NEM NA ‘ERA DUNGA’ A SELEÇÃO JOGAVA TÃO MAL
Celso Lungaretti (*)
Estavam certos os críticos e errado o técnico Dunga:
1) falta mesmo criatividade na armação dos ataques brasileiros, pois ninguém que está lá é capaz de fazer o que faria Ronaldinho Gaúcho ou Paulo Henrique Ganso;
2) jogadores em má fase, como Kaká e Luís Fabiano, dificilmente se recuperam em pleno Mundial (Ronaldo Fenômeno, em 2002, foi uma rara exceção desta regra);
3) é simplesmente inacreditável que Roberto Carlos tenha sido trocado… por zero à esquerda; e
4) Ramires, Daniel Alves e Nilmar, sem serem um assombro, não podem ficar de fora.
O certo é que o 1º tempo do Brasil foi simplesmente constrangedor, sem criar uma única chance nítida de gol, mesmo enfrentando um adversário tão bisonho que nem matar a bola sabia.
E, no 2º, foi beneficiado pela ingenuidade da Seleção da Galeria Pagé… digo, da Coréia do Norte, cujo goleiro deixou todo o espaço que Maicon poderia querer para chutar direto, no 1º gol; e cujos mal colocados zagueiros ficaram rendidos quando Robinho enfiou uma bola na medida para Elano, como teriam ficado várias outras vezes se contássemos com um especialista em assistências para os companheiros.
O certo é que nossa atuação coletiva foi sofrível e, individualmente, só Robinho e Maicon mostraram talento e desenvoltura. [Houve quem destacasse também o zagueiro Jean, mas, contra o ataque de risos coreano?!]
Repetindo esse futebol burocrático, o Brasil correrá sério risco de não passar da 1ª fase, como Sócrates alertou.
Apoie o VIOMUNDO
Vencer por mísero 2×1 o pior de nossos adversários, que mais parecia um selecionado amador, é motivo para colocarmos as barbas de molho.
Afinal, Portugal (3º lugar no ranking de seleções da Fifa) e Costa do Marfim (27º) são infinitamente superiores à Coréia do Norte (105º).
PERSPECTIVAS
Pelo que jogaram na estréia, tudo leva a crer que Portugal e Costa do Marfim derrotarão a frágil Coréia do Norte por placares elásticos.
Isto acontecendo, o Brasil não poderá empatar os dois próximos jogos, sob pena de perder a vaga pelo saldo de gols.
A Costa do Marfim é o adversário a ser vencido.
Caso contrário, a partida contra Portugal ficará perigosíssima e cercada pelos piores presságios.
Em 1966, ficamos na dependência do último jogo das oitavas de final e, no tudo ou nada contra Portugal, deu nada.
Tratemos de evitar que a História se repita.
* Jornalista e escritor. http://naufrago-da-utopia.blogspot.com
Comentários
Mardk
Celso Amorim, deverá , com a urgência que o caso requer, fazer um desagravo à Portugal pela impiedosa goleada aplicada aos norte-coreanos. Não se faz uma coisa dessas com um país que pela primeira vez nesta Copa, permitiu que seus cidadãos assistissem (via TV ) ao jogo entre as duas nações.É o capitalismo massacrando uma república popular. Nossos colonizadores jamais poderiam afrontar a soberania de nossos irmãos asiáticos,que lutam contra o terror do imperialismo americano. À partir deste fato (a goleada), o Brasil deverá apoiar os esforços dos norte-coreanos em desenvolver sua própria bomba atômica,uma justa medida de defesa,para que tal fato não se repita em 2014 em terras nacionais.
william porto
As selecoes estao nive4ladas, por baixo, A Argentina parece a melhor, mas falta jogar com um time grande. A Espanha brochou, idem a Franca. Olha, so tem mesmo trees times que podem decedir a parada, Argentina, Alemanha e… o toime de Dunga, eu acho que o Brasil tem chance, apesar dos pesares.
pereira
Menos Chicão, o nível em 82 era outro, hoje o futebol esta bizonho.
pereira
Só tenho uma coisa acomentar, se o Brasil perder a copa é culpa do serra, e se ganhar é porque o Lula deu sorte. Falando sério o tal de galvão é falso, hoje com a vitória do México começou a falar há como juventude no futebol faz bem, devido os atacantes jovens do México, já é metendo o pau no dunga quem ele defendia até poucos dias. O dunga não sabe nada de futebol, eu estou sempre falando que o Brasil venceu a Argentina com um gol de bola parada lá em rosário porque a argentina tem uma defesa bizarra, O Chile foi no contrataque, mas obeservando até agora só o Uruguai foi bem nesta copa, e observando os adversários do Brasil não são lá estas coisas,qual foi a grande jogada de Portugal e de costa do marfim, todos os times desta copa são ruins.
Benfica
No blog do Emir entre outros comentários o pessoal esta postando que o bolsa família sempre existiu: o bolsa família Frias, Marinho, Civita entre outras famílias ricas, para eles gastarem em Miami e em Mônaco, isso é verdade meu nobre Rei?
– Isso é que aparelhamento do Estado !
