A “virada” do Datafolha: crime eleitoral?
por Altamiro Borges, em seu blog
A nova pesquisa do Datafolha, divulgada neste final de semana, não deve ter causado desarranjo apenas no comando da campanha demotucana. Ela criou graves desajustes na direção do próprio instituto, comandado pela famíglia Frias, que também é proprietária do jornal FSP (Folha Serra Presidente). Em abril, quando todos os outros institutos confirmavam o crescimento de Dilma Rousseff e o empate técnico com José Serra, o Data-da-Folha surpreendeu ao indicar o aumento da distancia – da boca do jacaré, no jargão do setor – entre o tucano e a petista (12 pontos).
Em cerca de um mês, aqueles doze pontos de diferença simplesmente sumiram – num verdadeiro “fenômeno sísmico”, segundo a ironia do blogueiro Paulo Henrique Amorim. Agora, segundo o suspeito instituto, os dois candidatos estão empatados em 37% – Serra despencou cinco pontos e Dilma subiu sete. Diante destes números “impressionantes”, o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, sacou uma desculpa risível. “O principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente”.
Desculpa esfarrapada e cinismo
Talvez temendo pelo seu emprego, Paulino evitou comentar possíveis “erros” – ou manipulações – na pesquisa anterior, tão favorável ao demotucano num momento crucial para consolidação dos apoios a sua candidatura. Na ocasião, vários especialistas em pesquisas denunciaram mudanças metodológicas que beneficiaram Serra – como a maior coleta de dados em bairros e cidades das elites brasileiras e sua redução nas regiões Norte e Nordeste. Encurralado, o Datafolha deflagrou uma guerra de baixarias contra os outros institutos para tentar salvar a sua pele.
A desculpa apresentada agora para justificar o “fenômeno sísmico” também é furada. Afinal, no mesmo período da pesquisa, o DEM também expôs seu candidato no horário gratuito de rádio e televisão. Além disso, o governo de São Paulo promove um intenso bombardeio de propaganda sobre o “paraíso” da administração tucana no estado. Já a mídia golpista não cessa sua artilharia contra o governo Lula – inclusive opondo-se ao acordo Brasil-Irã – e mantém a total blindagem sobre José Serra. O “Zé Alagão”, por exemplo, até sumiu das telinhas no período das enchentes.
A crise de identidade demotucana
A nova pesquisa Datafolha, agora mais próxima da realidade, revela as dificuldades da oposição neoliberal-conservadora. A fantasia do “Serrinha paz e amor” não colou. A bruxaria marqueteira, que tentava vender a imagem do tucano como “continuador” do governo Lula, não surtiu efeito. Se a aparição de Dilma Rousseff num único programa já causou este “fenômeno sísmico”, segundo a desculpa esfarrapada de Mauro Paulino, imagine quando tiver início a propaganda eleitoral de rádio e TV, em agosto. A candidata será ainda mais identificada com o presidente Lula!
Como observa o sítio Carta Maior, o “cavalo-de-pau” do Datafolha “reflete a crise de identidade na candidatura Serra. O patético figurino do candidato ‘cordial progressista’ tentado nos últimos meses derreteu pelo artificialismo abusivo que nenhum gênio do marketing pode contornar… Só o Datafolha ainda não havia mensurado esse vazio, mas agora não dava mais para esconder. As coisas então ficam assim: ou a mídia muda totalmente seu discurso golpista e adere ao ‘lulismo’ de Serra; ou Serra sai do armário e se junta ao udenismo anti-Lula do diretório midiático”.
Apoie o VIOMUNDO
Ajuste no discurso para a guerra
Tudo indica que vingará a segunda alternativa. Já na reunião do diretório nacional do PPS, José Serra promoveu ajustes no seu discurso, abandonando sua pele de cordeiro. Ele fez duros ataques ao governo Lula, num discurso terrorista sobre a existência do “bolchevismo sem utopias”. Sem ter mais como esconder, Serra também defendeu as privatizações do reinado de FHC, atacando o “patrimonialismo selvagem” do atual governo. Para alegria da mídia golpista, o tucano assume o figurino do brucutu neoliberal e sinaliza que a campanha tende para baixaria, nua e crua.
