O leitor que me fez mudar de ideia

Tempo de leitura: 8 min

por Luiz Carlos Azenha

A ideia de puxar o plug e simplesmente deslogar o Viomundo, depois de mais de 10 anos de existência, foi pessoal, familiar e amadurecida ao longo do tempo. Confesso: me emocionei com a tremenda onda de solidariedade de todos vocês nas redes sociais, que surpreendeu mesmo os meus melhores amigos. Minha mãe, de 88 anos de idade, recém-recuperada de uma operação de cataratas e, portanto, testando a nova capacidade visual no computador, riu muito de uma foto inventada pelo Gerson Carneiro, ainda que não tenha entendido muito bem o motivo de todo aquele fuzuê: estava muito mais interessada no programa da Fátima.

Em minha participação no I Encontro Nacional de Blogueiros, fiz duas observações em meu discurso: revelei minha antipatia à ideia de depender de governos, que mudam de opinião e de prioridades ao longo do tempo e que, frequentemente, acreditam que o dinheiro do Estado, que deveria ser investido em políticas públicas de longo prazo — por exemplo, na promoção da diversidade cultural e pluralidade de ideias — lhe pertence, quando este dinheiro é, evidentemente, público. Propus, na ocasião, uma cooperativa de blogueiros que vendesse clics coletivamente no mercado.

Meu segundo ponto: a crítica da mídia estava desgastada, como se fosse um pensamento único de esquerda, e era preciso gerar pauta e conteúdo próprios.

Explico: o grande poder da mídia corporativa no Brasil é o de definir a agenda do debate político. O tal consórcio midiático é formador de consensos: haverá um apagão que provará a incompetência geral do governo trabalhista, as filas de navios significam que é preciso privatizar os portos, a Petrobras é um fracasso e precisa ser “reestatizada” (isso do povo da Petrobrax, dos que faliram a indústria naval e que defendem a terceirização) e o mensalão foi o maior escândalo da História da República que merece um replay de 18 minutos no Jornal Nacional às vésperas da eleição municipal de São Paulo.

Embora não sejam mais completamente reféns da pauta da direita, os meios progressistas ainda subsistem dentro de um espaço de debate cujos marcadores são definidos pela grande mídia. Se o telejornal de maior audiência do Brasil tivesse dedicado uma boa parte de seus recursos e competência editorial aos incêndios nas favelas paulistanas, por exemplo, durante o governo do ex-prefeito Gilberto Kassab, é provável que um grupo muito maior de brasileiros se interessasse pelo assunto, cobrasse explicações e, lá no fim, seria levado pelo menos a especular se alguns episódios foram intencionais, obedecendo à politica de expulsar os pobres que tão bem serve à especulação imobiliária.

Nada disso aconteceu, obviamente e nenhum meio de esquerda que conheço detém os meios financeiros para bancar uma investigação de longo prazo sobre o assunto.

Portanto, voltamos à questão financeira e, apesar das generosas ofertas de ajuda que recebemos nas últimas horas, é óbvio que elas não resolvem os problemas de fundo, que são os que nos interessam. A ação que Ali Kamel venceu, apenas na primeira instância, nunca foi a questão central, mas sim a incapacidade de enfrentar a ofensiva da direita sem as mais simples ferramentas para fazê-lo.

Como tocar um blog que não aceita patrocínios de governos, empresas públicas ou estatais — uma decisão tomada porque esperamos que Globo, Veja, Folha e Estadão nos sigam — e ainda assim tenha capacidade de debater políticas públicas de forma relevante, sem apenas reproduzir opinionismo político? Acreditamos que o Estado deva adotar políticas que incentivem a diversidade e a pluralidade, conforme previsto na Constituição. Que combata a propriedade cruzada. Acreditamos que o Parlamento deve cuidar do Direito de Resposta, uma forma de evitar a judicialização que leva desiguais para se enfrentarem num campo em que prevalece o poder econômico — dos advogados e lobistas.

Apoie o VIOMUNDO

Isso se agrava pela nossa leitura da conjuntura internacional, que continua muito negativa: depois dos baques de Wall Street e do euro, o neoliberalismo se reorganiza num poderoso tripé: na indústria financeira, que pendurou e continua pendurando a conta nas costas dos direitos sociais, na crescente influência do dinheiro no processo político — basta ver a decisão da Suprema Corte Americana que permite às corporações doarem a campanhas como se fossem ‘indivíduos’, de forma ilimitada — e, acima de tudo, em uma mídia oligopolizada, de discurso quase unificado, que acima de tudo defende seus interesses econômicos associados ao neoliberalismo. Quando foi o último trabalho de fôlego da imprensa paulistana sobre o adensamento da cidade, se saem todos aqueles anúncios da Abyara nas edições de domingo?

Com as grandes corporações de mídia, vivemos uma espécie de Gulag ao contrário: nosso corpo está livre, mas nosso pensamento frequentemente é prisioneiro de uma pauta que não nos interessa e, mais que isso, desconhece o interesse público, precariza as relações de trabalho e concentra ainda mais o capital na mão de poucos.

A contra-ofensiva neoliberal está em andamento, acreditem: pelo urânio do Mali, pelo petróleo da Líbia, pelas reservas do Orinoco na Venezuela, pelo gás boliviano, pelo pré-sal brasileiro. O neo-imperialismo não obedece apenas às regras clássicas, de conquista militar.  Associado a interesses nacionais, ele faz lobby no Congresso, compra bancadas e trabalha silenciosamente nos bastidores. No Brasil, a mídia corporativa, concentrada em níveis inéditos, é uma espécie de aríete, capaz de arrombar a porta e implantar ministros-lobistas num governo do Partido dos Trabalhadores!

Sempre perspicaz, o senador Roberto Requião revelou o que está por trás da “falência” da Petrobras, por exemplo.

Estamos entregues às grandes corporações, que implantam vastas extensões de eucalipto, criam empregos de alta qualidade em seus países de origem, agregam valor à terra e ao sol brasileiros, exportam água embutida em seus produtos e nos deixam com os danos ambientais. Vale o mesmo para o agronegócio.

Estamos entregues em Carajás, com o fenomenal trem que arranca o minério num ritmo que não obedece a prioridades brasileiras, mas às necessidades de lucro da associação entre o grande capital internacional e o trabalho escravo chinês, que produz as bugigangas posteriormente exportadas para os Estados Unidos, via Wal Mart, para entre outros motivos manter baixa a inflação e dar à classe média local a sensação de que ela consome, logo existe!

Como se diz no Amapá, foi o manganês da Serra do Navio que financiou o Plano Marshall!

Estamos entregues na transformação dos rios amazônicos em fontes de energia para as grandes mineradoras; Tucuruí nasceu do interesse do Japão de se livrar de suas indústrias eletrointensivas e poluentes. O Brasil fica com o trabalho sujo, enquanto eles desenvolvem alta tecnologia e os empregos do futuro em solo japonês.

Nada disso é discutido com profundidade em nossa grande mídia.

Nosso único recurso — o daqueles que pretendem discutir questões essenciais ao futuro do Brasil sem o cabresto da mídia — é a solidariedade humana, que foi o que vocês demonstraram com profundidade nas últimas horas. Recentemente, li na revista Economist — de todos os lugares! — uma pesquisa sobre a necessidade que as pessoas têm de de sentirem úteis ao mundo, de deixarem sua contribuição, de acreditarem que fazem a diferença. Obviamente o viés da revista servia às grandes empresas, já que as estimulava a incentivar os empregados a se engajarem em ações filantrópicas. O altruísmo de funcionários utilizado para valorizar a marca!

Mas a solidariedade genuína, idealista e altruísta de todos vocês finalmente me convenceu. A mensagem decisiva veio do João Carlos Cassiano Ribeiro, que não conheço pessoalmente, via Facebook. Diz:

Boa noite!!!!
Não sei se o Azenha vai ler isto, mas gostaria que servisse de incentivo.
A um bom tempo me acostumei a ler blogs e abandonar jornais escritos.
Quando aconteceu o primeiro blog que conheci foi o Viomundo, desde então aprendi a conhecer o mundo pelo seu site.
Gosto dos colaboradores e fotos das reportagens históricas feitas pelo jornalista.
Hoje acordei incomodado com o papel que a tv e o CQC exercem na nossa vida. Passei o dia incomodado com o baixo nível intelectual da tv e o comportamento fascista que noto nela.
Até imaginei que se fosse eu no lugar do Genoino ou do Clodovil durante a agressão a que Pânico e CQC os submeteram, acho que não suportaria.
Ser humilhado em frente a tv toda semana, não sei se aguentaria.
Fiquei feliz ao ver seu post sobre seu pai, imaginei que os fascistas passarão mas os bons permanecem sempre. Foi um sopro de alegria na minha tristeza.
Como já havia acontecido em outras oportunidades com o Viomundo, resgatei um pouco da dignidade e do respeito ao ser humano, voltei a acreditar na capacidade criativa e na solidariedade humana.
Respeito sua decisão e compreendo sua necessidade, mas me sinto um pouco órfão com o fim do Viomundo e triste em ver o jornalista abandonando uma das frentes de trabalho por força da opressão.
Choro ao escrever essas palavras pois sei que perdemos um espaço vital para nossa luta. Não sou colaborador e nem costumo interagir com o blog, sou um leitor anônimo e aprendi a observar o seu blog como um filho observa o pai e aprende e se orgulha de estar por perto.
Nossa luta não é partidária ou governamental é pelos mais fracos e pela dignidade humana.
Sempre o terei como amigo sem nem o conhecer, pois me orgulho dos meus amigos e me orgulho muito de você!
Obrigado por ter tido no Viomundo os melhores exemplos de humanidade e um espaço em que sempre me senti à vontade.

Achei muito bacana ver que um trabalho coletivo como o nosso, organizado por poucos mas que afeta muitos, ainda que precário e improvisado, seja capaz de tocar desta forma uma pessoa.

Assim sendo, depois de longas horas de conversa com a Conceição Lemes e o Leandro Guedes, pensamos num jeito de refundar o site (com o nome provisório de, rsrsrs, Democratas).

Uma consulta ao Comitê Central, sempre munidos dos tomos leninistas, nos levou a decidir:

1. Conceição Lemes ([email protected]) se torna a editora-chefe do site, encarregada também da relação com nossos 40 mil seguidores no twitter/facebook;

2. Leandro Guedes ([email protected]) adotará um mix de todas as sugestões que nos foram feitas por vocês sobre crowdfunding, além de perseguir eventuais patrocinadores que vocês nos sugerirem; o dinheiro arrecadado com o crowdfunding será todo reinvestido no site e não será utilizado para bancar advogados, dos quais já contamos com os competentíssimos Cesar Kloury, Idibal Pivetta, Airton Soares e um importante escritório de Brasília que ofereceu ajuda solidária.

3. Eu me afasto do compromisso diário de passar de 5 a 10 horas diante de um computador aprovando comentários, traduzindo e publicando textos. Torno-me um repórter voluntário e não remunerado, além de escrever os tradicionais comentários sobre mídia e política.

4. Passo a aceitar, sempre que compatível com minha agenda profissional, todos aqueles pedidos de entrevistas de estudantes, palestras em universidades e conferências, se possível associadas a oficinas sobre as redes sociais oferecidas pela Conceição Oliveira ([email protected]), que entende tudo do ramo.

5. Acima de tudo, passo a me dedicar à área de minha especialidade, que é a produção de vídeos, mini-docs e docs.

Aqui, uma explicação se faz necessária. No modelo acertado com o Leandro Guedes, da Café Azul, que há meses já vinha estudando o assunto, os leitores poderão tanto indicar as pautas quanto aprovar nossas propostas.

Exemplo: o Gilberto Nascimento quer escrever uma investigação sobre o poder da Opus Dei no Brasil. Calcula o tempo que vai levar e a remuneração adequada, por valores de mercado, à tarefa. Colocamos uma espécie de contador para acompanhar o avanço da meta. As pautas financeiramente aprovadas serão feitas.

Outros exemplos hipotéticos: a Conceição Lemes quer ir a Minas Gerais investigar o choque de gestão dos governos Aécio/Anastasia.

Há mais de um interessado em fazer um mini-doc sobre o impacto da Globo nas eleições de 2006 e 2010.

Serão trabalhos jornalísticos, não de militância, sobre assuntos que a mídia corporativa brasileira simplesmente desconhece, por não se adequarem àquela pauta única a que me referi acima.

Eu, por exemplo, gostaria de investigar pessoalmente o massacre de Felisburgo, em Minas Gerais, até hoje impune.

O Lino Bocchini poderia ser convidado para fazer a Coleção Folha: Como Rose Nogueira ‘abandonou’ o emprego durante a ditadura.

A Beatriz Kusnir, se aceitasse, poderia fazer uma versão em vídeo do livro Cães de Guarda, aquele que narra o colaboracionismo da mídia brasileira com a ditadura militar.

O Amaury Ribeiro Jr. poderia ficar encarregado, à lá Andrew Jennings, de perseguir e exigir explicações dos privatas que andam por aí. Nosso Michael Moore.

Minha ênfase nos vídeos se deve ao fato de que, eventualmente, eles vão dominar a internet, à medida em que as conexões se acelerarem.

Finalmente, queremos aproveitar o imenso potencial de jornalistas — e quantos!!! — recentemente demitidos, que deixaram suas empresas com boas histórias para contar e projetos nunca realizados.

Quem sabe vocês nos ajudam a financiar o sonho destes colegas.

Portanto, depois de muito matutar, acreditamos ter chegado a uma proposta que permitirá ao Viomundo não morrer, mas renascer das cinzas.

Aguardem, que as mudanças serão implantadas lentamente, inclusive em todo o visual do site.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

milton

Azenha. O que seria de nós sonhadores se não fosse a utopia. Ela alimenta nossas esperanças e dá-nos confiança fazendo acreditar que a espécie humana tem solução. Entretanto, para que sua realização aconteça, o lucro terá que ter regressão progressiva. Pensando assim é que acredito nos homens de boa vontade, entre eles, sem dúvida você. Quando iniciei o escrito foi pensando na minha utopia de agora: não temos, os homens de bem, o direito de pensar em um canal de TV que se oponha à mídia de direita? Será que a Dilma negaria? Meu fraterno abraço.

SILOÉ-RJ

Ainda bem que foi só uma pausa para meditacäo.
Sabia que esse bom filho näo fugiria da luta.
PARABÉNS e OBRIGADO.

Luca K

Só agora vi q o viomundo ia sair do ar!! Parabéns por terem mudado de idéia!
Uma coisa me agrada sobremaneira neste espaço: o respeito à liberdade de opiniões! Coisa rara. Tanto em blogues de direita quanto de esquerda, opiniões contrárias, particularmente se bem embasadas, são apagadas.
Por aqui não! Continuem assim!
[]s

hc

Não são só blogueiros que estão sendo cerceados do direito de manifestação do pensamento, tem casos que no meu entendimento extrapolam. Imaginem alguém se privados de acessar redes sociais (a exceção de preso). Eh o fim, a pesar de vir do estadão não da pra deixar de lado essa aberração.

