Rodrigo Vianna e uma certa pesquisa da Folha

Tempo de leitura: 2 min

por Rodrigo Vianna, no Escrevinhador

O jornal da família Frias, que adora olhar para o próprio umbigo, deu essa manchete no domingo: “Leitor aprova cobertura eleitoral da Folha”.

Os números estão resumidos assim na reportagem: “Segundo pesquisa Datafolha realizada junto ao leitorado do jornal nos dias 19 e 20 de abril passados, a grande maioria (74%) não considera que a Folha favoreça alguma das pré-candidaturas à Presidência.

Entre os que veem algum favorecimento, 13% apontam o tucano José Serra como beneficiado pela cobertura. Os que veem tendência a favor da pré-candidata petista Dilma Rousseff são 6%.”

Mas o dado mais importante estava no “pé” da matéria (como dizemos no jargão jornalístico). O DataFolha revela, em números claros, a proporção de “tucanismo” entre seu leitores. Vejam como o leitor do jornal pretende votar em outubro: 54% Serra, 18% Marina e 15% para Dilma.

A desproporção com o total do eleitorado brasileiro é evidente: mesmo nas (estranhas) pesquisas do DataFolha, Serra tem 8 ou 9 pontos à frente de Dilma (no Sensus e no Vox Populi eles estão empatados). Mas entre os leitores do jornal, Dilma fica atrás até da Marina!

Está tudo lá, na “reportagem” de domingo – http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u729037.shtml

Ou seja: os leitores – serristas em sua grande maioria – não enxergam problema algum no fato de o jornal publicar ficha falsa de Dilma, ou dar espaço para um artigo absurdo contra o presidente da República – com insinuações até de violência sexual…

Esses números mostram que o caminho sectário adotado pelo jornal não tem volta. Virou uma cilada.

O jornal parte cada vez mais para a direita… O leitor de “esquerda”, ou afinado com o governo Lula, se afasta da “Folha. O que acontece? O jornal fica cada vez mais refém de um núcleo duro de leitores conservadores.

Apoie o VIOMUNDO

Em “O Globo” esse processo já está muito mais avançado. Basta ler o “painel de cartas”

Para manter-se vivos, jornais como “Folha” e “O Globo” vão se afundar cada vez mais nesse gueto do jornalismo que virou partido (apesar de não assumir que é partido – a não ser em declarações desastradas como a de Judith Brito, diretora da ANJ – Associação Nacional de Jornais – que declarou: “com a oposição fragilizada, quem faz oposição é a imprensa”).

Em pouco tempo, a aprovação à cobertura eleitoral da “Folha” vai subir para 80% ou 90% dos leitores. E o jornal  fará manchetes cada vez mais satisfeitas, a mostrar o total entrosamento entre sua linha editorial e o público leitor.

E ainda tem gente no governo Lula que leva a “Folha” a sério, dá entrevista pra esse jornal, escreve artigo pra esse jornal…

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

josé carlos ferreira

Azenha,
neste aspecto o governo LULA é uma lástima, fico me perguntando se o Franklin Martins não ler esses lixos, pq não é possível um governo tão medroso como esse.
olha só o absurdo: a FOLHA ensinuou que o LULA queria conquistar um garoto na prisão. o governo ficou calado, nada respondeu, se fosse com o Hugo Chaves ficava assim???
abraços

Cezar

Um certo dia encontrei uma exemplar daquela revista ("veja" que não gosto nem de falar o nome), e quando olhei o painel de opiniões de leitores fiquei pasmo. Todos os comentários são claramente "serristas" ou de oposição ao governo Lula. Ou seja, ou as revistas e os jornais estão perdendo leitores qualificados do lado de cá, ou então eles estão filtrando todo tipo de opinião que não seja da linha editorial definidas pelos próprios. Estão dando tiros nos próprios pés, tornando-se meros folhetins partidaristas da direita.

Ubaldo

Não consigo entender o por que do incômodo com a Folha. Primeiro que segundo os governistas quase não há leitores. Segundo, os 45 milhões de beneficiários do Bolsa Família que votam na Dilma, em sua maioria são analfabetos funcionais e assim não vão ler a Folha. Os mais esclarecidos não querem nem ouvir falar da Folha. Assim, esqueçam a Folha.

    Renato Lira

    O que é "analfabetismo funcional" em sua opinião, Ubaldo?

    Ao meu ver, analfabetismo funcional é quando uma pessoa lê um escrito mas não entende o que está escrito. O que parece seu caso.

    O jornalista não está "incomodado" com a Folha. Está apenas constatando o fato que o jornal citado está se tornando menor, com um público menor, uma minoria sectária, arrogante, preconceituosa, esta sim abarrotada de analfabetos funcionais, e analfabetos morais.

    Porque tem de ter muito boa vontade para acreitar que quem vive a ofender com termos chulos e fscistas seja capaz de ler ou analisar algum escrito.

    Ubaldo

    Renato Lira,

    Em situações cunfras não se admitem saborotéias !

    Renato Lira

    Ubaldo.

    Citando Veríssimo, respondo-lhe.

    "Às vezes, num jurnal, a única informação verdadeira é a data".

    Na folha, meretriz do jornalismo, o às vezes" vira "cotidinamente".

