“Escondido” pela mídia, PCC já tem parceria com narcotraficantes mexicanos
Tempo de leitura: < 1 minpor Luiz Carlos Azenha
O Primeiro Comando da Capital (PCC) não só não acabou como há alguns meses passou a fazer negócios com narcotraficantes do México, disse ao Viomundo a repórter Fátima Souza, autora do livro “PCC, a facção”, em que esmiuçou o funcionamento da organização que atua dentro dos presídios paulistas, tem ramificações nacionais e controla atividades criminosas nas ruas das cidades brasileiras.
“O PCC não perdeu força, ele perdeu divulgação”, disse Fátima na entrevista, numa alusão à decisão de mencionar o PCC como “facção criminosa” adotada pela mídia brasileira. “Quanto mais você esconde, menos você combate”, ela acrescentou mais tarde.
Fátima reonhece que desde que recebeu como tarefa principal o combate ao PCC, em junho de 2009, a ROTA (Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar) fez estrago na organização: 18 presos, morte de 2 chefes importantes, a apreensão de uma tonelada de cocaína, meia tonelada de maconha e de 2 milhões de reais em dinheiro em 4 bocas da Zona Leste de São Paulo. Há denúncia de que um dos chefes mortos, o Vampirinho, foi retirado do automóvel em que estava com uma mulher e fuzilado, diz Fátima.
No entanto, permanecem dúvidas quanto aos recentes ataques atribuídos ao PCC em São Paulo.
Para ouvir a primeira parte da entrevista, clique aqui.
Comentários
Supertramp68
O PCC começou a fazer negócios com os narcotraficantes mexicanos porque as FARCs estão muito em evidência e não pega bem ser associado a eles. Vai que o indio dá com a lingua nos dentes…
Ed.
A pauta de notícias na mídia ( o QUE aparece e COMO aparece) é decidida afinal por poucas pessoas: dono e / ou publisher e um grupo de editores (geral / setoriais), que cabem todos numa sala.
Este grupo, na grande imprensa (PIG) é muitíssimo bem remunerado (e passível de "bônus especiais por serviços prestados"), pois como já percebemos pode construir e destruir imagens, climas e tendências (já pôde mais…).
Um simples telefonema de alguém influente, ou, em outras palavras, da "rede" de relacionamentos (amigos do dono,a$$e$$orias de imprensa, etc), pode ser suficiente para publicar (ou não), modificar (para melhor ou pior) e mover (exaltar ou abafar) qualquer assunto.
O interesse público é o de menos…
Azenha, vc que viveu e vive o ambiente, não valeria a pena um artigo (didático e conciso) sobre a operação desde a busca e captação da notícia até a sua publicação?
Fabio SG
Se o PCC mantém laços INTERNACIONAIS com outros grupos de narcotraficantes por que a POLÍCIA FEDERAL não se encarrega do fato?
Por que é competência única e exclusiva das polícias estaduais?
Hélio Jacinto
Estes supostos ataques do PCC, podem sim ser algo pensado pela cúpula Tucana, pra de alguma maneira tirar vantagem politica, tentando incriminar o PT por tais atos.
O PSDB ,quando em desespero apela pra qualquer fato e não vacila em tirar vidas se isto render votos. A operação Castelinho e um exemplo que não pode ser esquecido jamais.
O PCC, vem agindo livremente sem ser incomodado pelo Governo Estadual do PSDB, com certeza eles não tem interesse na mudança de Governo em SP. Para o PCC não existe Governo melhor do que o dos Bicudos.
IV Avatar
Sobre estes ataques em SP que seriam do PCC…
Para bom entendedor o insuspeito Boris Casoy noticiou agora no Jornal da Noite que estes ataques em SP são uma história mal contada pq o comandante da Rota teria levado 10 tiros mas saido ileso e que um dos ataques, o num momento saiu de dentro de um carro, seria informante da PM.
Há alguma dúvida de qie se trata de encenação tucana com fins eleitorais?
Carros continuam sendo incendiados, já passam de 12, incluindo um ônibus.
Mais no meu blog http://josecarloslima3.blogspot.com
Marat
Talvez seja a mesma turma que estranhamente ateia fogo nas favelas de SP…
Marat
Eles não conseguirão esconder de todos o tempo todo!
voxetopinio
E nisso o De Sanctis deu um SHOW no Roda Viva. Tornam o Aparelho Coercitivo do Estado em aparelho coercitivo político de favorecimento de minorias, quando ele devia ser apenas um Aparelho Coercitivo de Estado, regulamentado, com investimentos e atuante.
