Lula: “Recebi uma bomba de Hiroshima dentro de mim”

Tempo de leitura: 6 min

NA PRIMEIRA ENTREVISTA APÓS O DESAPARECIMENTO DO CÂNCER, LULA FALA DO MEDO DA MORTE E AFIRMA QUE AGORA QUER EVITAR UMA AGENDA ‘ALUCINADA’

Cláudia Collucci e Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que teve mais medo de perder a voz do que de morrer após a descoberta do câncer na laringe. “Se eu perdesse a voz, estaria morto.”

Um dia depois da notícia de que o tumor desapareceu, ele recebeu a Folha para uma entrevista exclusiva num quarto do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde faz sessões de fonoaudiologia.

Lula comparou a uma “bomba de Hiroshima” o tratamento que fez, com sessões de químio e radioterapia.

Ele emocionou-se ao lembrar da luta do vice-presidente José Alencar (1931-2011), que morreu de câncer há exatamente um ano. “Hoje é que eu tenho noção do que o Zé Alencar passou.”

Quase 16 quilos mais magro e com a voz um pouco mais rouca que o normal, o ex-presidente ainda sente dor na garganta e diz que sonha com o dia em que poderá comer pão “com a casca dura”.

A entrevista foi acompanhada por Roberto Kalil, seu médico pessoal e “guru”, pelo fotógrafo Ricardo Stuckert e pelo presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Folha – Como o sr. está?

Luiz Inácio Lula da Silva – O câncer está resolvido porque não existe mais aqui [aponta para a garganta]. Mas eu tenho que fazer tratamento por um tempo ainda. Tenho que manter a disciplina para evitar que aconteça alguma coisa. Aprendi que tanto quanto os médicos, tanto quanto as injeções, tanto quanto a quimioterapia, tanto quanto a radioterapia, a disciplina no tratamento, cumprir as normas que tem que cumprir, fazer as coisas corretamente, são condições básicas para a gente poder curar o câncer.

Foi difícil abrir mão…

Apoie o VIOMUNDO

Hoje é que eu tenho noção do que o Zé Alencar passou. [Fica com a voz embargada e os olhos marejados]. Eu, que convivi com ele tanto tempo, não tinha noção do que ele passou. A gente não sabe o que é pior, se a quimioterapia ou a radioterapia. Uns dizem que é a químio, outros que é a rádio. Para mim, os dois são um desastre. Um é uma bomba de Hiroshima e, o outro, eu nem sei que bomba é. Os dois são arrasadores.

O sr. teve medo?

A palavra correta não é medo. É um processo difícil de evitar, não tem uma única causa. As pessoas falam que é o cigarro [que causa a doença], falam que é um monte de coisa que dá, mas tá cheio de criancinha que nasce com câncer e não fuma.

Qual é a palavra correta?

A palavra correta… É uma doença que eu acho que é a mais delicada de todas. É avassaladora. Eu vim aqui com um tumor de 3 cm e de repente estava recebendo uma Hiroshima dentro de mim. [Em alguns momentos] Eu preferiria entrar em coma.

Kalil [interrompendo] – Pelo amor de Deus, presidente!

Em coma?

Eu falei para o Kalil: eu preferiria me trancar num freezer como um carpaccio. Sabe como se faz carpaccio? Você pega o contrafilé, tira a gordura, enrola a carne, amarra o barbante e coloca o contrafilé no freezer e, quando ele está congelado, você corta e faz o carpaccio. A minha vontade era me trancar no freezer e ficar congelado até…

Sentia dor?

Náusea, náusea. A boca não suporta nada, nada, nada, nada. A gente ouvindo as pessoas [que passam por um tratamento contra o câncer] falarem não tem dimensão do que estão sentindo.

Teve medo de morrer?

Eu tinha mais preocupação de perder a voz do que de morrer. Se eu perdesse a voz, estaria morto. Tem gente que fala que não tem medo de morrer, mas eu tenho. Se eu souber que a morte está na China, eu vou para a Bolívia.

O sr. acredita que existe alguma coisa depois da morte?

Eu acredito. Eu acredito que entre a vida que a gente conhece [e a morte] há muita coisa que ainda não compreendemos. Sou um homem que acredita que existam outras coisas que determinam a passagem nossa pela Terra. Sou um homem que acredita, que tem muita fé.

