Apoio de vereadores do DEM ao PT racha bancada do partido na Câmara de São Paulo
Carlos Apolinário e Milton Leite optaram pelo petista Mercadante, adversário de Alckmin
José Henrique Lopes, do R7
O apoio de dois vereadores à pré-candidatura do senador petista Aloizio Mercadante ao governo do Estado rachou a bancada do DEM na Câmara de São Paulo. O primeiro ato de uma briga que promete ainda esquentar foi a destituição de Carlos Apolinário da liderança do grupo, anunciada nesta quarta-feira (16).
Apolinário se reuniu na última segunda (14) com o próprio Mercadante para anunciar sua posição. O adversário do senador na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes é o tucano Geraldo Alckmin, que tem na chapa o DEM de Apolinário e do vereador Milton Leite, outro que resolveu apoiar o pré-candidato do PT.
Em entrevista ao R7, o agora ex-líder da bancada do DEM, partido do prefeito Gilberto Kassab, disse que optou por Mercadante porque um eventual governo do petista estaria mais comprometido com políticas direcionadas à população pobre do Estado. Apolinário citou como exemplo os oito anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
– Assim como o Brasil viveu uma nova experiência com Lula, eu quero que São Paulo viva uma nova experiência com Mercadante. Acredito que, com o Mercadante ganhando a eleição, a política social do Lula será feita aqui também.
O vereador revelou que “o modelo de gestão” do PSDB, no governo paulista há 16 anos, não o agrada. Segundo ele, um governador não pode ser apenas “um gerente”.
– Ele tem que gerenciar o governo, mas ao mesmo tempo tem de ter uma preocupação social.
A declaração de apoio, entretanto, pode custar caro. Além de perder a liderança da bancada, Apolinário corre o risco de ser expulso do DEM. Ele reconheceu que existe a ameaça, mas prometeu se defender.
Apoie o VIOMUNDO
– O partido vai ter de se explicar. O governo e os vereadores têm que tomar uma posição, se me querem no governo ou na oposição. A partir do momento que me tiram a liderança e ameaçam com a expulsão, eu passo a ficar livre para me comportar como oposição.
A bancada do DEM na Câmara tem sete integrantes. Ontem, quatro deles se reuniram e decidiram trocar a liderança. O substituto é Marco Aurélio Cunha, que cumpre seu primeiro mandato como vereador. Segundo ele, Apolinário foi tirado do posto porque, ao anunciar apoio a Mercadante, adotou uma postura que não reflete as opiniões dos colegas.
– Cada um tem sua posição para definir voto, mas quando você é líder deve pensar com os outros. Se o líder pensa em minoria, não é mais líder. É um raciocínio matemático. Ele pensa diferente da maioria, então não pode ser líder.
Além de Cunha, votaram pela saída de Apolinário os vereadores Domingos Dissei, Marta Costa e Ushitaro Kamia. Do outro lado ficaram Apolinário, Milton Leite e Sandra Tadeu, que disse não ter sido procurada para participar da reunião.
– Fiquei sabendo disso [da troca na liderança] aqui, por meio dos colegas. Em nenhum momento fui consultada.
Sandra afirmou que, como não foi chamada, está desobrigada a reconhecer a nova configuração da bancada. Além disso, prometeu levar o assunto a Kassab, com quem tem uma audiência nesta quinta-feira (17).
– Não sei nem o que dizer, estou estarrecida. Não tenho uma posição, mas tinha que participar [do encontro]. Como não fui chamada, não considero o novo líder.
Marco Aurélio Cunha reconheceu que, por causa das decisões de Apolinário e Leite, terá de lidar com uma divisão na bancada.
– Não há nenhum problema em ter racha. Racha você tem até em casa, é temporário. A vida é feita de rachas, se fosse tudo igual não haveria debate.
Procurado pela reportagem em seu gabinete, o vereador Milton Leite disse, por meio de assessores, que não comentaria o assunto.
Comentários
Fátima
Esta atitude dos demos não tem relação com o governo de São Paulo. O que os demos querem dizer é que estão muito perturbados e decepcionados com o fato do serra não escolher um deles para vice. É pura revanche infantil. Espero que o Mercadante não se entusiame com isso e seja cauteloso, muito cauteloso. Isso é um ninho de cobras!!
Carlos
Os dois vereadores tentarão eleição para a ALESP ou Câmara dos Deputados?
Marat
O PFL, que é um partido que agrega empresários e outros tipos de concentradores, agora está se esfacelando. Pena que um fanático religioso queira se bandear para o lado progressista!
sergio
mídia, serra, psdb,dem isso algum dia teria que implodir.
Roberto Locatelli
Muito interessante essa debandada em São Paulo: vereadores do Dem apoiando Mercadante na capital e, no interior, o voto Dilmin dos tucanos (Alckmin/Dilma). Além disso, o esperto Orestes Quércia começa a dar sinais de que abandonará o Titanic de Serra. O PMDB, no interior, está dividido.
