Os vínculos do novo papa com a ditadura militar da Argentina

Tempo de leitura: 3 min

Internacional| 13/02/2013 | Copyleft

Os conservadores argentinos sonham com um papa próprio

da Carta Maior

Como em 2005, quando Ratzinger foi eleito, os conservadores argentinos voltam a sonhar em ter um homem seu no Vaticano: o cardeal Jorge Bergoglio. Mas o papel desempenhado pela Igreja argentina e pelo cardeal na ditadura militar (1976-1983) torna quase impossível a escolha de um personagem com semelhante currículo.

Oscar Guisoni

Buenos Aires – “Quando João Paulo II morreu todos nos iludimos com a possibilidade de que nosso cardeal Bergoglio assumisse como papa. Mas não aconteceu. Oxalá desta vez ocorra”, exclama sem ruborizar uma conhecida jornalista local em uma das tantas transmissões improvisadas da televisão argentina surpreendida, como o resto do mundo, com a renúncia de Bento XVI. “Deus não o permita”, responde o colunista Fernando D’Addario, no Página/12.

Como ocorreu em 2005, quando foi eleito o Papa Joseph Ratzinger, os conservadores e ultramontanos argentinos voltam a se iludir com a possibilidade de colocar seu homem no Vaticano: o cardeal Jorge Bergoglio. Mas o papel desempenhado pela Igreja argentina e pelo citado cardeal em particular durante a última ditadura militar (1976-1983) torna quase impossível que o Vaticano opte por habilitar com a “fumaça branca” um personagem com semelhante currículo.

Salvo que “assim como nos anos 80 escolheram Karol Wojtyla para canalizar religiosamente a luta do povo polonês (isto é, a do mundo ocidental e cristão) contra o totalitarismo soviético”, sustenta D’Addario com acidez, “agora escolham um papa argentino para salvar-nos do populismo gay e favorável ao aborto que se expande como uma peste por estes pampas”.

A polêmica, que em apenas algumas horas voltou a impregnar grande parte da imprensa argentina, trouxe à tona de novo a triste memória do papel desempenhado pela Igreja local durante a última ditadura militar e suas implicações no presente.

Apoie o VIOMUNDO

Assim, enquanto o setor mais conservador e católico da classe média local volta a sonhar em ter seu próprio Papa, os organismos de Direitos Humanos e as associações que agrupam os familiares dos 30 mil detidos desaparecidos na última ditadora recordam que a Igreja não só colocou uma venda nos olhos diante da matança organizada pelo Estado, como se fez de distraída inclusive frente o assassinato de seus próprios sacerdotes, comprometidos com a “opção pelos pobres’ e com a Teologia da Libertação que havia iluminado o Concílio Vaticano II.

Uma prova da atualidade da polêmica é a recente decisão judicial do tribunal que julgou na província de La Rioja o assassinato dos padres Carlos de Dios Murias e Gabriel Longueville, ligados ao também assassinado bispo Enrique Angelelli, uma das figuras emblemáticas da “Igreja comprometida” dos anos setenta na Argentina.

Nesta sentença inédita anunciada na semana passada fala-se pela primeira vez da “cumplicidade” da Igreja Católica local com os crimes cometidos pelos militares, ao mesmo tempo em que se assinala a “indiferença” e a “conivência da hierarquia eclesiástica com o aparato repressivo” dirigido contra os sacerdotes terceiro-mundistas.

Chama a atenção, diz ainda a sentença, que “ainda hoje persiste uma atitude resistência por parte de autoridades eclesiásticas e de membros do clero ao esclarecimento dos crimes”.

Como ocorreu em 2005, enquanto por trás dos muros do Vaticano se escolhia o sucessor de João Paulo II, a discussão pública leva os argentinos a olhar para sua própria Igreja no espelho que mais os envergonha: do outro lado da Cordilheira, a Igreja Católica tem outra cara para mostrar, já que sua atitude frente à ditadura de Augusto Pinochet foi exatamente a oposta à adotada pela hierarquia argentina.

A polêmica transcende rapidamente o âmbito religioso e se instala no cenário político cada vez mais radicalizado, que encontra os partidários da política de Direitos Humanos promovida pelo governo kirchnerista no caminho oposto ao dos conservadores que desejam encerrar os julgamentos contra os responsáveis pelos crimes contra a humanidade executados pela ditadura antes que os processos comecem a bater às portas dos cúmplices civis do regime, o que já começou a acontecer.

Enquanto isso, o candidato em questão, o atual arcebispo de Buenos Aires, Jorge Bergoglio, sonha em alcançar um papado impossível. Nascido em 1936 e presidente da Conferência Episcopal durante dois períodos (cargo que abandonou recentemente por doenças da idade), é difícil que o Vaticano se arrisque a colocar no trono de Pedro um homem citado em vários processos judiciais por sua cumplicidade com a ditadura e que conseguiu evitar seu próprio julgamento por contra de influências e argúcias de advogados.