Diante desta tendência belicista, o Movimento dos Sem Mídia (MSM), liderado pelo blogueiro Eduardo Guimarães, acertou em cheio ao ingressar com representação junto à Justiça Eleitoral solicitando a fiscalização dos institutos de pesquisa. No caso do Datafolha, há fortes indícios de que ele já cometeu um grave crime eleitoral. Nada justifica seu recente “fenômeno sísmico”. Novas manipulações podem estar em orquestração, principalmente para o momento em que a campanha entrar na sua fase mais decisiva. Qualquer ingenuidade, vacilo ou tibieza poderá ser fatal.
Comentários
Jairo_Beraldo
"Desesperado com a perspectiva de perder as eleições presidenciais já no primeiro turno, o tucano Zé Serra teria ordenado aos seus sequazes que mandassem às favas o que restou dos escrúpulos e partissem para ações “mais contundentes e efetivas”. A informação, por enquanto, não pode ser confirmada, mas também não pode ser descartada."
Cloaca News
Dilson
Tucanic se aproxima do iceberg…
luiz pinheiro
Achei engraçado o Serra usar a expressão "bolchevismo sem utopia", porque para mim o governo Lula é justamente o contrário, quer dizer, uma "utopia sem bolchevismo". A utopia de um país cada vez melhor, mais soberano, mais equilibrado, com o povo ganhando condições dignas de vida, Lula vem construindo passo a passo desde que tomou posse. E sem bolchevismo algum, sem dogmatismo – ao contrário, com muito pragmatismo, recuperando o papel do Estado ao mesmo tempo em que impulsiona a economia privada produtiva. Ao contrário, os bolchevistas tem inslusive muitos motivos reaais para criticar Lula. Agora, piada mesmo é dizer que não tem utopia um presidente que afinal, após tantas décadas de piora na vida de nós brasileiros, está conseguindo inverter esse relógio que só andava para trás, contra nós, e agora aestá andando para a frente, melhorando a vida de todos, correspondendo aos anseios populares.
yacov
Depois de mais esta "des-eleição", o Çerra provavelmente vai voltar aso bnacos ecolares para aprender a fazer contas de porcentagem. CADÊ Os DIPLOMAs do gengivão??? Isto não é falsidade ideológica??? Vamops pedir a impugnação de sua candidaitura por isso, já que por propaganda eleitoral antecipada escancarada o TSE, da elite reaça neocon, não aceita.
"O BRASIL DE VERDADE não passsa na glOBO – O que passa na glOBO é um braZil para os TOLOS"
Toni Gumauskas
O maior exemplo de partido neoliberal é o PSDB.
Neoliberalismo é o nome genericamente adotado pela seita dos economistas ao processo de concentração de renda nas grandes empresas, notoriamente aquelas mais diretamente ligadas à especulação, seja através do sistema bancário, seja por parte dos jogadores da bolsa de valores ou outros membros desta mesma escória que controla o poder no mundo.
Esse é o tipo de política defendido pelo Grupo Folha,e não se enganem:
Na primeira oportunidade,o Datafolha voltará a fazer 'campanha política'!!!
Bonifa
Neoliberalismo é simplesmente a doutrina do "Açambarca-e-Leva" de que fala o Mel Brooks em seus filmes.
Toni Gumauskas
Dessa vez foram contidos,graças a uma representação do MSM junto ao Ministério Público.
Datafolha é ligado a um grupo que apóia históricamente os partidos que defendem um modelo neoliberal,ou mesmo conservador de governo.
E quais são esses partidos.
GERALMENTE,OS QUE MAIS FALAM EM DEMOCRACIA E LIBERDADE…
Veja alguns exemplos:
PDS (Partido Democrático Social),DEM (Democratas),PFL (Partido da Frente Liberal),todos vindos da ARENA(partido criado para dar sustentação política ao golpe militar,apoiado pelo grupo Folha).