A tendência é isso tudo se ampliar ainda mais com a provável subida de Dilma nas pesquisas. Mas será o suficiente para São Paulo exorcizar, finalmente, o tucanato do Governo do estado?
Urbano
Quem chama racha do demo é porque não tem lembrança da visão de um cânion observado do alto.
Fabio
O dem já está rachado há muito tempo.
Agora só está caminhando para o seu fim.
A.L.Mirri
Até colunistas internacionais questionam a postura "internacional" do candidato José Serra. Uma boa análise de Mark Weisbrot, colunista do diário londrino The Guardian:
http://www.guardian.co.uk/commentisfree/cifameric…
@robertogomes_
è o DEMOS ESTÃO DSESESPERADOS ESTÃO SE SIGURANDO EM QUALQUER COISA PARA NÃOA FUDAR JUNTOS COM O ZÉ LADEIRA ABAIXO
clemes
Roberto, por favor, letras minúsculas nos comentários. É uma das normas do Viomundo. Abs
Gerson Carneiro
Todo mundo se engana:
O Serra será vice (segundo lugar) na elição para presidente, por isso ele não quer ninguém a lhe ofuscar.
Eis o porquê de não ter um vice na chapa. Ele é vice dele mesmo. Isto é Jênial!!!
Gerson Carneiro
E eu que pensei que não concordaria jamias com o Sagarana em "A carta dos petistas maranhenses ao partido":
"Ah o barulhino das fichas caindo. Como é gostoso… " – Sagarana
E agora, meu rei? "Estamos juntos e misturados".
"eheheheheheheh" – dvorak
Beto Crispim – BH
Quem tiver amor ao "seu" que o tire da reta…Os dois vereadores do DEMO(o) forão espertos, ficar em canoa furada pra que? Que graça tem morrerem abraçados ao Serra?
josé gilvar gonzaga
APOLINÁRIO VOCÊ TEM VISÃO POLITICA , VAI ENFRENTE COM A SUA COERÊNCIA, AMANHÃ É OUTRO DIA. PODE TER CERTEZA DE UMA COISA VOCÊ TAMBÉM TA MOSTRANDO CARATÉR. SE EU FOSSE ELEITOR DE SÃO PAULO VOTARIA EM VOCÊ, MAS MEU DOMICILIO ELEITORAL É MINAS GERAIS.
Luiz Carlos Azenha
José, minúsculas, please. abs
Morais
Político que é profissional não arrisca para perder e, o que alguns políticos do DEM estão fazaendo é pular fora do barco do Serra porque sabem que ele está afundando e eles não querem afogar junto com o Serra.
O apoio destes políticos á Dilma não é por ideologia, mas sim, porque sabem que ela tem todas as chances de ser eleita e já estão tentando garantir uma verbinha para o futuro.
Jairo_Beraldo
Mas falam que Alcool-em-min está praticamente eleito em SP? Então porque se preocupar com o Zé…tem coelho neste mato…
dalva godoy coelho
Que vergonha marco aurelio cunha, com letra minuscula mesmo, pois quem se candidata a esse partido horroroso, corrupto não merece respeito de ninguem, mas de voce so da para esperar esse tipo de atitude, esta napolitica para se garantir, e não ára trabaçlhar pelos mais pobres, ARROGANTE.
Jairo_Beraldo
A única coisa boa que sei que o médico e esportista Marco Aurélio fez na vida, foi quando disoutava a final da copinha SP de juniores, dirigindo o SPFC, o time principal, precisava de um atacante. O titular do junior era o Harrison(alguém se lembra dele?), e seu reserva um tal de KAKA. Marco Aurelio, esperneou, e conseguiu manter Harrison no junior e enviou KAKA ao time principal…precisa contar o final da história?
vitu
Não, por isto sou a favor que ele volte a atuar somente no futebol. Pelo que esta fazendo podemos perceber que a politica nao e a area dele. Mas me parece que ganhou esta copinha com tudo isso nao foi o Sao Paulo não. Foi?
Alexandre Tambelli
Apoios podem vir de qualquer pessoa. O que não quer dizer que apoio significa espaço no palanque do candidato Mercadante do mesmo partido do Presidente LULA. Se assim ocorrer é falta de ética e visibilidade política do candidato Mercadante. Da mesma forma que criticamos a candidata à Presidenta Marina Silva pelas alianças que busca em prol de viabilizar sua candidatura criticaremos o Mercadante se ele valorizar estes apoios. Os dois vereadores estão na situação incômoda de tentarem votos em sua base, que é o povão, e este está com o Presidente LULA. Até estes vereadores do DEM sabem que o PSDB não está levando o Estado de São Paulo para um desenvolvimento social, econômico e educacional adequado. Estamos ficando para trás em relação aos outros estados brasileiros. Algo inimaginável até poucos anos atrás.