    Janes Rodriguez

    Ubaldo, sage que ao fim do seu ressentido e encomendado comentário, você termina tendo razão? Esqueçamos a Folha, mesmo! Já despachei um vendedor dessas assinaturas essa semana.

Rodrigo Leme

Engraçado chamar a Folha de "jornal da família Frias". Será que quando o Rodrigo Vianna fala de seu empregador atual (e do Azenha) ele fala "a emissora da Igreja Universal"? Pq é muito mais relevante saber quem é dono da Record que saber quem é dono da Folha…

    Renato Lira

    Podemos citar a folha omo o jornal que oferecia vans á ditadura para levar presos políticos para a censura e… para o pior.

    Que demite jornalista por ausência, mesmo sabendo que a moça, grávida, estava presa nos porões da ditadura.

    Que publica fichas falsas.

    Que diz que a ditadura foi "ditabranda".

    Que manipula pesquisas.

    Renato Lira

    Porque a famiglia Frias tem um histórico não muito recomendável.

    E´é bom lembrar sempre de quem se trata quando se fala deste jornal e de quem o controla.

Marat

Na mosca!!! Lógico que um jornal que se esforça em ser um novo "estadão", se apóia na direita e extrema direita fascista de SP, que é norteada pela praga do pensamento único, no elitismo e na divisão em castas. Público-alvo de tal jornal tende a ouvir só um lado e transformar-se numa espécie de assessoria de imprensa daqueles anunciantes e políticos que os mantêm vivos. Em tempo, a folha poderá chegar, no máximo, a um estadão de segunda classe, já que não é "sangue azul", como os Mesquita…

francisco.latorre

leia a do vizinho.

ou empreste uma senha do uol.

pronto.. revelei o truque.

..

Leider_Lincoln

Klaussssssssssssssss!!!
Cadê você e suas preocupações com a liberdade de expressão?

francisco.latorre

é que os eleitores de dilma já cancelaram a assinatura.

e os 15% restantes.. vão cancelar.

aliás.. tão esperando o que?..

..

Leider_Lincoln

Milton, fenômenos estocásticos estacionários. O Ubaldo ainda vai mostrar para nós os modelos dele, não vai, Ubaldo?
Mostra-nos ao menos o seu modelo heurístico, Ubaldo? Diz aí, jênio!

Leider_Lincoln

E que relação há entre o que você acabou de escrever e o texto do Viana, mocorongão?

Arnaldo

A corja tem que justificar o salário. Essa pesquisa é para dar uma satisfação aos que lhes pagam. É o retorno que queriam. Interpretam assim: nossa propaganda está dando resultado. São um bando de hipócritas. Enquanto isso, os Home Simpsons, leitores do jornaleco, continuam sendo enganados, doutrinados, achando que são livres de
paradigmas e que são eles é que conseguem chegar às suas "brilhantes deduções".

Leider_Lincoln

Deve ter sido nas tais dezenas de bairros que a Folha pesquisou para achar os 10 pintos percentuais que o Serra tem de vantagem sobre a Dilma, não é mesmo, Ubaldo? Coisa sériaaaaaaa…

@GriloD

Isto depõe contra a inteligência do leitor da Falha. Se eu fosse assinante, cancelaria imediatamente e me livraria de qualquer comprovante, para evitar constrangimentos.
Abraços,
Grilo D

@GriloD

Compre o Estadão. Tem muito mais papel, então um único exemplar dá pra mais de um mês de necessidades do seu felino. As matérias são tão tendenciosas quanto as da Folha (eles normalmente reinterpretam dados ou usam dados desatualizados como baliza), mas a escrita é bem menos ofensiva.
Abraços,
Grilo D

Paulo

O Jornal Mais Comunidade divulgou pesquisa sobre a sucessão eleitoral no Distrito Federal, realizada pelo Instituto Dados.
Roriz 35%
Agnelo 27%,
Alberto Fraga (DEM), 5%
Toninho (PSOL), 3%
Messias de Souza (PC do B), teve menos de 1%
Nenhum 17%
Não sabem – 12%

Disputa pelo Senado

Cristovam Buarque (PDT) – 43%
Rodrigo Rollemberg (PSB) – 28%
Maria de Lourdes Abadia (PSDB) – 24%

Corrida presidencial

José Serra (PSDB) 32%
Dilma Rousseff (PT) – 28%
Marina Silva (PV) – 13%

A pesquisa foi registrada no TSE e ouviu 2.500 eleitores em todo o Distrito Federal entre os dias 24 e 28 de abril. A margem de erro é de 2%. O texto do Mais Comunidade pode ser acessado aqui.http://comunidade.maiscomunidade.com/conteudo/201

Francisco

Como assinante da FSP acompanhei ao logo do tempo a sua deterioração da qualidade das reportagens e das suas análises, assim como a sua guinada para a direita retrógrada e fascista. Consciente e espectador desta mutação que afetou a sua credibilidade de uma mídia imparcial e independente é que no vencimento de minha assinatura, que ocorrerá nos próximos meses, terei grande prazer em não renová-la.

toni gatto

Ahrá! Peguei todos vcs comunas enrustidos. Também , assino a Falha a 30 anos e , pasmem, não tenho como cancelar,né! Até que tentei: a xerife de casa tem um argumento pra lá de sólido. DETERMINANTE!. Se cancelas esta "coisa" …, terás que levar a cachorra fazer as "necessidades" na rua, a qualquer hora da noite ou do dia. Pronto! Taí. A Falha tem lá suas utlidades "comprovadas". Se bem que sinto-me tentado, muito tentado aliás, malgrado a tarefa hercúlea que me aguarda, a dar fim neste monturo. Tem algum outro jornalão mais inofensivo, que sirva pro mesmo propósito? Logo logo a cahorra de casa vai se recusar a usar a Falha : lixo contaminado !!

