Carlos Rodrigues: Cadê a revisão nos pedágios que o Alckmin prometeu?

Tempo de leitura: 3 min

Pedágios em rodovias de SP: Preços e rentabilidade sobem, investimentos caem

por Carlos Rodrigues y Rodrigues, especial para o Viomundo

Na campanha eleitoral de 2010, Geraldo Alckmin, então candidato do PSDB ao governo de São Paulo, prometeu que iria revisar o preço dos pedágios paulistas, que são os mais caros do Brasil.

Alckmin revisou, sim, os valores, só que para cima. No último domingo, os pedágios das estradas paulistas subiram aproximadamente 5%. Com um detalhe. O lucro das concessionárias rodoviárias subiu, em média, 30%, chegando até 38%, num dos casos. Já os investimentos, considerando as novas e antigas empresas do setor, caíram 5,5%.

Em 2009, a receita de pedágio foi de R$ 4,67 bilhões; em 2010, de R$ 6,04 bilhões. Já em 2011 chegou a R$ 6,8 bilhões. Portanto, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, sendo quase duas vezes a inflação do período. De 2009 para 2011, o crescimento da receita foi de 46% ante uma inflação de 17%.

Quanto ao lucro líquido há duas situações distintas.

As concessionárias antigas (os contratos são principalmente de 1998 a 2000), que já passaram da fase de perdas dos primeiros cinco anos, quando os encargos são maiores. Integram esse grupo Autoban, Tebe, Viaoeste,Via Norte, Ecovias, Autovias, entre outras.

E as concessionárias novas, que passaram a operar após 2008. Por exemplo, Ecopistas, que administra a Ayrton Senna e a Carvalho Pinto, Rodoanel e Auto Raposo Tavares.

As novas concessionárias,  por estarem começando seus serviços, amargaram prejuízo de R$ 245 milhões em 2011.

Já as antigas concessionárias – que são a imensa maioria — superaram um ano de crise econômica com um crescimento do lucro líquido em 25,6% frente a 2009, passando de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,2 bilhão em 2010 e chegando a R$ 1,56 bilhão.

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Desde que começaram a operar, o lucro líquido total das antigas concessionárias chegou a R$ 6,92 bilhões, capitaneados pela Autoban (R$ 2 bilhões), Ecovias (R$ 1,43 bilhão) e Via Oeste (R$ 841 milhões).

O maior crescimento do lucro líquido ocorreu na SP Vias (+125%) e na Ecopistas (+ 112%).

A relação entre o patrimônio e o lucro líquido (indica o grau de rentabilidade das empresas) mostra que em 2010 ela chegou a 38% e em 2011 pulou para 54%.

No mercado em geral, uma relação de 20% é fantástica. A melhor relação é da Autoban (110%), Ecovias (69%), Triângulo do Sol (68%) e Centrovias (51%).

Chama a atenção o crescimento da rentabilidade da Autoban. Em 2010 , era de 47% . Em 2011, saltou para 110%.

Se o lucro das antigas concessionárias vai bem, os investimentos realizados nelas vai mal. Em 2009, foram gastos com novas construções  R$ 684 milhões. Em 2010, essas despesas caíram R$ 646 milhões, representando um corte de R$ 37,5 milhões (-5,5%).

Já em 2011 este valor foi muito menor ainda: R$ 375 milhões, uma queda de 42% frente a 2010.

As maiores quedas de investimentos ocorreram na Autoban (81%) e na Centrovias (80%). Já a Ecovias elevou os investimentos em 64%.

As novas concessionárias investiram mais por força contratual. Chamam atenção a Ecopistas (queda de aproximadamente 27%) e a Rota das Bandeiras ( redução de 50%) .

Carlos Rodrigues y Rodrigues é especialista em finanças públicas.

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Comentários

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paulo

ninguem sabe quem são so donos das concessionárias de pedágio de sp?

paulo

é tão dificil assim, saber quem são os donos destas concessões que alías pelo que entendi são de 35 anos os contratos , é tudo uma grande piada…

Raquel Rolnik: Quem vai ganhar e quem vai pagar esta conta? « Viomundo – O que você não vê na mídia

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Marcelo de Matos

Onde estão as novas estradas que deveriam ser construídas com o dinheiro do pedágio? Ou a iniciativa privada, que iria salvar nossas rodovias, espera o governo construir para depois privatizar? O presidente* estradeiro Washington Luís construiu a rodovia que leva seu nome. Abreu Sodré iniciou a construção da Castelo Branco e da Imigrantes. A Castelo ainda é uma estrada segura, mas, a Washington Luís é perigosíssima: tem apenas duas pistas que são usadas por automóveis e carretas. Meus parentes do interior só vêm a São Paulo de avião. Essa estrada já deveria ter sido duplicada há muito tempo. Estou pensando aqui com os meus botões: os políticos antigos construíam estradas e, os atuais, o que fazem com o dinheiro? *Na década de 20 se dizia “presidente” de São Paulo.

M. S. Romares

Em nome do reconhecimento, em toda praça de pedágio do estado de SP deveriam ser erguidos bustos do çerra e do saboroso. Uma placa poderia ser anexada com os dizeres: paga e não bufa.

