Chico Buarque assume que errou; ação do Procure Saber criticada

Tempo de leitura: 4 min

Postado no Facebook pelo Sergio Glasberg, com a observação de que o Procure Saber é o Cansei da MPB

de O Globo (reprodução parcial e editada)

Chico Buarque afirmou em artigo que Paulo Cesar de Araújo, autor de “Roberto Carlos em detalhes” (obra que foi recolhida das livrarias), não o entrevistou para o livro: “Lamento pelo autor, que diz ter empenhado 15 anos de sua vida em pesquisas e entrevistas com não sei quantas pessoas, inclusive eu. Só que ele nunca me entrevistou”.

Resposta: “Foi com grande espanto que li, quarta, declaração de Chico Buarque aqui no GLOBO, afirmando que jamais me deu uma entrevista. Ou seja, ele alega que eu teria faltado com a verdade ao incluí-lo entre as fontes listadas na biografia “Roberto Carlos em detalhes”. Ocorre que Chico Buarque foi, sim, uma das 175 pessoas que entrevistei para a pesquisa que resultou naquele livro. O artista certamente se esqueceu, mas ele me recebeu em sua casa, na Gávea, na tarde de 30 de março de 1992”.

O autor do livro apresentou um vídeo comprovando que houve a entrevista e especula sobre a atuação dos integrantes do grupo Procure Saber (Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Djavan):

— Por que eles entraram nessa briga? Essa é a pergunta que não quer calar.

— Me parece que houve ali uma espécie de compensação. Roberto iria apoiar a agenda do grupo no caso do Ecad (que pedia, entre outras coisas, a fiscalização do órgão) e, em contrapartida, eles apoiariam a causa contra as biografias não autorizadas. Eles próprios falaram que foi Roberto que trouxe essa questão para o grupo, que curiosamente nasceu pedindo transparência, acusando o Ecad de ser uma caixa-preta. Mas isso é só uma hipótese, uma tentativa de entender o que levaria esses artistas a se posicionar dessa forma.

— Roberto não está se pronunciando agora porque fez isso em 2007, em seus processos contra mim. Quando vi os argumentos do Procure Saber me dei conta de que já tinha lido aquilo em algum lugar. Claro, tinha lido nos meus processos. As duas teses estão lá, a privacidade e o fato de estarem ganhando dinheiro em nome do artista. E o Procure Saber encampa exatamente as duas teses, não há nenhuma originalidade, eles não criaram nada. Agora eles estão tendo dificuldade para defender essa tese estapafúrdia.

— Eles tinham que escolher defender ou a privacidade ou o dinheiro. Há uma dificuldade de defender a proibição de biografias não autorizadas para pessoas que sabem o valor do livro, que além de leitores, são autores. Você vê que Caetano é de partir para cima, de surfar em cima de um assunto. Não foi assim nesse caso. Sinto eles amarrados. Porque eles estão defendendo uma tese que no fundo não acreditam. Roberto nesse sentido foi sincero, porque ele acredita nisso. Ele vive num outro mundo, do mercado imobiliário, do cartão de crédito, o mundo do dinheiro. Não tem maiores intimidades com a literatura. Você até entende ele querer queimar um livro. Mas não os outros.

Apoie o VIOMUNDO

— Eles falam como se estivessem sufocados por biografias não autorizadas. O artigo de Djavan é como se fosse um basta aos milhares de livros escritos sobre eles. E não existe nenhuma! Nenhum deles tem. A do Milton é autorizada, a do Gil é autorizada, o Chico tem perfis autorizados… O único que enfrentou essa situação de ter uma biografia não autorizada de fôlego sobre ele foi Roberto.

— Encarar duas instituições nacionais, o príncipe da MPB de um lado e o Rei da música brasileira do outro, não é fácil. Só os fortes sobrevivem.

*****

Nota oficial de Chico Buarque, segundo o Estadão (obrigado pela dica, leitores):

“Eu não me lembrava de ter dado entrevista alguma a Paulo Cesar Araújo,  biógrafo de Roberto Carlos. Agora fico sabendo que sim, dei-lhe uma entrevista em 1992.

Pelo que ele diz, foi uma entrevista de quatro horas onde falamos sobre censura, interrogatórios, diversas fases e canções da minha carreira.

Ainda segundo ele, uma das suas perguntas foi sobre a minha relação com Roberto Carlos nos anos 60.

No meio de uma entrevista de quatro horas, vinte anos atrás, uma pergunta sobre Roberto Carlos talvez fosse pouco para me lembrar que contribuí para sua biografia.

De qualquer modo, errei e por isto lhe peço desculpas.

Quanto à matéria da Última Hora, mantenho o que disse.

Eu não falaria com a Última Hora (de São Paulo) de 1970, que era um jornal policial, supostamente ligado a esquadrões da morte.

Eu não daria entrevista a um jornal desses, muito menos para criticar a postura política de Caetano e Gil, que estavam no exílio. Mas o biógrafo não hesitou em reproduzi-la em seu livro, sem se dar o trabalho de conferi-la comigo.

