Aos leitores que ajudaram a mexer o ponteiro da audiência

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Um rápido agradecimento a vocês que, ligados no Twitter, acompanham a série especial de reportagens que fiz para o Jornal da Record sobre Vizinhos.

Audiência de TV é uma coisa difícil de entender, especialmente por envolver decisões individuais tomadas ao mesmo tempo por milhares de pessoas.

De qualquer forma, deixo registrado que talvez vocês tenham ajudado a mexer um pouquinho nos ponteiros da audiência.

Para o primeiro dia, uma simulação dos resultados:

Para o segundo dia, uma simulação dos resultados:

A caixa retangular em azul marca os minutos em que as reportagens estavam no ar.

Na primeira coluna a audiência do Jornal da Record; em seguida a Globo, SBT, Band, Rede TV e total de ligados.

Apoie o VIOMUNDO

É um resultado excelente, especialmente quando do outro lado tem a principal novela da TV Globo.

A média da reportagem foi de 17 pontos no primeiro dia e de 16 pontos no segundo dia.

Na terceira reportagem, esta noite, a gente fala sobre a responsabilidade que os donos tem pelos bichos que criam em casa.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mirabeau Bainy Leal

.
Caro Luiz Carlos Azenha, autêntico jornalista,

Talvez pela sua humildade você ainda não tenha conseguido mensurar o alcance que tem este Blog.

A crônica de sua autoria "São Paulo pode mais. Ou pelo menos deveria", postada aqui neste espaço democrático, em 10 de julho, na página de política, pode ter sido uma das principais responsáveis pela sua audiência na TV, pois demonstrou, ao mesmo tempo, a sua franqueza de caráter de jornalista, ao narrar com desprendimento e sem faciciosismo a situação da cidade de São Paulo, e a sua preocupação de cidadão pelas causas sociais da sua própria comunidade.

Eu fui um dos que repassei o texto sob o título:
O TESTEMUNHO DE UM CIDADÃO PAULISTA E VERDADEIRO JORNALISTA.

Continue cada vez melhor.

Parabéns.
.

Rafael

Vi a reportagem, é excelente. Desviando do assunto um pouco, mas relativo a audiencia e concorrente, aqui no RS a RBS está fazendo uma campanha muito forte contra a copa. Claro que a preoucupação da RBS/GLOBO não é com o Brasil mas com intenção de desviar do assunto do estupro em Florianópolis pelo filho do diretor da RBS. Esse caso não pode ficar esquecido. Estão tentando a todo custo esconder isso. Não falaram uma palavra sobre o caso, mas o indginado do Paulo Santana tenta induzir o povo a não querer a copa do mundo no Brasil.Justifica que o país não tem hospitais, segurança entre outras coisas.

Jota Eme

Não acompanho com frequência o jornalismo televisivo. Me informo pelos blogs. Ocasionalmente passei pela Record e passava sua reportagem sobre vizinhos. Como era sua, parei para ver e gostei mto. Parabéns. É altamente perceptível o nível de qualidade da reportagem. Porém, logo após, o JR cometeu o erro que me mantém afastado dos telejornais em geral e do JR em especial: matéria sobre o caso Bruno. Nas poucas vezes que tentei assistir ao JR, percebi um espaço demasiado grande a reportagens policialescas, como "caso Mércia", "menina Isabela" e, agora, o que envolve o ex-flamenguista. Entendo que a briga pelo Ibope com o telejornal mais assistido do país é árdua e matérias desse tipo possuem forte apelo popular. Mas o JR poderia, ao menos, fazer uma cobertura diferenciada. E dá-lhe o onipresente Percival! Abrs

Hans Bintje

Azenha:

Eu peço que você assista um programa da BBC que – eu acho – se encaixa bem no seu jeito de apresentar as matérias e poderia dar um rumo inusitado para sua carreira jornalística:

"Ancient Inventions was a BBC historical documentary series released in 1998. It was presented by ex-Monty Python member Terry Jones and looked at great inventions of the ancient world. The series is split into 3 episodes, namely City Life, Sex and Love, and War and Conflicts, all around 50 min long." ( http://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_Inventions )

beattrice

Azenha,
excelente a reportagem, como tantas outras que você fez, inclusive antes da RECORD.
Quanto ao jornalismo da RECORD, ele se mantém muito atrelado ao modelo e até ao conteúdo propalado pela Corte do Cosme Velho. A emissora, enquanto empresa, tem que perder esse complexo de viralata que faz com que ela "queira ser a GLOBOPE quando crescer".
Existe um vazio, ou um vácuo, no jornalismo televisivo diário, e a emissora que se dispuser a romper com esse padrão mentiroso e ultrapassado ainda vai fazer história e muita audiência no país.
E que melhore a cada dia o jornalismo da TV BRASIL que cresce a cada dia.

monge scéptico

Sr AZENHA. Essa serie de reportagens, entre outras, mostra como são as pessoas comuns,
como pensam e, descobrem as necessidades de apoio do poder público, para preencher
esses vácuos de direitos recíprocos que precisam serem respeitados. BOA!!.

