Dunga, antes do jogo: 69% de aprovação

Tempo de leitura: 3 min

01/07/2010-19h08

Dunga tem aprovação recorde da torcida brasileira, diz Datafolha

Da Folha de S. Paulo

DE SÃO PAULO

Atualizado em 02/07/2010 às 10h24.

O técnico da seleção brasileira Dunga está com uma aprovação considerada ótima ou boa para 69% da população, segundo pesquisa nacional realizada pelo Datafolha.

A pesquisa foi feita nos dias 30 de junho e 1 de julho e foram ouvidas 2.658 pessoas (1.291 homens e 1.367 mulheres), em 163 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Desde que assumiu a equipe brasileira há quatro anos, Dunga conquistou todos os títulos que disputou, com exceção dos Jogos Olímpicos de Pequim, quando o time ficou com a medalha de bronze.
 
Da primeira pesquisa feita sobre o treinador, em novembro de 2007 até hoje, Dunga sofre altos e baixos, mas esta última mostra o treinador com o seu maior grau de aprovação.

Em novembro de 2007, Dunga era considerado bom/ótimo por 44%. Na seguinte, em novembro de 2008, sofreu queda para 33%. Em dezembro do ano seguinte, após a classificação para a Copa do Mundo, o treinador teve um salto e chegou a 64%. Em abril e maio deste ano, Dunga teve uma ligeira queda (57% e 49%, respectivamente) até aparecer neste momento com o recorde de 69%.

Ainda segundo o Datafolha, hoje Dunga é considerado regular para 22% dos entrevistados e ruim ou péssimo para apenas 3%. Não souberam responder 6%.

Apoie o VIOMUNDO

Desculpas

No último dia 24, antes do jogo contra o Chile pelas oitavas de final, Dunga teve o seu momento de redenção quando pediu desculpas “para a torcida brasileira” por conta de palavrões que soltara.

Durante a entrevista, o treinador se estranhou com o comentarista da TV Globo Alex Escobar. “O que foi? Algum problema aí?”, perguntou o treinador, rindo. “Não, nenhum, não estava olhando para você’, respondeu Escobar.

No “Fantástico”, a emissora reproduziu a cena e mostrou momentos da entrevista em que, com o microfone aberto, Dunga proferiu palavrões.

“Quero pedir desculpas ao torcedor brasileiro por minha atitude e por como me comportei. O torcedor tem apoiado e não tem nada a ver com problemas pessoais ou de uma ou outra situação. Só quero trabalhar e que me deixem trabalhar”, afirmou ele. “Peço desculpas ao torcedor, pois ele não tem que saber de algumas coisas e ouvir desabafos meus. Só quero trabalhar”, continuou.

Dunga x Globo

Ao longo dos últimos dois anos, o treinador encerrou décadas de privilégios da TV Globo e partiu para o confronto.

Nesse caminho, acumulou palavrões contra profissionais da emissora, pediu a cabeça de desafetos no canal e se colocou no papel de censor e crítico de reportagens. Os primeiros pedidos da emissora negados por Dunga datam de maio de 2008, quando o Brasil fez um amistoso com a Venezuela em Boston. Na ocasião, o técnico vetou a participação de Diego e Robinho em programa.

O choque ganhou força na Olimpíada de Pequim, quando o treinador passou a acreditar que jornalistas que faziam a cobertura da sua equipe, especialmente alguns da Globo, torciam contra o Brasil e queriam sua demissão.

Ao ganhar a medalha de bronze do torneio, virou-se para a tribuna onde estavam repórteres de vários veículos e fez xingamentos parecidos com os do último domingo –contra o jornalista da Globo Alex Escobar, no Soccer City, durante a entrevista da Fifa, após a vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim.

Dunga resistiu ao fracasso olímpico, passou a acumular bons resultados e ganhou força para perseguir seus desafetos, inclusive na Globo.

O ápice da disputa aconteceu quando pediu a demissão de Mário Jorge Guimarães, um dos principais profissionais da emissora até então na cobertura da seleção.

Guimarães acabou deixando suas funções na Globo e assumiu um cargo executivo no Sportv, canal esportivo por assinatura da empresa.

No ano passado, no próprio Sportv, Dunga atacou sem rodeios a cobertura que a emissora fazia sobre o time.

Criticou reportagem do jornalista Mauro Naves, outro que esteve em Pequim, em que o profissional descrevia um treino da equipe como ‘leve’ –Dunga detesta quando alguém fala que seu time não treinou pesado.

Falcão, um dos principais comentaristas da emissora, é outro profissional da Globo na lista negra do técnico.

Em maio, no dia em que anunciou os 23 jogadores que iriam ao Mundial, Dunga fez rara deferência à emissora e concedeu entrevista ao vivo no ‘Jornal Nacional’, dando sinais de uma trégua.

Na Copa, porém, a relação se deteriorou rapidamente depois que Robinho, em dia de folga, falou com a TV em um shopping –foi obrigado a pedir desculpa ao elenco.

