Para Ibope, só fato novo muda curso da disputa presidencial
19 de agosto de 2010
A 45 dias das eleições presidenciais, apenas um fato novo, fora de controle, poderá mudar o rumo da campanha. Sem esta virada, a tendência é que a candidata do PT, Dilma Rousseff, saia vitoriosa no primeiro turno, em 3 de outubro, como apontam pesquisas recentes de intenção de voto. A avaliação é da diretora-executiva do Ibope, Marcia Cavallari.
No levantamento do instituto divulgado há três dias, Dilma tem 11 pontos percentuais de vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e, computados apenas os votos válidos “excluídos brancos, nulos e indecisos”, ela venceria com 51%, enquanto Serra contaria com 38% neste cálculo.
“Se nada acontecer, e avaliando as tendências até o momento, as chances dela ganhar no primeiro turno são muito grandes”, disse Marcia. “Não exime que na reta final da campanha aconteça algum fato que possa trazer um impacto grande nas campanhas”, avalia. “A gente está entrando numa fase da campanha que é a fase onde nenhum dos candidatos pode ser pego de surpresa.”
Na hipótese de a “surpresa” se resumir a uma acusação de Serra contra Dilma ou contra o petismo, é preciso que venha bem fundamentada, caso contrário dificilmente terá o efeito desejado.
Segundo a executiva do Ibope, o eleitor precisa ter certeza que a denúncia é verdadeira, fundamentada e com provas. “Se ficar só no discurso, o eleitor já tem este filtro de falar que isso faz parte do jogo, de um ficar atacando o outro. A gente vê ao longo das campanhas que o eleitor não gosta.”
Outros ingredientes podem afetar a intenção de voto do eleitor. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, as inserções na mídia, que tiveram início esta semana, e os debates terão impacto na campanha.
Com esses programas, o eleitor vai começar a comparar os candidatos de uma forma mais direta porque vai receber informações de todos ao mesmo tempo. Podem favorecer ou desmerecer os concorrentes.
Apoie o VIOMUNDO
Para procurar reverter o cenário, diz a executiva do Ibope, Serra poderia potencializar seu grau de experiência e sua trajetória política e reforçar que tem condições de exercer a continuidade das políticas públicas que são bem avaliadas pela população, mesmo sendo de oposição.
Serra já tem um terço dos votos daqueles que consideram o governo Lula como bom e 19% daqueles que veem a gestão federal como ótima, segundo dados do Ibope. A aprovação ao governo Lula chega a 78%.
Comentários
Heitor Rodrigues
Serra manteve mais de 40% das intenções de voto desde 2006, até o segundo semestre deste ano. Considerando a popularidade de Lula e a avaliação do governo em 2006, presumo que Serra já teve a preferência de 2/3 dos apoiadores de Lula, segundo o Ibope. Logo, "Serra ainda tem a preferência de 19% dos apoiadores de Lula", e não Serra já tem….". Um pequeno deslize que desnuda a prática contumaz do Ibope. Quando não falseia os dados, distorce a interpretação dos mesmos.
No entanto, a funcionária do augusto instituto acertou quando sugere que o fato desestabilizador da campanha seja mais do que um factóide qualquer. "… o eleitor precisa ter certeza que a denúncia é verdadeira, fundamentada e com provas." Talvez seja uma espécie de álibi preventivo para César Maia e uma reverência ao patrão, já que ambos são botafoguenses.
No entanto, o Presidente Lula imunizou boa parte do eleitorado contra a manipulação do voto, com uma vacina formada por dois antivirais eficazes contra a peste que sempre ocorre no Brasil em época de eleições, a saber: coerência e credibilidade. Para difundir um novo vírus entre o eleitorado capaz de quebrar-lhe a imunidade, talvez Serra precise recorrer aos serviços de Dick Chenney, o senhor da guerra de Bush Jr., responsável e interessado direto na difusão da pandemia que não houve, do vírus H1N1. Ainda que não atinja o seu propósito, sempre sobra algum para engordar o caixa 2 da campanha.
ValmontRS
Ibope dá consultoria para o Necromancer, mostrando como ele pode iludir o eleitorado, considerando que este é um BANDO DE TROUXAS!
O Igolpe nos considera, assim, UM BANDO DE TROUXAS!
No dia 3 de outubro, nós mostraremos a elles quem é o BANDO DE TROUXAS.
@ehnoisnaweb
Soa meio que conselhos à militância tucana isso aí.
Wilson Nascimento
Santa desfaçatez Azenha! Executiva do IBOP,na cara dura, ta indicando aos demtucanos caminho do golpismo e da baixaria, afirmando que “apenas um fato novo, fora de controle, poderá mudar o rumo da campanha”. – pra acabar de tirar todo mundo de trouxa- A bendita ainda clama.”Na hipótese de a” surpresa “se resumir a uma acusação de Serra contra Dilma ou contra o petismo, é preciso que venha bem fundamentada, caso contrário dificilmente terá o efeito desejado.”
O Azenha esse pessoal que vive no mundo do PIG imagina que todos nos somos um bando de otários.