Vicente P. Chicoli

Estou acompanhando a reportagem pelo Jornal da Record, parabéns Azenha pela excelente matéria.

soniapt

vou ser franca eu nao assistia a record, depois que eu descobri as suas materias la, e o pha, passei a assistir, vcs nao acreditam eu divido meu tempo no domingo entre o pha e o panico , vc e muito valoroso azenha e por incrivel que pareça te descobri a pouco tempo ,

Felipe

Bom assisto todos os dias o Jornal da Record, e estou adorando esta reportagem sobre os vizinhos, Parabéns Azenha! Só não sei se estou contribuindo na audiência, pois sou do interior da Paraíba e aqui assisto pela parabólica! E Dizem que o IBOPE só é medido em Rio e Sampa, mas mesmo assim continuu assistindo quem sabe um dia não criam um instituto ou pesquisa que meça corretamente os níveis de audiência!

Well Costa

Discordo Literalmente a Record foi a unica emissora ate agora bater de frente com a meretriz descarada (globo), a unica a pedir explicações (não dadas) ao MPSP sobre suas dividas junto ao BNDS o terreno que ela se apossou, me aponte o dedo e me diga qual emissora fez tal ato? me diga so uma?, não tem sabe por que?, todas tem rabo preso, pede a benção ao bando marinhos, que destruiu nosso país em parceria com a ditadura, pobre do Brizola que so lutava contra essa corja de assaltantes de colarinho branco, ninguem tem etica e moral pra se tocar no nome dessa venus platinada no congresso indagando suas ações e dividas junto ao governo por que eles mesmo tem rabo preso com a tal meretriz, quando se levanta uma emissora com coragem de enfreta-la vem gente de sua opinião (diga-se de passagem eu aceito mais não apoio) comparar a Record com essa meretriz descarada, a globo é a unica emissora que os jornalistas não dar a noticia "ELES FAZEM A NOTICIA" esta ai varios jornalista de nome e renome que naõ me deixam mentir Azenha, Eliaquim, Viana e outros de carater e vergonha na cara que não se deixam intimidar e nem se vender. tenha uma boa tarde Sr. Fabiano

    Fabiano

    Eu não estava falando da briga de Record x Globo. É óbvio que a record odeia a globo e vice-versa, o que não acrescenta qualidade a emissora por si só. Eu estava falando desse fato: http://www.fgv.br/cps/Pesquisas/miseria_queda_gra

    A Record fez uma matéria típica do PIG, misturando tudo e dizendo que a pobreza diminui nos ultimos 15 anos. Ela diminuiu muito mais nos ultimos 8 anos, como pode se ver. A minha critica foi essa.

    Leider_Lincoln

    Falta à Record um bom jornalista econômico, alguém que entenda bem mesmo do riscado. Isso que você falou, poderia ser observado facilmente numa mera planilha de Excel (ou seja, bastava ser um "cabeça de planilha", à la Nassif). Penso que houve falta de capacidade técnica, não má fé…

    Renato

    É será a emissora que nunca terá direitos exclusivos sobre o campeonato brasileiro e transmissão dos jogos da Copa do Mundo, Copa América e Amistosos da Seleção Brasileira.
    E tão pouco transmitirá a copa de 2014.

Luciana

Assisti a matéria e gostei.Parabéns.Boa a mensagem do diálogo amigo.
Aliás lembrei de minha vizinha, um pouco barulhenta, mas minha virtude é a tolerância.

Marilene

Eu não ví a materia ,mas quero lhi dizer que o seo blog tem ajudado muita gente a entender a noticia realmente como ela tem que ser dada. O Brasil precisa e muito de jornalista como você

Glecio_Tavares

Essa eu quero ver. Assisti as duas primeiras e divulguei. Eu tinha um vizinho com 5 cachorros e 4 gatos. Coisa de louco, mas agora tenho um que tem um unico cachorro, porem este late de madrugada, preferia o primeiro.

    beattrice

    Animais em casa trazem uma vivência maravilhosa, mas vizinho sem noção pra qualquer assunto é um pesadelo sempre.

Elias São Paulo SP

Azenha

Para ter uma idéia

A admiração e o respeito que tenho pelo seu trabalho, igualam-se a admiração e o respeito que tenho pelo trabalho de Chico Buarque. Cada um a sua maneira me oferece leituras que só me enriquecem. Seu blog é um dos caminhos prediletos por que passo na web. Vejo pouca TV, mas o conheço desde a Globo. Agora na Record suas inserções continuam impecáveis. Parabéns.

Marat

A virada já está se dando. Tenhamo (mais) paciência e o novo suplantará o vetusto, caquético e mofado sistema de "imprensa" tradicional!

eduardo ayrton

só fico feliz quando a audiencia chegar em 22 no minimo..pena que nao tem medidores do ibope pelo resto do Brasil.

mano

Azenha, pelo que eu vi, a Globo possui audiência variável. A Record e o SBT, possuem telespectadores mais constantes.
Sei lá, é o meu ponto de vista… Isso sem falar que muitas vezes televisores ligados não significam audiência.

blogdacoroa

O IPEA atua para o Serra!
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/07/14/o-ipe

Fabiano

Parabéns pela sua matéria.
Mas em termos de assuntos do PIG, a Record é cópia do resto. Assisti no JR uma matéria sobre a queda da pobreza. Entendo que o jornal não quer fazer propaganda para o Lula, mas a notícia dava a entender que a redução da pobreza se deu nos últimos 15 anos! Misturava 95-2010. Nada mais falso, pois a queda da pobreza está concentrada nos últimos 8 anos, como podemos ver aqui:
http://www.fgv.br/cps/Pesquisas/miseria_queda_gra

Eu tenho dito aqui e repito: Record, onde vcc trabalha meu amigo, faz parte do PIG, vc continua na mesma do que quando estava na Globo.

Deixe seu comentário

Leia também