Anderson Varejão
Aos que ainda não entenderam que a nacionalidade é uma construção histórica, proponho que leiam Nações e Nacionalismo desde 1780 de Eric Hobsbawm
Abraços a todos
celsolungaretti
Só para esclarecer: a Coréia do Norte é a Seleção com pior colocação no ranking da Fifa (105º lugar) que está disputando a Copa do Mundo.
Ou seja, só conseguiu uma vaga por pertencer ao fraquíssimo grupo asiático das eliminatórias.
Quanto aos meus prognósticos, logo saberemos.
Tenho certeza absoluta de que Portugal vencerá a Coréia do Norte por mais de um gol de diferença. Porque se trata mesmo de um adversário medíocre, que só deixou de ser goleado por nossos deméritos.
Aqueles zagueiros em linha seriam facilmente vencidos por outras enfiadas de bola como a de Robinho para Elano. Só faltou um Ronaldinho Gaúcho ou um Paulo Henrique Ganso para dar essas assistências.
Com uma mais do que previsível vitória elástica portuguesa, ou o Brasil vence a Costa do Marfim, ou correrá grande perigo na terceira rodada, quando jogarão, simultaneamente, Brasil x Portugal e Coréia do Norte x Costa do Marfim.
Por último: fui goleiro e cheguei a jogar junto com o Manfrini, que atuou no Parque da Mooca, Juventus, Palmeiras e Fluminense, quando fez parte do esquadrão montado pelo presidente Horta.
Gerson Carneiro
Meu parpite é o seguinte:
o Dunga afogou o Ganso.
Marat
O Dunga foi um péssimo jogador e, como técnico, é grosseiro e estúpido, não obstante ter uma certa competência como treinador.
Renato Lira
Algumas questãs:
A atual seleção joga melhor com equipes fortes, que atacam o Brasil e se abrem para o contra-ataque, vide as vitórias contra Argentina (lá), Itália, Inglaterra, Chile (lá), Uruguai (lá), Portugal…
O Brasil sempre teve dificuldades com adversários que se fecham em retranca. Vide os empates em 0 a 0 com Bolivia e Colômbia (ambos aqui).
O Michel Bastos foi não jogou mal não. Pode não ser o lateral dos sonhos, mas não foi mal.
Não sinto falta do Roberto Carlos.
O gol coreano foi falha do Lúcio sim, e daí? Errou, mas, ainda bem, errou quando podia errar.
Lúcio continua sendo um dos melhores zagueiros do mundo.
Agora, decretar que o time já está fora na primeira partida?
Aí é de lascar.
Sugiro um pouco de serenidade e menos precipitações.
bluehead2013
Lembrou com justiça do Robinho e do Miacon mas esqueceu do Elano que fez uma boa partida, dando o passe para o Maicon no primeiro gol e fazendo o segundo ..
juliobr
Acho meio ridiculo escalar dois moleques que fizeram alguns gols no decadente paulistão pra irem pra copa do mundo. Apóio totalmente a seleção do Dunga. Os corneteiros de plantão preferem o reality show do futebol que foi na era Parreira. Abram o olho paulistada o futebol evoluiu.
Realista
Sabe nada de futebol o autor desse texto. Por favor…
Vinícius Vitoi
Essa seleção é pior que a do Lazaroni…. Penso que o Dunga quer provar que o termo "geração Dunga" não deve ser usado de forma pejorativa. Gosto dele, mas é teimoso…
Já pensou se a Argentina leva o caneco… Descontraída, sem treinos secretos, um montão de atacante…
Vamos torcer… quem sabe alguém se machuca… o Dunga será obrigado a improvisar… Com o filipão foi assim, a entrada do Gilberto Silva e do Klebérson mudou o time e trouxemos o caneco…
Vamos torcer para alguém se machucar… de leve…só durante a copa….
Sérgio
Também sou treinador, claro. 01) O primeiro tempo foi ruim como o foram os jogos que empatamos no Maracanã, nas eliminatórias. Basta retrancar que a seleção de Dunga não entra. 02) O Kaká jogou mal no primeiro tempo e, além disso, atrapalhou o restante do time. O Dunga não aprendeu nada com os empates zerados? Teremos de olhar para as substuições: Nilmar no lugar de Kaká, interessante; Ramirez no de Felipe Melo, boa; Daniel Alvez no de Elano, veja bem. Novo time se forma nestas alturas: um abre-ferrolho. Vai evoluir? A mão da providência vai contundir alguém para forçar a mudança? Acho que não precisa. O time preparado para jogar com os grandes vem vindo. E terá de ser fatal no domingo. Gostaria de ler comentário sobre a "fúria espanhola". Os europeus gastaram uma fortuna nas casas de apostas inglesas. Olha o Uruguai, que interessante neste seu segundo jogo. Vamos ver novo tropeço da França. E só resta Alemanha. Esse merece ser enfrentado. Levou novidades à Copa. Outra pergunta: o Dunga foi chamado para resolver uns probleminhas. Resolveu?
setepalmos
Muito interessante a cobertura que o Diário Ole faz sobre a seleção brasileira: destacam o péssimo relacionamento entre o técnico e os jornalistas:
http://www.ole.com.ar/edicion-impresa/vez-puede-h…
El DT y su eterna pelea con la prensa brasileña. Tras elogiar a Corea, aseguró: “Ahora hablan bien de Robinho, pero ustedes no lo querían”.
