Chevron e Repsol vão trabalhar com Chávez

Tempo de leitura: 2 min

Venezuela assina acordos milionários com Repsol e Chevron

 France Presse, no Correio Braziliense

Publicação: 12/05/2010 16:08

O governo da Venezuela assinou nesta quarta-feira (12/5) acordos com dois consórcios liderados pela espanhola Repsol e pela americana Chevron para explorar petróleo em dois blocos do país sul-americano, que atrairão um investimento de até 40 bilhões de dólares.
Os dois consórcios foram vencedores em duas licitações organizadas em fevereiro para a concessão da exploração dos blocos Carabobo 1 e 3 da riquíssima Faixa de Orinoco (leste da Venezuela).

Segundo o ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, o investimento será “entre 15 e 20 bilhões por projeto”. A produção em cada bloco oscilará entre 400 e 480 mil barris por dia.

O presidente-executivo da Repsol, Antonio Brufau, e o presidente da Chevron para a África e América Latina, Ali Moshiri, participaram da assinatura dos acordos, na qual também esteve presente o presidente Hugo Chávez.

As empresas estrangeiras criaram, como rege a lei local, empresas mistas com a Corporação Venezuelana de Petróleo (CVP), filial da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), que ostentará 60% das participações em cada projeto.

Para conquistar esses projetos, o consórcio liderado pela Repsol teve que pagar ao Estado venezuelano um bônus de 1,05 bilhão de dólares, e o liderado pela Chevron, 1 bilhão de dólares.

“Assinamos esses convênios fazendo uso de nossa independência e soberania”, disse Chávez.

O governo venezuelano, que recuperou em 2007 o controle dos recursos petroleiros, acelerou as concessões na Faixa do Orinoco e deseja finalizar neste ano a seleção de sócios estrangeiros para se concentrar na produção.

Apoie o VIOMUNDO

Segundo Ramírez, apenas nessa Faixa da Venezuela estima-se a produção de 4,6 milhões de barris por dia (mbd) em 2020. Para 2021, disse o ministro nesta quarta-feira, a produção total de petróleo na Venezuela será de 6,8 mbd, frente os 3,011 mbd atuais.

A Venezuela, segundo país do mundo com os maiores depósitos de petróleo, tem reservas de 211.173 milhões de barris e deseja elevá-las até os 316 mil a médio prazo.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Jairo_Beraldo

Era questão de tempo,isso acontecer.

    Lucas Cardoso

    Imagino que o Chávez não teve muita escolha, com os atuais problemas econômicos da Venezuela. Só espero que o acordo tenha sido o melhor possível. O cara é autoritário, mas mesmo assim é o melhor presidente que aquele país já teve.

    Luiz Heschet

    O problema na Venezuela é que o país vive baseado na economia focada no Petróleo. Como o Chaves é muito ligado ao Brasil é necessário que haja uma grande integração do Brasil e Venezuela e nossas indústrias tenham filiais lá e também uma melhor atenção das mesmas em aumentar nossas expertações para eles. Dinheiro lá não falta e nós aqui temos muito como aumentar nossa produção e com isto, emprego!

Pitagoras

Chávez e Evo para Nobel da Paz!
ESTADISTAS com letras maiúsculas na esteira de FIDEL, longa vida a eles!

Tweets that mention Chevron e Repsol vão trabalhar com Chávez | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by cid cancer. cid cancer said: "Petroleiras Chevron e Repsol assinam acordos de $40 bilhões com a Venezuela". Ué, o Chávez não era do eixo do mal? http://bit.ly/agnYgR […]

Paulo

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou no Twitter que uma plataforma de gás afundou no Mar do Caribe. Chávez disse que a plataforma Aban Pearl afundou na madrugada desta quinta-feira e que todos os 95 funcionários foram evacuados com sucesso.

    daniel

    Taí, se ele fosse ditador como tantos falam, teria feito de tudo pra esconder esta história. Mostrou que tem vergonha na cara.

yacov

As empresas que antes levavam o petróleo dos venezuelanos, praticamente de grátis, sustentando a classe de senguessugas das elites e donos de redes de telecomunicações, que viviam nababescamente enquanto o povo estava na miséria, agora volta com o pires na mão pedindo para explorar o petrólo venezuelando, pagando uma bolada para os Venezuelanos… Parece que já vi um filme parecido com este antes, em algum BRASIL, da Amércia Latina. Isso apenas confirma que os PIG são passam de um entreposto do CAPITAL em nosso país. Deveríamos defenestrá-los o quanto antes.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na GLobO – O que passa na gLOBo é um braZil para os TOLOS"

    Bento

    Qualquer coisa que que se faça para acabar com o PIG será pouco. Eles são bandidos de verdade. Estão prejudicando os interesses do nosso povo impunemente já faz tempo. Cada vez que constato isso, fico admirado e me perguntando como é que nós permitimos isso? É absurdo.