Mesmo assim, teve um medo grande?

Medo, medo, eu vivo com medo. Eu sou um medroso. Não venha me dizer: ‘Não tenha medo da morte’. Porque eu me quero vivo. Uma vez ouvi meu amigo [o escritor] Ariano Suassuna dizer que ele chama a morte de Caetana e que, quando vê a Caetana, ele corre dela. Eu não quero ver a Caetana nem…

Qual foi o pior momento neste processo?

Foi quando eu soube. Vim trazer a minha mulher para um exame e a Marisa e o Kalil armaram uma arapuca e me colocaram no tal de PET [aparelho que rastreia tumores]. Eu tinha passado pelo otorrino, o otorrino tinha visto a minha garganta inflamada.

Eu já estava há 40 dias com a garganta inflamada e cada pessoa que eu encontrava me dava uma pastilha No Brasil, as pessoas têm o hábito de dar pastilha para a gente. Não tinha uma pessoa que eu encontrasse que não me desse uma pastilha: ‘Essa aqui é boa, maravilhosa, essa é melhor’. Eu já tava cansado de chupar pastilha.

No dia do meu aniversário, eu disse: ‘Kalil, vou levar a Marisa para fazer uns exames’. E viemos para cá. O rapaz fez o exame, fez a endoscopia, disse que estava muito inflamada a minha garganta. Aí inventaram essa história de eu fazer o PET. Eu não queria fazer, eu não tinha nada, pô. Aí eu fui fazer depois de xingar muito o Kalil.

Depois, fui para uma sala onde estava o Kalil e mais uns dez médicos. Eu senti um clima meio estranho. O Kalil estava com uma cara meio de chorar. Aí eu falei: ‘Sabe de uma coisa? Vocês já foram na casa de alguém para comunicar a morte? Eu já fui. Então falem o que aconteceu, digam!’ Aí me contaram que eu tinha um tumor. E eu disse: ‘Então vamos tratar’.

Existia a possibilidade de operar o tumor, em vez de fazer o tratamento que o senhor fez.

Na realidade, isso nem foi discutido. Eles chegaram à conclusão de que tinha que fazer o que tinha que fazer para destruir o bicho [quimioterapia seguida de radioterapia], que era o mais certo. Eu disse: ‘Vamos fazer’.

O meu papel, então, a partir dessa decisão, era cumprir, era obedecer, me submeter a todos os caprichos que a medicina exigia. Porque eu sabia que era assim. Não pode vacilar. Você não pode [dizer]: ‘Hoje eu não quero, não tô com vontade’.

O senhor rezava, buscou ajuda espiritual?

Eu rezo muito, eu rezo muito, independentemente de estar doente.

Fez alguma promessa?

Não.

Existia também uma informação de que o senhor procurou ajuda do médium João de Deus.

Eu não procurei porque não conhecia as pessoas, mas várias pessoas me procuraram e eu sou muito agradecido. Várias pessoas vieram aqui, ainda hoje há várias pessoas me procurando. E todas as que me procurarem eu vou atender, conversar, porque eu acho que isso ajuda.

E como será a vida do sr. a partir de agora? Vai seguir com suas palestras?

Eu não quero tomar nenhuma decisão maluca. Eu ainda estou com a garganta muito dolorida, não posso dizer que estou normal porque, para comer, ainda dói.

Mas acho que entramos na fase em que, daqui a alguns dias, eu vou acordar e vou poder comer pão, sem fazer sopinha. Vou poder comer pão com aquela casca dura. Vai ser o dia!

Eu vou tomando as decisões com o tempo. Uma coisa eu tenho a certeza: eu não farei a agenda que já fiz. Nunca mais eu irei fazer a agenda alucinante e maluca que eu fiz nesses dez meses desde que eu deixei o governo. O que eu trabalhei entre março e outubro de 2011… Nós visitamos 30 e poucos países.

Eu não tenho mais vontade para isso, eu não vou fazer isso. Vou fazer menos coisas, com mais qualidade, participar das eleições de forma mais seletiva, ajudar a minha companheira Dilma [Rousseff] de forma mais seletiva, naquilo que ela entender que eu possa ajudar. Vou voltar mais tranquilo. O mundo não acaba na semana que vem.