Só se interessou em me ouvir a fim de divulgar o lançamento do seu livro.

Não, Paulo Cesar Araújo, eu não falava com repórteres da Última Hora em 1970.

Para sua informação, a entrevista que dei ao Mario Prata em 1974 foi para a Última Hora de Samuel Wainer, então diretor de redação, que evidentemente nada tinha a ver com a Última Hora de 1970, que você tem como fonte.”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Urariano Mota: Para o Rei o show já terminou, mas ele ainda não sabe – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Chico Buarque assume que errou; ação do Procure Saber criticada […]

Marta

Só tem uma explicação. Esse pessoal da MPB é quase todo da terceira idade, todos com os miolos já meio moles. E aí presas fáceis de alguém mais jovem, que os manipulou para entrarem de cabeça nessa roubada de defender a censura. Posição essa que vai de encontro a tudo que eles(com exceção de Roberto Carlos, que sempre foi um alienado) sempre defenderam. Quem será essa pessoa, jovem, agressiva, empresária de sucesso? Hein, quem será?

Bonifa

O Chico Buarque nem precisava dar explicações.

Roberto Slomka

Esses senhores só estão olhando para o próprio umbigo e não percebem o tamanho do prejuízo que causam há historiografia nacional esta cruzada imbecil. O artigo acerta em cheio em definir RC como um cara que queimaria livros. Ele que surfou na onda da ditadura para subir na vida, deve ter muito que esconder do público em geral mesmo. Mas gente como Caetano, Gil, Chico?? Gente, o que eles andam fumando?? Será que se deram conta de que essa interpretação estapafúrdia do código civil coloca uma cereja no bolo de gente como Paulo Maluf, Brilhante Ustra, José Dirceu, e outros que então só poderiam ter divulgadas suas biografias “chapa branca”?? Afinal o CC não faz distinção de cidadão artísta, político ou o que for. Que o STF venha logo a colocar os pingos nos “is” antes que a coisa fique pior.

Alex

Até nos EUA, uma semi ditadura, biografias são livres.
Aqui na terra tupiniquim, liberdade só com muito $$$$

pai

Só mesmo na Banânia pessoas públicas podem requerer esse tipo de coisa. O Brasil é o país do mundo com mais solicitações absurdas ao google para retirar conteúdo.
como somos regidos por legislação lixo, aqui tudo é uma confusão. Ponto para o Reinaldo Azevedo.
Censura prévia, teu nome é Brazil:
http://www.ibtimes.com/brazil-us-top-list-countries-sent-most-censorship-requests-google-1332209

Carlos Lima

Felipe Cruz(flashland)publicou:

“Chico Buarque pediu desculpas nesta quinta-feira ao jornalista e historiador Paulo Cesar de Araújo por ter afirmado que nunca havia concedido uma entrevista a ele. Ontem, Chico publicou um texto no jornal “O Globo” em que negava ter colaborado para a biografia “Roberto Carlos em Detalhes”, escrita pelo jornalista. No mesmo dia, Paulo enviou ao jornal fotos e vídeos da entrevista, feita em 1992.

Em entrevista ao Flashland, o escritor disse que aceita as desculpas de Chico Buarque. “É compreensível que ele tenha se esquecido. A entrevista foi feita em 1992. Mas agora ele se lembrou e pediu desculpas”, disse. “Eu aceito as desculpas. Afinal, ninguém está acostumado a conceder entrevistas e depois vê-las sendo publicadas dez anos depois. Para mim, esse assunto foi encerrado.”

Washington Araújo: Não seria o caso de as Genis exigirem respeito à sua privacidade? – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Leia também: Chico Buarque admite que errou; ação do Procure Saber […]

Rodrigo Leme

Eu acho que editora tem que depositar x% das vendas do biografado. E só, pq é o justo (está fazendo dinheiro com a imagem pública dele).

Dai pra trás ou pra frente, o biografado não tem um aí no material. O biógrafo escreve como achar melhor, e o biografado vai à justiça se achar que teve sua imagem danificada com alguma mentira.

Riina Laboissiere

Até voce,CHICO, amor nosso! Nos meus ooiootoenta anos, faixa das mais velhas fâs, tenho direito de aconselhar:Quem coom porcos mexe,farelos come. Minha benção

trombeta

Chico Buarque talvez seja o maior compositor da música popular brasileira de todos os tempos, sempre esteve ao lado do povo, fez parte da resistência contra a ditadura militar e pagou caro por isso enquanto alguns faziam de conta que o Brasil era um oásis de tranquilidade e são chamados de rei.

No Brasil, de hoje, não há o mínimo respeito pelas pessoas, sua obra e currículo basta um escorregão e os moralistas, guardiões dos livros sagrados e da doutrina da fé destilem todo o seu ódio e recalque escandalizando o nada.

O crédito do Chico é muito grande e vai ser preciso ele fazer muita coisa errada para alterar esse fato.

Mauro Assis

Márcio, não caia nessa armadilha!