Nada disso impede, porém, os ultramontanos argentinos de sonhar com a possibilidade de ter um Papa em Roma que os ajude a acabar de uma vez por todas com um governo que consideram o pior inimigo da Igreja Católica desde que o presidente Juan Domingo Perón enfrentou-se de forma virulenta (incluindo a queima de algumas igrejas) com a hierarquia católica no final de seu governo em 1955.

Tradução: Katarina Peixoto

PS do Viomundo: Um papa com dupla tarefa: frear os evangélicos e a esquerda na América Latina.

Leia também:

Beozzo: Papa argentino diminui poder da Cúria romana

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mário SF Alves

Se Jesus Cristo arribasse de novo por aqui, na porção ocidental do mundo, e, de novo, com as mesmas ideias, de uma coisa todos podem ter certeza: eles (a união consagrada igrejas [apostólica romana e outras] e neoliberalismo) o devorariam vivo. Se fosse um jesus-menino, então, nem pensar.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Uma ironia deveras procedente…
    .
    .

    abolicionista

    Caro Mário, recomendo veementemente a leitura do capítulo “O grande inquisidor”, que faz parte do romance Os irmãos Karamazov, de Dostoiévski. Trata-se exatamente disso. Dostoiévski relata o que seria a vinda de Cristo durante a inquisição. É um dos textos mais impressionantes que eu já li.

    Mário SF Alves

    Prezado abolicionista,

    Só hoje, 23/03, estou tendo a oportunidade de ler seu comentário. Obrigado pela sugestão.
    _________________________________
    Impressionar-se com a beleza e com fundamentos que regem a natureza, especialmente as relativas à Humanidade é um dom. E é justamente isso o que nos faz superar obstáculos e seguir adiante.
    __________________________________________________
    Cordial abraço,
    Mário SF Alves

    Mário SF Alves

    “Não estamos contigo, mas com ele, e já há muito tempo. Há exactamente oito séculos que recebemos dele esta última dádiva que Tu afastaste com indignação quando ele te mostrava todos os reinos da Terra; aceitámos Roma e o gládio de César e declarámo-nos os únicos reis da Terra, se bem que não tenhamos tido tempo até agora de ultimar a nossa obra. Mas, de quem é a culpa? O trabalho ainda está no princípio, está longe do termo e a Terra terá ainda muito que sofrer, mas nós atingiremos o nosso objectivo, seremos césares; …”
    __________________________
    Pois é, amigo abolicionista, é isso. O Dostoiévisk foi à fundo na reprodução da retórica transcendental da Igeja. Dissecou e nos presenteou com a síntese de toda essa (maldita) obra construída ao longo de milênios; obra fundamentalmente elaborada por cérebros vinculadas ao poder dos Papas e dos Reis; obra estritamente destinada a manter ad aeternum o “invencível” regime de exploração do homem pelo homem. Obra fundada numa dialética estranha, alienígena, capada. Obra fundada num diálogo que, até, admite o choque de contrários, mas, jamais admitiria a síntese. Santa e pecadora, lembra?
    ________________________________________
    É. E tal obra é tudo o que se poderia chamar seguramente de pântano da retórica. Retórica pantanosa.
    _____________________________________________
    Houve um tempo que nada me tirava da cabeça que o “entre o céu e a terra há mais mistérios do ousa imaginar nossa vã filosofia” fosse parte integrante da Bíblia. Custei a admitir que era do Shakespeare.
    _________________________________________________
    Sim, prezado amigo, sim, mais mistérios do que ousa imaginar nossa vã folosofia. Nada, porém, que nos remeta à “transcendência” da religiosidade “evoluída” para religiões/ideologias religiosas.
    _______________________________________________________
    Mistérios? Mistérios científicos, pois não?
    ___________________________________________________________
    A seguir, como gratidão, indico o link do presente:
    http://www.psb40.org.br/bib/b177.pdf

Fernando

Quando fala de papa negro ,falando das vestes do principal religioso da Companhia de jesus ,dos jesuitas ,que usa uma roupa preta. E tambem acho que ele ta homenageando os dois Assis e Xavier.