José

Ótima essa!

Luiz Soares

As perguntas imediatas são as seguintes: 1) Não se pode fazer nada contra esta forma de atuação desses jornais-partidos? 2) Será que a última palavra está com Judith Brito da ANJ? 3) É possível publicar (difícil é achar onde) uma pesquisa sobre a quantidade de vezes que o jornal escreve a favor e contra os candidatos (Dilma/Serra), para que o povo sinta o direcionamento da mídia?

C.C. Bregamin

Pois eu achei uma ótima notícia! O PIG e o PSDB estão se encaminhando para o seu lugar na geopolítica mundial: a minoria de ultra direita. Cada vez vai ficando mais claro para todos quais são os interesses que eles defendem… eles estão dando adeus à hegemonia do discurso, a voz da elite não será mais a voz do povo!

augustinho

bem , digredindo ou será digressando um pouco, rodrigo a julgar pela gigantesca repercussão do artefato do Times square, o pessoal cia-pentagono-oval office, tava precisando MUUUITO de um terrorzinho e fazia teeeempo que
nao aparecia um!
Uma camionete 1987 com umas latinha de kerosene, uns pedaços de fio e um vidro de produto quimico
da loja da esquina e…motor ligado, foi isso?
Era tudo o que eles precisavam: vasculharam de costa a costa, mais o Paquistão , toneladas de tinta nos jornais ,uns videos de cameras locais com as lentes sujas de tanta
FULIGEM novaiorquina… Ué, eu acho que eles tem la no pakistan ou arabias alguma festa de sao joão tambem, como não?
Ufa!! Agora enfim a guerra ao terror pode prossseguir.

Donizeti Costa – SP

Daqui a pouco, a Folha dirá que 100% dos seus leitores aprovam a cobertura dela sobre as eleições.

Vai ficar igualzinho aqueles plebiscitos que o Sadam Hussein realizava no Iraque, onde ele sempre obtinha 100% de aprovação do povo iraquiano.

O Kin Il Jong, ditador da Coréia do Norte também é aprovado por 100% do povo norte coreano, e isso quer dizer o que ? Absolutamente nada! A Folha, um dos quartéis generais do PIG está falando para seu público de convertidos.

Quem acredita nessas porcarias ? Sinceramente, esse tipo de babaquice da mídia conservadora já beira as raias do pura idiotice.

@jruiz31

Infelizmente não, Boquinha… existe uma massa enorme de pessoas que lêem somente a primeira página dos jornais, o que, diga-se de passagem, alimentou uma tática muito conhecida de jogar uma manchete bombástica, normalmente deturpada, e uma matéria (lá dentro do jornal) mostrando que a coisa não é bem assim…

Eu não sei qual é o número, mas imagino que para cada leitor da Folha (aquele que compra e lê todo o jornal) devam existir milhares de outros que só vêem as manchetes, tipo naquelas bancas de jornal perto do ponto de ônibus. A primeira página de um jornal é como um panfleto, distribuído por toda a cidade, no caso da Folha, por todo o país.

    Leider_Lincoln

    Nada;moro em Catalão, cidade é bastante rica e ninguém que eu saiba lê este pasquim. Não se o vende em bancas nem se o comenta. Nulidade.

    francisco.latorre

    tigre de papel.

    melhor.. viralata de papel.

    estamos discutindo o vazio.

    ..

ruizaltino

se não fosse perda de tempo, acho que deveria ser criado um site que poderia se chamar "entortando a notícia", transcrevendo para uma linguagem mais ou menos jornalística os textos publicados pela claque. dar uma bisioiada na internet, tudo bem, vale para acompanhar a contemporaneidade, mas assinar um veículo da claque é caso perdido. este povo assinante, que procura o obscurantismo,e paga por ele, merece ficar com os zóios vendados. até porque, isto não vai ser propagado geneticamente para os descendentes deles.

Gerson Carneiro

E quando chego às bancas
É aquela baixaria
As pesquisas estão vencidas
E a galera está vazia…

Encontro logo um troll
Um tremendo zé bobão
Pergunto o seu nome
Ela me diz que Ubaldão

Isso me dá
tic Taques, nervoso
tic Taques, nervoso
tic Taques, nervoso

Gerson Carneiro

Eu sempre me achei
Um jornal normal
Que esse papo de direitista
Fosse coisa prá boçal…

Agora me chamam de esquisito
E panfleto atrapalhado
Só por causa desse meu jeito
Todo torcido assim pro lado (do PSDB/DEM)…

É que eu fiquei com
tic Taques, nervoso
tic Taques, nervoso
tic Taques, nervoso

Antigamente eu tinha
Esperança de vencer
E acontece que hoje em dia
Só os trolls querem me ler…

Isso me dá
tic Taques, nervoso
tic Taques, nervoso
tic Taques, nervoso

Abraço ao saudoso Kid Vinil.

augustodafonseca13

Concordo com o Rodrigo e sugiro apostarmos todas as fichas no jornal Brasil Econômico.