Pitagoras

Faço coro com o leitor João Carlos, sem tirar nem por. Só penso que você não tem o direito de desplugar o blog. Mudo de país caso aconteça.
Porque não montar um esquema de colaborações voluntárias recorrentes e/ou doações individuais para manter esse espaço vital daquilo que se fala muito e pouco se faz: democracia?

Aracy

Ideia excelente. Vamos em frente e vida longa ao Viomundo e seus colaboradores. Contem com minha participação.

maria de sobral

A proposito, cade a conta pra gente depositar? Ou ja fizeram e eu to como aqueles lá que nao prestam atençao aos projetos?

Pensador

[…] Globo, Veja, Folha e Estadão […] Faltou citar Carta Capital…

Às vezes, a Folha e Veja até criticam a base aliada da oposição do atual governo. Carta Capital, por outro lado… nunca fez isso. Longe disto, assim como a maioria de seus leitores, chegam aos extremos da insanidade de defender “marginais” como José Genoino e José Dirceu.

Sempre acreditei na dialética construtiva, de um lado o conservadorismo que impede que os ditos “ideais progressistas” se transformem em uma distopia, ao invés da tão prometida utopia… e de outro os ideais mais afoitos às mudanças, que impedem um status quo engessado. Esta é uma das razões de também ser assíduo leitor do vio mundo, apesar de me considerar em essência conservador. Gosto de confrontar informações. É bom, útil, construtivo e produtivo.

O Viomundo, é um exemplo de site que pouco ou nada critica a base aliada do atual partido que está no poder. Longe disso, em alguns momentos chegar a querer tampar com o tapete a sujeira que o infesta. Nisso não é tão diferente das revistas e periódicos que tanto critica.

Concordo com as opiniões manifestas pelo autor do artigo. Aproveito para expor as minhas. Mesmo dentro do Direito Constitucional, ramo de estudos do Direito Público, os direitos fundamentais não absolutos. A vida por exemplo, apesar de ser um direito irrenunciável e intransferível, não é absoluto, sob pena de trair sua própria função. A tolerância é bem vinda, mas da forma como está sendo posta, sem freio algum é ruim. Um dos temas mais polêmicos é o casamento gay, pergunto-me se realmente valeria a pena em prol de um movimento de minoria desvirtuar o sentido original do que entendemos por família e casamento. E olhem… aqueles que alegam que cada um tem direito de fazer o que deseja, pesquisem mais… uma das propostas do governo é retirar dos livros didáticos de crianças de 06 e 09 anos, imagens que contenham a tradicional família (marido, esposa e filho) seria proibidas… dentre tantas outras coisas. Qual será a real dimensão da liberdade próxima geração criada nesse meio? Afinal… o homem é fruto do meio (naturalmente há exceções)

Alexandre Costa

Olá Azenha, sou Alexandre Costa leitor assíduo de seu blog.
Há pouco mais de 2 anos vc publicou uma postagem com meus vídeos mostrando que houve uma armação dentro do ninho tucano que provocou o episódio Bolinha de Papel.
http://www.viomundo.com.br/politica/a-bolinha-de-papel-e-a-camisa-azul-do-atirador.html
Você e Rodrigo Vianna republicaram isso.
Blogs como o seu nunca podem deixar de exitir.
A internet é o mundo, e todos temos acesso. Mas os porta-vozes dos quase anônimos como eu são você, o PHA, o Nassif, o Vianna.
O vídeo que fiz fez muita gente abrir os olhos na eleição da Dilma. Mas nada aconteceria sem o seu blog.
Alías, vou aproveitar a deixar um outro trabaho pra vc.
PH e Vianna publicaram que o vídeo da armação tucana na Bolinha de Papel gerou uma denúncia no Ministério Público (veja em http://www.rodrigovianna.com.br/outras-palavras/caso-bolinha-de-papel-e-investigado-pelo-mpf.html).
O que deu isso? Eu mandei email para o grupo Tortura Nunca Mais mas ninguém me respondeu.
Tem como descobrir como está a investigação?
Abraços e vida longa ao Viomundo!

Alexandre Costa

Fátima

Caro Azenha, fico muito feliz com sua decisão e ainda mais com o novo formato do site. Estamos mesmo precisando de um jornalismo de verdade. A mídia tradicional brasileira transformou-se em órgão oficial da direita neoliberal. Parabéns por sua persistência e pela garra. Sou mais uma com quem pode contar.

Irineu

Azenha, e leitores ilustres.
Muitas coisas acontece durante nossa existencia e as vezes os fardos são mais pesados que nosso merecimento, pois ha muitas ciladas articuladas de forma traicoeira e mordaz.
Mas as vezes surge uma luz na fresta de nossa janela que nos fortalece e nos faz caminhar novamente.
Tenho lido sempre seu blog , embora meio ausente nos comentários
Seu blog é mais denso, mais profundo, com mais informaçoes
E não podiamos ficar órfaos depois de estarmos acostumados com o “pai” da informação, esse que estende a mão e abre a visão.
Azenha, em meio a tanta sacanagem precisamos ser fortes e mais unidos para seguirmos.
A midia (PIG) é totalmente elitizada , é a lei do covarde , do mais forte , do disaforento, do afrontador.
É simples Azenha, diante de tanta coisa acontecendo a midia (PIG) pega um e o transforma em “diabo” manipulando o povo e preparando para uma possivel guerra do “anjo” contra o “diabo” sendo que o “anjo” é o verdadeiro “diabo”….veja o caso recente da Coreia do Norte como denigrem ela, dizem que é uma afronta ao mundo…….mas a midia (PIG) nao fala de bases dos Eua que manobram com frequencia no territorio correano…..Será que se Canada e Mexico tivessem poder belico e ficassem fazendo testes e sobrevoando a regiao do Eua,como seria o comportamento dos Eua e da midia (PIG) …..Isso é o que os Eua esta fazendo na coreia do norte com a ajuda da velha Mídia(Pig) E TEM OS FILMES TAMBEM QUE MANIPULAM, E TRANSFORMAM OS EUA EM SALVADORES, E SÃO OS MAIS ASSASSINOS..HOJE ESTREIA UM CITANDO NORTE COREANOS COMO TERRORISTAS QUE INVADEM A CASA BRANCA…PESSOAL, ASSIM QUE AGEM….MANIPULANDO….Viva Viomundo!!! Abraços Irineu Amorim

Leonardo

Não podemos se entregar pros homens, mas de jeito nenhum amigo e companheiro!

Vamos fundar a InformaçãoEsperança somente com o compromisso com a verdade e a justiça social ampla e irrestrita! Grande a idéia de fundar uma coooparativa de um internauta do blog.

Parabéns pela atitude Azenha!

Abelardo

Agora, eu acho, estou refeito do susto. Pô, Azenha vc pegou pesado! Seus leitores, também, são seus seguidores e como ficariam sem você? É claro que os motivos foram dos mais justos, porém, bem lá no fundo, penso que o que realmente produziu mais peso para que você continuasse é o seu espírito fraterno, seu senso de solidariedade e de combatividade. Sabemos que poucos são os bem intecionados que são reconhecidos pelo povo e que os ajudam, com sua luz, a optarem pelo melhor caminho para a conquista da igualdade e da justiça. Você é desses poucos combatentes iluminados que contam com a nossa admiração, simpatia, atenção e adesão. Vai ser bom descentralizar um pouco as funções, porque ficarás mais disponível para enriquecer mais ainda a qualidade de seu trabalho, que já é admirável. Boa sorte, muita luz e muita proteção nessa nova fase que começa a sair da incubadora. Já que você mesmo disse que o leitor que o fez mudar de idéia, uma boa homenagem para o nome do blog pode ser “O Leitor”. Vamos em frente, resistir é preciso.

Flavio Zimmermann

vamos lutar pela democracia de ideias, amigo
parabéns pela persistência

JORGE CORREA LIMA

Azenha.

Primeiro,parabéns por não fugir da luta e, luta é coisa de sangue, é de origem, é de dignidade, é de nação.

Nossa nação é o povo brasileiro, aquele que decide no voto os nossos atuais e futuros caminhos.

Somos aroeira bruta, juntamente com esse povo maravilhoso.

Assim Azenha, não desista nunca e de nada, simplesmente, porque a FILA ANDA.

Um abração e parabéns mais uma vez.

A LUTA CONTINUA E CONTINUARÁ ETERNAMENTE.

Jose Francisco Araujo

Caro Azenha,

Se estivéssemos cercados em Stalingrado pelas tropas nazistas e tivessemos uma bala sómente eu, ainda assim, não desistiria. Não tenho seu talento com as palavras, só sei que pessoas como você podem ser nossa última bala, portanto não falhe na hora de dispararmos.

Super abraços !

Francisco

Vanderlei Ribas

Por um momento fiquei pasmo pois não sabia da possibilidade de se acabar com esse espaço que uso para me informar e me inconformar com a nossa política e nossa sociedade.
Enquanto a maioria da nossa população aguarda ansiosa a Folha, o Estadão e o JN para se “informar”, eu busco nos artigos aqui postados e em outros blogs a minha informação.
Portanto Azenha, nada de desistir. Faça as “reformulações” necessárias e siga impávido contando com nós os seus seguidores impérvios e resolutos.

vania maria

blogueiros unidos jamais serão vencidos…

viva o Brasil!!!!
viva a blogosfera!!!
viva os blogueiros sujos!!!

Adhemar

Felizmente se vê a “fumaçinha branca” sair do VIOMUNDO.
A PIG encontrou o caminho mais rápido para amordaçar a blogosfera progressista e crítica, que em sua persistente luta pela divulgação da verdade, se uniu mais uma vez e prevaleceu a boa notícia de ser criado o fundo comum de auto-proteção.
Pela crítica social se abre o acesso a reconstrução de novos pensamentos libertários. E o VIOMUNDO sempre liberou sua pauta para o avanço humanista.
Se percebe que a tentativa de censura via justiça que utiliza a mordaça da repressão, empreendida pela GLOBO contra o VIOMUNDO, libertou novas forças ainda não conhecidas de jornalistas tenazes e persistentes.
Acreditamos que este é um importante momento para o VIOMUNDO, principalmente para o novo blog que nasce provisóriamente como DEMOCRATA.
Poderia também ser chamado de FENIX, que sai das cinzas e libera novas energias, depois de uma tremenda turbulência.
O nome que vir a ser adotado de qualquer forma será a continuidade de uma luta com vencedores, onde os vencidos continuaram com suas rasteiras traiçoeiras.
Se imagina que com esta feroz persistência, outros comunicadores não aceitaram a derrota como censura da grande imprensa.
Parabéns AZENHA por mais esta virada de página, assim como teus amigos que te reanimaram a enfrentar o dragão.

Valmont

O Viomundo se tornou uma referência para mim e para muitas pessoas, às quais recomendei, porque, para nós, ele representa uma reserva de verdadeira liberdade de expressão nesse cenário desolador dominado pela mídia conservadora. Uma reserva ética nesse mar de imoralidade em que se converteu o falso jornalismo de uma imprensa corrompida e comprometida com interesses escusos.
Após essa reviravolta, fico muito feliz em ver que essa “reserva” será fortalecida, renovada e ampliada com a ajuda desses milhares de pessoas que, como eu, colaborarão para manter esse oásis de liberdade informativa.
Parabéns a todos os companheiros que estão empenhados nessa luta.

Gostaria de referir a experiência de sucesso do The Real News Network (therealnews.com) que se mantém graças ao chamado “crowdfunding”. Sou um humilde colaborador desse empreendimento, que recebe doações de todo o mundo e hoje representa um dos mais importantes meios de informação, por apresentar versões alternativas dos fatos que antes eram monopolizadas pelas grandes corporações midiáticas transnacionais.

No topo da página se lê:

NO ADVERTISING, GOVERNMENT OR CORPORATE FUNDING
Uncompromising journalism depends on you
DONATE!

Vamos começar a campanha pelo maior site de imprensa alternativa do Brasil!

“O leitor que me fez mudar de ideia”, diz Azenha |

[…] abaixo a nota originalmente publicada no blog Viomundo, por Luiz Carlos […]

Luiz Carlos

Sábia decisão. Ficou claro que os blogueiros, isolados, são presas fáceis destes lobos. A união em projetos de porte e a constituição de fundo para a defesa na área jurídica são os primeiros passos para constituir uma imprensa democrática mais forte. Eu me coloco a disposição para colaborar, inclusive financeiramente, com o maior prazer. E só me contactarem. Vamos em frente.

José Carlos Saores

Azenha, esta foi a melhor notícia do ano até agora.
Como diz o corintiano: Você é nóis, Azenha.
Mas não posso deixar de fazer a piada.
Não é 1º de Abril não, né?
Valeu Azenha. Seu blog é indispensável.

Substantivo Plural » Blog Archive » O leitor que me fez mudar de ideia

[…] aqui […]

rodrigo

Ola’ apenas uma info. Conceicao tire seu email principl do Uol, o inimigo estavai e pode acessar qdo quiser sua cx de email

Jane Oliveira

Companheiros, vamos nos mobilizar e ajudar a Coreia do Norte a enfrentar o avanço do imperialismo ianque, em seu território. Há uma lita rolando na internet contendo nomes de bravos companheiros dispostos a ajudar o sofrido povo norte-coreano, que busca manter sua independência frente ao Império. Vamos ajudar no que pudermos.

FrancoAtirador

.
.
Uma Observação:

Pode até ser que o Trabalho Coletivo do Blog

seja feito de forma instrumentalmente ‘precária’

e, diante da carência de colaboradores, ‘improvisada’,

mas é o que lhe dá um caráter artesanal especial.

O acabamento de toda obra colaborativa só se vê depois

da participação de todos os que ajudaram a construí-la.
.
.

Claudio

Nosso microfone não foi desligado,
nosso megafone não foi silenciado.
Anunciaram que o herói estava morto
mas esse retorno nos trouxe conforto

A perfeita “volta dos que não foram”
é uma luz para aqueles que oram
pela permanência desse canal verdadeiro
tão útil no cenário brasileiro

Gente baixa de hábito imundo
tentaram queimar o Viamundo
colocando-o na estufa

Pois que o crowdfunding venha
Que ajudemos o Azenha
juntos todos, suspiramos: UFA!

Renato Lira

Creio que o leitor falou por todos nós que não nos sujeitamos à truculência dessa mídia venal, antidemocrata, imoral, corrupta e subserviente que globo e afins representam. Não esmoreça, Azenha. Tamo junto.

Alex Furlan

Parabéns pela decisão !!!

Pedro luiz

Quando meu irmão me falou do blog do azenha dom a seguinte frase:O blog do Azenha é de bom conteúdo, é blog prá ler e divulgar para todos os “brasileiros que são brasileiros”. Para nõs que acreditamos num país com justiça e melhor igualdade social.AZENHA, o viomundo é blog BRASIL e, meus filhos 17 e 14 anos já estão plugados. Por eles, pela juventude do país e sua formação política…vá em frente.Pelo BRASIL.