Fabio Passos

Vai ver os cardeais acham que um cupincha de videla é a modernidade na igreja…

Paulo

Ficam reclamando dos assassinatos de reputações feitos pela imprensa brasileira, mas não se importam se é para acusar alguém da igreja. Coerência é tudo que a maioria dos comentarista daqui não tem, quando falam sobre igreja.
Apesar de votar no Lula desde a primeira eleição contra o Collor, e acreditar nos projetos sociais do governo e também na Dilma, já estou começando a pensar em votar em outro partido na próxima eleição (claro que não o PSDB), pois a turma da esquerda já está ficando que nem o pessoal da direita: só a opinião deles é que vale, o resto é lixo e atraso. Não tem respeito pelos que tem opinião diferente.
Se querem a democracia, é preciso respeitar as divergências e a pluralidade de opiniões, de credos e de gostos.

    Santana

    Parabéns Paulo. Digo a todos que já encontro eco da sua opinião nas ruas.
    O povo já começa a questionar se o que vale realmente é só a “verdade” imposta e doutrinadora dos ditos progressistas, como se todo o resto fosse calunia contra o povo, ou se é realmente preciso analisar e considerar outras opiniões, como em qualquer democracia de verdade.

Franco

Caramba, como tem gente estreita de pensamento. Se eu fiz o serviço militar obrigatório antes de 1985, eu sou automaticamente “torturador da ditadura”? Pensem…pensem…Que opção um guri de 16 anos na Alemanha nacional-socialista antes daguerra tinha?
Outra coisa: se vc nem católico é, por que está preocupado com o papa?
Só segue o papa quem quer, entaonão encham o saco com esse blá blá blá estéril..
Vão ler a mídia patrocinada petista…a esquerda funcionária.

    Irene

    Meu caro: Viver em democracia possibilita-nos tecer considerações livre e pessoais – opinião, sobre todos os assuntos que e afectem a nossa vida e a vida em democracia. Esta é a minha opinião. O que nos leva a figuras públicas, que deveriam ter um CV exemplar. Na sociedade moderna é recorrente aparecerem figuras cujo carácter deixa muito a considerar, não por interesse “tablóide” mas porque podem afectar a vida de muitos milhões de pessoas. Quem negoceia a sua subida até ao topo, tem que aceitar que a sua estratégia seja questionada. Quanto a resultados, estaremos atentos. O que sabemos até agora, não é, de facto, muito promissor. Desculpe, mas estamos fartos de corridas ao poder a qualquer preço!

Gilberto Nascimento: Teólogo progressista vê identificação do novo papa com os pobres « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Os vínculos do novo papa com a ditadura militar argentina […]

Mardones

Coitado do Oscar Guisoni. É daqueles que acham que existe vergonha no mundo das corporações.

“é difícil que o Vaticano se arrisque a colocar no trono de Pedro um homem citado em vários processos judiciais por sua cumplicidade com a ditadura e que conseguiu evitar seu próprio julgamento por contra de influências e argúcias de advogados.”

Acho que o articulista nunca ouviu falar nos escândalos do Banco do Vaticano desde a década de 70 e dos escândalos sexuais abafados a todo custo.

Para uma organização que lava dinheiro de organização criminosa, fez vista grossa às ditaduras e tem como membros praticantes de pedofilia TUDO É POSSÍVEL!

Aliás, como ficou provado ontem: o Francisco I é o argentino.

LEANDRO

Segundo o candidato ao governo da Venezuela e preferido da maioria aqui num discurso ontem, o próprio chavez assim que morreu pediu a Deus por essa escolha.

Francisco

Na ânsia do mundo ser um pouquinho melhor do que infelizmente é as pessoas podem estar incorrendo em equivoco imenso.

Acho que Frei Boff e outros analistas estão comendo mosca.

“Francisco” não é “de Assis” é “de Xavier”. O novo Papa tem como referencia o catequisador da Ásia e um santo dileto dos Jesuitas, ordem a que é ligado o novo Papa.

Um jesuita fissurado em São Francisco de Assis soa até esquisito!

Francisco de Xavier (ou só São Francisco Xavier) foi um catequista ligeiramente chato que usava de todos os recursos para ser “simpatico” e forçar a própria presença e a tal “tarefa de evangelização”.

No Japão, chegou a usar quimono e deixar de comer carne para “entrar na tchurma” e intochar o ouvido dos outros com conversa de padre…

Adilson

no domingo passado, o programa Canal Livre da TV Band, entrevistou o Filósofo Mário Sérgio Cortella, para falar sobre a sucessão papal. O entrevistado estudioso sobre o assunto, levando o tema a sério, a certa altura da entrevista foi provocado e desrespeitado com uma piadinha de péssimo gosto do Boris Casoy, a resposta do filósofo foi imperdível.
O Boris poderia ter dormindo sem essa…mas como se utiliza da função para fazer política rasteira se deu muito mal, como sempre. Confira no link a seguir a provocação do Boris e a resposta, como disse, imperdível do filósofo Mário Sérgio Cortello. Especificamente, a partir dos 26:30. Seria de bom alvitre editar e colocar o vídeo a partir dos minutos e segundos que eu citei.
http://canallivre.band.uol.com.br/videos.asp?id=14315524