Quando é que o senhor começa a participar da campanha de Fernando Haddad à Prefeitura de São Paulo?

Eu acho o Fernando Haddad o melhor candidato. São Paulo não pode continuar na mesmice de tantas e tantas décadas. Eu acho que ele vai surpreender muita gente. E desse negócio de surpreender muita gente eu sei. Muita gente dizia que a Dilma era um poste, que eu estava louco, que eu não entendia de política. Com o Fernando Haddad será a mesma coisa.

O senhor vai pedir à senadora Marta Suplicy para entrar na campanha dele também?

Eu acho que a Marta é uma militante política, ela está na campanha.

Tem falado com ela?

Falei com ela faz uns 15 dias. Ela me ligou para saber da saúde. Eu disse que, quando eu sarar, a gente vai conversar um monte.

E em 2014? O senhor volta a disputar a Presidência?

Para mim não tem 2014, 2018, 2022. Deixa eu contar uma coisa para vocês: eu acabei de deixar a Presidência da República, tem apenas um ano e quatro meses que eu deixei a Presidência.

Poucos brasileiros tiveram a sorte de passar pela Presidência da forma exitosa com que eu passei. E repetir o que eu fiz não será tarefa fácil. Eu sempre terei como adversário eu mesmo. Para que é que eu vou procurar sarna para me coçar se eu posso ajudar outras pessoas, posso trabalhar para outras pessoas?

E depois é o seguinte: você precisa esperar o tempo passar. Essas coisas você não decide agora. Um belo dia você não quer uma coisa, de repente se apresenta uma chance, você participa.

Mas a minha vontade agora é ajudar a minha companheira a ser a melhor presidenta, a trabalhar a reeleição dela. Eu digo sempre o seguinte: a Dilma só não será candidata à reeleição se ela não quiser. É direito dela, constitucional, de ser candidata a presidente da República. E eu terei imenso prazer de ser cabo eleitoral.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Luis

Saúde ao Lula que, bem poderia ajudar, não a Dilma, que nnao precisa, mas o governo Dilma que é muito devagar num monte de coisas, Direitos Humanos, Comunicações e, o mais importante, a relação com a porcaria do agronegócio.

Lucas Costa

Uma coisa é inegável: Lula é um grande político.

Lucas Costa

O PIG virou PID, Partido da Ideologia Dominante.

O novo PIG, o PID, é governista. Por isso Dilma na Veja, Lula na Folha, Demóstenes Torres leproso, etc.

Ana Carolina(ENSA)

Ótimo o ex-presidente Lula ter se recuperado do câncer na laringe.Ele foi um grande presidente para o Brasil,mais da metade da população brasileira aprovou o seu governo.Obama mesmo disse que "Ele é o cara!".Só lamento o fato dele não querer se candidatar em 2014,pois,ele foi um dos melhores presidentes que o Brasil já teve e seria bom vê-lo governando novamente.Um excelente político.Que ele tenha uma vida longa e plena.

Jacó do B

Só li as primeiras linhas até este trecho, que diz: "Um dia depois da notícia de que o tumor desapareceu, ele recebeu a FOLHA para uma entrevista exclusiva num quarto do hospital Sírio Libanês". Perdi o compasso!
Tinha que dar a 1ª entrevista exclusiva à Carta Capital, aos blogueiros sujos, ou ao Domingo espetacular! Só falta a 2ª entrevista ser na Veja! Ah! se fosse na Argentina!!!!

    Willian

    Entenda Jacó, Lula já está em campanha para o Haddad. Ele queria que a entrevista tivesse repercussão. Quem lê Carta Capial senão os já convertidos? Como Jesus, que pregava para os pecadores, Lula queria falar para aqueles que não votam no PT. Quando vc vai com o milho, Lula já voltou com o angu.

    Lucas Costa

    Após eleito, quantas assinaturas da Veja e da FSP Haddad terá que fazer em nome da Prefeitura?

    Os tucanos também sempre fizeram isso e todo mundo aqui os xinga por isso. Mas agora está valendo fazer isso do outro lado. Estranho. Daqui a pouco não vai dar mais para falar mal das relações heterodoxas dos outros com a imprensa.

    Alexandre Lins

    Quando o Haddad for eleito, a Folha vai se converter em Jornal Esquedista! KKKKKKKKK
    Ela soh vai ter essa salvacao!