Ricardo da Costa

Azenha, aqui em Florianópolis, um blogueiro que tinha um blogue chamado Tijolada do Mosquito, foi morto pelas denúncias que fazia. E até agora não identificaram o assassino. Disseram que ele se matou.
Há formas de informar o povo. E o seu blog é uma dessas formas.
Só que nem todo mundo tem computador.
Principalmente o povo pobre que mal sabe ler, mas vota sem querer, em cretinos que fazem justamente o oposto do que pregam…
Eu não sou nenhum bem letrado e PHD em qualquer coisa, mas creio que tenho algumas idéias para que esse povo sofrido, receba tais informações…

Leonardo Lani de Abreu

Cara, não sou rico, mas me comprometo a te ajudar financeiramente, basta informar a conta.

JOTACE

Caro Azenha, parabéns ao Brasil por sua patriotica decisão e dos demais da equipe! Abraços, Jotace

Armando do Prado

Adelante. Só para (do verbo parar) o que está morto. A luta continua.

Maria Izabel L Silva

Como leitora do blog, dentro das minhas forças, quero ajudar. Assino qualquer coisa, faço contribuições financeiras por telefone ou por qualquer outro meio. Quero ajudar … Se existe alguma coisa que eu possa fazer para manter esse espaço com todo vigor, quero fazer.

Luiz com Z

Xará, nada como fazer do limão uma bela limonada suíça pra recompor as defesas, reabastecer o ânimo e dar um belo reboot nas idéias. Tenho certeza absoluta que, da ameaça de morte que se transmuta em renascimento, nasce o mais belo horizonte. Que o digam as reconciliações de casal que, não raro, transformam-se em filhos e filhas. Da minha parte, me comprometo a divulgar que o mundo que nós vimos junto contigo não vai acabar, simplesmente ser refundado de forma muito mais pujante, aguerrida e positiva. A gente morre de muita coisa, mas ressuscita na solidariedade. Grande abraço.

Azenha diz que ‘Viomundo’ fica, graças a leitor | Cascavilha – Quem procura, acha.

[…] Mas passará por mudanças. Leia o texto em que o jornalista Luiz Carlos Azenha anuncia a decisão: O leitor que me fez mudar de ideia por Luiz Carlos Azenha A ideia de puxar o plug e simplesmente deslogar o Viomundo, depois de mais […]

Ricardo

Excelente notícia!

Zepol

Então…quero agradecer ao internauta João Carlos Cassiano Ribeiro, que deu o “tiro de misericórdia” no pessimismo do Azenha e o convenceu a voltar. Estou muito feliz porque com tudo isso nos reinventamos e voltamos mais fortes. Nem mais um passo para trás, a não ser para tomar impulso!

Arthur Saraiva

Azenha, você reinventou o jornalismo. Isto não é um simples post, é um manifesto! Acabei de me arrepender de não ter virado jornalista. Se um dia eu escrever alguma coisa publicável farei questão de publicá-la no Viomundo. É piegas, mas você virou um herói. E bote em pé essa história de crowdfunding, vou contribuir.

Alexandre Aguiar

Para não fugir do lugar-comum, toda crise gera uma oportunidade criadora. Parabéns pela luta e pela capacidade de resistência.
Os fracos optam pelas cercas, os fortes saltam sobre elas.

maria nadiê rodrigues

Caro Jornalista Azenha, graças a Deus você pôde ver sua importância como Blogueiro, como são importantes Nassif, PHA, entre tantos outros. Nós mortais somos seguidores de vocês pelo valor de todos, mas sobretudo porque é grande a angústia em vermos o descompromisso com a verdade por parte do jornais e jornalões. Nada sobre das televisões, que, de fato, imprensam as horas dos jornais nacional, deixando muito a dever. A nossa imprensa é uma piada. Sobra para nós, que precisamos nos informar, que desejamos estar atentos aos problemas do Brasil, ler e seguir vocês, jornalistas credenciados, sérios, e respeitosos com seus públicos. Imagine se você e outros blogueiros progressistas fechassem essas portas. Nem pensar. Parabéns pela sua última decisão. Estou feliz.

Luís de Assis

Valeu, Azenha!, é isso aí, é o tal negócio, “render-se, nunca, retroceder, jamais”!, e conte conosco no que precisar!

Scan

Parabéns, Azenha, pela acertada decisão de manter vivo o Viomundo e com ele insuflar um pouco de vida também nos seus leitores.
E um muito obrigado ao João Carlos Cassiano Ribeiro.

Antonio Sousa

Azenha, muito obrigado por permanecer conosco.
Para nós leitores e comentaristas eventuais é fácil pedir-lhe que não fuja à responsabilidade daquilo que cativou. Você é quem sente na pele.
Sou leitor assíduo do Viomundo há bastante tempo e procuro no seu blog a explicação que levo aos meus filhos quando a memória me falha no tocante à história política recente do país.
Sou petroleiro, participei da histórica greve de trinta e um dias em 1995 quando vi nos telejornais minha categoria ser chamada de baderneira por defendermos o patrimônio público contra a sanha privatista do FHC. O Viomundo é um dos poucos espaços que temos para contarmos nossa história. Seus textos são ricos e por vezes poéticos. Saiba que pessoas como você fazem a diferença.
Muito obrigado, estamos consigo sempre.
Um forte abraço,
Antonio Sousa/Natal-RN

Blog Resistência Indígena Continental

Nós do Blog Resistência Indígena Continental nos solidarizamos com o Blog Viomundo. Ressaltamos a aliança entre a mídia empresarial e a ditadura militar que causou danos imensos a milhares de indígenas no território brasileiro, os quais até hoje não foram indenizados pelo Estado Brasileiro e mal são reconhecidos como vítimas pela Comissão Nacional da Verdade, ainda que a psicóloga Maria Rita (responsável pelos crimes da ditadura militar contra indigena) muito se esforce. Que as Bençãos do Grande Espírito deem vida longa ao Vosso Blog.
RESISTENCIA INDIGENA CONTINENTAL !!! ANO 520 !!!

ricardo silveira

Foi um fim de semana meio triste. Fico feliz por vocês terem encontrado uma saída. Parabéns!

Defenestrando pinhosol

Sugiro uma grande pesquisa e posterior reportagem sobre os gastos em publicidade dos governos. Todos – federal, estaduais e municipais. E, em seguida, havendo “pernas”, sobre os gastos com CCs.
Vida Longa ao VIOMUNDO!
Ricardo Schiavoni

Lu Witovisk

OBAAAAAAA!!!!! Agora sim!!! Depois desses dias de farol baixo, uma grande notícia!

Podem contar comigo, não tenho muito, mas sempre tem um dindim para boas causas!

abraços a todos!

Paulo Pimenta denuncia judicialização e asfixia econômica dos blogs « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] O leitor que me fez mudar de ideia […]

Raimundo Medeiros

Azenha, com perdão pela aparente intimidade, mas logo q vi sua noticia de q ia fechar o viomundo, passei a visitar com mais intensidade do q costumo fazer os blogs da turma, do pessoal q faz jornalismo honesto e despido da prioridade econômica. Foi quando percebi q vários deles haviam sido apanhados pela estratégia de asfixia financeira patrocinada pela Globo. Claro, bateu o desespero. Imaginei, não possível q estamos perdendo a nossa janela de oxigênio, q não q estamos fadados ao sufocamento da divergência à propagação do pensamento único, voltado para o enriquecimento dos mesmos, daqueles q se locupletaram das riquezas do país, e pôs na permanente condição de pobreza ou miséria cerca de noventa por cento da população.

    Raimundo Medeiros

    Quis dizer puseram,

Mar.

Azenha, estamos todos juntos nessa luta!

Fernando Moreno

Prezado Azenha,
na ditadura, lutávamos pela legalidade. Conseguida esta, lutamos por governar o país. Alcançado o objetivo, buscamos a verdadeira democracia. Estamos progredindo, diuturnamente, e isso graças a pessoas que têm a coragem de manter blog`s que desmascaram a mídia golpista, como o seu. Parabéns pela perseverança. Estamos do seu lado, sempre.

Silvio Gouveia

Caro Azenha,

Acabo de saber que fui preservado de imensa tristeza por não estar tendo tempo de acompanhar o blog…eu estou fazendo mestrado em administração com o objetivo idealista de ser agente e mudança na minha área de pesquisa e por isso a leitura do blog tem ficado para trás.
Por favor NÃO desista porque idealistas-guerreiros como você fazem com que nós outros nos motivemos para lutar por vidas melhores!!!
Vou lembrar do papa João XXIII que plantou as sementes de mudança mas não podia imaginar o cardeal Woityla e seu amigo cardeal Ratzinger destruindo as pequenas sementes plantadas por ele e que estavam crescendo mas…surpresa…esses dois pós sucessores passaram e novamente parece que todos estão relembrando do Concílio Vaticano II !!!
Por isso peço a você que continue plantando o nosso “Concílio Vaticano II das comunicações livres” pois os “cardeais” da imprensa grande e desonesta irão passar e daqui há 33 anos você ainda será lembrado !!!
forte abraço,
Silvio

souza

com a verdade onde a verdade estiver.
avante viomundo.

Helder

Obrigado!

Denise

Como ficar sem um blog de tamhanha qualidade? Seria muita tristeza para mim. Neste mundo midiático menos que mediocre, como abrir mão de jornalismo tão sério e não menos agradável? Já sofremos muito,já tivemos muitas perdas,somos tratados como idiotas por um sem nº de meios de comunicação. Não dá para aceitar que a Globo nos imponha mais um dano irreparável(além do que ela já nos dá apenas por existir), como seria perder o VIOMUNDO.
Já disse e repito, pode contar com minha humilde contribuição.

Tecendo a Manhã

Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito que ele
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que com muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que a manhã, desde uma teia tênue,
se vá tecendo, entre todos os galos.

João Cabral de Melo Neto

claudio rodrigues

Prezado Azenha,
Excelente proposta. Parece-me, enfim, algo completamente novo na mídia. Apoio em todas as propostas.

    Under_Siege@SAGGIO_2

    AVANTE, Viomundo!

O 1º de abril, a memória e a hipocrisia | A Tal Mineira – Blog da Sulamita

[…] inundou a blogosfera progressista e as redes sociais diante do gesto. Resgatou-o, especialmente, ele confessa, o manifesto de um leitor no Facebook. O Vi o Mundo permanece, sob novas diretrizes. Viva. A […]

rita

e pensar que essa organização catolica espanhola começou no brasil numa cidade do interior de SP, marilia…
caro jornalista, não nos abandone….não espere que a grande midia nos siga…. essa midia já está comprometida demais com essas velhas causas que um leitor um pouco informado já sabe quais são… mas tá vendo… a mensagem, sonhos e vontade de vencer desse blog improvisado fizeram ecos em milhares de leitores..e o desejo crescente de um debate fraterno que aceita criticas e o contraditório, tudo em favor da causa da construção de um brasil que seja, de fato, para todos nós… e agora estamos na trincheira….

Sueli Gutierrez

Fico contente pela decisão. Se matasse o Viomundo era como se matasse um pedacinho da gente, ficaríamos órfaõs de verdadeiras informações.
Ainda quero saber onde poderemos depositar nossas contribuições.
Façam essa campanha também, Azenha, afinal se todo mundo contribuir com um pouco ( R$ 10, R$ 20, R$ 30, o que puder) não vai pesar nada para ninguém e todos nós sairemos fortalecidos.

Lafaiete de Souza Spínola

Azenha,

As pessoas leem o que podem e comentam aquilo que mais chamou à atenção. O Viomundo tem as características de não ser burocrático, de ser democrático, de dar espaço para se transmitir a ideia.

Se assim não fosse, você não estaria, hoje, reproduzindo esse lindo texto.

Continue nessa linha, que aí está o segredo de toda essa solidariedade.

Mauro

Opa assim sim

Avelino

Caro Azenha
Estou com você, nada de esmorecer diante dessa turminha do atraso, que representa a grande mídia e seus seguidores.
Chateado, podemos ficar, desestimulado, de vez em quando, desistir, até de vez em quando dá uma vontade, mas superamos essa vontade. Eles não podem vencer, mesmo por que, eles não desistem da bandidagem.
Vamos que vamos.
Saudações

João Gabriel

A melhor notícia do mês!
Faço minhas as palavras de João Ribeiro.
ass: mais um leitor anônimo.

Cancão de Fogo

Parabéns pela sábia decisão!

Alexandre Souza

Prezado Azenha, Conceição e demais membros do blog, o Sr. João Carlos Cassiano Ribeiro também falou por mim.
Nos últimos anos tenho me informado pela Internet lendo blogs como Conversa Afiada, Viomundo, Escrevinhador, Observatório da Imprensa, Terra, Carta Capital (assino a revista), Nassif, entre outros e também os sites da midia tradicional (folha, estado, globo). Leio tudo para saber todas as versões do mesmo fato. Interessante que comento o que leio com as pessoas e geralmente me perguntam onde vi ou ouvi a informação, pois não viram ou não leram nas mídias tradicionais. Tenho divulgado a todos vocês e estimulado as pessoas a sairem do tradicional e adquirirem novos hábitos e novas fontes de informação.
Aliás rezo como nunca para acontecer de vez a convergência TV e Internet. Sonho com as pessoas sairem da passividade de controle remoto e tv a cabo e passarem para navegar na internet pela TV, daí precisarão ser ativas e irem atrás do entretenimento que lhes interessa. Com a Internet na TV de vez (=custo acessivel = equipamentos e conexão) teremos bilhões de canais a disposição inclusive os “blogs sujos”. Acho inevitável com ou sem novas leis de “medios” ou telecomunicações.
Há 20 ou 30 anos atrás adquiri o hábito da leitura, estimulado por meu pai, o qual assinava Estadão e Veja. Hoje não gasto um centavo com estas publicações, eventualmente as leio “emprestado” e me dão asco. A Folha é horrível com aquele ar de “dona da verdade”.
Creio que a inteligência e perseverança dos “blogs sujos” (de quem está por trás deles) vai perdurar por muitos anos e ajudar a todos a construir este mundo melhor que desejamos para nós e nossos filhos. Vejo uma vontade coletiva, silenciosa, reprimida, vindo de todos os cantos, como uma válvula de escape para nossos anseios. Não queremos e não vamos deixar esta oportunidade escapar. Vocês estão construindo um novo modelo de divulgação das informações. Estão quebrando um paradigma.
Obrigado pelo trabalho de todos vocês, sempre cutucando e obrigando meu cerébro funcionar, além de alimentar a fé no mundo novo que conquistaremos.
Parabéns pela coragem e trabalho!!!

Alexandre A. B. de Souza

P.S. Tomara que mais e mais repórteres da Globo caiam na real e tomem o mesmo caminho que vocês trilharam!!!

Jayme

Parabéns pela decisão. Estou disposto a contribuir como for possível para manter o site vivo e fazendo opinião.

Antonio Cândido Carneiro da Cunha

Cada um bancando um pouco, a liberdade-verdade-versões poderão sobreviver no Viomundo. Nós, silencioso seguidores, esperamos por uma via para contribuir.
Cadê a conta corrente do Viomundo?