O ataque de domingo foi a gota d’água, motivando a resposta da Globo.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

jbmartins

Dunga perdeu a Copa como toda a Comissão e Jogadores, mais Dunga ganhou um admirador, digo que a era Dunga so esta no começo, toda a mudança exige sacrificio e dor, vamos ver o lado bom da coisa, foi revelado o trabalho da midia na Copa, foi visto o quanto a midia perdeu com a eliminação.

Heitor Rodrigues

Eu continuo entre os apoiadores de Dunga. E acho que êle prestou um imenso serviço aos brasileiros ao enfrentar os privilégios da Globo, concedidos pelo oportunista que atende pelo nome de Ricardo Teixeira. Que a Globo defenda seus interesses, vá lá. Pincipalmente, se respeitar a concessão pública que detém, o que não faz. A gritaria dela e de seus comparsas é indício seguro de que as armações da emissora estão entrando na alça de mira do interesse nacional. E Dunga, mesmo que involuntariamente, trouxe esta discussão para o grande público. A solidariedade da torcida deixou claro que a audiência da Globo é apenas audiência, e não conivência com o caráter antinacional da emissora. Saúde, Dunga!… ainda que sem o caneco.

Rnilda

Acho que é saudavel numa democracia, ter a presença da oposição, porem essa que compõe a direitona do Brasil… vade retro satanás!!!!!! Os senhores da oposição brasileira, carecem de inteligencia emocional, de sensibilidade, de um maior nacionalismo e principalmente, eles não carregam dentro do peito o amor pelo povo brasileiro. Isso ficou bem claro no episodio copa do mundo. Sou Brasil!!!Cala a boca Galvão e Rede Globo!!

    Lu Busis

    É isso aí. Eram 32 seleções; só uma seria campeã. É natural e normal que o Brasil e quaisquer outras saiam da disputa no meio do caminho, porque só uma vai ganhar o último jogo. O Brasil já é penta. Seria ótimo se estivesse ainda disputando, mas não deu, paciência. Na próxima tentaremos novamente. É certo que chegaremos ao hexa ainda antes de qualquer outra.

monge scéptico

DUNGUÉDUNGA, tem personalidade, coisa que para a globo é anátema. Acosumados a formar a opinião
dos HOMERS SIMPSONS tupiniquins, todos vacas de presépio ante o" poder" da vênus de milo(sem os
braços da moral), ao ser questionada, tenta desmoralizar o DUNGA. DUNGUÉDUNGA, LULÉLULA e
gostamos deles como são. Julguem a si mesmos……………………………

Jairo_Beraldo

Dunga, seja de direita ou de esquerda, fez um grande favor a nação. Colocou a Zoiúda no seu devido lugar! Além de ser um grande patriota.

Glecio_Tavares

Pô Latorre dessa vez voce não me entendeu irmão. Quero dizer que alguém precisa ser do contra, melhor que seja alguém que não seja contra o Brasil. Apenas acho que a politica precisa de contraponto, mas do jeito que está a oposição vai sumir. O Brasil de 190 milhões de habitantes precisa de projetos de convergencia e partidos sérios.
Eu sou de esquerda, mas a direita que está ai, não tem argumentos sequer para planejar um Brasil, estão tão perdidos que da pena. Então este é o momento de terem como candidatos gente que nunca foi politica.

    francisco.latorre

    isso não é problema agora.

    a hora é de depuração.

    depois a dialética encaminha.

    sempre haverá oposição.

    mas o fim das velhas formas.. tem que deixar rolar.

    depuração.

    não é desejo. é fato.

    é o fim.. mesmo.. de toda uma forma de fazer política.

    ..

    abraço pós-copa.. e copos.

    acabou a seleção. agora é só eleição. [ infame essa.. ]

    não se preocupe com os aócios e etc.. eles sabem se virar..

    logo estarão tentando inventar novas armações..

    mas não vou ajudar. não mesmo.

    posso ajudar sim a enterrar.

    e oferecer algumas palavras falsas de condolência.

    ..

    Glecio_Tavares

    Não acho que ele tenha que ir pro DEM ou pro PSDB, mas quem sabe no PTB ou até funde um partido.

    Voce viu o blog do vampiro? O cara que separa o Sul do resto do país. Só tem maluco. Precisamos nos unir!!!

william porto

A grande imprensa brasileira procede como aquele personasgem de Nelson Rodrigues, Palhares, o canalha, A grande imprensa fede paca,

Bruno

Quase a popularidade do Lula. Falta educação nesse país mesmo, nem de futebol o povão entende…

    Paulo André

    De fato. pessoas sem educação tem o ábito de generalizar as situações – como vc está fazendo agora- e não expressam a própria opnião, apenas limitam-se a criticar as opniões alheias, pois, dessa forma, "SE SENTEM" superiores.

