Rovai e Interagentes: Como evoluiu o boato sobre o Bolsa Família

Tempo de leitura: 3 min

Meme lançado após a correria aos terminais da Caixa. Uma ação coordenada?

Alô Polícia Federal, segue mapeamento da ação na Internet contra o Bolsa Família

28/05/2013 | Publicado por Renato Rovai em seu blog (reprodução parcial)

A Interagentes é uma empresa especializada em análise de redes que trabalha em parceria com a Publisher Brasil, editora responsável pela Fórum. Seu responsável técnico é o sociólogo Tiago Pimentel, que acaba de me enviar um relatório produzido a partir da análise que realizou dos termos relacionados ao Bolsa Família, nos dias em que houve a boataria que levou milhares de pessoas às agências da CEF.

A análise do Tiago corrobora a tese de que houve uma ação offline antes da história ganhar a rede. Segue o relatório da Interagentes com o incremento de algumas observações realizadas por este blogueiro.


Atividade suspeita na rede

Desde a quarta-feira (15) circulava no Twitter uma mensagem curta e enigmática: ‘Bolsa família começa sexta’. A mensagem, que dizia apenas isso, foi postada por um perfil que vamos denominar aqui de líder e foi retuitado por 14 outros perfis que pareciam pertencer a uma rede de perfis falsos destinados a retuitar todas as mensagens do perfil líder, cujos indícios apontam ser  da Paraíba.

Curiosamente, a Paraiba é o mesmo Estado que, dias depois, voltaria a aparecer em nossa pesquisa como o primeiro a espalhar os boatos do fim do Programa Bolsa Família.

Os perfis dessa rede não estão sendo revelados porque a suspeita não comprova o crime e também por zelo à investigação que a Polícia Federal deve estar realizando, mas caso haja interesse de agentes públicos sobre o que foi apurado, a Interagentes se compromete e entregar os resultados deste trabalho.

Apoie o VIOMUNDO

A mensagem original do perfil líder foi postada na quarta-feira (15)às 18:39:40, portanto três dias antes do início da grande movimentação nas agências da Caixa Econômica Federal. Ainda mais intrigante é que depois dos boatos o perfil líder foi deletado do Twitter e reapareceu no último dia 25 com o número 1 acrescentado ao seu nome e iniciou a rearticulação da sua rede fake.

Só para recordar, na quarta-feira, o perfil líder anunciou: “bolsa família começa na sexta”. E a boataria começou na sexta, mas não pela internet.

Alguns dados gerais

As buscas retornaram um total de 81.452 ítens, sendo 58.118 resultados do Twitter e 23.334 resultados do Facebook. Os dados da pesquisa corroboram as informacões de saques feitos nas agências divulgadas pela Caixa Econômica Federal.

Segundo a CEF, o aumento no ritmo de saques só começou por volta das 13h do sábado (18/5). Os resultados da análise da disseminacão do boato nas redes confirmam os dados da Caixa.

Até as 13h do sábado (18/5), a média era de 74,9 mensagens por hora. Entre às 13h e a meia-noite esta média sobe para 196 mensagens por hora. O pico é por volta das 22h, com 744 mensagens/hora.
O boato aparece no monitoramento por volta das 8h do sábado (18) em uma postagem feita a partir do município de Cajazeiras, na Paraíba.

Ainda que as primeiras mencões apareçam no início da manhã, a sua presença na rede passa a ser mais significativa a partir das 13h, com disseminacão especialmente a partir do município do Rio de Janeiro.

Ainda que nos dias precedentes mensagens suspeitas tenham aparecido e que ecos do boato tenham se feito sentir nas redes, a análise geral dos dados sugere que as redes não foram o lugar privilegiado da disseminação.

A maior movimentacão se deu por conta dos comentários sobre a grande concentração de pessoas nas agências da Caixa Econômica Federal e nas casas Lotéricas. O que mais se espalhou nas redes não foi o boato, mas a repercussão dos seus efeitos nas ruas.

Ao longo dos dias seguintes a repercussão do caso levou a picos cada vez maiores. No domingo (20) na faixa das 20h às 21h registrou-se o ponto máximo na frequência de mensagens/hora: 3.707 postagens. Neste horário grandes veículos de comunicação tratavam do tema.

[…]

Metodologia

Buscou-se, tanto no Twitter quanto no Facebook, citações públicas ao termo ‘bolsa família’. Os dados foram coletados das 0h hora da quinta-feira (16/5) até às 23:59 da quinta-feira (23/5).

