José Valente: O movimento contra os pedágios

Tempo de leitura: 2 min

Os modelos de concessão rodoviária no Brasil

Enviada em 6 de junho de 2010

por *José Augusto Valente, no T1

A criação do Movimento Estadual contra os Pedágios Abusivos do Estado de São Paulo, que instituiu 1º de julho como dia da luta contra os altos valores dos pedágios cobrados no estado, trazem ao debate o que é essencial na política de financiamento da manutenção e ampliação de capacidade das rodovias brasileiras.

Vamos olhar apenas para as concessões federais e do Estado de São Paulo realizadas nos últimos cinco anos.

O modelo paulisa: concessão onerosa

O modelo do Governo Federal: menor tarifa

***

No modelo paulista, vence a licitação quem apresentar maior valor de outorga – um pagamento anual de x milhões de reais. Neste caso, os usuários da rodovia concedida pagam não só para a manutenção, prestação de serviços e ampliação de capacidade, como para o governo estadual “fazer caixa”.

Ou seja, na concessão onerosa, uma parte do valor arrecadado com o pedágio vai para as despesas com aquela rodovia e outra parte vai para os cofres do governo, podendo ou não ser utilizado na manutenção de outras rodovias estaduais.

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No modelo do governo federal, vence a licitação quem apresentar o menor valor de tarifa básica a ser cobrada (automóveis), desde que abaixo do valor-teto do edital. Neste caso, todo o dinheiro arrecadado vai para obras e serviços naquela rodovia. Como não tem outorga onerosa, a concessionária não tem que pagar nada ao governo.

Na verdade, quem paga todas essas contas é o usuário. A concessionária apenas realiza a gestão da rodovia, incluindo a viabilização de recursos, no momento certo, seja para os serviços prestados, as obras de manutenção ou as de ampliação de capacidade. Nos dois casos, o usuário paga o valor necessário para todas as despesas e mais a remuneração da empresa concessionária. O que é justo, já que ninguém trabalha de graça.

A luta do Movimento Estadual contra os Pedágios Abusivos do Estado de São Paulo não vai conseguir fazer baixar os valores atuais de pedágios das rodovias estaduais. É muito difícil mexer nos atuais contratos de concessão, a maioria com 25 anos de duração, a não ser que o governo estadual assuma fazer uma revisão contratual, após cinco anos, que reduza a outorga com a conseqüente redução da tarifa de pedágio.

Mas pode – e acho que conseguirá – mudar o modelo paulista de concessão daqui para a frente: de concessão onerosa para menor tarifa, como faz o governo federal.

É mais razoável…

*José Augusto Valente é diretor técnico da Agência T1 e especialista em Logística e Transporte. É engenheiro e trabalha há 37 anos na área de transportes. Foi presidente do DER-RJ em 2002 e titular da Secretaria de Política Nacional de Transportes, do Ministério dos Transportes, no período de maio/2004 a junho/2007. Atua como consultor em Logística e Transporte.

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Comentários

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Silvania da Silva

Oii José tudo bem? Então estou fazendo um trabalho sobre o movimento contra o preço abusivo dos pedágios, e queria saber o ano que começou esse movimento contra os pedágios e quais são as suas idelogias?
Espero uma ajuda sua!! e agradeço desde já!

Edv

Um dos maiores golpes já dados contra a federação foi a INVERSÃO do ICMS. Já li que foi feita, na moita, por um tal de José Serra, durante a constituinte: Explicando: imposto sobre consumo no mundo todo é cobrado sobre quem … consome!… ou seja, é recolhido no destino, consumidor. Aqui no Brasil, é na origem! A quem beneficia? SP!
Mas, observe-se que "curiosidade": no caso de energia (Paraná) e petróleo (Rio), cujo maior consumidor é… SP, o ICMS é recolhido… no destino, isto é, novamente a maior arrecadação fica em…SP! E dá-lhe concentração econômica…

bittcorp

Finalmente um texto sensato sobre o assunto…
Vejo muita gente "demonizando" as concessionarias de rodovias (que não são santas), mas quem dita as regras é o poder concedente: Governos Estaduais e Federal.
No estado de SP (onerosa) as empresas pagam centenas de milhões ou albuns bilhões no ato da assinatura do contrato para o governo estadual "Fazer Caixa".
Vamos pegar 2 exemplos recentes: A CCR pagou R$ 2 bilhões de outorga pela concessão do trecho Oeste do RodoAnel e a Odebrecht (Rota das Bandeiras) pagou mais de R$ 1 bilhão pela concessão da Rod Dom Pedro.
Achando pouco, o governo de SP "resolveu" antecipar a receita com as concessões no estado. http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenotici
Tenho pena de quem herdar esse (des)governo.