    Denise

    Também estou aguardando

    Liz Vasconcellos

    Eu também aguardo.

Luís Carlos

Contem comigo. Mantenho a disposição em contribuir financeiramente, mesmo que de forma modesta. Basta informarem como.

Forte abraço.

Sérgio

Que bom vocês ouvirem os leitores.
Vida longa ao blog renascido!

Flávio Pontes

Muito boa notícia, Azenha! Eu também estava muito triste. Você, o PHA e o Nassif são as minhas leituras diárias.
Tenho uma sugestão para o financiamento do site. Porque vocês não fazem uma espécie de programa de sociedade, como fazem tantos projetos de software livre? Criem faixas de contribuição, sei lá, de 15, 35 e 60 reais mensais e doação eventual e usem esse dinheiro para incrementar o site e como reserva contra esses processos.
Eu mesmo não me incomodaria em ter uma assinatura.

Fica o pensamento.

Um grande abraço e continue na luta!

Luana

Vivaaaaaa!

Araujo

Completo 70 anos este mês de abril e nunca me senti tão rejuvenescido quando li o post do Azenha anunciando a refundação do Viomundo. Força Azenha e aceite um forte abraço de um idoso que ainda sonha com um Brasil mais justo.Continuo um leitor assíduo.

cassiov

azenha, tamo junto.
o q a midiona cafajestesca quer fazer ao tentar calar a boca apertando o bolso dos sujos é “limpar” o terreno pra deitar e rolar nas eleições do ano que vem.
sábia decisão a de manter no ar o Viomundo.

Luís CPPrudente

Parabéns Azenha.

Jackson Filgueiras

Muito bom! Com os pés no chão.
Mas mirando longe.
Desejo colaborar (como não sou jornalista, vou pensar em outra forma de fazê-lo) quando chegar a hora.

Marcia

Que bom saber q o VIOMUNDO ficará, “rebatizado” ou não. Na verdade, tão bom qto isso é ver tantas manifestações de solidariedade e é isto q faz a diferença. Por favor, contem comigo p/ colaborar c/ o blog. Abraço fraterno.
Marcia Oliveira

João Paulo Ferreira de Assis

Parabéns Azenha. Era isto mesmo que esperávamos de si. Meu agradecimento ao leitor João Carlos Cassiano Ribeiro.

JC SOUZA

Todo apoio Azenha , são todos arrogantes com pés de barro .

Maisa

Que vontade danada de mandar tudo pros ares,né? Mas pensando bem…
Era exatamente isso que esperava o seu algoz… Dizem por aí que a vida é a arte de engolir sapos, então, meu velho Azenha, engula mais esse e continue com a sua jornada digna e honrada e vamos esperar que o tempo haverá de colocar as coisas no seu devido lugar.
Um dia é da caça e o outro do caçador!!!! Desesperar jamais, afinal de contas, não tem cabimento, entregar o jogo no primeiro tempo!!! A blogosfera precisa de voce, como também de tantos outros!!!!

Cleo

Desejo sucesso ao projeto Viomundo. Ainda me lembro que fiquei chocado quando ouvi, pela primeira vez, um conceito diferente para empreendedor: aquele que destrói o estado atual das coisas para construir algo novo. Hoje entendo que a evolução é algo constante, e exige a destruição de conceitos e coisas para construção de algo novo.
Que este novo modelo do Viomundo seja um sucesso tão pleno que num futuro não muito distante possa servir de base para novos e inovadores projetos. E que no dia que for preciso encerrar este ciclo, para iniciar outro ainda melhor, todos os colaboradores possam olhar para trás e perceber o quanto mudaram o mundo, da mesma forma que hoje podem olhar para este ciclo que se encerra e dizer construiram algo novo para milhões de pessoas, onde antes não havia nada.

Raymond

Que alívio! Não tem um dia sequer que não acesso o viomundo.

Guanabara

Tô dentro. Parabéns pela ideia. Como dizem por aí, tamo junto!

Abs.

Sr.Indignado

Ok. Onde eu clico para pagar o que venho fazendo de graça até hoje. Todo mundo paga o que puder.
O viomundo é a primeira coisa que vejo quando ligo a internet, depois é o site da farmácia e outros sites de compras.
É como no wikipédia que a gente colabora?

Tatiane- João Pessoa/PB

” ELES NAO CONSEGUIRAM!!” PARABÉNS PELA SÁBIA DECISÃO..ESTAMOS AQUI APIOANDO…

simas

Tdo bem; numa boa. Aliás, não houve um fim, em minha concepção. O q assistimos foi o anúncio de uma possibilidade; só q a probabilidade, como mto em nosso País, não tem alcance… Fico feliz, pq agora os pés estão fincados. firmes, no chão. Adorei a nova composição, profissional, e o ideário. Pra começar, essa de se escrever uma investigação sobre o poder da Opus Dei no Brasil, seria assim capital no entendimento do momento político, aqui e alhures. Urge se estar consciente da filosofia de quem nos oprime e falseia.
Viomundo não vai acabar. A boa semente foi jogada ao solo e, fatalmente, morrerá. pra dar vida a algo novo, pleno de lucidez. A confiança se restabelecerá.

jadiel de Souza

Ufa!!! que ótima noticia, como diz neste comentário mesmo sendo anônimos somos uma família e ontem ao ler, incrível parecia que estava perdendo uma pessoa querida.
Abraços…….

Liliana

Ótimas ideias! A vantagem de ter uma TV/mídia (fora o jornal da record ;)facista e machista é ter mais tempo pra ler. Mas o país precisa de novas pautas, sair dessa asfixia que o discurso único do Brasil midiático e o vídeo é uma ferramenta poderosa. Ajudo como puder no crowdfunding!

FrancoAtirador


(http://merececomentario.com/category/brasil)

Denise Castellani

Agora fiquei feliz!!!! Avante!!!

Pierre

Azenha, acho que posso resolver seu problema.

Hospede o site fora do Brasil. Existem ótimas alternativas na Suécia, por exemplo. Um lugar com leis e tribunais mais sensíveis ao direito de expressão. Ou então num país sem muitas restrições, como Russia, Singapura, Panamá.

Registre um domínio .com ou .net, algo que esteja fora da jurisdição do Brasil.

Como Whois desse novo domínio, use um serviço de anonimato. Dessa forma não há como lhe vincularem ao domínio. Geralmente a própria empresa lhe fornecesse essa opção de graça, como é o caso da Dreamhost.

Por fim, os artigos não precisam ser assinados. Pode haver uma assinatura coletiva, em nome do site.

Isso daria fim aos problemas com processos.

HYLNARD TRAVASSOS

Muito bom, Azenha!

Obrigado por continuar!

José Cláudio Barbedo

Parabéns, Azenha. Eu também não interajo com o blog, mas o acompanho diariamente e me sentiria orfão de um importante meio de informação. Muita sorte, muita força, o e-mail está aí para a ajuda que for necessária.E tô ansioso para ver esse relato sobre a gestão do Anastáia, em Minas, apesar de ser carioca (mas aqui, Rio, é a terra do Aecinho, né não?).

Paulorg

O Viomundo está entre os imprescindíveis.
Fico feliz por sua continuidade.

José X.

Legal, gostei da ideia do crowdfunding, significa que vocês estão antenados com os novos tempos. Acredito que seja possível a vocês, jornalistas, fazer um trabalho decente e gratificante na internet, e serem pagos para fazer isso, sem ter que trabalhar de graça, apenas por “idealismo”.

Maria Libia

Acabando os blogs sujos, ficarei orfâ, sem caminho para trilhar. O que farei? A Justiça está fazendo, agora, o que os militares fizeram no nefasto 31/4/64. Se o Viomundo fechar, eles vencerão e o farol estará fechado para nós, que somos brasileiros e AMAMOS A NOSSA MÃE PÁTRIA.

Sebastião Simões

Muito bom Azenha.
” Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”
(Bertold Brecht) neles!!!

silvia

Que bom que ponderou e optou pela continuidade do blog Luis Carlos Azenha, agradeço pela consideração aos leitores. E agradeço especialmente à querida Conceição Lemes por lutar bravamente pela existência do VIOMUNDO, admiro sua determinação. Sucesso aos dois brilhantes jornalistas!

Flavio Lima

Ola Azenha
Todo apoio ao Viomundo!
Não que eu realmente acreditasse que o blog fecharia, mas seu desabafo esta dando certo ao chamar a atenção para o problema.
Decisão ridícula de primeira instancia, vais virar o processo e ganhar. E parece que todas essas decisões vem da mesma juiza, o que tambem deve ser questionado na corregedoria do Magistério Publico.
Surrando ainda mais a surrada frase: A luta continua, companheiro!

Ótima notícia…a melhor, por sinal!!! Não podemos perder espaço…muito pelo contrário, precisamos ganhar.
Sobre definir pautas e o esgotamento da mídia…..gostaria de saber as razões dos blogs sujos não criarem uma central de informação. Estou cansada (sic) de ser pautada pelo PiG…..tá na hora de termos nossas pautas…pautas de esquerda….. notícias de esquerda. Precisamos unir forças e criar um jornal, quem sabe….de esquerda com notícias e pautas de esquerda com distribuição gratuita e um linguajar acessível…que às massas consigam ler e entender. Sinto-me sempre na defensiva….sempre precisando explicar as falácias midiáticas……e com isto perdemos tempo importante onde poderíamos discutir o governo, as políticas sociais etc….
Outra coisa que me chama atenção….não podemos entrar em briga de cachorro grande sem um bom respaldo. Pra isso se faz mais que necessário um fundo onde nós todos podemos colaborar com a quantia que quisermos e pudermos. Bem sabemos que ações requerem pagamento/recolhimento de guias, honorários etc…..um fundo é coisa das mais necessários….urge!!!
Precisamos ter em mente que não estamos lutando contra o capitalismo…..estamos anos-luz deste!!! Vivemos ainda o oligopólio “familiar”…….sobrenomes que detém o poder e que ainda querem pautar nosso governo, nossa economia, nosso crescimento, nossas riquezas etc…. Temos um caminho longo pela frente e não podemos esmorecer. Sei que é fácil para eu falar afinal sou uma reles comentadora que sequer coloco meu nome inteiro. Não sofro com ações, não tenho seguidores e muito menos espaço na net!! Claro que meu envolvimento é bem mais tranquilo e super hiper menos arriscado. Mas sei da importância dos blogs……e sei do papel importantíssimo que vocês blogueiros desenvolvem. Por isso quero contribuir mensalmente com o fundo para os blogs…..seria uma forma de ajudar quem tanto nos dá!! Através de vocês, blogueiros, conseguimos ter voz……somos ouvidos e podemos denunciar as arbitrariedades que somos testemunhas diariamente. Através de vocês podemos gritar….não somos otários!!!
Mas não mude o nome……Vi o Mundo soa tão confortável em nossos ouvidos!!!

Marcio H Silva

eheheheheheheheheheeh, muito bom……

Antonio

Parabéns pela decisão de seguir em frente.
Estou à disposição para ajudar no que eu puder.

fatima leão

Muito bom!!! Imaginem se aceitaríamos perder um voz para um Ali Kamel qualquer. Viva a liberdade. #MORDAÇAnãoVIOMUNDOsim. Agora DEMOCRATAS AFF!!

    Conceição Lemes

    Fátima, Democratas é provocação do Azenha rsrs. bjs

Rosaniba

Amei. Assim que se fala. Melhor notícia do dia. Acompanho seu blog desde o início e não dá pra ficar sem.

Celso – sp

Azenha,

Meu apoio total a continuidade do Viamundo.
Voce e sua equipe são fundamentais para uma midia progressista e popular.
Estou pronto para coloborar.
Porque não aceitar patrocionio das empresas publicas ?

JUAN

Dicas: – fundo comum entre blogueiros para caso de pagar indenizacoes, advogados dando suporte – desfazer de bens pra não ser alvo de penhora: tenha no maximo UM imovel que não possa ser penhorado por ser bem de familia – Como o salario é impenhoravel este não será atingido. Dessa maneira até o Eike Batista o Obama pode te processar e seu patrimonio não será atingido.

PedroAurelioZabaleta

Agradeço a todos os que de alguma forma se manifestaram insatisfeitos com o possível negro desfecho.
Agradeço especialmente ao João Carlos Cassiano Ribeiro, por ter conseguido expressar tão bem os sentimentos de tantos.
Não entendi a necessidade de mudar o nome do blog.
“Viomundo” é uma referência, citado em milhares de posts na rede.
Não consigo entender a vantagem de alterar o nome.
De resto, já passou da hora de os “leitores/seguidores/debatedores/colaboradores…”, que entendem a questão “mídia x democracia”, e que realmente se importam com o efeito causado em suas vidas, a$$umam participação na $u$tentação deste movimento.
Ao trabalho!
Forte abraço

    Conceição Lemes

    Pedro,a mudança é brincadeira do Azenha. abs

    PedroAurelioZabaleta

    hahaha…
    serve pra vcs entenderem o tamanho do meu susto.
    abç

José Maia

Ainda não conseguiram tudo – mais uma vez! BRAVOS!

Para não esquecer:

” Não chores, meu filho;

Não chores, que a vida

É luta renhida:

Viver é lutar.

A vida é combate,

Que os fracos abate,

Que os fortes, os bravos

Só pode exaltar.”

pretextato

Que bom! Depois desse episódio do processo contra o Azenha os blogueiros progressistas deveriam criar o fundo de reserva para manutenção dessa mídia que hoje exerce papel preponderante nas relações sociais e políticas. Acredito que a participação/colaboração, inclusive financeira, envolvendo uma multidão de pessoas seria o embrião de uma nova imprensa, mais coordenada, mais incisiva nas discussões de políticas públicas, sem interferência ou associativismo partidário. Fiquei muito satisfeito com a decisão do Azenha. Fiquei hoje um pouco mais aliviado. Vamos em frente. Foi assim que Viomundo.

Paulo

Azenha!
Já que vai se dar um salto de qualidade, e dialética é isso aí, promova uma reunião geral para mais pessoas possam postar fatos dentro de uma visão jornalística, sem que sejam jornalistas. Isso pode enriquecer o blog com notícias diárias de vários lugares.

abraço

Marat

Outra coisa, o nome Viomundo é um ótimo contraponto ao vil mundo do PIG!!!

Marat

PARABÉNS, Azenha… só não concordo com o nome “Democratas”, pois me lembra um partido com o qual não nutro nenhuma simpatia – rsrsrsrsrs
Contem sempre com meu apoio!!!!!!!!!!!!!!!!

Marco

Bora lá!!! Tamojunto!!

eduardo souto jorge

Esta colocacao do Joao Carlos Cassiano matou a pau. “Nossa luta não é partidária ou governamental é pelos mais fracos e pela dignidade humana.
Sempre o terei como amigo sem nem o conhecer, pois me orgulho dos meus amigos e me orgulho muito de você”!

Abel

Enfim, a esperança venceu o medo! :)

Francisco

Òtimo! Legal!! Massa!!!