El clima, extrañamente, no es de felicidad. Se respira un aire viciado que no se corresponde con una victoria en el debut mundialista. De un lado, Dunga. Del otro, la prensa brasileña. Con el cuchillo entre los dientes se esperan y se miden en la conferencia de prensa. Dunga no pedirá favores orales, pero su estilo no difiere mucho del de Diego Maradona: es revanchista y explosivo. Con los guantes puestos, el entrenador de Brasil digiere pregunta tras pregunta, hasta que llega la que estaba esperando. El tema preferido, Robinho. “Por supuesto que me pone contento la actuación de Robinho. Sabe jugar en muchas posiciones, ha crecido de una manera notable”, explica y hace una pausa preparada. “Pero no me olvido de que ustedes no lo querían acá en Sudáfrica, que lo criticaron cuando fue convocado. Y ahora hablan bien de él”, dispara con los ojos encendidos. Y, por si quedaran dudas, avisa: “Tengo memoria de elefante”.
La misma memoria que lo llevó a tirotearse con los periodistas en una de las primeras charlas públicas. “Sé que si nos va mal muchos de ustedes se van a poner contentos, diciendo que tenían razón”, les recriminó. O que también hizo que cerrara los entrenamientos, algo inédito en la historia del Scratch, provocando una avalancha de reclamos y pataleos. Defendido por los jugadores y apuntado por la mayoría de los brasileños, Dunga se aferra a su estilo, dentro y fuera de la cancha. Y no lo va a cambiar. “Ustedes pueden preguntar lo que quieran, pero yo también tengo el derecho de responder lo que se me venga en gana”, había dicho apenas pisó Sudáfrica.
Sabiendo la catarata de críticas que despertó el 2-1, el técnico justificó: “Cuando enfrentás a un rival totalmente cerrado es más difícil. Lo de Corea fue casi perfecto defensivamente y eso nos complicó”. Y resumió: “Estamos contentos con la victoria, pero queremos muchos más”.
Mateus
Realmente acho que o Celso Lungaretti nunca deve ter chutado uma bola. Ta parecendo mais uma análise de repórteres da Globo que não se contentam em terem perdido para o Dunga na hora da escolha dos jogadores para a Copa.
A Coréia e mesmo uma equipe sem tradição no futebol. Ficou em ultimo na classificação para a copa. Mas ela jogou fechada apostando em perder com o mínimo de gols. Os coreanos são rápidos pra tomar a bola. Essa e uma facilidade para quem treina artes marciais. Mas também perdem facilmente ela, por terem o domínio dela.
A maioria dos jogadores coreanos também são militares, ou seja, taticamente eles são bons por causa da disciplina. Só perdem por falta de habilidade.
Esse também não foi o único jogo ruim todos os outros também estão sendo monótonos. Como até já foi analisado essa está sendo uma característica do futebol mundial.
E por último quem não gosta de futebol e porque nunca chutou uma bola ou e uma pessoa amargurada.
francisco p neto
Cê tá loco Matheus?
O roto falando do rasgado!
Pela sua análise, vc deve entender tanto de futebol quanto o Dunga que se orgulha de terem (jornalista esportivos) criado a expressão "Geração Dunga".
Eu gosto de futebol como todo brasileiro, mas não essas porcarias que estão rodando nessa copa. E o Brasil contribuiu de maneira magistral na sua estréia com a mediocridade do futebol jogado nessa copa até agora.
E eu achei que o Santos fosse dar uma arejada nas cabeças desses técnicos retranqueiros…
Mateus
E minha análise ficou meio estranha mesmo. E corrigindo a frase “Mas também perdem facilmente ela, por terem o domínio dela.” no final falto a palavra não. “…por não terem domínio dela”. Afinal os coreanos não sabem dominar a bola.
Não ficou bem claro, mas não quis dizer o Brasil jogou ruim. Mas também não jogou todo o potencial que tem. Mas em vista dos outros jogos até que jogou bem sim.
E o Lungaretti e que só sabe ver o lado ruim. Faz uma avaliação do jogo do ponto de vista “e o Dunga que não presta”.
Vamos ver o próximo jogo do Brasil e da Coréia contra outro time para se ter uma melhor visualização do que ocorreu na terça passada.
Tavaresdemello
Nem na Copa de 90 eu vi o Brasil jogar tão mal…
Mas olhem aqui, juntando futebol com o prato principal do blog:
Copa é alvo da direita dos EUA
"Comentaristas americanos declaram guerra ao mundial, classificando o futebol de ''esporte de pobre'', ligado a ''políticas socialistas'' de Obama" http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100616/…
Mais enojante e cômico do que isso, só o fato de O Estadão se referir a "direita" como "eles"…
jbmartins
Caracas, sei que todos entendem de futebol, mais seremos Campeão, acredito que vai ser sofrivel, mais seremos, pelo que vi de Argentina, Alemanha, Italia, Espanha, França e etc…. se juntar todas não da a Seleção Brasileira de 1970.
duarte
O problema não é tática, nem tá faltando o Neimar ou o Ganso. O que falta pra seleção é atitude. È esta mundiça que hoje confunde a camisa amarela com o pijama de dormir. Falta tesão pra jogar pelo Brasil, coisa que sobra no time argentino, por exemplo.
