Blog do Planalto: Estadão e Folha viajam na maionese

Tempo de leitura: 3 min

Terça-feira, 29 de junho de 2010 às 13:13

do blog do Planalto

Estadão e Folha desinformaram seus leitores nas edições desta terça-feira (29/06) ao dizer que o presidente admite ou gostaria de ocupar posto no exterior.

A chamada na primeira página do Estadão destaca: “Lula admite interesse em assumir posto no exterior”. O título no alto da página 8 conclui: “Após sair, Lula mira posto no exterior”. Tudo com base nos seguintes trechos de artigo do presidente Lula publicado na edição de hoje do Financial Times (divulgado ontem pelo site do jornal):

Após deixar a Presidência, quero continuar contribuindo para a melhoria da qualidade da vida da população. Ao nível internacional pretendo concentrar minha atenção em iniciativas que beneficiem países da América Latina e do Caribe e o continente africano.

(…) Quero levar adiante os esforços feitos pelo meu governo no sentido de criar um mundo multilateral e multipolar, livre da fome e da pobreza. Um mundo no qual a paz não seja uma utopia distante, mas uma possibilidade concreta.

Com base neste segundo trecho, o experiente repórter Roldão Arruda considera que o presidente “deixou seu projeto ainda mais explícito”. No entanto, não há nenhuma relação entre ter interesse e empenho por uma causa internacional e o desejo de ocupar um posto ou cargo no exterior.

A Folha, que foi mais comedida no título (“Lula planeja manter papel internacional após governo”), também embarcou nessa canoa furada ao mencionar no texto sobre o mesmo assunto que “o presidente gostaria de virar secretário-geral de uma renovada Organização das Nações Unidas ou de presidir o Banco Mundial” (página 8-A da edição de hoje).

A imaginação do Estadão e da Folha é livre. Mas, em favor do bom jornalismo, os dois jornais poderiam, no mínimo, ter informado aos seus leitores que nos últimos três meses o presidente refutou categoricamente essa especulação em pelo menos cinco entrevistas, das quais destacamos os seguintes trechos:

TV Senado (21 de junho de 2010)

Apoie o VIOMUNDO

Jornalista: Não lhe entusiasma a ideia de, eventualmente, exercer um alto posto na burocracia internacional?

Presidente: Não.

Leia a íntegra aqui.

Canal Livre – TV Bandeirantes (1º de abril de 2010)

Presidente: Esse negócio da ONU, Boris, de vez em quando alguém inventa alguma bobagem. Veja, eu não posso conceber que uma instituição multilateral possa ter, como secretário-geral alguém que possa ser mais forte do que os presidentes da República de outros países. Não pode. Ele tem que ser um burocrata. Ele tem que ser um burocrata, ele tem que ser alguém subordinado à máquina, porque, veja, se você coloca uma figura muito forte na ONU, ela vai querer tomar decisão por cima dos países e aí não dá certo, meu querido. Então, olha, é bom baixar a bola.

Leia a íntegra aqui.

Diário de S. Paulo (publicada em 11 de abril de 2010)

Jornalista: O senhor é candidato a secretário-geral da ONU?

Presidente: Não existe, veja, eu tento dizer o seguinte: não existe possibilidade de ter a candidatura (…). Por quê? Porque nenhum presidente quer concorrente.

Leia a íntegra aqui.

El País (publicada em 9 de maio de 2010)

Jornalista: E essa transformação da ONU, o senhor estaria disposto, Presidente, a fazê-la, como secretário-geral da ONU?

Presidente: Veja, essa coisa, eu diria que é impensável. Eu tenho claro que você não pode ter em uma instituição multilateral um secretário que possa ter mais força do que um presidente da República.

Leia a íntegra aqui.

Correio Braziliense (20 de abril de 2010)

Jornalista: Agora em relação a essa coisa, seu projeto internacional, ONU, essa coisa da África, o senhor falou muito.

Presidente: Mas não existe projeto internacional.

Jornalista: Chefiar uma instituição. Como é que o senhor… ?