    JOSE DANTAS

    Quem procura a entrevista é o entrevistador, principalmente quando o entrevistado está hospitalizado. O Lula da extrema esquerda (barba preta) morreu faz tempo, de tanto perder eleição para presidente. O Brasil não é um sindicato, assim como o Lula não é só o braço esquerdo. Político inteligente não atira pedras no inimigo, procura se proteger dele.

Pedro

LULA é o maior brasileiro da nossa história…VIDA LONGA AO LULA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Geysa Guimarães

Viva Lula, o presidente que inventou o "capitalismo à brasileira"!

pperez

Não adianta, Lula é o cara.
Não somos nós brasileiros, que se identifica com ele quem afirma isto, mas,o mundo todo que se apaixonou por ele!
E, nós tb!
Vida longa Presidente!

manoel

Os blogs progressistas, são progressistas por isso mesmo, ora bolas. Seus blogueiros não estão interessados em serem os primeiros.

Se alguns querem correr atras do Lula só para aparecerem, serem os primeiros à entrevistá-lo, os blogs progressistas deixam o trabalho de campo para os idiotas. Depois reproduzem a matéria. Que problema há nisso? Qual a vantagem de ser o primeiro? Para que ser o primeiro?

Agora, perguntem ao Lula quando a conversa ou o papo é mais gostoso. Tenho certeza que ele vai dizer que é quando ele está rodeado de blogueiros como o Nassif, o Azenha, o Eduguim, o Escrevinhador, o PHA, o Sr. Cloaca do que quando ele está rodeado de jornalistas da laia do azevedo, do policarpo jr, do merval, do noblat, da leitoa e tantos outros. Isto é que vale gente. Isso é que os progressistas desejam. Para que serem os primeiros?

Lembram-se daquela última entrevista do Lula com os blogueiros progressistas. Quanta camaradagem rolou ali! Isto é que é legal! Isto é que vale!

    lulipe

    Você também acredita em papai-noel???

zuleica jorgensen

Grande presidente Lula, que bom ouvi-lo novamente.
Quanto a dar entrevista pra Folha, não vejo problema, aliás eu acho ótimo. Tudo que o PIG gostaria é que Lula e Dilma se negassem a falar com seus jornais e jornalistas, como se fosse o garoto dono da bola no jogo de futebol. A conduta de ambos é perfeitamente republicana e correta politicamente. Não faz sentido, num país de mídia predominantemente oposicionista, o político se negar a dar entrevista. Se isso for levado a ferro e fogo nunca mais teríamos nenhuma fala ou entrevista de políticos da esquerda.
Quanto às pauladas, Lula já levou tantas e chegou aqui. Ele é maior que isso!

Sônia Bulhões

Grande coisa a entrevista da presidenta na "Óia"….. Não foram capazes de dar "Páginas Amarelas" para ela. Onde está a entrevista de duas horas ? Alí naquele espeço tem, quando muito, meia hora de entrevista e assim mesmo perguntas bem chinfrins. É bom que tenha saído a entrevista do Lula no PiG. Só assim os "prediletos leitores" da zelite podem até conhecer um pouco mais do grande homem que Lula o é.

_Rorschach_

É, literalmente, uma doença do inferno. Maltrata como nada nesse mundo.

Acabei de perder minha querida avó com um tumor no cérebro do tamanho de uma laranja. E 3 meses antes não tinha nada…

Parei de fumar há pouco tempo justamente de medo de câncer na boca, laringe etc…Mas de vez em quando perco a vergonha e dou uma pitada.

Acho que o Lula, pelo que é, poderia empenhar uma grande bandeira contra o tabagismo.

O F%d@ é que politicos não gostam de passar ideia de que erraram, tinham vícios, etc. Mas que teria uma grande abrangência uma campanha vinda dele, isso teria!

marcosomag

Lula foi um grande Presidente. Assumiu a Presidência no auge do neoliberalismo. Contornou a possível oposição feroz dos EUA com muita habilidade política e no trato pessoal com o G.W. Bush. Evitou confrontar o então onipotente mercado financeiro, mas foi tomando a sopa fervente pelas bordas. Quando foram ver, já havia construído os maiores programas sociais do mundo, reduzido o desemprego e proporcionado maior poder de barganha do trabalho nas negociações coletivas, corroído o velho coronelismo. A oposição ficou reduzida a órgãos de imprensa ressentidos. Ele ainda vai incomodar muito a direita e a parte da esquerda com sua maneira não documentada nos manuais de enfrentar os interesses contrários aos do povo brasileiro. Bem vindo de volta!

marisa

Q falta ele estava fazendo… Vida longa Presidente Lula!