Pedágios em São Paulo: Preços e rentabilidade sobem, investimentos caem « novobloglimpinhoecheiroso

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Fátima Sousa

E eu que nem sabia do aumento! Trabalho em Santos e estava acostumada a pagar R$ 20,10 na Imigrantes… Já tinha separado a quantia certa… mas, nesta semana fui pega de surpresa, por que de repente era R$ 21,20 ! E parece que o paulista/paulistano está calejado, nem questiona mais. Parece que já se acostumou, afinal são 20 anos de promessa x não cumprimento + certeza de reeleição. Eita….Vida de gado!!!

José Eduardo

“Incrível”, ou melhor, é crível! Só eleitor otário – sempre paulista!? – acredita em promessa tucana. Mas a julgar por alguns cometários, parece que o médio-classista paulista adora uma privataria no lombo! Isso é sina de gado marcado pela ignorância PIGuenta. Haja paciência com essa gente!

Mário SF Alves

Pelo visto essa lei de oferta e demanda tá toda bichada mesmo. Senão, como é que se justifica esse aumento estonteante de veículos novos rodando e os tais pedágios se mantendo em mesmo patamar de estorção?
Acorda Brasil!

Gerson Carneiro

Geraldo Alckmin é só trololó. PCC está barbarizando, explosões em caixas eletrônicos aumentaram e o Chuchu é só gogó.

    MARCELO

    Enquanto isso,no Rio,os hospitais do Sérgio Cabral Global pegam fogo
    e matam pacientes.Será que a Globo vai pedir o impeachment dele?

Willian

Aproveitando o embalo, como estão aquelas estradas federais privatizadas em 2007, com pedágio baratinho? Bem, sei que em 2011 o modelo de privatização foi modificado pois aquela privatização de 2007 só deu problema. Melhor deixar quieto este assunto, né verdade?

“O modelo Dilma, explorado fartamente na campanha eleitoral de 2010, conseguiu obter contratos com baixos preços de pedágio e cronogramas curtos na entrega de grandes obras.
Mas a fórmula não deu certo e resultou em sucessivos atrasos nas obras obrigatórias, protestos de usuários e ações do Ministério Público Federal contra a demora na melhoria das estradas.”

    André

    Ha agora tá bom então melhor extorquir mesmo, pois as estradas ficam bonitinhas, as mais violentas, com um absurdo de assaltos, mas ficam bonitinhas, agora um modelo que não visava a pura e simples extorsão, e que realmente precisa de ajustes, nesse aí é melhor descer o pau, tá loco paulista é estranho mesmo, fica feliz em ser enrolado e ainda arrumam argumentos incompletos para se sustentarem.

    Marta

    Você foi muito feliz na sua argumentação. Concordo plenamente. Os psdbistas não conseguem formular uma defesa de seus escolhidos que seja coerente. Não sei como conseguem tantos adeptos…

Julio Silveira

É melhor deixar isso quietinho. Vá lá que ele resolva revisar para cima, o que mais provavel, afinal as eleições estão aí.

RicardãoCarioca

Ué, minha gente! O PiG precisa ser financiado, ora… Não sei pra que fica passando comercial de ecovia aqui no Rio…

O_Brasileiro

É por empresários assim, como esses dos pedágios paulistas, que o PIB fica estagnado.
Só pensam em comprar o que já está pronto, lucrar ainda mais, e guardar o dinheiro “no colchão”, leia-se paraísos fiscais.
Vejam quanto foi o aumento dos salários dos empregados dessas concessionárias. Vejam se contrataram mais alguém.
São parasitas que sugam a força de trabalho do povo brasileiro para comprar bugingangas e corromper políticos e funcionários públicos!

    O_Brasileiro

    Ao invés do estelionato dos gatilhos inflacionários, o que devia haver nos contratos seria uma cláusula que estabelecesse que só haveria aumento de tarifas se houvesse redução no número de veículos trafegando pelas praças de pedágio.
    Exploram a vaidade do povo paulista para se locupletarem.

Grilo

Quem são os donos das concessionárias pedajentas em SP eu não sei. Mas que são tucanos é fora de qualquer dúvida. Quem paga pedágio não é o usuário, que pouco se importa com isso, muitos até elogiam a cobrança porque no final essa conta vai parar no bolso do consumidor.

Luiz H

Deve ser um dos negócios mais lucrativos do mundo. Tanto que a ecorodovias acabou de fechar um negócio bilionário comprando um operador portuário no porto de Santos.

Roberto Locatelli

Caramba, bem lembrada essa promessa do Alckmin!!

Uma das coisas que está provocando fuga de empresas de São Paulo para outros estados é o preço abusivo dos pedágios.

Os pedágios são, na verdade, impostos que incidem sobre toda mercadoria que transita pelas estradas.

Cesar Augusto

A globo não registrou esta promessa feito pelo “chuchu”…logo, ela não existe!

Nelson

Acabou de fazer a revisão, o pedágio teve novo aumento.
Estava pensando que a revisão seria para baixo?
Não conhece o PSDB?

francisco pereira neto

Nunca ninguém teve interesse em saber quem são os donos dessas empresas caça-níqueis? E prenderam só o Cachoeira?
Dizem que um dos donos da Autoban é um tal de Zuzinha.
Parace que eu já ouvi falar desse nome…

    Alberto Jorge Ramos

    Muito boa a indagação, deveriamos avancar com a idéia e batermos na tecla de forma sistematica para saber se quem são os titulares e interessados nos Pedágios Paulistas, creio que vai haver muitas surpresas. Será surpreendente. Alias, trata se de concessão Pública. Parabens ao Francisco Pedreira Neto pela observação.

    Marta

    Um deles é filho do Mário Covas, se não me engano.

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