Pois é,a Folha apoiava a ditadura… E com todos os crimes e torturas.
Eugênio
http://www.tijolaco.com/ de Brizola Neto
A Folha de S. Paulo não precisava de uma reforma gráfica. Precisa é de uma reforma de princípios.
Os seus leitores, a não ser que tenham se informado por outros jornais e pela internet, não tomaram conhecimento do assunto que dominou ontem o noticiário mundial: a publicação de documentos secretos que provariam a negociação de artefatos nucleares entre Istael e África do Sul.
O jornal omitiu o assunto. Publica uma matéria de quase meia-página sobre a visita de Benjamin Netanyahu ao Brasil, em agosto, sem uma palavra sobre a revelação de ontem.
O Estadão, que é politicamente pró-Israel, não cometeu esta indignidade com seus leitores. Publica uma matéria de seu correspondente em nova York, Gustavo Chacra, e um artigo de Simon Tisdall, do The Guardian, intitulado “O fim da vista-grossa em relação a Israel”
A Folha virou um panfleto.
Bonifa
O caderno "Brasil", o mais importante do jornal, mudou o nome para caderno "Poder". Talvez o psiquiatra do Otavinho explique isso.
Luís C. P. Prudente
A virada do DataFalha se deve às ações do Eduardo Guimarães, este colocou os trambiques do Data-Falha em xeque-mate, ou o DataFalha continua a se incriminar ou passa a agir com mais veracidade.
Jairo_Beraldo
Mas temos que colocar o TSE no seu lugar. Vejam só essa -"O DEMos terão seus 10 minutos de programa partidário na TV, nesta quinta-feira, dia 27.Segundo notícia do jornal DEMo/Tucano Estadão, José Serra (PSDB/SP) será a estrela do programa, afrontando a legislação eleitoral que proíbe o "aluguel" de horário político de um partido para filiados de outros partidos."
Realmente…ele pode mais!
dukrai
véi, tem hora que eu fico muito orgulhoso de mim mesmo, veja o que disse antes do Altamiro, aqui mesmo no Azenha.
http://www.viomundo.com.br/humor/gremio-e-inter-a…
dukrai · 1 dia atrás
Este blog é só de petistas e vocês estão perseguindo o Serra inutilmente, porque as pesquisas vão e vem, portanto se o representante dos homens bons caiu 10 pontos, ele pode subir, digo, mais ou menos, sei lá, a mesma coisa.
Basta ele indicar um vice identificado com os gaúchos estancieiros, do sul de Minas e do Triângulo, pra botar o grande mestre da Política de novo na frente no sul e sudeste, porque São Paulo reconhece definitivamente a sua liderança e carisma, e isto é o que importa no Brasil. A grande cartada vai ser a Kátia Abreu, aguardem e verão a grande bomba nas próximas pesquisas e até o amigo do traíra Aécio Neves, Marx Coimbra, vai reconhecer.
Dukrai, recém convencido pela pesquisa do DataFolha e explicações do Mauro Paulino.
3 respostas · ativo 1 dia atrás
Edineuza · 1 dia atrás
Sr. ou Sra., não sei ao certo. Ao ler o seu texto tenho certeza: Se encontras na mais profunda viagem de um devaneio, que jamais conseguirás aterrissar em terra firme ou mesmo no oceano, ficarás para sempre no espaço, só pode ser isso. Desculpe-me se ofendi.
Jairo_Beraldo · 1 dia atrás
Dukrai, quantos quilos voce "matou" hoje?
dukrai · 1 dia atrás
sei lá, isto é de tanto acompanhar o Prof Hariovaldo rs
Eu acho, com base no que estou lendo das análises dos "especialistas" políticos, que o Serra vai mesmo radicalizar e seguir esta linha de agregar a direita e pode dar algum resultado, inclusive pós-eleitoral, de dar uma representatividade política a este segmento e, quem sabe, seguir uma trilha democrática e parar de pensar em golpe, midiático, judicializado ou, até mesmo, militar. Ressalvas, de pijama.