O Chico botou a Globo no meio porque meio Brasil ama odiar a Globo. Com isso ele quer legitimar os argumentos estapafúrdios que a turma do Cansei (ops!) quer apresentar. E deve ser isso mesmo: o Robertão, do alto de sua majestade, convenceu os outros a apoiar uma causa que é só dele.

Quanto ao Chico, acho que simplesmente ele se esqueceu da entrevista, ele não ia escrever o que escreveu sabendo que poderia ser desmentido com um vídeo.

Talvez, se ele tivesse uma boa biografia escrita a seu respeito, poderia ter evitado esse mico…

Tanto dá prá perceber que os caras entraram de bobos no esquema do Roberto que eles nem tem biografias a seu respeito. Acho que um Djavan, do alto de sua irrelevância, vai custar a ter uma.

Eu tenho o Roberto Carlos em Detalhes, livro do Paulo César. É um caso de clássico de biografia escrita por um apaixonado pelo biografado. Não fala mal do cara hora nenhuma, é um verdadeiro libelo ao nosso maior menestrel. Acho que privar o Brasil e o mundo dessa leitura por um ato de censura é o cúmulo da estupidez.

Não era proibido proibir, gente????

Antonio Victor

Sinceramente não sei onde acaba a traição e onde começa a senilidade, no comportamento de pessoas como Chico e Caetano. Uma coisa parece certa: estão rasgando um passado de lutas extraordinárias e escrevendo uma história recente que sujará suas biografias.

Domingos Sávio Maia

Quem assistiu ontem o programa do GNT Saia Justa, pode ver como Paula Lavigne pensa: cabeça de empresária e pronto. O resto que se lasque. Interessante saber que nenhum dos gênios aí de cima tiveram biografias de espécie alguma. Azenha, esse povo é extremamente incoerente. Agora são todos a favor do liberalismo e em sua maioria anti-PT. O rapaz que fez um trabalho extraordinário compondo a biografia de Roberto Carlos teve o seu esforço jogado no lixo pelo poder econômico imposto pelo Rei Todo Poderoso. Essa guerra promete e vai ser longa. Mas no fim… o capital sempre ganha!

Luiz Rogerio

R$ R$ R$, só disso eles sabem falar…

lulipe

O Chico, como apoiador do PT, tá aprendendo direitinho com a cartilha do partido de querer censurar ou controlar tudo e todos que não fale bem dele.Pelo menos teve a hombridade de se desculpar:

http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2013/10/17/chico-buarque-pede-desculpas-a-biografo-de-roberto-carlos.htm

    AEVER NÉSCIO

    Trolando por aqui, Lulipe ? Se quiser material farto para discorrer longamente sobre censura, vide o que o PSDB está fazendo com aqueles que criticam seu candidato Aever Néscio no Facebook. No mais, prove, indique onde o PT a exerceu.Caso contrário sua inócua crítica será jogada na vala comum daquelas “denúncias” sobre Jatinhos e Palacetes do Filho do Lula. Olha, que isso tá rendendo inquéritos policiais, hein ?!

    lulipe

    A Ley de Medios, tão defendida pelos petistas, é apenas um exemplo, meu caro.

José Eduardo

Esse pessoal está ficando senil! Não vejo outra explicação…

Sérgio Ferreira

Eu acho que Chico disse que não foi entrevistado para o livro sobre Roberto Carlos, o que ele mantém em seu pedido de desculpas ao dizer que em quatro horas de conversa, uma pergunta sobre Roberto Carlos teria ocorrido.
É uma hipótese a verificar.
Chico atendeu a um pedido para falar de Roberto Carlos ou de censura, de ditadura, de sua própria obra?
Agora, estamos nos tornando violentos controladores da vida alheia!
Sempre fui crítico do estrelismo milionário dos integrantes da elite da MPB, do rock’n roll, do cinema, do futebol, da moda e por aí vai, por ser integrante – esse estrelismo – de uma abordagem capitalista do mundo.
Nem por isso vou tentar transformar Chico, Caetano, Mick Jagger, Paul Mac’Artney, Gisele Bundchen nos piores exemplares da raça humana.

    Mauro Assis

    Isso é lorota, o Chico foi entrevistado para o livro sim, fica claro isso no livro.

tania

Acho que todos temos o direito de não permitir que nossa vida seja exposta, isso independe de quem somos. No caso dos citados, é lógico que o nome deles aparecendo, já é dinheiro entrando. E eles sabem muito bem que não têm biografias não autorizadas publicadas, e se estão agindo assim é porque existe um motivo bastante forte, qual seja eles se precaverem para não ser explorados pela mídia. Alguém aqui acredita nesta mídia chamada PIG?

Pedro Alves da Costa Junior

Briga de gente grande, e a cada dia a MPB vai ficando tão chata quantos seus compositores, a juventude e a genialidade de ontem vem se transformando na imbecilidade nos dias de hoje. E por esse caminho vem Caetano, Roberto Carlos e Lobão…

Abel

Chico está sofrendo de amnésia seletiva.