O período, exatos 8 dias, inicia-se dois dias antes dos primeiros saques do Bolsa Família, cobrindo o provável período de criação e disseminação do boato sobre o fim do programa.

Leia também:

Fatima Lacerda: E Dilma, quem diria, agora vai entregar o pré-sal

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Caixa: "Não foi a flexibilização dos pagamentos que causou corrida às agências" – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Rovai e Interagentes: Como evoluiu o boato sobre o Bolsa Família […]

Marcos Antonio Pardo

Todo esse estardalhaço só pode ter como objetivo jogar o povo contra o PT.
Essa oposição incompetência até nisso e esta sempre dando o tiro no próprio pé. Chega a ser hilário.
Suponhamos que tenha sido um erro da CEF. E daí?

Pitagoras

E agora Polícia Federal? Se não tens competência chama o FBI.

bira

O script está sendo fielmente executado. A Globo replica a pseudo culpa da Caixa, desprezando a inteligência dos seus telespectadores. Só espero que a PF consiga descobrir a origem dos boatos.

Tucanos: Apelar para mentiras está no DNA do PT – Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Rovai e Interagentes: Como evoluiu o boato sobre o Bolsa Família […]

Bonifa

Simplesmente nojenta a afirmação de Aécio Neves hoje nas televisões, a começar por dizer que a Presidenta, que tanto gosta de aparecer em rede nacional, deveria vir novamente à rede para fazer um “mea culpa” e confessar que “erramos!” em relação aos acontecimentos do Bolsa Família. Erramos o quê, cara pálida? Para quem acompanha os acontecimentos, mesmo através da imprensa conservadora, tal manifestação surge como um completo “non sense”. Ele parece querer, passando por cima da inteligência de qualquer telespectador mediano, fazer um engodo dos diabos, para jogar o boato no segundo plano e empurrar toda a culpa da enorme confusão popular nas costas do Governo Federal. Este passo de Aécio, parece completamente estranho, mesmo se levando em conta toda a estranheza do episódio. Como justificar este pronunciamento do Aécio, quando o boato já foi identificado como um boato e quando a polícia procura saber que organização (ou organizações) é responsável por ele? Diante disso, devemos indagar: O que pensavam os autores do terrorismo-boato obter com a explosão de sua fantástica bomba? Creio que era exatamente isso: Provocar um caos, e depois todos eles já estariam preparados para fazer a colheita de seu atentado, com o desencadear de operações complementares – Uma operação complementar fundamental é esta: jogar toda a culpa do caos provocado pelo atentado nas costas do Governo, reforçando o que mais buscam. E o que mais buscam é, além de tentar divorciar o Governo de sua base de apoio popular, tentar também desmoralizar e desqualificar a capacidade administrativa do Governo. Uma operação completar estranhamente semelhante ao que fez o Aécio Neves, com seu pronunciamento.

    Fabio Passos

    O boato criminoso contra o Bolsa Familia foi o lançamento da candidatura aécio neves patrocinado pelo PiG.

    Quebraram a cara!
    mais uma vez… estão desesperados.

    Todo o Brasil sabe muito bem que a patota de psdb-PiG são contra o Bolsa Família e querem acabar com o programa.

    aécio neves = povo com fome

Angela Liuti

A presidente deve exigir uma investigação de A a Z , como se diz “de cabo a rabo” tb na caixa e se tiver funcionário metido nisto, processo e demissão imediata.

Fabio Passos

Esta boataria foi o lancamento de aecio neves como candidato do PiG.

Todo mundo sabe muito bem que a “elite” branca e rica quer acabar com o Bolsa Familia, reduzir salarios, promover demissoes em massa, enfim, destruir as significativas conquistas sociais de Lula-Dilma.

O povo vai detonar completamente o PiG-psdb nas eleicoes… e a casa-grande, que sabe disso, esta desesperada.

    Dialética

    Análise: A elite branca e rica, em principio quer manter-se sempre no poder, assim como em S. Paulo, o estado mais rico e mais populoso.E para isso precisa ganhar eleições. Se ganhar até pode manter o Bolsa-familia em troca de votos. Portanto o bolsa-familia apenas foi usado para desestabilizar Dilma, o governo e por aí. OU queriam manchar a imagem da Caixa Federal. Nesse caso teria sido trama de banqueiros privados.
    Dia desses aconteceu algo parecido no Banco do Brasil, mas o banco ainda não comentou…. mas aconteceu.