Mas… que diabo é “crowdfunding”?

Maria Paula

Vamos em frente. Eles não podem destruir o desejo de construção de um país para todos.

Ricardo Lima

Azenha,

Vocês (Eduardo, Rodrigo, PHA, entre outros poucos) já escreveram um belo capítulo da história política de nosso Brasil. Mas há, ainda, um longo caminho na direção de um Brasil menos hipócrita, mais factual. Não nos prive de um pedaço tão importante de nossas leituras cotidianas. Não nos faça perder as esperanças de que os cidadãos íntegros deste país continuam altivos, a nos guiar.
É um pedido singelo de um leigo que já aprendeu muito contigo.
Força!

francisco pereira neto

Volto a comentar, mas fazendo uma observação.
Até o presente momento só li comentários dos fiéis escudeiros e democratas colaboradores do blog.
Já citei num outro comentário a respeito dessa situação, que o banho de democracia do blog permite até que três pseudos debatedores se utilizem desse espaço apenas para instigar os verdadeiros comentários democráticos.
Eu me refiro – cadê a solidariedade deles? – aos senhores Lulipe, Willian e Rodrigo Lemos.
Penso que eles acharam que tinham cumprido suas “missões”.

Ricardo Parafatti

Puxa que alegria…eu leio todos os “blogs” sujos todo santo dia pq não aguento mais ler a midia golpista (PIG) e me sinto ótimo em republica-las no facebook em diversos grupos que faço parte todos os dias…todos
Sou taxado pelos eleitores ainda alienados e os trolls da vida de tudo quando é termo pejorativo , mas faço tudo com alegria e consciencia de que dia após dia estamos avançando na conscientização das pessoas.

assalariado.

É isso aí Azenha, Conceição e internautas. Como ilustra o desenho deste artigo do ‘fujão’ rs rs rs. Vamos nos unir em volta do viomundo e, expandir a visão de sociedade e solidariedade dos blogs ‘sujos’, encima da egocentrica mídia burguesa. Vamos construir nossa (HEGEMONIA) e visão de sociedade igualitária e do conhecimento, para todos. Entenderam a duplicidade deste post?

Abraços Fraternos.

Márcio Martins

É isto aí, parabéns! Eles querem é que desistamos. Mas está na hora de, com criatividade, tirar leite de pedra e seguirmos em frente. Se fecha uma porta, abre-se uma janela.

Raimundo

Obrigado, meu caro jornalista Azenha. Saiba que poder eterno só existe um. O de DEUS. A globo e parceiros não perdem por esperar. Um dia eles vão cair.

Ana Teresa

Boa noite Azenha!

Obrigada por não nos abandonar. Assim como diversas leitores do blog, estava triste, pois somente depois de conhecer o seu blog, o PHA, Rodrigo Vianna e outros no mesmo estilo, pude perceber o quanto era “cega” para o que realmente acontecia no Brasil e no mundo.

Foi graças aos blog dito “sujos” que pude realmente tirar a venda dos olhos imposta, inclusive pelos governos que alimentam essa mídia corrupta e vendida.

Obrigada e conte comigo!

Carlos R. Rocha

Que baita exemplo, quanta garra, quanta perseverança. Resistir perante situações adversas. Parabéns.
Estamos juntos, obrigado.

Mario Nhardes

“Eles acreditavam em Viomundo e,
porque acreditavam,
ele existia.”

Com um pequeno empréstimo da Clarice Lispector

Márcia

Azenha, parabéns pela decisão. Estou interessada em colaborar para a realização das boas pautas que, sei, serão propostas.

FrancoAtirador

.
.
!!! GLOBO E PT TREMERAM NA BASE !!!
.
.
Deputado do PT vai à Tribuna e enfrenta a Globo

Por Rodrigo Vianna, ESCREVINHADOR

Paulo Pimenta denuncia ataque a blogs:

“Barões da mídia são os mesmos de 64″

Paulo Pimenta, corajoso deputado federal do PT (RS), subiu hoje à tribuna da Câmara em Brasília para denunciar a tentativa, da Globo e de outros meios de comunicação, de sufocar os blogs e o pensamento alternativo. A iniciativa do deputado é histórica! O PT precisa perder o medo da Globo. Paulo Pimenta mostrou o caminho.

E nós aqui na blogosfera precisamos parar só de falar em Ali Kamel (um capataz a serviço dos patrões) e em Roberto Marinho (morto há uma década). Os processos são uma tentativa de intimidação comandada pela Globo. E a Globo é dirigida por três bilionários com nome e sobrenome: Roberto Irineu, José Roberto Marinho e João Roberto Marinho. Vamos botar o guizo no gato, trazendo os três e a Globo para o centro do debate – como fez Brizola no passado! E como teve a coragem de fazer agora o deputado Paulo Pimenta. (Rodrigo Vianna)

“esses grandes barões da mídia são os mesmos que em 1964 estiveram ao lado dos militares para combater o regime democrático da época. E eles estão novamente mostrando sua determinação e sua força contra qualquer possibilidade de movimentação de qualquer setor da sociedade que atente contra os seus interesses.”

===

Discurso do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) hoje, 1 de abril, às 14h21, na Câmara dos Deputados (notas taquigráficas sem revisão)

O SR. PAULO PIMENTA (PT-RS. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, na realidade, Sr. Presidente, eu pretendia utilizar esse meu tempo de hoje para fazer um registro histórico sempre necessário nessa data, uma data que não pode jamais ser esquecida pelo povo brasileiro e que marca uma ruptura institucional, que na realidade os historiadores dizem que foi o 1º de abril, mas costumou-se conhecer como Golpe de 31 de Março de 1964.

No entanto, Sr. Presidente, eu quero fazer esse registro, mas registrando um fato que, do meu ponto de vista, tem muita relevância no processo democrático no País, e com a afirmação desses valores da liberdade de expressão, da independência jornalística e assim por diante. Na última sexta-feira, um dos mais importantes blogueiros progressistas do País, o jornalista Luiz Carlos Azenha, do blog Vi o Mundo, anunciou que fechará o seu blog.

E por que isso, Sr. Presidente? Porque o Azenha – assim como outros blogueiros, como o Rodrigo Vianna, também ex-servidor da Rede Globo, o Marco Aurélio Melo, também ex-servidor da Rede Globo, os criadores do site Falha de S.Paulo, o Paulo Henrique Amorim, o Nassif e tantos outros blogueiros – foi condenado pela Justiça por ter feito matérias que, segundo a Justiça, constituíam uma verdadeira campanha contra a Rede Globo. Um blog organizando uma orquestrada campanha difamatória contra a Rede Globo foi condenado a pagar 30 mil reais.

Ora, Sr. Presidente, o que nós estamos a assistir no País hoje é a um processo muito semelhante ao que foi feito na época da ditadura militar, na época contra jornais como O Pasquim e o jornal Movimento. Qualquer órgão de comunicação alternativo que tinha coragem de questionar o status quo ou chamar a sociedade brasileira para refletir de maneira crítica sobre os anos de chumbo era calado pela baioneta ou era sufocado, asfixiado pela dificuldade de buscar qualquer tipo de apoio publicitário. Nem estou falando do Governo, mas eram perseguidos também os setores da iniciativa privada que, de alguma forma, se dispusessem a apoiar essas iniciativas do jornalismo alternativo.

E hoje estamos a assistir, Sr. Presidente, infelizmente, a algo semelhante, a um processo crescente de judicialização coordenado pelos grandes meios de comunicação, com empenho e apoio do Judiciário conservador, diante de uma nova tecnologia que é a Internet, que possibilita uma multiplicação de protagonistas que podem fazer com que suas opiniões e ideias circulem na sociedade sem a dependência editorial dos grandes e tradicionais meios de comunicação e que vêm sendo perseguidos e condenados pelas suas ações.

E eu estou aqui, Sr. Presidente, para denunciar esse fato, para trazer a público esse episódio lamentável que atenta contra a democracia, contra a liberdade de expressão num País como o nosso, onde esses grandes barões da mídia são os mesmos que em 1964 estiveram ao lado dos militares para combater o regime democrático da época. E eles estão novamente mostrando sua determinação e sua força contra qualquer possibilidade de movimentação de qualquer setor da sociedade que atente contra os seus interesses.

E o que é pior, Sr. Presidente, o que observamos — quero levar para dentro da bancada do Partido dos Trabalhadores este debate e, num segundo momento, para esta Casa — ao que tudo indica, já estamos há mais de 10 anos com Governos populares neste País, com o Presidente Lula e agora com a Presidenta Dilma, mas em praticamente nada se alterou a concentração das verbas publicitárias do Governo Federal para os grandes meios de comunicação, em detrimento de uma política de afirmação de uma mídia regional e de formas alternativas de informação, ou seja, nós e o nosso Governo asfixiamos a possibilidade de acesso a informações a respeito da realidade do nosso País que não sejam aquelas influenciadas pelos grupos e famílias que dominam há tantos séculos a mídia neste País.

Então fica aqui o meu protesto pela ação judicial e pela asfixia econômica que tem levado a esse desserviço à democracia do nosso País.

(http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/paulo-pimenta-denuncia-ataque-aos-blogs-baroes-da-midia-sao-os-mesmos-de-64.html)

francisco pereira neto

O ditado é muito conhecido, mas nada o substitui para expressar esse sentimento.
“Nós só crescemos nas adversidades”.
E o fruto disso se resume num artigo seu, Azenha, inspiradíssimo e inigualável desde quando acesso o blog.
O projeto descrito é ousado e será sem dúvidas um divisor de águas.
Parabéns.

Frederico

Grande Azenha, é isso ai, sempre na luta.
E aproveitando, será que podemos dar uma mãozinha também para a revista Caros Amigos?
Grande abraço a todos, é uma honra fazer parte desse grupo.

josé carlos barbosa de madureira

obrigado Azenha, vamos continuar a curtir o viomundo na rede.

maria de sobral

Azenha eu viomundo so lendo, agora quero ler, comentar e contribuir. Quando souber como nos cotizaremos me avise. eu nao quero deixar de ver o mundo sobre essa nova otica.
MAS, democratas, nao, pelo amor de deus. Viomundo ou veromundo ou euvejoomundo, seja la como for chamado, so queremos ver o mundo dessa forma, contribuindo, criticando, clamando por um mundo melhor e como muitos ja disseram: estamos esperançosos de que podemos contribuir pra melhorar sempre.

FrancoAtirador

.
.
Vou Renovar
(Sérgio Ricardo)

Vou renovar
Sou um cantador da classe média
E trago por satisfação
Cantar para o ser humano
Que me ouve com atenção
Do que eu vejo todo dia
Faço verso e melodia
Pra poder ganhar meu pão

Vou renovar
Canto para a classe A
Canto para a classe B
Cantoria popular
Que não é nem A nem B
Cuja fonte está no povo
Onde eu vou buscar o novo
E aprender meu B-A-BA

Vou renovar
Porque é que eu fui classificar
Já está dando uma embolada
Eu me embolei no A com B
Me embolei no B com A
Mas me diga onde é que está
A classe do B sem A
E a classe do A sem B
Não me diga que ela é C
Porque C é Comunista
E vai dar muito na vista
E os homens vão te apanhar

Vou renovar
No rompante da embolada
Deu-se a classificação
Mas vou me livrar do fato
Concluindo a falação
Pra ficar tudo onde está
Eu não me chamo Benedito
E fica o dito por não dito
E o dito por não falar

Vou renovar..

(http://letras.mus.br/sergio-ricardo/481479)

Celso

Os “blogs sujos” já fazem parte da minha fonte de informação e reflexão sobre os temas centrais de nosso país já há alguns anos. Meu pai é assinante do Estadão há mais de 25, 30 anos. Numa última conversa que tivemos sobre jornalismo e opinião publicada ele disse que o mais interessante do jornal nos últimos tempos eram as cruzadinhas. As abordagens jornalísticas, super manjadas, não excitam o leitor. Espero que vocês encontrem forças e soluções para manter a principal linha de trabalho do blog – jornalismo sem rabo preso. O blog poderia por vezes fazer campanhas de arrecadação por boletos que nós mesmos gerássemos para pagarmos doações. É uma ideia. Força moçada!

João – Rio de Janeiro

Ótima e tranquilizadora notícia!
Aguardamos o crowdfunding ou alguma outra forma de contribuir para manter o Viomundo sempre firme e forte.

Diego Rafael

Força, Azenha!

Larguei há muito a mídia impressa, me informo, basicamente, por seu blog, o do Rodrigo Vianna, do PHA, do Nassif e do Brizola Neto (que saiu do ar desde a posse como ministro), rotineiramente, além dos sítios de mídia tradicional – porque é necessário saber o que eles pensam e tramam.

Obrigado por continuar na nossa luta por um país menos desigual e pensado com seriedade!

Marcos

Mantenha o nome VIOMUNDO. É excelente !

Daniel

Acho que ele vai renascer muito melhor,parabéns ! Compreendo o sentimento que toma conta de muitos leitores dos blogs progressistas que nao entendem como um governo banca patrocínios em revistas como a esgoto .Democracia? Ok! Sou prefessor da rede estadual,fizemos o trabalho das formiguinhas durante tantos anos no sentido de colaborar para a chegada de um governo comprometido com os mais necessitados. As formiguinhas foram abandonadas ou estão sendo abandonadas,sempre o mesmo discurso,isso e problema dos governos estaduais,será? Basta ver nos estados da Bahia e Rio Grande do Sul,governados pelo Pt,um descaso total com os professores,imagina em Minas Gerais ,massacrados pelos tucanos,mas continuamos na luta.Abraço !

Manoel Ribeiro

Estou certo de que sua decisão de continuar, é só o começo de uma vida longa que o Viomundo terá. Tenha certeza que este veículo tem muito o que contribuir e de modo ignificativo nas mudanças, ainda que embrionárias, porém, importntes, iniciadas em nosso País pelo Presidente operário.
Obrigado Azenha. Muita saúde.

Murdok

Uma guerra é feita de batalhas. Não é em razão de uma derrota que vamos perder a guerra.

Mari

Azenha e Conceição, estou estourando de felicidade. Sem mais palavras. Mas o que é “propriedade cruzada”?

Gerson Carneiro

“Graças à sentença descobri, aqui da França, o blog Viomundo. Como se vê, a tentativa de asfixiar… oxigena!” @antonioveronese

Agora mais ainda!!!

paulo gimenes

Gente. que tal fazer um sistema de assinaturas? po cada blog deste é uma fonte de outra opinião diferente dos jornalões. A Frô viabiliza isso. Não pode é parar. tem que trazer mais gente.

