Ativistas alertam: Entulhos de obras no Largo da Batata podem ser uma armadilha
Tempo de leitura: 2 minManifestantes dizem que entulho no Largo da Batata é ‘armadilha’
SÃO PAULO – Mais de 230 mil pessoas confirmaram, pelo Facebook, participação no quinto ato contra o aumento das passagens, marcado para começar às 17h desta segunda-feira, 17, no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo. Entre os participantes, no entanto, há muitas pessoas de fora de São Paulo, que confirmam a presença como forma de apoio ao movimento.
Para a manifestação desta segunda, os ativistas pedem que não haja violência e chamam a atenção para o fato de que há entulhos de obras no Largo da Batata, como tijolos de concreto, telhas e barras de aço. Alguns acreditam que os objetos no local e a afirmação do governo de que a Tropa de Choque e as bombas de efeito moral não serão usadas possam ser uma “armadilha”, para levar os manifestantes à agressão e justificar a reação da polícia.
“Não usem o entulho que deixaram de propósito no Largo da Batata”, escreveu o manifestante Rodrigo Veiga. “Algo de estranho cheira no ar (…) Esse material não chegou hoje no Largo da Batata à toa”, comentou Nina Salomão, outra ativista.
Na organização do protesto pelo Facebook, os ativistas também pedem que não sejam erguidas bandeiras de partidos políticos. No entanto, alguns já levantam a discussão e organizam enquetes sobre quais serão as próximas manifestações a serem feitas. “Reforma política” e “educação” estão entre os motivos de protesto mais votados.
Segundo enquetes criadas na rede social, a maioria dos participantes da manifestação é formada por estudantes que têm entre 18 e 25 anos.
No Twitter, leitores lembram que o protesto desta segunda deve ser o maior já organizado pelo Movimento Passe Livre. “Assunto de hoje é o protesto, que promete ser o maior de todos. Que haja paz em SP, com um protesto pacífico sem truculência da PM”, afirma a usuária Sil Nascimento (@LiEmAlgumLugar). Para Raquel Recuero (@raquelrecuero), a truculência da polícia (na manifestação de quinta-feira, 13), ao invés de reduzir o impacto do protesto, multiplicou”.
Leia também:
Adriano Diogo: Infiltraram policiais entre os jovens para incitar violência
Comentários
Marco
denuncia!Tem um entulho do FHC,Serra,Psol,Psdb.Dem,ex,PFL acima da lei,posto teram mudado de nome e de programa na calada da noite,sem consultar seus filiados,com o beneplácito do TSE,que deveria se envergonhar da omissão,mas será que tem?O cujo Lamounier,está mentindo,junto com a Bandnew,que deveria adotar idioma nacional,mas como são puxa-sacos de tudo que é ingles,ao respeito das manifestações em Brasília.Naturalmente,filmando de longe,e mentindo de perto,já que tem medo do povo!Viva do SAAD,DATENA e CATERVA!Entulhos da ditadura e dos privatistas,cujo candidato preferencial é o Serra,mas na falta dele,vão de Aécio Neves,renegado do n ome do pai,e que aqui no sul,é conhecido ternamen te,como o Filho da Mãe!Denunciem isso!
Elias
“Mais de 230 mil pessoas confirmaram, pelo Facebook, participação no quinto ato contra o aumento das passagens…”
Duvido que reúna 10% do número acima. O que vai haver é muita gente saindo do trabalho e na passagem vai se misturar com os militantes da manifestação. Depois haverá dispersão. “230 mil pessoas confirmaram presença”. Pois bem, mesmo com a ressalva de que “há muitas pessoas de fora de São Paulo, que confirmam a presença como forma de apoio ao movimento”, há de crer que pelo menos a metade é de São Paulo. Vamos contar, então, com 130 mil paulistanos? Desculpem. Mas continuo a duvidar que passe de 20 mil pessoas presentes no Largo da Batata. Nada contra o ato nem ao movimento “tarifa zero”. É que a internet no Brasil não tem esse poder de “primavera árabe”, jargão criado pela imprensa capitalista internacional e que a imprensa brasileira espera ver acontecer no Brasil. O colunista Marcos Augusto Gonçalves (Folha de SP) disse ontem que “Tem alguma coisa nova acontecendo, o Brasil entrou no mapa das grandes manifestações”, como se tal movimento fosse algo parecido com o que aconteceu recentemente na Turquia ou em outros países anteriormente. Não. No Brasil essas andorinhas não fazem verão e nem primavera. Aliás, estamos no final do outono e o inverno que se aproxima esfriará tudo isso. Dá-lhe Haddad! Dá-lhe Dilma!