Lis maria
É um absurdo o que os governos do psdb fizeram e faz em São Paulo, com todos os setores principalmente para os funcionários publicos que ralam mais professores ,policiais, corpo de bombeiros etc..) Os PM tem que pagar do bolso as refeições , não tem vale refeição quando tem um comerciante que as vezes dão comida ou lanche para alguns deles é humilhante , ver pessoas que vem de areas de risco gente pobre que são tidas como bucha de canhão mas são eles que enfrentam ,convive com o lado mais duro triste da população se a operação da certo é a secretaria de segurança ou o governador que recebe elogios mais ao contrario são menosprezados etc.. é muita injustiça… é melhor parar por aqui…
strehl
A imprensa é como o Pravda. Fala só do Bruno, e nada dos ataques do PCC. Parece que vivemos em uma ditadura.
tudo isto porque os tucanos disseram que não existe mais PCC. Não existe mais, versão tem que ser confirmada.
aliás, burro o Obama. A solução para matar bin-Laden é nomear um tucano secretário de defesa. Em pouco tempo, o tucano dirá que Bin-Laden está morto. Daí em diante, qualquer atentado será crime comum, sem vínculos com o morto.
Supertramp68
Parece que vivemos em uma ditadura…
Parece não. Bem vindo a Ditadura Sindical Popular Socialista Bolivariana.
Um regime teocratico tropical onde o petismo é a religião dominante e o deus é o lula.
klaus
Teve um comentarista, num outro post, que disse que gostaria que junto ao nome de jornalistas tivessem o nome do partido a que são ligados, tipo, Fulano de Tal – PSDB. Eu também gostaria.
jgnunes
O PCC está em atividade não importa o partido do jornalista.
No Rio de Janeiro, justamente por a mídia não esconder os crimes é que eles são combatidos. Em São Paulo há um problema sério. Onde o governante sendo tucano não pode por ordem divina ser criticado. Assim o governo de São Paulo não é deste mundo é um governo abstrato. E no Rio de Janeiro o governo tem que ser concreto e visto.
Na prática em São Paulo há a mesma política da China, onde o governo tem que ser abstrato acima de qualquer crítica. Ou seja o PSDB conseguiu a proeza de transformar o estado mais rico de uma democracia ocidental em um reduto de poder unitário oriental.
O engraçado que o PT que é o mais ocidental e organizado dos grandes partidos brasileiros é pintado pela grande mídia por querer fazer com a impressa tudo o que o PSDB e Demos já fazem.
Eu só queria entender isso, eu confesso que não entendo esta relação das pessoas principalmente de São Paulo. Onde mesmo sofrendo os efeitos de uma péssima administração pública ainda querem que as suas mazelas seja escondidas.
No Rio de Janeiro só bastou 1 governo do PSDB para o partido ser praticamente expulso do estado. Só foram eleitos aqueles que fazem um governo mais a Esquerda em alguns municípios.
Desde então a mídia nunca esquece dos crimes no Rio de Janeiro (graças a Deus), pois, deste modo a corrupção na polícia é combatida, o tráfico é combatido ainda mais o carregamento de crack que vem de São Paulo para o Rio.
Acho que falta os paulistas entenderem o que significam viver numa democracia, não se pode esquecer que o objetivo do Estado numa democracia é servir a todos os cidadãos e não só alguns.
Henri
A mídia só se preocupa com a violência do Rio de Janeiro, com o tráfico do Rio de Janeiro, com as facções do Rio de Janeiro, enfim, com os podres do Rio, e assim será por toda a eternidade, desde que o Rio continue ignorando o PSDB…
E viva a CHUÍÇA!
Gerson Carneiro
É incrível! Todas as mulé arretadas chamam-se Maria, Fátima, Conceição, Beattrice, @Marisp…. e claro, Tania (a minha dona).
[youtube -DqKEUGoQQQ&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=-DqKEUGoQQQ&feature=related youtube]
Guilherme Milani, SP
Pergunta pro pessoal que não vive em SP: alguém aí já viu algum soldado da Rota fardado? Os caras parecem nazistas, o uniforme é diferente do da PM tradicional. Dá medo. E se é de medo que os bandidos vivem, então botem medo neles. Mas é NELES, não na gente. Se bem que, com a Rota administrada de novo por um tucano, o máximo que vai acontecer serão reuniões entre o PCC e a cúpula do governo paulista, como ocorreu em 2006. De repente os ataques pararam, lembram? Dizem por aí que rolou até pizza pro Marcola. Milagre ou conivência criminosa? Com a palavra, Geraldão Picolé de Chuchu Alckmin. Que, aliás, aparece sem disfarces nesse vídeo memorável:
http://www.youtube.com/watch?v=L4I70lwo2Gg
alexjova9999
SERVIÇOS DE INTELIGÊNCIA????
quáquáqu´quáquá
eles só funcionam quando alguma personalidade é morta…
"morto vip" aciona a inteligencia da nossa Polícia em dois palitos!!!