Paulo Maurício

Vejam isso, peguei no: http://blogdobriguilino.blogspot.com/2010/06/o-go… :
Privataria tucana
O governo paulista vai vender a investidores os direitos sobre a receita futura com concessões rodoviárias realizadas em 1998.

Com a operação, feita por meio de fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC), o Estado receberá agora recursos que, de outra forma, só teria entre 2011 a 2018.

Serão incluídos no fundo R$ 1,1 bilhão em recebíveis das concessionárias Autoban, ViaOeste, Intervias, Centrovias e Autovias.

Pela cessão desses direitos, o governo deverá receber R$ 708 milhões.

A diferença se deve à remuneração que será paga aos investidores pela antecipação dos recursos. Caberá a esses investidores assumir o risco de inadimplência das concessionárias.

Este é o jeito tucademo de desgovernar. Quase a mesma coisa que fizeram durante as privatarias patrocinadas pelo desgoverno FHC, lembram?…

Gerson Carneiro

O pai da criança feia é o PSDB. Os paulistas continuam elegendo os candidatos do PSDB!

É a estória do cachorro que uiva sentado em um prego fincado em uma tábua.
Por que o cachorro não se levanta e senta em outro lugar?
É porque a dor não é suficiente para fazê-lo levantar e sentar em outro lugar. Ele chora, mas ele aguenta.
Assim é o povo chique de Sun Palo que vota no PSDB/DEM, e reclama de pedágio.

cidadao brasileiro

Não é somente a gasolina que é exportada que é barata, mas todos os produtos que exportamos, pois os produtos exportados não tem incidencia de imposto algum, portanto, nós brasileiros somo sacrificados enormemente, pois mandamos as nossas materias primas a preços de banana, e recebemos beneficiado por preços exorbitantes, o Brasil precisa deixar de ser apenas mero exportador de materia , o Japão por exemplo, importa todo o aço que necessita para fabricar seus produtos com valor agregado altissimo, a exemplo de carros, maquinas e etc, e é isso que o brasil precisa fazer, beneficiar aqui mesmo as suas materias primas, mas, voltando ao assunto petroleo, a Petrobras não é totalmente brasileira, apenas 51% dela pertence ao povo brasileiro, os restantes 49%, pertence a estrangeiros, assim sendo, o que é exportado para o exterior não nos pertence.

    Edv

    Caro cidadão, que mistureba vc fez.. Vamos tentar arrumar: A Petrobrás é uma empresa internacional cde origem e sede brasileira e controle estatal, que é o fundamental para definir as estratégias. É verdade que estrangeiros podem ter e tem ações da Petrobrás, mas seu número de 49 não é fato, e muda conforme as ações em bolsa mudam de mãos. Mas elas, como preferenciais, não dariam o controle da empresa mesmo que somassem 60%. Só servem para especulação e recebimento de dividendos e similares sobre o resultado da empresa. Por último, números de propriedade não tem nada a ver com números de comercialização. Mas entendo e concordo com suas preocupações, só estou tentando ajudar um pouco.

ODEMAR LEOTTI

Viajei 9.000 km em janeiro pelo Brasil e todas as rodovias federais estão ou revitalizadas em sendo tal. A Belém Brasilia está toda revitalizada e um camioneiro em Gurupi disse que no passado FHC/SERRA era puro buraco e que agora parece um sonho viajar nela e sem PEDÁGIO. No dia do reajuste do pedágio de Sao Paulo haverá paralização nas rodocias estaduais.

Engajarte

Lembram da história do custo país?
Que o Brasil não era competitivo e o mantra do PSDB era reduzir este custo.
Então, a concessão onerosa do pedágio paulista é o exemplo acabado desta diretriz.