Fala sério, meu irmão. Abraços
Urbano
Mais outro a pular do navio de zé contra-rampa, o mitômano…
LuisCPPrudente
O Globope pretende convocar o delegado Bruno da Polícia Federal para montar outra foto especial? Ou será que o Glopobe com a participação do Nosferatu vão organizar a Lunnus da Dilma? Ou então a famiglia Globo vai reunir os porralocas para dizer que a Dilma montou um dossiê contra o Geraldo, o ex-governador?
marcelomadeira
O fato novo já veio. O PiG não tem mais o poder de outrora…
André Simões
Eu entendi essa do fato novo, o Ibope está MANDANDO o seguinte recado a todos os cabos eleitorais do Serra:
"Galera, é o seguinte, a casa caiu! A Dilma vai ganhar e no primeiro turno a menos que a gente arrume algum escândalo para desqualificar ela ou alguém importante do PT. Mas tem que ser alguma coisa bem grave senão não vai colar. Certo pessoal? Vamos, corram, temos apenas 45 dias para encontrar nosso escândalo isso."
Tem padrão o esquema de mensagens deles não tem? Serrá que dá pra criar um algorítimo para um sistema do tipo, Google Translator para os textos do PiG?
monge scéptico
As eleições, jamais serão como antigamente. Será eleito quem tem condições de oferecer retorno
em serviços prestados ao país, e não por pressão de marqueteiros ou "simpatias".
Tenho fé que avançamos. Agora quem quiser ficar votand, como se estivesse torcendo pelo ópio
ou futebol, vão embora do país.
Os resultados indicam que o primeiro parágrafo está prenhe de razões.
Marat
Acho que ninguém compreendeu o "fato novo": Serra sofre um ataque cardíaco, Aécio é colocado em seu lugar, e, o Brasil em comoção nacional, vota em massa no candidato das Minas Gerais… desculpem a brincadeira, mas tento, de todas as formas, penetrar nas mentes doentias que formam o PIG
Marat
Espero que o pessoal do PT sepulte de vez o amadorismo, e que tenha boas cartas na manga, pois luta contra oponentes que são a própria escória personificada!
Marat
Se não houver nenhum fato novo, o Datfolha irá a falência, ao contrário do Ibope que "percebeu" o "fato novo" (vitória da Dilma) a tempo… mesmo assim, o golpismo está no DNA de todas as empresas da Globo…, mas eles não conseguirão! O povo brasileiro está muito mais esperto e conhecedor das manipulações… adeus, PIG
Julio Silveira
A equipe da Dilma deve ficar atenta, a luta promete ser dura e isso pode ser apenas uma dica, um sinal, uma senha, por que a 5ª cavalaria platinada vai tentar salvar seu soldado, o Gen. Custer Kamel vai querer alguns escalpos antes de entregar a rapadura.
Fred Oliva
Tudo isso só mostra uma coisa: As "Internas" do PSDB devem estar mostrando Dilma acima de 20 pontos a frente.
Como Serra não tem nenhuma dignidade a ser perdida, vale tudo…
Ronaldo
Fato novo? Fora do controle?
A Cavallaria desta vez veio proteger o Índio em vez da mocinha, insinuando e sugerindo o golpe.
Será um novo alopradão? Golpe do documento com foto?
Alex
hahahahaha…gostei dessa sua espirituosidade, camarada, bom trocadilho…
Gilvan Miranda
"…reforçar que tem condições de exercer a continuidade das políticas públicas que são bem avaliadas pela população, mesmo sendo de oposição."
Ou seja, Serra só tem alguma chance se mentir, dissimular, não sendo ele mesmo.
bene
"Serra já tem um terço dos votos daqueles que consideram o governo Lula como bom e 19% daqueles que veem a gestão federal como ótima, segundo dados do Ibope. "
Não seria mais correto escrever "Serra tem AINDA um terço dos votos…"
Paralelo XIV
Duvido até que ele tenha um oitavo desses votos!!
José Paulo
Identifico nisso duas coisas:
A consciência de que a batalha está perdida e o atávico, o histórico golpismo da direita que em situação de desvantagem é capaz de tudo, inclusive abusar da própria mãe na beira do tanque.
william porto
Acho que a diretora está prestando um ghrande seviço à candidatura de Dilma, na medida que admite o fato novo que possa afetar a canditatura petista. É preciso evitar o sapatto alto e estar atento e forte porque a direita é capaz de tudo e, sejamos francos, do nosso lado há aloprados e também acomodados. Que não se subestime e nem se faça ilações bobas em relação ao que a diretora do Ibope afirmou. Olho, na direita. E priu.
campanha política
É esperar pra ver que entra!
Mônica Rangel
Geeente! Pára tudo! Como assim Bial?? Essa mulher não é diretora do Ibope? Dando dicas para o Serra? Aaaahhhh,tá! Ibope…Serra…tudo notícia velha,né?!
paulo nei
Concordo com o comentário do Daniel. A Diretora Executiva do Instituto de pesquisas que se auto-intitula o "maior e melhor" do Brasil, dá uma verdadeira aula de comportamento que deverá ser desenvolvido pelo candidato de oposição no afã de vencer as próximas eleições.
Emilio_Matos
Que último parágrafo mais estranho, não? Serra "já" tem. Que "já" é esse? Então quer dizer que é muito fácil para o Serra ganhar votos dos eleitores que aprovam o governo Lula, sendo só uma questão de tempo? Não é o contrário?
Reescrevendo a mesma informação de maneira mais apropriada: Dilma ainda tem espaço para crescer, dado que tem dois terços dos votos daqueles que consideram o governo Lula como bom e 81% daqueles que veem a gestão federal como ótima.
Daniel
Sensacional. Diretora de instituto de pesquisa diz como candidato deve agir para tentar vencer a eleição. Sensacional. Como diz o Paulo Henrique Amorim: Em nenhuma democracia séria do Mundo……..
Deixe seu comentário