Edineuza, desculpe a brincadeira, mas vc descreveu a ação política da direita nestas eleições de forma poética, metafórica e literal e termina com um pedido de desculpas sensível e democrático.
Eu não consigo ser assim, por isso voto em mulher para presidente.
Jairo_Beraldo
Dukrai, só quero esclarecer que não sou petista…apenas sou anti-tucano. o PSDB não é um pardito político…é quadrilha! Não há UM que preste!
arlindo paludo
Azenha!! em momento algum o datafolha disse que Dilma estava na frente né?!
acontece que eu fui verificar o relatório completo do datfolha no site do mesmo..
descobri que dilma ESTÁ NA FRENTE NO DATAFOLHA!!!
VEJA: INTENÇÃO DE VOTOS NAS CAPITAIS: SERRA 36%; DILMA 36%
INTENÇÃO DE VOTOS NO INTERIOR: SERRA 37%; DILMA 38%!!!!
DILMA NA FRENTE ATÉ NO DATASERRA!!!!
Leider_Lincoln
Como diria o Klaus: a questão é saber se, em havendo segundo turno, quem o Serra apoiará!
Marcelo Fraga
Eu me acabei com o "bolchevismo sem utopias" e o "patrimonialismo selvagem".
É o Nosferatu mostrando os dentes!
Bonifa
Bolchevismo é fogo. Nem o Padre Bento do Arraial, nos anos cinquenta.
voxetopinio
Um movimento inevitável: Serra vai mostrar quem é e isso provavelmente vai ser pior ainda para ele.
sergio
datafalha sem credibilidade, por mais que esperneiem dilma vencerá, ninguem vota contra o próprio bolso e o brasil está ótimo,precisa distribuir renda de forma mais equitativa e melhorar alguns indicadores sociais, quanto à serra, vai dar aula de economia para a folha, para evitar a queda
lenise
Azenha, acho q a mídia Demo-Serrista, tem até uma ministra da economia parecida com a que deu um golpe na polpança q é a comentarista de economia da globo a bruxa da Miriam Leitão q parece mais uma leitoa mesmo chou bando de vudu.
Cecéu
Prezado Azenha, acredito que até agora está tudo correndo como estava previsto aqui no blog. Serra tentaria fazer uma campanha positiva mas ao ser confrontado pela campanha positiva da Dilma, muito mais substancial, recuaria e partiria para a campanha negativa, sua única chance. Seu objetivo será deslocar a Dilma para o terreno da campanha negativa, onde terá bem melhores chances de jogar, já que conta com a quase totalidade da imprensa e com a natural simpatia do judiciário, sempre muito conservador e afeito ao apelo conservadorista. A Dilma terá que se manter firmemente no terreno positivo. Mas isto não implica em renunciar à estratégia das comparações com o passado, que não representam rancor negativista, mas apenas referência histórica. Também a retaguarda da aliança governista, com atuação no judiciário e na própria imprensa, deverá mostrar atenção redobrada nesta fase. Passada a copa, Serra terá um mês antes da abertura oficial da campanha para pelo menos tentar manter uma certa igualdade nas pesquisas, o que será difícil de conseguir, para que possa começar a propaganda oficial como um candidato viável. Com o avançar da campanha, o que devemos temer é que, com a crescente percepção da derrota inevitável já no primeiro turno, fique claro para a oposição que só restará a aventura do golpe através de terríveis baixarias possíveis de serem chanceladas pela justiça. A engenharia destas baixarias já deve estar em pleno curso, inclusive com assessoria externa de alto nível, já que com o protagonismo crescente do Brasil no exterior, contrariando inclusive grandes interesses econômicos, há muito desejo externo em que seja reinstalado no Brasil o status quo político anterior ao atual governo.
Cecéu
Desculpem, a campanha começa em 5 de Julho.
Sânscrito
O desespero desse grupo, ou melhor, dessa máfia, os levará a extremos.
É preciso ficarmos alertas.