Bonifa
Aderir ao Mercadante é uma forma indireta de se desligar da candidatura do Serra. Se dissessem simplesmente que estavam aderindo à Dilma, o mundo vinha abaixo.
marcos dascanio
O Marco Aurélio Cunha é o cara que disse que se o Morumbi fosse cortado "alguém" ía sofrer as consequencias….
Até o Chico Lang deu risada dele !! rsrsrsrsrs
Soube pelo povo da Lapa que a sonsinha não fala mais com o kassap. É muita diversão. Amigo meu jura de pés juntos que o kassap vai terminar igual ao pitta.
Apolinário e Leite vão alugar outra legenda e reaparecem refeitos. Melhor cá do que lá, já que apoio não se discute. Mas, sinceramente, é melhor manter distância segura.
Jairo_Beraldo
Foi cortado…e agora Marco Aurélio…vai fazer o que? Invadir a Suiça?
Supertramp68
– Não há nenhum problema em ter racha. Racha você tem até em casa, é temporário. A vida é feita de rachas, se fosse tudo igual não haveria debate.
Adorei essa parte do texto. Eu quero racha pra todo lado. Uebaaaaaaa!!!
Rachou: parte do DEM apoia Mercadante e abandona nau tucana » O Recôncavo
[…] racha na bancada de vereadores do DEM, registrada no site R7 (texto abaixo) e detectada pelo atento Vi o mundo, do jornalista Luiz Carlos […]
Milton Hayek
Não é por nada não,mas na semana passada assisti a uma entrevista na TV Câmara com o deputado federal Mauricio Rands(PT-PE) e outro deputado federal de São Paulo(PSDB).Eles falavam,acreditem,numa aliança do PT com o PSDB com base em pontos programáticos para o desenvolvimento do Brasil.
Será que o DEM já quer sair na frente e se juntar com o PT??????????Esse voto "dilmasia" em Minas é sintomático,Azenha!!!!
Glecio_Tavares
O Serra agregador! Agrega muito!
O Brasil cada vez mais acorda.
Quem for patriota que me siga.
Vamo q vamo funhanhar esta oposição.
Dilma, Merca, Marta. 2010 que 2011 vai ser lindo!
Bonifa
Maurício Rands precisa tomar cuidado. O coleguismo de Câmara não desfaz a origem dos produtos. Quem contemporiza demasiado com tucanos poderá crescer o bico.
Fabio
Este apoio deveria ser repudiado.
O cara é um homofóbico, fanático religioso e sem coerência partidária nenhuma. Nunca teve.
Jairo_Beraldo
São Paulo são todos farinha do mesmo saco….só muda a embalagem.
Glecio_Tavares
Sempre é tempo para o cidadão aprender alguma coisa, alem do que, me parece que o sujeito não pediu nada. Ele apenas quer que a politica de Lula venha para os pobres de São Paulo. Acho que tem seu valor. Não votarei nele, mas quem vota nele pode ajudar a eleger meu candidato a governador. Viva o Brasil do Lula.
vitu
O que tem homofobia a ver com esta discussao? nada, mas este pessoal parece aquele personagem da Escolinha do Prof. Raymundo, o seu Peru. Estao sempre querendo levar mais um pra discussao deles. Sao minoria mas fazem um barulho tremendo. Se defender a o direito da igualdade ou a opniao da maioria e ser homofobico entao estou com este vereador.
Paulo Achilles
Tucanos e Demos adoram a educação
Mãe fazia revezamento para que crianças frequentassem a escola. http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/06/apo…
eduardo ayrton
tenho para mim que isso é um pau mandado do serra para fragilizar geraldo alckimin (depois DILMIN) serra mandou uns vereadores falarem ALURRA
Jairo_Beraldo
Se o Zé estiver por trás disso, ele é um lunático! Óbvio que o Zé precisa e muito do "Alcool-em-min" em SP>
paulo chacon
Nem os DEMOS estão aguentando mais a tucanalha deSão Paulo. Efeito Serra. Os ratos estão abandonando o navio.
Rodrigo Prado
Até o DEM em SP está tentando um último sopro de vida. Quando o navio começa a afundar, os ratos são os primeiros a sair.
Donizeti – SP
O mais incrível nesse caso, é que o próprio Vereador do DEM Carlos Apolinário se sente incomodado com a falta de sensibilidade social dos tucanos no governo de São Paulo. Por aí se vê que não é simples crítica política o que o PT aponta na situação da população pobre e mais carente de SP.
Tenho acompanhado o trabalho do Vereador Apolinário, dele pode-se dizer muita coisa como político, com algumas posições polêmicas, menos que tenha coragem, falar o que pensa e tomar as atitudes que acha que deve tomar, doa a quem doer.
Isso é sintoma claro que os tucanos apresentam fadiga de material no governo de SP, nem seus aliados do DEM aguentam mais tanta incompetência do PSDB por aqui.
Deixe seu comentário