Bruno
Pra mim vontade eles têm, fica evidente na postura pré e pós-jogo, nas declarações, na correria quando enfrenta bons times como os EUA na final da Copa das Confederações… o que falta é talento mesmo.
Jean
Os placares mostram o nivelamento do futebol mundial, mas por baixo.
Acredito que o Brasil fez o que pode diante de um time que mesmo perdendo de 2 a 0 se defendia como se estivesse ganhando. A Coréia não entrou em capo para jogar futebol, eles entraram para que tudo menos futebol acontecesse. 90% do tempo tinham 9 coreanos atrás da linha da bola. Nenhuma outra seleção enfrentou uma tão recuada nesta copa, nem mesmo a Espanha. Mesmo assim o Brasil conseguiu 2… meritos. Se a Coreia jogar do mesmo jeito que jogou contra o Brasil, aposto que não sai do 0 a 0 contra Portugal
rafael, BHte
Espero para o bem do nosso futebol q Dunga seja bem sucedido para ver se o nível de profissionalismo aumenta na cabeça dos grandes craques. Que empresa toleraria Ronaldinho e Adriano caso tivessem outra profissão?! Era rua na certa! Pq só o futebol tem obrigação de carregar essas frasqueiras?! Sem falar q isso desvaloriza tanto o q os jogadores receberão la fora quanto o q cada clube europeu paga por um jogador brasileiro, entra o fator incerteza q joga o preço para baixo prejudicando o clube vendedor
rafael, BHte
Um jogo só não dá para avaliar nada, veja como a Argentina jogou bola no seu 1º jogo naquela copa em q foi eliminada logo na 1ª fase. A seleção do Felipão precisou do auxílio luxoso da arbitragem na 1ª fase antes q achasse a formação com Gilberto Silva, Kleberson etc e estabilizasse defensivamente o meio campo. A imprensa esportiva com inveja da sua coleguinha a imprensa q cobre política e faz oposição ao governo Lula 24/7 achou q podia tb fazer das suas e escalar a seleção mas Dunga não é Maria vai com as outras e segue o seu planejamento, óbvio q ele é um cara inteligente e sabe o quanto o Romário, por exemplo, foi decisivo na conquista de 1994 e não fossem esses q foram excluídos a reincidência da reincidência poderia até arriscar!
Vinícius Vitoi
concordo e sempre disse que a entrada de Gilberto Silva e Kleberson salvaram a seleção, apesar do Filipão (excelente motivador e lutador aguerrido). Em 94 Romário e também BEBETO, truxeram o caneco, apesar do DUNGA ( excelente xerife e lutador aguerrido). Mas essa seleção é pior que a de 90, do Lazaroni…
ROBERTO
A análise é típica de quem nunca acompanhou futebol, pois pretende entende-lo como ciência exata. Nunca li tanta bobagem junto. Entre o que voce pensa sobre futebol e aquilo que o Dunga pretende, fico disparado ao lado do Dunga. Voce, analista, que provavelmente, nunca chtou uma bola, de futebol, definitivamemnte, não sabes nada.
dukrai
nunca chutei uma bola de futebol e o meu time foi campeão brasileiro em 1971, mas uma seleção que se vangloria de ter uma defesa intransponível e leva gol do misterioso time da Coréia do Norte, tá com pobremas, ainda mais quando está armada num 4x4x2.
Anderson Varejão
Mas não nego que esteja feliz pela bela estreia das seleções latino americanas
Nildo
O cara ter a coragem de defender esta seleção do Dunga,a qual tem a ousadia de jogar com três volantes,contra a poderosíssima Coréia do Norte,no mínimo estava lendo horóscopo na hora do jogo.Sei não mas,acho que o Dunga procurou se vingar do Ronaldinho Gaúcho,e simplesmente acertou em todos Brasileiros que entende um pouco de futebol.Sim,qual o mérito(atual) de Kaká,Luís Fabiano,serem titulares atualmente,e qual o mérito do Gilberto Silva e Felipe Melo,serem titulares absolutos nesta seleção…E para nos deixar mais "p" da vida,é que dentre os reservas(exceção do Nilmar) não temos nenhum jogador que tenha a capacidade de mudar a história de uma partida…Haja paciência! Só espero que após o fiásco,haja uma verdadeira varredura,na seleção,a começar por aquele que teve a brilhante idéia de colocar na cabeça do Dunga,que um dia, o mesmo teria capacidade de dirigir um clube de futebol.
Jairo_Beraldo
Sabe que nessa o Zé tem razão…acho que o Dunga estava treinando a esquema de jogo para enfrentar o resto..e o Zé tem que elogiar o Dunga mesmo…não tem educação nem para comprimentar seu presidente!