Eunice

Que felicidade!

lulipe

O engraçado é ver que a primeira entrevista do ex-presidente foi exatamente para um dos baluartes do famoso "PIG" e não para a carta-capital ou blogs progressistas que tanto o bajulam!!!Por que será???

Ps:O que acharam da entrevista da presidente para a "famigerada" Veja???

    Manoel

    A Presidenta fez muito bem em dar a entrevista para a veja. E daí? Agora a veja não pode dizer que está sendo perseguida pelo governo federal só porque o seu redator-chefe está mancomunado com o bicheiro sete-quedas. Simples. É preciso saber fazer do limão, uma limonada.

Guellwaar

Chorei, aqui.

Yarus

Fora de pauta.

"Cuidado, Agripino: você pode ser o próximo

DEPOIS DE DEMÓSTENES TORRES (DEM-GO), AGORA É O PRESIDENTE NACIONAL DE SEU PARTIDO, AGRIPINO MAIA, QUE PODE TER PROBLEMAS; SEU NOME É MENCIONADO EM DEPOIMENTO DE EMPRESÁRIO SOBRE ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA INSPEÇÃO VEICULAR DO RIO GRANDE DO NORTE: TERIA RECEBIDO R$ 1 MILHÃO EM DINHEIRO PARA CAMPANHA
30 de Março de 2012 às 06:31

247 – O presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN), assumiu a liderança do partido no Senado nesta semana, depois da renúncia de Demóstenes Torres (GO) da posição. Mas, assim como Demóstenes, que abriu mão de liderar o partido depois que suas relações com o bicheiro Carlinhos Cachoeira foram expostas, Agripino também pode ficar sem clima para representar a legenda no Congresso Nacional. Em termo de interrogatório publicado na última quarta-feira por um blog de Natal (www.blogdoprimo.com.br), o senador é mencionado por um empresário como beneficiário de uma doação de R$ 1 milhão em dinheiro vivo para sua campanha de 2010. O repasse o ligaria ao esquema desbaratado pela Operação Sinal Fechado no Rio Grande do Norte…"
http://rio.brasil247.com.br/pt/247/poder/50620/Cu

EUNAOSABIA

Vão perder de novo.

    RicardãoCarioca

    "Vão perder de novo", "vão perder de novo", hum hum hum, blá blá blá, buááááá. Quem vai perder com a vitória do Serra é a cidade de SP, ô desavisado. Depois não venha com a lenga-lenga de que 'é preciso alternância de poder' na presidência se vocês reaças da oposição não a querem no seu estado e capital. Se entre os tucanos o Serra venceu raspando, a contragosto de quase metade dos correligionários, quiçá entre a população. Aliás, um candidato derrotado nas prévias quer recontagem de votos. Se eu fosse ele, também exigiria isso.

    EUNAOSABIA

    Por quantos votos o Haddad venceu as prévias do PT?

    Derrotados ad nutum.

    Não posso fazer nada, vocês aqui não ganham nada mesmo.

    Saludo.

    EUJASABIA

    Vou perder de novo.

julia matos

Por que os blogs progressistas não chegam primeiro? Vacilão. Concordo que Lula e Dilma prestigiam este jornalismo parcial da folha e da globo. Torço para que os blogs progressistas ousem mais. Ousar é Preciso. Fiquei muito feliz com a recuperação do Lula.

Marcio H Silva

Destaque para a frase:
"Poucos brasileiros tiveram a sorte de passar pela Presidência da forma exitosa com que eu passei. E repetir o que eu fiz não será tarefa fácil. Eu sempre terei como adversário eu mesmo. Para que é que eu vou procurar sarna para me coçar se eu posso ajudar outras pessoas, posso trabalhar para outras pessoas?"

Cerra e FHC devem morrer de inveja desta cara……..Aécio também……aliás todo o PSDB, DEM e congeneres….

