Nota à imprensa
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República repudia veementemente matéria publicada hoje no Estado de S.Paulo insinuando que o governo faça vigilância sobre movimentos sindicais dos portuários no estado de Pernambuco.
É mentirosa a afirmação de que o GSI/Abin tenha montado qualquer operação para monitorar o movimento sindical no Porto de Suape ou em qualquer outra instituição do país. O GSI lamenta ainda a utilização política do tema, questionando a quem interessa tal tipo de interpretação neste momento.
Todo o trabalho do GSI e da Abin está amparado pelas Leis 9.883, de 1999, que criou o Sistema Brasileiro de Inteligência e a Abin como seu órgão central, e 10.683, de 2003, que estabelece ser do GSI a coordenação da inteligência federal. Sua atuação vem se pautando por uma ação institucional e padronizada, como ocorre em todos os sistemas democráticos.
Em nenhum momento o governo determinou ao GSI/Abin qualquer ação relativa ao tema referido na irresponsável reportagem do jornal.
Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
*********
Abin monitora movimento sindical no Porto de Suape
Apoie o VIOMUNDO
O Palácio do Planalto montou uma operação para monitorar a movimentação sindical no Porto de Suape, em Pernambuco, principal ponto de tensão entre a presidente Dilma Rousseff e o governador Eduardo Campos (PSB). Coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e executada pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a ação teve início há cerca de um mês.
Possível candidato à Presidência da República no ano que vem, Campos lidera o movimento opositor à medida provisória dos Portos, que, entre outras mudanças, retira a autonomia dos Estados de licitar novos terminais de carga. O governador pernambucano tem realizado uma série de reuniões com sindicalistas. Na pauta dos trabalhadores está, inclusive, a possibilidade de uma greve geral contra a medida.
A operação classificada como “Gerenciamento de Risco” foi desencadeada no Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e tem como foco justamente essa possível greve geral. Por isso, o governo disparou a operação para monitorar mais de perto os passos dos estivadores e a sua capacidade de irradiar, a partir de Pernambuco, paralisações nos portos brasileiros, algo que poderá trazer alto desgaste político.
A ação envolve uma equipe de infiltrados no Porto de Suape e a produção de relatórios de inteligência repassados ao general José Elito Carvalho Siqueira, que tem a atribuição de compartilhar informações “sensíveis” com a Presidência da República. A prioridade dada ao caso repercutiu na rotina do trabalho da Abin: os agentes envolvidos passaram a ocupar uma sala separada na agência de inteligência.
Simultâneo
A cronologia da operação é simétrica à movimentação política de Campos contra a MP dos Portos. No início de março, o governador se encontrou com a direção da Força Sindical. Na semana anterior, já tinha se reunido com a Intersindical Portuária de Pernambuco, composta pelos sindicatos dos Estivadores nos Portos; dos Trabalhadores Portuários; dos Arrumadores Portuários; e dos Conferentes de Carga e Descarga. Um governador do PSB, aliado de Campos também na oposição à MP, tem dito nos bastidores que o colega “pode parar o Brasil e o governo sabe bem disso”.
Um mês antes de deflagrada a operação em Suape, portuários de Santos chegaram a invadir um navio chinês para protestar contra a MP. O episódio, porém, não alterou a rotina do GSI. O maior porto brasileiro continuou a ser monitorado superficialmente pela inteligência do governo, “etiquetado” junto com os movimentos sociais na operação Mosaico – um painel eletrônico e atualizado diariamente com 700 cenários. As informações da Mosaico não são sigilosas e servem apenas para orientar a presidente e alguns ministros. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Leia também:
Comentários
Nilson
Reclamar de que? Ela tem esse direito? Tem sim, tem direito de reclamar,espernear e mudar essa situação ridícula que ela insiste em manter. Ela pensa o que, esta lutando contra quem manda e acha que vai se ser fácil? Já apanhou muito quando foi jovem, quer continuar apanhando depois que conseguiu o maior cargo do país? Só esse cargo consegue mudar o rumo desses milhares de jovens que não sabem nem que estão apanhando, tamanho abandono que foram expostos.
PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros
PQNAB! É lançado o pré-manifesto e estatutos do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros em 17 estados da ONNQ unidos a inúmeros movimentos e Entidades Negra ativistas e simpatizantes do Brasil que tem um pensamento em comum, o de assumir a responsabilidade e deveres para nossa comunidade e autonomia e conquistas nossos direitos resgatando e redimensionando o poder de nossos valores em favor de nossa comunidade e da nação. Brasil.Viva Zumbi! Brasil. Para maiores informações e adesões do PQNAB Partido Quilombo dos Negros Afrodescendentes e Brasileiros. pelos e-mails [email protected] / [email protected] / [email protected]
RicardãoCarioca
Por que a Dilma não usa o controle remoto contra o Estadão? Quem manda alimentar cobra?…
luiz claudio
Gostei colega,eles do pt gostam muito de dizer para controlarmos a midia pelo controle remoto,boa sugestão a sua,disse tudo,Dilminha ,lei de médios colega,liberdade de imprensa,rima com responsabilidade editorial.Somos livres para dizermos a verdade nada mais do que a verdade;mentiras com o intuito de manipular a opinião das massas a seu favor ou contra os desafetos é crime passível de punição ,sim e não ato de exceção(censura) como quer fazer acreditar esta nossa mídia tendenciosa e arrogante.Novo marco regulatória das comunicações e da imprensa já,para ontem.
Marcio H Silva
No conversa afiada, é divulgado que o Estadão vai demitir uns 50 jornalistas. Será que teremos mais blogs sujos para engrossar a resistência ao que há de pior em nossa imprensa?
Ronaldo Silva
Pilatos nem pode reclamar, ela mesma sustenta essa gente com gordas colaborações.
Julio Silveira
Por que a Dilma teima em ler o estadão, ela que leia a Folha, Ops!!!.
abolicionista
Ué, a Dilma não tinha “comprado a mídia”? Só faltou avisar a mídia…
Eduardo Guimaraes
Fiquem espertos leitores do Viomundo. Cuidado, se é possivel. A parte de Comentários do Viomundo está repleta de comentaristas interessados em implodir a imprensa alternativa que tem sido de grande utilidade ao cidadão que deseja verdades.Há inúmeros comentaristas cujo interesse é avacallhar com o momento atual das esquerdas e com a fôrça que os Blogs estão alcançando como fonte alternativa á imprensa de interesses familiares e economicos . É uma competição dificill. Ultimamente tem sido postados inúmeros comentários de interesses obscuros e outros veladamente destinados a ridicularizar as noticias seriamente postadas.
Ronaldo Silva
Ossos do ofício da democracia, que bom que todos posssam se manifestar conforme seus interesses.
Paulo Monarco
Ley de Medios pra que, né Mr. Presidenta? Se ainda houver humildade em vosso coração, leia as brilhantes palavras do professor Francisco Fonseca, aqui mesmo no “viomundo”. Quem sabe, um dia, sinta o sabor de soda cáustica Ades queimar boca e estômago ao se deparar com o caminho equivocado escolhido para a tal governabilidade plutocrática. Parabéns Presidenta, colhes o que planta, enquanto nós engolimos o que não queremos…
Nelson Menezes
Quem mandou não ter a lei de Médios.
Eliseu Pinto Teixeira
Você disse tudo José Richardo Romero
Leo V
Sinceramente, não sei se acredito no Estadão ou na Dilma.
Thomaz
Ora vejam, a ABIN é a agência de inteligência da Presidência da República, sua função é exatamente acompanhar a movimentação nas entidades de classe, nos partidos, governo, movimentos sociais e prestar contas tão somente à presidência. Agora vêm os agentes da Abin feito libélulas desmaiadas dizendo não acompanham a movimentação politica! Então a inteligência presidencial faz o quê? A presidente Dilma bate o pezinho reclamando da paisagem que a janela – o Estadão – mostra.
De Paula
Se a materia é forjada é só processar o(s) autor(res). Seria ferir com ferro, quem com ferro está ferindo blogueiros inocentes.
Rafael
Que infiltração de m…. seria essa que o Estadão já sabe???
Urbano
A irresponsabilidade é da prevaricação da lei dos meios de comunicação.
renato
Não acredito, A ABIN está tirando meus comentários.
Em várias matérias, aqui e no PHA.
Esta ABIN, está terrível, é só jogar contra seus interesses.
