Ricardo Teixeira renuncia à presidência da CBF

Tempo de leitura: 2 min

do R7

Ricardo Teixeira renunciou ao cargo de presidente da CBF nesta segunda-feira (12). Em seu lugar, assumirá José Maria Marin, vice-presidente da entidade e que, recentemente, ganhou notoriedade ao roubar uma medalha após a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Para chegar ao ponto de pedir demissão, Ricardo Teixeira viu seu mundo desmoronar. Se antes dizia que tirou de letra a CPI do futebol, instaurada em 2000 e finalizada, sem dar em nada, em 2001, agora o peso das denúncias o abalaram.

Perdeu aliados no governo federal – a presidente Dilma Rousseff não o suporta – e, na Fifa, não tem mais em Joseph Blatter, mandatário da entidade, a figura de um aliado.

Para ficar praticamente isolado, foi fundamental a série de reportagens apresentadas pela Rede Record sobre o cartola brasileiro, em junho do ano passado. Um mês antes, Teixeira já estava em maus lençóis com o documentário da BBC de Londres, que o acusava de ter recebido propina na Suíça.

Foi apenas a primeira denúncia. Em Brasília, deputados começaram a se movimentar para cobrar explicações sobre a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O enriquecimento do mandatário desde que assumiu a direção da CBF chamou a atenção.

A procuradoria do Rio de Janeiro abriu inquérito para apurar as denúncias de corrupção contra Ricardo Teixeira. A decisão do promotor-geral da República, Roberto Gurgel, aconteceu depois que o presidente do PRB (Partido Republicano Brasileiro), Marcos Pereira, apresentou formalmente as denúncias contra Teixeira.

O MPF (Ministério Público Federal) de São Paulo também pediu a abertura de mais uma investigação contra o presidente da CBF, Ricardo Teixeira. O procurador da República Marcelo Freire quis que a PF (Polícia Federal) apurasse se houve golpes “de autoria da quadrilha integrada por Teixeira, em desfavor do patrimônio da CBF”

Veja também:

Com dinheiro público

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Tércio Feitosa

Juca, além de sonolento o Brasileirão já começa com arrumadinhos, gostaria que você falasse algo sobre isso que está acontecendo no futebol brasileiro, vou falar algo que a CBF aprontou e poucos sabem sobre o futebol brasileiro, especificamente da Série C. O Caso: o clube de futebol Rio Branco do Acre, entrou com uma Ação na Justiça Comum, ano passado, antes de esgotarem-se todas as instâncias desportivas para o caso em questão. De acordo com o regulamento, o STJD excluiu esse clube do Campeonato Brasileiro. Até aí tudo bem, tudo certo ! Pois não é que fizeram um “acordo”, mediado por um político acreano, e à sombra da lei recolocaram o clube novamente na Série C, mesmo após Transitado em julgado a sua exclusão !!! Ou seja: o tal “acordo” sobrepujou a sentença da Justiça Desportiva. Isso pode ??? Sou leigo em Direito em todos os níveis, mas qualquer criança saberia que esse acordo não é legal ! Portanto, gostaria que o nobre blogueiro, do qual sou fã e acesso todos os dias, procurasse inteirar-se dessa manobra que está a prejudicar vários clubes que tem o direito , por justiça, de disputar o campeonato no lugar do clube acreano !
Tudo isso ocorreu ainda na administração de Ricardo Teixeira. Não sei se o mesmo tem culpa nesse tal “acordo”, porém ele era o mandatário da entidade e deveria saber dessa maracutaia !
Abraços !

Maria José Rêgo

Parabens, Luiz Carlos Azenha, pela execente série de reportagens feitas por você. Fico feliz em constatar que no Brasil ainte existem repórteres com autonomia e dignidade.

Geysa Guimarães

Não posso deixar de registrar parabéns à Rede Record, incansável nas matérias contra a dinastia Havelange-Teixeira.
E o Azenha tá dentro.

Laio

o certo seria "furtou" a medalha nao roubou.

Guanabara

E será investigado, julgado e condenado? Ou, como disseram por aí, viverá feliz para sempre?

Gerson Carneiro

E… será feliz para sempre.

Mandou o capacho, ex vice governador de São Paulo na gestão Maluf, ler a carta de renuncia e deu no pé. Viverá feliz para sempre em Miami, torrando a grana de 23 anos de trabalho.

Se não renunciasse agora poderia não dar tempo de curtir a grana que conseguiu com muito trabalho. E nós, continuaremos aqui assistindo os próximos escândalos dos próximos presidentes da CBF.

Aproveito para transcrever a mensagem do Romário escrita no Facebook:

"Boa tarde, Galera!
Hoje podemos comemorar. Exterminamos um câncer do futebol brasileiro. Finalmente, Ricardo Teixeira renunciou a presidência da CBF. Espero que o novo presidente, José Maria Marin, o que furtou a medalha do jogador do Corinthians na Copa São Paulo de Juniores, não faça daquele ato uma constante na Confederação. Senão, teremos que exterminar a AIDS também."

Mateus_Beatle

Sai zica!

Adilson

"Tomei chá de cadeira a vida intiera esperando a queda do Teixeira; agora tomo chá de Jasmim, esperando a queda do Marin.."