Bonifa

O Chico pode ter tido um encontro com o escritor em sua casa. A conversa entre os dois pode ter sido considerada pelo escritor como uma entrevista, mas o Chico pode não ter considerado esta conversa como sendo uma entrevista, no sentido em que entenda a palavra. Não é comum no mundo artístico de alto prestígio que se faça barganhas rasteiras como a sugerida pelo escritor. É mesmo impossível. Mas há a possibilidade de que o Roberto Carlos, por todos estimado, respeitado e venerado, tenha exposto a todos seu problema e tenha obtido imediata e incondicional solidariedade. Nesta esfera do mundo artístico, o respeito por um grande artista está acima de quase tudo.

    Mauro Assis

    Bicho, o cara GRAVOU E FILMOU a entrevista! Como assim o Chico não sabia???? Vai ser avoado assim lá em Paris…

lukas

Chico não erra, quando muito se engana.

Ronaldo Silva

Parabéns, Paulo Cesar de Araújo. Mostre a cara dessa turma de uma vez por todas…

ODAIR MARTINI

Caros!

Não se pode confundir biografia autorizada ou não, com “expressão” que é a forma de um escritor expriir a suas ideias por msio de um personagem ficticio, biografia é narrativa de faros da vida de uma pessoa, cópia das suas ideias e assim por diante.quem biografa não expressa sua arte, nem a sua intelectualidade e, portanto, não esta protegida pela garantia do Inciso IX do Afrtigo 5º da Constituição.
Pensem biografar a vida de uma pessoa não é expressão é história e a maioria das vezes é fofoca, intriga, maledicencias e assim por diante

Luan

Também quero saber. O Chico deu realmente a entrevista??! Se deu, é uma incoerência grande! poderia pelo menos ter dito que não se lembrava! aff…

Bertold

Posso estar enganado mas vejo muita semelhança no debate em torno desse assunto com o mesmo que vem sendo travado sobre a liberdade de “imprensa” no país.

Luiz (o outro)

Colocaram uma casca de banana no caminho do Chico, ele viu, mesmo assim foi lá e escorregou…

Fabio NS

Entendo que essa questão das biografias deva ser resolvida com a Lei de Meios, e não com uma lei específica sobre biografias. É preciso que não eliminem as possibilidades de uma pessoa se defender, ou defender sua honra ou memória. Mas tampouco é correto censurar e sufocar economicamente quem produz informação (esteja ela no suporte digital, em livro, em vídeo etc).

Quanto a relação da Globo com as biografias, acho que alguém por lá ainda deve ter pesadelos com o “Além do cidadão Kane”.

Uma dúvida: o canal de TV por assinatura BIO (The Biography Channel) paga direitos a todos os biografados ou seus representantes legais que passam em sua programação 24h por dia?

FrancoAtirador

.
.
GLOBO SE APROVEITOU DE UM ATO FALHO DE CHICO BUARQUE

PARA QUEIMAR O COMPOSITOR QUE AFIRMOU NO MESMO ARTIGO

TER SIDO CENSURADO PELA REDE GLOBO NA DITADURA MILITAR:

O GLOBO
Publicado: 16/10/13 – 0h00 Atualizado: 16/10/13 – 11h19

Penso eu

Chico Buarque
Cantor, compositor e escritor

(…)
O biógrafo de Roberto Carlos escreveu anteriormente um livro chamado “Eu não sou cachorro não”.
A fim de divulgar seu lançamento, um repórter do “Jornal do Brasil” me procurou para repercutir, como se diz, uma declaração a mim atribuída.
Eu teria criticado Caetano e Gil, então no exílio, por denegrirem a imagem do país no exterior.
Era impossível eu ter feito tal declaração.
O repórter do “JB”, que era também prefaciador do livro, disse que a matéria fora colhida no jornal “Última Hora”, numa edição de 1971.

Procurei saber, e a declaração tinha sido de fato publicada numa coluna chamada Escrache.
As fontes do biógrafo e pesquisador eram a “Última Hora”, na época ligada aos porões da ditadura, e uma coluna cafajeste chamada Escrache.
Que eu fizesse tal declaração, em pleno governo Médici, em entrevista exclusiva para tal coluna de tal jornal, talvez merecesse ser visto com alguma reserva pelo biógrafo e pesquisador.
Talvez ele pudesse me consultar a respeito previamente e tirar suas conclusões.
Mas só me procuraram quando o livro estava lançado.
Se eu processasse o autor e mandasse recolher o livro, diriam que minha honra tem um preço e que virei censor.

Nos anos 70 a TV Globo me proibiu.
Foi além da Censura, proibiu por conta própria imagens minhas e qualquer menção ao meu nome.
Amanhã a TV Globo pode querer me homenagear.
Buscará nos arquivos as minhas imagens mais bonitas.
Escolherá as melhores cantoras para cantar minhas músicas.
Vai precisar da minha autorização.
Se eu não der, serei eu o censor.

