Brazil’s election: all over bar the voting?
por Jonathan Wheatley, no Financial Times
Faltam 40 dias para as eleições gerais do Brasil em 3 de outubro e como todos sabem, este é um longo tempo em política. Mas no dia de hoje é difícil imaginar qualquer resultado que não seja uma vitória retumbante na disputa presidencial de Dilma Rousseff, a sucessora escolhida do esquerdista PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está no poder há oito anos como o presidente mais popular da História do Brasil.
Uma pesquisa publicada hoje dá a Dilma 18 pontos de vantagem sobre seu rival mais próximo, José Serra da oposição centrista do PSDB. Serra liderou as pesquisas até o mês passado, largamente, parece agora, porque era simplesmente mais conhecido. A esperança dele era manter impulso suficiente para forçar Dilma ao segundo turno no dia 31 de outubro. Mas a pesquisa mais recente dá a Dilma mais votos do que todos os adversários combinados — o suficiente para garantir a ela uma vitória no primeiro turno.
A campanha da Dilma foi rápida na exploração de sua liderança.
A campanha de Serra está desorganizada. Ele parece estar concorrendo com um único tema: suas conquistas como ministro da Saúde uma década atrás e os investimentos de saúde que fez como prefeito de São Paulo e governador do estado de São Paulo. Ele ocupou valiosos centímetros de colunas para acusar Evo Morales da Bolívia de traficar cocaína para o Brasil, acusou o PT de ligações com as FARC da Colômbia e acusou o governo de censurar a imprensa — certamente uma das menos censuradas do mundo.
Nada disso tem qualquer coisa a ver com seu programa de governo. Na verdade, é duro de descobrir qual é o programa dele. Deveria ser a continuação das reformas que o estado brasileiro começou nos anos 90 pelo seu colega de partido Fernando Henrique Cardoso. Em vez disso, Serra permitiu que Dilma se posicionasse como a campeã da ortodoxia e da responsabilidade fiscal, lançando a possibilidade de um “choque positivo” como aquele que foi dado por Lula em 2003, seu primeiro no poder.
Emtão Lula adotou uma reforma parcial do sistema de Previdência e cortou gastos públicos, antes de permitir que eles passassem a se expandir. Os assessores de Dilma estão prometendo reduzir a meta de inflação do governo e o aumento do superávit primário (antes do pagamento das dívidas — quando incluídas, o governo está em déficit). Se isso vai ser uma jogada de curto prazo para conquistar investidores ou o começo de uma reforma profunda, os brasileiros vão descobrir logo.
PS do Viomundo: O correspondente está pedindo, simplesmente, que Serra pendure FHC no próprio pescoço! Esse não entende nada de Brasil.
Comentários
ruypenalva
FHC disse que a propaganda dele está errada, que ele não é o Zé, é o Serra. Isso me lembra uma música do Jackson do Pandeiro. "Onde está o Zé? o navio chegou no porto, mas não trouxe o Zé…". e tem outra. "Vixe, como tem Zé, Zé de baixo, Zé de riba, te esconjuro com tanto Zé, como tem Zé lá na Paraíba…"
E agora José? Se você calasse, se você sumisse, se você chorasse, se eleição não houvesse, se Dilma não ganhasse. E agora José?
ruypenalva
A coisa não anda boa para o Serra do ponto de vista numerológico: Primeiro: A soma dos números dele 4+5 =9, dá, noves fora, nada. O dia D dele, vai dar Dilma e ele anda no dilema entre Ser e não FHC.
Colin Brayton
Eu sou gringo é também entendo pouco da política no Brasil … achando a estratégia de Serra, passando o Aécio por alto, inexplicável, se isso aqui fosse Kansas, Toto. Mas por favor, nos perdoemos nossa ignorância! Eu também acho que quem leia Globos e Folhas não entendem nada da política nossa, por incomprensível que seja!. Desencontros culturais são invevitáveis, mas acho Wheatley um dos correspondentes estrangeiros mais bem informados e informativos, pessoalmente. Não é nenhum Larry Rohter, pelo menos, digamos isso. Sejamos gratos por pequenas bençãos.
Mc_SimplesAssim
Com efeito, a política do Lula agrada ao imperialismo por se tratar de uma continuação da política anterior com algumas concessões aos mais pobres.