Anderson Varejão
É estranho que num blog de esquerda as pessoas não percebam que a nacionalidade é uma criação histórica do século XIX e que patriotismo é coisa de fascista.
Para mim seleção de futebol é como time comum. Torço pela que me agrada
E eu gosto da argentina
Fernando
Então use o nick Manu Ginobili ao invés de Varejão, rsrs.
Abraços!
Anderson Varejão
Meu nome é Anderso Varejão mesmo pow
que culpa tenho eu do cara ser mais famoso?
dukrai
compañero Varejón, sou fã do Maradona, mas antes de torcer pra Argentina acho bom dar uma olhada no Ole rs
Edson
Varejão, me desculpe! Então eu sou facista. A ponto de julgar o "3 de outubro de 2010" muito mais importante para a nossa pátria do que um mero torneio de futebol chamado "Copa do Mundo". Eu sou patriota convicto. O antipatriotismo é a ideologia dos que se beneficiam da globalização! Nas eleições, vestirei a camisa do Brasil, com o número 13, e tentarei melhorar o destino nossa Pátria.
bene
por motivos ideológicos torci pela coreia do norte
T.G.Meirelles
Eu, hein…
Bruno
você é a favor de proibir seu povo de comparecer à Copa e repassar os ingressos para os chineses? ou você é a favor de fome, belicosidade e anacronismo comunista?
Alessandro
Prezados:
Podem ir por mim. O time da Argentina é tão zoado, com uma zaga esculhambada que se articula mal com o meio-campo e com craques à frente que de tão ansiosos erram demais, enfim, o time é tão maluco com as peripécias do técnico Maradona que não me resta mais dúvidas: serão eles os campeões… Vamos nos acostuamando com a ideia de que a Argentina será tri lá na África…
Anderson Varejão
O Brasil, com seu jogo feio e retrancado, tem mais chances
setepalmos
Eu discordo veementemente.
A seleção jogou contra uma equipe totalmente fechada, e ganhou sem sofrer sustos, teve a maior posse de bola entre todas as 32 seleções no primeiro jogo, foi a que teve o maior número de passes e porcentagem de aproveitamento de passes, e foi a que mais finalizou a gol.
Não foi a estréia dos sonhos, mas o fato é que se lembrarmos da estréia na Copa das Confederações, ganhamos de 4×3 do Egito com gol ao fechar das cortinas – a seleção está aí para crescer.
Eu acredito na seleção, e inclusive fiquei feliz com a derrota da Espanha – não que eu valorize o futebol feio e retranqueiro, mas senti como uma maneira de dar um choque de realidade aos jornalistas esportivos, qyue tinham a Espanha como a queridinha.
Querer show, não é nenhum erro, nenhum defeito. Mas fugir do fato que esta seleção tem um futebol consistente e vencedor, só em meu sentir serve para quem quer ver o mundo com mais poesia do que realidade. Uma derrota cheia de poesia, segue sendo uma derrota.
Saudações Fraternas
frido
A maior posse de bola quem teve foi a Espanha
70% do tempo com a bola nos pés e criando belas jogadas
mas futebol é uam coisa bisonha, e o time que so se defendeu e bateu, ganhou.
setepalmos
http://espnbrasil.terra.com.br/pauloviniciuscoelh…
o PVC publicou que Brasil e Espanha tiveram a mesma posse de bola.
João Lucas
Concordo com setepalmos, e fiquei feliz com o resultado humilde, pois só sendo assim a seleção podera avançar sem subestimar seus adversários.
francisco.latorre
mandou bem o seu sete.
..
Chicão
Se 7palmos
Vejo que muita gente tá defendendo o jogo podre q o Brasil usando como desculpa q a Coreia jogou com 11 zagueiros, fechadinha.
* então porq tomamos um gol??
* se eles estavam com 11 zagueiros, porq jogamos só com 3 jogadores ofensivos e 8 defensores??
* Porq o Dunga não confia em sua zaga e tem que rechear o meio campo com volantes defensivos??
Avalio que o risco da cairmos na 1° fase é altissimo, e o principal motivo foi o medo do Dunga em escalar um time muito mais ofensivo contra os "11 zagueiros" da Coréia.
setepalmos
Eu acho isso engraçado.
Assim sinto, pois parece que querem que a seleção perca de qualquer modo.
Não há qualquer preocupação em ter um time, uma base, parece que a escalação tem que mudar a cada jogo, parece que a seleção tem que ser o oposto do futebol moderno, aonde os espaços são mínimos e os defensores se multiplicam em campo.
A resposta é simples: A queridinha dos "entendidos em futebol" Espanha perdeu para a Suiça na estréia, perdeu para os Estados Unidos. É em resumo, muito cedo para prognósticos, e em verdade crer que a seleção vai ser desclassificada é fechar os olhos para os resultados alcançados ao longo do tempo, e abrir os olhos para uma imprensa que tem o seu trabalho seriamente dificultado pela "blindagem" imposta.
Se antigamente a seleção tinha jornalistas e empresários na concentração, hoje eles tem toda a dificuldade do mundo em falar com os jogadores. É quando o lado pessoal, o relacionamento entre pessoas, faz com que se forme um público que torce contra. Adoro isso – o Brasil só tem ganhado Copas quando a opinião públicada desconfia.