Estevão Zanch

Agora eu descobri quem começou a história… foi um ex-terrorista montonero… entre ele e o PAPA eu fico ocom o PAPA…

Carlos Roberto

A esquerda adora esmigalhar reputações. Quando seus ogros assassinos desde Robespierre passando pelos facínoras Castro matam dizem: não se faz omelete sem quebrar os ovos. Georges Danton disse isso e foi decapitado.

neopartisan

Se fosse conselheiro da Cristina, eu a aconselharia a fazer três perguntas diretas ao novo papa.
1) Por que o senhor chamou nossa querida Argentina de “fim do mundo”?
2) Qual a sua posição em relação às Malvinas? De que lado o senhor se encontra?
3) Que sorrisos foram aqueles trocados com o chefe dos ogros da ditadura argentina?

Armando do Prado

Duas derrotas sérias em menos de 10 dias: morre Chávez e a direita brucutu argentina consegue nomear um papa sujo de sangue. A luta continua.

Rafael

É assustador o espaço reservado para um papa. São a linha de frente do conservadorismo. Essa escolha de um papa sulamericano tem um fundo político. Temem perder força na américa do sul.
Sou católico e torço para que a igreja católica acabe, não só a católica, todas essas igreja que viraram negócio. É um absurdo ver toda aquela riqueza no vaticano enquanto a principal função do papa é manter o povo pobre, primido, explorado, doninado. Torço para que o povo se livre desse grilhão que é a igreja. O dia que o povo perceber o que a igreja católica fez e faz contra ele próprio e negar essa igreja será uma revolução,

    anac

    Está no caminho…
    De se acabar…
    Es la mano di Dios.

ricardo silveira

Depois de tanta pedofilia e adesão a regimes totalitários, vai ser difícil à igreja católica encontrar gente decente, tá tudo contaminado.

PEDRO

habemus Papam, conservador.Mas um tiro na calutra da igreja católica.

Lindivaldo

Xi! Que globo golpista!
Xô, nojenta, oportunista duma figa!
Está eufórica com a possibilidade do papa Francisco vir a desmontar os governos progressistas da América Latina como o fez com o comunismo o papa João Paulo II.
Sem nenhum escrúpulo, já está acirrando a intriga entre o Vaticano e a Cristina Kirchner, apostando na queda desta.
De relance, inclui o chavismo e a Dilma no confronto.
No entanto, só para contrariar essa golpista agourenta, cada vez mais aumenta o apoio do povo aos governos de esquerda no cone sul!

hc

É certo que o mundo esta diante de seu novo desafio. Para a elite mundial o desejo de enganar a multidão e manter o poder. Pessoas como Obama e agora o novo Papa, por suas origens e atitudes na vida demonstram que, apesar das aparências, estão como peças estratégicas para enganar a multidão, mas até quando, alguns processos demonstram não ter volta, e fica difícil volta para o seculo XX. A dinâmica do mundo já tomou sua rota, não se aceita mais migalhas, a difusão de direitos não aceitara retrocesso nesse sentido sem luta.

Abel

Resumo da cobertura sobre a eleição de Francisco I:
* Band: argentino, conservador, adversário de Cristina Kirchner, acusado de entregar dois padres progressistas para os milicos e de estar envolvido no sequestro de bebês;
* Globo: argentino, conservador, adversário de Cristina Kirchner, defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar. Nenhuma palavra sobre padres e bebês sequestrados.
Não vejo nenhuma das duas TVs, mas a cobertura da Band me pareceu mais isenta. Tirem suas conclusões ;)

Alceu CG

Sem surpresas, sem decepções. A ICAR é o que é. É o que sempre foi e continua a ser, atualmente sempre acreditando que ainda tem poder suficiente para mudar os rumos políticos da América Latina. Bão, todos sabemos o resultado da úlitma intromissão papal, quando o nazista que fugiu da raia teve a audácia e cara de pau a ponto de tentar interferir nas eleições presidenciais a favor do zé bolinha. Realmente ela ainda tem poder, afinal estúpidos fanáticos existem em todos os lugares, mas vai longe o tempo em que entronavam reis e rainhas. Hoje o único imperador que ainda elegem são os rebotalhos humanos que ocupam o trono do Pedro. Personagens sinistros, cúmplices de genocídios, saques e misérias em todas as partes nas quais conseguem cravarem suas garras ávidas. Mas também, o que esperar de uma seita que cultua uma das entidades mais sanguinárias da antigüidade? Basta ler na bíblia somente a parte sobre o cerco de Jericó pelo povo “escolhido”. As ordens do malefico jeová, sempre sedento de sangue, foi para que todo ser vivo fosse passado no fio da espada; humanos velhos, jovens, homens, mulheres, crianças de berço, animais domésticos, provavelmente até pernilongos, carrapatos e lombrigas. A única coisa boa na eleição do milongueiro é o fato da criatura já ser um ancião na reta final.