Presidente: Esse negócio da ONU… vamos ter claro o seguinte: a ONU não pode ter, como secretário-geral, um político. Ela tem que ter um burocrata do sistema ONU. É, porque senão você entra em confronto com os outros presidentes. Quem manda na ONU são os presidentes representados na Assembleia da ONU. (…) Então, eu acho que vamos melhorar a ONU, queremos a reforma, mas eu acho que a burocracia tem que continuar existindo nas Nações Unidas, para manter uma certa harmonia.

Leia a íntegra aqui.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Edson Augusto

Recomendo o texto de Flamarion Maués, sobre o programa "6, 7, 8" da TV argentina: TV Pública inteligente e polêmica questiona monopólio da mídia.__ http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMos

Benedito

Antes, a direita e o PIG diziam que o Lula não podia governar o Brasil porque não fala inglês e fala mal o português. Agora, querem arranjar um emprego pra ele num país de língua estrangeira. É o desespero que toma conta da direita e do PIG (um e outro, unha e carne).

J. Carlos S. Pereira

A realidade está errada. A Folha e o Estadão é que estão certos…

É evidente que querem que Lula tenha realmente um cargo fora do Brasil para impedir o seu retorno à presidência nas eleições de 2014.

Acham que somos idiotas.

Bonifa

Estão loucos para ver o Lula pelas costas, longe do Brasil. De preferência num cargo tipo "Rainha da Inglaterra", como esse. Seria o fim do protagonismo de Lula internamente e também externamente.

@periodistabr

Quam andou espalhando que seria secretário-geral da ONU depois do mandato foi um tal Fernando Henrique Cardoso. Depois de engraxar os sapatos do Clinton, em inglês, o ex-sociólogo achou que era "o cara" – mas logo caiu no ostracismo em que hoje se encontra, amado apenas pelo discípulo Zé Serra, forte candidato a um nobre segundo lugar nas eleições de outubro.

    beattrice

    Ainda acho que ele vai ter que disputar o segundo lugar, com a Marina.

    Jairo_Beraldo

    Se voce acha, beattrice, eu tenho certeza absoluta!

Ricardo Gustoa

Ele nem poderia pleitear tal cargo, porque a troca lá não é financeira, e sim gerencial.
Lá um líder conquista seus liderados por sua competência, e não trazendo "os seus" como ocorre na política brasileira.
Lá não se compra votos, ou populalidade. Lá se ganha confiança com base em eficiência e eficácia.
É óbvio que a política é implícita, e por conseguinte a sujeita tbm. Mas a proporcionalidade é totalmente diferente de um cargo de executivo público, PRINCIPALMENTE, aqui, no Brasil.

E exceto "os dele", ele não conseguiu conquistar, como líder, um único funcionário público de carreira.
Vai conseguir liderar funcionários da ONU, que consquistaram seus postos por currículo, carreira e competência?
Não creio. Nem mesmo os que como meu tio, ou meu irmão, que diferente de mim, balançaram a bandeira do PT lá e cá por muito tempo, e hoje, se tem algo que querem e muito, é ver o PT longe de Brasília.

Eu não sou PTista, não sou tucano, não sou nada, além de um grande discrente nisso que chamam de política no Brasil.
MAs se tem algo que dou a mão a palmatória é sobre a inteligência de Lula. E sendo morador de SBC, tendo parentes sindicalistas, eu sei que ele nunca postularia à algo que ele tem certeza que não tem condições de executar. Por isso decidir ser presidente desde que saiu das fraldas. Com o orçamento e a ignorância iletrada nas mãos, qq um governa o Brasil. Mas quando não é essa a base, Lula não governa ninguém.

José Paulo

Mais risível e ridículo do que o Estadão e a Folha é a CBN, que alguém pode achar maldade quando se diz que ela é "A rádio que TROCA a notícia". Ela conseguiu reproduzir inúmeras vezes no Repórter CBN que o Lula teria dito, sim, que aceitaria um cargo na ONU. Mas, um pouco mais adiante, reproduziu a parte acima transcrita, onde o presidente nega veementemente, afirmando: "a ONU não pode ter, como secretário-geral, um político. Ela tem que ter um burocrata do sistema ONU. É, porque senão você entra em confronto com os outros presidentes. Quem manda na ONU são os presidentes representados na Assembleia da ONU. (…) – Não dá pra levar a sério, seja por fazer parte do PIG, seja em razão de, na hora do lanche, essa gente já não se lembrar mais do que comeu na hora do almoço!