"morto pobre" aciona a burrice de nossa Polícia tb em dois palitos …
Gente: que inteligência????
Nossa desunida Polícia (civil e militar) brigam por um merdinha de aumento
Continuamos a ver nossa brava PM na porta das padarias tomando pingado e comendo coxinha "na faixa".
Digo isso pq tenho amigo que é dono de padaria e me fala…
Que inteligência …
Sagarana
O PCC é ligado às FARC…
ZePovinho
O PCC fez um acordo em 2006,com o PSDB de Geraldo Alckmin e Serra,para aliviar.Aogra,parece,faltou cumprir algo-o que é característica do PSDB.
O PCC é cria do PSDB de São Paulo.
Sagarana
O PCC é ligado ao narcotráfico…
dukrai
fiote do Vampiro Brazileiro não é porque o dito cujo é híbrido, portanto estéril, improdutivo, vai-lá-e-não-resolve. Como já foi explicado aqui em outro comentário, ele é resultado da cruza do urutucano com a morcega-vampiro.
assalariado.
Enquanto isso aqui na periferia,também,por causa do trafico de drogas,a policia se "relaciona" como sempre de forma arrogante,com os pobres,e na maioria das vezes,só na base da ignorância,isto,quanto estão mais amistosos.Afinal de contas são treinados para pegar os três "Ps" (pobre,preto e puta),é como digo para os meus sobrinhos que entraram para PM,é o pobre prendendo o pobre…
Enquanto isso nos bairros de classe média,e da burguesia o trato é outro,melhor,a "educação" é outra… Mas uma coisa é certa,para acabar com as drogarias(pontos de venda) das drogas,será necessário mexer com os capitalistas da droga,ai caros,eles(a pólicia),terão que meter a fuça,cutucar,em outros bairros.O Abadia –(narcotraficante,preso num bairro burgues da grande São Paulo)– ele responderia melhor a esta pergunta… Com certeza os patrões,comandantes das drogas não moram nas periferias… Aí me lembro daquela pergunta;Quem corrompe a sociedade são os ricos,ou são os pobres?
ZePovinho
Digite o texto aqui![youtube P3UKx89E9Ic http://www.youtube.com/watch?v=P3UKx89E9Ic youtube]
O Brasileiro
É o cara!
Com tanta gente ainda passando fome e com tanta criança ainda morrendo na América do Sul, não faria nenhum sentido um guerra neste continente!
Remindo Sauim
Foi o burro do Índio que levantou o tema do narcotráfico. Pelo menos metade das drogas que entram no Brasil são para abastecer São Paulo, capital e interior. Ora, como os governos paulistas não combatem os traficantes neste estado da federação, é óbvio que a turma do PCC está cada vez mais forte.
roberto gomes
Aqui na minha cidade São carlos Interior de SP foi encontrado 75 KLs de maconha, se o FHC tivesse aqui ia ficar muito felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
Leider_Lincoln
O PCC, foi concebido, gestado, nascido, criado e engordado durante a longa noite tucana de São Paulo. De toda forma ele é, junto com a OPUS DEI, a FEBRABAN, a FIESP, a UDR, a CNA e a FENAJ, uma das "organizações sociais" que dão apoio ao mais preparado dos brasileiros, candidato do PSDB de São Paulo e Paranão ao governo do país.
O nome do candidato de toda esta gente (por ação ou omissão) é José Serra Chirico, ex- ministro de Fernando Henrique Cardoso, também do PSDB paulista. Ah, o número dele é 45! Quer apoiá-lo, leitor? Qualquer candidato com número 45, 25, 23 e 14!
Ah, Maluf, Roberto Jeferson, Roriz, Sérgio Maia, ACM Neto e nossos popularíssimos comentaristas Henderson, Dvorak e Klaus apóiam esta boa gente!