AlceuCG

Ana carolina vieira

os catolicos querem ser tão certos que padres nao podem se casa,gente pedro quem eles gostam tanto que em vez de fazer um igreja papa Jesus fizeram pra ele nao que ele nao fosse importante logico que foi mas Pedro era casado e Jesus curou a sogra de Pedro .
Meus queridos catolicos e seus segredos …

Fabio Passos

putz
Quanto mais agente reza mais assombracao aparece.
Sai um nazista… entra um fascista.
Mas sera que nao tem pelo menos um cardeal que nao esteja a servico do cao?!?

José X.

Vai continuar o trabalho de Wojtyla e Ratzinger, da enterrar a Igreja Católica.

Willian

Viomundo apoiava qual candidato a Papa?

    Luiz Carlos Azenha

    João 23. abs

    Willian

    Ah Azenha, se João XXIII fosse escolhido hoje você já teria o dossiezinho dele preparado. Não ia sobrar pedra sobre pedra.

    P.S. Incrível como o Papa foi escolhido as 15:00 e os comentaristas de Viomundo já tem tantas certezas sobre seus defeitos. Ou sabiam antes que seria escolhido, e o investigaram, ou como aqueles que acusam de só lerem o PIG e acreditam em tudo por lá, também para eles bastou a blogosfera postar que já acreditam.

    Abel

    +1

    Gerson Carneiro

    Willian,

    Ao contrário de você, os comentaristas do VIOMUNDO não dormem.

    Gerson Carneiro

    Papa Luiz Carlos Azenha.

Luís Carlos

Como ocorreu com João Paulo II, que fez do papado um instrumento para derrubar qualquer oposição ao regime neoliberal imposto por EUA e Reino Unido, o novo Papa argentino parece sim vir com claro objetivo de combater os governos populares eleitos pelo povo sul-americano. Ou seria mera coincidência a “eleição” do primeiro Papa da América do Sul no momento que Chaves morre e se transforma em mito fortalecendo o chavismo como visto nos últimos dias, que Cristina avança com a ley de medios, reconhecimento do direito de homossexuais casarem e condenações de representantes da ditadura argentina, que no Equador Corrêa enfrenta a grande mídia e que no Brasil Dilma faz fortes enfrentamentos contra oligarquias reduzindo valores da energia elétrica, barateia a cesta básica, reduz juros deixando neoliberais desesperados??
O Vaticano faz novo movimento para intervir nas democracias latino-americanas. Mais do mesmo!

Francisco

Eu sou contra os católicos praticarem aborto!

Na verdade, eu sou contra cristãos em geral praticarem o sexo!!

Se seguirem nesta “via santa”, os católicos resolverão definitivamente todos os problemas de discriminação do mundo em no máximo uns setenta anos…

Racismo, sexismo, etnocidio, homofobia, tudo isso acaba!!!

Francisco Alexandre Alencar

Sou Francisco, meu único traço comum com esse velho teocrata argentino de direita; mas não sou fascista, nem nazista; não combato o casamentos gays, admito o aborto para casos especiais e não fecho os olhos para os crimes de ditaduras, sejam de direita ou de esquerda. Nem tenho tanto medo assim de morrer envenenado. Acredito num mundo melhor, faço a minha parte. Péssima escolha. O Vaticano me lembra o Congresso, ao eleger um homófobo para os direitos Humanos, ou votar secretamente no Renan para presidente do Senado, depois deste mesmo ter renunciado diante das acusações de corrupção. Esconjuro!

E. S. Fernandes

Coitada da Cristina. Sorte relativa da Dilma e de todos nós.
Mas isso ainda vai sobrar para nós aqui também no Brasil e para toda América Latina. É bem provável que esse papa esteja aí para fortalecer as forças das trevas contrárias a revolução bolivariana.

Messias Franca de Macedo

… Enquanto
Joaquinzão,
“o inclemente”(!),
não ‘exfede’
o acórdão
do MENTIRÃO,
conclave na veia,
haja apagão
na oposição!…

… ORA A VIA É A ‘ditabranda’ ORA É A TOGA ORA É A BATINA ORA É A ‘PETROBRAX’(!)…

[As veias abertas da] América Latina
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Bernardino

Acredito que trocaram seis por meia duzia uma vez que o referido eleito ficou em segundo lugar na eleiçao do Bento XI e por cima um cara de idade avançada.A igreja esta perdida no tempo e espaço,perderam uma otima oportunidada pra oxigenar as estruturas carcomidas.Com certeza vai-se aprofundar o fossso entre o conservadorismo e o modernismo
Seria mais logico ter pedido para o outro ficar pelo menos ja se conhecia suas posiçoes.Esse pelas posiçoes tomadas anteriormente e a idade avançada em nada mudará.Aliás deveria chamar-se JOAO BENTO I continuaçso dos dois anteriores!!!