Carlos J.Ribeiro

E se o Pres. Lula quiser e vier a ocupar um cargo em algum organismo internacional, tipo Bco. Mundial, BID, ou mesmo a ONU, qual o problema? O que o impede? Nada.

    ocator

    É isso mesmo. Qual é o problema? Se o Brasil tem um presidente com cacife para ser uma figura importante no mundo, não é uma honra? Os desmentidos do Planalto são absurdos já que dão a sensação de culpabilidade ante as "acusações" do ridículo PIG.

    Bonifa

    Lula já é figura importantíssima no mundo. Como ele muito bem falou, um secretário da ONU não pode ser um político, porque alí não há espaço para personalizações. Não pode ser uma espécie de presidente do Mundo. Tem que ser realmente um burocrata, a ponta externa de um iceberg que representa toda a instituição. Precisamos de Lula aquí, no Brasil, sem as mãos atadas por infindáveis compromissos burocráticos. Aqui no Brasil e aqui, na América Latina e nos países do Sul.

dukrai

véi, essa turma fica repetindo essa estória pensando que de tanto repetir o povo acredita. Se fosse assim, a aprovação do Lulinha seria igual à da redação dos jornalões. Legal que o Blog do Planalto agora está respondendo e isto é ótimo porque imagina o nível de campanha dessa galera.

    Jairo_Beraldo

    Mas vendo Lula na coletiva com o premiê italiano Berllusconi, ele deu a entender que quer continuar a desenvolver projetos no cone sul, leia-se africa e america latina. Criar uma unidade entre estes dois continentes.

luizmullerpt

O Lula pode não querer, mas que merece, merece. Além disto o lula sim, é que deveria receber o prêmio Nobel da Paz. Estes caras não entregaram um Nobel pro Obama, que continua matando gente no Afeganistão e no Iraque e banca as atrocidades contra o povo palestino? O Lula, ao contrário de Obama, brigou e continua brigando e negociando pela paz no mundo. E oque mais dói na mídia golpista do PIG é justamente isto. Deixa eles falarem. O povo sabe que o Lula esta do lado do Brasil e dos Brasileiros, bem diferente do PIG, partido oposisionista que fica pregando querelas enquanto o Lula e a Dilma governam pro povo, pro Brasil e pro mundo.

    Sebastião Vannucci

    Cargo de Presidente do ONU é meramente burocratico. Não manda nada. Quem decide é o Conselho, aqueles que tem voto, tipo as simChina , EUA etc e etc. Este tipo de cargo, o Presidente Lula nunca iria aceitar pois como se vê é um cargo de fantoche ,e o Presidente Lula é um homem de ação e não um burocrata. Então será muito mais vantajoso para ele e para o Brasil ficar por aqui dando assistência a Dilma e conversando com os paises da America do Sul.

    Carlos

    Presidente da ONU é feito um secretário-executivo: cumpre ordens.

luis

Lula para a seleção da Fifa. Era isso que a Folha não entendeu.

jose fernandes

caro Azenha: tem de pedir pro Presidente Lula desenhar pra eles, dái, eles entendem,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

kimparanoid

A coisa tá tão feia no submarino tucano, com sua campanha à presidência afundando, que a Falha e o Estadoidão ficam tentando achar algum assunto pra desviar a atenção: vale até projetar o Lula em algum cargo internacional.

beattrice

Azenha,
pelo visto o Lula vai ter que desenhar para eles entenderem, e com lápis colorido.

Rogério Floripa

Falem pro PIG que respeito é pra quem tem, pra quem tem….. Sabotage. :)

Filme – La Antena
O filme é uma crítica ao poder da mídia de manipular, alienar e hipnotizar a sociedade http://baixandonafaixa.blogspot.com/2010/04/filme

Beto Crispim – BH

Uma tremenda vontade de ver o Lula longe…Vou cantar pra Falha e o Estragão…Lula lá e Dilma aqui!!! Cuidado invenja mata e dor de corno aleja.