Mas não seria contraditório baixar o custo com algo que onera o transporte de todos os bens produzidos ou transportados pelo estado?
Sim, claro completamente contraditório e contraproducente, e está aí o estilo de administração do PSDB, dos grandes gestores, criam uma conversa mole e fazem exatamente o contrário na prática.

A privatização é outro aspecto desta tramóia: http://engajarte-blog.blogspot.com/2010/06/privat

    francisco.latorre

    óbvio. ululante.

    só os pássaros microcéfalos não alcançam.

    mas aí entra o custo-propina na jogada.

    propinômetro.. só assim pra explicar.

    ..

Evaristo

Quem quiser saber mais sobre pedágios acesse o Estudo da Bancada do PT Concessões Rodoviárias em São Paulo: Pedágio de primeiro munco? Neste estudo está provado que os pedágios de São Paulo, implantados por Alckmin e Serra são os mais caros do Brasil e do mundo. Leiam pois vale a pena. http://www.ptalesp.org.br/bancada_ver.php?idBanca

Milton Hayek

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2010

terça-feira, 8 de junho de 2010
Vai votar no José Serra?. Pedágios novos terão reajuste maior na tarifa

Os valores dos preços dos pedágios nas estradas estaduais de São Paulo — que serão reajustados no próximo dia 1º de julho — vão subir mais nas praças novas de cobrança, localizadas nas rodovias recém-concedidas pelo governo estadual do PSDB. Os novos locais de pedágio vão ter um aumento superior a 5%, que poderá chegar a até 6%. Nos mais antigos, o aumento já foi definido e será de 4,18%.

Na região de Campinas, o aumento entre 5% e 6% vai ser aplicado nas rodovias D. Pedro I (SP-65) e General Milton Tavares de Souza (SP-332), administradas pela Rota das Bandeiras, e na Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), a Campinas – Monte Mor, concedida à Rodovias do Tietê.

O aumento deve ser maior nas pistas recém-concedidas porque os últimos contratos assinados pelo governo José Serra (PSDB) adotam como base de reajuste o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse índice já acumula 5,26% no período de junho do ano passado a abril deste ano. Falta incluir o índice de maio, que será anunciado na semana que vem, em 15 de junho.

O cálculo final dos preços que serão praticados a partir de julho nas novas praças será feito depois dessa definição pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

    Edv

    Estamos em ano eleitoral, Milton…

J. Carlos S. Pereira

Acho que duas regras capitais deveriam prevalecer nos pedágios:

1ª) Distância mínima de 100 km entre os postos de pedágio;

2ª) A tarifa em cada posto de pedágio não poderia ultrapassar 0,5% do salário mínimo vigente.

ocator

O cínico candidato Serra reclama dos impostos. Os pedagios são impostos.

victor

A minha ideia é fazer um movimento de pagar o pedágio com moedas de 5centavos e ocasionar o maior congestionamento da historia das estradas paulistas

    Edv

    Boa!

José Tadeu

Caro Azenha;

Aqui no Paraná acompanhamos a incansável luta de 7 anos do Roberto Requião para extinguir ou reduzir os valores abusivos dos pedágios. Mas invariavelmente o NOSSO JUDICIÁRIO deu ganho de causa às concessionárias, elas tem MUITA força.

Ocorreram alumas "invasões" de postos de pedágio o que levou a NOSSA IMPRENSA a abominar veementemente aqueles atos, as concessionárias tem MUIT força.

A COPEL, a estatal de enetgia mesmo não sendo do ramos chegou a participar de alguns leilões de concessão para que o governo estadual conhecesse melhor os meandros destes processos e também para jogar os preços para patametres justos. Isto surtiu algum resultado.

Mas isto não deve ser motivo de desânimo para os que lutam aí em São Paulo, mas de alerta.

ET a idéia do PEDAGIÔMETRO dada pelo Miloton Hayek é excelente.

abraços

José Tadeu

Jofre Lima

Bem feito. A paulistada tem mesmo é que pagar pedágio e caro. Assim o Zé Vampiro vai sugando tudo da paulistada. E vamos vortar nos tunganos paulistada.

joão vitor

em ventaram os pedágios para ganhar dinheiro

    Gerson Carneiro

    rsrsrs… esse é meu sobrinho, 11 anos de idade.
    Olha o que o danado fez e me mostrou duas semanas depois.
    Tô orgulhoso desse garoto.