(http://oglobo.globo.com/cultura/penso-eu-10376274#ixzz2hzHC3dSR)

Leia o comentário do GLOBO a respeito do tema

Pingo nos iis

O GLOBO
Publicado: 16/10/13 – 0h00 Atualizado: 16/10/13 – 18h09

COMO SEMPRE, é o debate que ajuda a formar e qualificar opiniões.

ACONTECE AGORA na polêmica sobre as biografias. E nela, coerentes com a defesa da liberdade de expressão no sentido mais amplo, como estabelece a Constituição, somos a favor do direito de o biógrafo exercer seu trabalho, sem qualquer tipo de censura prévia.
Assim como do direito do biografado de apelar à Justiça em busca de qualquer reparo.

LAMENTE-SE, apenas que, nesta saudável discussão, alguns tentem constranger O GLOBO com alusões descabidas. [SIC!}

(http://oglobo.globo.com/opiniao/pingo-nos-iis-10375852#ixzz2hzFGtJjl)
.
.

    lukas

    Ato falho…rs

Carlos Souza

Não li o artigo do Djavan, mas o do Caetano eu li e realmente ele fica dando voltas, sem tomar uma posição definitiva. Como disse o Paulo Cesar de Araujo, defendendo uma tese na qual não acredita. O Caetano, naquele artigo definitivamente se tornou, como ele mesmo admite no seu texto, um “coroa”. Um coroa na acepção que dávamos à palavra quando éramos jóvens. Um conservador, careta (pureta?) e um pouquinho autoritário. E agora Caê? Qual a desculpa que você vai dar da próxima vez que surgir um outro “Je vous salue Marie” e o Roberto Carlos escrever para a presidenta pedindo para censurar? Vai dizer que é contra a censura mas que nesse caso, assim como no da Gloria Perez, temos que respeitar as “delicadezas do sofrimento de Roberto?” Ou vai parafrasear/citar/mencionar de forma esquisita (desonesta?) o parceiro Mautner, “liberdade é bonita mas não é infinita?”. Eu fiquei triste demais com Caetano e Chico. Melhor seria que assumissem sem tentar explicar o que, diante das vidas e passado dos dois, é absolutamente inexplicável.

Carlos Lima

Quando o Caetano meloso escreve uma música e cita o Claude Lévi-Strauss e seus estudos e observações sobre o Brasil estaria ele autorizado a fazer música o citando? Não é uma biografia não autorizada, mas o processo é o mesmo, você ler, você logo usa o conhecimento para produzir uma música com citações diversas e creio que para isso não precise de autorização, na questão em si, vejo mais uma questão ética financeira do que propriamente dito uma ilegalidade, quando você vende uma obra seja ela música, peça teatral, filme e etc. Você não espera só que a pessoa ouça, assista, ela por consciência crítica irá produzir alguma coisa, o Chico faz isso, o Caetano faz isso, o Gil faz isso eu, qualquer pessoa irá fazer isso. A biografia é algo que merece cuidado, afinal você vai explicitar talvez não só a obra, mas pessoalidades e é ai que entra a questão ética, a pessoa quer explicitar suas particularidades? Agora se você ler ou ver colunistas de celebridades, eles escrevem as biografias das pessoas diariamente e sem nenhum constrangimento. A Briga desse pessoal, é na verdade uma briga financeira que talvez nem precisem, quem precisa é realmente as grandes editoras e a famosa dona do Brasil a Globo, me faz lembrar uma música do próprio Chico Buarque ” A VOZ DO DONO E O DONO DA VOZ”, não creio que esse pessoal seja dona da voz do escritor, ele viveu, ouviu e consumiu Caetano, logo acho que ele tem o direto de escrever sobre o seu consumo, Se ele escreveu mentiras que pague, se ele escreveu verdades e que não denegriu a imagem da pessoa é apenas uma colaboração literária para estudo ou deguste de gosta da personalidade em si.

Silas

Saber da vida de Roberto Carlos o que acrescenta? Pra min eles podem fazer a biografia de quem quiser não faz a menor diferença.

Eduardo

Prefiro a ótima resposta do excelente Mário Magalhães ao Chico Buarque, que inegavelmente decepcionou bastante na posição que tomou.

http://blogdomariomagalhaes.blogosfera.uol.com.br/2013/10/17/meu-caro-chico-minha-carta-ao-chico-buarque/

Ricardo Homrich

Os caras querem ser artistas, ficam ricos com a exposição que tem, graças à população … e não querem deixar mais ninguém ganhar com informações sobre eles ???

O melhor é eles falarem em biografias autorizadas e quem quiser que compre as não autorizadas.

Pessoal quer confundir/misturar liberdade com capitalismo.

Jean Sena

Gosto muito das músicas do Chico e do Gil… mas confesso abestalhado que eu estou decepcionado…

João Ghidetti

Sempre respeitei Chico Buarque, muito me admira essa posição agora assumida por um ARTISTA do tamanho do Chico.