ZePovinho
Gostou da minha outra personalidade,Leider???Tirei das revistas FON FON.Advinha quem é…..É o Mi…..
duarte
Quem mais contribuiu para a barra pesada que serra enfrenta agora foi sua imprensa amestrada. Blindaram o cara por 6 anos, sem críticas e com muito puxasaquismo. Ele agora enfrenta uma série de críticas sem ter a mínima competência para respondê-las, e quando as faz, mais parece um bicho louco.Enquanto Dilma e Lula ja criaram calo com as calúnias do PIG, serra ainda coloca bandeide nas suas feridas. Grandes amigos…
O Brasileiro
É o que não devemos fazer com nossos filhos!
O Brasileiro
Huumm… então, para os tucano-demos traficante boliviano e FARCs não pode, mas traficantes mexicanos pode?
Ou o importante é esconder a sujeira para baixo do tapete?
P. S.: Quanto ao uso do termo "PCC", até poderia ser usado, se fosse contra um governo petista…
Carlos
Lavar, secar…
Mercado de varais e grampos de roupa em expansão…
beattrice
Azenha, com sua licença por postar fora de pauta, o LULA assume o MERCOSUL e o MERCA o PARLASUL, pode-se pedir por favor uma entrevista com o presidente do PARLASUL? SP agradece.
Ed.
Complementando "Emagrecer ou usar cinta", Não li o livro da Fátima, mas já li algumas de suas entrevistas.
Se considerarmos:
Suas competentes informações e opiniões.
A ridícula censura (no PIG), não citando o nome popular "daquela facção criminosa que… " (3 letras x "10" palavras")
As medíocres e pueris tentativas da midia dominante em nos fazer insistentemente de bobos ou néscios.
Só nos resta concluir:
PIG e "eles" … Tudo a ver!
Ed.
Emagrecer ou usar cinta? – (Parte 1)
Quem se lembra das estatísticas de sequestro em SP, que eram anunciadas como (p.ex:) mil e depois de uma denúncia, foi "corrigida" para TRÊS MIL (ou seja a anunciada era 1/3 da real. Um pequenino "equívoco" de 200%…
Ainda na época de Alckmin (pré-PCC), numa relação de trabalho, conheci um profissional que tinha relações com o sistema prisional. Seu sócio era do "ramo" (segurança pública).
Em diversas conversas, fui sendo introduzido ao "sistema" então sendo "implantado" (a "solução"): Um "acordo" (velado, obviamente, mas extremamente rígido) entre Estado, Policia e a "Grande" imprensa (PIG), onde notícias sobre crimes (em SP) deveriam ser "atenuadas" ao máximo, porque "não ajudava em nada" (e tem tantas outras cidades e estados para rechear as páginas policiais, não?).
O registro policial, como alguém já mencionou aqui, tinha "regras de exclusão".
E por último, o velho "esquadrão de limpeza" para evitar, digamos, atolar o judiciário com processos "desnecessários" e "aliviar" a população carcerária. Sempre poder-se-á alegar um tiroteio, resistência à prisão, acidente, etc. (se necessário ou houver testemunhas, que também poderão "ter que" ser eliminadas, dependendo da gravidade).
Em 2002 (ou 2000?), SP tinha um dos maiores índices criminais por habitante do mundo (ONU).
A partir do governo Alckmin, coincidentemente, estes indices caíram para níveis, digamos, "suíços"…
Nos últimos anos, voltaram a subir (risco eleitoral?!…)
Levando-se em conta o tamanho da cidade, a pobreza existente, a concentração de renda, um no. de.favelas similar ao Rio, a segregação urbana, o estresse geral, etc., é quase ridiculamente inverossímil que tais quedas espetaculares tenham existido. Seria um "case" mundial!…
Resumo da estratégia: 1) "Censura" ao crime (clima, PIG), 2) Controle do Registro 3) Eliminação sumária (sem barulho).
A verdadeira prevenção e combate ao crime é um mero detalhe…
Quão verdade? Não há como saber… Mas que tem tudo a ver, tem!
Charles
Eu fico imaginando se esses ataques fosse feitos num governo petista…………….A imprensa ia cair em cima , falar em despreparo para governar e dizer que o PT apoiava essa facção.
Mas como é um DESgoverno tucano , eles se calam e sentam em cima do proprio rabo.
Valentin
Pois é.
Há muito deixer de ver o JN pela tendencia indisfarçável. Ontem no Jornal do Record, em materia sobre os fatos envolvendo criminosos e a Rota, tambem esconderam PCC. Será que vou ter que mudar de novo?
Carlos Mangino
É o PCC é o Bin Laden do Serra, Daqui a pouco o PIG põe o turbante na Dilma.
dukrai
O Vampirinho é parente do Zé Chirico rs ?