Que passará a ser o veículo mais lido da não-direita.

O que é muita coisa…
http://festivaldebesteirasaimprensa.wordpress.com

*

flavio cunha

Só faltou o condicionante "tempo" nessa lógica, pois essa maioria da imprensa (PIG) já foi amplamente favorável ao governo na época da roubalheira do FHC. O difícil é a grande mídia ser a favor de quem não está disposto a fazer o seu jogo sujo.

ALL

TEM ALGO ESTRANHO NESTA CAMPANHA

Carlos Lindenberg – do Jornal Hoje em Dia
http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/ca

Há alguma coisa estranha nesta fase da pré-campanha eleitoral. A candidata do PT, Dilma Rousseff, fala uma coisa, e o que vai ao ar é outra. E o que ela não falou vira verdade. Já com o candidato José Serra, do PSDB, acontece o contrário. Ele comete uma gafe, e o que prevalece é a versão maquiada dessa gafe, quando todos correm a acudi-lo. Faz algum tempo, Dilma veio a Belo Horizonte e disse aqui que não via nada de estranho se alguém votasse nela e no governador Antonio Anastasia, até porque ninguém tem o controle do voto do eleitor. Ficou a versão de que Dilma defendeu, em Belo Horizonte, o voto 'Dilmasia', uma heresia para os seus críticos. Mas Dilma não defendeu o voto 'Dilmasia', brincou com ele e até disse que, talvez, ficasse melhor o 'Anastadilma'. ..

Pois bem. (continua …)

Postado em 4 de Maio, 2010

Julio Silveira

A proposito, por que o Lula tinha de estar lá, na festa deles, junto com a Globo, entregando premios, e dando perolas aos porcos.

Adriana

Taques, o Vi o Mundo tem opiniao e nunca escondeu isso de ninguem…
Ja a Folha…. Se diz imparcial e factual….. Fala serio, ne

Henrique

Essa notíca deve ser vista com olhos estratégicos! Quem entende de estratégia & estratagemas sabe do que estou falando! Querem uma dica? "Urnas eletrônicas" !!!!!!!!!

Carlos

Logo, logo , a empresa folha da manhã vai começar a querer compor as suas dívidas, dando como pagamento assinaturas da folha. Logicamente, os credores não vão aceitar a proposta. Depois disso, só Deus sabe o que vai acontecer.

dukrai

isto me interessa, saber o que o inimigo pensa. Pretendia cancelar a assinatura em 3 de outubro, mas estou reavaliando.

    Glecio_Tavares

    Olha a propaganda disfarsada ai. Olho neles, estão te ludibriando para que continue a ser manipulado.
    O inimigo ja conhecemos e ele joga sujo.

Melchíades A. Prado

Aqui em Minas dizem as algumas pesquisas que o Cruzeiro é o time de maior torcida. Um pesquisa feita somente em BH, já daria outro resultado. Não sei se já foi feita nem qual é seria o resultado, mas penso que aqui na Capital os atleticanos são maioria. Agora, um pesquisa que fiz domingo nas arquibancadas do Mineirão durante o jogo Atlético e Ipatinga, adivinhem qual o resultado? Acertaram todos. Deu 99,99% de atleticanos. Neste método da datafalha eu posso afirmar que a maior torcida de Minas é do Galo.
Aproveito para avisar aos santistas para recomendarem bastante aos "meninos" que existem uns jogadores pedófilos do Galo que pretendem sentá-los no colo!

Ubaldo

A pesquisa foi realizada entre leitores que moram na Grande São Paulo e que leem a Folha ao menos uma vez por semana.

Kkk

Rapaz, você ainda por cima tem bom gosto musical ("First of the gang to die").

C. K. y A. (abrev.)

O percentual deve ser esse mesmo que você imagina, Conceição. Os percentuais atribuídos à Marina e à Dilma, provavelmente, aparecem só pra coisa não ficar muito "feia"…

C. Khosta y Alzamendi (masi que 20 caracteres…)

Ubaldo

O problema dos governistas é que todos os grandes veículos de comunicação do Brasil são contra o governo. Pelo menos é o que eles reclamam. Assim, Folha, Estadão, Globo, Uol, Veja e por ai vai….são contra.
Se os grandes veículos de comunicação são orientados pelo mercado consumidor, portanto necessitam satisfazer as necessidades de seus clientes (leitores, telespectadores, internautas), significa que os governistas ficam só com os mídias nanicas? E qual seria o motivo dessa tremenda injustiça?

    Leider_Lincoln

    Ubaldo, dá uma olhada nisso, você que é o grande "especialista" em dívida pública aqui do sítio… http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u7

    Ubaldo

    A dívida da cidade de São Paulo, no montante aproximado de R$ 40 bilhões faz parte da Dívida Pública Bruta da União qual está em R$ 2,1 trilhões (52 vezes mais). Como você já sabe, funciona como um cheque especial com os banqueiros. O Lula vai gastando em salários do funcionalismo, Bolsa família e outros itens de custeio e a dívida vai virando uma bola de neve. Paga os maiores juros do mundo aos banqueiros (só este ano mais de R$ 140 bilhões) e investe menos de R$ 20 bilhões ao ano. Nossos filhos e netos vão ter que se virar para pagar.
    Com relação a injustiça que a grande mídia comete com os governistas você nada comentou, não é?