Fernando
Outro dia o Dunga era um gênio e burros eram os comentaristas do PIG.
Aí o Dunga se recusou a apertar a mão do presidente Lula em Brasília e virou um péssimo treinador.
ana maria
Fernando,
se ele apertasse a mão do presidente eu teria a mesma opinião sobre ele: mal educado, grosso, retranqueiro, metido, péssimo treinador, arrogante…..
Bruno
é por isso que é bom não ser comentarista esquerdista mediano de blog político: qualquer pessoa com um mínimo de conhecimento de futebol sabe que o Dunga só chegou onde chegou por sorte. ele consegue ser pior que o Maradona, que não consegue montar um time decente com o melhor ataque do mundo.
Klaus
Um time composto pelos comentaristas de Vi o Mundo ganharia da Coreia do Norte. O problema seria que todos iam querer jogar pela esquerda e o John Bastos ia ficar isolado na direita. O time ia ficar manco. E teríamos um técnico melhor, eu acho.
Bruno
seria um problema mesmo, que o gol bisonho do "Maicon" saiu pela direita, em cima do defesa-esquerdo mais bisonho do certame. eu apostaria em 1 a 1, gol do John no finalzinho.
walter
Tsc Tsc Tsc
Raposões…… Essa raça tá proliferando mesmo rsrsrsrsrsrs
Marcelo Ramos
É, hoje em dia até setenta discutir política e futebol via internet. Mas essas discussões ainda são piores do que o samba do crioulo bolado. O Celso Lungaretti poderia levar em consideração alguns fatores conjunturais. Ex, todos os times que chegam à Copa, já vem com forte esquema tático defensivo muito bem treinado. Pra piorar, ocorre a mesma lógica, mutatis mutandis, que ocorreu tanto em Austrália x Alemanha quanto em Espanha Suiça. A Austrália previu erradamente que a Alemanha jogaria de forma previsível. Não jogou, e goleou. A Suiça previu que Espanha jogaria de forma previsível. Jogou. A Suiça pegou uma bola e emburacou. O Brasil jogou de forma previsível no primeiro tempo mas de forma mais solta no segundo. No fundo, é Sun Tzu.
maconheiro
kakaka… a Suiça mostra que o futebol é um chocolate amargo !
Jairo_Beraldo
Não deu de mais, porque são anca dura! Era para ter sido 2×0.
Marcio Gaspar
Ate agora a unica selecao que goleou foi a Alemanha. Os jogos tem sido de miseros gols, e vai continuar assim. Estou vendo neste momento o jogo Espanha x Suica, a Suica ganhando por 1 x 0. Revi todos os meus boloes, rebaixei muitos placares apostados anteriormente para no maximo 2×0, quando a selecao eh favoritissima, mas vou rever novamete os meus placares para 1×0.
Irani
Ainda há tempo de ser corrigido. Acredito que Dunga percebeu isso e devemos dar crédito a ele. O ideal é se fulaninho não jogou bem e mostrar isso no treino, não deve jogar e ser substituído e dizer que eles não está atendendo a expectativa. É lamentável,mas é Copa e ele deve entender isso. Seria uma maneira de ele se esforçar e recuperar seu lugar, talvez. O fato é que tá mesmo faltando criatividade e distribuição de bola. O meio-de-campo precisa melhorar e não depender apenas do Kaká. Os jogadores precisam marcar, serem criativos, terem visão de jogo e distribuir bem cada jogada.
voxetopinio
Não acho que a história vai se repetir. Enfim. Mas isso escapa do campo da razão, entra no campo da intuição e do meu humor para investir nela.
mariazinha
Para quebrar essa pasmaceira, bom lembrar de bons momentos: http://www.youtube.com/watch?v=VseELE0COLo
Eugênia
Acho exagerada essa análise. Foi apenas o primeiro jogo. E ganhou.
Bruno
O raio precisaria cair no mesmo lugar 7 vezes. Alguém bota um pára-raio na cabeça do Zangado, digo, Dunga!
mariazinha
Chega deu um frio na espinha falar do galo, claro que ele vai ter que ir para a raposa.
Deixando as bricadeiras de lado, parece que o futebol, de modo geral, anda passando momentos ruins, Até o futebol brasileiro anda medíocre, por demais!
Ando decepcionada com meu Cruzeiro, tão querido, de Tostão, Dirceu Lopes, Natal, Raul invensível
Nelson Rodrigues : “Depois da vergonha e da frustração da Copa do Mundo, nenhum acontecimento teve a importância e a transcendência da vitória de anteontem. Por outro lado, não foi só a beleza da partida, ou seu dramatismo incomparável. É preciso destacar o nobre feito épico que torna inesquecível o feito do Cruzeiro. Não tenhamos medo de fazer a sóbria justiça: aí está, repito, o maior time do mundo.”
(Jornal dos Sports, 09 dez 66) http://taca66.benny75.com/
Ou o Cruzeiro de ALEX[que menino sério e bom!], deu-nos imensas alegrias….PQ acabou?
