Haddad atinge 18%, Serra tem 17%, e Russomanno, 34%
De acordo com Ibope, petista supera numericamente tucano e acirra disputa por vaga no 2º turno na sucessão em São Paulo
26 de setembro de 2012 | 3h 23
DANIEL BRAMATTI – O Estado de S.Paulo
Empatados tecnicamente, Fernando Haddad (PT) e José Serra (PSDB) disputam voto a voto uma vaga no segundo turno da eleição em São Paulo. A última pesquisa Ibope/TV Globo, divulgada ontem à noite, mostra o petista com 18% das intenções de voto e o tucano com 17%. Celso Russomanno (PRB) permanece na liderança, com 34%.
Em relação à pesquisa Ibope/Estado/TV Globo feita há duas semanas, Haddad oscilou três pontos porcentuais para cima e Serra, dois para baixo. O candidato do PRB aparece agora com um ponto a menos.
A pesquisa mostra que Serra não conseguiu baixar seu índice de rejeição, que passou de 38% para 40% – é o maior entre todos os candidatos.
Em um eventual segundo turno contra Russomanno, o tucano perderia por 51% a 23%. Há duas semanas, o placar nesse tipo de simulação era 52% a 25%.
Em um improvável confronto direto contra o candidato do PT, Serra seria derrotado por 39% a 29%. A desvantagem em relação a Haddad, que agora chega a dez pontos porcentuais, era de apenas quatro há duas semanas.
O gráfico com todas as pesquisas do instituto, exibido nesta página, mostra o candidato do PSDB em tendência de queda desde as vésperas do início da propaganda eleitoral, na primeira quinzena de agosto.
Apoie o VIOMUNDO
Na semana passada, período em que o Ibope não realizou nenhuma pesquisa, o instituto Datafolha havia mostrado um descolamento entre Serra e Haddad – o tucano abriu seis pontos de vantagem (21% a 15%) e chegou a sair da situação de empate técnico com o adversário – a margem de erro era de dois pontos.
Televisão. O petista também seria derrotado por Russomanno em um eventual segundo turno, se a eleição fosse hoje. O placar, segundo o Ibope, seria de 48% a 24%.
Alvo preferencial dos ataques da campanha de Serra, Haddad não elevou sua taxa de rejeição nas últimas duas semanas – o índice passou de 17% para 16%.
Russomanno praticamente não foi atacado no período em que se consolidou na liderança das pesquisas. Só recentemente ele passou a ser alvo de críticas. Anúncios feitos pelos marqueteiros de Haddad destacam supostas fragilidades do adversário, com ênfase na inexperiência administrativa.
Nos últimos dias, Haddad atacou o candidato do PRB também em eventos de rua e no debate realizado anteontem pela TV Gazeta. Com isso, o objetivo é “esvaziar” Russomanno nos bairros periféricos da cidade – hoje ele tem suas maiores taxas de intenção de voto em tradicionais redutos petistas.
O Ibope ouviu 1.204 pessoas entre os dias 22 e 24. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos porcentuais.
Comentários
pedro – bahia
Eu acho que os números são bem mais favoráveis ao Haddad, quem sabe até, fora dos índices de empate técnico. Não concordo com comentários sobre o candidato do PT. Esteve no MEC com boa avaliação, é jovem e bem preparado e me parece o melhor indicado para governar a principal cidade brasileira. O fato de ser do quadro do PT, não o desqualifica. Assim como outras agremiações políticas o partido tem, em seus quadros, integrantes que não merecem apoio. Não é portanto, diferente do PSDB, PMDB e DEM.
Wagner
Os ódios recíprocos, fomentados pela grande mídia contra o PT e pela blogosfera contra o PSDB geraram uma terceira via, ou melhor, um Frankenstein: o dileto aprendiz de Maluf e hoje apaniguado de um certo bispo.