    Leider_Lincoln

    Ubaldo, dá uma olhada nisso, você que é o grande "especialista" em dívida pública aqui do sítio… http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u7

    Leider_Lincoln

    Ah, e te respondendo: não sabe ler não? Ela escreve para o público reacionário. Você sabe quantos leitores o PHA, o Azenha e o Nassif tem por dia, Ubaldo? Se soubesse, se tivesse ideia, veria quem é "naninco"… Papel já era, meu caro!

sonia

Só os NeoBobos do FHC acreditam na Folha.
Eu uso, quando ganho ( eu não compro) para forrar o banheiro do gato
Só serve para isto.

Dirck

A partidarização da mídia é o último suspiro desse tipo de imprensa.

ricardo silveira

Certamente a Folha não é uma fonte de informação. Propositalmente o jornal é feito para desinformar, para manipular, não há compromisso da Folha com a verdade. Parece que os donos e os profissionais que lá escrevem acreditam, piamente, que a verdade corresponde aos interesses da família dona do jornal, o que significa a privatização do público. De modo que tudo o que é produzido na Folha não tem relevância pública, são questões privadas que só à Folha interessa. Por essa razão concordo que os políticos com compromisso público não devem se manifestar por meio da Folha, além de terem suas manifestações deturpadas estão apenas ajudando a família proprietária da Folha a defender os seus interesses. Creio que a Folha passou a ser, única e, tão somente, uma fonte de pesquisa para quem quer saber o que a direita pensa.

Franco Atirador

.
Esta pesquisa da FSP é a única que anima:

Ainda temos uma margem de 15% para cancelamento de assinaturas dessa folha (mau) cheirosa
.

Jorge Ferreira

A mesma coisa acontece aqui no RS com a rede RBlixo e Zero Fora. Eles só publicam opinião de leitores favoráveis as matérias publicadas e que são contra o Governo Federal ou a favor dessa lacaiada de partidos que governa (rouba e assassina) no RS. Enganam-se redondamente pois tem uma falsa idéia de que estão agradando. Quando se quer cancelar uma assinatuira do jornal, imploram e pedem pelo amor de Deus para não fazer isso, oferecem cortesia e o Diabo. Botam uns bobocas para fazer contato que juram de pés juntos que são isentos e éticos. Sem saber qual o candidato de minha preferência chegou a dizer que pessoalmente preferia a Dilma, mas…. A Folha fez escola e o PIG quer dar o golpe na mente das pessoas. Só esquecem que o povão que foi beneficiado pelas melhorias dos ultimos oito anos não lê as babozeiras dos novos udenistas da imprensa.

Marcelo Gonçalves

Ué…ainda tem gente que lê a Folha e vai votar na Dilma!?

Carlos

Confirme: você mora ou nasceu na cidade de Ponta Grossa, no Paraná?

    Leider_Lincoln

    Ele é assim da elitezinha dos campos paranaenses, Carlos. Só que você sabe, em toda família há sempre os coitados que vivem do sobrenome. O Taques parece ser desta espécie… E aliás, para os hipocéfalos de um modo geral, basta não ser de direita que já se é petista. Aliás, eles acham que sofismas rebatem argumentos. O tipo de "pensador" como o que escreveu "Nietzsche está morto, assinado Deus". Mas tenha paciência, Carlos, tenha paciência. Eles acham graça no que dizem…

João Sérgio

Quem reprova já parou de ler

Carlos

Se levam tão a sério, que só perceberão o estrago – a falência do jornal – quando for tarde demais.

jose carlos lima

Estive me perguntando se os partidáiros de Serra não estariam praticando bullying presencial e virtual contra Dilma e seus apoiadores,,,como se sabe, por onde Zé Serra passa os professores são agredidos fisicamente por seus leões de chácara, como ocorreu nesta semana em Uberaba-MG, o TSE não vai fazer nada para coibir a prática do bullyng contra quem quer seja nestas eleições? A prática do bullyng, seja virtual ou presencial é algo atrasado ou deseducador ou anti-diálogo ou anti-democracia, pois impede a vítima de se manifestar, apenas o agressor tem poder poder sobre a vítima,,noto isso por parte da imprensa nacional contra Dilma que, por seu lado, não tem direito de resposta nem de defesa onde é atacada, nem mesmo na Televisão, concessionária pública, ela pode se defender…saiba mais sobre o assunto,,,no final desta minha postagem tem uns links para o assunto http://josecarloslima51.blogspot.com

Conceição Oliveira

Me surpreende não ser 99,9999% os leitores de Folha que votam em Serra (excluindo o Eduardo Guimarães que ainda lê este jornal para fazer a crítica).

Para mim podemos ler de outro modo o dado de que os 54% de leitores da Folha que apóiam o ex-governador de SP: isso significa que nem no front de maior apoio à candidatura Serra o objetivo está sendo alcançado.

