Oito governadores visitam Lula em gesto de solidariedade
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula, os governadores Tião Viana (Acre), Jaques Wagner (Bahia), Sérgio Cabral (Rio de Janeiro), Agnelo Queiroz (Distrito Federal), Camilo Capiberibe (Amapá), Teotônio Vilela Filho (Alagoas), Cid Gomes (Ceará), Silval Barbosa (Mato Grosso) e o vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
via Nina Santos, do Instituto Lula
Na tarde desta terça-feira (18), oito governadores visitaram o ex-presidente na sede do Instituto Lula, em São Paulo. Estiveram presentes Tião Viana (PT-AC), Jaques Wagner (PT-BA), Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Agnelo Queiroz (PT-DF), Camilo Capiberibe (PSB-AP), Teotônio Vilela Filho (PSDB-AL), Cid Gomes (PSB-CE) e Silval Barbosa (PMDB-MT). Também esteve presente Luiz Fernando Pezão, vice-governador do Rio de Janeiro. A conversa durou cerca de uma hora e meia.
À saída do encontro, alguns governadores conversaram com a imprensa. O governador cearense Cid Gomes, articulador da visita, disse que, além da mensagem de carinho, os governadores também falaram sobre a necessidade de reforma política no Brasil.
“Ele sempre teve muito carinho, muita atenção pelos estados brasileiros e de nossa parte também, sempre tivemos muita admiração por ele. A gente falou muito sobre o Brasil, a necessidade que a gente pense uma reforma política pro Brasil e pensar em valorizar a política, a política feita a bem do Brasil, feita com espírito público.”
Cid Gomes disse ainda acreditar que os políticos têm uma dose de culpa por essa desvalorização. “em parte é responsabilidade nossa, que fazemos a política e delegamos a outras instâncias o que deveria ser responsabilidade nossa”.
O governador aloagoano Teotônio Vilela Filho, que é do PSDB, também participou do encontro, e disse que a visita foi uma retribuição à atenção e à postura de Lula para com os estados quando era presidente.
Apoie o VIOMUNDO
“Sou amigo pessoal do presidente Lula e o Estado de Alagoas é muito grato à postura republicana, solidária, parceira, que o presidente Lula teve para com o Estado em obras de infraestrutura e obras sociais. Vim como pessoa, como amigo e como governador”.
Agnelo Queiroz, governador petista do Distrito Federal, lembrou que a visita foi também a maneira de mostrar “nossa posição firme de solidariedade e repúdio a esse tipo de prática, porque isso não constrói nada”.
E prosseguiu: “Nosso país precisa de paz, crescer, desenvolver, gerar emprego, aproveitar o momento ímpar que o Brasil vive no mundo e não podemos admitir que tentem desconstruir a imagem do Lula. E não vão conseguir, porque o povo sabe muito bem quem é o Lula, tem um carinho enorme pelo Lula. Jamais vão conseguir, por interesses políticos mesquinhos, desconstruir a imagem do presidente Lula”.
Jaques Wagner, da Bahia, falou sobre a tentativa de desconstruir a imagem do ex-presidente.
“Eu não tenho muita cabeça conspirativa, mas também não sou ingênuo. Que existe uma vontade de quem trabalha contra um ícone de 80% de popularidade de desmontar essa popularidade para motivos maiores e menores, é óbvio que tem. Seria ingenuidade a gente achar que não tem”.
Leia também:
Senador petista repudia convite a FHC
Zé de Abreu: Condenar Genoino lembra Ionesco
Opinião do blog: Desespero de um lado, comodismo do outro
Marco Maia: Respeitar o Legislativo é defender a democracia
Marco Maia: Câmara pode não cumprir decisão do STF
Lúcio Flávio Pinto: Ocupação da Amazônia ainda segue diretriz da ditadura
Lucro privado, prejuízo público: Um exemplo do capitalismo à brasileira
Cláudio Puty: Celpa, um caso clássico de Privataria Tucana
Exportação em Carajás é crime lesa Pátria
Ildo Sauer: O ato mais entreguista da história
Comentários
Geysa Guimarães
Teotônio Vilela Filho mostra que tem “ira santa e saúde civil”, tal qual o pai.
Isidoro Guedes
Por que será que o nossocompanheiro Eduardo Campos (PSB), governador de Pernambuco, não está nesse grupo?
Fátima Oliveira: O valor terapêutico de cuidar do bonsai « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Tucano de Alagoas entre governadores solidários a Lula […]
João Luiz
Quinta-coluna!
Deve ter grampeado a reunião para ver se pode usar algo contra o Lula.
Carlos Ribeiro
O encontro teve a presença do Teotônio Vilela Filho e a ausência de Eduardo Campos. Seria o EC apenas mais um?
Álvares de Souza
A sensatez e a dignidade vão tomando o lugar da beligerância inócua, da bravataria dos valentões de última hora e dando o exemplo de como se comportar diante da ignomínia, da desfaçatez, do simulacro de defesa da democracia e da liberdade de imprensa.
Vlad
Será que o cara vai mudar de partido?
º,..,º
J Fernando
Não precisa.
Ganhou o respeito até dos eleitores que não votam nele, pois mostrou que é um político coerente, sabendo muito bem que quando Lula era presidente agraciou o estado governado pela oposição, sem qualquer revanchismo.
Líder do PT no Senado ataca convite a FHC feito por líder do PT na Câmara « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Tucano de Alagoas entre governadores solidários a Lula […]
Deixe seu comentário