J Souza

“Efeito Messi”… 4×0

Thomaz

Então a Teologia da Libertação “iluminou” o Concílio Vaticano 2??? Nem João 23 percebeu isso! Esse papa vai acertar o passo da esquerda argentina. Vai fazê-la parar de mentir.

Piloto

Conservador eu aceito, não aceito reacionário.

Casamento gay é um assunto civil, não religioso.

O estado laico não pode ouvir religiões para nada.

As religiões tem que conquistar os seus fiéis pela força da argumentação não pela força do poder político e da mídia.

Como acredito na vida, na espiritualidade, eu não concordo com o aborto, pois é uma vida, e sou contra tirarem qualquer vida. Antes, eu pensava diferente, mas hoje me aprofundando no estudo kardecista eu sou sempre a favor da vida. Contudo, sou contra a criminalização, sou a favor do esclarecimento e do apoio público e social a todo mulher que procurar esse procedimento. Sem hipocrisias e sem posições maniqueístas, se sou a favor da vida, e contra qualquer violência ou pena de morte, não posso ser a favor do aborto.

Estevão Zanch

Quando é que vamos discorrer sobre a eleição na IURD???

Álvares de Souza

Milhões de vezes melhor ter um papa argentino do que ter um papa brasileiro eleito pela Globo! Já pensaram nisto?

La Jornada: Jesuíta denunciou Bergoglio por colaborar com regime « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] As ligações do papa com a ditadura militar argentina […]

renato

Pronto, não vamos ganhar a Copa.
Foi pro saco Felipão. Nem Kaká salva.
Este parece ser o Papa do Malkcáia.
Deus me perdoe, mas parece que os pobres
nasceram para ser pobres, não vão conseguir
mudar de posição. Nunca.
A princípio não o conhecia, MAS…foi só procurar
saber, e a Globo já falou da briga com A Presidenta
da Argentina.
Agora a Inglaterra ganha as Malvinas.Providencial.
Mas este Papa tem que salvar a Igreja…..Não é possível.
Agora me revoltei…
A direita no Paraná agora esta dando a vara para pescar
será uma alusão ao peixe do Catolicismo.
Se Jesus desse vara para o Povo na Montanha, como é que
estaríamos hoje.
Criei o mundo em seis dias, e vocês vem pedir peixe, e
metia a vara na turma.
Que tipo de Igreja iniciaria-se aí.

assalariado.

Ora internautas, qual é o histórico da história dessa religião e suas variantes mercenárias que, em vez de optar pelos pobres, optou e opta, pelos valores/ ideais do mercenarismo das elites capitalistas?

Em que situação de luta da libertação dos oprimidos, liderada por Cristo, a sua época, essa igreja foi fundada? Tudo isso, em pensamento frontal, e oposto, a escolha de Jesus Cristo escrito na bíblia. As religiões, ditas cristãs, em regra, sempre andaram, e andam, afinados ideologicamente com a ideologia do deus dinheiro. Pedro Alvares Cabral o “descobridor” do Brasil, sabe disso.

Ah, mas e a teologia da libertação, aonde é que entra nessa história? Aí já é outro assunto. É a hegemonia, estúpidos! Quem é mais organizado leva o troféu, assim também, é na vida real.

Abraços.

    Mário SF Alves

    O problema não é nem exatamente este, meu caro. O problema é a MENTIRA. O problema é a covardia e a dissimulação eternas. O problema, meu caro, é uma religião e suas variantes que apenas se firmam no mundo fazendo de biombo ou escondidas atrás daquilo que nos é mais sagrado, a virtude. E, assim, dissimuladas, travestidas de virtuosas e investidas na autoridade máxima da imaterialidade conceitual nos enganam a “todos” em seu jogo [realmente] sujo, cuja finalidade, cuja única razão de ser, é e sempre foi o de servir de estribo e tirar o máximo proveito material do poder hegemônico que delas ideologicamente necessitar.