Nunca esqueceremos o ano de 2003 http://www.youtube.com/watch?v=XWaHA_AXQPw&NR… http://www.youtube.com/watch?v=aL14TTP847s
Teve, ainda a era do Fred, jogador notável! Deu imensas alegrias aos torcedores cruzeirenses. http://www.youtube.com/watch?v=TqnGd9WTGmk&fe…
Hoje, é só tristeza; se eu encontrar esse perrela de uma figa….Não sei não.
Luiz Carlos Azenha
Saudade do Dirceu Lopes!
mariazinha
Meu querido Azenha:
para VC, e todos do seu blog.
Só almas sensíveis, sentem saudade:
""Clarice Lispector""
Saudades
Sinto saudades de tudo que marcou a minha vida.
Quando vejo retratos, quando sinto cheiros,
quando escuto uma voz, quando me lembro do passado,
eu sinto saudades…[…] http://www.pensador.info/frase/NDQxNDYw/
Fabio
Sinto saudades do time que jogou a copa de 82 .
Aos 8 anos de idade aquela copa ficou marcada na minha vida.
francisco.latorre
o celso.. como sempre.. vai no viés negativo.
o pior é que.. como sempre.. há lógica no pessimismo.
óbvio arrasador. dunga é o problema. e kaká.
mas seleção é fenômeno. psique coletiva. ligação direta.
os atletas. e o brasil.
eles podem fazer.
mais.. tá facinho.
dá pra ganhar.
com dunga e kaká?..
difícil.. não impossível.
ninguém tá jogando nada. até agora ninguém jogou nada.
e agora que começou.. é confiança.
[ depois.. se precisar.. a gente empala o dunga.. ou atormenta o cara dizendo que a vitória foi apesar dele.. e que jorginho é que foi mesmo o técnico. o que é do dunga tá guardado. independe do resultado. ]
agora é axé brasil.
..
sem favor.
o brasil tem um tudo pra ganhar essa.
história das copas. ninguém ganha sem alguma forma de simpatia da terra e dos locais.
decisivo.
..
vamos ajudar a mãe áfrica a impedir que o vampiro colonial humilhe novamente.
não é pouco axé.
futebol é psique coletiva. não é menos.
..
dukrai
uma lufada de otimismo
André
Profetas do Apocalipse. Bah.
Alberto
Eu dou o palpote de que a Corpeia do Norte vai passar para a segunda fase. Que mania de menosprezar o time deles por causa da colocaçao em 105º. Os caras estavam nervosos. Veremos contra Portugal. Vou torcer para esta zebra passar para dar mais emoçao na copa.
Abraços.
Klaus
Se a Coreia do Norte passar pra segunda fase, voto na Dilma.
Jairo_Beraldo
Vai ser homem pra cumprir sua palavra? Ou vai ser promessa como faz o Zé!
Bruno
E eu pago vinte pessoas pra votar nela!
Sá Machá
Quando o Brasil venceu de goleada nos últimos meses??
Dá para contar no dedo… não porque o Brasil é ruim ou bom, mas o estilo do futebol brasileiro é esse, não é uma Alemanha.
Em 94 ganhamos por quanto dos EUA mesmo? (um país com tradição que nem se compara a nossa seleção)
1 a 0 – magro, mas ganhamos a copa.
Acho que o texto cria algumas máximas que não se aplicam no futebol… por mais que Dunga não gere simpatia entre repórter, jornalistas e, consequentemente, telespectadores; não dá pra aceitar algumas colocações do texto.
A Coréia do Norte, como muitas seleções em todas as copas, é como o Bangu ou o São Cristóvão: uma vez a cada 1000 anos chegam na final, mas em todos os campeonatos que disputam criam empecilho para os grandes (Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense).
É jogo chato de se ver e os "grandes" sofrem para chegar a um gol…
Não dá pra criar uma relação da vitória do Brasil por 2X1 com Portugal, Costa do Marfim e uma eventual disputa na final.
Rodrigo Ferrari
O Brasl foi aparentemente mal contra a Coreia do Norte porque o time asiático não jogou bola. Só ficou na retranca.
Já contra adversários que partem para cima, a Seleção consegue mostrar uma bom futebol, pois os atletas ficam mais soltos para jogar.
O Brasil passa fácil pela Costa do Marfim. Portugal, então, nem se fala – para mim, é o pior time do grupo. Cristiano Ronaldo e Cia. são um bando de amarelões. Não passam da primeira fase. O Brasil não precisa se preocupar com os heróis sem medalha dessa primeira fase, mas sim com os adversários das etapas seguintes.