Daniel
Hoje, terça-feira, vc ainda continua com essa opinião, de que não haverá 10% dos manifestantes nas ruas nas próximas manifestações?
Elias
Não, Daniel, ontem mesmo quando vi pela TV o Largo da Batata repleto de jovens e outros não tão jovens, pensei, errei feio nos cálculos. E cheguei à conclusão que ainda nao entendo nada de redes sociais. Abs.
Tiago
Realmente, passo no Largo da Batata diariamente e há essa obra, tapumes, tijolos, barras, etc. Nada de anormal (aliás essa obra já tem uns bons anos né?Salvo engano desde a metade da gestão Kassab, não acaba nunca…que coisa).
Enfim, hoje estarei lá com os colegas, com ou sem entulho.
leia
Sabe de uma coisa ? eu tô é mesmo cheia desses manifestantes. Vivo do meu salário o que näo é lá grande coisa, dá para sobreviver. Sempre paguei minhas contas e impostos devidos, sou usuária de onibus desde os anos 70. Nunca consegui comprar um carro, é caro para mim, näo dá para manter. Nunca tive estudantes para brigar por mim por melhores qualidade no transporte. Quero pagar sim, acho meu dever se uso, mas a qualidade é fundamental, e isso näo vejo nesses manifestantes, a luta pela qualidade. Vejamos no youtube dezenas de vídeos mostrando que o metro e os trem metropolitano näo
comporta mais tantos usuários, e é isso que eu gostaria de ver na manifestacäo. O Governador em marco, tirou milhöes dos recursos para melhoria do transporte para usar em propaganda e näo vi nenhum estudantes manifestar. Eles querem mais é aparecer. Borracha nas costas deles e que o Exército invadem a cidade de SP, porque esses näo representam a populacäo.
Demetrius
tu é puliça?
FrancoAtirador
.
.
Enquanto isso, no Largo do Tomate…
FabioT
todo mundo quer pasaagem barata e até gratis, mas ninguem quer pagar a conta…
Wildner Arcanjo
Poderiam conclamar os manifestantes a vigiar e possivelmente corrigir (ou coagir mesmo) também os que cometerem excessos (os que foram para a manifestação ou os que nela foram colocados, por quaisquer motivos). Assim não há como o Governo, ou a mídia dizer que o protesto não é legítimo.
De Paula
Insisto em dizer: “TEM GATO NA TUBA”
O propósito é abafar, a qualquer custo, os êxitos do Governo Dilma. como subproduto de algo mais ousado que vem gestando no ovo da serpente. Já afirmaram: “Este protesto contra o preço das passagens é apenas o primeiro; depois vem a saúde, a educação, as estradas, etc. … aí o exército conclui que é o poder moderador. Então haverá choros e ranger de dentes. Não foi assim que aconteceu na última vez?
Jorge
Também acho! Esse papo de baixar preço de tarifa, é “conversa pra boi
dormir”.
Iza
OBS: Esse pessoal deveria pelo menos saber o que é “entulho”. O que vi no vídeo foram blocos e pisos de uma obra! Não dá pra mentir com um vídeo, né gente?
Iza
“Esse material não chegou hoje no Largo da Batata à toa”
Não mesmo! É uma obra!
Tarso Genro: Governos devem baratear tarifas e melhorar qualidade – Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Ativistas alertam: Entulhos de obras no Largo da Batata podem ser uma armadilha […]
angelo
Contra bandeiras partidárias. A favor EXTINÇÃO DA PM, considerando despreparo público e notório.
leia
Mas se o senhor estiver numa situacäo de emergencia, digamos assim, num assalto, aí o senhor recorre a policia ? ou dispensa a polícia ? Na Alemanha tinha um deputado da esquerda que organizama movimentos para a extincäo da polícia, um dia em sua casa, tomava um cafézinho no terraco, quando foi surpreendido por dois assaltantes do leste Europeu. O que o Deputado fez ? logo chamou a polícia.
angelo
Ligo pra Nova Polícia não doutrinada a odiar acima de tudo.
Demetrius
arááá, é puliça!
Carlos Ribeiro
Claro, os assaltantes eram do leste!
Deixe seu comentário