DA EFE, via Folha de S. Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou nesta sexta-feira, em mensagem de vídeo transmitida na cerimônia de encerramento do Foro de São Paulo, em Caracas, seu apoio a Hugo Chávez em relação às eleições presidenciais de outubro na Venezuela.
“Chávez, conte comigo, conte com o PT, conte com a solidariedade e apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Sua vitória será nossa vitória”, afirmou Lula no vídeo.
O ex-presidente, que se recupera de um câncer de laringe, disse que gostaria “muito” de estar em Caracas “não só para integrar a delegação do PT”, mas também para dar um forte abraço em seu “companheiro” Chávez.
“Com a liderança de Chávez, o povo venezuelano teve conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas devem ser preservadas e consolidadas”, insistiu, ao falar sobre o pleito do dia 7 de outubro, no qual Chávez tentará sua terceira reeleição consecutiva.
Um dos fundadores do Foro de São Paulo em 1990, Lula destacou a importância desse encontro e ressaltou que, graças aos governos “progressistas” regionais, a América Latina é hoje “uma referência internacional de alternativa vitoriosa ao neoliberalismo”.
“Claro, ainda há muito por fazer. Os fatos ocorridos, por exemplo, em Honduras e Paraguai, mostram o muito que ainda precisamos lutar para que a democracia prevaleça em nossa região”, declarou, citando o recente impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, e o golpe de Estado que derrubou em 2009 o então presidente hondurenho, Manuel Zelaya.
“A existência de colônias em nosso continente, como no caso das Malvinas, que evidentemente são argentinas, nos serve para lembrar que muito deve ser feito para que a soberania nacionale regional prevaleça, e para isso necessitamos mais integração latino-americana e caribenha”, disse.
Ao ressaltar que os países latino-americanos ainda estão “marcados pela pobreza e pela desigualdade”, Lula destacou a necessidade de apostar em “mais crescimento econômico, políticas sociais e reformas estruturais” na região.
“Em tudo o que fizemos até agora, que foi muito, o Foro e os partidos do Foro tiveram um grande papel que poderá ser muito maior se soubermos manter nossa principal característica: unidade na diversidade”, ressaltou.
Apoie o VIOMUNDO
Após a transmissão do breve vídeo, Chávez tomou a palavra e iniciou seu discurso falando de maneira emotiva sobre a saudação que recebeu de Lula.
“Eu lhes confesso que começo essas palavras muito comovido, sobretudo por essa mensagem desse grande companheiro, amigo desta pátria, desta alma nossa que é Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou o governante venezuelano.
“Eu te digo, Lula, desde aqui, que tenho certeza que a cada dia se aproxima mais o momento em que conseguiremos de novo nos encontrar, e o abraço que vamos dar vai ser um abraço do tamanho deste mundo e além”, sentenciou Chávez, após gritar “viva Lula!”.
Dica do vídeo é do Vlad
Comentários
Fernando Morais: “PDVSA era uma espécie de país amigo da Venezuela. Chávez acabou com isso” « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Lula a Chávez: “Sua vitória será nossa vitória” […]
Samuel Pinheiro Guimarães: Os objetivos dos EUA na América do Sul
[…] Lula a Chávez: “Sua vitória será nossa vitória” […]
Oposição da Venezuela, que se inspirou em Lula, agora diz que ele é “mercador” « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Agora, a reação do MUD (Mesa de Unidade Democrática, não confundir com mud) à notícia de que Lula gravou vídeo dando apoio a Chávez: […]
FrancoAtirador
.
.
A ESQUERDA E A GRANDE MENTIRA DO DINHEIRO
“Cada vez que há uma crise, o leque de respostas do sistema se estreita.
O sistema global teve que regressar à origem e exacerbar a exploração dentro de casa.
Também sabemos que, segundo as cifras mais otimistas, há 75 vezes mais dinheiro que riqueza.
E essa mentira funciona enquanto o capital financeiro decida seguir na trilha da mentira.
Quando diz “nós paramos”, isso é mentira,(fica evidente que) a brecha entre o dinheiro e a riqueza é tão grande que não poderá pagar.
Daí, insisto, a importância deste Foro e da América Latina.
Não me canso de repetir que a salvação do planeta ou vem da América Latina, ou não vem de nenhum lugar.
A América Latina é o continente que sofreu o problema neoliberal e conseguiu superá-lo, (mas há desafios não resolvidos)…
Creio que seria um erro apoiar-se em um movimento social para oferecer-lhe somente o que o modelo anterior deixou de (lhe propiciar).