Fábio
Tenho uma pergunta a fazer, Azenha: sou eleitor de Dilma, não gosto dos tucanos, em boa parte pela lembrança dos anos FHC, mas fiquei surpreso com o dado que a taxa de homicídio em SP caiu imensamente no governo tucano., e hj em dia SP tem a menos taxa de homicídio do país.
É verdade? Por que aconteceu esta queda? O resto do Brasil pode aproveitar algo da experiência de SP?
Daria uma boa reportagem, não acha? Sei que seria propaganda pra Serra, de algum modo, mas como cidadão brasileiro tenho grande interesse em saber sobre como resolver este que é um dos mais sérios problemas do país.
Fico surpreso ao ver tanta manipulação pro-Serra na midia e nada sobre algo que pelo menos no papel parece realmente bom.
Luiz Carlos Azenha
Vou investigar. Quem sabe seja mesmo uma boa pauta. abs
reginaldo
FAz alguns anos um delegado foi demitido porque disse que as estatisticas de homicidio estavam sendo encobertas por um expediente. Quando há, por exemplo, roubo de carro (nao furto, roubo), seguido de agressao com morte, o banco de dados conta o crime e o classifica pela primeira ocorrencia (o roubo), nao a segunda (o homicidio). Este é um elemento a checar.
IV Avatar
Tempos atrás foi apontado que as vítimas de arma de fogo ou arma branca quando encaminhadas ao hospital e vindo a morrer depois não constam na contagem de vítimas da violência em SP e sim por outras causas mortis, talvez ataque cardíaco ou outras consequências do balaço
Asssim fica fácil fácil derrubar os números da violência
Marat
A turma do Serra, devidamente acobertada pelo PIG, é especialista em maquilagens!
@xenocratesmello
É facil responder…
Em São Paulo não há disputas de território, pois só há uma grande facção criminosa: O PCC. Diferentemente daqui de Curitiba ou no Rio, onde as diferentes facções disputam entre si o controle da venda de drogas gerando notícias diárias de morte de jovens.
ZePovinho
A taxa de homicídio não caiu.Eles deixaram de registrar mortes como homicídio.Paulo Henrique amorim falou disso há uns dois anos atrás.
beattrice
Embora seja bastante difícil confirmar os dados, há indícios de subnotificação, pois, entre outras coisas, as tentativas de homicídio não são registradas como homicídios se as vítimas falecem depois de lavrado o B.O.
Scan
Os dados foram divulgados por quem?
Veja a entrevista:
"O PCC não perdeu força, ele perdeu divulgação… Quanto mais você esconde, menos você combate”.
Se o PCC continua com força, é pouco provável que o índice de criminalidade tenha caído. Mas pode ter sido escondido pela nossa imprensa imparcial…
Café
Corre a boca miúda que o PCC não quer assassinatos, especialmente no Centro da cidade porque atrapalham os negócios (narcotráfico).
Café.
Roberto Locatelli
Ridículo esse conluio da mídia tucana para não mencionar o nome "PCC", substituindo-o por "a facção criminosa que age dentro e fora dos presídios".
Lembra-me os filmes do Harry Potter, nos quais o nome do vilão Valdemort não é falado. Todos se referem a ele como "você sabe quem" e "aquele que não se diz o nome".
É como disse a Fátima: “Quanto mais você esconde, menos você combate”.
turmadazica
Igual o Bettelgeuse ; Bettlejuice…. Não pode falar o nome mais de 3 vezes… Eu só ouvi aqui e no Nassif… Nem vou lá no PHA hoje pra não dar zica…
beattrice
Com a diferença de que o Valdemort e Bettlejuice sempre se dão mal, mencionados ou não, enquanto em SP…
Lucemberg Matoso.
Cadê os serviços de “inteligência“de nossas polícias? o problema é que a corrupção corre solta!!!
beattrice
Sempre vale lembrar a declaração de ABADIA sobre o DENARC.
Marat
Os serviços de "inteligëncia" foram emprestados para a campanha. O vice deles é uma das provas de tal esperteza!!!
Carlos
"há alguns meses passou a fazer negócios com narcotraficantes do México"
PF tem outros mecanismos de controle ou só a CPMF permitiria controlar a circulação do dinheiro?
Ou as perguntas são outras?
Elvio
Não é necessário ser expert no assunto para reconhecer que a Fátima está certa. O PCC se fortalece, sim, mas como seu QG é paulista, não me espanta que a mídia local prefira acompanhar de longe o que acontece com esta organização.
Deixe seu comentário