A pobreza, aliás, na cabeça de certos esquerdistas, não deve ser exterminada mas remediada como se fosse uma doença incurável.
A existência de pobres, afinal, sempre garante uns votinhos a mais.
Pobres com acesso aos bens de consumo, então, é um luxo.
E assim caminha a mediocridade, como diria o brilhante jornalista Chico Lang.
Pedro
Afinal, com que finalidade esse senhor( SERRA) grande defensor da liberade de imprensa fez uma reunião secreta com ex militares no R.J, e proibiu a entrada da imprensa que ele como grande " democrata" tanto defende??. Será que ele esta bolando algum golpe e esta sondando os militares pra ver se conseguirá adesão ( Central do Brasil) ??? Já fomos mordidos por essa cobra, temos que ter medo de linguiça..
O_Brasileiro
Inspirado em Drummond, e em homenagem a Latorre:
Zé
Zé,
Deixaste o povo
Esqueceste tudo que dissera
Não honraste o que fizera
Zé,
Calaste os professores
Calaste a polícia
Calaste os jornalistas
Zé,
Tomaste idéias
Enganaste o povo
E ainda, Zé, teve encontro às escuras com os militares
Zé
Os militares estão com o povo agora
Só falta chegar a nós, o povo,
O Judiciário, Zé
Darcio
Já em 2002, Serra nem parecia alguém que se punha como sucessor de FHC. Nem coragem de defender o governo do qual fez parte, ele fez. Parece que esqueceu que foi Ministro do Planejamento com o ex-presidente. Como candidato, Serra parece candidato ao Governo do Estado ou a Ministro da Saúde. Não que os outros candidatos não façam o mesmo. Mas para um candidato a presidência, mostra que ele não tem muita noção do que ele quer. Que ele quer a presidência, todos sabem. Mas o que faz um presidente, ele usa a Lei de Tiririca; Vota em mim que depois eu te conto.
easonnascimento
Serra está mais perdido que cachorro que caiu do caminhão da mudança. Sua aposentadoria será compulsória e "abrilhantada" por uma derrota que parecia impossível aos seus olhos, quando se anunciou que a "desconhecida" e "despreparada" Dilma Roussef seria sua antagonista. Desprezou a força descomunal do prestígio de Lula junto ao povo e deu no que deu. Tchau Serra. Podia ter ido pra casa sem essa.
http://easonfn.wordpress.com
Marcelo
Realmente o autor não conhece nada de Brasil, mas o que temos a falar de nossos jênios do psdb que pregam o consenso de Washington e da nossa elite que prega privatizações e diminuição do Estado, devem ser burros mesmos, né?
Rejane
Reunião de portas fechadas com os militares?? O que foi dito que a sociedade não pode saber?? Não creio que os militares vão embarcar nesta barca furada chamada "Zé pedágio", acho que já chegou no fundo do poço, o desespero tomou conta. Quem mandou o PSDB dar ouvidos a FHC. O Aécio sentiu que era furada e pulou fora, resultado, vai com folga para o Senado e tá arriscado eleger Anastasia em Minas, só não pode falar no Serra e mal do Lula, senão perde também.
CARLOS
O POVO QUER SABER EM QUE DIA DO MES DE SETEMBRO SERRA JOGARÁ A TOALHA……
Raimundo Pedroza
Se antes tivemos a Marcha do povo com "Deus" e pela Liberdade, ago temos uma versão rebelde: É a Marcha da Elite com o Demônio e pela Opressão.!!! Viva o arauto da liberdade de Imprensa, Serra, aquele que se reune a portas fechadas para conspirar comtra a democracia.
Urbano
Deve ser apenas para acicatar o processo, pois o zé contra-rampa, o mitômano, já vem nesse processo de suicídio político há bastante tempo, e bem além da dose homeopática.
Helcid
…o "zé" tornou-se a versão paulista de Carlos Lacerda? O que um candidato a Presidente tem a dizer a sócios de um clube militar que não possa dizer ao eleitor, abertamente ?
SERRA AGORA É UMA VIVANDEIRA DE QUARTÉIS !!
http://www.tijolaco.com/?p=24295
É o silêncio dos culpados, é a mente de quem se entregou de corpo e alma, se é que este sujeito tem uma, a tudo o que condenava e criticava antes que a sua ânsia de poder o transformasse numa alma penada.