Maria

Infelizmente cada vez mais, vai ficando claro para nós, que esta emissora não torce para o nosso país, só enxerga literalmente os seus interesses.
Após a tal entrevista com a presença do Escobar, ficou claro tb que eles todos, os repórteres, estavam fingindo que torciam pelo Brasil, numa clara intenção de não deixar explícito a sua torcida contra, e nem tampouco ser taxada de culpada pela possível derrota na Copa.
Em suma, deixo aqui o meu repúdio às atitudes dessa Emissora, numa demonstração de falta de respeito aos milhões de torcedores que amam o futebol e fazem dele uma das suas principais alegrias.
Portanto, sinto orgulho de dizer que faço parte desses 69% que estão a favor do Dunga, exemplo de um trabalhador digno e sério. Parabéns, Dunga, tenha certeza que soubemos entender a nossa derrota. Não se sinta culpado, no futebol nem sempre ganha o melhor.

Maria

Acompanhei com muitas leituras sobre essa relação Dunga-imprensa. E, com sinceridade, a minha conclusão é de que a Rede Globo e demais emissoras afins torceram radicalmente contra a nossa seleção. Ficou muito nítida a torcida contrária, para que as coisas não dessem certo para a seleção do Dunga.

Francisco Nogueira

Eu continuo dentro do grupo dos 69%. A firmeza do Dunga foi uma das melhores coisas desta Copa. Falam que a Era Dunga acabou definitivamente, claro que me refiro à "grande" imprensa. Para mim começou e começou muito bem. Parabéns Dunga!
Estamos vivenciando grandes mudanças, que venha a Dilma, então, para sua consolidação definitiva.

dukrai

já deixei de acreditar no Datafraude faz tempo e estou me lixando com essas estorinhas de bastidores da Falha de SP pra detonar com a concorrência do gLOBO.
A gente precisa brigar por um portal da CBF na internet com as receitas e despesas detalhadas da seleção na Copa, informações de quem são os proprietários dos passes dos jogadores convocados, os contratos de publicidade, essas coisas que chateiam o Ricardo Teixeira quando são perguntadas.
Pra finalizar, democratizar a CBF, na medida em que os torcedores são, em última instância, os financiadores do futebol, e não as federações estaduais, e muito menos, Teixeirão e sua tropa.

Fernando

Dunga pra vice do Serra.

Daniel

O brasileiro é um parasita emocional, n estavam torcendo para o Brasil, pois vitória por aqui é obrigação, nossa satisfação é ver nossos heróis despencarem do Olimpo, seja em qualquer esporte que for.

kimparanoid

Se a copa de 2010 não vai ficar na história como a copa do hexa, pelo menos vai ficar marcada pelas afrontas ao poder midiático (absolutista) da Globo: primeiro, a postura firme do Dunga contra os privilégios; depois, a mobilização espontânea dos internautas no Dia sem Globo.

Carmen Pires

Folha "aprova" Dunga e apoia Serra. Resultados serão previsíveis

rita

desde a estreia na copa do mundo o nosso time não jogou bem. foi um sufoco contra a coreia do norte, outro sufoco contra a costa do marfim. e um empate muito chato contra portugal. contra o chile foi facil, um time fraco. mas a holanda é um time mais forte. o fato não é ser contra o treinador ou a favor, o fato é que a seleção canarinho não está bem desde 2006.

    Gerson Pompeu

    Ih, Rita…

Maxwell

Não detono o trabalho do Dunga, ele fez o que achou o que tinha que fazer e pronto. Que caia o Ricardo Teixeira, porque assim se faz um favor ao futebol brasileiro.

blogdacoroa

Enquanto isso, os homens justos mantêm a Ficha Limpa valendo.
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/07/03/enqua

ana cruz

Dunga escolheu jogadores a sua cara e feição. Como uma raio raramente cai duas vezes no mesmo lugar, ficou dificil repetir 1994. Dunga em luta com seus fantasmas tentou provar que mais valem 11 Dungas comprometidos do que 11 Pelés geniais. Deu no que deu…
E até que foi salutar o que deu, pois quem sabe o feito de Dunga não nos fará retornar as origens do futebol brasileiro. Sei que não se fazem mais craques como antigamente, mas será que não é porque os "professores", enciumados e inevejosos, tolhem seus pupilos temendo que o craque demonstre com sua genialidade que os mestres são dispensaveis?
MAS QUE DUNGA FOI MACHO EM PEITAR A GLOBO, LÁ ISSO FOI…

Glecio_Tavares

Acho que o Dunga deveria entrar para a politica. Esse negócio de treinador não esta com nada. Ele é sério, honesto. Pena que é de direita, mas como disse o Edu Guimaraes outro dia: Precisamos de uma oposição séria que busque o melhor para o Brasil.

    francisco.latorre

    bebeu cara?..

    ressaca da copa?..

    ..

    precisamos que a oposição se funhanhe.

    depois é outra história.

    ..

    ressaca não é fácil..

    francisco.latorre

    a direita tem mais que sumir.

    não somos nós que vamos resolver pra eles. não mesmo.

    ..

    Erivelto Prudencio

    Glecio, o Dunga é filiado a algum partido?

    Glecio_Tavares

    Não sei, disse que ele é de direita pois foi o que li em blogs progressistas.

Deixe seu comentário

Leia também