E lá vem ela.
Willian
Hum, seria estranho se ela dissesse que era verdade. Operação de espionagem confirmada por quem espiona seria a primeira vez na história.
O problema é que o Estadão não tem como provar a história, ao que parece.
Julio Silveira
Se não tem como provar, então…?
renato
É uma excelente operação.
De parabéns a Abin que não deixa seus
espiões aparecerem.
Se não fosse ABIn seria ABBUR.
Julio Silveira
Isso significa para vocês que dizer que um crime foi cometido é o que importa, mesmo sem que se apresente a vitima nem o criminoso?
Ronaldo Silva
…é a volta da velha fábula do grampo sem áudio de um ilibadíssimo ministro com um nobre senador…
maria de sobral
OI ela aí outra vez. E assim, dando mais corda. Tenhamos paciencia, parece impossivel ter, mas urge que tenhamos.
Moacir Moreira
Passarinho que dorme com morcego acorda de cabeça pra baixo.
Pedro luiz
O Paulo Bernardo é funcionário do BB.
Lu Witovisk
Alimenta as cobras, quer o que?
Francisco
E daí que o GSI monitorasse a questão? Não é sua função manter o presidente informado de assuntos estratégicos?
Ou o projeto do Estadão é intimidar o governante eleito e perfeitamente dentro da Lei para ele vir a saber, como Goulart, que foi derrubado ao ler as páginas do Estadão?
jaime
Existe o tempo de plantar… e existe o tempo de colher. Que seja uma safra recorde, dona Dilma!
Juventude do MST denuncia criminalização de blogueiros à presidenta; Dilma cala-se – Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Dilma diz que matéria do Estadão é mentirosa e irresponsável […]
J Souza
Acho que a SECOM está dando muito dinheiro para a Globo e pouco para o Estadão…
Ah, não. A Globo também fala mal do governo quase todos os dias!
Alemao
Imagina se não recebesse…
Vlad
Rezemos.
Oh Senhor, fazei com que o PIG não tenha documento, gravação ou vídeo que desminta o desmentido.
E que não “sejemos” obrigados a “se fingirmos” de apunhalados pelas costas de novo.
Amém.
Marat
Curiosa essa impren$$$a: Aqui em SP o governo pessedebista injeta milhões e milhões em assinaturas de jornais e revistas da direita arcaica e radical. Nestes meios de comunicação você raramente lê alguma matéria que mostre os erros (para falar o mínimo) do PSDB. Já o governo federal oferece muito mais grana que o governo de SP, e ainda assim é massacrado diuturnamente… Será que só o PT não percebe isso?
André Dantas
Percebe sim… Percebe a bastante tempo…
FrancoAtirador
.
.
O Estadão publicou uma mentira assim ?!?
Não pode ser! Não acredito nisso!
O jornal predileto do Paulo Bernardo
e patrocinado pelo Banco do Brasil
não faria uma safadeza dessas com Dilma!
Canto superior direito: ‘Patrocinado por
Marat
Tem que ter uma equipe (grande) que leia tudo o que o PIG escreve… A regulação se faz necessária. O PIG não pode se mover com dinheiro estrangeiro, do PSDB e da direita radical. Ela tem que ser independente. Ela precisa deixar de ser pig e voltar a ser Imprensa!
José Ricardo Romero
Daqui prá frente vai ser assim todos os dias. Bem feito para a Dilma, PT e Lula, que ficam puxando o saco dessa imprensa safada e mantendo estropícios como o bernardossauro e o Zé da justiça no governo. Criaram corvos e agora os seus olhos estão sendo comidos.
Fabio Passos
Mentirosa e irresponsavel e a conduta do PiG desde a participacao no golpe de 64…
Maria Thereza
Fora de pauta: como colaborar para o financiamento da luta contra a ditadura midiática? Tentei clicar no slogan, mas não apareceu mais nada.
Democratização da mídia, na pauta de sindicalistas da América Latina – Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Dilma diz que matéria do Estadão é mentirosa e irresponsável […]
Gerson Carneiro
Pudera… a Dilma fica dando pouco dinheiro pra mídia e ameaçando mandar embora o Paulo Bernardo! Depois não quer ser sacaneada.
Deixe seu comentário