José Serra, aquele que falou faz dois dias em liberdade de imprensa e nos perigos da censura lulista aos meios de comunicação, exigiu que seu encontro, hoje, no Clube da Aeronáutica, fosse fechado à imprensa.
“A assessoria de imprensa do Clube da Aeronáutica afirmou que o fechamento do evento à imprensa foi a pedido da assessoria do candidato. “Eles estabeleceram as regras do jogo. Eles pediram. Nós queríamos que fosse aberto”, afirmou o assessor do clube, coronel Paulo F. Tavares.”, registrou o IG – http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/serra+fec…
Por que, Serra?
Foste lá pedir um golpe contra a vontade popular que te repudia e consagra Lula e Dilma? Foste falar do esquerdismo perigoso? Da república sindicalista? Do que os golpistas de 64 usavam contra a legítima expressão eleitoral de um povo que não quer ser escravo das elites a que você agora serve?
Você não apenas matou o jovem Serra, seu “Zé” de araque, você pisoteou até a sombra do que você já foi um dia.
Vamos ver o que dirão de você os mervais, os jabores, os milleniuns. Vamos ver se a tua censura, se o teu autoritarismo, se os teus golpes baixos, tuas mentiras, tuas favelas falsas, tua sordidez vai merecer uma palavra de condenação.
Não vai, Serra, o povo brasileiro já decidiu o teu destino. E é bem quente por lá.
Salvador J. Ferreira
É, realmente deve ser muito quente aquele ambiente. Só tem uma vantagem: ele vai encontrar-se com os Ditadores de 64, com Carlos Lacerda, ACM e muitos outros do time dos lesa pátria. A temperatura aumenta na medida dos pecados cometidos. Frio, tenho certeza que não vai sentir.
Hell Back™
Concordo com quase tudo o que ele mencionou, mas não devemos nos esquecer do PMDB, que foi o fiel da balança e que reuniu as condições para que o PT formasse a base aliada, porque sem PMDB o PT jamais aprovaria qualquer projeto seu.
Souza
Desculpe, Azenha, mas esse correspondente entende, sim, de Brasil. Tanto, que pelo conselho de Serra pendurar FHC no pescoço, quer nos livar desse risco. Só faltou recomendar que depois de pendurar, ele grite "SHAZAN!" e salte do alto da ponte estaiada.
A próxima manchete do PiG: A OPOSIÇÃO PÓS-SERRA/FHC.
Valmont
O gringo está totalmente por fora!
PSDB só foi partido de CENTRO em seu ideal originário, enquanto ainda não havia descido do muro, antes da era FHC. Depois da aliança com o PFL, em 1994, caiu a máscara centrista dos tucanos que caminharam celeremente para a direita e hoje já ameaçam substituir até a extrema direita, face à provável extinção dos Demos.
Portanto, o gringo está desatualizado há pelo menos 15 anos em matéria de política brasileira.
beattrice
PSDB nunca foi centro, quem afirma isso não conhece a história de SP que aturou a gestão do PSDB nos des-governos MONTORO + QUERCIA + FLEURY.
Centro onde?
Jose Borges
Esta campanha está parecendo aquele desenho infantil antigo, a corrida maluca. A Dilma é a Penelope Charmosa e o Serra é o Dick Vigarista, aprontando mas sempre se dando mal.
beattrice
EXCELENTE METAFORA.
mariazinha
Temo que, na altura do campeonato, a maioria do povo brasileiro já conhece a incompetência e a índole fraca, acovardada, do Zé Chirico; qqer. que seja o escândalo que promovam, não conseguirão mais elege-lo.
DILMAIS, MAIS, MAIS!
O boca de caçapa já começa a concentrar esforços no que sobrou do quadro, nos estados. Será que o chuchu aguenta?
PAULISTAS/PAULISTANOS, pensem bem! Lembram-se do picolé de chuchu? É o mesmo: http://45motivos-para-nao-votar-alckmin.blogspot….
