31/10/2012 – 21h16
Professora demitida por ‘diário de classe’ volta ao trabalho no Maranhão
FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO, na Folha, sugerida pela Conceição Oliveira
Uma professora da rede municipal de Imperatriz (MA) que foi demitida após publicar fotos de uma sala de aula no Facebook poderá voltar ao trabalho.
Uiliene Santa Rosa, 24, havia postado no feriado de 12 de outubro imagens de alunos usando guarda-chuva enquanto faziam prova, por causa de goteiras, na escola Guilherme Dourado.
A Secretaria Municipal de Educação decidiu demiti-la na semana passada, ao constatar a publicação. Após a repercussão do caso, porém, a prefeitura da cidade anunciou ontem que revogaria a decisão.
Uiliene disse que decidiu divulgar as imagens por não concordar com a “situação degradante” vivida por uma turma do 7º ano.
Dias depois, recebeu a notícia de que não fazia mais parte do quadro docente, por “não se enquadrar na postura da escola”.
Apoie o VIOMUNDO
A professora de história lecionava na escola desde o início do ano, com contratação temporária. O contrato valia até o fim do ano.
Segundo ela, outras salas têm goteiras, rachaduras na parede e instalações precárias. A escola funciona em um prédio alugado pela administração municipal.
Segundo a prefeitura, o problema das goteiras foi solucionado antes da demissão da professora. O prefeito Sebastião Madeira (PSDB) afirmou que a demissão foi “afobada”, por isso determinou processo de apuração dos fatos.
Mesmo com o retorno ao trabalho, a professora diz que vai cobrar na Justiça indenização por danos morais. “Eu me senti muito mal. A revogação [da demissão] é a prova de que eles haviam abusado do poder.”
Leia também:
O discurso de vitória de Fernando Haddad
Bonifa: Só carisma de Lula não basta para vencer no NE
Leitores atribuem derrota do PT em Salvador a Jaques Wagner
Merval Pereira: O mito e os fatos
Vereador sugere que Serra vem aí
PT mantém cinturão vermelho em SP
Comentários
A lei
Não importa qual é a situação. Funcionário público só pode levar as coisas para o meio público depois que oficiar os seus superiores e esperar tempo suficiente para ter solução. Assim, sabendo, por exmeplo que uma quadrilha rouba algo, faça um ofício, assine e reconheça firma e protocole junto ao superior.
lia vinhas
Cabe ao PT e o que sobrea de partidos progressistas politizar aquele povo. Tanto sofrimento e desmandos e continuam elegendo a mesma corja.
ACORDE, IMPERATRIZ!
Jairo Fernando
Eu me posicionei contra a atitude da professora porque sigo a máxima de que você não deve falar mal do lugar onde trabalha. Tudo bem, é um órgão público, mas a professora tinha outras formas de denunciar. A demissão pode ter sido apressada, mas há regras (eu pensei que ela era servidora e foi exonerada após um processo aberto). Ela é contratada e pode sim, ser despedida por justa causa. As redes sociais são excelentes para denúncias, mas cuidado, não vamos abusar. Quem trabalha em órgãos públicos tem conhecimento de que alguns procedimentos (serviços, compras, etc) demandam tempo e necessitam de licitação. Ah, e só agora sabemos que o prefeito é do PSDB… Poderia tripudiar em cima disto, mas vou ser coerente e manter minha posição inicial.
Roberto Lira
Caro Jairo Fernando,
Louvo seu interesse em emitir opinião acerca da denúncia feita pela professora da rede municipal de Imperatriz (MA). Longe estou de me considerar dono da verdade, contudo, discordo de sua crítica à utilização do Facebook, como instrumento de denúncia utilizado pela professora. E mais, entendo que discutir o instrumento utilizado pela docente para externar o total descaso da direção da Escola Guilherme Dourado para com os alunos e alunas, é tirar o foco da questão. No meu entendimento, deve-se analisar quem é o responsável pela utilização desse imóvel, inadequadamente utilizado como escola. Pelas condições do telhado, é possível imaginar o estado caótico de todo o prédio. Foi feita licitação para o contrato entre a Prefeitura e o proprietário do imóvel? O preço do aluguel estava compatível com o preço de mercado? Será que o proprietário do imóvel tem algum vínculo familiar com o (a) diretor (a) da escola? Essas são algumas das muitas questões que poderemos tentar desvendar para punir pseudos profissionais que ocupam indevidamente cargos de gestão da coisa pública. Portanto, meu caro missivista, entendo que, se as professoras e professores de nosso país, agirem como fez a professora Uiliene Santa Rosa, teremos uma evolução qualitativa no desempenho das funções de diretor de escola, secretário de educação e até de prefeito. Você não acha?
Haroldo Cantanhede
É o PSDB trabalhando p’ra você!! Com o figurante PPS ajudando!!
francisco niterói
Azenha e conceicao
De um fato “simples”, podemos avancar um pouco, nao?
Tem um comentarista que diz que os predios das escolas sao alugados (haverá super-faturamento?????rsrsrs) e, em relacao ao predio em questao, ele diz que a direcao da escola é a proprietaria do predio.