Messias Franca de Macedo

… É O GOLPISMO CÍCLICO, ESTÚPIDO!… “SANTO PADRE!”…

###################

“Em meu nome, em nome do governo argentino e em representação do povo do nosso país, quero saudá-lo e lhe expressar minhas felicitações por ocasião de ter sido eleito como novo pontífice da Igreja Universal”, escreveu a presidente Argentina, Cristina Kirchner, em mensagem enviada ao papa Francisco, eleito nesta quarta; relação de Bergoglio com os governos dos Kirchner, contudo, não é das melhores; o falecido Néstor Kirchner, antecessor e marido de Cristina, chegou a classificá-lo como um expoente da oposição contra seu governo
(…)

FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/mundo/96136/Com-hist%C3%B3rico-de-atritos-Cristina-sa%C3%BAda-novo-papa-Com-hist%C3%B3rico-atritos-
Cristina-sa%C3%BAda-novo-papa.htm

############################3

… ORA A VIA É A TOGA ORA É A BATINA ORA É A ‘PETROBRAX'(!)…

[As veias abertas da] América Latina
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

    Mário SF Alves

    Ora isso, ora aquilo, ora aquilo outro, mas, sempre, e invariavelmente, a MENTIRA. Aqui, nestas bandas banânicas do Trópico de Capricórnio, vale tudo. Só não vale o progresso material [e espiritual] dos povos.
    _________________
    Tristes [e paradoxalmente bem aventurados] trópicos. No dia em que seus povos acordarem, este será o dia da assunssão do destino, o dia em que, de novo, a virtude se espraiará na Terra.
    __________________________________
    Já foi lançada uma estrela. E poder algum, boicote algum, mentira alguma a impediram de ser virtuosa. A condenaram a ser só, e isso é verdade. Condenaram à solidão aquela que nasceu da solidariedade entre os povos, e isso é também verdade. A impediram de competir; a impediram de enriquecer. Por outro lado, sem querer livraram-na de um mar de futilidades. Seu brilho só não tem sido maior porque – e exclusivamente – seu território é relativamente ínfimo.
    ______________________________________________
    Até quando ainda esperaremos que o Ocidente dê uma chance à paz?

Marco

Deus nos livre destes religiosos fundamentalistas e conservadores!!! A maior contradição me parece ser padres, bispos e cardeais homofóbicos dentro de uma igreja cheia de padres que são flagrados em relações homossexuais e pedófilas.

João Vargas

O Papa não poderia ser brasileiro, pois seria nepotismo.

    Abel

    Pois é… Deus já é brasileiro :)

Gerson Carneiro

Era o que faltava: um Papa fungando no nosso cangote.

    dani

    Melhor de todos os comentarios….
    chorei aqui….

Bonifa

É cedo para fazer um tal julgamento. O que está em jogo na Igreja é muito mais que uma polêmica interna da Argentina. É verdade que a Igreja da Argentina não condenou a ditadura, assim como também aconteceu no Brasil. Não nos esqueçamos que na implantação da Ditadura Dom Evaristo Arns correu à frente dos tanques mineiros que marchavam contra o Rio, para abençoá-los. E que Dom Eugênio Sales, tido como um arquiconservador militante, escondeu e salvou muita gente perseguida pela Ditadura. Não cabe tentar exacerbar uma guerra entre a Igreja e o Governo Argentino. A verdade é que o novo Papa tem uma missão global que não se compara e tamanho e escala com uma polêmica paroquial. Temos que focar na tese que foi vencedora dentro da Igreja com sua eleição. E esta tese não é, em absoluto, mesquinha a ponto de visar esmagar governos progressistas na América Latina. O que está em jogo é uma mudança de filosofia para salvar a própria existência da Igreja Católica. A tese vencedora na conclave foi a de que a Igreja tem que se despir da pompa luxuosa, indigna diante dos sacrifícios que a atual crise impõe aos fiéis, na Europa e em todo o mundo. Foi vencedora a tese de que a Igreja tem que se aproximar de suas origens e assumir a simplicidade e o estoicismo que caracteriza a Ordem de Jesus. Podemos nos preparar para um período de louvor universal à superioridade humana da vida simples e para a abominação do esbanjamento e do luxo. Não é à toa que seu nome escolhido foi Francisco. Isto significa que o franciscanismo demorou 900 anos mas finalmente chegou ao comando da Igreja.

    Ronaldo Marques

    Dado que o novo papa é da ordem dos jesuítas, acredito que o Francisco homenageado pelo papa seja, na verdade, São Francisco Xavier, co-fundador de sua ordem ao lado de Santo Inácio de Loyola.

    roberto

    Bonifa, onde você descobriu essa tese? Manda pro papa porque nem ele sabe disso.

    Paulo Renato

    Quem nao sabe é vc, não é nenhuma teses é fato, este éo verdadeiro papa negro que agia nas sombras através do seu movto jesuítico agora estão no trono .

    renato

    Meu Deus, agora pintaram o papa branco de negro!
    Cara espera mais um tempo para os Negros realmente
    assumirem o Papado!
    Dá uma chance, assim nem o São Crhis aguenta. (O da Record).
    Depois pode ser o Papa…Petista. O Papa…P…você escolhe.
    Mas agora não, dá uma chance para os Argentinos.
    Deixa o Santo Padre fazer homenagem a São Francisco de Malvinas.