[…]A questão da ética sempre foi marcante na política brasileira, servindo a bons e a péssimos propósitos. A história está repleta de saudáveis ações contra o uso ilícito dos recursos públicos, como a dos tenentistas em oposição à corrupta oligarquia do "café com leite" ou a campanha pelo impeachment de Collor. Mas também registra inúmeros casos do uso desta bandeira pelas elites, como na ação golpista contra Getúlio Vargas ou na cruzada moralista, contra "a subversão e a corrupção", que serviu de pretexto para o golpe de 1964. Nestes momentos dramáticos, a mídia sempre revelou seu caráter de classe. Assis Chateaubriand construiu seu império dos Diários Associados com base no denuncismo e na venda de falsos dossiês.[…] http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=P…
Fabio_Passos
E por incrível que pareça quem levou a sério o conselho foi a Marina Silva… que está elogiando fhc e o neoliberalismo.
Nem parece verdade.
Emilio_Matos
Esse Jonathan Wheatley, autor desse artigo, foi simplesmente desmoralizado por um comentarista em um outro artigo sobre as eleições: http://blogs.ft.com/beyond-brics/2010/08/18/brazi…
Marola1
O tal comentarista é o Tomás Rosa Bueno uma das melhores cabeças pensantes brasileiras na internet. Tudo o que êle escreve se torna o golden standard pelo qual avalio todos os outros comentários, seja a respeito de que assunto for. Simplesmente um craque.
Valmont
Esse aí foi engraçado ao dizer que Serrágio parece estar concorrendo ao cargo de Ministro da Saúde, mas a sua conclusão é absolutamente obtusa, repetindo o velho chavão do PiG. Reprovado!
ruypenalva
Eu tinha um amigo, meio gayzinho, que quando ameaçava suicidar subia num meio-fio e dizia: "Me segura senão eu me suicido". Não seria uma boa opção para o Serra? Não me bata não que eu comi arroz, posso ter uma congestão.
Pedro
"e acusou o governo de censurar a imprensa — certamente uma das menos censuradas do mundo."
HahuahauhuAHAUAHUAHuahuah
Desculpem, mas isso é bom demais de ser ler.
Mauro
Não sei não se se o Serra assumisse de vez que ele é FHC de volta não teria mais votos do que com essa campanha confusa onde ninguém entende a que ele veio, ora parece oposição ora aparece abraçado com Lula que apoia Dilma.
O meu medo final é que o Serra seja obrigado pelo Partido a renunciar à candidatura, o que permitiria uma substituição às vésperas da eleição, impactando o rumo da campanha. Seja Aécio Neves, seja FHC que entrasse no lugar na reta final daria um chaqualhão capaz de levar a briga para o 2º Turno. Seria feio. Mas seria como meter a mão na bola dentro da área para evitar o gol aos 49 do 2º tempo, levaria o vexame da expulsão mas daria a chance de o goleiro defender o penalti.
José Ricardo Romero
Mauro. Isto pode acontecer com o FHC ou outro qualquer, o que teria, a meu ver, um impacto muito mais negativo do que deixar o Serra mesmo se estrumbicar. O Aécio jamais entraria no lugar do Serra porque ele perderia as eleições que estão ganhas para o senado. Além disso, se o Aécio fizer seu sucessor, ele vai dar uma banana para esta velharia caquética do PSDB paulista e vai deslocar o eixo de poder de São Paulo para BH ou Brasília (quem sabe até junto com Ciro Gomes). Não vai ser grande coisa, mas poderá ser uma renovação para a oposição. A única pensável no momento que passa pela extinção pura e simples do atual tucanato por vencimento de prazo.
Mad Hatter
Discordo,
Acho que ele entendeu sim o dilema do candidato. A oposição do Brsil precisa mostrar a sua cara. Se ela é neo-liberal, precisa destacar os aspectos positivos de sua ideologia, fazer autocrítica dos erros cometidos e afirmar propositivamente sua alternativa. Precisamos sim de uma nova oposição. Não podemos nos deixar levar pelo pensamento que a esquerda é a dona absoluta da verdade devido a hegemonia dos resultados nas últimas eleições.
Aliás deviamos aproveitar esta hegemonia para começar a expurgar alguns lobos travestidos (sarney, temer, collor, PMDB himself) já que seu peso eleitoral deixou de ser determinante. Se a esquerda continuar a praticar este pragmatismo somente com o objetivo de manter esta hegemonia, poderemos dar adeus brevemente as nossas conquistas.