Horlando haleRgia

Sou um jovem interessado nos grandes temas, mas temo que posso estar mais próximo do (meu) fim do que aparentam as minhas imagens.
.
Em função disso – e falando em imagens – rogo a quem puder divulgar o áudio audível e o vídeo visível em que o biógrafo diz ter (e muitos estão repetindo, sem ter visto) em que Chico Buarque respondeu coisas para compor a tal biografia do ReiBerto Carlos. Alguém tem? Alguém pode divulgar? Por favor!
.
Peço essa singeleza apenas porque não vi nem ouvi ainda o tal vídeo e porque um dos meus compadres, o Jovelino Jorge, tem foto em que aparece ao lado da sogra dele (a exemplo de foto publicada alhures do encontro do Chico com o biógrafo). Apesar de haver foto, meu compadre Jovelino Jorge jamais disse que a sogra dele é bonita, como ela ah-lega por onde passa, a pobrezinha!
.
Desde já, ah-gradeço!
.

Osorio

Ótimo artigo. Bando de palhaços. Se acham, ficam ai fazendo barulho por uma causa distante deles, realmente como se tivesse uma legião de biografos querendo escrever alguma linha sobre eles. Palhaçada ridícula!!

Amaury Andrade

Alceu Valença tem Razão, e Raul já dizia “EU SOU A MOSCA QUE POUSOU NA SUA SOPA, EU SOU A MOSCA QUE POUSOU PRA TE AVISAR”…

Pedro Cruz

Nem sei do que se trata, eu apoio o Chico Buarque. O Chico é o Chico.

César Bento

Não tenho opinião definitiva sobre o tema, mas concordo com Marcio Dreux. Há muitos interesses comerciais envolvidos. As pessoas têm direito à intimidade e à imagem ou não? Biografia de pessoas vivas tem o mesmo significado de biografia de pessoas mortas? Ganhar dinheiro utilizando a celebridade de outras pessoas, sem que elas estejam de acordo com isso é correto ou não?
Quanto à entrevista do Chico Buarque, parece que ele mandou mal nesse caso, mas, embora inserido no meio desse debate todo, não invalida a sua posição sobre biografias não autorizadas.

Miranda

Ja que essa virou uma briga de cachorro grande, eu como leitor gostaria de ter mais esclarecimentos a respeito. Aqui temos a visão do autor da biografia e seria bom ler um texto mais distanciado, que desdobrasse a questão em miudos.

Marcio Dreux

E uma foto prova que ele deu a entrevista?! E seu deu a entrevista, o assunto era Roberto Carlos?

Sugiro essa entrevista da Paula Lavigne, lider do Procure Saber, que me parece esclarece melhor alguns dos interesses (inclusive econômicos) em jogo:

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,paula-lavigne-rebate-acusacao-de-que-grupo-quer-proibir-publicacao-de-biografias,1084315,0.htm

Vale lembrar que a ação no STF é iniciativa de uma entidade que representa as editoras, grandes capitalistas. Essas editoras não estão preocupadas com liberdade de expressão.

    Marcio Dreux

    E desculpe me alongar, e nada contra jornalistas: Por que no Brasil quase todas as grandes biografias, que afinal são histórias de vida dentro de um contexto maior, são escritas por jornalistas e não por historiadores? Até os livros de história do Brasil que tornaram-se os maiores sucessos (em vendas) são escritos por jornalistas! Por que?
    Jornalistas podem contar melhor uma história, mas saberiam investigar melhor que um historiador? Enfim, devemos lutar contra a censura, pela liberdade, mas não ao lado de quem busca a liberdade de ganhar dinheiro em cima da vida dos outros (editoras, produtoras de cinema… e até alguns jornalistas mais “globalizados”)

Gerson Carneiro

Eles vêm com muita conversa e sem muito explicar.
Eu só sei que eles falam e cheiram e gostam dos militar.

Mardones

O cara fala de uma entrevista de março de 1992. Faça-me o favor.

Pelo que eu entendi, Chico disse que não foi entrevistado pelo autor da biografia do Roberto sobre esse material em específico.

O autor da biografia disse que entrevistou o Chico.

Há uma diferença grande entre entrevistar fulano e entrevistar fulano para falar sobre a biografia de beltrano.

Em tempo, sou totalmente a favor da biografia não autorizada, mesmo que o autor queira apenas dinheiro e que a justiça não consiga agir em tempo hábil e de modo preciso em caso de difamação e coisas do gênero.

José Dirceu foi difamado recentemente numa biografia de quinta categoria. O que Dirceu acha disso:

“– Acredito que os biografados tenham sua razão de pedir que seja autorizada (a biografia). Mas nós precisamos tomar cuidado porque precisamos respeitar sempre a liberdade de quem quiser escrever com as restrições que a lei impõe. Mas acho que os que estão defendendo que não seja permitida biografia não autorizada têm razões. Vamos debater, ver como evolui isso. Tem um projeto na Câmara autorizando, mudando a lei, e tem a ação no Supremo. Acho ruim colocar no Supremo isso. Acho que é bom deixar formar uma opinião na sociedade, formar o direito, deixar os tribunais decidirem, formando jurisprudência, porque acho que precisa ter algum limite – disse Dirceu, à saída do lançamento do novo portal “Carta Maior”, em São Paulo.” (Fonte: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed768_jose_dirceu_defende_limite_para_biografias_nao_autorizadas)