Indo alem, vcs se lembram que o “empresario do ramo de jogos” Cachoeira queria diversificar o seu portfolio ( ficou chique, nao? rs) ingressando no ramo de construcao de predios pra alugar pra escolas?
Sera que no Brasilzao isto seria uma constante? Alem do previsivel super-faturamento, direcionamentos, etc., ainda podemos ter situacoes bizarras como a dessa escola onde a direcao da mesma nao tem o menor interesse em resolver o problema.
Em relacao ao aluguel de predios pro servico publico, devemos atentar que este é um dos casos de possibilidade de dispensa de licitacao. Vc necessitar de um predio de X metros quadrados pra instalar o orgao X no bairro Y faz com que haja um direcionamento pois do contrario em certame haveria a oferta de predios sem a devida adequacao.
Ocorre que, exagerando na quantidade de predios alugados, vc consegue aumentar o volume de despesas que sao efetuadas sem licitacao. Acho que isto ( a foto) deve se inserir num contexto de drible da legislacao muito mais amplo e espalhado por todo o país.
Porém
É só esperar que a turma vai querer encher tudo quanto é faceb com votos falsas como se fosse de universidade pública federal. É só isso que tais coisas geram.
Martins Andrade
Mas o PSDB é cheio de afobados…
Serra, Artur Virgílio, Tasso, esse prefeito de Impereatriz…
Geysa Guimarães
É uma “miserância” geral no MA, e abastança na praia do Calhau.
Infelizmente, Lula teve que engolir a sarneyzada.
Mas Verdade seja dita, em prefeituras paulistas como esta daqui,
não é preciso tirar foto. Se a prefeitirana imaginar que o professor
enxerga as falhas de seu governo, TÁ FORA!
Gerson Carneiro
O STF inaugurou a Era do “Cada um faz sua Lei”.
Em Piracicaba-SP um cidadão foi expulso da Câamara Municipal de Vereadores porque não ficou em pé durante a leitura, pelo presidente da Câmara, de um trecho da Bíblia.
Casa do Povo ou Casa do José Manoel dos Santos (Presidente da Câmara)?
http://www.youtube.com/watch?v=jtM-_FQeygM
e-mail do todo poderoso: [email protected]
Ninguém
Gerson, fiquei curioso: o que está escrito nessa sua camisa?
Cassio Zecati
Deve ser primeiro de Abril. KKKKKK, a família Civita gosta muito desta data…
Roberto Ribeiro
Parte do que estou pensando ao ver e ler essa matéria não posso escrever sob pena de ser processado por esse prefeito.
Ele deveria se cassado.
strupicio
é…não é por falta de gente “indignada” que as coisas não melhoram…
Roberval
Demitiram a pessoa errada! Não é a professora a responsável pelas condições da sala de aula.
Precisam ser demitidos os verdadeiros responsáveis, à saber:
– O Prefeito de Imperatriz
– o Secretária(o) Municipal de Educação
Araujo
Eu moro nesta cidade, onde a maioria das escolas da rede pública de ensino são conveniadas, ou seja, paga-se uma fortuna pelo aluguel de imóveis que geralmente pertencem a pessoas ligadas a grupos políticos, existem casos onde uma mesma pessoa possui mais de um imóvel alugado para a prefeitura, e em alguns casos a direção da escola fica por conta dos próprios donos dos imóveis (como neste caso em particular) e o resultado é este, péssimas condições estruturais, desvalorização do trabalho dos profissionais e consequentemente baixa qualidade do ensino oferecido a população. E por incrível que possa parecer o prefeito foi reeleito para mais um mandato.
FrancoAtirador
.
.
TSE
Imperatriz MA
159.326 ELEITORES
18,35% AUSENTES
81,65% VOTANTES
Prefeito
1º SEBASTIÃO TORRES MADEIRA (PSDB) Reeleito 57,61% 71.878 VOTOS
Vice: PASTOR PORTO (PPS)
(Coligação ‘PRA FAZER MUITO MAIS’ (PSDB/PPS/PP/PTB/PSL/PMN/PTdoB/PV/PSD)
2º ROSANGELA APARECIDA DA SILVA BARROS (DEM) 31,83% 39.718 VOTOS
Vice: PASTOR LAERCIO (PRB)
(Coligação ‘A FORÇA DAS NOVAS IDEIAS'(DEM/PRB/PMDB/PSC/PSDC/PRTB/PHS/PPL)
3º Carlinhos Amorim (PDT) 5,46% 6.814 VOTOS
Vice: CLAYTON NOLETO (PCdoB)
(Coligação ‘IMPERATRIZ É DE TODOS NÓS’ (PDT/PCdoB/PR/PRP)
4º ADALBERTO FRANKLIN PEREIRA DE CASTRO PT 2,83% 3.527 VOTOS
Vice: PROFESSOR JORGE (PT)
SEM COLIGAÇÃO
5º Justino Filho PTC 0,71% 892 VOTOS
6º Major Melo PSOL 0,55% 691 VOTOS
7º Kleber Miranda PSB 0,51% 641 VOTOS
8º Wilson Leite PSTU 0,29% 358 VOTOS
9º Aluisio Melo PCB 0,20% 253 VOTOS
http://placar.eleicoes.uol.com.br/2012/1turno/ma/imperatriz
Jair Fonseca
Pois é, o professor, do PT, em quarto lugar…
O DOUTRINADOR
Professora! Aproveite a fama e começe a fazer sua campanha e na próxima eleição candidate a Vereadora seja eleita, e faça oposição a este Perfeito(Prefeito)Incompetente. Tem algum parente dele estudando nesta Escola? Tenho CERTEZA QUE NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Urbano
Se havia alguém a ser demitido, esse seria o prefeito agora em outubro; quando nada o secretário de educação.