Geraldo Maia
Caro Hatter, nestes sete anos de governo Lula, nós estamos tendo a oportunidade de ver o que é um político que conhece seu país e tem compromisso com seu povo; que está na vida pública não por vaidade pessoal, mas por ideal de construir um país mais justo para todos. Infelizmente não é o mesmo que constatamos na grande maioria deles, de esquerda e, menos ainda de direita. Lula é exemplo vivi de que um bom político é aquele cujo idealismo é capaz de superar qualquer ideologia
maria regina
Mad
Assim como o jornalista, parece que você também não entendeu.
Serra e a oposição não têm um programa de governo, não construíram um projeto. Perderam-se nas acusações e, ao mencionar o governo de FHC terão que relembrar seu 2º mandato, que foi uma tragédia.
Uma oposição é necessária sim, porém, com uma postura em pról do povo e não de poucos envaidecidos pelo Phd. Não há no horizonte qualquer linha que demonstre por parte da direita seriedade suficiente para enfrentar um governo que transformou e, transformará muito mais, o nosso olhar sobre nós mesmos. Tudo é questão de visão de mundo.
kimparanoid
É isso que dá a "bipolaridade" do candidato tucano: ora fazendo acusações levianas contra o PT; ora dizendo que NÃO é candidato da oposição. Ao tentar agradar gregos e troianos, colocando os fins à frente dos meios, a legitimidade do discurso se perde e o que se consegue é desagradar a ambos. Nem o FT se conforma com essa falta de posição. Só o PiG mesmo…
Daniel
"e acusou o governo de censurar a imprensa — certamente uma das menos censuradas do mundo."
Caraca! Que tapa na boca do Ali Kamel e compania! O cara não tem apoio nem da mídia americana. A globo está realmente decadente.
Ricardo Melo
Enquanto isso, em um campo de Batalha da II Guerra Mundial um soldado aliado declara para um prostado combatente nazista:
– Hands up, Serra. The war is over four you!
Ney Henrique
Oi Azenha …
Permita-me discordar pontualmente.
O que o jornalista sugere é apenas coerência da parte de José Serra. Não é apenas questão de perder a eleição que está em jogo, mas sim o de perder a identidade política.
Ao tentar se colar em Lula, Serra não produz confiança em nenhum lado e perde aqueles eleitores fiéis anti-lula. Esse movimento oportunista do Serra está deixando a oposição em frangalhos!
fernandes
Tenho muito tempo de estrada. Por isso posso dizer com segurança: o PIG, acreditem, não vai desistir. Será baixaria mesmo… e da pior. Quem acredita q o pig vai jogar a toalha… esqueçam.
Ceiça Araújo
Valeu, Hugo! O eleitor de Dilma "não é brinquedo não".
"Se você que brigar (…) Pode vir quente que eu estou fervendo (…)"
SérgioFerraz
Eu troco um dossiê para ver o FHC no programa de Serra (hehehehe)
BloGDoRiLDo
Ele pode não entender muito de Brasil, mas entende melhor que a Folha, o Estadão, a Veja, O Globo, A globo, o Willian Bonner, o Ali Kamel, a Época, o Jabor, a Míriam Leitão, o Sardemberg, o Merdoval Pereira, o Ilimar Franco, a Catanhêde, a Lúcia Hippólito, o FHC, o tucano que mente pra caramba etc, etc, etc.
Márcia Aranha
Rarará…
Eliane "Zero a Zero" Cantanhede deve estar inconsolável nos braços do maridão: "Onde foi que nós erramos" ?
maria regina
Meu caro
Será? Não teria tanta certeza.
PAULA
EH SERRA. ACABOU! O POVO EH SÁBIO.
ZePovinho
Esses gringos são estranhos.Na Espanha o desemprego tá batendo em mais de 20% e ele vem falar de FHC e da turma dos zumbis do neoliberalismo traveco:aquele com desmunhecadas sociais.
Ainda bem que esses áulicos não influenciam mais como antes.
william porto
Gostei do artigo, o sujeito diz que a imprensa no Brasil é a mais livre do mundo. Dá a entender que Serra é mediocre e quase tabacudo. E que Dilma vai vencer. É alguém de fora quem está afirmando. Agora, sapato alto de jeito nenhum.
Guanabara
E ainda disse que o PSDB é de centro. O mesmo que chamar o PFL de Democratas, rs.
Habib
O Serra parece aquele urso da Disney, o "Colimério" … corre pra um lado, cabeça pro outro lado, não sabe pra onde vai!
Aliás, não tem pra onde ir!
