VERDADE.
.
monge scéptico
O homem bomba da direita sem rumo ou proposta(pelo menos), Atira com uma rotativa, mas só
acerta o pé.
Não, não dá votos O que dá votos é esclarecimento compromisso com o povo e não golpismo
de república de BANANAS!.AO fIcar de quatro ante a USA/uk que ganharam ou ganhou o BRASIL?
NADA!!. VÃO DE RETRO!!
SérgioFerraz
Já que o Serrágio diz que o sigilo fiscal da filha dele foi quebrado, eu também quero ver: cadê o Imposto de Renda da mulher?
Marat
Após a ditadura, as eleições sempre se mostraram do mesmo jeito: os candidatos de esquerda atacando os candidatos da direita (esses últimos, sempre apoiados pela imprensa). Nunca conseguiram votos com isso… atualmente, o candidato da extrema-direita está atacando feito um louco, com apoio total da imprensa e sua situação só piora… violência não dá voto, tira de quem a pratica… bom para o Brasil!
anesiolima
O problema é que quem não tem nada a oferecer, oferece porrada, e o povo ja levou muito desse povo que ficou aí durante mais de 50 anos….
Por outro lado é interessante deixar "isso" falar, pois quanto mais fala, nada diz, mais Dilma sobe…. e eles acham que estão no caminho certo, e consequentemente a Globo esquece a bala de prata…..
Fernando
Serra é um egocêntrico. O seu egocentrismo o endoidou de vez.
Marat
Acho que sua próxima disputa eleitoral se dará num sanatório. Ele será Napoleão!
Heitor Rodrigues
E vai perder, como o próprio.
EDUARDO
É como diz a Dona Neuza cuja entrevista está no Conversa Afiada: " Segredo de imposto, eu que sempre pensei que isso não era e que todo mundo sabia"
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/09…
Morvan
Perfeito. Há ainda algo a ressaltar, que aconteceu com o menino da Opus Dei, o velho Picolé de Chuchu: ao tentar ser o "Geraldo", simplesmente este se descaracterizou e não agregou nadica, a exemplo do Joserru, tentando ser o "Zé"; Zé ninguém, para ser exato.
Também, sejamos sinceros: por motivos os mais escusos, a direitona insistiu no Joserru, apesar de ser o candidato mais intragável da prateleira do PIG. Os motivos de tal predileção(sic!)? Só próprio PIG saberia dizer.
Deixa o Joserru falar. É muito bom para Dima.
Morvan, Usuário Linux #433640
mauro
5 de setembro de 2010 11:54
César Maia e Jefferson repreendem Serra no Twitter
agestado
Quando acessar o microblog Twitter, hoje, o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, encontrará não apenas as costumeiras críticas e provocações de adversários, mas também de aliados. Nesta manhã, o ex-prefeito do Rio e candidato ao Senado Cesar Maia (DEM), sem citar Serra, criticou declarações elogiosas do tucano ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, feitas recentemente. "Há que se ter cuidado com as declarações sobre adversários. Foi dito que Mantega era correto e Lula estadista. E agora, José?", escreveu Maia na internet.
No episódio sobre um suposto dossiê que envolveria a economista e ex-modelo Marina Mantega, filha do ministro, Serra disse que o petista é um "homem correto". Em maio passado, o candidato do PSDB afirmou que o presidente Lula "está acima do bem e do mal". Nos últimos dias, Serra foi criticado por Lula pela forma como reagiu à notícia da quebra do sigilo fiscal de sua filha, Verônica. Mantega rejeitou motivações eleitorais e disse que o vazamento de dados da Receita Federal "é muito maior".
O presidente do PTB, deputado cassado Roberto Jefferson, é outro aliado que recorreu ao Twitter para reclamar de Serra. Queixou-se dos ataques do tucano ao ex-presidente e hoje senador Fernando Collor (PTB-AL), antigo adversário e agora aliado do PT e de Lula. Collor é candidato ao governo de Alagoas e faz campanha para a petista Dilma Rousseff. Na propaganda de TV, Serra destaca a aliança de Dilma com políticos que estiveram envolvidos em escândalos e denúncias, como Collor e os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (MA), do PMDB.
Apesar de vários parlamentares do PTB apoiarem Dilma, o partido está formalmente coligado com o PSDB de Serra. "O Collor em momento algum falou contra o Serra. Para que Serra está falando contra o Collor? Me deixa mal", protestou Jefferson no Twitter. "Fiz acordo com Collor. Eu não interviria em Alagoas e ele não criaria problemas para a coligação PTB/PSDB. A batida nacional em Collor/PTB afeta nossa campanha em Alagoas. Sé é ruim para meu partido, é para mim", insistiu o presidente do PTB.
Edmilson
Nassif e a bala de prata:
"Como será a bala de prata na campanha
Enviado por luisnassif, dom, 05/09/2010 – 09:24
Qual a bala de prata, a reportagem que será apresentada no Jornal Nacional na quinta-feira que antecederá as eleições, visando virar o jogo eleitoral, sem tempo para a verdade ser restabelecida e divulgada?
(…)
Provavelmente alguém seria apresentado como ex-companheiro de guerrilha, arrependido, que, em pleno Jornal Nacional, diria que Dilma participou da morte de fulano ou beltrano. Choraria na frente da câmera, como o José Serra chora. Aí a reportagem mostraria fotos da suposta vítima, entrevistaria seus pais e se criaria o impacto.
No dia seguinte, sem horário gratuito não haveria maneiras de explicar a armação em meios de comunicação de massa.
(…)
Todas essas possibilidades são meras hipóteses que parte do pressuposto da falta de limites total da velha mídia.
Mas a hipótese fecha plenamente. "
Para desacreditar ou evitar, só divulgando com antecedência…
O_Brasileiro
Os aliados de Dilma já estão preparando as vacinas contra os golpes rasteiros da última semana de campanha!
Quando a Dilma for ao debate da Globo, já estará vacinada contra as armações do Serra e do PiG.
Para não acontecer como em 2006!!! Eles sempre deixam o pior golpe sujo para o final.
Dessa forma, qualquer golpe sujo do Serra, se reverterá contra ele… e ai, pode nem chegar aos 20%!!!
sergio
serra, qualquer que seja sua campanha perde votos, quando o produto é ruim não vende de jeito nenhum.
Heitor Rodrigues
Economia de mercado nêle!
Torquemada
Pois é… E mais uma vez o presidente mostrou o quanto é inteligente e ontem foi direto ao ponto, questionando:Cadê esse tal de sigilo que não apareceu até agora?
Cadê os podres que estariam por trás desse sigilo que até agora não apareceram? Cadê as coisas que poderiam prejudicar a filha do Serra?
Como diria o intelectual Sérgio Malandro: O povo quer saber, seu Serra, o que tem de tão errado no sigilo do imposto de renda da sua filha pro senhor ficar nervoso assim??? Quem não deve não teme, véi!
Jairo_Beraldo
Não passarão os vassalos por mais oito anos fora das tetas intermináveis do Governo brasileiro. Mas o brasileiro novamente vê, às vésperas de uma eleição na qual a direita será escurraçada, a mobilização de todos os interessados. Democracia é uma piada. Serve apenas enquanto nos for favorável. Quando o resultado das urnas não nos interessa, acabamos com ela. E a imprensa é a mesma de hoje, que estava lá para dar o apoio incontestável aos generais.
lucéliaborges
Vade retro, Vampiro!
Se for para perder votos, aumente o tom, meu filho!!!
Guanabara
Perfeito.
Deixe seu comentário