Jeanette

Êbaaaaaa!!!…

LUIZ CLAUDIO

Azenha, sou seu leitor assíduo. Parabéns pela decisão. Se precisar de algo relativo a leitura, releitura, revisão, redação, estou às ordens. Sou professor aposentado da UFMG, do antigo departamento de Semiótica e Teoria da Literatura. Venho lendo seu blog há bastante tempo, assim como o Conversa Afiada, o do Nassif, o do Leandro, o da Carta Capital. Não é hora de deixar a peteca cair. Um grande abraço.

    dukrai

    Ô Luiz Cláudio, fui seu aluno na graduação em Letras à noite, vc pegava pesado na indicação de leituras com a galera, teve uma turma que abriu o bico rs Te encontrei depois no Mercado Central e te confundi com um secretário do Patrus, vê se pode rsrsrs bom te ver por aqui abs João Aguiar

Jorge Portugal

Desistir!!!! Desistir é para fracos. Quanto mais a gente luta, mais ficamos fortes. Uma frase de Napoleão que me anima quando eu penso em também desistir.” Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar”. Estamos contigo!!!!

ROSI SOUSA

Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada, obrigada…mil vezes obrigada!!!

Luiz Lopes

Azenha e equipe,
Já os admirava bastante.
Agora os considero exemplo de luta em quem todos deveriam se espelhar.

Ricardo Lacerda de Lacerda

Eita! Pelo andar da carruagem tudo indica que passaremos a veromundo melhor ainda do que até. Aqui. Parabéns e muito obrigado Azenha.

Maria Amélia Martins Branco

Caro Azenha,
Foi a melhor notícia que li hoje, estou feliz, o Viomundo ressurge das cinzas como Fênix, mais vigoroso e com bastante saúde para enfrentar os que se acham poderosos. Conte comigo sempre.
abraços e esperamos ansiosos as mudanças.

O leitor que me fez mudar de ideia » O Recôncavo

[…] por Luiz Carlos Azenha […]

Unai

facó minas as palavras daquele leitor que felizmente convenceu nosso querido blogueiro a perseverar! Mas Azenha, por favor nao coloque o nome no seu novo formato de democratas….

Malu Lima

Assim é que se fala! A gente pode até desanimar muitas vezes, até porque não faltam motivos. Mas não se entrega, jamais! Força aí, contando com a força de todos nós, sempre!

– Por que o Azenha mudou de idéia?

[…] por: Luiz Carlos Azenha/ […]

– Porque o Azenha mudou de idéia?

[…] por: Luiz Carlos Azenha/ […]

Yglesias

OBRIGADO! FORÇA E VAMOS EM FRENTE.

O leitor que me fez mudar de ideia » O Recôncavo

[…] por Luiz Carlos Azenha […]

Moacir Moreira

E em breve as versões impressa, falada e televisionada dos blogs sujos.

Aguardem.

Mila Lobo

Nós precisamos de vc. :)

Guaraci Celso Primo

Quero ser testemunha ocular deste renascer. Da minha parte o Viomundo continuará fazendo parte da minha leitura diária na blogosfera. Abraço e boa sorte, Luiz!

J.Carlos

Assim como meu chará, parei de ler jornais impressos e ver noticiários de tv há mais de dez anos e os subtituí pelo Viomundo, Conversa Afiada, Eduardo Guimarães, Carta Maior, Rodrigo Vianna e outros de igual valor. Também ficaria sem uma das minhas referências.

Roberto

Caro Azenha,

Fiquei feliz com a idéia de reinventar o Viomundo.

Sugiro recorrer até ao STF. O Paulo henrique Amorim foi absolvido, em processo movido copntra ele pelo ético-exemplar, banqueiro Daniel Dantas.

Ótima a idéia de desnudar o choque de Gestão A2 (feito a 2) em MG, Aécio/Anastasia.

Revise a rota, pois a Felisburgo da chacina fica em MG. No mesmo cardápio, sugiro incluir o imbóglio similar da chacina de Unai-MG.

Felicidades na empreitada, vamos em frente.

Abraço!

Rafael Garcia

Olá, caros amigos do Viomundo (com as reformas anunciadas, não estou certo de quem vai ler isso aqui. . .)

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que fico muito feliz por saber da decisão de não entregar os pontos e de fazer desse revés um marco para um novo momento na democratização e diversificação tão necessária na mídia brasileira.

Em segundo lugar, não só o anúncio desses novos tempos me alivia como cidadão que procura boas fontes para se informar, como também me entusiasma a querer colaborar ativamente com o projeto.

Sou doutorando em filosofia política e atualmente moro em Berlim. Lido bem com textos e posso colaborar tanto como revisor e tradutor, quanto evetualmente escrever alguma coisa. Mas mais do que isso, penso que a proposta do Azenha, a qual endosso inteiramente, deva ser complementada por algo que me parece estar ainda mais fora do alcance da mídia alternativa do que o que já foi citado por ele: correspondência internacional.

Penso que, assim como eu, o site deve ter muitos outros leitores na Europa e em outras partes do mundo. Mas o que eu proponho é que façamos um plano – que seja de médio prazo, se for o caso – de promover uma rede de colaboradores que possam contribuir a partir de outros lugares do mundo. Acho que nem preciso argumentar em favor disso. . .

Obviamente não posso me dedicar integralmente ao projeto, mas posso despender algum tempo para fazer o que disse, se vos interessar.

Que tal?

Ah, e eu me proponho a fazer isso tudo (a colaboração internacional e os trabalhos de revisão) gratuitamente. É o que está ao meu alcance no momento.

Aguardo por uma resposta de vocês.

Att.

Zé Francisco

Parabéns, Azenha, não desanimeis, animais como eu!

francisco de paula leite

Vontade de chorar associada à vontade de sorrir!
Pau na moleira AZENHA!

lourdes

Que notícia maravilhosa! Contamos com o sucesso do site, que ao final será o sucesso de todos nós!

Juciano Lacerda

Azenha e colegas,

Acho essa nova proposta muito interessante e produtiva! Essa contra-leitura à pauta midiática é importante, mas não podemos, de fato, ficar presos a ela. Quando esse modelo de apoio financeiro coletivo a coberturas específicas estiver montado, quero colaborar!
Que a Força esteja com vocês!

dukrai

affffffffffe, não quis nem pensar no fim do feicibúqui do Azenha, agora se mudar de nome eu também mudo de dukrai pra João Aguiar, mas vou ficar com saudades rs tá na hora de dar um estirão na profissionalização do blog, a idéia do fundo é muito boa. Por último, o que tem joãos talentosos anônimos aqui não é normal, obrigado João Carlos Cassiano Ribeiro.

    Gerson Carneiro

    Que tal mudar seu nome para “ócrim”? É bem legal.

    dukrai

    ô desocupado, tô no maior orgulho da fota, eu sei que o recado não foi pra mim mas eu pego emprestado rs

Beatriz

VIDA LONGA AO VIOMUNDO!

Obs: no exemplo hipotético, que desejo ver concretizado, da Conceição investigar o choque de ‘indigestão’ aqui em Minas, contará com muitos apoiadores!

Bernardino

Senti-me orfao pela segunda vez com a noticia do fim do VIOMUNDO,meu caro AZENHA,contudo as esperanças e as verdades Ressurgiram e porque nao dizer graças a sua sensibilidade e aqui lembro GUEVARA: HAY que endurecerse,pero sin perder la ternura JAMAS.Agora é combater o BOM COMBATE como dizia o apostolo PAULO

SERIA BOM manter nome VIOMUNDO ja esta consagrado e creio que o contrario o INIMIGO poderia se sentir fortalecido e com sabor de vitoria e em hipotese nenhuma nao conceda a ele tal HOnraria.Agindo assim voce estara unificando a RESISTENCIA e Fortalecendo o SABOR da LUTA!!

SEM MAIS DO INTERNAUTA E ADMIRADOR pronto a COLABORAR MENTAL E Materialmente pra MANUTENÇAO DO VIOMUNDO!!!!!!!!

marcos paulo

Espero que tudo isso seja brincadeirinha de 1º de abril!!!!

roberto das graças alves

ótima notícia. conte conosco.

Isaura

Ótima notícia! Mantenho a proposta de contribuir financeiramente para este blog que felizmente mudou definitivamente a minha visão do Brasil de Lula e Dilma.

    Márcio Martins

    Há meia duzia de blogs que eu contribuiria com prazer. Dentre eles se encontra o Viomundo. É algo necessário a se fazer, pois se informar de verdade não tem preço.

babi

A primeira coisa que fiz ao me conectar foi entrar no blog e foi com alívio que com boa notícia me deparei. Obrigada por continuar na batalha.

ana reis

a cidadania de tod@s nós tem que ser assim construída. ‘bora lá!

Magda Mª Magalhães

Nossa, Azenha, você tirou um peso do meu coração. Que Semana Santa doída!
Valeu, cidadão!

Conceição Lemes, Leandro Guedes, obrigada!

E vamos à luta por uma democracia realmente democrática.

Oliveira

O serviço que o VIOMUNDO presta a nação brasileira é de excelente qualidade, pois a imparcialidade e a transparência são suas grandes marcas. E tudo isso de graça. Vocês estão colhendo solidariedade, apoio de alto nível, energia positiva e tudo que que for necessário para manter este grande trabalho. Vocês contribuiram para formar e manter seguidores de grande censo crítico. Parabéns! Estamos juntos.

Elcio

Viva !

anselmo

parabéns!! Seria uma derrota de todos nós,seria triste. E o dia começaria menos inteligente!! Vamos em frente!

Jijo

Que tal espaços para colunistas variados e o que dizem lá fora, em outros países e que nunca chegamos a saber? Alé da Marilena Chauí, outros filósofos ligados na questão social. Variante da espiritualidade que massifica os blogs e midia tradicional, no site http://www.iipc.org há um catatau de gente com dipoloma superior, de todas as áreas, com mestrados e doutorados que poderia contribuir.

João Brasileiro

Olá, Azenha, Conceição e mais responsáveis pelo viomundo

O viomundo não pode fechar suas portas!!!!
Afinal, onde vão chorar suas pitangas nossos mais fieis adversários: lulipe, willians, e que tais!!!

Um abraço!

Lucimar Lizandro Freitas

ÉÉ isso aí meu amigo, é vida que segue. Estamos juntos nessa luta.

Luiz Fernando

Também sou assíduo leitor do Viomundo, mas comento pouco (aqui e em outros blogs). A primeira conclusão que tive quando da sua desistência do Viomundo foi: “Eles conseguiram!”. Em resumo, o poder econômico venceu atuando na judicialização do debate, transformando-o em ilícito (civil ou criminal, ou ambos), com sanções censoras de natureza econômico-financeiras. Então, sábia a sua decisão, da qual todos ficamos gratos, e a melhor notícia de hoje é a do renascimento do Viomundo, desta vez melhor projetado para combater a mídia de pauta única, casuística e de interesses que evidentemente se chocam com os da Nação. É uma batalha que pode até não ser vencida, mas que também não pode ser perdida.

marinildac

Obrigada, João Carlos Cassiano Ribeiro! Nunca te esquecerei pelo resto (pequeno, é verdade, but still…) da minha vida!

H. Back™

Eu sabia que desse problema teria que sair uma idéia para contrapor o poder massacrante dessa mídia covarde. Para cada problema, existe pelo menos uma solução.

bento

Azenha

O nosso problema ainda existe…como podemos ti ajudar nessa luta contra a rede goebbels?

    Riri Farinha

    Concordo integralmente com o Bento, ao tempo que reafirmo os meus cumprimentos pela sábia decisão de manter e, por incrível que possa parecer, a premissa de aprimorar o belo e original trabalho desenvolvido pela operosa equipe.

Rui

Uhuuu! Boa notícia!
A decisão saiu ainda melhor do que se esperava. Sei que o que vou escrever irá parecer meio tolo (eu mesmo acho), meio livro de autoajuda, mas parece que há mesmo males que vêm para o bem. Claro que não é nada bom passar pelo que você passa agora, mas a força dos acontecimentos fez com que o blog fosse repensado, e melhor, aperfeiçoado em sua participação democrática,tornando-o mais efetivamente interativo.
O PIG deu o maior tiro no pé que podia dar. Seus abelhudos de plantão devem estar louquinhos (ou alguém duvida de que não haja um batalhão deles monitorando isso tudo?)ao ver o que acordaram nas pessoas. Tivessem ficado onde estavam, tudo seguiria como seguia, até quando e a que ponto, não se sabe. Mas o fato é que, mesmos os anônimos, os que só liam sem opinar, como o rapaz citado no texto, que não puderam calar diante dos fatos, todos viram que não havia como ignorar a ameaça à pluralidade da expressão jornalística. O que fizeram foi deixar cair as máscaras puídas, mas que alguns ainda criam intactas.
Acho que desse aqui e desse agora nascerá algo diferente. A história é tortuosa, é injusta com alguns e paternalista com outros, às vezes nebulosa, imprevisível ou recorrente em seus fatos, enfim, dialética diriam alguns. Mas em um ponto ele é sempre constante: ela nunca é estática. Movamo-nos com ela, pois! “E la nave va!” porque o mundo é felliniano e a vida pasolínica e o Brasil é um cordel do Zé Limeira. Duvidam?

“O Marechal Floriano
Antes de entrar pra Marinha
Perdeu tudo quanto tinha
Numa aposta com um cigano
Foi vaqueiro vinte ano
Fora os dez que foi sargento
Nunca saiu do convento
Nem pra lavar a corveta
Pimenta só malagueta
Diz o Novo Testamento!

Pedro Álvares Cabral
Inventor do telefone
Começou tocar trombone
Na volta de Zé Leal
Mas como tocava mal
Arranjou dois instrumento
Daí chegou um sargento
Querendo enrabar os três
Quem tem razão é o freguês
Diz o Novo Testamento!

(…)

Quando Dom Pedro Segundo
Governava a Palestina
E Dona Leopoldina
Devia a Deus e o mundo
O poeta Zé Raimundo
Começou castrar jumento
Teve um dia um pensamento:
“Tudo aquilo era boato”
Oito noves fora quatro
Diz o Novo Testamento!”

jaime

Valeu! Acho que o fato de estarem sendo reunidas pessoas para uma colaboração em torno de um projeto desses, tem um alcance maior do que podemos perceber no momento. E isso é inédito. Estou muito contente, ansioso e esperançoso. O que vence a competição é a cooperação.

Svibra

VIVA !!! Vamos continuar a ver o mundo e entende-lo melhor.

andre i souza

Obrigado, João Carlos Cassiano Ribeiro.

Valeu Azenha, Conceição e equipe.

Luiz Aldo

Azenha,
Sou ciente do brilhante e honesto papel que tens desempenhado nos últimos anos, para o bem de nosso país! Isto posto, venho te dizer que deixo meu e-mail a tua disposição para te ajudar naquilo que me for possível! Se um espaço como este fechar, além da inexorável sensação de orfandade, dar-se-ia ao lixo da história uma sensação de vitória que eles NÃO MERECEM! Fica, irmão! És mais importante que tu imaginas!…

Simonebh

Ufa! Que alívio!
Vi o mundo 2 – a saga continua…

Maria Thereza

Maravilha de notícia! Estou super feliz. Mas, democratas, não, pelamordedeus. Deixa viomundo mesmo e, principalmente, o slogan. E continuamos aqui, apoiando e, se preciso, colaborando financeiramente.

Felippe

Emocionante! Parabéns pelo trabalho e pela decisão.
A luta continua.