[youtube 4ol28kPTqa4 http://www.youtube.com/watch?v=4ol28kPTqa4 youtube]
André Paulo
Na mosca!
Helcid
na lata, cara !!!
BloGDoRiLDo
Ele visitou o País das Maravilhas e o espantalho (Jabor) disse pra ele que qualquer caminho servia porque o PIG o apoiava. Deu no que deu. Chegou em "lugar nenhum".
van
Respeitar regras? Só se for as regras do mal.
Marcos
É isso ai correspondente FT, pedura mesmo FHC no pescoço do Serra, que os dois e mais a tucanalha toda irão para o fundo do poço que nem um machado sem cabo.
@keka_twitta
Bye, bye Serra
Flavio Lima
O cara não entende é que essa visão neoliberal ja foi, elvis.
Mas quando disse que nossa imprensa é uma das menos censuradas do mundo, acertou.
Tomás
Dizer que o Serra estava na frente até o mês passado… Definitivamente, esse não entende nada de Brasil.
Livio
Pois é. Reparem neste trecho: "e acusou o governo de censurar a imprensa — certamente uma das menos censuradas do mundo."
Um jornalista de um país com a imprensa mais livre do mundo afirma categoricamente que aqui a liberdade de imprensa é uma das melhores do mundo.
O que esses "espertos" do psdb/dem vão inventar agora pra criticar o governo?
Ed.
Nem precisei comentar, vc já o fez, Livio.
Isto vindo do Financial Times…
Será que Judith Brito conseguiria seu cargo no Reino Unido?
dukrai
tá bom assim ou quer mais?
Ed.
Como assim, dukrai?
Torquemada
Je préfère Le Monde, monsieur Azenhá…
José Serra n'a pas de chance. Une fois de plus, ce vétéran social-démocrate, respecté et compétent, rencontre Lula sur sa route. Il avait dû s'incliner face à lui en 2002, et avait préféré, sûr de l'échec, ne pas l'affronter en 2006. Cette campagne est sa dernière occasion pour devenir président, un objectif qu'il dit avoir "préparé toute sa vie". Et c'est à nouveau Lula, plus que Dilma Rousseff, qui l'empêchera de l'atteindre.
José Serra não tem chance. Uma vez mais o veterano social democrata, respeitado e competente (viajou!), encontra o Lula em seu caminho. Ele o enfrentou em 2002 e preferia não o ter enfrentado em 2006. Esta campanha é a última oportunidade que ele tem para se eleger presidente, um objetivo para o qual ele disse ter se preparado a vida toda. Agora é um novo Lula, é a vez de Dilma Roussef impedir que ele realize (esse sonho de uma noite de verão)… heheheh!
Ainsi, José Serra risque d'être victime d'un phénomène peut-être inédit dans une grande démocratie et qui devrait passionner les politologues : l'élection d'un chef d'Etat grâce à l'éclat de la gloire que son prédécesseur projette sur sa candidature.
Assim, José Serra periga ser a vítima de um fenômeno talvez inédito nas grandes democracias, e que deverá apaixonar os estudiosos do assunto: A eleição de um Chefe de Estado graças à gloria reluzente que predecessor projetou sobre a candidatura de sua sucessora.
http://www.lemonde.fr/idees/article/2010/08/26/br…
Jairo Aparecido
Vai que eu tô só olhando.
dukrai
desisti de comentar, só tô rindo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
GUEDIS
ACABOU A ERA SERRA E FHC PSDB TÁ NUMA SITUAÇÃO MUITO DEFICIL…
Hugo Albuquerque
Um conhecido meu, tucano até o último fio de cabelo, queixou-se, depois de assistir ao primeiro programa eleitoral de Dilma, que "o PT estava escondendo ela e mostrando o Lula" – eu lhe respondi que a única forma do PSDB devolver a "infâmia" na mesma moeda seria escondendo Serra para mostrar FHC e, assim, ganhar votos dos trabalhadores. A conversa acabou por ali.
Morvan
Mas Hugo, você não conversou, você o encurralou. Este é o tendão de Aquiles da Direita: todas as referências são negativas.
Morvan, Usuário Linux #433640.
Helcid
Poxa Hugo, até ele explicar que "focinho de porco não é tomada", a conversa tinha que acabar ali mesmo !
Deixe seu comentário