    Glecio_Tavares

    Acho que a pesquisa não de quem compra folha, é quem le pelo menos uma vez por semana. Pode ser no dentista, na escola estadual. Se fosse com os que compram seria 100% .

flavio cunha

O que melhor define o tal público da Folha e também o da zero hora aqui no sul, e como de resto, os apreciadores do PIG, é a sentença de Joseph Pulitzer : " Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma".

Mah_Zinha

Bom dia,

Ufa! por pouco o Viomundo não perde uma leitora

—> 6% que vêem tendência a favor de Dilma Rousseff nas coberturas da Folha !!!

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Tive que ser levada a um pronto socorro tomar oxigênio, porque fiquei com falta de ar após 2 horas seguidas de garagalhadas incontroláveis.

Não, não!!! …estou lembrando de novo… hahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Taques

O Vi o Mundo não é petista, dizem 74% dos leitores… do Vi o Mundo.

Milton Hayek

É isso aí,Ubaldo!!!Você é doutor em data mining,planejamento de experimentos e fenômenos estocásticos!!!!

Carlos

Isso é o mesmo que fazer uma pesquisa sobre um time de futebol tendo como universo somente torcedores daquele clube.

nina

A Marina é mais conhecida na grande São Paulo do que a Dilma???
Grave né, povo desinformado, afinal ela foi até pouco tempo a Minis-
tra mais poderosa do governo Lula, segundo informações do PIG……..
só rindo!!!!

Carlos

Deixei de comprar e levar a sério, ainda na época em que o Paulo Francis escrevia lá…

Gerson Carneiro

Estou presa no PIG
Com pouca credibilidade
A pressão tá de rachar
E lá fora é só a Dilma.

Perdi o meu espaço
Que já era mixaria
E ontem fui desmascarada
Em plena luz do dia…

Isso me dá
tic Taques, nervoso
tic Taques, nervoso
tic Taques, nervoso

Carlos

"Não podemos nos esquecer que a pesquisa foi feita entre os leitores da Folha na Grande São Paulo onde há a maior circulação desse jornal…"
Não li a matéria analisada pelo Rodrigo Viana, daí perguntar: a pesquisa foi feita exclusivamente entre os leitores (assinantes?) na região em que você cita?

Alessandro R

Realmente, muito humanitário defender esse esquerdismo bocó, que se solidariza com fideL e chaveZ. Hipocrisia é isso. Já contou quantos ditadores voce defende?

    Glecio_Tavares

    E voce prefere defender os Fortes e Opressores, bilionarios brasileiros, donos da mídia e do capital, que querem o Brasil submisso ao império e o petróleo gerando mais bilionários em vez de um país mais justo.
    No capitalismo só manda quem tem dinheiro, o resto só tem chance nas urnas. O socialismo proposto não retira bens de ninguém mas trata de dizer ao rico que o dinheiro não é tudo na vida.

Ubaldo

"A desproporção com o total do eleitorado brasileiro é evidente: mesmo nas (estranhas) pesquisas do DataFolha, Serra tem 8 ou 9 pontos à frente de Dilma (no Sensus e no Vox Populi eles estão empatados). Mas entre os leitores do jornal, Dilma fica atrás até da Marina!"

Não podemos nos esquecer que a pesquisa foi feita entre os leitores da Folha na Grande São Paulo onde há a maior circulação desse jornal e onde a diferença de votação no Serra é bem maior.
Pelo visto não se está questionando os números desta pesquisa entre os eleitores da Folha. O que preocupa os governistas é a constatação dos números e que possa haver um direcionamento das manchetes e artigos para satisfazer seus clientes, no caso leitores. Isso não dá para controlar, assim como não se pode pautar O Escrivinhador ou outro veículo qualquer.

Hernán

Ora bolas! Se compra é porque aprova, não precissa pesquisa para demonstrar isso.
A pesquisa que a Folha precissa, é deve ser feita por órgão isento, é a de por qué assinantes deixaram de assinar.
Mas, issa nunca será feita.

trombeta

Tavinho ditabranda também conhecido como o filho do dono é um fanfarrão.

Ele, seus amigos de faculdade e suas ex-namoradas, o "núcleo duro" da folha, ainda não aprenderam que o Brasil é muito mais complexo do que São Paulo.

Collor também pensava.

humborges

54% de quanto? de 200 mil? dizem que a cueca, digo, tiragem da Folha tá caindo direto.
Estão pagando o "mó pau" pra ver se votam duas vezes nele neste ano.
Como a Dilma vai ganhar no primeiro turno…

mila

E olha a liberadade de imprensa prezada pelos tucanos: governo de São Paulo prende jornalista, cinegrafista e auxiliar de cinegrafista da RECORD no dia mundial da imprensa por exercicio da profissão.

É nisso que dá deixar impune mentores da ditabranda, tipo FRIAS e Marinho e seus capangas torturadores.

mila

Se a Folha não é tucano, eu sou Gisele Budchen.
Conta outra piada.

Leônidas

DataFolha é?
Sei…
Me lembrou uma frase: "Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los, Um Anel para a todos trazer e na escuridão aprisioná-los".
Lavagem cerebral, ela aprisionou os leitores na escuridão.
Folha, vou te entregar para o Frodo!

Mario

Na Folha de SP só dá prá se levar a sério a seção dos quadrinhos mesmo !!