Abraços!

Penha Souza

Que notícia maravilhosa! Olha, se você desistisse, se aceitasse a mordaça imposta por esse poder econômico predador, todos nós morreríamos um pouco junto com você. O cara que te fez mudar de idéia é meu amigo, uma pessoa tão íntegra quanto você, também um lutador cheio de machucados feitos pela extrema pobreza de caráter dessa turma que vive apenas em função de seus interesses mesquinhos e não sabe como é bom ser solidário, se importar, usar o que se tem de melhor para tentar, ao menos tentar, tornar esse mundo menos cinzento. Benvindo de volta, você que nunca foi e nem poderia, pois veio para ficar. Um abração amigo, valeu!

M Magno

Naveguei nos mesmos sentimentos de todos os colegas leitores que se manifestaram no face, sem saber como expressá-los. Ainda bem que o colega João Carlos soube fazê-lo, e de forma quase poética! Também muito bom ver tanta gente “saindo do anonimato” (eu também!) para dizer o quanto tem sido enriquecedor acompanhar o Viomundo (pra mim também!). Tão enriquecedor que já não dá mais pra ficar sem ele! Claro que vamos nos acostumar com um novo nome mas… Democratas?! A primeira coisa que me veio a mente foi a sigla DEM! Doeu! Rsrsrs…

Yacov

Mas ‘taí o nome para o novo blog, tio AZENHA: FÊNIX !!! Renascido das cinzas, como o BRASIL PARA TODOS, renascido das cinzas privatistas ao qual foi reduzido pela sanha rentista de nossa elitezinha cão de guarda do grande capital internacional. UP, UP and AWAY, AZENHA !!! Não ‘tá morto quem peleia, meu guri!! LONGA VIDA AO NOVO VIOMUNDO, seja lá qual for o seu novo nome !!! ANOS TUKKKânus NUNCA MAIS !!!

NO PASSARÁN!! VIVA GENOÍNO!! VIVA ZÈ DIRCEU!! VIVA A LIBERDADE, A DEMOCRACIA E A LEGALIDADE!! VIVA LULA!! VIVA DILMA!! VIVA O PT!! VIVA O BRASIL!! ABAIXO A DITADURA DO STF E MÍDIA LACAIOS & SEUS ASSECLAS!! LIBERTEM BRADLEY MANNING JÁ!! FORA YOANI !!CPI DA PRIVATARIA TUCANA, JÁ!! LEI DE MÍDIAS, JÁ!! “O BRASIL PARA TODOS não passa na gLOBo – O que passa na gloBO é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

Andre Santos

Muito obrigado, Azenha! Isso é que é fazer de um limão uma limonada. Grande abraço!

Zilda

Felizmente! Estava apreensiva, indignada e triste.Esse é o compromisso de um brasileiro que ama seu país e seu povo. Boa sorte! Conte comigo.

Nei Simas

Toda manhã vejo as notícias
E os blogs “sujos”
O Vi O Mundo é meu primeiro contato com a realidade brasileira
Alvíssaras, pela continuidade de quem desafina o coro dos contentes
Grande Azenha, você não sabe ou não sabia como você e seu blog são um dos mais importante deste nosso país.

Fernandes

Muito obrigado Azenha.

O Viomundo é uma das referências mais importantes de jornalismo que disponho.

Obrigado, obrigado!

Moacir Moreira

Com certeza será um excelente trabalho com reportagens exclusivas nem sempre alinhadas às pautas do Sistema Veja-Globo.

Agora só falta a versão impressa, falada e televisionada para todo o país.

Boa sorte a todos.

Paulo (BH-MG)

Azenha.

que ótima notícia! Seu trabalho é de relevante importância para quem
gosta e precisa de boa informação.

E a ideia de um fundo para os blogues é uma ótima ideia.
Quando fiz opção por assinar Carta Capital, não foi apenas pela informação de qualidade, mas também para que pudesse ajudar na luta revista que não vive sem recursos financeiros. Os ditos blogueiros sujos não são diferentes, são até mais vulneráveis.

paulo machado

Que alivio.Foi a melhor noticia que recebi neste ano.2013 e 2014 serão anos vitais para o Brasil, temos que estar mobilizados, vai vir chumbo grosso por aí

olinto antonio franco de godoy

Finalmente essa boa notícia!A utopia nos move,mas,em tempos de turbocapitalismo mafioso,uma atitude mais condizente com “a vida como ela é”,configura-se como necessidade básica.Parabéns

Sidnei

Que bom Azenha. O Darth-Vader não pode vencer…rssss

Bom, aproveito e deixo minha sugestão de matéria, que inclusive gostaria de se possível participar. eu como bibliotecário tenho uma imensa vontade de fazer um trabalho levantando o porque do descaso com esta área em nosso páis. Porque o brasileiro lê tão pouco?? Porque formar consumidores e não cidadãos?? Você que já viveu la nos EUA, você deve ter conhecido alguma biblioteca pública lá – que são maravilhosas, se comparados com os nossos “depósitos de livro” aqui. aqui elas são mal cuidadas, geralmente feias, que até assusta, como se irá atrair público e valorização para elas e para leitura??? o que os governos nas esferas federal, estadual e municipal farão para melhorar isso? Porque, principalmente no Estado de São Paulo, os órgãos públicos são cuidados por algumas instituições privadas – próximo daquelas da saúde – e não por funcionários públicos?? quem ganha com isso??? Não sai mais caro para o governo contratar uma empresa privada???

Não sei se dá uma matéria, mas segue a dica

ma.rosa

Depois do susto da manhã, qdo. não conseguia acessar o VioMundo, fico feliz com a notícia. Mas, “peraí”, é preciso trocar mesmo o nome do blogue? VioMundo é tão legal!!! Não troca não!!!Brincadeiras a parte. Azenha, tenho-lhe imenso respeito e admiração. São profissionais como vc. que fazem do jornalismo uma faculdade imprescindível ao senso de democracia.

Apolo

É isso ai, Azenha! A sua desistência seria muito maior que o Azenha, seríamos nós os contrários à ordem mundial entregando os pontos.
Agora, a conta, Azenha. Não se avexe. Somos todos um.

Rachel

Muito feliz!!! Brilhante decisão Azenha. Desta vez o susto foi bem pequeno. Um fim de semana prolongado longe das redes sociais e quando fiquei sabendo que o Viomundo iria acabar, entro aqui novamente e leio este post. Muito obrigado ao João Carlos, que contribuiu para que você mudasse de idéia. Mas concordo que temos que cobrar uma posição do PT sobre esta briga. Tá na hora de darem à cara a tapa e não enfiarem a cabeça no buraco com medo do PIG. Sucesso ao novo Viomundo!!!

joao bosco cordeiro

Boa noticia que bom parabens a todos do viomundo por acreditarem e lutarem por um Brasil cada vez melhor viiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiva viomundoooooooooooooooooooooooooooooooo.

Gerson Carneiro

Jose Carlos R. Campos

Prezado Jornalista Luiz Carlos Azenha, acompanho seu blog a pelo menos 3 anos, como muitos outros milhares de brasileiros(as) e fico muito feliz por sua reconsideração. Venhamos e convenhamos que você perdeu uma batalha MAS NÃO PERDEU A GUERRA. Como já se sabe a GLOBO não perde uma no judiciário carioca. Portanto estamos todos com você na continuidade dessa guerra, já que afinal de contas sabemos que no final a vitória será sua.

paulo pericles

Caro Azenha! Em memoria de todos que morreram vítimas dessa desigualdade social imposta por uma elite decadente, ao meu vê acho que você deveria continuar com sua luta! Nós seus admiradores e leitores, mesmo dentro de nossas limitações apoiamos você e lhe pedimos para que mantenha esse blog, pois ele é uma trincheira de resistência a esse jornalismo tendencioso e partidário!

Fabio

Valeu Azenha!!! Valeu pela coragem de continuar!!! Também sou um discreto e regular leitor anônimo do seu blog. Fiquei realmente chateado com a notícia de que o Viomundo estava prestes a fechar as portas. Muito obrigado por nos oferecer essa excelente alternativa – que, aliás, pelo jeito vai ficar ainda melhor! – para termos acesso a informação DE QUALIDADE, não aquela lenga-lenga repetitiva e insossa dos noticiários da GloboNews.

Lara

Azenha,
Que bom ! vc repensou como um sabio,não entre no jogo do PIG é tudo que eles querem calar os blogs progressistas por ,saber o quanto foi inportante seu papel nas eleições de 2010.Avante a luta continua companheiro ,mexeu com os blog sujos mexeu comigo.

PABLO RODRIGO DA SILVA

Obrigado, Azenha, por haver considerado nossas opiniões e nossos lamentos. O trabalho que o Viomundo desenvolve é como o cuidar da semente de uma grande árvore que, quando estiver madura, gerará muitos bons frutos.

Abraços e um excelente renascer cheio de vida e ideias!

Mário

Ótima notícia!
Só acho que o nome Democratas não soa bem. Também pela cartilha leninista, não é recomendável valer-se de denominações dúbias, que se confudem com as usadas pelos nossos adversários. Usar uniforme do inimigo, só se for pra se infiltrar no meio deles. Sugiro uma enquete para a escolha do nome.

    Conceição Lemes

    Mário, é gozação do Azenha rsrsr. Ele perde o amigo mas não perde a piada. abs obrigada

Suzy/Rio de Janeiro

VIVA!!!!!!!!!!!!!!

Ana

gostei da notícia, só que o ex prefeito de
são Paulo foi
Gilberto Kassab e não Geraldo Kassab

    Conceição Lemes

    Ana, já corrigimos. Obrigada. abs

    FrancoAtirador

    .
    .
    Se bem que o lapso não deixa ter certa procedência…
    .
    .

Uélintom

MARAVILHOSO! Tenho certeza de que cada um fará o possível para viabilizar esse projeto (e outros farão o impossível, porque inspirador!).

SUGESTÃO 1: TROQUEM O EMAIL! Eu não me sinto nem um pingo confortável em enviar um email com denúncia ou seja lá o que for para um email endereçado no UOL. Por favor, levem essa sugestão a sério.

SUGESTÃO 2: Wikileaks – fonte inesgotável de informações que a velha mídia gostaria de enterrar.

Janete

Que notícia boa, adoro ler os pontos de vista desse blog.

regina gonçalves

Parabéns pela sua decisão. Eu também, como o João Carlos, já há algum tempo que não vejo mais televisão aberta e fechada e muito menos leio jornais.Leio semanalmente a Carta Capital e diariamente os blogs progressistas. Temos que pensar uma maneira de tornar os blogs financeiramente viáveis. Não podemos esquecer que são eles, por exemplo que denunciam bolinha de papel que seria tijolo na cabeça do Serra.
Até breve. Aguardo as modificações no blog e conte com a minha leitura e opinião

Dário Lucas

A nova notícia vem preencher um vazio que tínhamos começado a sentir com a decisão de parar o Blog. Não podíamos prescindir de um “Davi” nestes tempos do gigante Neoliberal.
Azenha, saiba que estamos dispostos a colobarar financeiramente a uma necessidade do Blog para a luta poder continuar.

Obrigado por tudo até o momento e temos a certeza que irá continuar.
Fiquem com Deus

Andreza

Viva o Viomundo continua, também conte comigo.

lacoste

diante do “fuzuê” mostra a força da blogosfera em um contexto de um novo momento, o que aconteceu mostra que estamos mesmo incomodando e a saída dessa não é tirar o plug da tomada daqui e sim ir adiante como uma renovação mesmo com outra estrutura, novas engrenagens que possam manter e fortalecer essa usina que bom que o blog vi o mundo esta crescendo, como leitor simples leitor, agora é participar. Obrigado Azenha, A toda a equipe pela continuidade. Até mais.

Marcelo Figueiredo

Azenha, eu pouco comento aqui, mas todos os dias visito o site. Eu gostaria de contribuir financeiramente. Já fiz isso várias vezes através do paypal para desenvolvedores de software gratuitos cujas ferramentas foram-me úteis no meu trabalho. Veja a viabilidade de colocar isso aqui.

Brasil

Parabéns Azenha, Um Viomundo cada vez mais forte e independente. Tão logo seja possível disponibilize os meios de ajuda financeira.

Juréia Zaguetto Alves

Resumo tudo o que gostaria de escrever, em duas palavras. Que alívio!!!

Célia Aly

Puxa que boa notícia! Estava me sentindo, também, um tantoórfã com o fechamento do”Vi o mundo”. Precisamos ser virtuosos frente a tanta barbárie! Bem vindo retorno.

Dartagnhan

Obrigado Azenha por ter repensado. Não podíamos ficar sem informação séria e de qualidade que este blog nos propiciava. A cidade de Felisburgo fica no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais.

Rogerio

Sábia e árdua decisão, fiquei muito triste quando lí sobre sua decisão de fechar o blog, me sentí mais fraco e impotente para argumentar com os que recebem e repassam as notícias só da grande mídia.
Sei que conseguirá meios de continuar com o blog, esclarecendo e ao menos informando por outro ponto de vista que fuja dos grandes interesses.
Um abraço.

Gerson Carneiro

ACABOOOOOOOOOOOOOUUUU…. ACABOOOOOOOOOOOOOUUUU….

É TEEEEETRAAAA!!! É TEEEEEEEETRAAAAAAA!!! É TEEEEEEEEETRAAAAAAAAAA…

Luiz Cláudio

Caro Azenha: Caso for necessário, não tenha nenhum problema de convocar brasileiros democratas a ajudar com a conta. É fácil: 150 seguidores dariam R$ 200,00 e esta conta estaria paga. Seria um deles. Arranjo mais uns dois democratas. Depois seriam outros 150, pois tenha a certeza que o Judiciário está dominado e as condenações, em 1ª instância, vão continuar. A dominação é o que diz a Eliana Calmon, o SUPREMÍSSIMO, O EXCELSO, o MÁXIMO presidente do stf e o povo em geral que não acredita neste Poder da República. Azenha: penso que os blogs limpos deveriam ser sustentados pelos seguidores, pois vocês tem custos, despesas e trabalho e sobram um monte de broncas com o facismo udenista e golpista de sempre. ABS.

    Marcelo Anéas

    Eu topo e faço divulgação para outros pagarem!

J Souza

É isso ai, Azenha!
Conte conosco!
Você sabe, como nós, que a vida é assim: o médico sofre pelos seus pacientes, o bombeiro e o policial arriscam a vida pelas pessoas que salvam, os professores abdicam de muito de sua vida pessoal por seus alunos, e os jornalistas sofrem ameaças e processos para levar a verdade ao lares!
Não poderíamos jamais abdicar da idéia de manter o Viomundo, seja com o nome que for, pois aqui há qualidade, há crítica, que vai além da superficialidade, e além do partidarismo político.
Parabéns, Luiz Carlos Azenha e Conceição Lemes. Parabéns e obrigado!
Sei que um obrigado muitas vezes vale mais do que dinheiro. É o reconhecimento pelo trabalho que se faz.