    Fabio Passos

    Quer manter-se no poder e ja sabe que vai tomar uma piaba nas eleicoes de 2014.
    Para a “elite” branca e rica sobra a sabotagem e as tentativas de golpe.

    Estao desesperados.
    PiG-psdb caminham para extincao…

LEANDRO

Agora a PF vai enrolar a investigação até cair no esquecimento, já que se sabe que foi mais uma trapalhada dos “comptentes” cumpanheiros.

Willian

Por que a Caixa antecipou o pagamento do bolsa-família?

Por que a Caixa inicialmente negou e só admitiu a antecipação depois de confrontada com a reportagem da Folha de São Paulo?

    De Paula

    E o que tem isso a ver com as calças?

Renato Ferreira

Incríver ver que, mesmo depois de três versões diferentes da Caixa – negando, dando uma segunda vesão e depois pedindo desculpas pelas trapalhadas – ainda tem gente na internet tentando encontrar fatos que inocenta este governo de mais uma trapalhada dos aloprados.

E tudo isto, mesmo depois da irresponsável ministra Maria do Rosário (Direitos do quê mesmo) ter dito que os boatados só poderiam ter partido da oposição, tendo que, vergonhosamente, ter se desculpado em seguida.

Desculpe, mas, é muita cara de pau do PT e seus seguidores.

Isidoro Guedes

CORREÇÃO: Não é novidade o quanto parcelas significativas das elites econômicas (que odeiam pobres… mas não são tão enfáticas ou diretas em relação a este ódio…) odeiam o Programa Bolsa Família. Prova de que o nosso passado colonial (senhorial-escravista) ainda não foi totalmente superado. Afinal a abolição não aboliu (das mentes e dos corações) essa herança de discriminação, preconceito e sentimento de superioridade de uma certa elite, que se acha acima de tudo e acima de todos, e cuja lema principal é (e sempre será) o de que: “o pobre deve conhecer o seu lugar…” (o lugar de baixo, o lugar da subserviência, o lugar do sofrer calado e religiosamente conformado com o seu “destino” infeliz…), até porque, como diz outro ditado que essas elites também adoram e cultuam: “manda quem pode, obedece quem tem juízo…”. Afinal (pensam eles): uns foram feitos para mandar e outros para apenas obedecer, sem questionar, posto que a resignação seria uma virtude desses que nada questionam, para que melhor sejam explorados, e para que não chateiem os que por direito divino tem direito à felicidade.

    Fabio Passos

    A casa-grande e seus capachos ainda acham que ninguem percebe. rsrs

    O povo vai aposentar de uma vez boa parte da “elite” branca em 2014. E o PiG, apavorado com seu iminente fim, pratica todo tipo de jogo sujo e sabotagem…

Gege Roussef Lula da Silva

Que trabalho fantástico!!!! Parabéns!

ricardo

Já avisaram a turma aí acima que a lambança foi da Caixa?

    Joaquim

    Já te avisaram pra ler direito o texto?

Rodrigo Leme

“Bolsa família começa sexta-feira”

Não tenho duvidas que é a origem do boato sobre o fim do Bolsa Família. Perceba a utilização da palavra “começa”, indicando sentido de “fim”.

Não há chance nenhuma de se relacionar a frase acima com o fato de que a Caixa antecipou o beneficio para sexta-feira. A palavra “começa” nunca é utilizada com sentido de “inicio”, não é mesmo?

Grande trabalho de investigação.

Aliás, adorei o detalhe do “meme que apareceu após o fato”. Como sabemos, a internet NUNCA reage rapidamente aos fatos do dia. Não, geralmente demora-se semanas para as pessoas na internet fazerem imagens e afins comentando os fatos do dia.

    Francisco

    Afora quando isso é induzido…

    Esse é o ponto.

abolicionista

Boato golpista, sem sombra de dúvida. Contudo, o que o governo pode fazer a respeito? Quase nada: divulgar sua versão do acontecido na mídia alternativa, torcer que o resultado não prejudique a reeleição, e a carruagem segue ladeira abaixo…

    Alemao

    Acorda pra vida meu caro! Livre-se das correntes que te escravizam!

flavio a nascimento

Prefeitura de Cajazeiras e administrada pelo PSB.

Deixe seu comentário

Leia também