João Carlos

Alguém pode confirmar se houve prorrogação do prazo de concessão de rodovias paulistas no apagar das luzes do governo Alckim, já sob gestão de Claudio Lembo? Caso positivo, quais rodovias a prorrogação abrangeu?

Luiz Rogerio

Bem gente, acabar com os pedágios tá fora de questão (visto termos tantas empresas envolvidas nisso), mas acabar com o IPVA pode até ser…

Uma campanha ABAIXO IPVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Carlos

Arthos · 5 horas atrás: "Vai Valente! Manda ver, divulga na net inteira… 1º DE JULHO – Dia da Luta contra os Altos Valores dos Pedágios Cobrados no Estado."

Que tal mobilização seja também uma homenagem a Aloysio Biondi, nascido em 8 de julho de 1936 – e falecido em 22 de julho de 2000

Artigo de Biondi na FSP de 12.03.1998: Hora de rediscutir os negócios da privatização http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article9

Carlos

Arthos · 5 horas atrás: "Vai Valente! Manda ver, divulga na net inteira… 1º DE JULHO – Dia da Luta contra os Altos Valores dos Pedágios Cobrados no Estado."
Que fique como homenagem ao Aloysio Biondi, nascido em 8 de julho de 1936 – e falecido em 22 de julho de 2000.

Artigo de Biondi na Folha de S.Paulo de 12 de março de 1998: Hora de rediscutir os negócios da privatização

Tweets that mention José Valente: O movimento contra os pedágios | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Bruno, joao. joao said: José Valente: O movimento contra os pedágios. http://ur1.ca/05zyz #ForaSerra2010 […]

Ubaldo

Interessante que as dez melhores rodovias do Brasil estão em SP.
O que vale é a relação benefício/custo. Não nos importamos em pagar pedágios porque isso é justo na medida em que temos estradas melhor construídas e mais seguras.
É só comparar a taxa do número de acidentes pelo número de veículos que transitam nas estradas paulistas e verificará que vale a pena pagar pedágio.
E não digam que é caro porque a Rodovia Dutra que é federal o custo do pedágio por Km é mais alto que qualquer estrada estadual de SP e o número de acidentes por veículos transitando é maior.

    Daniel Campos

    Você deveria prestar mais atenção ao texto. Em particular, à parte que diz que parte do arrecadado no modelo paulista não vai para manter a rodovia, mas para os cofres do estado. Não é – no mínimo – estranho dinheiro de pedágio ser usado em outra coisa que não a manutenção da rodovia que é a razão do pedágio ser cobrado?

    Mas fica explicado quando se pensa que um certo governador está querendo ser presidente custe o que custar.

    Gerson Carneiro

    "…as dez melhores rodovias do Brasil estão em SP".

    Por outro lado, ainda em São Paulo, se você for de Andradina-SP até Pereira Barreto-SP, por exemplo, que não é uma estrada pedagiada, você vai constatar a precariedade das estradas não pedagiadas do Estado que diz estar cada vez melhor. Ou seja, é só fachada. Pelos altos preços dos pedágios tem mesmo a obrigação de ter as melhores estradas do Brasil. Isso é o mínimo que se espera.

    Em tempo: na rodovia Marechal Rondom, em São Paulo, que é pedagiada, passou de Andradina-SP indo para Mato Grosso do Sul, a estrada não é boa.

Carlos

Biondi escreveu sobre pedágios:
http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?page=rec

Atenção especial para este: http://www.aloysiobiondi.com.br/spip.php?article9

Luis Armidoro

Como se faz para se associar a este movimento?

Supertramp68

Sou contra qualquer pedagio. Tudo que se paga em duplicidade é oneroso. Pode ser o pedagio da Suplicy em SP ou o do Tarso no RS ou mesmo o do Lula na BR101, é muito caro. pago uma montanha de impostos diretos e indiretos para sustentar parasitas e ainda tenho de pagar para me locomover? Cade meu direito constitucional de ir e vir? Só se tiver grana? Vamos deixar de ser hipocritas, pedagio é imposto a mais em qualquer lugar, inclusive em SP.

    Jairo_Beraldo

    Mas voce só citou pedágios de petistas…aliás, petistas que não criaram pedágios…inclusive em SP.

