No lugar de idéias, planilhas
por Fernando Brito, do Tijolaço
Terminou em nada a entrevista coletiva do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, sobre as manifestações e também sobre as depredações ocorridas ontem em São Paulo.
Haddad, um homem inteligente, parecia embatucado por um falso dilema que os “especialistas” colocam diante dele.
Dois são, essencialmente os argumentos.
O primeiro é de que o movimento é insuflado pela direita golpista; o segundo, é de que o reajuste é tecnicamente correto, abaixo da inflação e que anulá-lo obrigaria a prefeitura a subsidiar mais os transportes.
É óbvio que ambos são verdadeiros. Mas não servem como argumentos para nortear uma decisão lúcida.
Porque a questão é política e de decidir qual será a percepção da população sobre a posição tomada.
Os episódios de ontem mostraram que é impossível manter pacíficas as manifestações, a esta altura.
Apoie o VIOMUNDO
A falta de liderança definida do movimento, sua não organicidade e a composição essencialmente juvenil – não obstante estejam sendo abanados por gente com muita estrada – impedem que os grupos de provocadores sejam isolados e parem de prover a mídia do que ela quer: a imagem de cidades em chamas, de um povo revoltado, à beira de uma revolução.
Agora mesmo ouvi na Globonews um “professor de Direito Constitucional” dizendo que o que move os manifestantes é a PEC 37(!) e a não redução da maioridade penal (!!!!).
Junto veio a Cristiana Lobo com “mais uma pesquisa onde a popularidade de Dilma Rousseff cai.
Logo depois, vídeos produzidos pelos manifestantes, cantando o Hino Nacional.
Como os manifestantes correm a vaia às equipes da Globo, só apelando para os “cinegrafistas amadores”.
A isso vai-se responder como? Com uma planilha de custos das empresas de transportes? Com um discurso condenando os excessos?
A decisão é política, porque é com posicionamentos claros e objetivos que se constrói a percepção popular.
Para o povão, a questão é só uma: o preço das passagens: caras, por um serviço ruim.
Se Lula tivesse ouvido os técnicos e seguido as planilhas de Henrique Meirelles, a crise de 2008/2009 não tinha sido marolinha, tinha sido tsunami.
Agora, é Lula – que não tem cabeça de planilha, para usar a genial expressão criada por Luís Nassif – quem não está sendo ouvido.
Comentários
Félix Gomes da Silva
MARIA IZABEL VOCE FOI SENSACIONAL. É ISTO AÍ: CAUTELA. VAMOS SEPARAR COM CUIDADO AS IDEOLOGIAS. VAMOS SABER QUEM É QUEM NESSE JOGO POLÍTICO.
Jair de Souza
O artigo do Fernando Brito me parece acertado. Está faltando uma melhorcompreensão sobre como lidar com conflitos que, embora tenham a ver com as condições de vida das maiorias populares, são protagonizados quase que exclusivamente pela classr médis alienada e aqueles que a manipulam e dirigem: a grande mídia corporativa e (como idiotad úteis) os partidecos de extrema esquerda. Por ter menosprezado o trabalho de conscientização junto às maiorias tralbalhadoras, agora vemos os etetnos inimigos dessas maiorias (tanto pela direita como pela esquerda) tentando impor sua própria agenda com o pretexto de agir em nome daqueles a quem odiaram (e odeiam mais ainda hoje) . É isto que o texto do Fernando patece transmitir.
Artur
O traidor está escondido.
Julio Silveira
Com todo o respeito, e mesmo admiração, que tenho pelo ex-presidente Lula, por seu passado e também pela gestão mais ou menos eficiente que levou a termo em seu governo, mas quem entende minimamente e acompanha a politica nacional, sem hipocrisias, saberá que ele é um dos principais responsáveis politicamente pelo que está acontecendo com a esquerda brasileira. Quando decidiu ser cooptado pelo conservadorismo, quando transigiu com a estrutura existente sem fazer a necessária revolução cultural, quando decidiu deixar de ser um homem de partido para se impor como O HOMEM DO PARTIDO, faze-lo virar o partido do Homem, acabou por tornar o PT uma sigla a mais como outras, sem ideologia, com amnésia, que perdeu sua identidade e constrói sua nova identidade politica assimilando a identidade politica do único nome hoje do partido. A única voz que buscam seja ouvida e pedida, a do próprio Lula. Hoje e cada vez mais o dono da legenda, azar da ideologia, azar do ideal. A esquerda esta nas mãos de um nome, um homem, para bem ou para o mal, por isso estamos tão vulneráveis.
Ivan
Esse Haddad é a cara do PT da CNB: mais um burocrata oportunista, com sotaque de esquerda, que aproveitou a onda para galgar postos e salários. E conhecimentos para depois que deixar o cargo, provavelmente, corrido pela direita e pelos empresários de ônibus que ele parece idolatrar e querer defender com a própria vida. Foda-se Haddad. Nós colocamos você lá onde está, mas você não quer depender de nós, nem do povão, mas sim dos donos das empresas de ônibus, das empresas de lixo, das empreiteiras da prefeitura. Então foda-se. Fique com eles e veja onde eles vão colocar você na primeira oportunidade. Foda-se Haddad. Nos vemos na rua, um dia desses. Foda-se.( Azenha, esse “foda-se” é uma interjeição e não uma palavra de baixo calão. Não censure)
Eduardo
Caro Fernando, estou preocupado com a definição sobre os Royalties do Petroleo e da Mineração.Estes sim, podem contribuir para uma melhor educação e saúde! O preço do transporte é nada! De fácil solução. É só repassar aos preços a redução dos impostos federais concedida dias atrás.A qualidade é mais complicado, mas pode ser resolvido! É só colocar os concessionários que estão na praia ou viajando pela Europa para combinar com os manifestantes que estão insatisfeitos. Gostaria de fato é que os Governadores dos Estados fossem pressionados para decidir se os Royalties são do seu caixa único ou são do povo brasileiro como quer a Presidente!
Maria Izabel L Silva
Agora a merda toda sobrou para o Lula. Deixem o Lula em paz. Se botarem o Lula nessa equação vai ter sangue. O prefeito de São Paulo é bem crescidinho e vai dar um jeito nesse bagulho. Vamos ouvir os conselhos do Plinio de Arruda Sampaio, o grande guru dos limpinhos do PSOL que ha 4 anos flertam com a direita para derrubar o governo do PT. Ou então vamos ouvir os conselhos da Marina Silva e do FHC, que flertam com o Gilmar Mendes e a PGR para derrubar o governo do PT. O que eles tem a dizer sobre a tarifa zero?
João Vargas
Haddad está se mostrando de uma incompetência extrema e o Lula que é o seu criador tem que dar umas aulinhas de política à sua criatura senão a vaca vai pro brejo.
lulipe
Se o lula fosse ouvido ele diria,”Não sei de nada, não vi nada, não tenho nada a ver…”
Ulisses
Francisco
Rsrsrs! Troll dá um sono…
Marcos C. Campos
O abobalhado vai lá ler o Cafezinho para entender o que foi o Mentirão. Fica aqui igual a um bobo da corte repetindo frase se achando politizado.
Não é só um troll é um abobalhado.
Deixe seu comentário