    Andre

    E aí vem, mais uma história do tal “papa negro”. Bem, ao menos esse argentino não tem idade para ser filho de João Paulo II… Olha, onde andam a ignorância e o misticismo juntos, transbordam as crendices. Antes, dizia-se da subida ao trono do “filho de João Paulo”. Bem nesse caso, é o segundo filhote, pois, o primeiro já foi e este é igualmente considerado um seguidor. Mais um ultraje p a Igreja de Cristo. O Vaticano nunca mereceu os exemplos de santidade e abnegação dos mártires, servos da Igreja de Cristo (esta sim, universal, despojada de Roma) todavia, através dos tempos, locupleta-se em todas as formas de sua riqueza espiritual. E a cada sumo pontífice,tudo isso torna-se mais evidente. Eu não sei o que é pior: ouvir as ilações desse bando neopentecostal, ou, assumir que, mais uma vez, a Igreja será liderada por um homem cujo histórico é estarrecedor. Felizmente, ou infelizmente, apesar dos crimes e absurdos, a Igreja vai sobrevivendo…

Felipe

Prezados, em uma pesquisa de mestrado conheci uma combativa organização da esquerda argentina chamada La Alameda, eles fazem uma bela luta contra o trabalho escravo, inclusive denunciando publicamente e através de ações de rua, as grandes marcas, e organizando sindicatos de base. Essa organização se chama La Alameda, e se originou de uma assembleia de bairro.

Fiquei abismado quando vi que o cardeal com quem eles se relacionam bem e de quem recebem apoio virou papa. Só queria deixar aqui registrado que nem tudo é tão simples quanto parece, apesar de ultra-reacionário nos costumes, esse papa parece ter uma opção real pelos pobres.

    simas

    Ahhh!… Felipe: existe franciscano e Franciscano… Se vc frequentasse, já teria percebido q uns são a sabedoria e humildade, personificada; outros… a esperteza, latente. Depois, a Igreja no Brasil tem um tamanho e, na Argentina, outro, proporcionalmente A politização do povo, na Argentina, ao contrário, é bem mais ativa, q junto a nós, aqui. E o nível intelectual, por aqui, bem maior q por lá, lógico; pq relativo. Então, meu caro, por lá, o peso dos comprometidos com a ditadura seria relativamente menor… Vc está sendo injusto com os religiosos q, no Brasil, se antenaram aos anseios democráticos. Mtos foram presos, torturados e assassinados, até… Cara, não dá pra comparar nosso Pais com a Argentina.
    Esse discurso é tão insólido, q, por experiência própria, tomo a liberdade de fazer uma avaliação, particular, por exemplo, de Dom Élder; oposta da q fazem, todos, pelaê… Um conservador, frio e calculista. Prá meu gosto, não tem o menor valor, o homenzinho. Se essa cara protegeu alguém, durante os anos ruins, foi pq esse alguém tinha grana ou influência.

Gerson Carneiro

Pronto. Era o que faltava: o Papa nos vigiando de perto.

Devia, em homenagem ao Serra, simplificar para: Papa Chirico I

    Sérgio Pestana

    Mas ele, o Chirico, perderia de novo. E aí, toca de fazer dossiês contra todos os seus inimigos por que perdeu.

andre

bingo !

Hélio Pereira

E não é que tal figura chegou lá.
Sai um ex soldado de Adolf Hitler(Joseph Ratzinger) e entra um colaborador de um dos mais sanquinários Regime Militar do Cone Sul da América do Sul.
A Igreja Católica ainda se pergunta,”Porque vem perdendo adeptos?”,ou este pessoal é muito inocente,ou pensa que a maioria da População é!

    Mário SF Alves

    Prezado Hélio Pereira,

    Ser democrata neste País é sofrer o tempo todo. Você já pensou sobre isso? Já pensou no que é ser o tempo todo bombardeado por mentiras e futilidades? Já pensou no que é ter consciência de estar o tempo todo sob a tutela de uma mídia quase que integralmente antidecrática? Ou conviver com a iminência de golpes de estado o tempo todo? Ou, como se não bastasse, ter consciência de que até a cúpula da Igreja Católica é alucinadamente contra o desenvolvimento das forças progressistas na América Latina.
    _____________________________________
    E note bem, refiro-me a pensamento/ideologia meramente democráticos; imagine a situação de quem pensa e age à esquerda. Bom, se bem que para estes a razão é tão fundamental que não há hipótese deste tipo de sofrimento.

Deixe seu comentário

Leia também