    Milton Hayek

    Saiba você,Supertramp68,que os nordestinos são obrigados a comprar os caros produtos de São Paulo por causa da legislação que protege a indústria nacional.Os nordestinos,por exemplo,podiam comprar direto da Europa e EUA produtos bem mais elaborados e mais baratos.Aqui,meu amigo,temos um exemplo de como o sistema tributário nacional protege o emprego da paulistada que adora falar de "livre mercado" e "desregulação".
    O problema com os pedágios é a falta de risco das empresas que pegam a obra pronta(feita pelo Estado) e só colocam as praças de pedágio e pintam a obra feita pela Viúva.Se eles construíssem a estrada com recursos próprios até poderiam cobrar pelo risco que correram.O nome disso é capitalismo,infelizmente algo que a turma do DEM/PSDB odeia.

    Supertramp68

    Não estou te entendendo Milton, não tenho problemas com os nordestinos e tambem sou contra os pedagios, não só os de SP mas todos, inclusive os implantados na gestão do PT.

    Milton Hayek

    É simples,Supertramp68.Se uma empresa construir uma estrada com os próprios recursos é justo que ela cobre(durante 20 anos,por exemplo) pedágios para compensar o risco que está sofrendo.É a essência do capitalismo:risco no investimento.
    O problema dessas concessões onerosas, aí em São Paulo, é que o Estado constrói a infra-estrutura com o dinheiro dos contribuintes paulistas e,depois,entrega a obra totalmente amortizada para que empresários amigos do PSDB coloquem uma praça de pedágios em um trecho,maquiem a pista com tinta e tenham lucros escalafobéticos(quase 500 milhões de arrecadação de pedágios em 2009).Isso não é capitalismo;isso é socialismo oligárquico-uma variante típica da oligarcada brazuca.
    No caso das estradas federais,com pedágios,o preço é baixo porque somos nós que pagamos a construção da estrada e/ou sua recuperação.Se foi uma PPP,alguma empresa deve ter arcado com os custos de recuperação ou arcará com os custos de manutenção.
    Você lembra quando a tucanada privatizou a TELEBRAS??Foi durante esse período que esse Ricardo Sérgio de Oliveira(o Delúbio do PSDB) apareceu em um grampo telefônico dizendo que o próprio FHC estava autorizando a malversação de recursos do BNDES.
    Veja aqui: http://www2.fpa.org.br/conteudo/o-brasil-privatiz
    O esquema,então,funcionou assim:a TELEBRAS foi vendida por 22 bilhões de reais,mas antes recebeu um aporte de 21 bilhões do BNDES para ser saneada financeiramente(um jargão tucano que significa meter a mão nos cofres públicos).Depois o BNDES e o BB ainda emprestaram 1 bilhão para os caras ficarem com a TELEBRAS.
    Você sabe quem é Carlos Jereissati???É irmão de Tasso Jereissati(PSDB-CE).Carlos é dono da Rede Iguatemi de shopping centers e comprou a então TELEMAR,que depois virou OI.Com dinheiro nosso,os otários tax payers brasileiros.

    Milton Hayek

    Quanto aos nordestinos,Supertramp68,eu quis dizer que o Nordeste sempre foi um mercado consumidor cativo de São Paulo.
    O dinheiro que é aplicado no Nordeste,via FPE e FPM,sempre voltou para o Sul e Sudeste(principalmente São Paulo) porque os nordestinos compram daí tudo que precisam.Quem garante isso é o sistema tributário brasileiro,que coloca uma alíquota de importação aos produtos estrangeiros de modo que os produtos de São Paulo ficam mais baratos(Pois é…o tal IMPOSTÔMETRO devia se chamar "EMPREGÔMETRO DE PAULISTAS").Já pensou se o pessoal do Norte e Nordeste pudesse comprar da Europa e EUA sem pagar o Imposto de Importação???
    Então,isso garante o emprego de muitos paulistas porque eles são contratados para fabricar os produtos que o Nordeste e o Brasil compra.Logo,esse discurso de que São Paulo leva o Brasil nas costas é parcial,dado que sem o mercado cativo(uma reserva de mercado) das outras regiões menos desenvolvidas haveria muito desemprego aí.
    Como você pode constatar,agora no governo Lula,o Nordeste está empregando 30% da mão de obra na construção civil do Brasil.Os nordestinos estão voltando por causa das centenas de obras feitas no Nordeste.
    O Estado brasileiro começou a desenvolver outras regiões do Brasil da mesma forma como fez com São Paulo,Minas Gerais e Rio de Janeiro-controladores do Estado brasileiro de 1889 até 1930 e,por isso mesmo,beneficiários de pesados investimentos que o governo federal fez nesses estados.Isso sem falar do período 1964-2002 onde foram beneficiários,por controlar o governo federal,de mais investimentos.
    Enfim,ser contra os impostos é um discurso tipicamente mistificador da tal "liberdade individual" que vemos nesses empresários que enriqueceram com negócios e relações privilegiadas com o governo.Fica fácil ser capitalista quando o sujeito enriqueceu com esquemas envolvendo obras públicas e negociatas com dinheiro público.
    Eu sou contra os pedágios da maneira como estão aí em São Paulo.Quando veremos capitalistas por aí????????????Quando veremos empresários que investem,enfretam o risco e com talento constróem suas empresas??Garanto pra você que eles existem aos montes,mas não estão no DEM/PSDB.Essa turma é cultuadora do capitalismo de cupinchas.