(Juca Kfouri)

Adilson

Acabou o FORA TEIXEIRA! Que venha o CADEIA NELE!

Vinicius Garcia

Por enquanto me contento com essa etapa de vitória, Ver o projeto de Mutley (medalha, medalha, medalha…) no lugar não satisfaz, mas a saída do titular já é um grande feito. Quem sabe até a copa o quadro mude.

Alexandre Felix

Esse baba ovo do Maluf fará o Teixeira parecer um escoteiro. Por falar no coisa ruim, o tiozinho já instituiu um novo clichê: "malufar" . . . "O velho ladrão malufou uma medalha" . . . ô, Meu Deus….

Julio Silveira

Espero que com isso as denuncias contra ele não caiam no esquecimento, que não renunciem a investigá-lo e processá-lo, se for o caso.

    Adilson

    Exatamente Julio, que saia fora pra entrar num lugar bem mais quentinho..

Marcelo

Saída estratégica , fica no seu lugar seu homem de confiança , ele se livra da culpa pelo fracasso da copa do mundo e fora do páis nossa "justiça" não pode toca-lo .

Jairo_Beraldo

A troca de Teixeira por Marin no mínimo desarticula, quebra alianças e gerará discórdias na busca pelo poder. Só por isso o futebol brasileiro já tem motivos para comemorar.

    Marcio H Silva

    O Senador Sarney, segundo garotinho, vai articular para elevar seu filho a categoria de Presidente. Não tem opção. teixeira, marin ou sarney filho, o futebol tá entregue aos corruptos…..Por isso que não vou a estadio a muitos anos. Corruptos na administração e ver Ronaldinho ganhando aquela baba opara fazer gol de penalty, é dose……

    Adilson

    fazer gol de pênalti e ainda comemorar cheio de coreografias e caretas..pra em seguida ser expluso e ainda sair zombando do juiz e da inteligência das pessoas…realmente, é dose…

Polengo

Acabei de ler uma declaração dele, onde afirma que continuará o "estupendo" trabalho que teixeira vinha fazendo.

Céus!
Não seria melhor o "estúpido" trabalho que teixeira vinha fazendo?

    Adilson

    Eu vi isso, tamu….

GilTeixeira

hehehe. o Marin como substituto? seis por meia dúzia!

    Geysa Guimarães

    Espero que ele pelo menos não tenha tanto chega-chega com a Globo.

histlatino

Agora é que é a hora de o governo, a mídia não comprometida e o povão entrarem de sola! O novo é tão safado quanto o velho, só que é mais débil no poder.
O único problema é que se entrar o filhão do Sarney, Fernandinho, que é vice na CBF, a Dilma vai parar de fazer pressão.

Carlos

Marin!? E isso “GREGÓRIO MARIN PRECIADO – empresário, casado com a prima irmã do Serra” te diz alguma coisa? Não??

Polengo

Ué, mas ele não estava doentinho?

Ah, meus sais…

dukrai

A Federação Mineira de Futebol vai fazer alguma declaração kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ?

Marcelo

Ele caiu, mas seus sócios na globo continuam. Nada mudará.

Fernando

Enquanto o Lula virou amiguinho íntimo do Teixeira, a Dilma o derrubou.

Parabéns presidenta! Viva o povo brasileiro!!

Bad Streaming

Na queda de braço Dilma e Teixeira, o chefão da CBF rodou. Te cuida PMDB.

FelipeB

E o susbtituto dele? Já começou bem, roubando a medalha do goleiro…

    Fabio_Passos

    Sai um trampa e entra outro.
    É muita maldade com o futebol brasileiro.

    Jairo_Beraldo

    Matheus Caldeira, o goleiro corintiano que ficou sem medalha após o título da última Copa São Paulo (porque Marin a embolsou), ainda não recebeu seu prêmio, como mostrou matéria recente da ESPN Brasil.
    Após toda a repercussão do caso, Marin e Marco Polo del Nero, presidente da Federação Paulista, poderiam ter agido imediatamente para reparar ou minimizar a patética cena da cerimônia de premiação da Copinha. Não o fizeram, mesmo sabendo que seriam questionados a respeito quando Marin assumisse a CBF, o que mostra a falta de ações imediatas mesmo após toda a polêmica não demonstraram muita esperteza dos dirigentes para lidarem com polêmicas.

    Fabio SP

    Tem que ver o lado bom disso aí… o Marin prometeu, hoje, que ele VAI trazer uma medalha de ouro no futebol nas olimpíadas…!!!!javascript: postComment(1);

    Adilson

    Suderj informa: Sai Odorico Paraguaçu e entra o Zé das Medalhas!

Marat

Vai um, mas vem outro no mesmo estilo…

    Marcio H Silva

    E ainda tem um traira na regra tres, sarney filho…..

    Marat

    Ou seja, um círculo pra lá de vicioso…
    Tantos craques dentro de campo e temos que contar com pernas de pau mal-intencionados fora de cmapo!

andre lopes

10 anos de atraso, mas enfim livramo-nos do cartola (parece mais um chapeu coco.)

macmonteiro

vai tarde…

Deixe seu comentário

Leia também