Klaus

Um projeto como este do Chavez, nos mesmos termos, proposto por Serra seria aplaudido? Duvido…

    JASDeSouza

    Tenho certeza que sim. A dificuldade está em saber se o Serra faria um contrato nesses termos ou seguiria seu mestre abrindo as pernas para quaquer tipo de estuprador.

Cecéu

Este é o verdadeiro capitalismo, que quer trabalhar para construir seus lucros e está a desprezar solenemente imposições ideológicas cada vez mais vazias e antiquadas.

Antonio Lyra Filho

Não entendi, Hugo Chaves não é ditador. Como pode duas empresas fecharem negócio com um ditador.

Andres Vince

Está aí a prova… quando se quer se faz… Quando Chavez tomou as riquezas do país de volta, os reaças de plantão disseram que o país ia pro buraco pq não tinha tecnologia para explorar as reservas minerais… agora tái… grandes empresas pedindo penico para poder explorar o que antes eles levavam de graça… imagina só quanto eles ganhavam antes, se agora estão pagando essa grana preta pra poder explorar… e ainda tirar uma beirinha de lucro… é o mundo dá voltas mesmo…

Paulo Marinado

Publicada a las 06:15 AM del 07 de Mayo de 2010 | ABN.info.ve
El control de la plataforma Aban Pearl, ubicada en el campo Dragón, estado Sucre, por parte de la empresa Petróleos de Venezuela (Pdvsa) es un hecho histórico para el país, manifestó este jueves el presidente de la República, Hugo Chávez Frías.
"Esto es histórico, es la primera vez que Pdvsa está haciendo esto, la empresa sola (…) es la plataforma Aban Pearl que Pdvsa ha instalado en el campo Dragón, donde hay una reserva grande de gas que fue liberada, pues la tenían empresas transnacionales para llevarse el gas fuera del país y nosotros logramos cortar esas cadenas", manifestó durante la muestra de las actividades de exploración para la producción de gas en la referida plataforma.
"Ahora Pdvsa sola solita, roja rojita, azul azulita en el agua, se metió en el agua (…) ahí están en el
campo Dragón, como parte del proyecto Mariscal Sucre que está conformado por cuatro grandes campos gasíferos", subrayó.

Luiz Heschet

Um pais como a Venezuela com umm índice populacional pequeno e uma riqueza Petrolifera desta, interessa e muito o nosso comércio mesmo. Assim mesmo tem uns idiotas aqui no Brasil que torce contra. Pergunte aos nossos industriaís o que eles acham disto? E o Senado fazendo "doce" para aceitar a Venezuela participar do Mercosul, pois se a Chevron a maior Indústria do Petróleo Americana está la! E nós aqui escutando estes apedeutas!

Glecio_Tavares

60 % do governo. Pagamento e investimento das petroleiras. E se tiver problema ele estatiza tudo de novo.
Acho que ele vai resolver os problemas economicos da Venezuela e ainda vai garantir o futuro do país.

Chico

Se o contrato não tiver o "de acordo" do PIG, não vale.

Klaus

Vendendo as riquezas nacionais.

    Leider_Lincoln

    Hipócrita não, só daquele tanto, não? Ou você com isso quis ser irônico?

    Milton Hayek

    O KlaUS KlaUS está sempre aí.Sempre com sua piadinhas.Argumentos,que é bom,necas de pitibiriba….

    Julio Silveira

    É que esse Klaus é o Barbie.
    Lembra Klaus Barbie. rsrsrs

    Jairo_Beraldo

    Lá, pelo que sei, Klaus, não tem tucano ou PIG querendo meter o bedelho…

Deixe seu comentário

Leia também