    Ciça

    Talvez o Chico, cuja obra musical e teatral respeito muito e admiro, tenha se esquecido que já faz parte da história da Globo, a qual, diz hoje ele, teria o direito de censurar porque, por ela, já foi censurado no passado. Querendo, ou não, Chico e Caetano tem um vasto arquivo na emissora. Boa parte disponível no Youtube. Tiveram um programa na Globo. Processo sim!Todos tem o direito de contestar. Mas censura, jamais!

    http://www.youtube.com/watch?v=lSOAXDkFgxM

    Mauro Assis

    Amigão, ele entrevistou o Chico PARA o livro do ROberto!

Luiz Aldo

Pensei que nunca iria saber de nada que desabonasse a pessoa de Gilberto Passos Gil Moreira, uma das pessoas mais extraordinárias de que já tive notícias! Mas eis que a humanidade não cansa (sem trocadilho, por favor!) de nos surpreender…

J Souza

Meu caro, Paulo César, publique o seu livro em um país onde haja liberdade de expressão, em português, e nós compraremos quando formos para um país livre ou pela internet.
Abs

    J Fernando

    Pela internet o livro é encontrado facilmente.
    Só que aí o autor não ganha nenhum centavo.
    Quando da polêmica Roberto Carlos e a biografia não autorizada, o assunto bombou e logo disponibilizaram o livro para dowload, gratuitamente.

Marcio Dreux

Artigo superficial, grosseiro e absolutamente tendencioso. Parece esquecer que há fortíssimos interesses econômicos nessa história, especialmente de grandes editoras, produtoras de cinema… e claro, da Globo. A questão é muito mais complexa e chamar o Procure Saber de Cansei da MPB é no mínimo infantil.

    Luiz Carlos Azenha

    Mas, peraí, o Chico Buarque deu ou não a entrevista?

    Daiane

    Sim, o Chico deu a entrevista!

    Julio Cesar Costa dos Santos

    Deve ser o “Pai! Afaste de mim esse cálice!”.Seria a criatura entrando em conflito com seu criador, como no clássico Frankenstein de Mary Shelley. Talvez algum biógrafo, leitor ou fã mais antenado saiba responder.

    Poliana Ferraz

    O cara deixou bem claro que ele deu a entrevista disse o dia e a hora e ainda mostrou o vídeo… preconceituoso e tendencioso foi o artigo do Chico e Djavan. #canseidessaMPB

    Marecelo de Matos

    Acredito que deu sim. Pode ter errado nesse ponto, mas, isso não impede que defenda seu direito.

    Ciça

    O biógrafo respondeu ao Chico. Mostrou foto do que teria sido a entrevista e disse ter, inclusive, a gravação do encontro. Eis o link

    http://oglobo.globo.com/cultura/de-seu-amavel-interrogador-10392630

    Ricardo Homrich

    Deu … em 30 de março de 1992.

    O próprio Chico admitiu que a pesquisa do autor tem mais de 15 anos.

    &duardo

    Azenha, 21 anos e centenas de entrevistas depois, acredito que o Chico que tenha esquecido mesmo.

    Cesar

    Deu sim. Nas músicas do Chico não há nenhum interesse econômico?

    FrancoAtirador

    .
    .
    Deu, sim, Azenha.
    Mas passados mais de vinte anos e após centenas de entrevistas, o Chico pode ter se esquecido mesmo.
    Até porque a entrevista referida não tratava especificamente do tema.

    Na verdade, a Globo desviou o assunto para essa questão menor, para desacreditar Chico Buarque de Holanda, uma das poucas lideranças no meio artístico que ainda critica a Rede Globo.

    Aliás, no mesmo artigo mencionado (*), o Chico reafirmou com todas as letras:

    “Nos anos 70 a TV Globo me proibiu. Foi além da Censura, proibiu por conta própria imagens minhas e qualquer menção ao meu nome”.

    É óbvio que a Globo tem interesses políticos e financeiros escusos.
    Como sempre.

    (*) Vide comentário das 11:01.
    .
    .

    Mara

    Entrevista de Chico a Paulo Cesar de Araújo, autor de “Roberto Carlos em detalhes”. http://oglobo.globo.com/cultura/exclusivo-video-mostra-entrevista-de-chico-buarque-autor-de-biografia-de-roberto-carlos-10394660

    Carlos J. R. Araújo

    Azenha, por favor, distinga as coisas. A tal entrevista é de 1992, o Chico pode ter esquecido. E ainda que tenha sido intencional a fala do Chico, o assunto é suspeitíssimo, inclusive pela sua pobreza intelectual. Afinal, biografias de personagens como Roberto Carlos, Djavan, Caetano e Gil não acrescentam nada à vida e à inteligência de nenhum leitor, salvo os pobres diabos desprovidos de qualquer conhecimento e os coxinhas e coxões brasileiros. E se o troço do Procure Saber existe, com tais companheiros,o Chico pirou ou é vítima de velhas amizades.

    ricardo silveira

    Esta é a questão. Até tu Chico?