Janes Rodriguez
Azenha, que tal por aqui também usarmos o corretíssimo nome "DatafAlha" para designar o suspeito instituto? Vamos nós também unificar nosso discurso, ora bolas! "DatafAlha", "BadNews", "CNN: a rádio que tRoca a notícia", e vamos por aí. Hoje na Badnews o Boechat ouviu os comentários sobre o Lula no Le Monde, e quando o correspondente acabou o relato ele mudou de assunto. Ele, que adora comentar TODAS as notícias, nesse instante mudou de assunto. Nenhum comentário sobre o orgulho que devemos sentir todos nós, brasileiros e brasilieiras que amamos nosso País. Ele não falou mas eu senti todo o orgulho, sem ele mesmo. Viva Lula! Viva Dilma! Viva o Brasil e Viva o Povo Brasileiro!
Carlos.
"O velho aponta o dedo para o céu. O tolo olha para o dedo, o sábio olha para a Lua." Recorrendo a um ditado divulgado pelos Sobrinhos do Athayde ("Foca animal!"), eu pergunto: Mauro Paulino teria agido por conta própria? Sim, porque só se ele tivesse agido por conta própria ele deveria temer pelo seu emprego. O diretor do instituto não tem ninguém acima dele? Não reavaliou todos os dados de sua pesquisa antes de divulgá-la, diante da enorme discrepância com os resultados da concorrência? "O Zé Mané aponta para o campo. O tolo olha para o dedo, o sábio olha para o técnico."
Tweets that mention Altamiro Borges: Virada no Datafolha | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com
[…] This post was mentioned on Twitter by VIOMUNDO and Israel Leibnitz, Israel Leibnitz. Israel Leibnitz said: RT @viomundo: Altamiro Borges: Virada no Datafolha – http://tinyurl.com/2wu3wzj (via @viomundo) […]
José Ruiz
"O principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente"… hum… fico com uma pulga atrás da orelha… estaria a oposição golpista preparando um tapetão para impedir que a Dilma governe o país? Vejam essa matéria:http://www1.folha.uol.com.br/poder/740170-abusos-… Esses resultados no datafraude seriam "a prova" de que o programa do PT fez propaganda antecipada e ilegal?
Donizeti
Muito boa a análise do Altamiro.
Os demo/tucanos e sua mídia vão vestir o modelito básico UDN e tirar a ´" pele de cordeiro " que o lobo Serra tentou usar para enganar o eleitorado e não deu certo. Afinal, dizem que o lobo perde o pelo, mas não perde o vício, aqui o neoliberalismo selvagem, falido e arcaico à la FHC/Malan/Serra.
Parece que o povão não acreditou no "cordeiro Serra", e como o garotinho naquele desenho infantil, toda vêz que viam o Serra gritavam: é o lobo, é o lobo !!!
Realmente, evitado o uso ilegal de pesquisas eleitorais para inflar o desempenho do candidato tucano Serra via a " vacina democrática" aplicada na campanha pela Representação do MSM no TSE e com os Federais no cangote de quem manipular pesquisas (quem será hein ?), e com a blogosfera cidadã de olho nas armações e factóides da grande midia tucana, a candidata Dilma e Lula caminham para uma vitória consagradora em Outubro, para o bem do nosso Páis e a maioria dos brasileiros.
italo
Armaram e se deram mal.
Agora a baixaria vai rolar
Jairo_Beraldo
Contra fatos, não há argumentos.
Rogério F. Alencar
O embuste do Datafolha pode ser ainda maior. É bom lembrar que, em março, o instituto dava empate técnico entre Dilma e Serra, com o demo-tucano na frente (32 x 28). Ou seja: mesmo com toda essa "queda" de José Serra agora em maio, para 37 pontos, o Datafolha ainda o coloca com cinco pontos a mais do que em março. O mais provável é que José Serra só tenha mesmo, no máximo, 33 pontos de intenção de voto, como apontam o Sensus e o Vox Populli.