    Carlos

    O Lula está errado: nós, brasileiros, é que tivemos a sorte de tê-lo tido como Presidente exitoso. Agora, falando sério, é muito bom ler novamente uma entrevista do nosso querido Presidente Lula.

    lulipe

    O FHC não pode ter inveja de quem foi derrotado duas vezes por ele e no primeiro turno!!!

    Ivanir Ferreira

    Que saudade né? Fica só na saudade,tchau!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Jacó do B

    O Lula nunca foi derrotado pelo FHC. O Lula foi derrotado pelo Pig, que era imbatível naquela época, quando se amarrava cachorro com linguiça! Viva os blogs sujos! Como diz o PHA: Se não fosse o Pig esses tucanos não passavam de Pinheirinho.

Chico Carlos

Entrevista sensacional, com o elevado teor humanístico que caracteriza as reflexões do nosso querido ex-presidente.

Fernando

A primeira entrevista poderia ter sido para os blogs progressistas que sempre o apoiaram, e não para o PIG golpista e assassino.

    RicardãoCarioca

    E por acaso as pessoas que fazem o blogs progressistas vão a campo, deixando de lado um pouco o clipping? Vamos lá pessoal! Um pouco de jornalismo de campo!

andre i souza

Grande homem, grande político e, por consequência, grande Lula!

Saúde sempre, Lula!

Gustavo Pamplona

É interessante ver como Lula, Dilma, etc., o pessoal do PT, uma boa parte da "esquerda" incluindo blogs ditos "progressistas" amam a Folha.

Vocês adoram falar mal da Folha mas no fundo, no fundo… sentem um amor não correspondido e na primeira oportunidade que vocês têm, dão entrevistas e a galera dos blogs "progressistas" publicam sem pestanejar matérias da Folha…

Bom… vamos recapitular alguns fatos?

[Dilma protesta contra a parcialidade da Folha da S. Paulo]
http://www.youtube.com/watch?v=2_3xc0__xnA

Nota: Durante a campanha presidencial, lembram-se?

E o que será que aconteceu mesmo?

[Dilma diz que governo deve conviver com críticas da imprensa]
http://www.youtube.com/watch?v=cPwWMQG6Uac

Nota: Festa de 90 anos da Folha, lembram-se?

Agora vemos o mesmo acontecer com o Lula, tão maltratado pela (coitadinho….) Folha mas na primeira oportunidade que teve deu entrevista a aqueles que cederam os carros de reportagem a tal dita-branda brasileira.

Ai, ai… é duro sofrer um amor não correspondido, não é mesmo? hahhahahha

—-
Desde Jun/2007 sofrendo amores incorrespondidos no "Vi o Mundo"! ;-)

    augusto2

    Engraçado.
    O pelé dizia o mesmo do maradona: ele me ama, cada vez que o argentino o lembrava…
    pamploninha: NAO seria a Falha que é quem ama o Lula, incorrespondida ate hoje.? Hoje foi diferente: o torneiro mecanico é extremamente humano, saiu de um inferno e nao tendo odios, abraça ate o satanás…
    A falha nao tem mais Leiturancia, precisa de Ibope. Vai pegar palavra de quem?
    d o serra, demostenes?

    RicardãoCarioca

    Tadinho! Não fala lé com cré! Mesmo!

    LULA VESCOVI

    E o pior é que nessa o Gustavo está certo.

    anton bernhad

    O que tem a ver o cós com as alças? ô vontade de de ser do contra, sô. Sai, azedo!

    Robin

    Vejo que voce mudou sua foto, mas a conversa continua a mesma…

    Gustav Pimplona

    Pois é, amiguinho.

    Você sofre de um amor ultra incorrespondido (sic), não é? Tanto que tem que ficar escrevendo abobrinhas.
    Apenas uma coisa a te dizer:
    [youtube xTjNyboNlAI http://www.youtube.com/watch?v=xTjNyboNlAI youtube]

    Eduardo Diniz

    Eu acho que esse ilustre Gustavo Pamplona é um personagem criado pelo Vi o Mundo. Ele não é de verdade…

Deixe seu comentário

Leia também

Política

Roberto Amaral: Basta de banditismo militar e recuo republicano

Governo Lula tem a chance de escapar do corner

Política

Manuel Domingos Neto: Questões correntes

Comandantes militares golpistas, kids pretos, prisões, Múcio, Lula…