    Luiz Andre Virgilio

    Pô Azenha… Fazendo aqui o que temos combatido TANTO… A entrevista FOI HÁ 20 ANOS ATRÁS??? Querer que o Xico se lembre de uma só pergunta sobre Roberto Carlos é um pouco “global”, não acha?!?!?!

    José Rocha

    Fonte: Diário do Centro do Mundo

    Chico Buarque pede desculpas a biógrafo de Roberto Carlos em comunicado

    Chico Buarque divulgou um comunicado em resposta ao artigo do biógrafo de Roberto. Paulo César Araújo desmentiu Chico, que afirmara no Globo nunca lhe ter dado entrevista.

    Eu não me lembrava de ter dado entrevista alguma a Paulo Cesar Araújo, biógrafo de Roberto Carlos. Agora fico sabendo que sim, dei-lhe uma entrevista em 1992. Pelo que ele diz, foi uma entrevista de quatro horas onde falamos sobre censura, interrogatórios, diversas fases e canções da minha carreira. Ainda segundo ele, uma das suas perguntas foi sobre a minha relação com Roberto Carlos nos anos 60. No meio de uma entrevista de quatro horas, vinte anos atrás, uma pergunta sobre Roberto Carlos talvez fosse pouco para me lembrar que contribuí para sua biografia. De qualquer modo, errei e por isto lhe peço desculpas.

    Quanto à matéria da Última Hora, mantenho o que disse. Eu não falaria com a Última Hora de 1970, que era um jornal policial, supostamente ligado a esquadrões da morte. Eu não daria entrevista a um jornal desses, muito menos para criticar a postura política de Caetano e Gil, que estavam no exílio. Mas o biógrafo não hesitou em reproduzi-la em seu livro, sem se dar o trabalho de conferi-la comigo. Só se interessou em me ouvir a fim de divulgar o lançamento do seu livro. Não, Paulo Cesar Araújo, eu não falava com repórteres da Última Hora em 1970. Para sua informação, a entrevista que dei ao Mario Prata em 1974 foi para a Última Hora de Samuel Wainer, então diretor de redação, que evidentemente nada tinha a ver com a Última Hora de 1970, que você tem como fonte.

    Cy

    Ele mesmo responde, no link.

    SEBASTIÃO MARQUES

    Além de fã do cantor, compositor e escritor Chico Buarque, o tenho na conta de uma pessoa pública que merece o meu respeito. Discordo dele, e dos demais cantores e compositores que defendem “biografias autorizadas”. Mas, meu caro Azenha, não creio que o ponto central resida em saber se o Chico concedeu ou não a entrevista. Mas em saber qual era o objetivo da entrevista. Afinal, salvo engano meu, a tal entrevista não se destinava a ouvir uma opinião do Chico para ser publicada numa biografia de Roberto Carlos. Isso me parece ser bem diferente. Entendo também que essa história não se resume ao direito fundamental a liberdade de expressão. Há um fortíssimo componente de natureza econômica. E “ganhar dinheiro contando a vida de pessoas famosas” não implicaria, também, noutro no respeito a outro direito fundamental: o direito de imagem? Veja que não me refiro ao direito a privacidade, neste caso! Mas ao ganho valendo-se da comercialização da imagem. Afinal, vivemos ou não num país capitalista?

    Amaury Andrade

    Porra Márcio, quer dizer então que, após suas mortes e que irão homenageá-los com suas biografias? Grosseiro e tendencioso é seu comentário. Adoraria saber as verdadeiras HISTÓRIAS de meus “ídolos”, já imaginou a passagem da História sem História? Ou essa turma só pensou em dinheiro mesmo? E finalmente para você refletir… São eles Homens públicos ou não? Esse é o preço, ou você se refere ao vil metal(R$)? E quantos(as) essas figuras influenciaram?… Negar suas Histórias no mínimo beira a BESTIALIDADE, negar a EDIÇÃO de livros de biografias autorizadas ou não, é no mínimo assassinar a História, e uma barbárie.

    Matheus

    Finalmente alguém inteligente , que lê uma coisa e não acredita de cara … Estou cansado de vê gente acreditar em tudo que é “escrito” . Também achei superficial … ”Erro grotesco” , o fato dele não ter afirmado a entrevista deve ter um ponto mais especifico que esses que foram citados.

    Rodrigo Barros

    Com certeza há fortíssimos interesse econômicos, e é óbvio que tem gente que também quer a fatia deste bolo.

    ricardo

    Comparar o “Procure Saber” com o “Cansei” é realmente um equívoco: empresta ao grupo liderado pela ex-mulher do Caetano uma inocuidade que ele não tem. O “Cansei” podia ser ridicularizado como fútil e impotente, mas esse bando de censores é poderoso e perigoso.

    Joaquim

    Reforço a pergunta: Chico deu ou não deu a entrevista? E é o Cansei da MPB sim !

Deixe seu comentário

Leia também