Maurício Meireles
Existe uma má vontade tão intensa com a seleção, descomunal, que mesmo quando alguém acerta algo, a culpa é sempre da "fragilidade dos adversários". Aquele passe de Robinho foi brilhante e teria sido brilhante contra qualquer time que ele acertasse, como foi contra a Coreia do Norte é mais fácil dizer que foi a igenuidade dos zagueiros coreanos que mérito do talento do Robinho. Para que tentar acertar já que mesmo quando acerta o jogador está errado ou fez sem querer como disse o Renato Maurício Prado sobre o gol de Maicon?
dvorak
Acho que pela primeira vez vou concordar com o Lungaretti…
eheheheheehe
Esperança
É melhor esperar pelo final da copa. O Sócrates deveria ser mais prudente. Participou em uma das seleções brasileiras mais técnica e não levou a taça. A seleção de 70, campeã, partiu, para o mundial, desacreditada. A de 94 só deu Romário. Ah! Essa nossa paixão pelo futebol nos leva à precipitaçãoes. "Pra frente Brasil!"
luiz reis
Uai, mas alguém esperava algo melhor da seleção de Dunga e da CBF? Quando ela encantou ou pressionou adversário por pior que fosse? Ela joga como time pequeno, sempre no contra-ataque e para isso sempre precisando do Kaká… aliás, o que preocupa é que ao final do jogo ele elogiou a própria atuação com um largo sorriso de felicidade. Não tenhamos dúvidas, esse time pode ser campeão sim, como o foi em 1994, simples assim. A quem quiser fazer churrasco para ver os jogos do Brasil sugiro beber o que puder antes da bola rolar, porque depois, com um mínimo de espírito crítico, quase impossível para os filhotes de galvão bueno, essa seleção põe água no chopp.
Jairo_Beraldo
Cornetando também….O que o Kleberson fez para estar entre os 23? O Grafite? Ronaldinho Gaúcho, tal qual Robinho, não jogam com a amarelinha, o que jogam com as camisas dos clubes. O Ganso, na sub 17 só fez merda, mas era o reserva imediato do KaKa, estaria lá no lugar do jogador reserva do flamengo. Vão dizer que muitos que estão lá são reservas em seus cluibes na europa…na europa!!!Não no flamengo!!!. Acho que o Dunga só errou nisso. Não levar o Ganso e levar o Kleberson. Essa copa já era para nós! A não ser que Garrincha, Didi, Vavá, Domingos da Guia desçam e incorporem esses medianos jogadores canarinhos.
Jerry
Haja cornetagem! Que exagero. Jogou mal, sim, mas como diversas outras seleções do Brasil, que estrearam em copas desse mesmo jeito. E dizer que Costa do Marfim e Portugal são "infinitamente superiores" à Coréia do Norte, teoricamente sim, mas o Brasil é então, teoricamente também, "infinitamente superior vezes 2". Aí, vc tira a teoria e dá a prática. Por falar nisso, o jogo entre Costa do Marfim e Portugal não foi tão lá essas coisas também, não é? É que hj em dia é fácil e virou moda falar mal do Dunga. Que continue assim, com a maioria metendo o pau, e o Brasil ganhando.
Jairo_Beraldo
Exagero seu pensar que Costa do Marfim e Portugal são inferiores.
Eduardo Coutinho
não lembro de ter visto o zagueiro Jean em campo
Jairo_Beraldo
Claro que não viu…foi o zagueiraço Juan quem jogou! Na zaga estamos bem…muito bem!
luiz
Por qeu ninguem fala que o gol da Coréia foi falha do Lucio? Escuta só ele é que vai entregar essa copa.
dukrai
menas, bródi, o japinha foi fondo, foi fondo e chutou. Tinha quatro jogadores brasileiros na frente, além do melhor goleiro do mundo.
dvorak
Nem poderia, já que não existe nenhum zagueiro com esse nome, meu caro Eduardo.Acho que você queria dizer Juan, acertei???
Klaus
Análise perfeita. Mas o que me dá esperança é o futebol das outras seleções (no momento que escrevo a Espanha ainda não estreiou). Tirando alguns momentos de Messi na Argentina e a atuação da Alemanha contra ninguém, o resto foi tenebroso. Cacau, o brasileiro que joga na Alemanha, não teria lugar na maioria dos ataques dos times da primeira divisão brasileira. Bem, pelo menos no meu Atlético ele não barra Tardelli, Muriqui ou Obina.
Jairo_Beraldo
Klaus, que tristeza…voce torce para o Galo Carijó das Alterosas, o Galo Vingador? Por isso estamos mal…vai para o lado da raposa, rapaz! Ou vai torcer para o palmeiras do Zé!
Carlos
Inclua o Verdão fora disso…
leo
O Klaus é torcedor do meu Galo…
Pé-frio dos grandes.
Leider_Lincoln
Klaus, a Espanha fez um baita papelão contra a Suíça, está tudo lascado. Uma copa em que o melhor futebol é o da Alemanha só pode ser a mais esquecível de todas…
Luiz Carlos Azenha
Ô Leider, acho que a Alemanha mandou bem por ter sido menos Alemanha; tinha um garoto canhoto driblador no time que era um inferno. Esqueci o nome, mas fique de olho. É o Ganso deles! Enfia bola no meio da zaga e dribla bem.
Jairo_Beraldo
Tem dois, Azenha…o Podolsky pela esquerda e o Muller pela direita.
Chicão
Alemanha me fez lembrar o Brasil de 82
patrocinio
coninue torcendo, enquanto minha Raposa nao joga bem, mas pelo menos, estã melhor q o atletico..
Deixe seu comentário