    Edv

    Milton, desculpe fugir da pauta, mas como é que se posta comentário longo? Embora prefira-os curtos, as vezes preciso de uma estcadinha e não consigo mais do que umas 7 ou 8 linhas. Tem algum truque?

    Ubaldo

    Só para corroborar com a sua tese Milton, o mesmo se aplica para a Petrobras. Pagamos R$ 2,50 + pelo litro da gasolina. Se importarmos seria muito mais barata, pois na Argentina a gasolina que exportamos para lá eles vendem aos hermanos ao equivalente a R$ 1,35 o litro.

    Carlos

    Preço da gasolina no Brasil inclui custos da produção e transporte da matéria prima, refino, transporte para distribuidoras e destas para os postos, e impostos federais e estaduais.
    Quanto ao preço da gasolina na Argentina, cite as fontes de onde usted obteve tal informação.

    Ubaldo

    Carlos,
    A petrobras através de alguns postos que ela tem na Argentina vende a gasolina por R$ 1,35 o litro.
    Só que aqui não dá. Como é que ela vai fazer o caixa dois do PTe servir de cabide para os políticos, inclusive Dilma e Mantega que recebem R$ 76.000 por mês para comparecer uma vez ao mês, quando o fazem, nas reuniões do Conselho de Administração.

    Milton Hayek

    O caixa dois do PSDB também vem,além das concessionárias via DERSA,das isenções de ICMS que Serra dá pra empresários amigos.Essas isenções são jogadas nas costas dos paulistas que têm de pagar(além dos pedágios) o ICMS que vem no valor das mercadorias que compram.Sãos os famosos impostos indiretos.
    Deixa de falar besteira,Ubaldo!!!!Vai estudar tributação,menino!!!
    OBS:Que tal você informar sobre Roberto Freire(PPS-PE) que ganha 12 mil reais para fazer parte do conselho de administração da SABESP???Detalhe:ele mora em Pernambuco.É um ficha limpa…..

    Milton Hayek

    Milton Hayek · 6 horas atrás
    Deixa de burrice,Ubaldo.A gasolina aí em São Paulo poderia ficar um quarto mais barata.Basta o Governo de São Paulo tirar os 25% de ICMS de cima do combustível.Mas acho que não dá,né?Você ia ficar sem salário por causa dos cortes de custo dos tucanos.

    Carlos

    Preços na Argentina: cite fontes.

    Tens prova de "caixa dois"?
    Então denuncie para os conselheiros de administração que representam os acionistas privados: Fábio Colletti Barbosa (ações ordinárias) e Jorge Gerdau Johannpeter (ações preferenciais). http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=2

    Representantes da União Federal no Conselho de Administração:

    Guido Mantega – presidente do Conselho
    Márcio Zimmermann – MME
    José Sergio Gabrielli de Azevedo – presidente da Petrobrás
    Francisco Roberto de Albuquerque
    Luciano Coutinho – presidente do BNDES
    Sergio Franklin Quintela
    Silas Rondeau Cavalcanti Silva http://www2.petrobras.com.br/ri/port/GovernancaCo

    CADÊ A DILMA NO CONSELHO, SR. UBALDO?