Vlad
Piada.
Só mais piada que isso é uma moça que desistiu de estudar depois de ter gasto suas economias em um supletivo e o Encejja que ela ia fazer “sumiu”.
http://encceja.org/encceja-2009-prova-de-21-de-fevereiro/#comments
MAs não se preocupem. O PROUNi das ONG’s corruptas vai muito bem.
Eline
A professora foi demitida, mas já foi readmitida. O prefeito, reeleito, Sebastião Madeira, que é do PSDB, desautorizou o secretário de esducação dizendo que ele foi afobado, desnecessariamente. Agora é acompamhar o desenrolar. Falam que quem perdeu o cargo foi o secretário.
Radamés A. P. Silva
Madeira(PSDB) reeleito prefeito de Imperatriz com 57,61%.
renato
E vão ontinuar, é só passar o tempo, e nos esquecer.
josaphat
Esta foto é uma instalação dadaísta, certo?
renato
Quem demitiu é louco!
Agora vamos ver situação do povo indigena, Kaiwoas!
É verdade que vão cometer suicido coletivo. ou vão matar os indios de uma vez só.
Mato Grosso, esse peso voces vão carregar, em prol de meia duzia de fazendeiros.No dia do Indio vão levar flores num monumento e dar 21 salvas de tiro de canhão.
Em 1988 o indio foi consideraso HUMANO, mas os donos de fazenda parece que não entendem isto. ( absurdo só de pensar no fato).
Governo Brasileiro, parece que já esta marcada a morte de lideranças.
Coloque o Exercito lá, sem precisar tirar o exercito do HAITI.
Desde 1949 estão enrolando este povo!
RicardãoCarioca
Continuem votando em quem tem sobrenome Sarney, continuem…
Willian
Companheiro Sarney, Ricardão!
Rogerio augusto
essa professora é uma verdadeira heroina,
exemplos como esse devem ser seguidos em todo o pais
ate que soluçoes sejam tomadas, as denuncias devem ser feitas nas redes sociais sim, uma vez que raramente a imprensa local iria tomar as dores
enfim, qualquer escola particular, sabia, deveria contrata-la
Vinicius Garcia
É com avanços de recursos tecnológicos, está cada vez mais difícil para mal gestores. A foto foi da professora, mas poderia ser de qualquer aluno, basta para isso um celular com razoável resolução.
Creio que foi um ato não muito inteligente do sr. prefeito do Município, querer resolver o problema com a demissão da professora, consertar telhados fica mais barato, ou não?
francisco niterói
Ao ver crianças “estudando” numa escola como essa, fico a me perguntar:
AS SENZALAS ACABARAM NO BRASIL OU SÓ MUDARAM DE FORMA?
Em tempo: tratar a educacao como tratamos no BRASIL só demonstra a elite politica, economica e midiatica que temos. Qq elite “com 1%de esclarecimento” saberia que o mais precioso de uma naçao é a educaçao das criancas.
ELITE DE MERDA! VERGONHA DE VCS.
francisco niterói
Complementando: como uma prefeitura aluga um predio como esse?
A professora esta de PARABÉNS por “nao se enquadrar na postura da escola”. Se as instalacoes fisicas sao assim, imagine a postura.
Mário SF Alves
Enquanto isso… educação política, que é fundamental, passa ao largo de toda e qualquer escola. Até quando???
_____________________
Que mais e mais professores e professoras usem a força da rede que se propaga pelo “espectro eletro-magnético de domínio público”. Que isolem cada vez mais a intermediação perniciosa da mídia corporativa. Que mostrem a realidade.
Valdeci Elias
Na educação, uma professora,que reclama da goteira é punida. No futebol um juiz, que anula um gol de mão, está errado. É mesmo o fim dos tempos !!
Julio Silveira
Concordo em genero, numero e grau.
E tenho dito o seguinte sobre isso: nossa sociedade adora flertar com a ilicitude e só gosta de reclamar quando a vitima é a própria. Sendo que o exemplo maior se demonstra na defesa politica da sua representação anti ética e imoral. Ilicitos podem ser arduamente atenuados ou atacados conforme o lado de quem pratica.
O Brasil consagra a relatividade do crime, conforme o réu.
Deixe seu comentário