Gerson Carneiro

Maresia, sente a maresia
maresia, uuu…
Apaga a fumaça do revólver, da pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra cachola
Acende, puxa, prende, passa
o PIG quer cachimbo, o PIG quer fazer fumaça

ricardo silveira

A Folha fala bobagens todos os dias, ora com um objetivo, ora com outro. A invenção da notícia sobre o Lula deve ser só para desviar a atenção da população sobre o PSDB, o Serra e sua amizade com o Jefferson, a escolha dessa sumidade, chamada Álvaro Dias, para vice, da traição ao DEM, etc.

    Sebastião Vannucci

    É como disse esta Sumidade (Bob Jeferson): O DEM e uma m…………..Se fosse um pessoal com moral pedia o boné e ia embora, mas se tratando de políticos tipo Dem e Psdb!

francisco.latorre

sabotagem.

o de sempre.. mais do mesmo.

..

Supertramp68

Assim como sempre negou o terceiro mandato, mesmo sondando a opnião publica a respeito, Lula diz não querer nada com a ONU. Mas como acreditar em alguem que nunca ve, que não sabia, que sempre foi traido, que diz que as imagens por si só não dizem nada?

    Flavio Lima

    Ainda ta nessa de terceiro mandato??? O troll, muda o disco!

    Paralelo XIV

    Trolls não pensam, Flavio.
    Apenas repetem o que ouviram falar.
    Papagaios, entende?

    beattrice

    Parece disco riscado.

    Gerson Carneiro

    É isso aí SuperTrapo, você só não acertou porque de verdade não são apenas 3 mandatos.
    São 2 do Lula, serão 2 da Dilma, depois o Lula volta pra mais 2, depois a Dilma volta pra mais 2, depois o Lula volta pra mais 2, depois a Dilma volta pra mais 2… e assim você não vai poder se queixar de "falta de alternância no poder".

    Jairo_Beraldo

    Mas cabra, Lula já tem 63 anos…agora só nos bastidores. E não como FHC, mas como estadista, usando sua grande respeitabilidade no mundo, para unificar os povos de boa vontade e de grande necessidade de líder social democrata verdadeiro.

    Gerson Carneiro

    Berardão, vamo alimentar a esperança do capitão-do-mato. Isso aí enquanto mais apanha mais gosthia.

    Jairo_Beraldo

    Hoje teve convenção do tucanato aqui em GO, e um bando de petistas, apoiarão coroné marconi…Caiado apoiará Iris, que é candidato do Lula….engraçadao política, né Carneiro? E estão zerando meus comentários…é gente pior que o Zé…rançosos e vingativos…aliás teve um comentario que acha que o Zé é melhor por ser vingativo, não um aglutinador como Lula, que um dia disse…"Para garantir a vitória e a governabilidade, as vezes é preciso aliar a Judas"! Por isso é um grande líder.

    Bonifa

    Realmente é difícil de acreditar, Supertramp. Mas tem um jeito: Pare de ler o PIG e de assistir às Globos. Em pouco tempo você voltará a enxergar e logo, logo, vai voltar a ter opinião própria.

    priscila presotto

    Use óculos ,meu caro…

Leider_Lincoln

A Folha não dá conta nem de alocar um anúncio, quanto mais uma notícia…

blogdacoroa

DEMo patrocina o filme “Arruda, o filho da #$%ta”
http://blogdacoroa.wordpress.com/2010/06/29/demo-

Polengo

Eu ouvi no rádio isso também, só não lembro em qual foi. Mas não foi CBN, não.

E, mesmo que Lula quisesse, qual o problema?

Fauzi Acho

Até ai nada de novo. Folha e Estadão velhos mentirosos.

    Sebastião Vannucci

    Para completar o sucesso do Presidente Lula falta o Nobel da Paz e este vira este ano!

Deixe seu comentário

Leia também