Roberto Locatelli

A situação da Folha é grave. Seria de se esperar que 100% dos leitores aprovassem a cobertura eleitoral da Folha. Se 16% dizem que o jornal está favorecendo algum candidato (Serra ou Dilma), a tendência é de que esses leitores abandonem a Folha, reduzindo ainda mais sua tiragem.

Folha, Veja, O Globo e Estadão tornaram-se, há muito, veículos partidários. O leitor típico desses panfletos não deseja, realmente, ser informado, e sim ser alimentado com mais elementos para reforçar suas opiniões.

    marcos de desterro

    19% – 13% pró-Serra… Os 6% da cobertura pŕo-dilma já estão cancelando a assinatura desse jornal de comunas!

viomundo

O Viomundo é progressista e humanitário. E dá boas vindas a todos, inclusive a você. abs

Glecio_Tavares

O mesmo deve estar acontecendo com globo, estadão e outros. Se outro instituto for medir a audiencia de TV, a globo ja despencou faz tempo e se sustenta em cima do GLOBOPE. Quem assiste a globo? Muitos ja a abandonaram.

    sergio

    03/05/2010 – 12h22
    "Jornal Nacional" perde mais ibope em 2010
    Ricardo Feltrin
    Colunista do UOL

    O ibope do "Jornal Nacional", um dos principais produtos da TV Globo, continua em queda no ibope em números da TV aberta. O telejornal, que começou a década com 38 pontos de média, termina abril em 29 pontos –uma queda de 24%. No ano passado a média foi de 31 pontos. O "JN" tem perdido audiência de forma consecutiva desde 2006, quando a média foi de 36,4 pontos. Cada ponto equivale por 55 mil domicílios sintonizados na Grande SP.

    Leider_Lincoln

    E isso por que, convenientemente, só pesquisam São Paulo, a fina flor do fascio brasileiro. Se descubrissem que o Brasil é maior que isso, a situação deles seria bem pior…

Carlos

"E ainda tem gente no governo Lula que leva a “Folha” a sério, dá entrevista pra esse jornal, escreve artigo pra esse jornal…"
Nada a acrescentar, apenas uma pergunta: toda a família Frias aprova as decisões do ´Otavinho´?

Boquinha

Isso muito me alegra, fica provado que as manchetes falsas, as noticias bandidas que eles inventam, só fica entre eles mesmos, e só serve para dar margem a a rede globo ( Aquela rede que odeia O povo evangélico, que insita mulher a trair o marido, a tv do capeta) mas essa aí nós vamos aos póucos minar esse falso poderio que ela ainda acha que tem.
Bye bye finado Serra e PIG do Diabo.

lorival magnoni

A ascensão da internet e e a inclusão digital possiblitaram o surgimento de mídias alternativas ,e até mesmo acesso a determinados conteúdos -livres -nos sites da grande mídia impressa, possibilitando ao leitor fazer uma escolha entre o que acha certo ou errado no conteúdoá publicado. Passando a expressar o seu ponto de vista nos comentários
e e em blogs como este por exemplo.
De repente a Eleite que sempre quis exclusividade em tudo que lhe pertence sentiu-se ameaçada por uma multidão de internautas e agora o que lhe resta é criar uma jornal de conteúdo exclusivo para defender os seus interesses e tripudiar
tudo o que não lhe convém.

Gersier

Eles tem razão,não são tucanos são canalhas e canalhas não tem partido,tem interesses escusos,diga-se.Esses salafrários pensam que enganam a quem ?Pensando melhor, eles enganam sim ,os trouxas,os panacas e aos "anarfas" políticos que pensam ser os tais mas não passam de uns grandes imbecis manipulados não só pelo folha,mas por todo o PIG e o pior,alguns até com diploma de terçeiro grau.

Horridus Bendegó

Abandonei a Folha, definitivamente, em 2007.

Cebolinha

74% de tapados. Supondo que até outubro metade deles venham a abrir os olhos, agora a Folha pode estimar com precisão a quantidade de assinantes vai perder. Hehe.

kecmaster

Cai bem aquela musica:

A folha vai quebrar, ole, ole olá….

A folha vai quebrar, oleeeeee…..

gilberto silva

"Você é responsavel por aquilo que cativas ".
Não sei se a frase acima esta correta ou não , se estiver errada e for nova eu quero os méritos para min .
Mas, resumindo. O leitor da Folha é o principal responsavel pelo papelão que éla esta fazendo desde muitos anos atras.
A folha publica aquilo que o leitor déla quer.
Tenho parentes extremamanete racistas e preconseituosos e advinhem que jornal eles leêm diariamente?
Advinhem de onde eles tiram o "conhecimento"politico avançado deles ?
È ….folha de são paulo…nada mais bairrista, o resto do brasil deu se dane.

Beto guru….tentando definir o que sou.

Gerson Carneiro

Pesquisa realizada entre os baianos mostra que 100% gosta de farinha de mandioca.
A pesquisa foi realizada assim:

– Gosta de mulher, baiano?
– Gosto.
– E de farinha?
– Viiiiiixe!

Dário Perneta

Coitados! Os 74% foram idiotizados por um homenzinho pequeno chamado Otavinho. Sou mais os 26% que sabem o que estão lendo e concordam com as mentiras e manipulações concebidas pelo jornal e percebidas por Deus e o mundo. São os 74% que dizem: nos enganem que nós gostamos. Uma mistura de burrice e deformação ideológica. Fazer o que?