    Valores pagos aos conselheiros: cite fontes

    Edv

    Minha fonte é o PIG, dirá Debaldo…

    Edv

    Debaldo, a Petrobrás é uma empresa com ações em Bolsa, inclusive em NY. Não é uma empresa de pedágio qualquer para fazer caixa 2, 3 e 4 de partido. Os americanos não gostam de comprar ações de cabideiros…Um membro de conselho relevante em empresas relevantes é sempre bem remunerado (sem assumir seu valor). Vai ver quanto ganham nos EUA ou UK. Descubra quanto ganha o ex-presidente aposentado da GE, Jack Welch e nunca mais venha com esta bobagem. O valor da gasolina no Brasil está carregado de impostos que não vão para a Petrobrás e ainda assim, é mais barata que a média mundial e que 95% do primeiro mundo.

    Milton Hayek

    Deixa de burrice,Ubaldo.A gasolina aí em São Paulo poderia ficar um quarto mais barata.Basta o Governo de São Paulo tirar os 25% de ICMS de cima do combustível.Mas acho que não dá,né?Você ia ficar sem salário por causa dos cortes de custo dos tucanos.

    Carlos

    Aqui mesmo no "conversaafiada", busque artigos e matérias sobre pedágios.
    O pedágio na 101 (implantado pelo governo Lula) é quase 10 vezes menor, por km, que o paulista, implantado pelos tucanos.

    Supertramp68

    não deixou de ser pedagio, é mais um imposto para sustentar parasitas.

Leider_Lincoln

É o modelo de jestão que o mais enjenheiro dos economistas, o príncipe da Mooca, se preparou a vida inteira para implantar no Brasil. O número dele é 45! Qualquer candidato com os números 14, 23, 25 e 45 compartilham com as ideias desse jênio! Lembre-se disto na hora de votar!

Bonifa

Sou absolutamente contra pedágios. Sou até a favor da contratação por licitação de empresas privadas para cuidarem de trechos de rodovias e de suas obras de arte, com prazo bem definido e resultado constantemente avaliado. Mas meter a mão no bolso do cara na hora da viagem, bagunçando e truncando toda a liberdade de ir e vir numa vasta região, é um absurdo parido pelo mais absurdo dos sistemas político-econômicos: O sistema neoliberal, que reeditou usos e noções medievais de propriedade.

    Jairo_Beraldo

    Este tipo de praça de pedágio, é fomentado em SP. Quando ando por lá, observo que estas praças estão em pontos de locais que por aqui chamamos de cidades dormitòrios, ou seja, que sua população trabalha nas grandes cidades vizinhas. O Zé é esperto.

    Gerson Carneiro

    Tão esperto que há trechos em que ele está fracionando as praças assim: como entre Campinas e Jaguariuna, onde havia uma praça de pedágio cobrando R$ 7,00, será (ou já foi) construída mais uma e o preço vai ser "reduzido" em cada uma para R$ 5,50, ida e volta. É a matemática do Zé posta em prática.

Jairo_Beraldo

"Na verdade, quem paga todas essas contas é o usuário", que já pagam IPVA, e outros mais quando adquirem um carro.
Portanto, mais justo, levando-se em conta, que boas estradas, trazem menos desgaste do automovel.

Arthos

Vai Valente! Manda ver, divulga na net inteira… 1º DE JULHO – Dia da Luta contra os Altos Valores dos Pedágios Cobrados no Estado.

Milton Hayek

SUGESTÃO:

CRIEM UM "PEDAGIÔMETRO"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    vitu

    Acho a sua idea fenomenal, ja que sao paulo, hipocritamente criou o taxiometro que nao tem nada a ver com o movito dos taxista, acho que deveriamos criar o pedadiometro, para que a poplulacao brasieleira saiba qto o governo estadual de sao paulo lucra sobre os pedagios, saber o que eles fazem com este dinhero possivelmente jamais saberemos.

    Milton Hayek

    No ano passado José Serra arrecadou quase R$ 500 milhões dos paulistas em pedágios.Isso é tributação sem representação,afinal foram os paulistas quem deram o dinheiro para construírem as estradas que Serra deu para os empresários amigos se deleitarem com o capitalismo de compadres.

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