Mariac
E já estou votando em Haddad para governador.
sandro
Tenho nítida impressão que o placar atual é haddad 25% e serra 14 %.
Serra vai terminar com 14% e haddad com 27%.Na zona leste (onde moro)
o candidato Serra simplesmente “não existe”.
Ana Paula
Queria eu ter bola de cristal também.
Daniel -morte a gLobo
Bolinha de papel, serve? Fala com o serranás.
MARCELO
E a Soninha vai apoiar o Haddad no segundo
turno!!!!Ela disse isso no debate da TV
Gazeta.Os milagres acontecem,gente!!!!!!!
Mariac
Oportunista e esperta, ao menos.
Nó Cego
Venceria Haddad e Serra. Os dois juntos?
Vinicius Garcia
Pelo que vejo o Globope quer preservar o pouco de credibilidade que ainda sobrou (se é que sobrou) e não embarcou na furada da Datafalha, fica difícil explicar alavancada em pesquisa de candidato campeão de rejeição, aliás 40% é um numero de rejeição que não ví em nenhuma pesquisa até hoje, coisa para tese e estudo, deve ter tucano grogue com a porrada que está levando, mesmo com mensalão e outras “estratégias” o coiso não sobe e não ganha simpatia do eleitor.
Romanelli
nessa, voto em BRANCO, pois jamais votarei no “companheiro Maluf” ..e isso devo ao cacique LULA, este “aminetico” líder
hoje penso que o DIA em que voto em branco representar 40-50 %, com certeza a classe política sentirá o medo pela FACA NA GARGANTA
..e quem sabe a partir dali surjam novos esforços no sentido de nos trazerem mais próximos duma democracia verdadeira, PARTICIPATIVA, e não esta tiririca, representativa, que pra mim, pelas práticas e vícios que vão desde a falta de transparência, comprometimentos e consequência, já NÃO vale mais nada
ps – a propósito, a UNICA senadora que votei no último pleito (que já tava difícil de escolher) tb renunciou e deu sua vaga pra UM outro partido e candidato que sequer ouvi falar ..fala verdade, é ou não brincadeira o que assistimos ?
http://www.youtube.com/watch?v=YIzwv2OtfaM
eraklito
Temos que continuar a ir pra cima desses tucanos.
Não podemos bobear. Eles são safados.
Rodrigo Leme
Interessante ver que a luta PSDB x PT em SP é pelo prêmio de consolação de ao menos chegar no segundo turno. Serve para os dois, vendo um aqventureiro chegar lá por serem entidades incompetentes. Um por empurrar um produto artificial, sem conteúdo na base do cornelismo e outro por empurrar um produto velho e bolorento na base da carteirada.
PS: No segundo turno da eleição presidencial, o Datafolha deu 8 pontos a mais do que Dilma realmente teve na eleição. Desse “erro” ninguém lembra…
Mariac
Haddad é novo, decente,inteligente, mestre, doutor, criativo, transparente, educado, estou com Haddad.Seja qual for o cargo. Ele não carrega nem os eventuais defeitos do PT.
RicardãoCarioca
Mas o Datafalha e o Globope, na semana passada, disseram que Serra havia ‘descolado’ do Haddad!!!
O VoxPopuli tinha razão.
Donizeti
Hoje a noite deve ser publicada mais uma pesquisa do instituto DATASERRA, DATATUCANO ou DATAFRAUDE do grupo folha, o único em que o Serra cresce sem parar, apesar de sua rejeição de mais de 40% e onde provavelmente vai vencer em primeiro turno, o único probleminha é que vitória em pesquisa eleitoral não dá posse no cargo de prefeito da capital paulistana.
O Serra deve ter “descolado na margem de picaretagem do datafolha” e disparado nessa nova pesquisa, esse instituto com suas famosas pesquisas “com ponto fora da curva”, curiosamente sempre a favor do tucano Serra, já virou realmente caso de policia, mas da Polícia Federal que está de olho neles.
Deixe seu comentário