Gerson Carneiro

Ah tá. Dêxeu trabaiá.

(estava com saudade do meu bordão)

Rodrigo Prado

A próxima pesquisa que sairá mostrará que 95% dos militantes do PSDB também não acham que o partido seja tucano e que o Serra é republicano (dos Estados Unidos).

Pedro Luiz Paredes

Eu sou a cara!
Tenho a destreza de um leopardo e o domínio de um leão.
Tenho a personalidade forte como a rocha e sapiência de um gênio.
Nunca me deparei com um reflexo de arrogância e a soberba não me cabe.
Sou sublime, de reconhecida superioridade qualitativa. Controlo o tempo ao meu redor.
Não erro e muito menos preciso me desculpar.
Minhas justificativas são as minhas próprias ações, na razão do meu impecável instinto.
O acerto se faz naturalmente, por óbvio, são as minhas convicções oras!
Não preciso de suporte e embargos não me afetam, no passado, presente e o futuro a mim pertence.
Na falta de alimento, esse passa a ser dispensável, sou maleável como um camaleão.
Na falta de espaço me expando, posso ser o universo em qualquer instante.
Traduzo qualquer olhar ou pensamento da forma mais breve e certeira.
Tenho o apoio incontinente da certeza, do antagonismo se faz o resto.
Sou o que me convém.

alexANDRE

"de rabo preso com o leitor". Desde que o leitor seja um extremista de direita hidrófoba.

Márcia Aranha

Se fizer uma pesquisa com leitores da Veja, aqueles que ainda pagam para ler mentiras, vai dar algo muito parecido… No problem.

A questão que pega mesmo é a tal da Rede Globo e o JN. Usando factóides criados pelo nanicos (Veja, Folha e Estadão) e repercutindo-os à seu gosto e prazer, podem fazer estrago.

Esse é o grande inimigo de Dilma e Lula.

Esquemas Táticos

Minha nossa, o caso é grave. 54% dos leitores da Folha votarão no Serra?

Roberto Ribeiro

José Serra não tem barbas, mas se as tivesse deveria colocá-las de molho. Juro que eu acreditava que ele tinha aprovação de 100% dos leitores da Folha. Que a Folha de São Paulo não é tucana eu já sabia. A velhinha de Taubaté. As velhinhas de Tremembé, Pindamonhagaba, São José dos Campos, Jambeiro e de todo o Vale do Paraíba também. Agora só falta avisar o "Otavinho" Frias, e a Turma do PT "que leva a Folha a sério".

Tweets that mention Pesquisa: A Folha não é tucana, dizem 74% dos leitores… da Folha | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Antonio Arles. Antonio Arles said: #ultimas Vi o mundo: Pesquisa: A Folha não é tucana, dizem 74% dos leitores… da Folha http://tinyurl.com/26sv6qd […]

graciliano

Meu posicionamento político é considerado "bom" e "ótimo" por 84% da minha família.
Tem tanta lógica e credibilidade quanto esta pesquisa doméstica do Datafraude. Mas o simples fato de fazê-la mostra o quanto a Folha sente a necessidade de "provar" que não é um panfleto serrista.
Os não-tucanos e pefelistas há muito deixaram de assinar a FSP e só a lêem para saber o que o Serra pensa (uma das maiores incógnitas do Universo), e os caminhos da campanha suja do PSDB-PFL (recuso-me a chamá-los "democratas", em respeito ao vernáculo…).

Hildermes Medeiros

Os jornais do PIG (Partido da Imprensa Golpista), cujo destaque é a Folha de São Paulo, certamente tem apoio majoritário dos conservadores, direitistas e ultradireitistas, mas não na proporção apontada por essa "pesquisa". Esse o ponto: esses jornais e seus apoiadores, que praticamente só se informam em seus próprios redutos, nunca recorrendo a fontes oposicionistas para ao menos ver o que se passa, e quando fazem é apenas para interferir dando opiniões ridículas, muitas vezes numa linguagem chula, completamente imprópria para quem quer opinar, criticar. Por isso esses setores, através de notícias destorcidas, análises completamente desonestas, quando não fora de contexto, a não cobertura do que consideram possa favorecer o adversário tenderem a julgar que o alarido que fazem na mídia seja a opinião pública e não, apenas e tão somente, opinião publicadapor eles mesmos, como de fato são, já que não espelham a realidade observada e experimentada pela população como um todo. Esse tipo de ação do PIG e seus apoios somente se presta para golpes de estado que estão felizmente fora de moda, apesar de Honduras, que mostrou um caminho muito complicado para chegar ao poder por esse meio, dificil de ser respaldado até por aqueles que falam em democracia da boca para fora. Felizmente, os meios eletrônicos de comunicação permitem que análises apropriadas e honestas sejam divulgadas por todos que se sentem marginalizados e agredidos por essa gente, inclusive os "26%" de leitores que consideram que a Folha não é isenta. Esse boca à boca eletrônico ajuda a por as coisas em seus lugares.

@ehnoisnaweb

ISso me lembra quando o Estadão convocou um instituto "aliado" e comentaristas "aliados" para mostrar que a Imprensa é apartidária e confiável.
http://anti-tucano.blogspot.com/2010/03/estadao-c

Deixe seu comentário

Leia também