    J Souza

    P.S.: Por via das dúvidas, comprei 2 exemplares do “Viomundo”. Só não comprei o “Saúde: a hora é agora!” porque não achei na livraria online em que costumo comprar; só no site da editora. Mas, depois vou procurar de novo.

Geraldo Souza

Excelente notícia, Azenha. Assim como muitos já disseram, conte conosco. Assim como o leitor que te inspirou, este espaço, para mim, é de formação de opinião, coisa que as grandes corporações não o fazem. Muito obrigado por continuar. Maravilha !!!

rezende

Faço minhas as palavras do João Carlos.
Também sou leitor do seu blog.
Venho aqui de vez em quando atualizar-me sobre os fatos da política e outros acontecimentos que a gente não vê na “grande” midia.
É como uma visita que a gente faz a um amigo pra bater um papo.
Se esse blog acaba, vou ficar sem um bom amigo pra visitar.
Vc. não faz ideia da importância que tem pra gente.

um grande abraço.

Gilbertow

Prezado Azenha,

Fiquei muito feliz ao saber desta nova perspectiva para o site do Viomundo. Assim como outras pessoas já comentaram aqui, também faço parte da massa de leitores anônimos diários, mas já aprendi muito por aqui.

Inclusive, me lembro que um dia precisei de um contato de uma pessoa que foi entrevistada pela Conceição Lemes, e esta prontamente me respondeu, enviando o contato e também cópias de documentos importantíssimos (assunto sobre o amianto, lembra Conceição?)

Enfim, obrigado por não desistir facilmente. Ajudarei no crowdfunding, sem dúvidas. Grande abraço.

Caracol

Muito bom, Azenha, é por aí!

Como dizia o esquartejador de Boston: vamos por partes;

Primeiro, é preciso ir para a segunda instância. Se isso tiver custos, quero participar deles. Seus advogados devem fundamentar bem seu arrazoado e ir à luta. Lembre-se: na evenualidade de perder mais essa batalha no Judiciário isso não significa perder a guerra, haja vista o que você ganhou aqui com a reação à sua decisão de fechar o Viomundo por ter perdido apenas uma batalha. Essa reação solidária e os sentimentos nela imbuídos não tem preço. E mais: tem também a Terceira Instância, e acho essa uma boa luta, paguemos por essa também, vamos dar trabalho pro Supremo, vamos manter a coisa viva e fervendo, pois é nessa fervura que os Ali Kamel da vida se cozinham e se consomem. Vamos impingir desgaste inclemente.

Terceiro: Concordo com sua análise. Realmente, a contra-ofensiva neoliberal está em andamento. Mas temos que obrigá-los a mudar seu padrão, como aconteceu na Venezuela, em Honduras, Equador, Bolívia e Atgentina. Façamo-los tirar as calças e mostrar o bundão mole. Façamo-los uivar contra o voto popular, que pouco a pouco vai lhes escapando das mãos, mesmo com essa “mídia” a seu favor.
Para isso, o programa que você expôs parece-me excelente.
Adiante, então, estamos com você.
Abraço forte!

Enio

Que bom que o Viomundo vai continuar!!! Iniciativas como essa têm que continuar, são importantíssimas para tantas pessoas que buscam jornalismo sério e relevante.

Lia rosa

Os Bons venceram!!!!!!!! Alegria.

Marcos L. Peixoto

Azenha obrigado pela boa noticia.

Azenha conte comigo e minha participação naquilo que for preciso.
Abraço a todos.
Marcos

Franz

Valeu, Azenha!

Minha segunda-feira que começou altamente mais ou menos foi salva com a melhor notíicia do dia até agora!

#SomosTodosAZENHA

adao2001

Fico feliz que o Viomundo irá continuar, com outro nome, é verdade, mas a essência será a mesma.

Laura

Grande!
Grande Azenha!!!!!!!!!!!!!!!
Gostei também do VIOMUNDO crescendo, propondo-se a
CRIAR E DESENVOLVER PAUTAS.
PERFEITO!
Crownfunding e tudo o que vier a tona.
Viomundo tem que continuar vendo o mundo!

Muito bom.

Urbano

Assim é que se fala!

Eduardo Silva

Fico muito feliz com a notícia. Mas há de se preparar seriamente para mais ataques das grandes famílias da mídia contra os blogs.

euclides

Feliz ao ler o post. Este Bolg continuará a sua importante vida, agora, de forma diferente, pelo menos é essa a proposta. Desde já, um leitor assíduo e anônimo do Viomundo, podem contar com minha colaboração.

nancy lima

que alegria ufa!avante Azenha.

Barbara B. Ferreiro

Parabéns por continuar , precisamos de você , Avante e Ânimo ! Precisamos de sua lucidez e inteligência , obrigado por estar de volta ao batente.As trincheiras fazem parte da luta , ao ataque !!! Estaremos juntos.

enderson nobre

Não desista! Continuarei acompanhado…

Beto LIma

É isso Azenha. Desistir jamais!!!!

foo

Eu deixei essa sugestão no blog do Paulo Nogueira (Diário do Centro do Mundo):

Que tal organizar um hangout mensal com Luiz Carlos Azenha, Luis Eduardo Guimarães, Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim, Rodrigo Vianna, entre outros, para discutir a mídia?

Os programas poderiam ter uma duração de 1 hora, com participação de
ouvintes via internet, e depois colocadas no YouTube, como registro
histórico.

(Imagine se fizéssemos isso desde 2010, quanto material ja’ teríamos…)

Aliás: como sugestão para o primeiro programa, que tal um bate-papo sobre a eleição de 2010 como ponto de virada, quando a blogosfera fez um
contraponto à grande mídia?

A resposta do Paulo Nogueira foi: “Boa sugestão, foo. Vamos ver se dá para juntar a tropa. Abraço”

O que você acha?

Rasec

Vida longa para o site! Renascer sempre!
Um dia histórico na blogosfera!
Conte conosco!

Ebenezer Andrade

Azenha, pela primeira vez escrevo um comentário no Viomundo. Escrevo por causa da sua reavaliação sobre a continuidade desse espaço importante que nós leitores temos para nos informar. Continue e saiba que nós estaremos nos solidarizando com jornalistas que fazem do jornalismo um ato de informação e não de bajulação, desinformação, sensacionalista e tendencioso. Vamos em frente.

Rafael Cunha Lacerda

Simplesmente sensacional e o mais importante, vamos continuar nos aprimorando como seres humanos e cada vez mais evoluirmos na justiça social.

Parabéns João Carlos pelo comentário, que como eu, não interago com o blog nos comentários, mas é minha leitura obrigatória.

E por último, agradecer ao Azenha pela bela decisão tomada e vamos à luta sempre…

Abraços

ciro hardt araujo

Viva!

Filipe

Que ótima notícia. Semana passada indiquei aos meu alunos, do curso de Comunicação Social, consultar o Viomundo para um melhor esclarecimento sobre questões culturais, políticas e econômicas. A notícia do fim do site me deixou desconcertado mas agora recebo com verdadeira alegria a “volta de quem não foi”. Vida longa ao Viomundo!!!!

demetrius

Fênix seria um nome legal para o novo blog.
Obrigado pela decisão Azenha e pela coragem sem fim.

Gersier

“No Brasil, a mídia corporativa, concentrada em níveis inéditos, é uma espécie de aríete, capaz de arrombar a porta e implantar ministros-lobistas num governo do Partido dos Trabalhadores!”
Juizes e procuradores também Azenha.
Que o digam os “zés”,os “bernardos”,os “joaquinzam”,os “aires”, os “melos”,os “prevaricadores” e até as “sandras”.
Parafraseando o Che,os grandes só parecem grandes se apequenarmos.

izilda

Maravilha volta reciclado um blog táo importante pra nossa discernimento e instrumento para a luta em defesa da democracia.

Rildo Ferreira

Estou muito feliz com o desfecho. Mantenho a proposta de contribuir financeiramente se necessário for.

fabio Nogueira

Sabe Azenha, o que levou você a nõ tirar o seu site do ar? As vozes da justiça presentes e ausentes fisicamente,mas,presentes em nossas mentes e corações.

As vozes ausentes que ajudaram a você voltar a atras eram as de Prestes,Brizola,Zumbi,Darcy Ribeiro,Che,Apolônio de Carvalho,Antonio Conselheiro,a Conjuração Bahiana,José Martin, Malcom X,Abdias do Nascimento e demais que clamam por justiça.

Você incomoda,ainda bem. Está incomodando é porque a carapuça serviu e se depender de nós,Azenha,você vai incomodar muito mais.

VIVA OS BLOGUEIROS SUJOS!!!

Jorge Luiz da Silv

Ufa!!! Além de não perdermos um conjunto tão importante de vozes pela verdade, o episódio ainda vai produzir mais formas para que as mesmas se manifestem. Parabéns, Azenha! Muita gente está com você. Tenha certeza!

Félix Gomes da Silva

Caramba!!!! Ainda bem que João Carlos, com muita maestria, fez uma linda mensagem que tocou e encorajou você Azenha. Caso contrário, todos nós perderíamos uma grande fonte de informação que é o seu blog. Eu também sou daqueles anônimos, mas que todos os dias passo o olho no Viomundo e faço das informações ali contidas o meu direcionamento intelectual e ideológico. Ainda bem ( com os poderes de Deus e da Virgem Maria!!!, o nosso blog vai continuar e ainda melhor.

Augusto Pinheiro

Boas novas! Vale comemorar a manutenção do Viomundo e, principalmente, a sua proposta de renovação. É um caminho a ser seguido por muitos outrso que estão compreometidos com a integridade e honestidade no ofício jornalístico. Parabéns pela sábia decisão. Tenho a certeza de que muitos de nós assinariam o texto do João Carlos Cassiano Ribeiro. Estou à disposição podem contar comigo para o que for preciso. Grande abraço a todos vocês e bola pra frente.

Roberto Weber

Muito obrigado, Azenha. Esta é a melhor notícia que eu poderia ter no dia de hoje, mesmo sendo 1º de abril. Um grande abraço e conte com teus leitores na tua nova empreitada.

Volnei Meller

Passo a João Carlos procuração sobre oque sinto.
Viomundo como ele é… e espero continuar vendo como ele será! Isto é o que de fato oque faz a direrença, para aqueles que efetivamente lutam por um mundo melhor.

Gil Teixeira

Grande! Azenha!

Fico feliz de saber que entre seus advogados está Idibal Pivetta, vulgo Cesar Vieira, fundador e diretor do Teatro Popular União e Olho Vivo, que em meados dos anos 70, quando eu tinha 12 anos, o grupo foi preso na minha frente por encenar uma peça onde o tema central era a ELEIÇÃO de um Rei Momo, Nesse dia descobri que existia uma coisa chamada Teatro, que se tornou minha profissão, e também que tinhamos uma ditadura, o que me colocou na posição ideológica em que caminho até hoje.

Longa vida ao VioMundo!
União e Olho Vivo

Jeronimo Collares

Mantenhamos as mobilizações para amanhã. Essa é uma luta que transcende a um companheiro, a uma bandeira.

Podemos reverter o jogo e mudar a política nacional se depender da nossa luta e de passos certeiros. CUT encampou bandeira da critica ao ministro. E falo da turma de SP.

Abs Azenha, firme e sempre.

    maria olimpia

    Assino embaixo, Jerônimo Collares! Mantenhamos a luta!
    Obrigada, Azenha!

Elisabete Otero

Azenha, gostei da tua mudança de posição, apesar de ter ficado com algumas dúvidas, mas não tem problema, aos poucos ficarei sabendo e certamente gostando. Abraço solidário, Elisabete.
P.S. a carta que foi postada poderia ter sido escrita por, caso tivesse o mesmo talento, porque concordo com cada palavra e com a idéia
como um todo.

ANA

Toda força, estamos com vocês!

paulo melito

ufa !!!
ainda bem !!
ótima a ideia de colocar funding para as materias especiais !
estarei aqui como todos os dias , lendo ! hehe
abs a todos
paulo

Jocélio Lima

Azenha,

Estou muito alegre com a continuação do blog VIOMUNDO.com.br…afinal é dos principais blogs sujíssimo do país.

Vamos a quebrar a banca do PIG….rsrsr

Jocélio Lima
Salvador – Bahia

Maria Cristina

Por favor, que não seja uma piada de 1º de abril (risos). Brincadeiras à parte, muito obrigada por continuar, Azenha! Você nos representa!!!!

Mateus Paul

Nada melhor do que iniciar a semana com uma notícia maravilhosa! A luta continua, Azenha!

Webert Machado

Avante, Luiz Carlos Azenha.
Jornalismo é coisa séria, o que você e equipe fazem muito bem!

Rodrigo Leme

São trabalhos jornalísticos e não de militância, mas todas as pautas-exemplo servem somente a um partido neste país, e nenhuma se refere a ele.

Azenha, seu trabalho é excelente ainda que direcionado por militância. Não ha necessidade nenhuma de ficar disfarçando a intenção, quando é isso que seu público quer.

Rubinho da Divinéia

CRFB/88, Artº 223, &5º, Cumpra-se! Urge regulamentar capítulo da Comunicação Social! Nada além ou aquém da #Lei. Solução Legal e Democrática. O Povo elege maioria PeTista/Aliados na Câmara e Senado, Reelege Dilma e o resto é atividade política normal!
Leiam A Internacional capitalista de Renê Armand Dreifuss. Esclarecedor!

Silvanio

Isso mesmo! mas não mudem o nome, VIOMUNDO é mt bacana!!! de Palmas/TO, viomundo 100%.

Erica

Azenha, que noticia boa!!! Longa vida ao Vi o Mundo, não, eles não podem e não vão nos calar… Teu blog é essencial, foi através dele e de outros que conheci muitos amigos que tenho hoje… A blogosfera tem que crescer e não diminuir… Estamos todos juntos nessa, eu, vc e milhares de leitores ávidos por informação de qualidade… Abraço, foi uma boa decisão, tô feliz….

Giorgio

Otima noticia!! Força, nessa nova empreitada!

Wendell

Conte comigo.

Eliana

Eu gostaria de ver uma reportagem com a direção naciomal do PT para saber pq o PT não expulsa o Paulo Bernardo do Partido.Dependendo da resposta, vou avaliar se continuo , ou não, votando no PT.
Que bom que o Viomundo vai continuar!

    Roberto Locatelli

    Notícia sensacional!

    Vamos dar toda força ao VioMundo!

    Independente de qualquer coisa, acho que deveria ficar de pé aquela proposta de uma conta bancária com dois titulares (um deles poderia ser a Conceição Lemes) para pagarmos as custas advocatícias.

    É preciso viabilizar a Blogosfera financeiramente.

Eu e o Google contra a Rapa

É isso aí. Sucesso!

mucio

Estou muito feliz que tenha decidido continuar na luta Azenha, Deus o guarde. Abração fraterno meu amigo.

damastor dagobé

ótimo…beleza..fico feliz..mas todo esse tour de force pra que???
pra oferecer sustentação ideológica para um governo que acintosamente abandonou os aliados ao se entregar voluntariamente ao inimigo???

Deixe seu comentário

Leia também