cláudia
A FSP coloca em suas páginas uma supervalorização de sua pesquisa. Como se ela, apenas ela, tenha feito a oposição a mudar o discurso ou voltar ao mais do mesmo: Ataques a política econômica, a candidata de Lula, Aécio aceitar a ser vice etc. A impressão que fica com estes discursos e essa supervalorização desta pesquisa é que ambos são tentativas de salvar a imagem do Datafolha da manipulação na pesquisa anterior e a candidatura de Serra, que não tem rumo. Ao ler certos articulistas da FSP tem-se a impressão que o texto é resultado de uma reunião de partido, não são análises, mas receitas e dicas do que Serra e oposição devem fazer para crescer nas pesquisas. É uma lástima!
Rodrigo Prado
Bem lembrado no último parágrafo sobre a representação do Eduardo Guimarães junto à Justiça Eleitoral a fiscalização dos institutos de pesquisa. Será que isso influenciou o Datafolha para evitar uma suposta manipulação?
Logo, no fiNAL das contas (não terminou ainda), até que foi positiva a "lambança" do Datafolha, pois foi tão descarada a diferença que chamou atenção para uma melhor fiscalização de TODOS institutos de pesquisa.
Bonifa
O Databolha não evitou manipulação. Ele apenas diminuiu a intensidade da manipulação. O Databolha não tem conserto e se ele detectar ambiente mais favorável na justiça eleitoral e na cobrança da sociedade, do jeito que está desesperado, voltará a praticar grandes disparates. (E ainda não sabemos como o outro instituto tucano, o Globope, irá se comportar daqui para frente).
Jairo_Beraldo
O povo não se deixa mais ser manipulado…com a barriga forrada, o povo pensa.
Apolo
Azenha,
O brasileiro das classes C e D já está entendendo que antes de existir o bolsa família existiam os bolsa familias Frias, Marinho e Civitas da vida, que estão atormentadas com o fato do povão querer uma parte do bolo.
Isso reforça a afirmação de que a mídia não defende a notícia muito menos as idéias, a mídia defende sim, seus próprios interesses.
Mauro Silva
Caro Azenha
A questão´central da representação de Eduardo Guimarães e sob as ilhargas de que juíz a dita representação repousará?
O TSE é suspeito porque, segundo o "douto" entendimento da maioria dos Juízes desse Tribunal, Dilma pode ser atacada no programa eleitoral DEMO-PEFELÊ, mas não pode ser defendida no programa eleitoral do partido em que está filiada e que já a escolheu como pré-candidata, o PT.
Mauro Silva – rg 11273308-6, a disposição de eventuais "ofendidos".
Bonifa
Haja machado prá rachar tanta cara de pau.
Gerson Carneiro
Aguardaremos o Eduardo Graeff parar de gargalhar, em seguida, talvez ele possa explicar o “fenômeno sísmico”.
Enquanto isso um outro Eduardo, está de parabéns. E seguiremos vigilantes junto com ele. Todo apoio a Eduardo Guimarães.
A verdade é que a estratégia de toda meiguice e faz de conta em torno do candidato José Serra só consegue engabelar seu fã clube. E é certo que fãs não enxergam defeitos em seus ídolos. Por isso que se encontra estagnado nas pesquisas sérias.
Luciano Prado
O Proconsult, digo, o Datafolha do Otavinho se ferrou.
lirio
Entraram em barca furada. Terminada eleição Serra fora ele vai salvar como estas empresas que ficaram, além de tudo, desacreditadas, num mercado onde 95% do que se "vende" é credibilidade? O Serra não vai ser, nem secretário do Alkmin e nem do Kassab. Nem funcionário do instituto FHC ou presidente do PSDB. Também não será diretor da Globo ou da redação da FSP. O que vai sobrar para ele pagar sua dívida com estas empresas da velha mídia?
ciro araujo
Provavelmente uma ajuda da Allstom…
Carlos.
Serra vai voltar a seu emprego de colonista da ex-Folha de São Paulo. Lá fará coro a gente como a musa da febre amarela ou o marido da presidenta do PSDB-Mulher.
Deixe seu comentário