Satisfazer (a demanda social) sem educar com os novos valores da alternativa que queremos construir pode repetir aqui o que ocorreu na Europa:
a esquerda construiu a sociedade das classes médias, mas essas classes médias se converteram em novos proprietários sem ideologia…”
(Juan Carlos Monedero, ex-conselheiro de Chávez, em entrevista a Carta Maior, no ‘Foro São Paulo’)
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20534
:: Fazendo Media: a média que a mídia faz :: » Apoio de Lula a Chávez agita campanha eleitoral
[…] É neste cenário que os anti-chavistas recebem a mensagem de Lula, com o respaldo inequívoco ao presidente/candidato: “Só com a liderança de Chávez, o povo (venezuelano) vem realmente tendo conquistas extraordinárias. As classes populares nunca foram tratadas com tanto respeito, carinho e dignidade. Essas conquistas precisam ser preservadas e consolidadas. Chávez, conte comigo, conte conosco, os do PT, conte com a solidariedade e o apoio de cada militante de esquerda, de cada democrata e de cada latino-americano. Tua vitória será nossa vitória. Um forte abraço, um abraço fraterno e gracias, companheiro, por tudo o que tem feito pela América Latina”. (Para ler a mensagem e ver o vídeo, clique aqui). […]
Maria Luisa Franchi
Gente, essa tucanada é patética.Imagine: Alvaro Dias vai recorrer ao STF contra a suspensão do Paraguai no Mercosul! Além, é claro, de “julgar” legítimo o impeachement do presidente paraguaio!?!
lulipe
Nossa de quem cara-pálida???
abolicionista
Sua é que não foi, tucaninho. rs
Pitagoras
VIVA CHÁVEZ! VIVA a VENEZUELA!
Fabio Passos
A união dos países latinoamericanos é fundamental para superar o subdesenvolvimento.
Os ianques não suportam a perspectiva de nações soberanas que não sedobram a suas ordens.
Lula foi direto: Honduras e Paraguai mostram que as oligarquias corruptas e entreguistas da AL ainda contam com apoio ianque para cometer golpes de Estado.
Roberto
Lula fazendo seu papel de líder mundial. hehehe
Willian
Verdade. Obama já pediu um video também. Com o apoio de Lula, a vitória dele é certa. Fontes afirmam que Mike Romney está preocupado.
Jose Mario HRP
O Alvaro Dias foi ao Paraguay?
AH! Ele foi ,certamente, defender a “democracia” do general Lino Oviedo e gang association!
trombeta
Esse é Lula, o maior líder da esquerda mundial.
C. Roberto
Jabour é o exemplo vivo de um cineasta que não deu certo! Enfim, tenta uma segunda chance como comentarista do PIG!!! A vida é assim mesmo: quem nasce para Jabour nunca chegará a um Glauber Rocha…
Ed.LIMA
Lula tá afiando o bigode prá campanha Municipal no Brasil e tá com um visual ótimo.Dá-lhe LULA!!!!bye,bye Aécio 2014.
marcosomag
A fala de Lula foi muito oportuna pois o palhacinho da direita que é candidato na Venezuela tentou dar um verniz progressista em sua candidatura dizendo ser inspirado nas políticas de Lula. Mal o Lula apoiou o Chávez, os farsantes da oposição a ele arrancaram a máscara, criticando o apoio de líder brasileiro ao verdadeiro candidato progressista. Golaço do Lula!
Roberto Locatelli
Como a direita não consegue derrotar Chávez nas urnas, fica torcendo para que ele morra.
Resumindo as ideias da direita sobre a Venezuela:
Chávez vence praticamente todas as eleições. Por isso, temos que dar um golpe de estado e proibir eleições, para restaurar a democracia.
Fabio SP
Quer dizer que o Álvaro Dias vai ao Paraguai e por causa disso é chamado de tudo quanto é nome, enquanto Lula quer influenciar nas eleições da Venezuela e ainda quer falar em meu nome! a vitória do Chavez pode ser dele, minha não é…
Almir
Não confunda as coisas, ô Fábio. LULA foi à Venezuela torcer pelo Chávez, em eleições livres e diretas. O Álvaro Dias foi ao Paraguai apoiar golpistas e capachos de americano.
sANdro
realmente é mto difícil perceber a diferença…
muito bem fliper!
abolicionista
Chupa, golpista. Ninguém cai mais na conversa de vocês.
Antenor
A vitória de Chavez não é sua, Fabio. É nossa, que somos da força progressiva das Américas!!
Walter Cesar
De mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Show de bola.
NER
Dá-le Lula.
Enquanto isto lá pelas bandas de Paraty o verde Gabeira vive seu extase de gloria.
francisco pereira neto
Esse vídeo com certeza será a matéria prima para o bestalhão Jabor usar nos próximos seis meses.
Ele não tem assunto. Então, o bestalhão, satisfaça a corja reacionária com os seus comentários nojentos.
Quem não tem argumentos, só dá golpes baixos.
Vlad
Pero, los escualidos no piensan así.
http://www.noticias24.com/venezuela/noticia/115670/la-mud-carga-contra-lula-sus-palabras-parecen-las-de-un-mercader/
abolicionista
São os golpistas de lá, não perdem tempo…
Elias
Lula e Chávez, dois grandes seres humanos que a direita mais reacionária, mais sórdida e assassina faz uso da mídia capitalista para subestimá-los.
PS: CHUPA! Arnaldo Jabor!
Fabio Passos
Chupa, PIG!
Cesar Moura
Nao mandem o Jabor chupar que vai que isso é tudo o que ele quer na vida…
Marcos Coimbra: Os “mensalões”, um comparativo « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Lula a Chávez: “Sua vitória será nossa vitória” […]
Deixe seu comentário